O Grupo Renault e o Grupo Volvo estão unindo suas forças para responder à crescente necessidade de uma logística eficiente e descarbonizada, criando uma nova empresa dedicada ao desenvolvimento de uma novíssima geração de furgões elétricos. Os dois grupos aguardam a entrada da CMA CGM na nova empresa. A Renault e a Volvo continuarão buscando outros investimentos e parceiros de negócios.
A nova empresa vai lançar uma
novíssima família de veículos definidos por software e 100% elétricos, cuja produção deverá ser iniciada em 2026.
Modularidade e segurança
Os veículos serão produzidos com base em uma nova plataforma de veículos comerciais leves 100% elétricos do tipo “skate” , cuja grande modularidade permite que ela seja adaptada a diferentes tipos de carros a um custo baixo, além de constituir um avanço em questões de segurança .
Gama de serviços e desempenho inigualáveis graças à alta conectividade
A nova arquitetura de Veículo Definido por Software possibilitará a integração de funcionalidades inéditas, permitindo o monitoramento das atividades de entrega e desempenho comercial dos usuários , obtendo em 30% o custo global de utilização para os jogadores logísticos. Os serviços conectados [1] da tecnologia do veículo definido por software permitirão a atualização dos veículos durante toda a sua vida útil. Já o furgão proporcionará uma capacidade excepcional de adaptação à mobilidade urbana, grande polivalência para oferecer soluções sob medida e diferentes capacidades de bateria – incluindo a versão de 800 V, inédita no segmento de veículos comerciais leves.
[1] Recarga, planejamento de rotas, seguros, gestão de frotas, financiamento, etc.
Novo criador de mercado tem agilidade de uma startup associada a um plano de negócios robusto e expertise de três campeões
Uma nova empresa será totalmente independente, associando a agilidade de uma startup à solidez de seus parceiros, líderes em seus importantes setores de atividade. O Grupo Renault e o Grupo Volvo têm a meta de compartilhar investimentos de pesquisa e desenvolvimento, contribuindo para a nova empresa com seus respectivos know-how, serviços e presenças industriais. Uma nova empresa será baseada em um modelo econômico sólido e eficiente, graças a um apoio de otimização em função da área de excelência de cada parceiro.
Como campeão mundial em veículos comerciais leves e líder inovador em veículos elétricos, o Grupo Renault vai contribuir com seu know-how no desenvolvimento e produção em grande escala da plataforma elétrica que vai integrar pela primeira vez a arquitetura do veículo definida por software, oferecendo uma experiência inédita no setor logístico por meio de conexão de código aberto do veículo ao ambiente de trabalho.
O Grupo Volvo é líder global no setor de transportes, com uma base sólida de clientes profissionais na área de logística, uma rede mundial de serviços e ampla experiência em serviços dedicados à melhoria da produtividade na operação. Associados a uma plataforma veicular inovadora, estes serviços vão contribuir para uma solução completa com foco em uma logística urbana descarbonizada.
Em sua posição de player global em todos os segmentos da cadeia de suprimentos, a CMA CGM pretende ajudar a nova empresa a construir soluções adequadas, que possam atender às necessidades de todos os players do setor de transporte e da cadeia de suprimentos, com base em soluções eficientes de ponta a ponta.
“ É muito bacana dar mais um passo em nossa jornada rumo a soluções de transporte sustentáveis por meio desses planos de criação de uma nova empresa. O Grupo Volvo deseja continuar oferecendo soluções completas de transporte aos seus clientes, ajudando a descarbonizar suas cadeias de valor. Acreditamos que existe uma grande demanda por um transporte urbano mais limpo, eficiente e seguro e esta colaboração e parceria são essenciais para atingir este objetivo”, declarou Martin Lundstedt, Presidente e CEO do Grupo Volvo .
“ A eletrificação e a digitalização estão abrindo caminho para uma revolução no mercado de veículos de nível comercial. O Grupo Renault pretende liderar esta transformação, garantindo uma criação de valor robusta e eficaz. Hoje, temos um grande orgulho de embarcar nesta jornada com o Grupo Volvo, para oferecer as melhores soluções aos nossos clientes profissionais. Também estamos ansiosos pela entrada da CMA CGM neste negócio. A nova empresa tem uma mentalidade de startup, com uma combinação inigualável dos diferenciais complementares de três campeões: um fabricante líder de caminhões, especialista em serviços sob medida, um campeão em cadeias de suprimentos globais e um pioneiro europeu de veículos elétricos e líder em veículos comerciais folhas. Todos os ingredientes estão reunidos para criar algo único de verdade”, declarou Luca de Meo, CEO do Grupo Renault.
“Em nossa posição de líder em transporte e logística, o Grupo CMA CGM Group tem orgulho de unir forças com o Grupo Renault, uma grande montadora de automóveis europeia, e o Grupo Volvo, líder mundial na fabricação de caminhões, para criar esta nova empresa de caminhões furgões elétricos. Esta é uma parceria completa e inovadora, pois além de investir neste projeto, também oferecemos nosso know-how e expertise para operar a logística de entrada e saída, sem contar que alguns destes veículos poderão ser utilizados para descarbonizar nossa frota. Por meio deste novo investimento do nosso Fundo PULSE em mobilidade elétrica, estamos mantendo nosso compromisso de acelerar a descarbonização de nossa atividade e do nosso setor”, declarou Rodolphe Saadé, Presidente e CEO do Grupo CMA CGM.
As operações da joint venture deverão começar no início de 2024, dependendo da decisão de todos os processos de aprovação regulamentar. A entrada posterior da CMA CGM na empresa também está sujeita à conclusão do processo de aprovação regulamentar.
A futura empresa deverá atuar de forma independente, sob sua própria identidade corporativa, e será baseada na França. O Grupo Volvo, por meio de sua divisão Renault Trucks, e o Grupo Renault realizam um trabalho conjunto em veículos comerciais leves há mais de 35 anos, materializado pela comercialização dos veículos comerciais leves Renault Master e Trafic nas redes de distribuição dos dois grupos.
Nota aos editores: o Grupo Volvo e o Grupo Renault continuarão a ser concorrentes em todas as outras áreas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário