Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 5 de setembro de 2023

NOTÍCIAS FESTURIS - Veja as empresas que participarão da Feira de Turismo Gramado que acontece em novembro


Programação do Meeting Festuris aborda a importância das pessoas para reconectar humanos e negócios. Valor do segundo lote custa R$ 399,00 e participante tem acesso à feira


Desde o dia 1º de setembro está valendo o valor do segundo lote para o Meeting Festuris. O ingresso para acompanhar as palestras e, ainda, ter acesso à feira de negócios e todos os benefícios do evento custa R$399,00.

Na programação, conteúdos que trarão muita reflexão e atitude aos participantes. Com o tema central, Capital Humano: A Chave da Transformação o evento terá uma ampla diversidade de assuntos relevantes com os melhores palestrantes do mercado, incluindo certificado de participação da 35ª edição do grande evento de negócios turísticos das Américas - a mais esperada de todas - e-book exclusivo, intenso networking, mentorias, aulas show e muito mais!

Para garantir a presença no evento, o endereço para a compra é www.festurisgramado.com > meeting. O participante que adquirir o ingresso para o Meeting tem acesso à feira, aumentando suas oportunidades de negócios com mais networking, mentorias e reuniões com expositores.


PROGRAMAÇÃO - MEETING FESTURIS


DIA 10

8h30 - Abertura Oficial MEETING FESTURIS "O maior palco de conteúdo do turismo da América Latina!"


9h00 - Capital Humano - A chave da reconexão entre humanos & negócios

Luiz Fernando Reginato - Economista (UFRGS), Especialista em Marketing

(ESPM), Mestre em Sociologia das Organizações (PUCRS) e Conselheiro de

Administração (IBGC).


9h35 - O agente, a experiência do cliente e os nichos de viagens

Aldo Leone Filho - Presidente da Agaxtur Viagens


10h00 - Autenticidade Digital - Como criar, promover, segmentar e converter

nas plataformas digitais

Caio Mudalen - Real State Development e Financial Investments

Aninha Mudalen - Consultoria e Planejamento em Viagens

Luciano Palumbo - Diretor de Novos Negócios na Redatoria Nacional e criador

de conteúdo nos canais digitais do TurismoEtc e Dicas de Curaçao.


10h45 - ESG e o Futuro dos Cruzeiros- um compromisso com o turismo e as

viagens sustentáveis

Adrian Ursilli - Diretor geral da MSC no Brasil

Apresentadora - Rita Vasconcelos - Vice-presidente de Relações Institucionais -

ABAV/RS

_____________

DIA 11

9h00 - Liderança Positiva: novo líder para uma nova era. Tiziana Ludwig - Diretora do Instituto Ludwig & Poloni


9h25 - Mulheres que transformam Simone Pereira - CEO do Hotel Marajó - Mulheres Fortes do Norte. Tia Iara - Fundadora da Tia Iara Turismo - “Aos 80 sem parar!” Empreendendo no turismo com energia e otimismo na melhor idade.

Moderadora: Patty Leone


10h30 - Cultura Humanista - uma jornada de desenvolvimento pessoal e profissional Roberto Argenta - Presidente da Calçados Beira Rio S.A


11h05 - O mundo mudou… bem na minha vez! Dado Schneider - Doutor em Comunicação



Sobre o Festuris

O Festuris - Feira internacional de Turismo de Gramado acontece de 9 a 12 de novembro, em Gramado, no Centro de Feiras do Serra Park. A solenidade de abertura, reconhecida pelo trade como um grande espetáculo que dá as boas-vindas aos participantes, acontece no Palácio dos Festivais, na quinta, dia 9.

Pela manhã dos dias 10 e 11, a programação é repleta de conteúdo no Meeting Festuris, no Pavilhão Plátano. No período da tarde, ocorre a Feira de Negócios com abertura ao meio-dia nos pavilhões Araucária e Hortênsia. O evento encerra, na sexta, às 20 horas, e no sábado, às 19h. Ao longo do dia, muito networking, mentorias e experiências. No domingo, dia 12, não tem programação oficial, é quando ocorre o retorno dos participantes aos seus destinos e, até mesmo, a possibilidade de aproveitarem o destino Gramado e região.

