Depois do Megane, agora é a vez do Scenic se reinventar e se tornar o protagonista da nova geração de veículos elétricos da Renault. Projetado para um uso em família, com foco na necessidade de viajar com toda liberdade e segurança, o Novo Scenic E-Tech elétrico se insere perfeitamente no plano estratégico Renaulution, associando a última palavra em motorização elétrica, tecnologias tão úteis como intuitivas e um projeto sustentável.
Assim, ele se torna o primeiro veículo de produção em série para materializar a ambição do Grupo Renault de se tornar uma montadara de automóveis de nova geração, um serviço de uma transição justa. Ele implementa uma estratégia de desenvolvimento sustentável do Grupo por meio de seus três pilares: meio ambiente, segurança e inclusão.
Cênico, 27 anos de evolução
A história do Scenic começou há 27 anos, em 1996 – cinco anos após a apresentação do carro-conceito batizado com o mesmo nome, em 1991. Este modelo revolucionou o mercado, ao se posicionar como primeiro monovolume compacto da história da indústria automotiva na Europa.
Seu nome significa, em inglês, Safety Concept Incorporated in a New Innovative Car que, em português, significa “um conceito de segurança materializado em um carro inédito e inovador”.
Com o passar dos anos, houve uma evolução no perfil das famílias e dos hábitos associados às viagens, bem como suas aspirações em relação ao seu impacto ambiental e segurança. Por isso, o Scenic continua se transformando para antecipar e atender essas necessidades.
Hoje, criado em torno de uma motorização 100% elétrica como um convite para viagens, o modelo está reinventando o veículo do segmento C para um uso em família, mas mantém seu DNA de pioneiro no segmento.
O Scenic sempre foi pensado para ser o primeiro veículo do domicílio, aquele utilizado para os trajetos mais longos das viagens de fim de semana e das férias. E
le mantém a autonomia superior a 620 km (conforme o ciclo WLTP), tornando-se o primeiro veículo elétrico concebido de forma mais sustentável, que leva em conta o bem-estar dos passageiros e se preocupa com o meio ambiente. Com ele, o veículo para a família do amanhã já chegou.
Graças aos diferenciais da plataforma elétrica CMF-EV desenvolvida pela Aliança no qual é baseado, o modelo conta com um design audacioso com dimensões reduzidas para a categoria, mas oferece um nível recorde em termos de espaço interno para os passageiros.
Além disso, a bateria compacta de até 87 kWh libera ainda mais espaço para as proporções ideais do veículo. Já a motorização de até 160 kW (equivalente a 220 cavalos) permite aproveitar plenamente uma condução dinâmica e ágil, adaptada a todos os trajetos.
Do lado de dentro, todos os passageiros desfrutam de muito conforto, graças ao piso plano e ao grande entre eixos de 2,78 metros. Assim, é possível oferecer espaço suficiente para os passageiros, com uma área para os joelhos no banco traseiro equivalente a 278 mm, mas também para as bagagens, com um volume de 545 litros no porta-malas.
Inovadores, o teto de vidro opaco Solarbay e o apoio de braço traseiro Ingenius complementam uma série de itens que equipam a cabine para proporcionar todo o conforto.
Primeiro veículo para a família com projeto sustentável
Criar uma montada de automóveis de nova geração também significa compensar o carro e seus usos, para proporcionar uma mobilidade inovadora, mais responsável e mais segura para o maior número de pessoas. Isso também inclui reduzir o impacto ambiental dos veículos em todo o ciclo de vida, desde o projeto, produção e uso, até o fim de vida, chamado de ciclo “do berço ao túmulo”.
Esta quinta geração do Renault Scenic apresenta uma nova visão para a mobilidade. A necessidade de consumir com bom senso e produzir de forma mais responsável tem conquistado cada vez mais adeptos.
Por meio do seu Propósito e do plano estratégico Renaulution, o Grupo Renault está se transformando em uma empresa de nova geração, tecnológica e centrada na criação de valor econômico, ambiental e social, tendo como meta a neutralidade de carbono na Europa até 2040 e no mundo até 2050.
Pioneira em matéria de descarbonização, em 2022 a Renault revelou o carro-conceito Scenic Vision, que encarnava o desejo da marca de conceber veículos mais sustentáveis e visionários, durante a Cúpula ChangeNOW.
Hoje, esta ambição tem sua primeira concretização, com o primeiro veículo 100% elétrico com projeto sustentável feito para um uso em família: o Novo Scenic E-Tech elétrico.
Este veículo para a família 100% elétrico, mais inovador, generoso e totalmente alinhado com sua época, elevando o patamar em matéria de desenvolvimento sustentável e segurança. Montado na França, na fábrica ElectriCity de Douai, o Novo Scenic E-Tech elétrico está delineando uma nova trajetória, rumo a uma mobilidade ao mesmo tempo mais sustentável, segura e visionária.
O motor elétrico também é produzido na França, na Megafactory de Cléon. Este veículo contém até 24% de materiais reciclados e, conforme a Diretiva 2005/64/CE da União Europeia, 90% de sua massa – incluindo a bateria – pode ser reciclado por empresas do setor de reciclagem industrial. Assim se abre o caminho para uma mobilidade inovadora, mais responsável e segura, para o maior número de pessoas.
O modelo retorna agora como veículo elétrico versátil, capaz de percorrer longas distâncias, tendo sido projetado com uma visão de desenvolvimento sustentável.
Ele oferece um espaço interno excepcional, mas continua tendo dimensões compactas, além de oferecer muita luminosidade, conforto e conectividade de ponta”. Fabrice Cambolive, CEO da marca Renault
"O design do Novo Scenic E-Tech elétrico foi criado tendo como foco a eficiência, acessibilidade e integração sustentável no meio ambiente. Ele foi feito para que as famílias possam ir e vir com liberdade, com toda segurança e de maneira mais responsável, expressando a nova representação do estilo da marca Renault. Suas curvas generosas transmitem a imagem de uma marca vibrante e humanista, enquanto que suas linhas precisas e bem definidas, associadas a vários detalhes de alta tecnologia, projetam este carro em um mundo moderno e conectado”. Gilles Vidal, vice-presidente de Design da marca Renault
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário