·
Raízes históricas fora da Europa
A Renault é a marca de automóveis francesa mais vendida no mundo, com 43% de suas vendas nos mercados internacionais fora da Europa, o que representou 634.124 unidades em 2022. No ano passado, cinco dos dez maiores mercados da Renault se localizaram fora da Europa: Brasil (2º), Turquia (4º), Índia (5º), Coreia do Sul (8º) e Colômbia (9º). Em matéria de produção, há muito tempo a Renault está presente em várias regiões do mundo, com um alto nível de conteúdo local.
Desde os anos 1950, a Renault compreendeu a importância de fabricar seus produtos localmente, mais próximo de seus clientes. Desde 1955, a fábrica Santa Isabel de Córdoba, na Argentina, produz veículos principalmente destinados ao mercado sul-americano.
A Renault mantém relações históricas e de confiança com uma rede de mais de 4.000 lojas fora da Europa. A marca fortaleceu a presença nos seus mercados internacionais com três centros de engenharia, além de quatro centros de design – um deles localizados no Brasil. Atualmente, 35.000 talentos trabalham para a marca Renault fora da Europa.
Uma experiência de produtos rentáveis nas principais regiões
A Renault está abrindo mais um novo capítulo em sua história internacional. Este novo impulso, que faz parte do plano estratégico Renaulution, está se anunciando graças ao lançamento de oito novos modelos até 2027.
Com um investimento de 3 bilhões de euros, esta experiência vai permitir que uma marca tenha ganhos de desempenho nas regiões que têm uma importância-chave e histórica.
A Renault ambiciona uma margem operacional de dois dígitos e um preço líquido por veículo vendido multiplicado por dois fora da Europa em 2027, em comparação com 2019.
Assim como na Europa, a marca vai equilibrar seu mix de segmentos graças a uma ofensiva com cinco novos produtos nos segmentos C e D, nos mercados internacionais. Ao mesmo tempo, no próximo ano ela vai fortalecer sua posição no segmento B, com a comercialização do Novo Kardian na América Latina e no Marrocos.
A redução das emissões de CO 2 dos futuros veículos também é um pilar importante deste plano batizado de “Plano de jogo internacional da marca Renault 2027”. Isso será possível inicialmente graças à hibridização das motorizações da futura gama de produtos, mas também graças ao lançamento comercial de modelos E-Tech elétricos em vários países fora da Europa, como o Megane E-Tech elétrico já lançado no Brasil e na Turquia. Com isso, a Renault tem a ambição de vender um modelo na versão híbrida ou elétrica a cada três veículos comercializados fora da Europa até 2027.
“Agora que a renovação dos nossos produtos está dando frutos na Europa, vamos fazer com que nossa marca seja mais global e rentável. Por isso, a Renault está intensificando sua experiência nos mercados internacionais com o lançamento de oito novos veículos até 2027, com base em um número limitado de plataformas compartilhadas entre diferentes regiões, para aumentar nossas sinergias."
Fabrice Cambolive, CEO da marca Renault
Nova plataforma modular do Grupo Renault tem vocação mundial
Para aumentar ainda mais a competitividade e maximizar as sinergias nos mercados internacionais, a Renault vai adaptar seu catálogo graças a uma nova plataforma modular do Grupo Renault com vocação mundial. Ela será montada em quatro regiões industriais: América Latina, Turquia, Marrocos e Índia. Com uma arquitetura flexível e flexível, esta plataforma permite uma diversidade de:
o Comprimentos dos veículos entre 4 e 5 metros
o Entre eixos, com quatro medidas possíveis de 2,60 ma 3 m
o Módulos traseiros, com três comprimentos diferentes
o Fontes de energia e novas motorizações, oferecendo mais eficiência em termos de consumo e emissões de CO 2 : combustão interna, flexfuel (E85), GLP, mild hybrid advanced de 48 v (híbrido leve) e full hybrid (híbrido completo), com tração dianteira ou 4x4.
A grande flexibilidade desta plataforma vai permitir oferecer aos clientes carros e silhuetas bastante diferentes. Para compreender as várias possibilidades de veículos baseadas nesta nova plataforma do Grupo Renault, basta olhar o Novo Kardian, um SUV compacto do segmento B, ao lado do Niagara Concept, uma picape equipada com a nova tecnologia de motorização E‑Tech híbrida 4x4. Esta plataforma vai contar com uma arquitetura elétrica e eletrônica de última geração, compatível com todas as regulamentações em vigor atualmente e em um futuro próximo.