O Festuris conta como anfitriões a cidade de Gramado e o Estado do Rio Grande do Sul, e o Uruguai é o país convidado de honra. Assinam oficialmente o evento a Rede Laghetto de Hotéis, a Agência Turistur Turismo, a transportadora terrestre Planalto. O Hospital Pompéia assina como assistência médica oficial do evento. Informações  www.festurisgramado.com ou nas redes sociais @festurisgramado.






Enviado por Rossi & Zorzanello



Enviado por Rossi & Zorzanello


Enviado por Rossi & Zorzanello

Enviado por Rossi e Zorzanello

Dia da Independência: Rio de Janeiro apresenta a história do Brasil em passeio turístico

O Paço Imperial retratado na gravura do pintor neoclássico francês Jean Baptiste Debret


As comemorações do Dia Independência em todo o Brasil são marcadas por solenidades que valorizam a soberania nacional e a exaltação ao feito de D. Pedro I, às margens do Rio Ipiranga. Na cidade do Rio de Janeiro, antiga capital do império, a história do Brasil se descortina através de monumentos históricos, igrejas e ruas da cidade, que podem ser explorados nos passeios turísticos oferecidos pela Destinow. A agência de viagem online oferece opções que contam a história do país de forma detalhada e prazerosa.


Para contar a história da independência do Brasil, a Praça XV, localizada no Centro do Rio, se liga ao 7 de setembro devido a dois momentos emblemáticos, a chegada da família real e o Dia do Fico. A primeira construção dessa praça foi o Paço Imperial, que abrigou a família real portuguesa em sua chegada, em 1808, e está lá até hoje. Contemplar esse monumento e saber mais sobre a sua história faz parte do Tour Rio Histórico e Cultural oferecido pela Destinow. Hoje, o espaço abriga a Biblioteca Paulo Santos, tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) e também abriga exposições de artes plásticas e modernas.

 

Um outro ponto visitado no tour e que merece destaque por sua importância histórica, é o Cais do Valongo. O principal porto de entrada de africanos escravizados no Brasil e nas Américas passou a integrar a Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO recentemente, pois suas ruínas estavam escondidas por antigas construções e foram reveladas apenas em 2011, durante as obras do Porto Maravilha. A inclusão do monumento nessa Lista representa a memória, resistência e enaltece a inestimável contribuição dos africanos e seus descendentes à formação e desenvolvimento cultural, econômico e social do Brasil e do continente americano.
 

Ilha Fiscal é um belo palacete sobre as águas da Baía de Guanabara

 

O tour em questão passeia ainda pelas regiões de Santa Teresa, Lapa e Cinelândia, e ainda inclui um agradável passeio de bondinho. A Destinow oferece além de segurança e comodidade, o acompanhamento de um guia turístico para pontuar a história que a cidade do Rio carrega em suas ruas e construções. Além de agradável, o passeio é uma boa oportunidade para vivenciar novas experiências em família no feriado de 7 de setembro e também durante o ano inteiro.


O Rio de Janeiro carrega história até sobre as águas, literalmente. No palacete da Ilha Fiscal, na Baía de Guanabara, foi realizado o último baile da Monarquia Brasileira, que ocorreu seis dias antes da Proclamação da República, em 1889. O prédio é rico em beleza arquitetônica e histórica e pode ser contemplado no passeio Rio Boat Tour, comercializado pela Destinow. Além de ter a experiência de contemplar o Rio de Janeiro pelo mesmo ângulo dos Portugueses, em 1808, o agradável tour conta com descrição detalhada sobre os atrativos avistados e a riqueza cultural da Cidade Maravilhosa.
 

