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domingo, 29 de outubro de 2023
sábado, 28 de outubro de 2023
Renault Scenic se reinventa e se tornar o protagonista da nova geração de veículos elétricos da Renault, o Novo Scenic E-Tech elétrico criado para uso da família
Depois do Megane, agora é a vez do Scenic se reinventar e se tornar o protagonista da nova geração de veículos elétricos da Renault. Projetado para um uso em família, com foco na necessidade de viajar com toda liberdade e segurança, o Novo Scenic E-Tech elétrico se insere perfeitamente no plano estratégico Renaulution, associando a última palavra em motorização elétrica, tecnologias tão úteis como intuitivas e um projeto sustentável.
Assim, ele se torna o primeiro veículo de produção em série para materializar a ambição do Grupo Renault de se tornar uma montadara de automóveis de nova geração, um serviço de uma transição justa. Ele implementa uma estratégia de desenvolvimento sustentável do Grupo por meio de seus três pilares: meio ambiente, segurança e inclusão.
Cênico, 27 anos de evolução
A história do Scenic começou há 27 anos, em 1996 – cinco anos após a apresentação do carro-conceito batizado com o mesmo nome, em 1991. Este modelo revolucionou o mercado, ao se posicionar como primeiro monovolume compacto da história da indústria automotiva na Europa.
Seu nome significa, em inglês, Safety Concept Incorporated in a New Innovative Car que, em português, significa “um conceito de segurança materializado em um carro inédito e inovador”.
Com o passar dos anos, houve uma evolução no perfil das famílias e dos hábitos associados às viagens, bem como suas aspirações em relação ao seu impacto ambiental e segurança. Por isso, o Scenic continua se transformando para antecipar e atender essas necessidades.
Hoje, criado em torno de uma motorização 100% elétrica como um convite para viagens, o modelo está reinventando o veículo do segmento C para um uso em família, mas mantém seu DNA de pioneiro no segmento.
O Scenic sempre foi pensado para ser o primeiro veículo do domicílio, aquele utilizado para os trajetos mais longos das viagens de fim de semana e das férias. E
le mantém a autonomia superior a 620 km (conforme o ciclo WLTP), tornando-se o primeiro veículo elétrico concebido de forma mais sustentável, que leva em conta o bem-estar dos passageiros e se preocupa com o meio ambiente. Com ele, o veículo para a família do amanhã já chegou.
Graças aos diferenciais da plataforma elétrica CMF-EV desenvolvida pela Aliança no qual é baseado, o modelo conta com um design audacioso com dimensões reduzidas para a categoria, mas oferece um nível recorde em termos de espaço interno para os passageiros.
Além disso, a bateria compacta de até 87 kWh libera ainda mais espaço para as proporções ideais do veículo. Já a motorização de até 160 kW (equivalente a 220 cavalos) permite aproveitar plenamente uma condução dinâmica e ágil, adaptada a todos os trajetos.
Do lado de dentro, todos os passageiros desfrutam de muito conforto, graças ao piso plano e ao grande entre eixos de 2,78 metros. Assim, é possível oferecer espaço suficiente para os passageiros, com uma área para os joelhos no banco traseiro equivalente a 278 mm, mas também para as bagagens, com um volume de 545 litros no porta-malas.
Inovadores, o teto de vidro opaco Solarbay e o apoio de braço traseiro Ingenius complementam uma série de itens que equipam a cabine para proporcionar todo o conforto.
Primeiro veículo para a família com projeto sustentável
Criar uma montada de automóveis de nova geração também significa compensar o carro e seus usos, para proporcionar uma mobilidade inovadora, mais responsável e mais segura para o maior número de pessoas. Isso também inclui reduzir o impacto ambiental dos veículos em todo o ciclo de vida, desde o projeto, produção e uso, até o fim de vida, chamado de ciclo “do berço ao túmulo”.
Esta quinta geração do Renault Scenic apresenta uma nova visão para a mobilidade. A necessidade de consumir com bom senso e produzir de forma mais responsável tem conquistado cada vez mais adeptos.
Por meio do seu Propósito e do plano estratégico Renaulution, o Grupo Renault está se transformando em uma empresa de nova geração, tecnológica e centrada na criação de valor econômico, ambiental e social, tendo como meta a neutralidade de carbono na Europa até 2040 e no mundo até 2050.