"A própria arquitetura desta nova plataforma modular do Grupo Renault é extremamente flexível e competitiva. Com ela, poderemos oferecer modelos que agregam muito mais valor, eficiência e tecnologias relevantes aos nossos clientes em todo o mundo. Ela é um diferencial competitivo para que possamos nos Destaque e avanço em nossa ofensiva mundial, graças a uma ampla gama de veículos. Estes produtos exibirão um design fiel à nova identidade da marca Renault, oferecendo tecnologias de motores adaptadas a diferentes necessidades, além de baixo consumo, prazer de dirigir, um alto nível de conforto e comodidade, que fazem parte do DNA da nossa marca."
Bruno Vanel, vice-presidente de Performance de Produto da marca Renault
Plataforma CMA é dedicada aos segmentos topo de linha na Coreia do Sul
A plataforma CMA - Compact Modular Architecture – faz parte da parceria firmada entre o Grupo Renault e o Grupo Geely Holding, em 2022. Esta plataforma vai servir de base aos veículos topo de linha dos segmentos D e E, nas versões 4x2 e 4x4, comercializados principalmente com motorizações híbridas. Estes veículos serão desenvolvidos pelo centro de engenharia de Seul e serão produzidos na fábrica de Busan. O primeiro veículo da Renault Korea Motors desenvolvido com base nesta plataforma será apresentado no fim do primeiro semestre de 2024.
Niagara Concept representa nova inovação internacional
Com o Niagara Concept, a Renault está iniciando uma nova etapa de sua história nos mercados internacionais, trazendo um sopro de modernidade. Com uma personalidade forte bastante forte, linhas exuberantes e decididamente modernas, este conceito antecipa o futuro estilo da gama de veículos Renault baseado na nova plataforma modular do Grupo Renault. O Niagara Concept é ao mesmo tempo robusto e potente, sofisticado e repleto de tecnologias, fazendo um convite para viagens sem limites.
Com curvas generosas e detalhes esculpidos, ele representa os valores da Renault e reflete sua nova linguagem de design, ao mesmo tempo emocional e tecnológico. A grade frontal é robusta e contemporânea, esculpida como se fosse um mineral com efeito único em 3D. As letras que formam o nome Renault têm um acabamento em estilo “pixel art”, fortemente inspirado na cultura pop. Uma assinatura luminosa em forma de sobrancelhas é vibrante, expressiva e decididamente tecnológica.
O Niagara Concept mostra logo de cara que tem potencial para as condições de rodagem mais extremas. Na frente, o protetor de cárter é proeminente e a distância em relação ao solo é mais alta. O veículo também contém suspensão de longo curso e grandes ângulos tanto na frente quanto na traseira. Assim, ele ostenta todas as referências mais características do mundo das picapes.
Verticalizada e imponente, a frente exibe uma personalidade forte. Os ombros largos acompanham a parte superior do contorno da carroceria, reforçando o aspecto de robustez do veículo. Já na traseira, a ligação entre a configuração do teto e a coluna traseira recurvada confere ao modelo dinamismo e esportividade.
O Niagara Concept apresenta camuflagem inspirada nas linhas e padrões do logotipo da marca. Este envelopamento gráfico destaca as características do veículo, com a cor verde que simboliza a aventura, o amarelo para a esportividade e cinza claro para o lado técnico, com um fundo na cor preta que simboliza a potência.
"O Niagara Concept materializa o estilo da futura gama internacional da marca Renault. Robusto e potente, com linhas exageradas e exuberantes, este conceito exploratório também é sofisticado e recheado de tecnologias, prometendo uma viagem sem limites."
Gilles Vidal, vice-presidente de Design da Renault
Baseado na nova plataforma extremamente flexível do Grupo Renault, o Niagara Concept oferece um excelente conforto a bordo. A motorização é eficiente graças à tecnologia E-Tech Hybrid 4x4 e um duplo ajuste técnico: a motorização mild hybrid advanced (48 v) na frente, complementada por um motor elétrico adicional na traseira. Por isso, o Niagara Concept é um modelo 4x4 com desempenho off-road otimizado. Esta motorização permite cobrir metade dos trajetos diários no modo 100% elétrico, com redução equivalente nas emissões de CO 2 .
O Niagara Concept antecipa os futuros modelos de produção em série que serão lançados nos mercados internacionais da Renault até 2027.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário