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sábado, 11 de maio de 2024

O Ferrari Roma Spider está chegando ao Brasil por R$ 3.950.000,00. Vem equipado com motor V8 duplo turbo, com 3.855 cc, câmbio de 8 marchas, vai de 0 a 100 km/h em 3,4 s e chega aos 320 km/h

 


São Paulo - A Ferrari Roma Spider, o mais recente modelo de Maranello, foi revelado hoje no Brasil, em evento exclusivo realizado no showroom Ferrari São Paulo. Com seu alto desempenho e elegância atemporal, o carro é a interpretação contemporânea do elegante estilo italiano dos anos 1950 e 1960.  

A Via Itália já vendeu 20 Roma Spider por R$ 3.950.000,00 cada um, mas os compradores terão de arranjar muita paciência porque só receberão o entre o fim deste ano e fevereiro de 2025, isso porque a Ferrari só consegue cproduzir 13 mil unidades por ano, para atender o mercado todo o planeta.
 
Com as mesmas proporções, dimensões e especificações do bem-sucedido conceito V8 2+2 da Ferrari Roma, o modelo Spider se torna marcante, único e icônico por trazer uma capota flexível, solução que marca 54 anos após o 365 GTS4 de 1969, o glorioso retorno da capota flexível a um carro Ferrari com motor central dianteiro.



A interpretação moderna da capota dá ao carro um caráter forte graças às numerosas possibilidades de personalização oferecidas pelos tecidos refinados e a possibilidade de selecionar costuras contrastantes. 

Em termos de desempenho, destacam-se o curto tempo de abertura e fechamento do teto (13,5 segundos) em velocidade máxima de 60 km/h. Para redesenhar o teto, que é bastante íngreme na traseira, foi necessário repensar no desenho da janela traseira acomodada por baixo da capota traseira, quando o teto está recolhido. 



A Ferrari Roma Spider mantém as excelentes características dinâmicas da Ferrari Roma, com a melhor relação peso-potência de sua categoria, graças não apenas ao teto, mas também ao chassi de alumínio e ao motor V8 de 620 hp da família de motores premiada como “Motor Internacional do Ano” em quatro edições consecutivas. O motor é acoplado a caixa de câmbio DCT de 8 velocidades da Ferrari, conhecida por suas trocas de marcha extremamente rápidas, conforto excepcional e eficiência mecânica. 
 
Incrivelmente fácil de dirigir, a Ferrari Roma Spider conta com uma excelente capacidade de resposta ao volante, o que a torna a companhia perfeita tanto para viagens de fim de semana quanto para viagens mais longas. Sempre com a emocionante paisagem sonora do V8 da Ferrari ao fundo, é claro. 

 
Uma série de novidades foi desenvolvida para tornar esse carro versátil, incluindo um compartimento de bagagem topo de linha que inclui uma escotilha no encosto do banco traseiro para transportar itens maiores, além dos assentos aquecidos ergonômicos ajustáveis em 18 opções, que também estão disponíveis com um aquecedor de pescoço opcional para os dias mais frios.



EXPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 

Motor
Tipo de motor    V8 - 90° - turbocompressor duplo
Capacidade total do cilindro3.855 cc
Diâmetro e curso do pistão  86,5 mm x 82 mm
Potência máxima (*)   456 kW (620 hp) a 5.750-7.500 rpm.
Torque máximo  760 Nm a 3.000-5.750 rpm.
RPM máximo   7.500 rpm
Taxa de compressão9,45:1
Potência específica     161 hp/l
* Com gasolina de 98 octanas 
 


Dimensões e peso
Comprimento  4.656 mm
Largura     1.974 mm
Altura     1.306 mm
Distância entre eixos  2.670 mm
Bitola da esteira dianteira  1.652 mm
Bitola da esteira traseira   1.679 mm
Peso seco 1.556 kg
Relação entre peso seco e potência  2,5 kg/hp
Distribuição de peso 48% dianteira  / 52% traseira
Tanque de combustível   80 litros
Capacidade do compartimento de bagagem 255 litros
 
Pneus e rodas
Estrutura      245/35 ZR 20 J8.0
Pneu   285/35 ZR 20 J10.0
 
FREIOS
Frente  390 x 34 mm
Traseira     360 x 32 mm
                    
Caixa de câmbio e transmissão 

F1 DCT de 8 marchas
 
Auxílios eletrônicos

EPS, VDC, ABS com EBD, F1-TCS, E-Diff3, SSC 6.0, FDE, SCM-E Frs.
 
