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segunda-feira, 16 de outubro de 2023

BYD Yuan Plus ganha cinco estrelas em testes do Green NCAP. Com autonomia de 294 km, 204 cv e 31 kg de torque, custa R$ 229.800


 

 BYD Yuan Plus obteve classificação cinco estrelas em testes do programa Green NCAP

(16/10/2023) - O BYD Yuan Plus recebeu classificação cinco estrelas do Green NCAP, principal programa independente de avaliação de efeito estufa da Europa. O modelo, que estreou na Europa em 2022, teve um desempenho de alto padrão durante todo o teste, comprovando a sua excelente eficiência energética.


O SUV da BYD foi submetido a testes de consumo e eficiência em laboratório, sob diferentes temperaturas, em ciclo urbano e também em rodovias. Vale ressaltar que o mais elevado padrão Green NCAP é atribuído ao modelo que maximiza a redução dos seus próprios poluentes e gases com efeito de estufa e, ao mesmo tempo, com consumo reduzido de combustível fósseis e/ou eletricidade, em condições do mundo real.

Excelente resultado em teste de baixas temperaturas

Segundo o programa Green NCAP, o BYD ATTO 3 obteve uma pontuação perfeita de 10 pontos na avaliação de “Ar Limpo”. Além disso, o modelo demonstrou ótimo rendimento quando submetido a testes de temperatura em laboratório, obtendo um consumo de 18,0 kWh/100 km. O BYD Yuan Plus surpreendeu os engenheiros do Green NCAP com “demandas de energia inesperadamente baixas no teste de ambiente frio de -7 ℃, resultado do conceito de aquecimento avançado, utilizando diferentes fontes de calor residual no powertrain”.

 

Conceito eficiente de motorização e aquecimento

Como o BYD Yuan Plus é 100% elétrico, suas emissões de gases de efeito estufa provêm apenas do fornecimento de eletricidade, ou seja, cerca de 50-80 g CO2/km dependendo do consumo de teste. Graças ao seu conceito eficiente de motorização e aquecimento e baixa emissão de CO2, o modelo obteve uma pontuação elevada de 9,7 em 10. “No geral, o BYD Yuan Plus EV conquistou facilmente todas as 5 Estrelas Verdes e desafia as marcas populares de veículos elétricos nos mercados europeus”, destaca o Green NCAP em seu relatório de avaliação.

 

O Yuan Plus se beneficia da alta tecnologia da BYD, líder mundial na produção e venda de veículos elétricos e híbridos. A nova geração da e-Platform 3.0 introduziu o primeiro powertrain elétrico 8 em 1 altamente integrado e produzido em massa do mundo, conectando todas as unidades de controle elétrico e sistemas de gerenciamento, além da ultra segura bateria Blade.

 

O BYD Yuan Plus rapidamente se tornou o veículo de energia limpa mais vendido em vários países, como Suécia, Israel, Cingapura, Nova Zelândia, Brasil e Tailândia. Alcançou a pontuação de 5 estrelas no C-NCAP e já recebeu prêmios de prestígio como o "VAB Electric Family Car of the Year of Belgium" e "2022 New Zealand Car of the Year", entre outros. 


No Brasil, na premiação “Melhor Compra 2023”, organizada pela Revista Quatro Rodas, o Yuan Plus EV conquistou o primeiro lugar na categoria “Elétricos até R$ 300.000”. No mês passado, o 500.000º BYD ATTO 3 saiu da linha de produção, alcançando outro marco significativo.

 

No Brasil, sucesso de vendas

Pelo segundo mês consecutivo, a BYD é a marca de veículos elétricos mais emplacada no mercado brasileiro. Além da liderança do Dolphin, com 1.036 unidades, o Yuan Plus foi o segundo veículo elétrico do ranking de vendas em setembro, com 145 unidades. O sport coupé Seal, com 68 unidades, ocupou a quarta posição entre os veículos elétricos mais licenciados no mês

 

O Yuan Plus conta com autonomia de 294 km (PBEV/Inmetro) e entrega potência de 204 CV e 31,0 Kgfm de torque. O SUV 100% elétrico é disponível em cinco cores: Climbing Gray, Surfing Blue, Skiing Whote, Adventuring Green e Freerunning RedDesde o início deste mês, o modelo passou a ter preço público sugerido de R$ 229.800,00.

 

Ford inicia a venda do Mustang Mach-E, o primeiro elétrico da marca na América do Sul, que faz de 0-100 km/h em 3,7 s e autonomia de 379 km. Custa R$ 486.000. Assista o vídeo



(16/10/2023) - A Ford inicia hoje as vendas do Mustang Mach-E, o primeiro veículo 100% elétrico da marca no mercado brasileiro e, também, primeiro Mustang 100% elétrico no mundo. O novo crossover combina todo o legado e carisma da grife Mustang com uma abordagem inédita de design, desempenho, versatilidade e tecnologia para oferecer uma experiência diferenciada no segmento de esportivos premium – veja o vídeo.

Ele é o carro elétrico com o maior torque, aceleração e autonomia da categoria e também tem uma praticidade incomparável no uso diário. Além de espaço confortável para os passageiros e bagagem, conta com a conectividade e serviços personalizados para dar máxima conveniência à experiência de posse do cliente. Desde a estreia global em 2021, já foi lançado em cerca de 40 países, conquistou mais de 25 prêmios e é o segundo veículo elétrico mais vendido dos Estados Unidos.

“O Mustang Mach-E é um produto diferenciado de tudo o que existe hoje no mercado, tanto pelo que ele entrega do ponto de vista de experiência do consumidor como de versatilidade e performance”, afirma Marcel Bueno, diretor de Marketing da Ford América do Sul. “É um grande marco na eletrificação da nossa linha, um veículo esportivo com espaço para a família e, como dizemos, o único elétrico que é um Mustang.”


Novo ícone

O Mustang Mach-E chega na versão exclusiva GT Performance AWD Extended Range, topo de linha. Equipado com dois motores elétricos, ele exibe números de respeito: tem potência de 487 cv, torque de 87,7 kgfm e acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. A bateria, com capacidade de 91 kWh, garante uma autonomia de 379 km no padrão do Inmetro, ou 541 km pelo método WLTP.

O seu design mantém os elementos clássicos do Mustang – nariz de tubarão, capô longo, coluna C rápida e lanternas de três barras – em formato de crossover. A cabine, com acabamento minimalista e requintado, traz teto solar, multimídia SYNC 4A com tela de 15,5”, painel de instrumentos de 10,2”, som B&O premium e carregador por indução. 

Os bancos dianteiros contam com ajuste elétrico, aquecimento e memória para o motorista. As portas, sem maçanetas, são abertas por um novo sistema de trava eletrônica, por botão, código ou celular, com o aplicativo FordPass.



Fazendo jus à linhagem, o esportivo tem uma dirigibilidade empolgante e segura, com amortecedores MagneRide, freios Brembo de alta performance, três modos de condução e rodas de 20 polegadas com pneus 245/45 R20 de baixa resistência à rolagem.

Mais do que alto desempenho, a Ford projetou o Mustang Mach-E para oferecer experiências conectadas, convenientes e personalizadas, o Minhas Experiências Ford, com soluções para facilitar a jornada do cliente. O veículo pode ser carregado em casa, com o carregador Wallbox portátil de 7 kW fornecido com o veículo, ou em carregadores públicos, usando plugue Tipo 2 – o mais comum.

A marca fez uma parceria com a EZVolt, a maior rede privada de eletropostos do Brasil, com mais de 800 pontos de recarga em 15 estados, e oferece ao cliente recargas gratuitas por 12 meses, ou até 950 kW. Como opção, também estão disponíveis carregadores fixos Wallbox de 7 kW ou 11 kW, e um carregador de emergência de baixa potência para conexão em tomada comum de 220 V.

Além de conforto para os passageiros, o Mustang Mach-E tem o maior espaço para bagagem da categoria. O porta-malas traseiro carrega 402 litros, com sistema de abertura “hands free”, e há também o “frunk”, compartimento de 139,5 litros sob o capô, superprático no uso diário, um total de 541,5l.

O crossover também vem equipado com faróis full-LED, assistente de estacionamento automático, câmera 360°, freio de estacionamento elétrico e ar-condicionado dual-zone com saída para a segunda fileira. 



Os seus itens de segurança incluem: nove airbags, detecção, manutenção e centralização em faixa com alerta de ponto cego, controle de cruzeiro adptativo com stop and go, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, assistente de manobras evasivas e reconhecimento de sinais de velocidade.

O Mustang Mach-E GT Performance AWD Extended Range chega com preço de R$ 486.000, bem posicionado para competir com os esportivos e SUVs elétricos da mesma faixa do mercado, e já está disponível nas mais de 110 concessionárias da Rede Ford no Brasil com prazo de entrega de até 60 dias.

Experiência do cliente

O Mustang Mach-E foi criado para oferecer experiências conectadas, convenientes e personalizadas para o cliente, o Minhas Experiências Ford, incluindo soluções que permitem carregar o veículo em casa, em eletropostos ou em outros locais. Ele vem com um carregador residencial portátil, o Ford Mobile Wallbox, de 7 kW, que recarrega de zero a 100% da bateria em cerca de 14 horas conectado a uma tomada industrial com instalação elétrica dedicada (220 V, 32 A).

É possível usar, também, recarregadores fixos Wallbox fornecidos pelas empresas parceiras WEG–Neo Energia e ENEL X, nas opções de 7 kW (220 V, 32 A), para recarga de zero a 100% em 14 horas, e de 11 kW (380 V, 16 A), com recarga em 11 horas. Outra opção é um carregador de emergência de baixa potência, de 2 kW, que utiliza tomada residencial (220 V, 10 A) e realiza a carga total em cerca de 48 horas. Em todos os casos, a conectividade é um recurso que facilita muito essa rotina.



“Com o aplicativo FordPass, o cliente pode facilmente localizar e conferir a disponibilidade de carregadores públicos, agendar e acompanhar o andamento da recarga e pré-condicionar a cabine e a bateria antes da partida, de qualquer lugar, pelo celular”, diz Dennis Rossini, gerente de Marketing da Ford.

Outras funções do app incluem: travamento e destravamento remoto, localização e status do veículo (odômetro, autonomia, pressão dos pneus e nível da bateria) e alertas de funcionamento. Ele também dá acesso ao agendamento e histórico de serviços, informações de garantia, assistência 24 horas e ao Mach-E Expert, equipe treinada para esclarecer qualquer tipo de dúvida sobre o veículo.

O cliente conta ainda com um showroom digital dedicado à eletrificação no site www.ford.com.br, vídeos e tutoriais no Guia 360, que explicam o funcionamento dos equipamentos, e o serviço de Acompanhamento Preventivo Inteligente, com uma equipe que monitora continuamente os sistemas do veículo e proativamente entra em contato com o cliente para orientá-lo na ação a ser tomada em caso de falha, evitando problemas mais sérios.

Para o lançamento do Mustang Mach-E, a Ford montou uma estrutura completa e criou 50 concessionárias especialistas. Localizadas em pontos estratégicos, elas são equipadas com ferramentas especiais e técnicos treinados para realizar reparos no sistema de propulsão elétrica do veículo, além de fornecer recarga para os clientes.

O Mustang Mach-E vem com três anos de garantia e revisões gratuitas pelo mesmo período, sem limite de quilometragem. Ele oferece também uma garantia especial para o sistema propulsor, que inclui os motores e a bateria, de oito anos ou 160.000 km. A manutenção preventiva é feita a cada 12 meses, ou 16.000 km, com a verificação de itens como filtro de pólen e fluidos da transmissão e dos freios.

Fazendo o agendamento online, o cliente dispõe do Serviço Leva e Traz sem custo e, caso precisar, pode ter o seu veículo transportado gratuitamente até a concessionária especialista mais próxima. Há também a opção de blindagem do Mustang Mach-E, feita pela empresa parceira Leandrini, certificada pela Ford.



Design emblemático

O Mustang Mach-E é o primeiro modelo totalmente novo derivado do famoso “pony-car”. Ele foi projetado desde o início para ser um crossover elétrico, mantendo os traços essenciais que definem a personalidade do Mustang.

“Os faróis com sobrancelha retilínea, o capô longo e a frente em formato de nariz de tubarão, como se estivesse com a boca aberta para engolir a estrada, o pilar C acelerado e as lanternas de três barras são elementos do Mustang Mach-E que são típicos da família”, destaca Ricardo Sugimoto, supervisor de Design da Ford América do Sul.

A grade dianteira com relevos internos em duas camadas é exclusiva da versão GT. O teto pintado em tom escuro contribui para realçar o perfil dinâmico da coluna C. As laterais sem maçanetas criam um visual fluido e as rodas de 20 polegadas calçadas com pneus Pirelli P-Zero 245/45R20 acentuam o seu porte e equilíbrio.

O Mustang Mach-E mede 4.743 mm de comprimento, 2.097 mm de largura com os retrovisores e 1.613 mm de altura. A distância entre-eixos de 2.984 mm –264 mm maior que a do Mustang Mach 1 – torna a cabine mais espaçosa.

Sob o capô, há um compartimento extra de 139,5 litros para bagagem, apelidado de “frunk” (abreviatura de “front trunk”). Muito útil para transportar itens como mochilas e compras, ele é vedado e possui um dreno que facilita a limpeza. Junto com o porta-malas traseiro, de 402 litros, eles somam o maior espaço para carga da categoria, com 541,5 litros.

O SUV é oferecido em sete opções cores, sem alteração de preço: Vermelho Zadar, Azul Estoril, Azul Algarve, Branco Nur, Branco Space, Cinza Torres e Preto Astúrias.

Performance surpreendente

A dinâmica veicular excepcional é uma característica do Mustang Mach-E que vem de família. A distribuição praticamente igual de peso entre a frente e a traseira é um dos fatores que contribuem para isso.

“O equilíbrio do Mustang Mach-E foi refinado com a aplicação de materiais especiais em pontos selecionados da carroceria, incluindo aços avançados de alta resistência nas estruturas e painéis, alumínio 6000 Series no capô e peças de termoplástico e fibra polipropileno na traseira”, afirma Ariane Campos, supervisora de Engenharia da Ford América do Sul.

Junto com a aerodinâmica apurada (Cx de 0,292), a bateria instalada no assoalho contribui para reduzir o centro de gravidade do veículo e entregar uma impressionante estabilidade em curvas. O conjunto de suspensão é independente, do tipo MacPherson na dianteira e multilink na traseira, com amortecedores adaptativos MagneRide para oferecer a melhor resposta em diferentes situações de rodagem.

O sistema de tração integral eAWD do Mustang Mach-E é composto de dois motores elétricos, um em cada eixo, e transmissão automática com uma marcha à frente e outra à ré. Esse conjunto, com potência de 487 cv e torque de 87,7 kgfm – o maior da categoria –, acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 200 km/h, limitada eletronicamente.

Para domar toda essa força, o esportivo é equipado com freios Brembo de alta performance na dianteira, com quatro pistões. Esse sistema incorpora a frenagem regenerativa, que recarrega a bateria quando se pressiona o freio ou se libera o pedal do acelerador. A quantidade de energia recuperada é mostrada no painel.

É possível mudar o comportamento do Mustang Mach-E usando os três modos de condução: Engage, Whisper e Unbridle. O Engage é para o dia a dia, com direção e amortecimento ativo adaptados para condução normal. A iluminação fica na cor azul e o painel exibe o medidor de carga da bateria. O modo Whisper é para condução relaxada e condições climáticas adversas, como pistas escorregadias. Ele diminui a resposta do acelerador e adapta a direção e o amortecimento ativo para o conforto. A iluminação é ajustada em tom azul suave.

O modo Unbridle é para condução esportiva, ajustando a aceleração, direção e amortecimento ativo para máximo desempenho. O som interior aumenta, a luz ambiente e o painel de instrumentos ganham a cor laranja, com um gráfico de aceleração. Esse modo oferece uma configuração extra, Unbridle Extended, para condução esportiva com otimização da bateria.

O Mustang Mach-E dispõe também do modo de condução com apenas um pedal, chamado One Pedal Drive, que muda a forma de interação com o veículo e proporciona uma experiência de direção nova e intuitiva. A engenharia brasileira participou tanto da fase de desenvolvimento como dos testes e da validação final do veículo para atender todas as exigências do nosso mercado.

Tecnologias de segurança e conforto

O Mustang Mach-E traz um novo conceito de abertura eletrônica das portas, sem as maçanetas convencionais. As dianteiras podem ser destravadas por um botão na coluna, quando a chave está próxima, por um código no teclado da coluna ou pelo celular, usando o aplicativo FordPass. Um discreto puxador junto à base do vidro facilita o seu manuseio. Nas portas traseiras, basta um toque na moldura para acionar a abertura automática.

O interior do veículo é minimalista e tecnológico, com materiais de qualidade e acabamento requintado. A central multimídia SYNC 4A, com tela de 15,5”, possui uma interface totalmente nova, com sistema inteligente que aprende as preferências e hábitos do usuário. O botão multifuncional central é outra novidade que simplifica os comandos.

Além de conexão com Apple CarPlay e Android Auto, a SYNC 4A vem com GPS embarcado, perfis personalizáveis, seis entradas USB (tipo A e C) e mostra as informações de carregamento em tempo real. Ela também funciona de forma integrada com o painel de instrumentos de 10,2”, que conta com três modos de customização da tela e exibe a autonomia da bateria em destaque. O sistema de som da B&O, com amplificador de 560 W, nove alto-falantes e subwoofer, é de altíssima qualidade.

Os bancos foram projetados pela Ford Performance, com excelente ergonomia. Eles são revestidos com material ecológico premium, o ActiveX, e incluem ajuste elétrico em oito posições e aquecimento para o motorista e o passageiro. O volante com o logotipo do cavalo estampado no centro também é aquecido e pode ser ajustado em altura e profundidade.

Há três memórias para salvar o ajuste do banco do motorista e dos retrovisores, que contam com rebatimento elétrico. O teto solar panorâmico é o maior já usado em um veículo da marca. Ele aumenta a sensação de amplitude da cabine e tem um revestimento especial termorrefletivo para proteção contra raios infravermelhos e ultravioleta.

A lista de equipamentos de segurança do Mustang Mach-E inclui: nove airbags, piloto automático adaptativo com Stop & Go, alerta de colisão com detecção de pedestres, alerta de tráfego cruzado, frenagem autônoma de emergência (à frente e em marcha à ré), assistente de manobras evasivas, assistente de manutenção e centralização em faixa, farol alto automático, sistema de monitoramento de pontos cegos, reconhecimento de placas de velocidade, câmera 360° e assistente de estacionamento.

A sua bateria de alta tensão é feita de níquel, cobalto e manganês, com células de íons de lítio. Ela é composta de 12 módulos, pesa 596 kg e conta com sistema de arrefecimento líquido. Além de barras tranversais internas, tem uma estrutura externa de aço de alta resistência para proteção contra impactos e seus conectores são certificados contra entrada de água.

O Mustang Mach-E também é dotado de uma exclusiva arquitetura elétrica em rede que permite melhorar o veículo ao longo do tempo, com atualizações over-the-air de seus módulos de segurança e performance.

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais


Jornalista Sérgio Moreira





Bienal da Gastronomia na capital mineira

Começa hoje e vai até o dia 31 de outubro a 1ª edição da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte. Declarada como Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO, Belo Horizonte tem uma culinária que se destaca cada vez mais no cenário nacional e mundial. 

 Consolidando BH como polo turístico gastronômico, a 1ª edição da Bienal da Gastronomia, que vai movimentar de 16 a 31 de outubro p setor da gastronomia, que reúne renomados chefs e personalidades do setor, do Brasil e de outros cinco países ibero-americanos, em uma programação gratuita e intensa com palestras, mostras culinárias, seminários e projetos especiais, que acontecem em diferentes locais da capital mineira.

O evento é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, com parceria institucional do Sebrae-MG, Prepara Gastronomia, Check-In Minas Turismo e CDL-BH; apoio cultural e educacional do Sesc-MG e Senac-MG; parceria educacional com as faculdades Arnaldo, Estácio de Sá, Promove e Una; apoio da Frente da Gastronomia Mineira e Abrasel e hotel parceiro Novotel.

Durante 15 dias intensos de atividades gratuitas, entre 16 e 31 de outubro de 2023, a Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte traz na programação palestras, mostras culinárias, seminários e projetos especiais que ocupam diferentes locais de BH. 

De 17 a 31 de outubro será realizada a ação, para convidados, Panelas Abertas, em parceria com o Sebrae em Minas Gerais, propondo a troca de experiência entre chefs e agentes da gastronomia. 

Entre 25 e 27 de outubro, a Bienal recebe o 3º Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, com programação - gratuita e aberta ao público - no Teatro Francisco Nunes e na Prefeitura de Belo Horizonte. 

No dia 31 de outubro, a ação Saboreando o Amanhã vai tomar conta da Cozinha Tupis, no Mercado Novo, das 12h às 13h30, com degustação aberta ao público. Nos últimos dias de programação da 1ª edição da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte, 30 e 31 de outubro, a Belotur promove o Fórum Internacional de Gastronomia (FIG-BH), no Sesc Palladium, com programação gratuita e também aberta ao público, mediante inscrição prévia via sympla.

Informações  belotur@pbh.gov.br

Hotel Laghetto Viale em Gramado


O Hotel Laghetto Viale oferece restaurante à la carte, recepção 24 horas e jardim a 800 m do centro de Gramado.


Os quartos apresentam decoração moderna em tons pastéis e TV de tela plana, 
além de banheiro privativo com secador de cabelo e box amplo.


Você pode saborear bebidas especiais e coquetéis no bar do Hotel Laghetto. Outras comodidades incluem lounge de uso comum, salão de jogos e serviço de lavanderia.

O hotel fica a 400 m da atração Mini Mundo, a 4 km do Museu de Cera e a 1,5 km da Aldeia do Papai Noel, 900 metros da rua coberta. Principais comodidades:Wi-Fi gratuito; restaurante; Vinho / champanhe; Espaço kids; Salão de jogos; Quartos para famílias; Café da manhã fantástico; Estacionamento fantástico; Estacionamento

https://laghettohoteis.com.br/hotel/viale/

Festuris aquece os motores com a Nascar Brasil



Festuris e Nascar Brasil aceleram os motores em uma parceria veloz neste final de semana! A 26 dias para a realização da 35ª edição do Festuris, a equipe de comunicação do evento esteve de perto verificando o preparo do piloto, Cayan Chianca, 27 anos, para a corrida em Viamão, no Autódromo de Tarumã, que foi realizada nos dias 14 e 15 de outubro..



A Nascar é a maior categoria do automobilismo mundial na modalidade turismo e, em seu primeiro ano no Brasil, está em expansão da sua marca pelo mundo. O Festuris estará junto com a empresa nos principais pontos da corrida, como no carro, traje do piloto e capacete. Além desta competição, o Festuris também irá para Interlagos, em dezembro. Networking, inovação e competitividade a marca irá trazer para o Festuris, além de abrir portas em todas as áreas que o esporte abrange. 

