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quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Renault anuncia oito novos veículos para um crescimento internacional mais rentável até 2027, em que investirá 3 bilhões de euros, entre eles a picape Niagara mostrada hoje

 

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A marca Renault apresenta seu “Plano de Jogo Internacional 2027”, em linha com o plano estratégico Renaulution.

· Até 2027, a Renault vai investir 3 bilhões de euros para lançar oito novos modelos fora da Europa, incluindo cinco veículos nos segmentos C e D, para posicionar a marca nos segmentos de maior criação de valor.

· A Renault tem a ambição de vender um modelo na versão híbrida ou elétrica a cada três veículos comercializados fora da Europa até 2027.

· Esta intervenção de produtos será baseada em duas plataformas, que irão agregar valor aos clientes e permitir que uma marca tenha ganhos de competitividade:

o Uma nova plataforma modular do Grupo Renault extremamente flexível e adaptada a diferentes fontes de energia, destinada a quatro regiões diferentes: América Latina, Norte da África, Turquia e Índia;

o Uma plataforma Compact Modular Architecture (CMA) para os segmentos D e E, baseada na Coreia do Sul em parceria com a Geely.

· Em 2027, a marca Renault ambiciona duplicar o preço líquido por veículo vendido fora da Europa, em comparação com 2019.

· O Niagara Concept personifica perfeitamente este sopro de modernidade nos mercados internacionais, antecipando a futura geração de modelos de produção em série que serão lançados até 2027 fora da Europa. Todos serão concebidos com o DNA da Renault, sendo adaptados às necessidades dos clientes locais.

O Novo Kardian é o primeiro dos oito modelos de produção em série a ser revelado.



Raízes históricas fora da Europa

A Renault é a marca de automóveis francesa mais vendida no mundo, com 43% de suas vendas nos mercados internacionais fora da Europa, o que representou 634.124 unidades em 2022. No ano passado, cinco dos dez maiores mercados da Renault se localizaram fora da Europa: Brasil (2º), Turquia (4º), Índia (5º), Coreia do Sul (8º) e Colômbia (9º). Em matéria de produção, há muito tempo a Renault está presente em várias regiões do mundo, com um alto nível de conteúdo local. 

Desde os anos 1950, a Renault compreendeu a importância de fabricar seus produtos localmente, mais próximo de seus clientes. Desde 1955, a fábrica Santa Isabel de Córdoba, na Argentina, produz veículos principalmente destinados ao mercado sul-americano. 

A Renault mantém relações históricas e de confiança com uma rede de mais de 4.000 lojas fora da Europa. A marca fortaleceu a presença nos seus mercados internacionais com três centros de engenharia, além de quatro centros de design – um deles localizados no BrasilAtualmente, 35.000 talentos trabalham para a marca Renault fora da Europa.



Uma experiência de produtos rentáveis ​​nas principais regiões

A Renault está abrindo mais um novo capítulo em sua história internacional. Este novo impulso, que faz parte do plano estratégico Renaulution, está se anunciando graças ao lançamento de oito novos modelos até 2027. 

Com um investimento de 3 bilhões de euros, esta experiência vai permitir que uma marca tenha ganhos de desempenho nas regiões que têm uma importância-chave e histórica. 

A Renault ambiciona uma margem operacional de dois dígitos e um preço líquido por veículo vendido multiplicado por dois fora da Europa em 2027, em comparação com 2019.

Assim como na Europa, a marca vai equilibrar seu mix de segmentos graças a uma ofensiva com cinco novos produtos nos segmentos C e D, nos mercados internacionais. Ao mesmo tempo, no próximo ano ela vai fortalecer sua posição no segmento B, com a comercialização do Novo Kardian na América Latina e no Marrocos.

A redução das emissões de CO 2 dos futuros veículos também é um pilar importante deste plano batizado de “Plano de jogo internacional da marca Renault 2027”. Isso será possível inicialmente graças à hibridização das motorizações da futura gama de produtos, mas também graças ao lançamento comercial de modelos E-Tech elétricos em vários países fora da Europa, como o Megane E-Tech elétrico já lançado no Brasil e na Turquia. Com isso, a Renault tem a ambição de vender um modelo na versão híbrida ou elétrica a cada três veículos comercializados fora da Europa até 2027. 

“Agora que a renovação dos nossos produtos está dando frutos na Europa, vamos fazer com que nossa marca seja mais global e rentável. Por isso, a Renault está intensificando sua experiência nos mercados internacionais com o lançamento de oito novos veículos até 2027, com base em um número limitado de plataformas compartilhadas entre diferentes regiões, para aumentar nossas sinergias."
Fabrice Cambolive, CEO da marca Renault


Nova plataforma modular do Grupo Renault tem vocação mundial

Para aumentar ainda mais a competitividade e maximizar as sinergias nos mercados internacionais, a Renault vai adaptar seu catálogo graças a uma nova plataforma modular do Grupo Renault com vocação mundial. Ela será montada em quatro regiões industriais: América Latina, Turquia, Marrocos e Índia. Com uma arquitetura flexível e flexível, esta plataforma permite uma diversidade de:

o Comprimentos dos veículos entre 4 e 5 metros

o Entre eixos, com quatro medidas possíveis de 2,60 ma 3 m

o Módulos traseiros, com três comprimentos diferentes

o Fontes de energia e novas motorizações, oferecendo mais eficiência em termos de consumo e emissões de CO 2 : combustão interna, flexfuel (E85), GLP, mild hybrid advanced de 48 v (híbrido leve) e full hybrid (híbrido completo), com tração dianteira ou 4x4.

A grande flexibilidade desta plataforma vai permitir oferecer aos clientes carros e silhuetas bastante diferentes. Para compreender as várias possibilidades de veículos baseadas nesta nova plataforma do Grupo Renault, basta olhar o Novo Kardian, um SUV compacto do segmento B, ao lado do Niagara Concept, uma picape equipada com a nova tecnologia de motorização E‑Tech híbrida 4x4. Esta plataforma vai contar com uma arquitetura elétrica e eletrônica de última geração, compatível com todas as regulamentações em vigor atualmente e em um futuro próximo.

"A própria arquitetura desta nova plataforma modular do Grupo Renault é extremamente flexível e competitiva. Com ela, poderemos oferecer modelos que agregam muito mais valor, eficiência e tecnologias relevantes aos nossos clientes em todo o mundo. Ela é um diferencial competitivo para que possamos nos Destaque e avanço em nossa ofensiva mundial, graças a uma ampla gama de veículos. Estes produtos exibirão um design fiel à nova identidade da marca Renault, oferecendo tecnologias de motores adaptadas a diferentes necessidades, além de baixo consumo, prazer de dirigir, um alto nível de conforto e comodidade, que fazem parte do DNA da nossa marca."
Bruno Vanel, vice-presidente de Performance de Produto da marca Renault

 


Plataforma CMA é dedicada aos segmentos topo de linha na Coreia do Sul

A plataforma CMA - Compact Modular Architecture – faz parte da parceria firmada entre o Grupo Renault e o Grupo Geely Holding, em 2022. Esta plataforma vai servir de base aos veículos topo de linha dos segmentos D e E, nas versões 4x2 e 4x4, comercializados principalmente com motorizações híbridas. Estes veículos serão desenvolvidos pelo centro de engenharia de Seul e serão produzidos na fábrica de Busan. O primeiro veículo da Renault Korea Motors desenvolvido com base nesta plataforma será apresentado no fim do primeiro semestre de 2024.


Niagara Concept representa nova inovação internacional

Com o Niagara Concept, a Renault está iniciando uma nova etapa de sua história nos mercados internacionais, trazendo um sopro de modernidade. Com uma personalidade forte bastante forte, linhas exuberantes e decididamente modernas, este conceito antecipa o futuro estilo da gama de veículos Renault baseado na nova plataforma modular do Grupo Renault. O Niagara Concept é ao mesmo tempo robusto e potente, sofisticado e repleto de tecnologias, fazendo um convite para viagens sem limites.

Com curvas generosas e detalhes esculpidos, ele representa os valores da Renault e reflete sua nova linguagem de design, ao mesmo tempo emocional e tecnológico. A grade frontal é robusta e contemporânea, esculpida como se fosse um mineral com efeito único em 3D. As letras que formam o nome Renault têm um acabamento em estilo “pixel art”, fortemente inspirado na cultura pop. Uma assinatura luminosa em forma de sobrancelhas é vibrante, expressiva e decididamente tecnológica.

O Niagara Concept mostra logo de cara que tem potencial para as condições de rodagem mais extremas. Na frente, o protetor de cárter é proeminente e a distância em relação ao solo é mais alta. O veículo também contém suspensão de longo curso e grandes ângulos tanto na frente quanto na traseira. Assim, ele ostenta todas as referências mais características do mundo das picapes.

Verticalizada e imponente, a frente exibe uma personalidade forte. Os ombros largos acompanham a parte superior do contorno da carroceria, reforçando o aspecto de robustez do veículo. Já na traseira, a ligação entre a configuração do teto e a coluna traseira recurvada confere ao modelo dinamismo e esportividade.

O Niagara Concept apresenta camuflagem inspirada nas linhas e padrões do logotipo da marca. Este envelopamento gráfico destaca as características do veículo, com a cor verde que simboliza a aventura, o amarelo para a esportividade e cinza claro para o lado técnico, com um fundo na cor preta que simboliza a potência.

"O Niagara Concept materializa o estilo da futura gama internacional da marca Renault. Robusto e potente, com linhas exageradas e exuberantes, este conceito exploratório também é sofisticado e recheado de tecnologias, prometendo uma viagem sem limites."
Gilles Vidal, vice-presidente de Design da Renault



Baseado na nova plataforma extremamente flexível do Grupo Renault, o Niagara Concept oferece um excelente conforto a bordo. A motorização é eficiente graças à tecnologia E-Tech Hybrid 4x4 e um duplo ajuste técnico: a motorização mild hybrid advanced (48 v) na frente, complementada por um motor elétrico adicional na traseira. Por isso, o Niagara Concept é um modelo 4x4 com desempenho off-road otimizado. Esta motorização permite cobrir metade dos trajetos diários no modo 100% elétrico, com redução equivalente nas emissões de CO 2 .

O Niagara Concept antecipa os futuros modelos de produção em série que serão lançados nos mercados internacionais da Renault até 2027.

terça-feira, 24 de outubro de 2023

Herlander Zola, vice-presidente Sênior da Fiat e Abarth para a América do Sul e Comercial de Operações Fiat Brasil, assume a vice-presidência Sênior Comercial de Operações Jeep e Ram Brasil.

Herlander Zola, Vice-presidente Sênior das marcas Fiat e Abarth para a América do Sul e Comercial de Operações Fiat Brasil, assume cumulativamente a posição de Vice-presidente Sênior Comercial de Operações Jeep e Ram Brasil.

Herlander Zola ingressou na empresa em 2017, como diretor da Fiat para a América Latina e, em 2018, agregou a responsabilidade pelas operações comerciais da marca no Brasil. Anteriormente, ocupou diversos cargos seniores no segmento automotivo. É mestre em Marketing, Vendas e Serviço pela USCS e tem MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas.

Futebol Festuris retorna com acesso à torcida e confraternização. Disputa entre a Seleção Gaúcha e o Resto do Mundo acontecerá na Vila Olímpica, no dia 10 de novembro




Após três anos sem a presença da torcida, o Futebol Festuris retoma neste ano em grande estilo. A competição entre as equipes, Seleção Gaúcha e o Resto do Mundo, acontecerá na Vila Olímpica, no bairro Várzea Grande, dia 10 de novembro, às 20 horas, e contará com acesso liberado para torcidas.

Segundo Rodrigo Canielas, um dos organizadores da programação junto com Larry Dollie, são esperadas 500 pessoas para a disputa. Após o jogo, um churrasco será servido ao público. “Esperamos uma grande confraternização do trade turístico. O Futebol Festuris sempre atraiu muitas pessoas, e neste ano volta ao seu formato tradicional. Convidamos a todos que aproveitem”, adianta Canielas.

O Futebol Festuris é um momento tradicional e ocorre desde as primeiras edições do evento, tendo sido interrompido apenas em 2020, em ocasião da pandemia. Já estiveram reunidos jogadores famosos como o Tinga, ex-atleta da dupla Grenal, e outras personalidades de renome do esporte. “A finalidade é fazer uma grande festa entre desportistas, agentes de viagens e profissionais do trade turístico”, destaca Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris e um dos atletas da equipe Seleção Gaúcha.

Sobre o Festuris

O Festuris - Feira internacional de Turismo de Gramado acontece de 9 a 12 de novembro, em Gramado, no Centro de Feiras do Serra Park. A solenidade de abertura, reconhecida pelo trade como um grande espetáculo que dá as boas-vindas aos participantes, acontece no Palácio dos Festivais, na quinta, dia 9. 

Pela manhã dos dias 10 e 11, a programação é repleta de conteúdo no Meeting Festuris, no Pavilhão Plátano. No período da tarde, ocorre a Feira de Negócios com abertura ao meio-dia nos pavilhões Araucária e Hortênsia.

O evento encerra, na sexta, às 20 horas, e no sábado, às 19h. Ao longo do dia, muito networking, mentorias e experiências. No domingo, dia 12, não tem programação oficial, é quando ocorre o retorno dos participantes aos seus destinos e, até mesmo, a possibilidade de aproveitarem o destino Gramado e região.

O patrocínio do Festuris e da CVC e o evento conta como anfitriões a cidade de Gramado e o Estado do Rio Grande do Sul, e o Uruguai é o país convidado de honra. 

Assinam oficialmente o evento a Rede Laghetto de Hotéis, a Agência Turistur Turismo, a transportadora terrestre Planalto, a móveis Real Wood Concept, Miroh Chocolates, vinícola Lídio Carraro. 

O Pompéia Ecossistema de Saúde assina como assistência médica oficial do evento. Apoio da CNC. Informações www.festurisgramado.com ou nas redes sociais @festurisgramado.


Faltam 15 dias para o Festuris 2023! São esperados 15 mil participantes do Brasil e exterior. Em 2022, participaram representantes de 40 países.