Benefícios
Velocidade máxima     > 320 km/h
0-100 km/h  3,4 s
0-200 km/h    9,7 s
100-0 km/h   32 m
200-0 km/h     130 m
 
Consumo de combustível
Em fase de homologação
 
Emissões de CO2
Durante a homologação

BYD nomeia novos grupos e amplia sua rede de concessionárias no país. Greentech aumenta sua presença no mercado e quer chegar a mais de 200 lojas até o final do ano

              Novo BYD Tan 2024, o mais recente lançamento da BYD no mercado

A BYD anunciou a nomeação de novos grupos para expandir sua rede de concessionárias, iniciativa que revela o compromisso em fortalecer cada vez mais a sua presença no país e oferecer um atendimento de excelência ao mercado. A ampliação também reforça o objetivo da marca em promover parcerias estratégicas e colaborativas em diferentes regiões.

 

Mais 13 novos grupos foram nomeados e estarão à frente de futuras unidades. O grupo Grand Brasil será responsável por outras duas concessionárias em São Paulo: uma localizada no bairro do Ibirapuera e mais uma na cidade de Barueri. Ainda na capital paulista, os Grupos T-Line DHG Mori se uniram e foram nomeados para a futura unidade que será aberta na Avenida dos Bandeirantes.

 

No interior paulista, o Grupo Mover começa na rede BYD nas cidades de Franca/SP e Sertãozinho/SP. Completando as novidades da região Sudeste, o Grupo Carbel inicia atividades com a marca, com três concessionárias em Minas Gerais: na capital Belo Horizonte (Savassi e Antonio Carlos) e na cidade de Contagem.

 

O tradicional grupo Via 1 é o parceiro de três lojas no Nordeste (Salvador, Recife e Fortaleza). Aliás, a capital baiana irá receber duas novas concessionárias BYD. Além do grupo Indiana, responsável pela futura loja de Lauro Freitas (BA), o grupo Oliveira Neto foi nomeado para a cidade de Vitória da Conquista (BA) e o experiente Grupo Primavia passará a atuar nas cidades de Barreiras e Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. Com foco ainda no Nordeste, Piauí terá mais uma concessionária da marca, na cidade de Parnaíba, do Grupo Jelta.

 

O Sul do país também ampliará a atuação da BYD no Brasil. O grupo Via Porto é o parceiro em mais três lojas: Porto Alegre (RS), Gravataí (RS) e Criciúma (SC), enquanto o grupo Barigui foi nomeado para as futuras lojas de Curitiba (PR) e Guarapuava (PR). No Centro-oeste, o Grupo Bali (Brasília/DF) fecha a lista de recentes nomeações.

 

“Todas essas nomeações vão consolidar ainda mais a nossa atuação em regiões já atendidas e outras que possuem uma demanda crescente pelos modelos eletrificados da marca, que se tornaram sucesso no Brasil. Nossa rede de concessionárias está se fortalecendo e aumenta a capilaridade, permitindo a presença da marca cada vez mais próxima do consumidor”, finaliza Henrique Antunes, diretor de vendas da BYD no Brasil. 

COLUNA MECÂNICA ONLINE®


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Tarcisio Dias

11 | MAIO | 2024


Com que “ronco” eu vou. Veículos elétricos devem permitir que motorista escolha o “barulho” do motor

Silenciosos por definição, os veículos elétricos estão procurando alternativas para manter a esportividade combinando desempenho, eficiência e emoção.

Por esses dias tive a oportunidade de avaliar alguns modelos elétricos e como era de se esperar, ao contrário dos veículos a combustão, os veículos 100% elétricos não possuem escapamento e, consequentemente, não emitem barulho ou ronco do motor.

Ao contrário da termodinâmica, o eletromagnetismo não resulta em emissões de ruído. Como resultado, o motor elétrico é quase totalmente silencioso. Para muitas pessoas, essa característica dos veículos elétricos pode ser bastante harmoniosa, mas há aqueles que preferem o ronco esportivo dos motores a combustão, uma sonoridade mais profunda e potente que reforça a sensação de imagem e som.

Entretanto, é importante lembrar que veículos barulhentos têm seu lugar adequado, geralmente nas pistas de competição. Na cidade ou na rodovia, conter o ruído ao mínimo é sempre a melhor opção. Por isso, os veículos saem de fábrica ajustados para emitir ruídos dentro de limites especificados no manual do proprietário, estabelecidos por lei.