Pioneira em matéria de descarbonização, em 2022 a Renault revelou o carro-conceito Scenic Vision, que encarnava o desejo da marca de conceber veículos mais sustentáveis e visionários, durante a Cúpula ChangeNOW.
Hoje, esta ambição tem sua primeira concretização, com o primeiro veículo 100% elétrico com projeto sustentável feito para um uso em família: o Novo Scenic E-Tech elétrico.
Este veículo para a família 100% elétrico, mais inovador, generoso e totalmente alinhado com sua época, elevando o patamar em matéria de desenvolvimento sustentável e segurança. Montado na França, na fábrica ElectriCity de Douai, o Novo Scenic E-Tech elétrico está delineando uma nova trajetória, rumo a uma mobilidade ao mesmo tempo mais sustentável, segura e visionária.
O motor elétrico também é produzido na França, na Megafactory de Cléon. Este veículo contém até 24% de materiais reciclados e, conforme a Diretiva 2005/64/CE da União Europeia, 90% de sua massa – incluindo a bateria – pode ser reciclado por empresas do setor de reciclagem industrial. Assim se abre o caminho para uma mobilidade inovadora, mais responsável e segura, para o maior número de pessoas.
O modelo retorna agora como veículo elétrico versátil, capaz de percorrer longas distâncias, tendo sido projetado com uma visão de desenvolvimento sustentável.
Ele oferece um espaço interno excepcional, mas continua tendo dimensões compactas, além de oferecer muita luminosidade, conforto e conectividade de ponta”. Fabrice Cambolive, CEO da marca Renault
"O design do Novo Scenic E-Tech elétrico foi criado tendo como foco a eficiência, acessibilidade e integração sustentável no meio ambiente. Ele foi feito para que as famílias possam ir e vir com liberdade, com toda segurança e de maneira mais responsável, expressando a nova representação do estilo da marca Renault. Suas curvas generosas transmitem a imagem de uma marca vibrante e humanista, enquanto que suas linhas precisas e bem definidas, associadas a vários detalhes de alta tecnologia, projetam este carro em um mundo moderno e conectado”. Gilles Vidal, vice-presidente de Design da marca Renault
Honda CRF 1100L Africa Twin 2024: nova cor com grafismos atualizados na mais versátil das Big Trail em quatro versões, com preços a partir de R$ 81.110, para a Africa Twin até R$ 109.130, da Twin Adventure Sports ES DCT
Herdeiras das Honda que dominaram a cena do Rally mundial, as CRF 1100L Africa Twin e CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports são as únicas de sua categoria disponíveis em opções com câmbio convencional ou o exclusivo câmbio DCT
Trinta anos atrás surgiu a primeira Honda Africa Twin, a XRV 650, que logo evoluiu para versões de 750 cc que elevaram o padrão das big trail à época. Em todas elas, o exato balanceamento entre peso, potência e dimensões foi a característica marcante.
Com a chegada da CRF 1000L em 2017, a Honda retomou o uso do nome Africa Twin, devolvendo ao segmento big trail uma receita de equilíbrio. A novidade estabeleceu um elevado padrão tecnológico, grande versatilidade e maneabilidade no segmento.
Agora, na versão 2024 das Honda CRF 1100L Africa Twin, toda a bagagem histórica do modelo está presente. Qualidades excepcionais determinam superioridade técnica e uma exclusiva oferta de duas versões, diferenciadas basicamente pela dimensão do tanque de combustível, com 18,8 litros na versão normal e 24,8 litros na Adventure Sports.
Em todas há possibilidade de optar entre o câmbio convencional ou o câmbio DCT - Dual Clutch Transmission, diferencial que coloca as CRF 1100L Africa Twin em patamar único no segmento, tanto pela exclusividade do DCT como pela capacidade de atender clientes de demandas distintas.
Desde sua introdução no mercado brasileiro, 5 mil Africa Twin chegaram às ruas, cifra que cresceu exponencialmente a partir de meados de 2021, com a chegada da nova geração equipada com motor de 1.084 cc e opção de câmbio DCT.
Nos primeiros nove meses de 2023, os emplacamentos da CRF 1100L Africa Twin no país cresceram cerca de 40% em relação à média mensal verificada no ano anterior.
Este significativo incremento pode ser atribuído, em boa parte, à nacionalização do câmbio DCT, que desde o início de 2023 é montado em Manaus, tornando o Brasil o primeiro país no mundo a produzir a tecnologia fora do Japão.
Dotada de comando do acelerador TBC - Throttle By Wire, a CRF 1100L Africa Twin se vale de uma plataforma inercial IMU – Inertial Measurement Unit de seis eixos, responsável pela gestão do sistema HSTC - Honda Selectable Torque Control e dos Riding Modes – TOUR, URBAN, GRAVEL e OFFROAD, além do USER 1 e 2, personalizáveis.
O motor bicilíndrico paralelo SOHC tem 8 válvulas acionadas pelo comando Unicam. Arrefecido a líquido, a potência máxima é de 99,3 cv a 7.500 rpm de potência com 10,5 kgm.f de torque a 6.000 rpm. O sistema de lubrificação é forçada por bomba trocoida e a alimentação por injeção eletrônica PGM-FI.
As Africa Twin com transmissão convencional tem câmbio de seis marchas com embreagem deslizante. Nas Africa Twin com DCT a embreagem é dupla e as marchas também são seis, com acionamento automático ou por teclas no punho esquerdo.
O chassi de tubos de aço tem arquitetura berço semi-duplo, com sub-chassi de alumínio. A suspensão dianteira Showa invertida permite curso de 230 mm para a roda e conta com tubos de 45 mmØ, sendo ajustável na pré-carga da mola, extensão e compressão.
O conjunto mola-amortecedor traseiro tem ajuste de pré-carga da mola, extensão e compressão. Vinculada ao sistema Pro-Link®, a balança de suspensão de alumínio dá à roda curso de 220 mm. Na versão Adventure Sports ES as suspensões tem controle eletrônico Showa EERATM que ajustam em tempo real o amortecimento.
Quanto aos freios, a função Cornering ABS aprimora o comportamento do sistema em curvas. O disco dianteiro tipo wave de 310 mmØ tem cálipers Nissin de quatro pistões e montagem radial. O disco traseiro, também de tipo wave, com 256 mmØ, tem cáliper de pistão simples.
As rodas de todas as versões da Africa Twin são raiadas com aros de alumínio, dianteira com 21 polegadas e pneu medida 90/90-21M/C, traseira aro 18 polegadas e pneu medida 150/70B. Nas versões Adventure Sports os pneus são do tipo Tubless.
O peso em ordem de marcha da CRF 1100L Africa Twin é de 206 kg a seco, a versão Adventure Sports pesa 215 kg a seco. Em ambas versões, o câmbio DCT acrescenta 10 kg ao peso total.
A refinada ergonomia é destaque nas Africa Twin, e especial atenção foi dedicada a preservar a porção anterior do banco (regulável em altura) o mais estreita possível, facilitando o apoio dos pés no solo em manobras de estacionamento.
A rica dotação destinada informar e auxiliar o piloto na gestão da motocicleta é outro ponto alto, e neste aspecto é relevante mencionar o painel MID - Multi Information Display, com tela TFT de 6,5 polegadas colorida touchscreen, que possibilita o controle dos Riding Modes.
Equipamento padrão das Africa Twin são o Apple CarPlay® e Android Auto™, idem o sistema ESS (Emergency Stop Signal) e o cruise control. A iluminação é full LED, com indicadores de direção de desativação automática. Exclusividade da versão CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports é o para-brisa mais alto e protetivo, regulável em cinco posições.
Para o modelo 2024, a CRF 1100L Africa Twin e CRF 1100L Africa Twin DCT ganham a cor Azul Metálico Glint Wave, além da Preto Fosco Matt Ballistic. A versão Adventure Sports será oferecida na Branco Perolizado Pearl Glare. A disponibilidade na rede de concessionários Honda está prevista para novembro.
A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem e com a comodidade do Honda Assistance, que garante assistência 24 horas no Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, e Uruguai.
Os preços sugeridos (base DF) e cores disponíveis são as seguintes:
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