 


Estamos a poucos dias da 35ª edição do Festuris, e queremos reviver a magia da 34ª edição com você para que possa sentir toda a energia que nos aguarda neste ano.

A edição de 2022 do Festuris ultrapassou todas as expectativas e reforçou seu status como o melhor evento B2B de turismo nas Américas, superando até mesmo os recordes de 2019 e 2021. E adivinhe? Estamos certos de superar essas marcas em 2023!

Números que impressionaram:

Com 12,5 mil participantes, 2,7 mil marcas presentes e uma área de exposição com 26 mil metros quadrados de área construída, consolidamos nosso papel como a principal conexão entre o Brasil e destinos internacionais, com representantes de 40 países.

Tecnologia a Serviço dos Negócios:

A introdução do novo App Festuris simplificou ainda mais a realização de negócios, tornando o evento eficiente e produtivo com a possibilidade de agendamento de reuniões. Além disso, o aplicativo se transformou na rede social do Festuris, possibilitando contribuições em tempo real e uma interação mais dinâmica.

Não fique fora!

O Festuris é mais do que um evento:

É uma plataforma para a transformação do setor de turismo, um local onde ideias, inovação e colaboração se entrelaçam.

Se você busca fazer parte de um evento que está moldando o futuro do turismo, o Festuris é a resposta. Não deixe escapar a oportunidade de fazer parte de algo realmente excepcional.

Garanta seu lugar na próxima edição do Festuris de 9 a 12 de novembro e prepare-se para fazer parte desta jornada de sucesso.

Garanta seu ingresso!

Com paixão,
Equipe Festuris 🌍🤩 

  

Fábrica global da Gilbarco Veeder-Root no Brasil prepara o primeiro modelo de bomba de combustíveis para exportação para o mercado norte-americano, a Prime PHX, Atlas X


Indicada para uso em postos de abastecimento e em instalações industriais, Prime PHX oferece alto desempenho e durabilidade, tecnologia avançada e funcionalidades diferenciadas no manuseio e controle do abastecimento. 

Montada com componentes de padrão internacional, seu projeto atende às demandas mais exigentes, proporcionando perfeita operacionalização, manutenção de baixo custo e estrutura robusta, de alta resistência.

Além desses atributos, Prime PHX está preparada para integração com sistemas de automação e com soluções de gestão de frotas. Seus teclados são em aço inox, a estrutura é em alumínio anodizado e os painéis têm pintura eletrostática a pó, resistente a ação climática, benefício importante, principalmente em zonas litorâneas. Sua alta vazão proporciona rapidez à operação, o que, principalmente para postos de rodovia e para abastecimento de grandes volumes no segmento industrial, é um forte diferencial.

A opção por adotar os modelos PHX, como solução global da Gilbarco Veeder-Root para bombas/dispensers de mangueira baixa, foi tomada durante um evento Kaizen com a participação da liderança global da Gilbarco Veeder-Root e dos times de Engenharia e Produto.

Durante este evento, conta Antonio Cristóvão, gerente Global de Produtos da Gilbarco Veeder-Root,  “equipamentos produzidos na Índia, Brasil, Alemanha e Estados Unidos foram expostos e analisados em detalhe pelo grupo. Foram fatores decisivos, além da robustez e utilização de componentes globais de última geração - medidor, motor elétrico, unidade bombeadora -, a excelência operacional da fábrica do Brasil que foi ganhadora em 2022 do título de melhor operação da Vontier, no mundo, e o know how deste modelo em especial, que corresponde a mais da metade do volume de vendas no Brasil.”


Neste momento os times de engenharia do Brasil e Estados Unidos trabalham nas adaptações necessárias ao equipamento, alinhadas à legislação norte-americana que se referem basicamente às mudanças para atendimento dos requisitos da Norma UL87 e oferta de versões que são muito procuradas para aplicação no segmento industrial nos Estados Unidos. 

São modelos mecânicos, modelos de ultra alta vazão (200 lpm) com bicos frontais, dispositivos de aquecimento dos bicos para aplicação com Arla  - devido a utilização em baixas temperaturas - e versões satélite - comandadas por uma bomba master. 

“Estamos em um período de movimentação intensa entre os times de Produção, Qualidade e Engenharia, trabalhando em conjunto, presencialmente e remotamente, o que possibilitou o envio dos primeiros protótipos para validação e certificação”, afirma Cristovão.

O protótipo de Atlas X foi apresentado na Nacs Show 2023, o mais importante evento para postos de combustíveis e lojas de conveniência em nível global, nos Estados Unidos, no início de outubro e teve grande aceitação pelo público devido ao novo desenho, características inovadoras e a segurança de que sua plataforma possibilitará outras melhorias/upgrades no futuro.

O primeiro lote para exportação de Atlas X está previsto para ocorrer ainda neste ano. Enquanto isso, novos equipamentos para exportação estão sendo avaliados, não somente para os mercado norte-americano, como para o canadense, mexicano e porto-riquenho.

Fiat celebra 25 anos de sucesso da Strada, a picape que conquistou o Brasil

Em 24 de outubro de 1998 nascia um ícone. Nesta data, a Fiat fazia história ao apresentar para o mercado brasileiro a Strada, uma picape compacta que revolucionaria não apenas para o seu segmento, mas também para toda a indústria automotiva nacional. Responsável por trazer diversas inovações para a categoria, a Strada comemora 25 anos de existência, com uma trajetória de sucesso e uma legião de fãs. 

No total, são mais de 2 milhões de unidades produzidas desde que ela chegou ao mercado. E não para por aí: a Strada ainda se tornou a única picape a chegar ao topo do mercado brasileiro, sendo o carro mais vendido do país desde 2021. 

Aliás, somente neste ano, já foram comercializadas mais de 86 mil unidades do modelo (até setembro). Mais do que isso, o sucesso da picape se estende além das fronteiras nacionais. Exportada para Uruguai, Paraguai e Argentina, a Strada ainda é um dos veículos mais vendidos da América Latina. 

“A Strada é um verdadeiro divisor de águas no segmento de picapes. Ela conquistou o coração dos brasileiros e se tornou um símbolo de força, durabilidade e versatilidade. Afinal, estar há 25 anos no mercado não é para qualquer um. A Strada é um verdadeiro case de sucesso tanto na indústria automotiva nacional quanto para a Fiat. Vale relembrar que a Nova Fiat Strada lançada em 2020 elevou o modelo a outro patamar, permitindo um volume de vendas duas vezes maior que a geração anterior em relação e conquistando clientes do segmento de veículos de passageiros com as quatro portas e cinco lugares que chegaram como novidade. Assim, há quase três anos é o veículo mais vendido do Brasil. Sem dúvidas, é um modelo que continuará a se destacar por muitos anos”, destaca Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul. 

Desde seu lançamento, a picape da Fiat tem sido um exemplo de inovação, versatilidade e sucesso no segmento de picapes, conquistando uma legião de fãs e clientes fiéis ao longo dos anos. Desenvolvida e fabricada no Polo Automotivo Stellantis de Betim, a picape foi pioneira em diversos pontos ao longo de sua trajetória, como a introdução da cabine estendida em 1999, a cabine dupla em 2009 e a revolucionária terceira porta em 2013. 

Em 2020, passou por uma renovação completa, oferecendo quatro portas e cinco lugares, ficou ainda mais robusta, tecnológica e ainda ganhou um novo design. No ano seguinte, ela inovou mais uma vez ao se tornar a primeira de seu segmento a oferecer um câmbio automático do tipo CVT. 

Em agosto deste ano, para seguir no topo, o modelo trouxe novidades para lá de especiais. Sua performance que já era boa, ficou ainda melhor. Isso porque ganhou mais potência e torque graças ao motor Turbo 200 Flex, que traz 130 cv com etanol (125 cv com gasolina) e torque de 200 Nm e ainda permite que o modelo vá de 0 a 100km/h em apenas 9,5 segundos. 

Como se não bastasse, com o novo motor, a Strada se torna a primeira picape B-picape turbo flex no mundo. Além disso, houve mudanças no design e ela ainda ganhou uma nova versão, a Ultra, que chegou para completar a família Strada. Topo de linha do modelo, junto com a Ranch, a nova versão se destaca pela sua exclusividade, esportividade e ampla lista de equipamentos. 

Edizione 25  

Para celebrar em grande estilo, a Fiat ainda apresentou com o MY24 uma edição especial em comemoração ao 25º aniversário da icônica picape. Exclusiva, a Edizione 25 possui 1.025 unidades disponíveis e conta com todos os recursos da versão Ultra. 

Disponível na cor Cinza Strato com teto em preto, ela traz adesivo lateral da série é próximo à lanterna traseira, agregando um toque especial ao design. Para complementar o estilo sofisticado, os retrovisores vêm com capa em preto brilhante, enquanto as rodas são destacadas por uma pintura escurecida, conferindo uma aparência esportiva e exclusiva ao veículo. 

No interior desta edição comemorativa, os bancos dianteiros são detalhados com o bordado Ultra em vermelho, oferecendo um toque de estilo e singularidade. Além disso, uma placa interna numerada de 0001 a 1.025 é posicionada abaixo da multimídia, realçando a edição com um número único. 

Para tornar o visual ainda mais arrojado, as soleiras são personalizadas com a descrição da série. Adicionalmente, conta com pedaleiras esportivas, Fiat Box (uma caixa organizadora prática e funcional) e para-barros, que proporcionam proteção e estilo extra ao veículo. 

Ações comemorativas 

Além de ter lançado a série especial Edizione 25, a Fiat está preparando também diversas ações para celebrar o aniversário de 25 anos da Fiat Strada essa semana. Entre elas, estão vídeos para Reels do perfil de Instagram da marca (um sobre a versão Ultra e outro com a evolução histórica do modelo). 

Outra novidade é que, durante essa semana, a locução do filme publicitário da Fiat Strada que está atualmente no ar terá vinheta citando os 25 anos de inovação da picape líder de mercado. Para completar, serão realizadas diversas iniciativas internas para a comemoração do aniversário com os funcionários. 

Linha do tempo – 25 anos da Fiat Strada 

1998: A Fiat Strada é lançada em três versões: Working 1.5 (76cv), Trekking 1.6 8V (92cv) e a topo de linha LX 1.6 16V (106cv). 

1999: Chega à versão com Cabine Estendida, inédita no segmento e um marco em termos de diferenciação graças à maior praticidade de poder levar malas ou objetos maiores no interior do veículo, mantendo ainda um bom volume na caçamba. 

2000: A picape Strada se torna líder de mercado pela primeira vez em sua categoria. 

2001: É lançada a série especial MTV. 

2002: Chega a primeira reestilização, a versão Adventure e o motor 1.8 8v em substituição ao 1.6 16v. 

2004: Vez da segunda reestilização. A Strada recebeu novo interior, nova carroceria e novos conteúdos. 

2006: É lançada a série especial Try on Adventure. 

2007: Chega a série Original Adventure. 

2008: Ano da terceira reestilização que deu ao modelo aspecto mais robusto, especialmente na versão Adventure, que trazia o bloqueio eletrônico do diferencial Locker. 

2009: Melhoria no motor Fire 1.4 que passa a ter 85/86 cv. A Fiat inovou mais uma vez e lançou a primeira e única picape compacta com cabine dupla do Brasil. 

2010: Motor Etorq 1.8 16v chega para substituir o 1.8 8v.  

2011: Câmbio automatizado Dualogic passa a equipar a versão Adventure Cabine Dupla. 

2012: Chega a quarta reestilização com novo design frontal, acabamento interno e diversos conteúdos. Versão Trekking com motor Etorq 1.6 16v e cabine dupla disponível em todas as versões. 

2013: Lançamento da série especial Mangalarga Marchador e reestilização da parte traseira (novas lanternas e caçamba mais alta), além de inovar outra vez com a terceira porta na cabine dupla. 

2014: Linha 2015 traz pacote Dark nas versões Trekking e Adventure. 

2014: Strada alcança 1 milhão de unidades vendidas no Brasil.  

2015: Série Adventure Extreme chega com central multimídia. 

2016: Novas versões são lançadas: Working Plus 1.4 Flex (cabine simples), Hard Working 1.4 Flex (cabines simples, estendida e dupla) e Adventure 1.8 16V Flex Dualogic (cabine dupla).  

2018: Freedom 1.4 Cabine Dupla é nova versão da Fiat Strada para linha 2019. 

2020: Lançamento da nova geração da Fiat Strada, que ficou mais robusta, tecnológica e moderna. 

2021: Strada ganha câmbio do tipo CVT e se torna a primeira com transmissão automática de sua categoria no país. 

2023: Strada se torna a primeira picape B-picape turbo flex no mundo e é lançada a versão Ultra. 

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Estrada Real é reconhecida como monumento nacional. Município de Monte Sião (MG) também tem reconhecimento, com o título de Capital Nacional da Moda Tricô



Agora, o Caminho da Estrada Real tem o reconhecimento de monumento nacional. A Lei 14.698, de 2023, foi publicada na última sexta-feira (20/10). A Estrada Real é um conjunto de caminhos da época Imperial que abrangem os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, atravessando a Mata Atlântica, entre a Serra da Mantiqueira e a Serra do Mar.

Sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a norma teve origem no PL 1.854/2021, aprovado em decisão terminativa pela Comissão de Educação (CE), em setembro.


A estrada surgiu em meados do século XVII, e foi aberta pela coroa portuguesa para ligar o litoral fluminense às áreas de mineração. Atualmente, a rota é um famoso atrativo turístico, que conta a história do ouro e diamantes, retirados das terras mineiras.


No decreto estão listados, em ordem alfabética, 183 localidades, entre municípios e distritos, que fazem parte da antiga Estrada Real — que deu origem a estradas que hoje ligam os estados do Rio de Janeiro, de São Paulo e Minas Gerais. 

Entre os municípios da Estrada Real, que tinha duas grandes rotas, estão os de Diamantina (MG), Ouro Preto (MG), São João del Rey (MG), São Lourenço (MG), Juiz de Fora (MG), Paraíba do Sul (RJ), Três Rios (RJ), Petrópolis (RJ), Magé (RJ), Cruzeiro (SP), Guaratinguetá (SP), Cunha (SP) e Paraty (RJ).

