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quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais


Jornalista Sérgio Moreira



Grupo Galpão comemora 40 anos



Uma das companhias de teatro mais importantes do Brasil, o Grupo Galpão, que celebra seus 40 anos, ganha as ruas, espaços culturais e praças de sete cidades mineiras com “De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão”. O espetáculo, que estreou em 2014, é apresentado como um sarau de músicas e poesias, com direção das atrizes Lydia Del Picchia e Simone Ordones. Além das apresentações, em todas as cidades serão realizados bate-papos voltados a artistas e pessoas em geral interessadas nas artes cênicas. Toda a programação é gratuita.

"’De Tempo Somos’ é um espetáculo que nos desafia enquanto atores e nos proporciona uma relação muito direta com o público: uma abordagem diferente dos textos e, principalmente, das músicas, que já fazem parte do imaginário das pessoas que acompanham o Galpão nesses 40 anos - não é por acaso que algumas das canções são dedicadas a elas. Como é bom poder retornar a esse espetáculo, ter a plateia cantando conosco, e perceber que a história do Grupo se renova e se fortalece", destaca Lydia Del Picchia, uma das diretoras do espetáculo.

Com direção musical e arranjos de Luiz Rocha, os atores cantam e executam, ao vivo, 25 canções de trabalhos mais antigos como “Corra enquanto é tempo” (1988), “Álbum de Família” (1990), “Romeu e Julieta” (1992), “Um Moliére Imaginário” (1997) e “Partido” (1999), chegando aos espetáculos mais recentes, como “Tio Vânia” e “Eclipse” (ambos de 2011). Além disso, serão apresentadas músicas inéditas, que surgiram em workshops internos, e textos sobre a passagem do tempo e o processo de criação artística. “A cantoria é a celebração do encontro, da festa, da disposição para seguir em frente (apesar de tudo que nos faz pender para o chão!), do espírito libertário e contestador inerente a toda reunião festiva”, explica Lydia Del Picchia.

Segundo Simone Ordones, atriz e também diretora do espetáculo, várias músicas que marcaram o repertório de espetáculos do grupo são revisitadas e recontextualizadas: “O foco desse sarau não é ser nostálgico, mas visar o futuro, o que está por vir; celebrar o que foi feito para apontar possíveis caminhos para o futuro”, explica. 


“Estamos celebrando nossos 40 anos de existência e, também, o retorno do teatro presencial, cara a cara com o público. Que bom! 'De Tempo Somos' é o espetáculo do Grupo Galpão em repertório que mais possibilita o nosso encontro como artistas onde o público está. A montagem é versátil e já coube em vários espaços diferentes: teatros, salas de eventos, saguão de cinema, coreto de praças, ruas, lonas de circo. Nesses encontros, coisas maravilhosas acontecem: olhos brilhando, lágrimas, gargalhadas… O público se vê refletido em nós; e nós, neles. Estamos em festa, viva o teatro! Viva o público brasileiro!”, completa Simone Ordones.

A turnê do Grupo Galpão em Minas Gerais é realizada pelo Governo de Minas Gerais e conta com o patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. As apresentações também têm o apoio cultural das prefeituras municipais de Unaí, Paracatu, João Pinheiro, Corinto, Curvelo, Cordisburgo e Sete Lagoas.

BH Airport recebe premiação

 


Belo Horizonte, setembro de 2023 – O BH Airport acaba de receber o Prêmio ASQ, em evento na Coreia, sendo reconhecido pelo seu compromisso com a satisfação do cliente, por meio do programa Airport Customer Experience Accreditation. A iniciativa faz parte do Airport Service Quality (ASQ) do Airports Council International (ACI) Word e contribui para que os aeroportos possam melhorar suas práticas para proporcionar ao público viajante uma experiência singular.  

 

“Somos o primeiro aeroporto do Brasil a ser reconhecido pelo seu compromisso com a satisfação das pessoas, o que nos dá imenso orgulho. Nos dedicamos diariamente em oferecer a melhor experiência aeroportuária aos clientes, o que começa em sua entrada no estacionamento, passando pelo atendimento no nosso mix de lojas até o acesso à sala de embarque e entrada na aeronave. Ao receber essa certificação temos a certeza que estamos no caminho certo em busca das melhores práticas de mercado”, destaca Herlichy Bastos, diretor de Operações do BH Airport. 



 

De acordo com ele, além das diversas ações diárias, que incluem limpeza, atendimento e acesso aos produtos e serviços, no final do ano passado foi concluída a fase 1 da reforma do Terminal de Passageiros 1. “Somos referência nacional e internacional na qualidade da prestação de serviços, com mais de 90 operações comerciais em todo o terminal. A modernização do terminal, que está cada vez mais bonito e funcional, contribui ainda mais para elevar o nosso patamar de excelência. Seguimos atentos às oportunidades de melhoria para estar sempre em alto nível de qualidade”, destaca. 


 


O programa Airport Customer Experience Accreditation desenvolve a capacidade de longo prazo dos aeroportos para aprimorar o gerenciamento da experiência do cliente. Os terminais participam de um processo abrangente de revisão e treinamento, o que inclui o envolvimento dos profissionais e o desenvolvimento da equipe.   

 

Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a mais de 60 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil. 

 

  Carnaverata em Diamantina

 



Uma mistura contagiante de tradição, história e inovação está prestes a tomar conta das ruas de Diamantina. A cidade histórica se prepara para receber um evento único e emocionante que encantará a todos: a Carnaverata será dia 22 de setembro marcando o lançamento oficial para o Carnaval 2024. Com a expectativa de atrair um público aproximado de 5 mil pessoas, a Carnaverata está destinada a se tornar um marco importante na programação de eventos do município. 

A celebração promete não apenas entreter, mas também unir a comunidade e receber calorosamente a quem irá viajar para participar dessa experiência única. Promovida pela Prefeitura Municipal de Diamantina, em parceria com a Pulsar Brasil, e com o apoio da Tambasa Atacadistas via Lei de Incentivo à Cultura Federal, a Carnaverata nasce inspirada nas emblemáticas Vesperatas, tradição profundamente enraizada na cultura local e na história desta encantadora cidade mineira. 

Atualmente um dos eventos musicais ao ar livre mais tradicionais do Brasil, a Vesperata é reconhecida como Patrimônio Cultural de Minas Gerais e foi premiada em 2010 pelo Ministério do Turismo com o Troféu Roteiros do Brasil, por promover a Sustentabilidade Cultural de Diamantina. Com origem nas práticas tradicionais da cidade no século XIX, o concerto noturno é realizado a céu aberto por bandas que se apresentam no centro histórico do município, unindo cultura e gastronomia local. 

Nas famosas Vesperatas, parte integrante da história diamantinense e símbolo do turismo e da cultura brasileira, a comunidade se reúne ao cair da tarde para celebrar a convivência, com música, dança e muita alegria. Então, os músicos se posicionam nas sacadas dos casarões coloniais e tocam para as pessoas nas ruas. Em 2023, a temporada da Vesperata de Diamantina iniciou em abril e vai até o mês de outubro. 


Ao trazer à tona a rica herança destes dois eventos tão significativos para a cidade, a Carnaverata forma um mix de inovação, criando um ambiente festivo que une o passado e o presente de maneira cativante. Afinal, a musicalidade de Diamantina sempre foi uma grande potência e o carnaval soube aproveitar isso. 

Ao longo dos anos, muitas folias contaram com programação quase exclusiva de atrações musicais diamantinenses. Com o tempo, as rodas de amigos no Beco do Mota, no Porão de Oscar e em tantos outros lugares cantados nas marchinhas de carnaval, originaram bandas que alcançaram renome nacional, mas também grupos que mantêm vivas as tradições de centenários blocos carnavalescos. 

“Neste lançamento do Carnaval, a cidade quer mostrar como a retomada dessas origens inflaram nos moradores o sentimento de pertencimento, ativando também a criatividade, com a transformação do seu maior produto turístico em Carnaval. A Carnaverata, assim como a Vesperata, são criações genuinamente diamantinenses. E nós temos o prazer de convidar a todos para conhecer!”, declarou Alberis Mafra, Diretor de Cultura da Secretaria de Cultura e Patrimônio de Diamantina.

A programação da Carnaverata será diversificada, vibrante e envolvente. A partir das 17h, os blocos Me Ampara Senão Eu Caio e Sapo Seco irão se concentrar na Rua do Amparo, antecedendo a tão aguardada Carnaverata às 20h, na Rua da Quitanda. O evento continua na Praça do Mercado Velho com o show da banda Iukerê, às 21h. E, às 22h, o DJ Paulo Ribeiro tomará as rédeas da atmosfera musical, abrindo o caminho para a batida empolgante do UH!Bloco, às 23h. A celebração se estenderá até as primeiras horas da madrugada.

Para mais informações e atualizações sobre a Carnaverata, visite o site oficial da Prefeitura diamantina.mg.gov.br, acompanhe o @prefeituradiamantina no Instagram

 

Turismo gera 1 em cada 10 novos empregos 


No mês de julho, a indústria do Turismo gerou um em cada 10 novos postos de trabalho com carteira assinada no Brasil. Foram criados mais de 16,8 mil empregos nos variados segmentos que fazem parte da atividade turística no país. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (30.08) pelo Ministério do Turismo, com base nas informações do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Somente nos sete meses de 2023, o setor empregou cerca de 122 mil pessoas.

O segmento de alojamento e alimentação foi o que mais absorveu pessoas em julho, com a criação de mais de 9,4 mil vagas, seguido do setor de transporte rodoviário de passageiros, com mais de 1,6 mil novos postos. O grupamento de serviços, no qual o setor de Turismo está incluído, admitiu 56.303 novos profissionais.

