Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 5 de novembro de 2023

EMPRESAS QUE ESTARÃO NO FESTURIS = Love Noronha estará no Espaço LGBT+ // Operadora Falcor Travel // Faça Acontecer em Aruba // Conheça Natal, a bela capital do Rio Grande do Norte // Cartões Corporate Bradesco // Conheça a Egypt Promotion Travel

Love Noronha é um dos expositores do Espaço LGBT+ 

O festival LGBTQIA +, que fecha a ilha de Fernando de Noronha para a sua realização, estará presente no Espaço LGBT+ do Festuris. O evento irá trazer ainda mais inclusão, diversidade e conteúdo sobre a comunidade no segmento turístico, por meio de diversas palestras.


Love Noronha é um festival dividido em circuitos formados por ecoturismo, gastronomia, festas, além da programação cultural que incentiva visitas ao patrimônio histórico de Fernando de Noronha com o objetivo de projetar a ilha como um destino LGBTQIA+ friendly para o Brasil e o mundo.  O evento é idealizado pela produtora Maria do Céu,

Há 14 anos, o Festuris foi o primeiro evento a falar sobre o turismo LGBT+, criando o espaço voltado a esse público, sendo um marco para o setor. Durante a feira, além da geração de negócios, o Espaço LGBT+ conta com área de conteúdo. A programação dos Talks está disponível aqui.

Operadora Falcor Travel


Faça Acontecer em Aruba

Conheça Natal, a bela capital do Rio Grande do Norte

Enviado por Rossi & Zorzanello



Cartões Bradesco Corporate


Enviado por Rossi e Zorzanello



Enviado por Rossi e Zorzanello

]

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Ano novo em grande estilo no Hotel das Cataratas, a Bolmond Hotel

Créditos: Divulgação

 

O Hotel das Cataratas apresenta condições exclusivas para quem deseja passar o Ano Novo em um cenário verdadeiramente espetacular. Uma jornada única e inesquecível no coração do Parque Nacional do Iguaçu e recompondo as energias para a virada do ano.
 

VIVA A MAGIA DO ANO NOVO

O final do ano é tempo de celebrar, recarregar as energias e se preparar para o ano que se inicia. Não há destino mais exclusivo para a ocasião como o Hotel das Cataratas, A Belmond Hotel, onde hóspedes poderão desfrutar de acomodações luxuosas e confortáveis, serviços de excelência e da alta gastronomia moderna com ingredientes locais e pratos típicos brasileiros tradicionalmente preparados no Réveillon – elaborados com maestria pelo chef Luiz Guilherme e sua equipe.
 

Com as deslumbrantes quedas d'água como cenário, o hotel oferece uma ampla gama de atividades e experiências exclusivas. Estas são perfeitas tanto para casais apaixonados como para toda a família. Os hóspedes podem desfrutar de um delicioso café da manhã, atividades para crianças com recreadores ao longo do dia e uma emocionante cerimônia de passagem de fim de ano inspirada na cultura indígena Guarani.

 

O hotel preparou, ainda, um coquetel de confraternização no jardim e uma grandiosa Ceia de Réveillon. A virada do ano é celebrada à beira da piscina com uma seleção incrível de bebidas que incluem champagne, Moët Chandon, vinhos da Moët Hennessy, diferentes opções de drinques, whiskey 12 anos, vodka, rum, gin, cerveja e bebidas não alcoólicas. 

No dia seguinte, um brunch é servido no restaurante, e as crianças podem desfrutar de atividades com recreadores ao longo do dia. É a maneira perfeita de começar o novo ano em grande estilo.
 

Para as datas, a estadia mínima de duas noites nos confortáveis apartamentos Superiores, que acomodam uma ou duas pessoas, a partir de R$ 13.554*, com buffet de café da manhã servido no restaurante Ipê. Cada hóspede recebe ainda o convite para a festa de Réveillon do hotel, que conta com show ao vivo, uma ceia suntuosa e bebidas premium.
 

UM REFÚGIO DE CLASSE MUNDIAL EM MEIO À NATUREZA

Localizado dentro do Parque Nacional do Iguaçu, o Hotel das Cataratas oferece aos hóspedes a oportunidade de vivenciar as Cataratas em horários especiais, quando o parque está fechado para os demais visitantes.

 

Em 2023, o Hotel das Cataratas, A Belmond Hotel, recebeu reconhecimentos internacionais de destaque e grande prestígio, sendo premiado como o melhor hotel da América do Sul pelo Forbes Travel Guide Awards, pelo sexto ano consecutivo.

 

Ainda esse ano, foi classificado como o 8º melhor do mundo pela La Liste, renomada organização francesa que avalia e classifica os melhores restaurantes e hotéis ao redor do mundo.
 