 

CAPITAL DO TRICÔ – Passeando pelas raízes mineiras, o Município de Monte Sião (MG) também recebeu um reconhecimento: o título de Capital Nacional da Moda Tricô, por meio da sanção da Lei 14.699. Atualmente, a cidade abriga cerca de 1.200 pequenas indústrias e 1.500 lojas dedicadas ao tricô, não apenas no centro comercial, mas espalhadas por toda a cidade. A atividade de malharias representam cerca de 90% da arrecadação municipal.

A Lei sancionada, destaca o município como uma importante indústria do tricô, colocando Monte Sião no mapa do turismo de moda. Clique AQUI e confira a Legislação.


Clique AQUI e confira a Lei completa.

Adequado para qualquer terreno e totalmente elétrico: o MINI Countryman SE ALL4 aceleram de 0 a 100 kmk/h em 5,6s


Munique - O MINI Countryman SE ALL4 totalmente elétrico é um companheiro confiável para explorar novos caminhos. Sendo um modelo crossover espaçoso, o versátil aventureiro permite uma mobilidade localmente livre de emissões numa ampla variedade de terrenos. 

Isto é garantido pela potente tração integral ALL4, funções ampliadas de assistência à condução, condução parcialmente automatizada de nível 2 e uma autonomia elétrica de até 433 quilómetros de acordo com o ciclo de testes WLTP. *

O design moderno e minimalista com superfícies claramente desenhadas e cavas das rodas mais largas reforçam o visual do MINI Countryman SE ALL4. Além disso, o polivalente cresceu significativamente e agora mede 4.433 mm de comprimento, 1.843 mm de largura e 1.656 mm de altura. 

Como resultado, o atual maior modelo MINI oferece novo espaço interior. Com capacidade de até 1.450 litros, mesmo itens volumosos podem ser facilmente transportados quando a bancada é rebatida.

“O novo MINI Countryman totalmente elétrico e com tração integral é o epítome da versatilidade e do prazer de dirigir. É o primeiro MINI “Made in Germany” e faz uma declaração de mobilidade amiga do ambiente. Graças às suas dimensões aumentadas, é um veículo para toda a família”, afirma Stefanie Wurst, responsável pela MINI.


Tração integral totalmente elétrica para aventuras locais sem emissões.
Dois potentes motores elétricos com uma potência total de 230 kW/313 cv e um torque de 494 Nm guiam o MINI Countryman SE ALL4 em qualquer terreno. Juntos, eles aceleram o veículo de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos e atingem velocidade máxima de 180 km/h. A potente bateria tem um conteúdo energético de 66,45 kWh. *

Com carregamento rápido com CC de até 130 kW, pouco menos de 30 minutos são suficientes para carregar a bateria de 10% a 80%. Os clientes podem otimizar o processo de carregamento a qualquer momento através de configurações fáceis de entender e visualizá-las através do aplicativo MINI.

Para um arranque particularmente agradável, o carregamento pode ser concluído numa hora de partida fixa e o interior do veículo pode ser climatizado até à temperatura desejada. Pela primeira vez, o novo MINI Countryman SE ALL4 pode ser carregado com o sistema Plug & Charge. 


Isto reconhece estações de carregamento públicas sem autorização adicional e inicia automaticamente o processo de carregamento em estações de carregamento adequadas.

Sistemas de assistência inovadores apoiam o condutor em movimento. Com o Driving Assistant Professional, o MINI Countryman SE ALL4 permite pela primeira vez uma condução parcialmente automatizada de nível 2 em rotas semelhantes a autoestradas. 


Isto permite ao condutor tirar as mãos do volante a velocidades até 60 km/h, desde que continue a acompanhar de perto o trânsito e esteja pronto para intervir a qualquer momento. 

Além disso, o assistente consegue identificar lacunas no trânsito necessárias para mudar de faixa até a saída. Em seguida, leva o veículo à velocidade ideal para mudanças de faixa assistidas.


Máximo caráter off-road com proporções típicas do MINI.
O design do MINI Countryman SE ALL4 sublinha o caráter do modelo crossover através da orientação vertical dos detalhes da carroceria. A distinta grelha dianteira, os faróis distintos e o capô muito escultural sublinham a aparência. Saliências curtas e contornos finos conferem à silhueta do veículo uma definição elegante.

As distintas rodas de liga leve do MINI Countryman SE ALL4, medindo até 20 polegadas, são aerodinamicamente otimizadas, assim como toda a carroceria. Com isso, o modelo atinge um coeficiente de arrasto de 0,26, é mais econômico no consumo e tem maior autonomia. 



O design elegante do pilar C com o logotipo ALL4 específico do modelo apoia a linha estendida do teto na traseira do veículo e faz com que pareça mais curto ao mesmo tempo. A secção traseira é particularmente uniforme, com superfícies claras e luzes traseiras embutidas. 