Para os admiradores do automobilismo, a Nascar contará com um stand na 35ª edição do Festuris. No local estará exposto o carro de Cayan, que também participará do evento. Os responsáveis pela Nascar acompanharão o Festuris nos dias 10 e 11 de novembro. Para os participantes do evento, a empresa vai promover sorteios de ingressos para a corrida de Interlagos, simulador, distribuição de souvenirs entre outras atividades. No dia 10 de novembro, a Nascar fará um happy hour no Espaço Business & Innovation.


Sobre o Festuris - O Festuris - Feira internacional de Turismo de Gramado acontece de 9 a 12 de novembro, em Gramado, no Centro de Feiras do Serra Park. A solenidade de abertura, reconhecida pelo trade como um grande espetáculo que dá as boas-vindas aos participantes, acontece no Palácio dos Festivais, na quinta, dia 9. Pela manhã dos dias 10 e 11, a programação é repleta de conteúdo no Meeting Festuris, no Pavilhão Plátano. 

No período da tarde, ocorre a Feira de Negócios com abertura ao meio-dia nos pavilhões Araucária e Hortênsia. O evento encerra, na sexta, às 20 horas, e no sábado, às 19h. Ao longo do dia, muito networking, mentorias e experiências. No domingo, dia 12, não tem programação oficial, é quando ocorre o retorno dos participantes aos seus destinos e, até mesmo, a possibilidade de aproveitarem o destino Gramado e região.

O patrocínio do Festuris e da CVC e o evento conta como anfitriões a cidade de Gramado e o Estado do Rio Grande do Sul, e o Uruguai é o país convidado de honra. Assinam oficialmente o evento a Rede Laghetto de Hotéis, a Agência Turistur Turismo, a transportadora terrestre Planalto, a móveis Real Wood Concept, Miroh Chocolates, vinícola Lídio Carraro. O Pompéia Ecossistema de Saúde assina como assistência médica oficial do evento. Apoio da CNC. Informações www.festurisgramado.com ou nas redes sociais @festurisgramado.


32 anos da OTUR

A Otur Viagens, operadora de turismo com mais de 32 anos de história, vem registrando notável crescimento em 2023, na contramão de todas as adversidades econômicas e de saúde globais.

No primeiro semestre deste ano, a empresa não apenas manteve sua posição, mas também registrou um aumento significativo em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse sucesso foi amplamente atribuído à explosão de interesse por viagens após a pandemia, um fenômeno que impactou positivamente a empresa.

Segundo a CEO da Otur Viagens, Lucia Affonso, esse crescimento não é um fenômeno isolado. Nos últimos anos, excluindo o impacto da pandemia, a empresa tem mantido uma taxa de crescimento anual média de 32%. Ela atribui esse sucesso a diversos fatores, incluindo a satisfação excepcional dos clientes.

“A Otur orgulha-se de manter um nível de atendimento tão alto que não possui índice no Reclame Aqui, indicando um número extremamente baixo de reclamações. Além disso, a empresa acumulou uma base de seguidores substancial, contando com mais de 240.000 pessoas em suas redes sociais, incluindo Instagram, Telegram, Facebook e TikTok”, reforça a executiva.

A CEO destaca também o esforço e dedicação contínuos de todos os colaboradores e envolvidos na empresa, descrevendo-os como apaixonados por proporcionar satisfação aos clientes.

“Esse compromisso, aliado à capacidade da operadora de se adaptar às mudanças nas preferências dos clientes e nas tendências de viagens, tem sido fundamental para o sucesso contínuo da empresa. Com 32 anos de experiência, a Otur Viagens está sempre focada em avaliar as demandas dos clientes e identificar destinos em evidência. A empresa também investe em formas inovadoras e seguras de vender viagens, superando os desafios impostos por concorrentes que não cumprem seus contratos. Além disso, somos uma empresa proativa em informar claramente aos clientes sobre as regras de viagem, evitando assim possíveis pontos de discórdia”, comenta Lucia Affonso.

Lucia Affonso


No ano passado, a operadora já vinha registrando bons índices de crescimento. Em 2022, a empresa registrou cerca de 30 milhões de reais em vendas e embarcou quase 10 mil passageiros para seus roteiros ao redor do mundo.

Quanto às expectativas para o restante do ano, a Otur Viagens já está acelerada com as vendas para 2024. A empresa está otimista e confiante de que poderá não apenas manter, mas também duplicar seu sucesso atual. “A Otur está empenhada em continuar realizando sonhos para seus clientes, reforçando a confiança e o respeito que os viajantes depositam na empresa”, finaliza a CEO.

A operadora foi fundada em 1991, na cidade de Belo Horizonte, com o propósito de oferecer serviços turísticos diferenciados e de qualidade. Desde o início, a empresa de capital 100% nacional adotou uma abordagem centrada no cliente, buscando entender suas necessidades e oferecer soluções personalizadas.

Com uma equipe especializada e apaixonada por viagens, que hoje é composta por 40 pessoas, rapidamente ganhou destaque no mercado, conquistando a confiança de seus clientes e ampliando sua base de viajantes satisfeitos.

Atualmente, conta com atendimento presencial em São Paulo e Minas Gerais e online para todo o país. informações em oturviagens.com.

Semana Internacional do Café



A capital mineira será mais uma vez palco para o maior e mais importante evento do setor do café no Brasil e um dos principais do mundo, a Semana Internacional do Café (SIC), que realiza sua 11ª edição entre 8 e 10 de novembro deste ano, reunindo no Expominas produtores de todo o país e compradores de diversas partes do mundo, reforçando que o Brasil é mesmo o país do café.

Desde seu lançamento, em 2013, a SIC gera grandes oportunidades para toda a cadeia do café brasileiro, olhando tanto para o mercado nacional quanto internacional. Neste ano, são esperadas mais de 20 mil pessoas, de até 40 países, abrindo espaço para conexões e transações comerciais para todo o setor.



A SIC tem foco nas transações B2B, incluindo desde produtores de café, passando por representantes de empresas que atuam em todas as etapas da cadeia produtiva de seleção, processamento e embalagem do grão – chegando até grandes e pequenos empresários do setor, como por exemplo pessoas que estejam se preparando para abrir uma cafeteria. Além disso, o evento conta com a participação de agrônomos, mestres de torra, baristas e representantes de setores complementares, como o de leites vegetais.

“Temos muito orgulho em afirmar que a Semana Internacional do Café é um espaço onde, há 11 anos, histórias são contadas, conexões geradas e um número gigante de negócios é realizado anualmente, fomentando o setor do café brasileiro como nunca antes na história”, comenta Caio Alonso Fontes, diretor da Espresso&CO, um dos realizadores do evento.

O tema do encontro deste ano é “Origens produtoras: uma visão de futuro para uma nova cadeia do café”, fazendo referência ao novo cenário mundial, que leva em consideração práticas, bem como produção e consumo sustentáveis em todos os setores.

Antônio de Salvo, presidente do Sistema Faemg Senar, uma das entidades realizadoras do evento, reforça a importância do evento: “Minas Gerais é o maior estado produtor de café do Brasil. E faz parte de nossa missão promover melhorias nas propriedades rurais para que o setor continue avançando. Por isso, levamos conhecimento aos cafeicultores e a todos os produtores rurais de Minas, por meio de cursos e assistência técnica e gerencial, além de assessoria técnica, jurídica e ambiental. Junto a isso, a SIC colabora para conectar o produtor rural a grandes agentes da cadeia cafeeira e para mostrar o valor dos nossos cafés e do importante trabalho do produtor rural mineiro”.



Outra entidade realizadora do evento é o Sebrae Minas Gerais, que desenvolve, há mais de dez anos, várias iniciativas para estruturar as “origens controladas”, tema desta edição do SIC

“Atualmente, nove regiões produtoras de café contam com o apoio do Sebrae Minas Gerais na elaboração de estratégias voltadas para fortalecer a identidade e origem dos territórios, valorizar o trabalho dos produtores, incentivar a melhoria contínua da qualidade do café, ampliar as oportunidades de negócios e estimular o desenvolvimento de uma cafeicultura cada vez mais sustentável e consciente”, explica Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.



Olhando para o fato de que o Brasil é o maior produtor do grão no mundo e segundo maior consumidor, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, a programação da SIC reúne palestras, workshops, degustações, cursos e competições – com o intuito de impulsionar ainda mais o setor e promover o desenvolvimento da cafeicultura nacional ao conectar os profissionais da área com o que há de mais inovador no mercado.

Para a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, outra importante entidade realizadora do evento, a SIC é um evento fundamental na promoção dos cafés brasileiros, na medida em que integra, em um mesmo ambiente, todos os elos do agronegócio do café. 

“O café é o carro-chefe das exportações do agro mineiro. Só no ano passado, nosso grão foi exportado para 89 países, alcançando o valor de US$ 6,9 bilhões, com embarques de aproximadamente 28,5 milhões de sacas. A feira é uma oportunidade para que o estado mostre ao mundo a diversidade e a qualidade dos seus cafés, para potencializar ainda mais os cafés mineiros para outros mercados”, conclui Thales Fernandes, secretário da entidade.

Durante os três dias de evento, os participantes poderão participar dos mais de 20 eventos de conteúdo e premiações, como o concurso Coffee of the Year Brasil 2023, em que os melhores cafés brasileiros da safra nova serão conhecidos; o Encontro Mineiro das Cooperativas de Café – OCEMG e o Campeonato Brasileiro de Barista, cujo campeão irá representar o Brasil no campeonato mundial em 2024.

A SIC tem o apoio institucional da OCEMG, patrocínio diamante 3 Corações, patrocínio prata Sicoob e Melitta, patrocínio Bronze Cocatrel Nescafé e Nucoffee.

O evento é gratuito para produtores rurais e empresas da área e visitantes internacionais. Pessoas físicas também têm acesso por meio da compra de ingresso (R$60,00 pelos três dias).

A programação completa e os convidados confirmados podem ser conferidos no site oficial: www.semanainternacionaldocafe.com.br e também nas mídias sociais do evento.



Informações: www.semanainternacionaldocafe.com.br


Summit Hotels comemora 5 anos

A Summit Hotels celebrou recentemente um marco significativo em sua trajetória de sucesso, completando cinco anos de operação no final do mês de setembro. Desde o seu ingresso no mercado hoteleiro nacional em 2018, a Summit Hotels tem se destacado por sua abordagem diversificada, que inclui modelos de arrendamento, administração e franquia hoteleiras, proporcionando aos viajantes experiências de hospedagem de alta qualidade e conforto com custo acessível. 



Com um compromisso firme em oferecer o melhor em acomodações, a Summit Hotels expandiu sua presença por todo o Brasil. Atualmente, a rede opera em cinco estados do país, administrando 20 empreendimentos distintos. Esses hotéis abrigam um total impressionante de 1862 apartamentos e contam com uma equipe dedicada de 300 funcionários e colaboradores, que trabalham incansavelmente para proporcionar uma estadia memorável a cada hóspede.

O crescimento notável da Summit Hotels não se limita apenas à sua rede e infraestrutura. A empresa também alcançou um feito notável em termos de reconhecimento no setor hoteleiro. No último ano, a Summit Hotels subiu de forma considerável no ranking do setor de hospitalidade elaborado pela consultoria JLL em parceira com o FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) e a Resorts Brasil. Anteriormente, ocupava a posição 39ª na lista das maiores cadeias hoteleiras do país, mas agora, orgulhosamente, chegou à 26ª posição. Além disso, no ranking das administradoras hoteleiras do Brasil, a Summit Hotels galgou uma impressionante ascensão, passando da 35ª posição para a 24ª. 