VIVA A EXPERIÊNCIA

Celebre o Ano Novo de uma forma verdadeiramente memorável. Para valores especiais de quatro noites ou mais entre em contato pelo 21 2545 8878 ou reservations.brazil@belmond.com.

 

CONDIÇÕES GERAIS

  • *Valores referentes a apartamento single ou double. Os valores acima incluem 5% de ISS, 10% de taxa de serviço e R$ 8,60 de taxa de turismo.
  • Durante a ceia, crianças com até 6 anos são convidados especiais e desfrutam gratuitamente.
  • Crianças de 7 a 12 anos, o valor da ceia é reduzido em 60% e hóspedes entre 13 e 17 anos, o valor é reduzido em 50%.
  • Condição de pagamento: depósito de 50% do valor total do pacote até 7 dias após a confirmação da reserva. Os 50% restantes deverão ser efetuados até 30 dias antes da data do check in.
  • As políticas de pagamento podem sofrer alteração de acordo com os diferentes canais de distribuição, sujeita a alteração sem aviso prévio.

Stellantis Serviços Financeiros lança operação de financiamento para Jeep e RAM destinada aos clientes no Brasil.

A Stellantis Serviços Financeiros avança com a conclusão de mais um capítulo no Brasil: a partir de hoje, 1º de novembro, as marcas Jeep e Ram passam a integrar as operações da Stellantis Financiamentos.

Assim, com a nova estrutura, as operações de financiamentos, seguros e consórcios para os clientes de Jeep e Ram agora estão sob a responsabilidade da Stellantis Financiamentos, já responsável pelas atividades de varejo das marcas Fiat, Peugeot e Citroën. 

Na rede Jeep, a Stellantis Financiamentos vai se posicionar como Jeep Financiamentos. Já na rede Ram, a Stellantis Financiamentos vai se posicionar como Ram Financiamentos.

O objetivo dessa estratégia é ampliar cada vez mais a experiência dos clientes com as marcas, permeando toda a jornada de compra, que vai desde a escolha e aquisição de um veículo na concessionária, e se estendendo por todo o ciclo de vida do cliente nos produtos e serviços contratados através da Jeep Financiamentos ou Ram Financiamentos.

A estrutura da Stellantis Serviços Financeiros e de seus braços operacionais permite maior alinhamento com as estratégias das marcas que compõem a Stellantis, proporcionando sinergias entre atacado e varejo, além de agilidade e simplificação das operações, sempre com foco na crescente satisfação dos clientes e da rede. 

Lançar produtos financeiros com uma identidade própria e característica das marcas chega como parte da estratégia de assegurar um atendimento uniforme em toda a jornada dos consumidores com a Jeep e a Ram.

“A Stellantis investirá de forma significativa nos próximos anos para termos produtos e serviços ainda mais competitivos e exclusivos, visando a satisfação dos nossos clientes. Além disso, os concessionários das marcas da Stellantis terão uma única e exclusiva estrutura de atendimento com serviços financeiros personalizados para apoiar em seus negócios. O objetivo é acelerar o desenvolvimento das atividades comerciais de cada marca com essa nova estrutura, reforçando o suporte financeiro aos concessionários e consumidores”, destaca Dominique Signora, responsável pela Stellantis Financial Services para América do Sul. 

Vale destacar, ainda, que a Jeep Financiamentos e a Ram Financiamentos terão uma ampla linha de produtos financeiros, que vão abranger todos os públicos-alvo das marcas. A Jeep Seguros e a Ram Seguros também oferecerão condições extremamente competitivas e serão mais um grande diferencial para os clientes de Jeep e Ram no Brasil.

“Essa nova estrutura é uma oportunidade de proporcionar aos nossos clientes experiências únicas dos Serviços Financeiros dentro do universo e identidade das marcas Jeep e Ram. O suporte operacional, por exemplo, será um dos nossos grandes atributos, e a rede de concessionárias contará com um time de campo excepcional, competente e engajado em fazer a diferença em cada ponto de venda, com integração total com os times da marca e rede”, explica Herlander Zola, Vice-presidente Sênior Comercial de Operações Jeep e Ram Brasil. “Outro exemplo é o atendimento remoto através da nossa Central de Correspondentes, que monitora com excelência toda a esteira de financiamentos, desde a simulação até a formalização do crédito, preparados para atender todas as necessidades dos nossos clientes”, completa.

Banco Stellantis

O outro braço operacional da Stellantis Serviços Financeiros, anunciado em agosto deste ano, é o Banco Stellantis. Antes conhecido como Banco Fidis, a estrutura passou a ser provedora das atividades de financiamento aos concessionários de todas as marcas da Stellantis. Além disso, o Banco Stellantis é responsável pelas operações de financiamentos dos clientes corporate, tais como clientes frotistas, e continua oferecendo soluções para fornecedores e cartões de crédito, entre outras operações estruturadas, para todas as marcas da Stellantis.

 

Schultz lança campanha Novembro Imperdível durante Festuris 2023. Cruzeiros fluviais e temporada 2024-2025 de circuitos europeus integram agenda da empresa

Rodrigo Rodrigues, diretor
Comercial da Schultz. Foto divulgação.
Entre os dias 9 e 12 de novembro, a empresa Schultz reúne seus gestores das áreas de operação e vendas para apresentar as novidades da companhia, entre as quais estão os lançamentos da campanha Novembro Imperdível, pela qual as compras podem ser feitas sem entrada e parceladas em até 12 vezes pelo cartão de crédito ou por boleto. Válida durante todo o mês, a campanha está disponível para produtos nacionais e internacionais.

 

No lugar dos circuitos mundiais …

 

Além disso, a empresa reforça que possui integração com as principais marcas de circuitos pelo mundo, como por exemplo SATO, SURLAND, KOMPAS e VIPAC entre outros, isso permite ao agente de viagens realizar as reservas on-line 24h por dia. São milhares de roteiros disponíveis em poucos cliques.

 

Complementarmente, a Schultz confirma a integração total dos cruzeiros fluviais da Europamundo, na temporada 2024-2025. Com isso, as reservas e compras são feitas diretamente pelos agentes para mais de 100 saídas a bordo de 10 navios para 32 roteiros em 18 países e 82 cidades europeias.

 

Rodrigo Rodrigues, diretor Comercial da Schultz, destaca que “é muito importante participar do Festuris para ampliar relacionamento e conexão com o trade da região sul, que é muito estratégico para nós”.

 

Sobre a Schultz

Criada há mais de 37 anos, a Schultz é uma das mais completas empresas turísticas do Brasil, integrada pelas operações da Vital Card (seguro-viagem), Schultz Vistos (vistos de turismo, estudos, trabalho e negócios), TZ Seguros (corretora de seguros para empresas de turismo), TZ System (tecnologia) e TZ Viagens (franqueadora de agências de viagens multimarcas), Schultz Operadora e Wikitravel (portal com banco de dados com fotos e vídeos royalty free para uso profissional do mercado de viagens). Sua sede, está localizada em Curitiba, capital paranaense, e possui filiais e representantes nas principais cidades brasileiras.

quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Kombi 100% elétrica já está disponível no Brasil. São só 70 unidades. Na assinatura tem 3.100 km de franquia de rodagem mensal. Motor de 204 cv e autonomia de 420 km

 

São Bernardo do Campo (SP) – Após 56 anos de histórias e emoções a bordo da Kombi, os brasileiros poderão reviver a liberdade, independência e emoção da Velha Senhora, agora zero emissões e totalmente sustentável: a Kombi elétrica já está disponível no País.

A Volkswagen do Brasil anuncia a chegada de um ícone renovado, disponível na rede de concessionárias que aderiram ao projeto da marca exclusivamente pelo programa de assinatura, o VW Sign&Drive. O serviço de assinatura tem franquias com a possibilidade de rodagem de até 3.100 km por mês, a mais extensa do mercado.

Baseado na plataforma MEB, o ID. Buzz traz o DNA do lendário Volkswagen T1 para o futuro com seu design único, tecnologia inovadora e sustentabilidade progressiva. A chegada da Nova Senhora coroa a comemoração dos 70 anos da Volkswagen no Brasil, por isso, sua versão 100% elétrica chega em lote limitado especial com 70 unidades, oferecida na versão Pro, nas cores metálicas Azul Starlight e a tradicional “saia e blusa” Branco Candy & Amarelo Pomelo.

ID. Buzz Pro

O modelo produzido em Hannover, na Alemanha, tem design único, sendo futurista e tecnológico logo à primeira vista. E a Volkswagen cuidou de cada detalhe em termos de equipamentos: a versão Pro traz os modernos faróis IQ. 

Light Matrix, que aparecem “conectados” com a assinatura noturna na grade frontal. O conjunto óptico também faz par com as lanternas traseiras 3D LED com função animação IQ.Light. 

Na lateral, os destaques vão para as rodas de liga leve de 20" design e os espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas. Os espelhos, aliás, são eletricamente ajustáveis, rebatíveis, aquecíveis e trazem função "Tilt down" e memória. Para os mais atentos, as maçanetas dianteiras possuem iluminação, enquanto os vidros traseiros são escurecidos.

Motorista e passageiros têm uma imersão em tecnologia quando acessam o interior da Kombi Elétrica. A começar pelo assistente de comunicação inteligente com iluminação bidirecional via LED (ID.Light). 

Com ele é possível solicitar algumas funções por voz, como o uso do ar-condicionado digital de duas zonas. A câmera 360° é ótimo auxílio para ver os arredores da Nova Senhora, mas estacionar, por exemplo, não será uma preocupação a bordo da minivan, que traz sistema de estacionamento semi-autônomo. 

Funciona assim: a partir do acionamento do item pela central multimídia "Ready 2 Discover ", com tela de 12 polegadas, é possível acessar uma vaga sem precisar controlar pedais ou câmbio. 

Trata-se do Memory Park Assist Plus. Há ainda uma assistente traseiro transversal de saída de vaga. E sim, o ID. Buzz é um verdadeiro piloto quando se trata de baliza!

Outros mimos disponíveis são o carregamento do celular por indução, o espelho retrovisor interno antiofuscante automático, sensor de chuva, freio de estacionamento eletromecânico com função Auto-Hold, painel de instrumentos em LED de 5,3" (ID.Cockpit), volante multifuncional revestido em couro com botões Touch e função aquecimento, para-brisa com isolamento acústico e muito mais.


Kombi vegana

Além de sustentável, o ID. Buzz é versátil, espaçoso e minimalista. E tudo isso aparece ao visitar o habitáculo do novo ícone. A maior curiosidade é que o modelo faz uso de um alto percentual de materiais reciclados, com partes provenientes de plástico coletados do mar e garrafas PET, enquanto todos os componentes internos provêm de insumos de origem não-animal.

O motorista e o passageiro da frente sentam-se em confortáveis bancos individuais. A posição de assento elevado, típico da clássica Kombi, é a mesma de sempre. Os bancos são sempre elétricos com apoios lombares dianteiros, pneumaticamente ajustáveis, aquecidos e com função de massagem.

O acesso à segunda fileira de bancos se dá pelas portas que correm lateralmente e possuem abertura e fechamento automáticos. O banco traseiro conta com trilho para ajuste horizontal, tem encosto bi-partido, rebatível e reclinável. 

Os passageiros que ali viajam têm algumas regalias: bandejas nos encostos dos bancos dianteiros, entradas USB-C – uma em cada porta, alças de segurança para acesso, porta-revistas e porta-celulares, tela de proteção e até divisão para pet no banco traseiro.

Outro item especial do ID. Buzz é o Buzz Box. Trata-se de um porta-objetos modular, localizado entre os banco dianteiros. Nele, há compartimento para se guardar um laptop, cadernos ou pranchetas, além de garrafas e outros objetos. Ele também pode ser facilmente removido e recolocado no lugar.

O ID. Buzz também é equipado de série com iluminação ambiente em 30 cores distintas. As áreas iluminadas pela tonalidade escolhida englobam uma faixa luminosa no painel de instrumentos, as faixas decorativas nas quatro portas e os porta-objetos das portas. 

A área dos pés é iluminada com luz branca. Além das cores individuais, é possível ativar perfis de iluminação pré-configurados com apenas um toque.

Cinco estrelas em segurança

A Kombi elétrica atingiu o nível máximo de excelência durante testes de segurança realizados pelo Euro NCAP (European New Car Assessment Programme - Programa Europeu de Avaliação de Carros Novos). O resultado se deve à estrutura robusta do veículo e aos novíssimos sistemas e funções de segurança.

O modelo é equipado com múltiplos recursos como Frenagem Autônoma de Emergência, conhecida pela sigla AEB (Autonomous Emergency Brake), que no modelo traz ainda a função de detecção de pedestres e ciclistas, e Assistente Ativo de Mudança de Faixa (Lane Assist).

Há ainda sete airbags – sendo frontais, de cabeça, lateral e central -, sensor de fadiga, assistente de conversão na transversal (Turn Assist), assistente de condução ativa mantendo distância do veículo a frente e permanência na faixa (Travel Assist), ACC stop & Go, controle eletrônico de estabilidade “ESC” e controle de tração "ASR".


Clássico do futuro

Totalmente elétrico, o ID.Buzz se baseia na primeira geração da Kombi original, a T1, e resgata um dos maiores ícones do design automotivo para a era da mobilidade elétrica. 

Foi construído sobre a plataforma modular elétrica (MEB) do Grupo Volkswagen. Trata-se da primeira plataforma escalável de grande produção no mundo para carros totalmente elétricos.

O ícone automotivo é equipado com uma bateria de 77 kWh que fornece corrente para um motor elétrico de 204 cv, e que movimenta o eixo traseiro. O motorista pode contar com som eletrônico do motor (ID. Sound). A potência de carga, utilizando corrente alternada (AC), é de 11 kW. 

Com uma tomada CCS, em uma estação de carga rápida de corrente contínua (DC), a potência de carga aumenta para até 170 kW. Carregada dessa maneira, o nível da bateria sobe de 5% para 80% em cerca de 30 minutos. A autonomia é de 420 km (WLTP).

Exclusividade Sign&Drive

A contratação do ID. Buzz por assinatura – e, lembre-se, limitada a 70 unidades - já pode ser realizada a partir de hoje, através do site do VW Sign&Drive de forma on-line ou pela rede de concessionários que aderiram ao projeto da marca. O Volkswagen ID. Buzz está disponível a partir de R$ 12.990. 

Os contratos têm a duração de 12, 24, 36 ou 48 meses, que incluem os serviços de manutenção, seguro, documentação, logística de entrega, assistência 24 horas, gestão de multas e serviço de rastreador. Além disso, clientes poderão optar por alugar ou comprar um wallbox de 7,4kW em condição exclusiva Sign&Drive.

O ID. Buzz é o veículo completo para o nosso tempo: livre de emissões, sustentável, interativo e totalmente tecnológico.


COLUNA DE AVIAÇÃO - Azul inicia voo direto entre Belo Horizonte e Teresina que passa a ter 3 ligações semanais // LATAM inaugura Sinop-Guarulhos com 86% de ocupação. Com essa segunda rota na região que deve movimentar 38 mil passageiro por ano // Grupo Qatar Airways registra forte desempenho financeiro no primeiro semestre de 2023/2024



Azul inicia voo direto entre Belo Horizonte e Teresina que passa a ter 3 ligações semanais 

 

A Azul, maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas no Brasil, iniciou, nesta segunda-feira (30), a operação que liga o BH Airport, em Confins, à cidade de Teresina, capital do Estado do Piauí. Os voos da nova rota serão realizados às segundas, terças e sextas, nas aeronaves modelo Airbus A320, com capacidade para 174 Clientes. 

  

Para Beatriz Barbi, gerente de Planejamento e Malha da Azul, o início das operações representa ampliar um dos principais pilares da companhia: a conectividade. “Estamos muito felizes em ligar os Clientes mineiros e piauienses em voos de um pouco mais de 2h30. Com essa nova rota conseguimos fomentar o turismo local e contribuir com o desenvolvimento social e econômico”, comenta. 

  

Teresina é uma das cidades mais populosas e importantes do Piauí, além de estar cheia de pontos turísticos interessantes para visitar, como o Mirante da Ponte Estaiada e, claro, para aproveitar a pausa para tomar uma cajuína, bebida típica a partir do caju. 

  

Os Clientes que partirem de Teresina com destino a Confins poderão se deslocar tranquilamente para a capital mineira, Belo Horizonte. Chegando em BH, poderão conhecer uma cidade com diversos pontos turísticos, como a Lagoa da Pampulha, o Estádio Mineirão, o Museu das Minas e do Metal e muitos outros locais imperdíveis. 


Vale destacar a cozinha mineira, uma das mais famosas do Brasil, que agrada aos mais repletos paladares, com guloseimas e pratos típicos, como tutu, frango com quiabo, feijão tropeiro, doce de leite, goiabada cascão, queijo minas e o tão aclamado pão de queijo. 

  

Além disso, a partir do aeroporto de Confins é possível acessar rotas internacionais, como Curaçao, ilha localizada no Caribe, e os aeroportos de Fort Lauderdale e Orlando, nos Estados Unidos. 

  

As passagens podem ser adquiridas no www.voeazul.com.br ou em agências de viagens parceiras. 

  

Confira os horários dos voos entre Confins e Teresina: 

  

 

Confins (CNF) – Teresina (THE)    

Origem    

Saída      

Destino      

Chegada     

 Frequência      

Confins  

12:50   

Teresina  

15:25   

Segunda, terça e sexta-feira   

Teresina  

16:25   

Confins  

19:00   

Segunda, terça e sexta-feira  

  

LATAM inaugura Sinop-Guarulhos com 86% de ocupação. Com essa segunda rota na região que deve movimentar 38 mil passageiro por ano


 

Mais eficiente e competitiva, a LATAM inaugurou nesta quarta-feira (1º/11) a rota Sinop-São Paulo/Guarulhos com ocupação de 86% no primeiro voo. Mais de 38 mil passageiros devem ser transportados por ano na nova rota, a segunda da companhia na região depois de Sinop-Brasília. A nova operação conecta o norte mato-grossense diretamente ao principal hub (centro de conexões) da LATAM no Brasil. A partir de Guarulhos, a empresa conecta os clientes para mais de 50 destinos no Brasil e outros 90 no exterior.
 