Entre os estados, São Paulo registrou o maior número de novas contratações, com cerca de 5,6 mil novos postos de trabalho. No Rio de Janeiro, o setor foi o responsável por mais de 2,4 mil vagas e Minas Gerais, foram mais de 2,1 mil novos profissionais trabalhando no Turismo do estado.

NOVO CAGED – Plataforma desenvolvida pelo Ministério do Trabalho e Emprego que gera estatísticas do emprego formal por meio de informações captadas dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web. A metodologia adotada visa assegurar a qualidade e a integridade das estatísticas do emprego formal durante a transição dessas fontes de captação de dados.


Seminário Sindicalismo e   Associativismo Moderno

Nos dias 14 e 15 de setembro, na sede do Clube do Condomínio Fazenda Solar em Igarapé, a 40 Km de Belo Horizonte, das 13h às 19h vai acontecer o 2º Seminário Sindicalismo e   Associativismo Moderno.


O evento tem como um dos seus objetivos valorizar a contribuição e as boas práticas de governança praticadas pelos sindicatos, associações, cooperativas, circuitos, consórcios e demais instituições, que impactam positivamente o desenvolvimento do setor hoteleiro, gastronômico e turístico de Minas Gerais. Deve, também, destacar a importância das organizações patronais, laborais, empresariais e profissionais, na representação e defesa dos interesses coletivos de seus  membros.


 Na programação do evento serão apresentados diversos projetos, programas e ações que contribuíram para melhorias na produção, divulgação, distribuição, comercialização de produtos e serviços, na organização, capacitação e qualificação empresarial e profissional, que transformaram a realidade das pessoas, das   empresas e de setores, em especial do turismo.


 

O 2º Seminário Sindicalismo Moderno é uma iniciativa da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), e conta com o apoio da Federação dos   Empregados em Turismo e Hospitalidade do Estado de Minas Gerais (FETHEMG) e o patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).  


Inscrições https://www.sympla.com.br/evento/2-seminario-sindicalismo-e-associativismo-moderno/2090689


Inn House Experience

A Inn House Experience promete ser um dos grandes destaques da Equipotel deste ano. O espaço, promovido pela Brazil Sales, consiste em um estande completo que reproduz o modelo de guest house. A empreitada foi possível juntamente com a participação de parceiros: a Marcenaria Show, o Studio Cris Paola e a MDF Technology. 


A Marcenaria Show, de Emiliano Morais, é uma empresa especializada em mobiliário personalizado, conhecida por sua qualidade e atenção aos detalhes. Com uma equipe experiente de marceneiros, eles transformam projetos de sonho em realidade, oferecendo soluções de design únicas para seus clientes. Na feira, eles estão responsáveis por todo o mobiliário do estande e contam com patrocínio da Duratex Madeira, que é uma marca reconhecida no mercado e tem padrão internacional de qualidade. 


O Studio Cris Paola é uma renomada firma que se destaca pela sua criatividade e expertise em projetos de design de interiores e arquitetura. Com uma abordagem inovadora e foco na personalização, eles transformam espaços em ambientes funcionais e esteticamente atraentes. Ano passado a arquiteta esteve responsável pelo projeto da Suíte Design na Equipotel, que fez bastante sucesso entre os visitantes.

Já a MDF Technology foi fundada por Júlio Ferreira e atua com inovação, oferecendo soluções como automação inteligente, segurança, chatbot e data center virtual, dentre outros. Na feira, estará responsável pela instalação de totens que oferecem serviço de check in e check out, além da automação em som e iluminação de ambientes.

O estande englobará vários espaços existentes em uma guest house. A recepção terá total acessibilidade, com área para check in e check out. A suíte montada na área pretende refletir uma experiência de hospedagem de excelência, com roupa de cama de qualidade e iluminação adequada, remetendo a conforto e relaxamento, pronta para atender às mais diversas necessidades do cliente. O banheiro exposto será um cômodo completo, com direito a banheira e espelho iluminado. Haverá ainda uma área de gastronomia e um jardim na saída do espaço.

Um dos grandes destaques será o auditório, dentro do mesmo estande e que promete movimentar a feira com palestras sobre gastronomia, mobiliário, arquitetura, automação, vendas e outros assuntos pertinentes ao setor. Quem quiser participar poderá conferir o evento entre os dias 19 e 22 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo. Informações: brazilsales.com.br, marcenariashow.com.br, studiocrispaola.com.br e mdftechnology.com.br

Thermas da Mata novas parcerias

Continuando seu compromisso em aprimorar as experiências dos clientes e lançar atrações inovadoras, o parque aquático Thermas da Mata, localizado em Cotia, na região metropolitana de São Paulo, anunciou uma adição significativa à sua equipe. Aline Wenceslau junta-se à equipe do empreendimento como a nova Gerente de Parcerias e Patrocínios.