Mexer no sistema para buscar um “ronquinho mais legal” pode resultar em multa, caso seu veículo seja verificado por fiscais munidos de equipamentos para medição de ruídos, como o decibelímetro.

Mas como resolver o silêncio dos veículos elétricos?

Os fabricantes estão investindo em soluções para garantir uma experiência sonora emocionante e envolvente para os motoristas.

O ronco do motor é uma parte fundamental da experiência de dirigir, evocando sensações de potência e emoção. Por isso, algumas fabricantes de carros elétricos desenvolveram sistemas de "ronco artificial".

Esses sistemas reproduzem sons semelhantes aos de motores a combustão, criando uma experiência auditiva familiar para os motoristas e para aqueles ao redor. Isso não só reforça a sensação de velocidade e potência, mas também fornece um aviso sonoro para pedestres e outros veículos, especialmente em baixas velocidades, onde os carros elétricos podem ser menos audíveis.

A Ford, por exemplo, ao lançar o Mustang Mach-E no Brasil, uma versão eletrificada de seu icônico esportivo, desenvolveu um som característico reproduzido para os ocupantes do veículo e para os pedestres ao redor, ajudando a criar uma experiência mais envolvente e proporcionando um aviso sonoro sobre a presença do veículo.

O caminho para a escolha do ronco do motor pode ser algo semelhante à personalização do seu celular. Por meio de um aplicativo do veículo em seu celular, você poderá escolher o estilo de ronco desejado, ou até mesmo baixar e instalar um modelo característico de um motor a combustão, seja da mesma marca ou de qualquer outro modelo de sua preferência.

As montadoras estão explorando novas maneiras de criar uma experiência única para os proprietários de veículos elétricos. A parceria da BMW com Hans Zimmer para criar o som do BMW i4 é um exemplo disso.

A inclusão de kits de som específicos para veículos elétricos pode ser uma solução para aqueles que desejam uma experiência auditiva mais tradicional ao dirigir um veículo elétrico. Esses kits podem simular sons de motores a combustão interna ou criar novos sons personalizados para os proprietários.

Essa abordagem destaca a importância do som como parte da experiência de direção e como ele pode afetar a percepção do desempenho e da qualidade do veículo.

À medida que a indústria automotiva continua a evoluir em direção à eletrificação, podemos esperar ver mais inovações e abordagens criativas para resolver desafios como o do som dos motores elétricos.

Dessa forma, os fabricantes estão inovando para preservar aspectos importantes da experiência de dirigir, mesmo em um mundo cada vez mais orientado para a eletrificação dos veículos.

TAGS - Hidrogênio, FCEV, Fuel Cell, Célula de combustível, Montadoras, Toyota, Hyundai, Honda, Infraestrutura, Hyundai.

Tarcisio Dias - Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.

https://mecanicaonline.com.br/category/engenharia/tarcisio_dias/ 

sexta-feira, 10 de maio de 2024

Hyundai CRETA tem descontos especiais em maio. Campanha oferece este mês R$ 10 mil de desconto no CRETA Limited, além de valorização de até R$ 12 mil no usado oferecido para outras versões do SUV mais vendido do Brasil no varejo. O período de degustação gratuita do sistema de conectividade veicular Bluelink também foi estendido de três para cinco anos




10 de Maio de 2024 – A Hyundai Motor Brasil anuncia hoje sua nova campanha especial de vendas para o mês de maio. Até o dia 31, serão oferecidas condições exclusivas para quem busca seu Hyundai CRETA 0 km. A campanha reforça o lançamento das versões ano-modelo 2024/25, apresentadas pela montadora na última semana.

O destaque da ação é o desconto de R$10 mil para a versão Limited, que sai por R$ 144.690 durante a promoção. Outros modelos do SUV mais vendido do Brasil no varejo contarão com oportunidades especiais na troca por um zero-quilômetro. Na compra da versão Platinum, serão R$ 9 mil de valorização do usado oferecido na troca. O valor será de R$ 9.500 de bônus na troca pela versão Comfort e de R$ 12 mil para aqueles interessados na versão topo de gama, a Ultimate.

Gratuidade estendida para o Hyundai Bluelink

 

Junto a chegada das versões ano-modelo 2024/25, o período de degustação gratuita do sistema de conectividade veicular Bluelink foi estendido de três para cinco anos. Esse tempo de gratuidade, válido a partir da data de compra do veículo, se aplica também de forma retroativa a todos os clientes que compraram veículos equipados com Bluelink no passado, tanto da família HB20 quanto da linha de SUVs Hyundai CRETA. 

 

As principais funcionalidades do Hyundai Bluelink vão desde o monitoramento do automóvel, rastreamento e imobilização, assistência 24 horas e diagnóstico dos sistemas, até a Smart Camera 360°, que permite a visualização do entorno do carro na tela do celular, comandos de voz e busca de pontos de interesse com informações de trânsito em tempo real, disponíveis conforme a configuração da central multimídia especificada para cada modelo de HB20 ou CRETA.  

 

Para obter informações sobre todos os modelos Hyundai, consulte a lista completa de concessionárias e encontre a loja mais próxima, acessehyundai.com.br.

Mulheres sobre duas rodas: filha resgata a paixão da mãe por motos. Empresária voltou a pilotar na estrada após 25 anos



Durante a última década, o número de mulheres brasileiras que pilotam motocicletas aumentou 69,5%, de acordo com dados da Abraciclo, associação que reúne as fabricantes instaladas no Polo Industrial de Manaus (AM). O salto foi de 5,6 milhões em 2014 para 9,5 milhões de motociclistas atualmente. Uma delas é Gisele Camargo, de 51 anos, que voltou a andar sobre as duas rodas depois de sua filha a encorajar a retomar a paixão por viagens.

A pilota conta que gosta de motos desde sua juventude, um sentimento que acabou sendo herdado por sua filha, Ariadne Cristine Camargo Kleuser, de 20 anos. Ambas são paranaenses, estado que ocupa o terceiro posto no ranking brasileiro de mulheres com habilitação para motos, são aproximadamente 742 mil portadoras da CNH A. Os outros estados com maior número de pilotas são São Paulo (2,8 milhões) e Santa Catarina (843 mil).

Apesar de contribuir para essas estatísticas, Gisele deixou sua paixão de lado por 25 anos para criar o casal de filhos, usando o carro como meio de locomoção. Em 2019, ela chegou a adquirir uma Honda XLX 350, ano 1991. Porém, o veículo acabou ficando encostado na garagem.

Até que em 2024, a motociclista viu a possibilidade de fazer o que mais gosta: dar um “rolê” de moto, como ela mesmo diz, pela região de Curitiba e também realizar viagens para o litoral paranaense.



Timidez da filha fez mãe voltar a pilotar

Foi graças à filha que Gisele pôde retomar sua antiga paixão. Em janeiro, a empresária adquiriu uma Honda Sahara 300 para acompanhar Ariadne nos passeios de fim de semana.

"Comprei a moto para andar junto com a minha filha, que é tímida e não completava os passeios por isso. Resolvi fazer uma surpresa para ela, que só ficou sabendo da novidade quando cheguei em frente ao nosso comércio com a moto", conta a lojista, que administra com a família uma casa de artigos de festa.

Até então, Ariadne havia feito apenas três viagens desde que comprou um modelo esportivo há um ano. E, devido à timidez, pouco interagia com o grupo de motociclistas que a acompanhava.

A jovem conta que sempre brincou com a mãe dizendo que um dia iria levá-la na garupa, mesmo sabendo que ela não gostava de ser carona. Certa vez, por insistência de Ariadne, Gisele concordou em acompanhá-la e garantiu que quando tivesse uma moto nova passearia com a filha.

“Foi emocionante ouvir isso dela. Agora estou ansiosa para compartilhar momentos especiais com a minha mãe, aproveitando a liberdade e a emoção de pilotar juntas”, relata a filha, que estreou a companhia da mãe num passeio pela sinuosa estrada Rastro da Serpente, na região de Bocaiúva do Sul – a 37 km de Curitiba.

Mãe e filha também aproveitaram o Dia Mundial da Mulher Motociclista, comemorado no último dia 2 de maio, para fazer a segunda viagem, desta vez até o portal da Serra da Graciosa, nas imediações da capital paranaense.

A próxima aventura está programada para o dia 19 de maio, quando as duas vão integrar um grupo de cem mulheres rumo mais uma vez ao Rastro da Serpente, apelido dado ao trecho de curvas e belas paisagens das rodovias SP-250 e BR-476, que ligam os estados do Paraná e São Paulo.