Segundo Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil, o investimento considera a demanda forte e consistente da região. "Começamos a voar em Sinop há 17 meses com destino a Brasília, e já registramos mais de 80% de ocupação e 90 mil passageiros transportados. É um mercado forte, com demanda saudável, e que agora terá rápido acesso a toda nossa conectividade de Guarulhos”.

 

O voo Sinop-São Paulo/Guarulhos é operado quatro vezes por semana em aeronaves Airbus A319 (até 12 passageiros em cabine Premium Economy e 126 em Economy). Com duração média de 2h30, decola de Sinop sempre às segundas, quartas, sextas e domingos às 3h10 (hora local), com chegada em Guarulhos prevista para às 5h40 (hora local). No sentido inverso, parte de São Paulo/Guarulhos às terças, quintas, sábados e domingos às 22h25 (hora local), com chegada prevista a Sinop às 0h55 (hora local).

 

Já o voo Sinop-Brasília continua sendo operado às terças, quintas e sábados, com partida da cidade mato-grossense às 4h30 (hora local) e chegada ao destino às 7h10 (hora local). No sentido inverso, parte de Brasília às segundas, quartas e sextas, às 21h55 (hora local), com chegada em Sinop às 22h40 (hora local).
 

CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL DA CONECTIVIDADE DA LATAM

 

Após a pandemia de Covid-19, a LATAM se tornou mais eficiente e competitiva, abrindo 11 novos destinos no Brasil desde 2021: Jericoacoara (CE), Juazeiro do Norte (CE), Vitória da Conquista (BA), Petrolina (PE), Presidente Prudente (SP), Montes Claros (MG), Juiz de Fora (MG), Cascavel (PR), Sinop (MT), Caxias do Sul (RS) e Passo Fundo (RS). Essa ampliação permitiu à LATAM alcançar o seu recorde de 55 destinos no País.
 

A LATAM também é a única companhia aérea que conecta o Brasil com 90 destinos no exterior em voos próprios. Em 2023, inaugurou as rotas Brasília-Lima, Porto Alegre-Santiago, São Paulo-Los Angeles, São Paulo-Joanesburgo, Belo Horizonte-Santiago e Florianópolis-Santiago. Também começou a conectar o Brasil com Melbourne (via Santiago), e com Caracas, Havana e Atlanta (todos via Lima). Ainda neste ano, vai começar a conectar o Brasil com Aruba (via Lima).

 

Anualmente, a LATAM transporta no Brasil uma média de 30 milhões de passageiros em voos domésticos e 3 milhões em voos internacionais. São cerca de 700 voos por dia no mercado brasileiro, sendo 650 domésticos e 50 internacionais. Como consequência, a companhia lidera o setor aéreo brasileiro doméstico e internacional desde 2021, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).


Grupo Qatar Airways registra forte desempenho financeiro no primeiro semestre de 2023/2024

Doha, Catar – O Grupo Qatar Airways acaba de divulgar seus resultados para o primeiro semestre de 2023/2024, revelando um forte desempenho financeiro. O período foi marcado por um crescimento ambicioso, mas sustentável, na rede, que proporcionará valor econômico a longo prazo ao Catar, aos parceiros globais e aos países de destino da companhia. 

O retorno ao serviço da maioria da frota A350 da companhia aérea está quase completo e contribuiu para um aumento geral de 18% no número de assentos-quilômetros disponíveis (ASK) em relação ao mesmo período do ano passado.

O Grupo reportou um lucro líquido de QAR 3,736 bilhões (US$ 1,026 bilhão) no primeiro semestre do ano fiscal 2023/2024, o que representa um aumento de 113,8% em comparação com o mesmo período do ano passado 2022/2023. 

A receita total do Grupo no primeiro semestre do ano fiscal de 2023/2024 aumentou para QAR 40,126 bilhões (US$ 11,019 bilhões), um aumento de 7,4% em comparação com o mesmo período do ano passado 2022/2023. Já as receitas de passageiros cresceram 28,5%, com taxas de ocupação aumentadas em 83,3%, gerando mais 3,6% de rendimentos.

A contagem total de passageiros da Qatar Airways nos primeiros seis meses, encerrados em setembro de 2023, aumentou para 19.078 milhões, representando um aumento de 22,5% em comparação com o mesmo período do ano passado. 

Um componente-chave do sucesso comercial do negócio foi alcançado através de parcerias inovadoras dentro da Oneworld e através de outras alianças estratégicas globais na Australásia, Europa e China em particular. 

A expansão da frota e os programas de fidelidade são fundamentais para o crescimento, e o Grupo Qatar Airways possui cerca de 150 aeronaves para atender a esta crescente demanda por tráfego de passageiros e cargueiros. A eficiência operacional, os programas de inovação e o desenvolvimento do pessoal também contribuíram para estes resultados.

O Grupo vem enfrentando uma série de obstáculos no final do ano, incluindo tensões geopolíticas em diversas partes do mundo. Isto poderá ter um impacto na procura de passageiros por viagens aéreas, bem como criar potenciais restrições operacionais. 

No momento, o custo do combustível continua sendo a maior preocupação. As flutuações da taxa de câmbio resultantes do fortalecimento do dólar norte-americano tiveram impacto no desempenho até então. 

Uma grande variedade de medidas operacionais aumentou o desempenho dentro do prazo para os níveis mais elevados registrados nos últimos anos, o que é uma prova dos esforços colaborativos da equipe de liderança da companhia. A administração espera continuar o forte desempenho apesar dos ventos contrários no segundo semestre de 2023-2024.

O CEO do Grupo Qatar Airways, Akbar Al Baker, disse: “O Grupo Qatar Airways é um negócio único que continua a ter um desempenho ao mais alto nível na indústria da aviação. 

A Copa do Mundo FIFA Qatar 2022™ criou uma base muito sólida sobre a qual construímos a ambição do Catar de crescer como um destino turístico líder no Oriente Médio, que se concentra no requinte, na cultura, no valor e no atendimento ao cliente e, portanto, em ser um destino voltado para a família. 

Os resultados deste ano indicam que o Grupo está se encaminhando para outro ano muito forte, que se baseia em lucros acumulados de mais de 2,75 bilhões de dólares dos dois anos anteriores.”

A margem EBITDA do Grupo de 26,9% nos primeiros seis meses do ano fiscal de 2023/2024 melhorou em comparação com o mesmo período do ano passado 2022/2023 em 4,9 pontos percentuais, para QAR 10,779 bilhões (US$ 2,960 bilhões). A EBITDA foi superior ao mesmo período do ano passado 2022/2023 em QAR 2,641 milhões (US$ 0,725 milhões).

No início de março, a empresa anunciou uma série de novas rotas, incluindo Chittagong, Juba, Kinshasa, Lyon, Medan, Toulouse e Trabzon, a maioria das quais já começou a operar. A Qatar Airways também anunciou a retomada a 11 destinos e a inclusão de até 10 novos destinos para 2024.



Coluna Fernando Calmon



Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.275 — 2/11/23


 

Volta do seguro obrigatório

não pode ser mais adiada

 


Faltam apenas 60 dias para o Governo Federal regulamentar e autorizar a volta da cobrança do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), criado em 1974. O assunto é espinhoso depois que a Seguradora Líder, um consórcio de empresas do setor, decidiu se autodissolver em 2020. Tudo começou com a diminuição gradual do preço do chamado seguro obrigatório (prêmio, no jargão próprio) que caiu de R$ 105,65 em 2016 para simbólicos R$ 5,21 em 2020, no caso de automóveis.

Entre 2021 e 2023 o prêmio foi zerado para automóveis e uma solução precisa ser encontrada até 31 de dezembro próximo. Sempre se deve lembrar que o chamado Seguro Obrigatório, além de sua função de indenizar vítimas de acidentes de trânsito, impede o licenciamento a cada ano, caso deixe de ser pago pelo proprietário do veículo.

Trata-se de um seguro de grande importância social e econômica por amparar vítimas de acidentes de trânsito, em especial pedestres, independentemente de culpa. Os valores indenizatórios estão congelados há 17 anos e, por consequência, hoje são quase desprezíveis: R$ 13.500 em caso de óbito ou invalidez permanente e R$ 2.700 para despesas médicas e hospitalares.

Atualmente o sistema é gerido pela Caixa Econômica Federal, mas em 31 de dezembro próximo algo precisa acontecer para que o DPVAT (ou outro nome) continue a vigorar de 2024 em diante. Em audiência pública no último dia 17 na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), a matéria foi debatida.

O assunto está afeto ao Ministério da Fazenda. Patrícia Menezes, diretora jurídica do Centro de Defesa das Vítimas do Trânsito, foi enfática, de acordo com a Agência Câmara de Notícias: “Fomos convidados para dar sugestões. Cadê o fundo? O valor? Nós não sabemos quanto tem, onde tem. Precisamos de transparência, ter a real noção para que seja feita, de maneira urgente, a manutenção do seguro DPVAT.”

Somente a atualização pelos 40 salários mínimos, válidos em 2007, as indenizações acima subiriam para R$ 52,8 mil e R$ 10.560,00, respectivamente. Prepare-se porque o valor do novo prêmio deve arder no seu bolso.

 

Dirigibilidade: fator que diferencia o Honda ZR-V

Colocado estrategicamente em termos de porte entre o HR-V e o futuro CR-V (chega em janeiro próximo), a Honda aposta que o ZR-V vindo do México, sem imposto de importação, reúne potencial de vender 1.000 unidades por mês. O preço em versão única Touring de R$ 214.500 o torna menos competitivo frente a concorrentes diretos não híbridos como Compass, Corolla Cross, Taos e Tiggo 8, porém todos os itens de segurança, conforto e comodidade são de série.

Visto ao vivo é mais atraente do que em foto ou vídeo, em particular caimento do teto, capô longo e conjuntos ópticos dianteiro e traseiro. Por dentro, surpreende a ótima posição ao volante típica de hatches e sedãs, fugindo da mesmice dos SUVs. Do Civic herdou as saídas do ar-condicionado do tipo colmeia elegantes e eficientes, sem deixar de lado as saídas pelo assoalho para passageiros do banco traseiro. Há oito porta-objetos e até local para laptop.

O console central tem desenho fora do convencional e agradável, bem como as laterais de portas. Tela multimídia de 9 pol. está bem posicionada com apoio para os dedos que facilita o manuseio com o carro em movimento. Pode recarregar até seis celulares: por indução e por cinco portas USB. Há bom espaço atrás também para pernas, cabeças e ombros, mas o porta-malas de 389 litros perde para os principais rivais.

Um ponto alto do ZR-V é o comportamento dinâmico, em retas e curvas. O motor de 2 L, gasolina, 161 cv e 19,1 kgf·m tem desempenho bastante razoável, consideradas as limitações do câmbio CVT de sete marchas. No trecho de avaliação entre São Paulo (SP) e São Roque (SP), os 1.446 kg de massa não atrapalharam ultrapassagens e os quatro freios a disco mostraram precisão e eficiência.

 

OICA escolheu o Brasil para seu encontro anual

Pela primeira vez a Oica (Organização Internacional de Fabricantes de Autoveículos, na sigla em francês) trouxe sua conferência anual para o Brasil. A reunião em São Paulo (SP), realizada pela Anfavea, contou com 14 dos 36 membros que formam a entidade sediada em Paris, França e fundada em 1919. Quase a totalidade dos 90 milhões de veículos leves e pesados em produção hoje no mundo é de responsabilidade dos filiados desta organização setorial.

O presidente da Oica, o americano John Bozzella, não se furtou em comentar os desafios que as marcas ocidentais enfrentam para acelerar a fabricação de veículos elétricos. Em declarações ao site Automotive Business ele admitiu que fabricantes do Ocidente reconhecem, hoje, problemas técnicos e financeiros superiores aos que se imaginavam inicialmente.

Segundo Bozzella, a situação econômica tanto na Europa quanto nos EUA com inflação e taxas de juros altas tornou os consumidores de veículos mais reticentes em abraçar uma transição que trouxe preços maiores e, inesperadamente, uma competição ferrenha vinda principalmente da China.


Fiat Sportback Abarth acerta na proposta esportiva

Desta vez, nada de mera maquiagem decorativa, rodas maiores, algumas faixas na carroceria e estamos conversados. O Sportback Abarth recebeu tratamento apurado de engenharia e esportividade. Ajudou o fato deste SUV dispensar barras de enfeite no teto e receber uma imperceptível, porém válida redução de 5 mm na altura de rodagem, além de um discreto defletor sobre a tampa do porta-malas.

Mais interessante ainda é que o motor flex 1,3 turbo manteve os mesmos números de potência – 185 cv (E)/180 cv (G) – e torque – 27,5 kgf·m – do Pulse Abarth de menores massa e dimensões, porém ainda assim acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 s, exatamente o mesmo tempo. Se a comparação for com o Fastback de motor igual, a versão Abarth é meio segundo mais rápida.

Há uma série de pormenores incrementais que explicam: rodas mais leves, pneus de maior aderência, recalibração do sistema de injeção direta de combustível, uso da tecla “Poison” no raio direito do volante e escapamento duplo bilateral. Durante a avaliação no Autódromo Capuava, em Indaiatuba (SP), transmite a sensação de que se pode acelerar mais a cada volta. A direção é um pouco mais rápida com ótimo resultado (relação 14,5:1 contra 15:1), mediante braços de direção mais curtos, pois caixa em si não mudou.

Apesar dos freios a tambor nas rodas traseiras, a proposta coerente indicaria discos, mas o preço subiria. Da mesma forma, ideal seriam seis airbags em vez dos quatro do projeto original. Esta versão de topo custa R$ 159.990,00.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.