A executiva traz consigo uma vasta experiência para sua função. Formada em Gestão de Eventos pela Universidade Anhembi Morumbi, aprimorou ainda mais suas habilidades com especializações em Live Marketing, Produção Executiva e Mega Eventos pela ESPM e On Stage Lab.

Sua jornada em gestão de parcerias começou em 2015 em uma empresa de licenciamento de marcas e personagens, onde rapidamente adquiriu expertise em construir colaborações signficativas. 


Em 2018, Aline assumiu a responsabilidade de supervisionar Parcerias Estratégicas no Grupo Aviva, onde liderou projetos como Suíte DPA, Fini Beach Truck e a introdução de experiências exclusivas de bebidas no Hot Park por meio da marca Fiu Fiu.

Suas realizações a levaram a se tornar a responsável por parcerias no Grupo Habib's no início de 2022. No final do mesmo ano, ela estabeleceu e gerenciou com sucesso o departamento de Parcerias e Patrocínios na BusinessLand Marketing, onde supervisionou parcerias para mais de 60 empreendimentos brasileiros.

Agora, chega ao Thermas da Mata com o papel de criar e desenvolver o departamento de Parcerias Estratégicas e Patrocínios, com foco em infundir inovação e experiências novas na jornada dos visitantes do parque.

"Estou empolgada por fazer parte da equipe Thermas da Mata e contribuir para o seu crescimento. Nossa visão é pioneira em colaborações novas que vão redefinir como nossos visitantes experimentam o parque", afirma Aline Wesceslau.

Já o Diretor do Thermas da Mata, Sérgio Salomão, enfatiza o investimento contínuo do parque em elevar suas ofertas. "A nomeação da Aline reflete nosso compromisso em avançar com a experiência do parque. A ideia é que possamos criar uma colaboração estratégica entre o parque e marcas de renome para oferecer, cada vez mais, experiências envolventes e completas para os nossos visitantes”. 


O Thermas da Mata já é conhecido por oferecer atrações para toda a família, incluindo a experiência de praia mais próxima da capital paulista, com a Praia da Mata; assim como o escorregador aquático musical Space Music, a relaxante piscina térmica Hot Island e a Beach Kids, ideal para as crianças, entre outras.

O parque aquático apresenta atrativos para todas as idades, com destaque para a Praia da Mata, com pé na areia e águas quentinhas. Um verdadeiro paraíso! Assim como o Space Music, segundo toboágua musical da América Latina, reunindo música e efeitos visuais à medida em que o visitante desce e faz curvas pelo toboágua; o Hot Island, espaço com piscina de águas quentes, ofurôs e cascata; a Beach Kids, que integra as áreas Kids e Baby (especial para menores de 5 anos) e conta com escorregadores, balde maluco, e diversos brinquedos; o Cyclone, toboágua com cinco pistas em um percurso de 65 metros; e a tirolesa, uma experiência de tirar o fôlego em um percurso de 400 metros com uma vista privilegiada das belezas naturais do parque e seus arredores. Completam a estrutura do parque: lago, bosque, cabanas, piscina de água natural e a Praça das Águas, espaço interativo e lúdico para toda a família.  

www.thermasdamata.com.br.


Informações para a coluna enviar para

@sergiomoreira63  

sergio51moreira@bol.com.br

 

Coluna Fernando Calmon



Coluna Fernando Calmon


Nº 1.267 — 7/9/23


 

Salão de Munique expõe avanço

de marcas chinesas na Europa

 


A indústria europeia de veículos terá que fazer um grande esforço financeiro e técnico para enfrentar o avanço de marcas chinesas que conseguem preços bastante competitivos na fabricação de veículos elétricos (VE) e baterias. É o que se pode deduzir sobre o Salão de Munique (5 a 10 de setembro), que sucedeu ao gigantismo de Frankfurt. Agora aposta em fórmula de exposição mista, usando as praças da cidade e um centro de exposição de dimensões menores.

Cerca de 40% dos estandes foram ocupados por marcas sediadas na Ásia. Os fabricantes tradicionais estão de certa forma encurralados pois não podem “virar a chave” sem enfrentar outros problemas. Luca de Meo, presidente do Grupo Renault, afirmou à agência Reuters que “temos de diminuir a diferença de custos em relação aos chineses, que começaram com veículos elétricos anos antes”. O novo VE R5, em 2025, caminha para isso, acrescentou.

As principais novidades do Salão concentraram-se em VEs. A começar pela BMW que apresentou uma visão ainda genérica do futuro Série 3, focando no avanço de 30% em alcance e recarga da bateria. Modelos a combustão e elétricos coexistirão. A Mercedes destacou a próxima geração do CLA com as DRL inspiradas na estrela de três pontas da marca. O Tesla 3 recebeu leve reestilização frontal e aumento de preço de US$ 2.500 (R$ 12.500).

Inspirada na mística versão GTI do Golf (foto de abertura da coluna), a VW apresentou o modelo-conceito ID. GTI que só chegará ao mercado daqui a quatro anos. Trata-se de um VE com referências explícitas ao estilo original, ao contrário do que tem sido a regra atual.