A sua orientação vertical sublinha o estande mais amplo do MINI Countryman SE ALL4. Os faróis e lanternas traseiras MINI LED sustentam a aparência distinta com novo brilho através de assinaturas luminosas exclusivas.

Quatro variantes de acabamento definem detalhes individuais e acentuam diferentes características do veículo com elegantes recursos exteriores e interiores. O MINI Countryman SE ALL4 foi ampliado para incluir a nova tonalidade Vibrant Silver pela primeira vez na linha de tetos contrastantes característicos do MINI.

Tecnologia avançada e materiais de alta qualidade no interior. O ponto focal do cockpit do MINI Countryman SE ALL4 é o display OLED redondo. O instrumento central com diâmetro de 240 mm e superfície de vidro de alta qualidade controla simultaneamente os sistemas de infoentretenimento e assistência. Com o novo MINI Operating System 9, todas as funções do veículo podem ser operadas intuitivamente através do toque ou do assistente de voz.


Os modos MINI Experience estão disponíveis para experiências de condução particularmente envolventes. Além de elementos gráficos específicos no display OLED, os fãs do MINI podem experimentar todo o interior de uma nova maneira através de gráficos de iluminação especiais em diferentes cores e padrões. Além disso, os novos MINI Driving Sounds do MINI Countryman SE ALL4 totalmente elétrico criam um ambiente único.


No novo MINI Countryman SE ALL4, o motorista e o passageiro dianteiro ganham significativamente em conforto com pouco menos de três centímetros de largura adicional de ombros e cotovelos. 


Os bancos traseiros também aumentaram a largura dos ombros em 2,5 centímetros. 

Graças às formas claras e ao painel com design têxtil em dois tons, o cockpit parece moderno e claro. Com o teto panorâmico de vidro, o interior parece particularmente luminoso e amigável. Os quatro acabamentos redesenhados transmitem o conceito interior moderno em várias formas.

As funções de condução mais importantes são acessíveis diretamente através da barra de alternância redesenhada. Isto elimina a necessidade do seletor de marcha e cria espaço no console central para opções práticas de armazenamento. 

Por exemplo, os smartphones podem ser armazenados numa área de armazenamento espaçosa e carregados ao mesmo tempo através de carregamento sem fios.

*Todos os dados técnicos fornecidos são preliminares.

Fiat Mobi celebra meio milhão de unidades produzidas

 

Sucesso de vendas, modelo líder da sua categoria e um dos veículos mais vendidos do Brasil, desenvolvido com um design jovem e pensado cuidadosamente para encarar as avenidas e ruas com muito estilo e presença, o Fiat Mobi chegou ao mercado brasileiro em 2016 e, desde então, se tornou um símbolo de praticidade e claro, mobilidade. Agora, ele celebra mais uma conquista: o impressionante marco de 500 mil unidades produzidas.  

“O Mobi é a prova de que tamanho não é documento. Chegar à marca de meio milhão de unidades produzidas é a comprovação de que, apesar de ser um carro compacto, ele tem um espírito de gigante. Desde seu lançamento, o Mobi tornou-se uma boa escolha para quem busca um carro econômico, prático e cheio de estilo. Isso fica evidente em seu número de vendas, já que ele tem estado sempre entre os veículos mais comercializados do Brasil”, afirma Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul.  

Os números impressionantes não se limitam apenas à produção, mas também às vendas. Inclusive, no último mês (setembro) foram mais de 6 mil emplacamentos, o que colocou o modelo como sétimo veículo mais vendido do Brasil. 

Além disso, no acumulado do ano ele já tem quase 52 mil unidades comercializadas e está na sexta posição. E não é só por aqui que ele faz sucesso. O êxito do Mobi transcendeu as fronteiras brasileiras. Tanto é que o modelo é exportado para outros 12 países da América Latina. 


O nome "Mobi" não foi escolhido por acaso. Ele surge de um estudo aprofundado da Fiat sobre a vida nas cidades e o desejo de criar um carro que fosse um verdadeiro aliado da mobilidade urbana. O termo é diretamente relacionado à vocação do carro à mobilidade, enfatizando a capacidade do veículo de se mover com facilidade nas áreas urbanas. 


Fabricado no Polo Automotivo Stellantis de Betim (MG), o Mobi foi apresentado como novo conceito automotivo, divertido para dirigir, funcional e muito econômico. Aliás, o seu consumo de combustível é um dos mais baixos entre os veículos projetados e produzidos no Brasil. 


Vale dizer que ele é o único hatch de sua categoria capaz de rodar mais de 700 km com um tanque de combustível graças às recentes evoluções técnicas do seu conhecido motor Fire. Ele pode rodar até 15 km/l com gasolina, segundo o Programa de Etiquetagem Veicular. 

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