O CEO da SUMMIT, Rui Uchoa
Essas realizações refletem o compromisso incessante da Summit Hotels com a excelência em serviços hoteleiros e a busca contínua por inovação e qualidade.

Olhando para o futuro, a empresa tem planos ambiciosos para 2024, com a intenção de incorporar mais 10 hotéis à sua crescente família de empreendimentos. 
A Summit Hotels está pronta para continuar sua trajetória de sucesso e oferecer aos viajantes ainda mais opções de hospedagem excepcionais em todo o Brasil. 
Informações: www.summithotels.com.br



Superminas movimenta mais de R$2 bilhões 600 milhões



Maior evento empresarial do estado e o mais importante encontro para negócios, atualização profissional e relacionamento do varejo supermercadista com a indústria fornecedora vai ocupar, pela primeira vez, todos os pavilhões do Expominas. Espaço Minas 360° é uma das novidades.

Nos dias 17, 18 e 19 de outubro, o varejo supermercadista e a indústria fornecedora de Minas Gerais e do Brasil têm um megaencontro para atualização profissional, networking, negócios e muitas novidades em produtos, serviços e tecnologias. É a 35ª edição da Superminas Food Show (Superminas 2023), que será realizada no Expominas (avenida Amazonas, 6.200), em Belo Horizonte.

A Superminas é realizada pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e tem apoio master do Sebrae Minas, e participação como expositoras e patrocinadoras de diversas entidades empresariais e governamentais do estado. Maior evento empresarial do estado é também o mais importante encontro do varejo supermercadista mineiro com a indústria fornecedora, num ambiente para negócios, atualização profissional e relacionamento.

As projeções da direção da AMIS são de superar os recordes do evento de 2022, que já foram elevados. No ano passado, a Superminas recebeu um total de 58.656 participantes e os negócios gerados chegaram a R$ 2,37 bilhões. A Superminas 2022 recebeu 547 empresas expositoras e/ou patrocinadoras.

A feira é composta, em grande maioria, por estandes das indústrias que abastecem as gôndolas dos supermercados. As maiores empresas fornecedoras do setor expõem seus lançamentos ou produtos tradicionais aos compradores no segundo maior mercado supermercadista do Brasil. 

Nos estandes estão itens tradicionais do mercado, lançamentos em produtos, serviços e tecnologias aplicadas ao segmento supermercadista. Pequenos fornecedores também têm espaço garantido no evento.

Espaço Minas 360º é mais uma novidade - A área de feira é dividida em pavilhões, com a denominação que faz homenagem ao estado mineiro: O pavilhão Minas e o Gerais. Este ano, porém, foi necessário mais espaço para abrigar o megaevento com a expansão para um novo pavilhão.

A Superminas 2023 chega com mais um marco na sua expansão: o Espaço Minas 360°. O pavilhão “circular” inteiro, numa área de 4,090 mil metros quadrados, é destinado à exposição e valorização das indústrias genuinamente mineiras.

Além, de pela primeira vez, ocupar todos os pavilhões do Expominas, o Espaço Minas 360° é um avanço da feira e uma inovação para abrigar boa parte da produção mineira de alimentos e bebidas numa área exclusiva.

Os compradores poderão visitar empresas novas ou já tradicionais oferecendo o que há de melhor e mais atual no mercado.

Valorização dos negócios familiares Os compradores terão uma grande oportunidade de adquirir produtos exclusivos e ainda contribuir para o crescimento de pequenos empreendedores do estado. É o que propõe o Circuito Mineiro de Oportunidade e Negócios (CMON), um projeto de promoção de acesso a mercados, em parceria entre a AMIS, o Sebrae Minas e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE).


O objetivo é aproximar e inserir os pequenos fornecedores na rede varejista. Esses empreendedores são formados por agricultores familiares, associações de produtores, cooperativas e pequenas indústrias com potencial para se tornarem fornecedores dos supermercados.

No evento, eles têm a oportunidade de demonstrar seus produtos a compradores e diretores das redes supermercadistas, criando assim, mais oportunidades de desenvolverem seus negócios e contribuírem para o crescimento da economia nas suas regiões de origem e no estado.

Os empreendedores participantes do CMON estarão numa área exclusiva no pavilhão Gerais.

Projeto Origem Minas - Também no pavilhão Gerais, próximo ao CMON, e organizado pelo Sebrae Minas, estará outro projeto de valorização dos pequenos negócios. É o Projeto Origem Minas, uma iniciativa do Sebrae Minas e do Sistema Faemg, que prepara as agroindústrias mineiras para terem os melhores produtos do mercado, preservando seu maior diferencial - a mineiridade. 


Rodada de Negócios - A Superminas contará também com rodada de negócios organizadas pelo Sebrae Minas.



Trata-se de uma oportunidade para o empresário varejista conhecer produtos, gerar bons negócios e criar uma boa rede de conexões com grandes fornecedores. É mais uma ação estratégica que apoiará efetivamente para geração de negócios entre os visitantes e expositores.

Congresso debate momento atual e as tendências do setor

Nos auditórios, uma rica programação com próximo de 80 atrações como palestras, fóruns, oficinas e talk shows antecipam os debates sobre tendências, transformações e os principais temas que impactam diariamente a operação e estratégias do setor supermercadista. Novas tecnologias, mudanças de hábitos dos consumidores, além de temas como sustentabilidade, prevenção de perdas, fortalecimento de marcas e experiências do cliente que são tratados por grandes especialistas.


Informações para a coluna enviar para

@sergiomoreira63 

Renault, Volvo e CMA unem-se para atender à crescente necessidade de uma logística descarbonizada com uma nova geração de furgões elétricos

O Grupo Renault e o Grupo Volvo estão unindo suas forças para responder à crescente necessidade de uma logística eficiente e descarbonizada, criando uma nova empresa dedicada ao desenvolvimento de uma novíssima geração de furgões elétricos. Os dois grupos aguardam a entrada da CMA CGM na nova empresa. A Renault e a Volvo continuarão buscando outros investimentos e parceiros de negócios.

A nova empresa vai lançar uma
novíssima família de veículos definidos por software e 100% elétricos, cuja produção deverá ser iniciada em 2026.

Modularidade e segurança

Os veículos serão produzidos com base em uma nova plataforma de veículos comerciais leves 100% elétricos do tipo “skate” , cuja grande modularidade permite que ela seja adaptada a diferentes tipos de carros a um custo baixo, além de constituir um avanço em questões de segurança . 

Gama de serviços e desempenho inigualáveis ​​graças à alta conectividade

A nova arquitetura de Veículo Definido por Software possibilitará a integração de funcionalidades inéditas, permitindo o monitoramento das atividades de entrega e desempenho comercial dos usuários , obtendo em 30% o custo global de utilização para os jogadores logísticos. Os serviços conectados [1] da tecnologia do veículo definido por software permitirão a atualização dos veículos durante toda a sua vida útil. Já o furgão proporcionará uma capacidade excepcional de adaptação à mobilidade urbana, grande polivalência para oferecer soluções sob medida e diferentes capacidades de bateria – incluindo a versão de 800 V, inédita no segmento de veículos comerciais leves.

[1] Recarga, planejamento de rotas, seguros, gestão de frotas, financiamento, etc.

Novo criador de mercado tem agilidade de uma startup associada a um plano de negócios robusto e expertise de três campeões

Uma nova empresa será totalmente independente, associando a agilidade de uma startup à solidez de seus parceiros, líderes em seus importantes setores de atividade. O Grupo Renault e o Grupo Volvo têm a meta de compartilhar investimentos de pesquisa e desenvolvimento, contribuindo para a nova empresa com seus respectivos know-how, serviços e presenças industriais. Uma nova empresa será baseada em um modelo econômico sólido e eficiente, graças a um apoio de otimização em função da área de excelência de cada parceiro.

Como campeão mundial em veículos comerciais leves e líder inovador em veículos elétricos, o Grupo Renault vai contribuir com seu know-how no desenvolvimento e produção em grande escala da plataforma elétrica que vai integrar pela primeira vez a arquitetura do veículo definida por software, oferecendo uma experiência inédita no setor logístico por meio de conexão de código aberto do veículo ao ambiente de trabalho.

Grupo Volvo é líder global no setor de transportes, com uma base sólida de clientes profissionais na área de logística, uma rede mundial de serviços e ampla experiência em serviços dedicados à melhoria da produtividade na operação. Associados a uma plataforma veicular inovadora, estes serviços vão contribuir para uma solução completa com foco em uma logística urbana descarbonizada.

Em sua posição de player global em todos os segmentos da cadeia de suprimentos, a CMA CGM pretende ajudar a nova empresa a construir soluções adequadas, que possam atender às necessidades de todos os players do setor de transporte e da cadeia de suprimentos, com base em soluções eficientes de ponta a ponta.

“ É muito bacana dar mais um passo em nossa jornada rumo a soluções de transporte sustentáveis ​​por meio desses planos de criação de uma nova empresa. O Grupo Volvo deseja continuar oferecendo soluções completas de transporte aos seus clientes, ajudando a descarbonizar suas cadeias de valor. Acreditamos que existe uma grande demanda por um transporte urbano mais limpo, eficiente e seguro e esta colaboração e parceria são essenciais para atingir este objetivo”, declarou Martin Lundstedt, Presidente e CEO do Grupo Volvo .

“ A eletrificação e a digitalização estão abrindo caminho para uma revolução no mercado de veículos de nível comercial. O Grupo Renault pretende liderar esta transformação, garantindo uma criação de valor robusta e eficaz. Hoje, temos um grande orgulho de embarcar nesta jornada com o Grupo Volvo, para oferecer as melhores soluções aos nossos clientes profissionais. Também estamos ansiosos pela entrada da CMA CGM neste negócio. A nova empresa tem uma mentalidade de startup, com uma combinação inigualável dos diferenciais complementares de três campeões: um fabricante líder de caminhões, especialista em serviços sob medida, um campeão em cadeias de suprimentos globais e um pioneiro europeu de veículos elétricos e líder em veículos comerciais folhas. Todos os ingredientes estão reunidos para criar algo único de verdade”, declarou Luca de Meo, CEO do Grupo Renault.

“Em nossa posição de líder em transporte e logística, o Grupo CMA CGM Group tem orgulho de unir forças com o Grupo Renault, uma grande montadora de automóveis europeia, e o Grupo Volvo, líder mundial na fabricação de caminhões, para criar esta nova empresa de caminhões furgões elétricos. Esta é uma parceria completa e inovadora, pois além de investir neste projeto, também oferecemos nosso know-how e expertise para operar a logística de entrada e saída, sem contar que alguns destes veículos poderão ser utilizados para descarbonizar nossa frota. Por meio deste novo investimento do nosso Fundo PULSE em mobilidade elétrica, estamos mantendo nosso compromisso de acelerar a descarbonização de nossa atividade e do nosso setor”, declarou Rodolphe Saadé, Presidente e CEO do Grupo CMA CGM.

As operações da joint venture deverão começar no início de 2024, dependendo da decisão de todos os processos de aprovação regulamentar. A entrada posterior da CMA CGM na empresa também está sujeita à conclusão do processo de aprovação regulamentar. 

A futura empresa deverá atuar de forma independente, sob sua própria identidade corporativa, e será baseada na França. O Grupo Volvo, por meio de sua divisão Renault Trucks, e o Grupo Renault realizam um trabalho conjunto em veículos comerciais leves há mais de 35 anos, materializado pela comercialização dos veículos comerciais leves Renault Master e Trafic nas redes de distribuição dos dois grupos.    

Nota aos editores: o Grupo Volvo e o Grupo Renault continuarão a ser concorrentes em todas as outras áreas.


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