Entre as chinesas, destaque para a nova marca AVTR nascida de colaboração entre a Changan e a Huawei (gigante das redes de telecomunicação). O modelo batizado com número 12 tem 5 metros de comprimento e versões com um e dois motores elétricos.

Dos carros convencionais duas peruas (camionetas) chamam atenção por seu estilo arrebatador: Passat Variant e Classe E All Terrain.

Sexta geração do Cayenne também é híbrida 

Desde seu lançamento, em 2002, o Cayenne representou a primeira diversificação de uma marca premium para os SUVs. O movimento não foi bem compreendido, inicialmente, mas as vendas provaram o contrário: 60% a mais que o previsto. O acerto deu início à era de SUVs de alto desempenho, influenciando outras marcas de carros puramente esporte. Também evoluiu para adicionar a carroceria SUV cupê.

Agora estreia no Brasil a sexta geração com algo a mais do que simples reestilização e pré-venda de versões híbridas que chegarão no primeiro semestre de 2024. A Porsche investiu também em aperfeiçoar os faróis de LED HD-Matrix de mais de 32.000 pixels por farol e seis possibilidades de fachos. Há nada menos de oito desenhos de rodas com até 22 pol. de diâmetro e pneus de maior diâmetro externo. Chamam atenção os para-lamas dianteiros mais elevados e ligeiramente arqueados.

Logo ao sentar no SUV destacam-se novo volante, quadro de instrumentos totalmente digital (como sempre conta-giros no centro), saídas de ar condicionado sem aletas, alavanca seletora do câmbio no lado direito do painel de fácil acesso e três telas: 12,6 pol. (instrumentos), 12,3 pol. (multimídia) e 10,6 pol. (para o passageiro). Tem pareamento Android Auto e Apple CarPlay sem fio e recarga de celular por indução (até 15 W) com refrigeração.

O que mais impressiona é a versão Turbo GT: V-8 biturbo, 4-litros, 659 cv e 86,7 kgf·m. Tanto na avaliação por estradas quanto no autódromo Velo Città (Mogi-Guaçu/SP) o desempenho empolga com aceleração de 0 a 100 km/h em 3,2 s. Há até um defletor de teto adaptativo, herança do Porsche 911. O Turbo GT, além do equilíbrio em curvas e freios tradicionalmente excelentes da marca, é o mais caro: R$ 1.385.000. Mas quem se contentar com o Cayenne S e “apenas” 474 cv/58,8 kgf·m, pagará R$ 850.000.

São duas as versões híbridas: E-Hybrid (470 cv e torque combinado de 63,7 kgf·m) por R$ 690.000 e a Turbo E-Hybrid (739 cv e torque combinado de 93,1 kgf·m), 0 a 100 km/h em 3,7 s, por R$ 1.135.00. Esta última tem desempenho menor pela diferença de massa (180 kg em razão da bateria) frente à versão Turbo GT.

Elétrico BYD Seal: espaçoso e preço atraente 

Além do impacto positivo do modelo de entrada, Dolphin, a BYD deu outro choque no mercado com o sedã Seal por R$ 296.800. Linhas do sedã-cupê são atraentes (melhor ao vivo do que em fotos), destacando-se os conjuntos ópticos dianteiro (com filetes de LED) e traseiro. Há amplo espaço interno graças à distância entre eixos de 2.920 mm, principalmente para os passageiros do banco traseiro que se beneficiam ainda do assoalho plano. Para bagagem, porta-malas traseiro de 402 litros e dianteiro de 53.

O interior traz ótima atmosfera pelo teto solar panorâmico e materiais de boa qualidade. Quadro de instrumentos poderia ter resolução maior e contraste de cores. Tela do multimídia rotacional apresenta dimensões generosas (15,6 pol.). Ao volante, o banco é confortável com aquecimento e ventilação.

Desempenho é o ponto alto do Seal. Dois motores, um dianteiro e outro traseiro, totalizam 531 cv e 60,2 kgf·m. As respostas ao acelerar empolgam e a tração 4x4 sob demanda garante comportamento em curvas muito bom. Até dá para “esquecer” que sua massa total em ordem de marcha é de nada menos que 2.185 kg. O percurso de avaliação não tinha trechos muito sinuosos, porém provocado em curvas foi muito bem.

Desagradável é o sistema de manutenção em faixa muito intrusivo e que não pode ser desligado. Em piso irregular as suspensões mostram respostas adequadas. Porém, a distância mínima do solo de somente 120 mm faz o carro raspar com facilidade em lombadas e valetas.

(Colaborou Luís Fernando Carqueijo).