Mas a história do Brasil não pode ser contada só pela capital fluminense. Conhecer a cidade de Petrópolis, região que encantou os portugueses nos tempos do Império, também faz parte dessa imersão histórica. O passeio Cidade Imperial mostra a residência de verão de Dom Pedro II, o Museu Imperial. A gastronomia de Petrópolis é um atrativo à parte, já que reúne uma vasta opção de restaurantes para todos os gostos. Trata-se de um tour cheio de cultura, arquitetura e história do Brasil em clima serrano.

 

Para mais informações sobre os passeios disponíveis na plataforma: Link.

domingo, 3 de setembro de 2023

COLUNA MECÂNICA ONLINE®


COLUNA MECÂNICA ONLINE®


Tarcisio Dias

30 | AGOSTO | 2023


Qual o destino atual das baterias dos veículos elétricos?

O que fazer com essas baterias que não são mais adequadas ao uso em veículos elétricos, mas ainda têm boa parte de sua capacidade preservada?

Estamos acompanhando no mercado brasileiro automotivo uma invasão dos veículos elétricos vindos da China. E muitas são as dúvidas quando falamos sobre veículos elétricos (VE). Uma delas é o destino das baterias ao final da vida útil de um VE.

Uma das principais diferenças entre carros a combustão interna (motor flex, por exemplo) e carros elétricos é a fonte de energia para alimentar o motor e tracionar as rodas. Enquanto os carros a combustão utilizam a energia da queima de combustível para movimentar os pistões e locomover o automóvel, os veículos elétricos apresentam uma bateria como fonte de energia.

A bateria do carro elétrico vai perdendo sua capacidade de armazenamento ao longo das recargas e, depois de alguns anos, a baixa autonomia vai exigir sua susbtituição.

Levantamento feito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) em 2022, aponta que a ausência de uma regulamentação para a logística reversa das baterias que armazenam a eletricidade dos veículos elétricos representa um potencial risco ambiental para o país, apesar do impacto positivo da tecnologia usada nesses automóveis na redução de emissões de gases de efeito estufa.

Segundo os dados, se não houver boas práticas de descarte, as baterias de carros elétricos podem virar cerca de 43 toneladas de lixo perigoso até 2030.

Embora a crescente desses veículos seja cada vez mais pronunciada no Brasil e no mundo, nem todos os impactos ambientais são potencialmente positivos.

As baterias de carros elétricos contêm uma variedade de materiais, alguns dos quais são valiosos e podem ser recuperados e reutilizados. 

Embora já seja possível reciclar cerca de 95% dos componentes, a reciclagem efetiva desses materiais apresenta desafios técnicos e econômicos significativos.

Dependendo do uso, a duração de uma bateria de lítio-íon em carro elétrico é de aproximadamente 8 a 10 anos – ou cerca de 160.000 a 240.000 quilômetros rodados - a partir daí, aumenta a percepção do usuário da perda de autonomia do veículo, uma vez que a bateria sofre uma redução da sua capacidade de armazenar energia.

Comparando com seu telefone celular, a bateria do VE não deixará de funcionar completamente após sua vida útil. Em vez disso, sua capacidade de armazenamento energético diminuirá gradualmente, o que significa que o carro elétrico terá menos alcance com uma carga completa, ou seja, menor autonomia, assim como acontece com a bateria do seu celular ao passar dos anos.

Os veículos elétricos atuais apresentam principalmente baterias de íons de lítio e polímeros de lítio devido à densidade de energia relativamente maior em comparação com o peso.



Os principais materiais encontrados são os componentes químicos lítio, manganês, cobre, cobalto, alumínio, grafite, aço e níquel. Todos esses componentes têm diferentes funções na bateria do veículo e contribuem para melhorar seu desempenho.

Essas baterias geralmente são compostas por várias células conectadas em série e/ou paralelo, para fornecer a tensão e capacidade desejadas.

De acordo com a Argonne National Laboratory, uma bateria de lítio só possui 7% do mineral. O mais adequado seria chamar de bateria de grafite e cobre, mas pelo fato do lítio ser a parte vital de seu funcionamento, convencionou-se como bateria de íons de lítio.