Estoques aumentam. Bom para o consumidor

A indústria automobilística aumentou sua produção em agosto. As 227.000 unidades de veículos leves e pesados significaram crescimento de 24% sobre julho. Esse resultado elevou os estoques nas fábricas e concessionárias de 29 dias em julho (resultado do programa de incentivos tributários do Governo Federal, já encerrado para modelos leves) para 35 dias em agosto. Isso aponta no sentido de continuidade de promoções agora em setembro.

A valorização do real frente ao dólar também ajudou a reduzir preços de modelos importados e os aqui produzidos tendem a acompanhar. Uma recuperação maior depende de redução das taxas de juros que já se iniciou, mas não se sabe ainda em que ritmo. Em agosto a média diária de vendas foi de 9.000 unidades. E a expectativa da Anfavea para 2023 continua a mesma do início do ano: aumento na comercialização de 3% sobre 2022 para 2,168 milhões de unidades.

Em agosto, foram vendidas 1.167 unidades de modelos elétricos entre automóveis e comerciais leves: 0,6% do total. Em agosto de 2022 o percentual era de 0,5%, mas a partir deste mês deve subir com a escalada das marcas chinesas.

Grupo Gandini importou 450.000 veículos Kia em 30 anos

Operação começou modesta, em 1993, depois de José Carlos Gandini fundar a Kia Motors do Brasil no ano anterior e começar a implantar a rede de concessionárias. Inicialmente foram apenas 1.000 unidades do Besta para passageiros, Besta Furgão, picape Ceres e caminhão leve K3500.

Em 2009, passou a ser distribuidor da Kia também no Uruguai e ganhou a licença para fabricação no país vizinho do caminhão leve Bongo K2500. Ao completar este ano 450.000 unidades importadas da Coreia do Sul e do Uruguai, os modelos de passageiros mais vendidos foram: SUV compacto Sportage (106.000 unidades), sedã médio-compacto Cerato (71.000) e subcompacto Picanto (42.000).

José Luiz Gandini, filho do fundador e atual presidente do grupo, afirma que resiliência é o fator mais marcante para a trajetória da empresa em razão dos altos e baixos da economia brasileira.

 

Alentejo, da medieval capital, Beja, ao romano Vinho da Talha de Vila de Frades, a vila romana Cucufate, à gastronomia e planícies se perdendo no horizonte


Porto fluvial de Pomarão, no Rio Guadiana, que servia à mina de São Domingos


Texto e fotos: Arnaldo Moreira 


Minha viagem deste ano, de 30 dias, a Portugal privilegiou Lisboa, onde fiquei 15 dias, quando aproveitei para andar muito a pé pela cidade, passear em Alfama, e saborear as excelente gastronomia portuguesa em restaurantes da capital e na grande Lisboa, e visitar a Casa dos Bicos, sede da Fundação José Saramago, construída em 1523, na Rua dos Bacalhoeiros, 10, na Baixa, perto do Terreiro do Paço que tem uma riquíssima exposição permanente da obra do escritor português José Saramago. 

Na verdade, o objetivo principal da viagem a Portugal este ano foi conhecer mais o interior do Alentejo, parte dele, é claro, porque a região é a maior do país. 

Portugal, um pequeno país à beira mar plantado, que forma a Península Ibérica com a Espanha, virou um dos mais importantes destinos turísticos da Europa, graças à sua gastronomia, história, cultura e clima, o mais temperado do continente, e excelentes hotéis e pousadas. 

Esses ingredientes são fortes e eficientes elementos captadores de turismo o ano todo. 


Visita imperdível

Olivais no Alentejo se perdem no horizonte

Conheço praticamente Portugal, de lés a lés, porém, o Alentejo é uma região especial, diferente do resto do país. O Alentejo é um pedaço apaixonante de Portugal, suas planícies se estendem até o horizonte, oliveiras aos milhares decoram de verde os campos contrastando com o ouro dos trigais, e vinhedos que mudam de coloração à medida em que os cachos amadurecem e fica mais próxima sua transformação em vinho.

O alentejano é reservado, mas simpático, conversador, características que o tornam um português diferente. Quem não gosta de no final do dia tomar um copo para descontrair numa adega, num café, basta juntarem-se quatro ou cinco alentejanos para logo sairem modas do cante alentejano, hoje tombado como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco. 

Grupo Coral de Aldeia Nova de São Bento, um dos muitos coros intérpretes do
 Cante Alentejano

Cantam modas com poemas regionais: "Se fores ao Alentejo, vai, vai, vai, vai, não te esqueças, dá-lhe um beijo, ai, ai, ai, ai"; "Trago o Alentejo na voz, no cantar da minha gente, ai rios de todos nós, que te perdes na corrente..."; "Aldeia Nova de São Bento plantada no meio do trigo, teu cantar é um lamento, gosto de cantar contigo..."; "Fadinho alentejano"; "Grândola, vila morena", entre tantas outras músicas que são entoadas com absoluta afinação.
  
Vivendo o Alentejo


Com meu amigo de infância Vítor Silva, hoje presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo - a quem presto meus agradecimentos e a quem fico gratíssimo pela deferência especial que me proporcionou - conheci belas e culturas historicamente ricas das cidades do interior alentejano. 



Em Beja, fiquei hospedado na Pousada do Convento, localizado no centro da cidade, um edifício construído no século XIII, para ser um mosteiro franciscano, durante vários séculos em 1850 o convento foi adaptado para abrigar o quartel do Regimento de Infantaria 7, em 1995 foi aprovado o projeto de transformação do edifício Convento Pousada de São Francisco. As antigas celas dos frades foram transformadas em confortáveis apartamentos, na capela são realizados eventos.

O restaurante tem vista e saída para...

 ... a área da piscina. 



A pousada é o meio de hospedagem mais caro da cidade, mas o serviço de café da manhã podia ser melhor levando em conta o valor das diárias.

Estação de trem (comboio) de Beja

Ainda com temperatura em torno dos 10º - que sobe ao longo do dia até os 25º -, no começo da manhã partimos da capital alentejana rumo à Vidigueira, uma vila a 25 km de Beja, por belas estradas.

Eu, minha mulher Lana e Vítor. No fundo a estátua de Vasco da Gama, na Vidigueira. Após a vila romana ter sido considerada um monumento nacional, o IPPAR criou em Vila de Frades um Núcleo Museológico na Casa do Arco, edifício cedido pela Câmara Municipal da Vidigueira.
 
A Vidigueira tem em Vasco da Gama - embora nascido em Sines -, seu filho mais famoso, nomeado Conde da Vidigueira, por D. Manuel I, como presente por ter descoberto o Caminho Marítimo para a Índia. 

Dona de excelentes vinhos e uma rica gastronomia, tem no porco preto base de pratos deliciosos, além dos famosos ensopados e assados, ou nos pratos de peixe, de enguia, sável, saboga, lampreia, taínha, boga, corvina esturjão e robalo além da famosa silarca de cogumelos preparada com ovos e carne frita. 

Doces de gila e bolos regionais popias, bolos de mel, bolos folhados e escarapiadas. Ir ao Alentejo sem experimentar a açorda de alho é como ir a Roma e não ver o papa e na Vidigueira ela é especial.

Talhas expostas no Museu do Vinho da Talha 

A Vidigueira lidera com o apoio da Promoção Turística do Alentejo, uma campanha que envolve mais de 20 municípios para que o Vinho da Talha seja considerado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Vidigueira criou há cerca de dois anos o Centro Interpretativo em Vila de Frades que pretende valorizar a prática milenar de produção do Vinho da Talha.

Vila de Frades capital nacional do Vinho de Talha


A manhã nasceu soalheira, o céu azul e a temperatura chegando aos 14º. Vítor Silva chega com seu Mercedes-Benz para me apresentar a capital nacional do Vinho da Talha, Vila de Frades, a menor freguesia do município da Vidigueira, com 25,82 km2. 

O relógio é um dos poucos de Portugal a funcionar por pêndulos e de corda.

Antiga vila romana, Vidigueira, revela vestígios do período neolítico e mantem totalmente preservada a Torre do Relógio do séc. XVI, localizada na Rua Luís de Camões, que recebeu um sino de bronze em 1780. 

Vítor, Arnaldo e Lana no almoço no restaurante País das Uvas, de Antônio Honrado, maior produtor de Vinho da Talha da região, tendo como fundo as talhas milenares

A capital do Vinho da Talha na verdade é Vila de Frades e esse vinho é a grande atração da cidade. As diversas adegas que se espalham por Vila de Frades recebem turistas o ano todo. 


A mais significativa é a  Adega-Museu Cella Vinaria Antiqua, um  espaço recuperado que reconstituiu uma adega romana e a produção original de Vinho da Talha.


Na minha passagem por Vila de Frades, com minha mulher, Lana Carla e Vítor Silva, entrevistei o maior produtor de Vinho da Talha da região, Antônio Honrado, dono da Adega-Museu Cella Vinaria Antiqua e do restaurante País das Uvas, onde almoçamos e onde se localiza a adega romana.

Serviço
A Cella Vinaria Antiqua  e o Restaurante País das Uvas, em Vila de Frades, fica na Rua General Humberto Delgado, 17

Contatos: 
+351 284 441 023 |  // +351 968 793 121
E-mail: enoturismo@honrado.pt
site: www.honrado.pt

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Entrevista

Fiz uma entrevista com Antônio Honrado que falou sobre o Vinho da Talha, sua história e a descoberta histórica da adega romana que estava soterrada numa casa ao lado do restaurante País das Uvas.

ASSISTA A ENTREVISTA E CONHEÇA A ADEGA ROMANA NO
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Link do vídeo:


Blog do Arnaldo Moreira
É um fato histórico que há 2.000 anos, os romanos produziam na região de Vila de Frades, o Vinho da Talha que séculos depois voltou a ser produzido e você é o maior produtor desse vinho. Poderia nos historiar a produção do Vinho da Talha?

Antônio Honrado
O Vinho da Talha começou a ser produzido na região da Vidigueira e Vila de Frades há de 2.000 anos. Foram encontradas nas ruínas romanas de Vila de Frades sementes (a que os portugueses chamam graínhas) da casta Antão Vaz, branco, que estão no Museu da Vidigueira, assim como as ânforas, algumas em perfeito estado. Algumas regiões preferiram não dar continuidade à produção do Vinho da Talha, mas em Vila de Frades esse vinho continuou a ser produzido exatamente da forma como os romanos o faziam.

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A sua família continuou a produzir Vinho da Talha?

Honrado
Meu avô já fazia o Vinho da Talha, que passou para meu pai, eu mantive a tradição e meu filho também já está produzindo. Ele inclusive foi a  São Paulo, fazer um trabalho de implantação do Vinho da Talha no Brasil. 

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Qual a diferença do vinho produzido e comercializado e o Vinho da Talha?

Honrado
A grande diferença é que o vinho da Talha é totalmente artesanal e dá muito mais trabalho e o tempo de maturação é muito maior. Os outros vinhos são feitos muito mais rápido. Para se ter uma ideia, começamos a fazer o Vinho da Talha em agosto, nas vindimas, e só paramos em novembro. As uvas são apanhadas, levadas em caixas para a adega e colocadas nas talhas e como faziam os romanos são remexidas com rodos e paus diariamente, de manhã e à noite. Em outubro, as talhas são atestadas e no dia 11 de novembro, Dia de São Martinho, é feita a prova do vinho.

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O vinho fica nas talhas mais quanto tempo?

Honrado
Até dezembro, nessa época, o vinho já esfriou e pode ser engarrafado. Na garrafa, o vinho aguenta quatro a cinco anos e continua um vinho natural na garrafa. As garrafas são numeradas e têm castas Tinta Grossa, Aragonez, Trincadeira e Alfroucheiro.

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Que destino leva toda a massa que ficou nas talhas? 

Honrado
Aproveitamos esse material para fazer aguardente de Vinho da Talha, a única em Portugal e no mundo. Tudo o que sobra das talhas vai para a destilaria, a massa da uva, os cachos, é tudo espremido e queimado na destilaria, saindo uma aguardente com sabores diferentes.

Adega histórica

O local onde o vinho é produzido é histórico e foi descoberto por acaso. Produzindo o Vinho da Talha nas instalações do restaurante e pretendendo ampliar a produção, Honrado comprou a casa do lado e teve naturalmente fazer obras. "Quando começamos as obras, o teto começou a ceder e resolvemos escavar toda a casa. Derrubamos as paredes do meio e encontramos uma adega que estava soterrada. O piso é o original. Não sabemos ainda a idade exata da casa, mas trata-se de um sítio histórico", contou.

Honrado aguarda que a Universidade de Évora complete o estudo que determinará a idade exata do lugar. "Mas já sabemos que se trata de um sítio histórico, provavelmente com muitas cetenas de anos", acrescentou.


Vila Romana de Cucufate, ruínas de Santiago

Ruínas de Santiago

O município de Vidigueira, além de ser um importante produtor de vinhos, possui um rico sítio histórico do período romano, a Vila Romana de Cucufate, conhecida como Ruínas de Santiagoum monumento histórico em Vila de Frades, o produtor do Vinho da Talha. Trata-se de um complexo do período romano composto por uma mansão, termas, um templo e uma zona de produção agrícola. As ruinas estão localizadas num ponto elevado de onde os romanos tinham visão total da paisagem a sul, até Beja.



O tempo deixou suas marcas nas construções, acredita-se que a ocupação inicial remonta à Idade de Ferro. Por volta de finais do IV milénio. Os nossos antepassados do neolítico final tinham escolhido aquele local de habitat, talvez temporário, uma vez que não foi encontrada qualquer estrutura associada aos materiais arqueológicos dessa época.

Hoje, as ruinas representam a presença de povos milenares muito provavelmente desde a idade do ferro, por volta do IV milênio, mas foram as realizações do período romano que, de forma indelével, marcaram este sítio. Com algumas descontinuidades, transformações e adaptações, a ocupação deste espaço prolongou-se até aos finais do século XVIII.

No período mulçumano (séc. X ou XI) estabeleceu-se no edifício uma comunidade de frades que ali viveu possivelmente até à segunda metade do sec. XII, tendo S. Cucufate por seu padroeiro.


O edifício foi abandonado, talvez por ameaçar cair em ruína. No decorrer das escavações arqueológicas descobriu-se nas traseiras da villa o cemitério medieval dos frades. A adaptação da antiga villa a templo cristão deixou marcas na arquitetura.


A descoberta de pinturas murais nas ruínas de São Cucufate contribuiu para colocar este importante marco da história local no caminho da rota dos frescos. 

As pinturas estiveram durante muito tempo escondidas por detrás de uma camada de cal e tinta.

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