Usar novamente as baterias e reciclar os materiais delas quando estão no fim de sua vida é uma maneira importante de proteger o meio ambiente e promover a sustentabilidade global. 

Isso faz parte da Economia Circular, que é uma forma de usar os recursos de forma eficiente. 

Cada vez mais, a reciclagem e o reuso de baterias estão se tornando importantes em projetos de desenvolvimento tecnológico, recebendo financiamento e criando indústrias especializadas na área.

Quando a bateria de um elétrico chega ao fim da sua “primeira vida”, existem três opções para a sua “segunda vida”:

Reaproveitamento, quando várias embalagens são selecionadas e combinadas com base no estado residual, capacidade, etc.

Recondicionamento de pack é uma segunda opção viável. Essencialmente, os packs de bateria são desmontados e, em seguida, as células são recondicionadas individualmente e reembaladas em novos módulos.

Reciclagem, que envolve extrair os metais valiosos da bateria e reutilizá-los.

O processo de reciclagem de baterias de carros elétricos varia dependendo do tipo de bateria e da tecnologia utilizada. No entanto, geralmente envolve várias etapas, como:

Desmontagem: as baterias são desmontadas e as células individuais são removidas;

Trituração: as células são trituradas para quebrar as conexões entre os materiais e separar os componentes;

Separação: os materiais são separados em diferentes frações, com base em suas propriedades físicas e químicas;

Purificação: essas frações são purificadas, removendo-se impurezas e contaminantes;

Recuperação de metais: os metais valiosos, como lítio, cobalto, níquel e alumínio, são recuperados e refinados para reutilização na produção de novas baterias.

Para especialistas, é preciso a realização de debates e regulamentações para o aumento do fluxo da logística reversa de baterias de carros elétricos.

Segundo o Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Anhanguera, Mauro Paipa Suarez, essas desvantagens precisam ser analisadas, visando o meio ambiente e a qualidade de vida da população.

“Desde sua fabricação, até o seu descarte, o uso da modalidade de VEs ainda conta com grandes desafios em relação à produção, tempo de vida e, principalmente, ao descarte das baterias. Existem propostas de reaproveitamento, mas isso não resolve o problema do descarte do material, que causa um enorme impacto ao meio ambiente, podendo ser letal até 2030”, diz.

Os veículos elétricos são relativamente novos no mercado automotivo, portanto, apenas um pequeno número deles se aproxima do fim de sua vida útil.

Como resultado, poucas baterias pós-uso de veículos elétricos estão disponíveis para reciclagem. No entanto, conforme os veículos elétricos se tornam cada vez mais comuns, o mercado de reciclagem de baterias pode se expandir.

A reciclagem de baterias evitaria que materiais perigosos entrassem no fluxo de resíduos, tanto no final de sua vida útil quanto durante sua produção.

O trabalho está em andamento para desenvolver processos de reciclagem de baterias que minimizem os impactos do ciclo de vida do uso de íon-lítio e outros tipos de baterias em veículos.

Tarcisio Dias - Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
https://mecanicaonline.com.br/category/engenharia/tarcisio_dias/


BYD SEAL, um sport coupê elétrico com o melhor custoXbenefício do mercado: R$ 296.800. Dirigibilidade, desempenho (3,8s de 0 a100 km/h), alta tecnologia embarcada (inclui karaokê) e muito conforto do SEAL já à venda


Texto e fotos: Arnaldo Moreira

ASSISTA O VÍDEO E INSCREVA-SE NO CANAL

https://youtu.be/8_FVQfNHFOU?si=1C3zZ6a-YGBfUASZ

Depois de um lançamento de sucesso, em grande estilo, na noite do dia 30, do BYD SEAL, no 033 Radisson, no JK Iguatemi, em São Paulo, com a presença da Imprensa automotiva nacional e todos concessionários da BYD no País, chegou a hora do test-drive pelos jornalistas, na manhã, do último dia de agosto, bem cedo, pelas ruas do Butantã. Pilotar o SAEL é de fato uma experiência avassaladora.

Quem entra no SEAL fica encantado com o acabamento. 
Os bancos, a forração das laterais, dos painéis central e superior.


Acima da cabeça há um enorme e belo teto solar. 

Mas, é o desempenho do sedan que deixa quem o dirige espantado com seu desempenho: chega de 0 a 100 km/h em 3,8s, apenas 0,9 s a mais que o McLaren 600LT, com 640 cv e 63,2 kgfm de torque, e o Ferrari 812 Superfast, de 800 cv e 73,2 kgfm, contra os 531 cv do SEGAL, que possui 60,2 kgfm de torque: uma pisada forte no acelerador tuas costas colam no banco. A autonomia de 372 km. A potência máxima de recarga chega a 150 kW, de 30% a 80% em apenas 30 minutos, garantindo quase 300 km de autonomia.

Por onde passei, o SEAL chamou à atenção. Seu design é arrojado, imponente.A frente longa chega a lembrar a do Porsche Taycan, ideia que logo se desfaz com o belo conjunto ótico full LED, com o farol alto automático, e a luz de direção diurna em forma de bumerangue com linhas de LED. 

Na lateral, as rodas de liga leve de 19" com pneus 235/45, Continental, retrovisores retráteis, os puxadores das portas ficam salientes ao acionar a chave presencial. 

A traseira é iluminada por luz de LED em toda a extensão, instalada no topo da tampa... 



... do porta-malas de 400 l.

No lugar do motor a combustão, sob o capô, o SEAL tem um porta-objetos e componentes do carro elétrico. O silêncio no habitáculo é absoluto e você não escuta o motor sendo acionado, o que percebe com o acendimento do painel

O isolamento acústico do SEAL é eficiente a ponto de ser quase imperceptível o barulho aerodinâmico da rodagem, mesmo em piso de paralelipípedos. Isso permite ouvir o som de excelente qualidade dos 12 alto falantes do carro. 

Os fachos brancos na foto indicam a movimentação da saída do ar

O ar condicionado automático com sistema de purificação do ar na cabine, tem controle das palhetas que podem ficar fixas ou se movimentar, como no ar residencial, num comando na tela de multimídia que pode ser usada na vertical ou horizontal de 15,6" e tem conexão inteligente de 4G, acesso ao Android Auto e Apple Carplay. 

A leitura do painel de instrumentos, de 10,25", do computador de bordo, oferece uma leitura perfeita, o que favorece a dirigibilidade. 

O volante, com quatro pontos de regulagem elétrica, de boa pegada tem controles de som, piloto automático, controle do computador de bordo. Aviso de aproximação de radares com antecedência para que o piloto tenha tempo de reduzir a velocidade antes do aparelho. Controles de tração, estabilidade e assistência em rampa.

A estabilidade é outro ponto importante do SEAL graças à bateria Blade fabricada pela BYD, que passou a fazer parte da estrutura da carroceria, trazendo mais rigidez e segurança. 


O carro conta com oito airbags e espaço para carregar simultaneamente dois celulares por indução.

O espaço interno é amplo e acomoda bem cinco passageiros. Com de 4,8 m de comprimento e distância entre-eixos de 2,92m tem um assoalho plano que garante a comodidade dos ocupantes do banco traseiro, inclusive o que se sentar no meio. 

Na frente, o espaço é amplo e confortável e os bancos têm controles elétricos e são ergométricos e abraçam o corpo do ocupante.


O SEAL tem 8 anos de garantia e 5 anos de revisão gratuita ou 100 mil quilômetros e custa R$ 296.800,00.

Opinião

Foi um test-drive curto, mas suficiente para me apaixonar pelo SEAL.

Som, dirigibilidade, tecnologia, conectividade, estabilidade, desempenho, tudo de alto padrão. Só testando para sentir. E o preço é o de melhor custo X benefício do mercado de elétricos.





ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.