Clientela quer se desconectar da rotina

Na Honda Blokton, maior rede de concessionárias de motos no Paraná, as clientes femininas já representam aproximadamente metade das aquisições. Segundo Cristiano Rodrigues, consultor de vendas, muitas pessoas enxergam no veículo uma maneira de se desconectar da rotina e aproveitar momentos de lazer.

“Uma das vantagens de pilotar uma moto é se aventurar por estradas secundárias, trilhas e paisagens naturais de forma mais imersiva e aproveitando ao máximo cada trajeto. Além disso, é também uma válvula de escape para o estresse do dia a…

Coluna Fernando Calmon



Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.300 — 10/5/2024

 


Campanha Maio Amarelo 2024:

“Paz no trânsito começa por você”

 


Como faz todos os anos desde 2013, o Observatório Nacional de Segurança no Trânsito (ONST) inicia no mês de maio uma campanha em favor da diminuição do número de acidentes que colocam o Brasil numa posição vergonhosa ou no mínimo incômoda no cenário mundial. Foram 142.000 vidas ceifadas ao longo dos últimos quatro anos, média de 35.000 a cada 365 dias.

É necessário ressaltar que, apesar do número crescente da frota circulante brasileira (47,1 milhões de veículos leves e pesados, além de 13,3 milhões de motocicletas, totalizando cerca de 60,4 milhões, segundo o estudo do Sindipeças publicado no início deste mês e referente a 2023), o número de falecimentos por acidentes de trânsito em termos anuais tem mostrado pequenas variações para mais ou para menos.

Os números de mortalidade já foram maiores, beirando até 45.000 falecimentos entre 12 e 10 anos atrás. No entanto, é preciso agir com firmeza para que as mortes caiam mais. Um fato incontestável: motociclistas se envolvem em acidentes fatais em número muito maior em relação à frota.

Na maior cidade do País, São Paulo, a média indica um motociclista falecido por dia (360 por ano). Já houve um pequeno progresso com a criação da faixa azul, exclusiva para motos e scooters, o que ajudou a disciplinar o fluxo entre os veículos e evitado acidentes.

Entretanto, nos horários de rush e mesmo fora destes formam-se filas intermináveis de motos em movimento ou paradas que bloqueiam mudanças de faixa de outros veículos, mesmo que estes acionem setas. Autoridades de trânsito até criaram placas estimulando a gentileza no trânsito de observar a indicação de motoristas que precisam ou desejam mudar de faixa. Até agora, sem muito sucesso...

Da mensagem deste ano do ONSV para o Maio Amarelo, destaco trechos muito inspiradores de três Observadores Certificados, do Maranhão: Anderson Boás, Ulisses Bertoldo e Johnathan Fontinele.

“Este tema não é apenas um slogan. É, primordialmente, um manifesto por mudanças profundas em nossa maneira de perceber o trânsito e de como nele nos comportamos. A paz desejada nas vias começa com a reflexão e a ação individual, mas também se expande em ondas, alcançando a coletividade. É um chamado que beira a filosofia e a sensibilidade espiritual, para que cada pessoa se perceba como parte essencial de um sistema maior, onde suas escolhas e comportamentos têm o poder de salvar vidas.

“A paz no trânsito realmente começa por você, por nós, por todos. Vamos juntos transformar essa visão em realidade, para que as futuras gerações herdem vias mais seguras e uma sociedade mais consciente e solidária. No trânsito, a escolha pela paz e pela vida é a única opção aceitável.”

 

Faróis mais espetaculares da Europa


Farol de Santa Marta, em Cascais, 

 Os faróis existentes ao longo das costas marítimas pelo mundo são sempre alvo do interesse do turistas pelo que representam e entre todos os 20 mais chamativos três deles estão em Portugal: o Farol de Santa Marta em Cascais, o Farol no Cabo de São Vicente no Algarve e o Farol da Ponta do Arnel na Ilha de São Miguel, no Arquipélago dos Açores.

Farol Spartivento, na Serdenha, Itália


Durante centenas de anos eles serviram de proteção não só para os marinheiros ao iluminarem de noite a proximidade de recifes. Hoje a sua utilidade é relativa e como tal, já não necessitam de uma presença constante do faroleiro e do seu olhar atento. Mas estes edifícios de construção única, permitem que enfrentem o vento e o mar, além de se poderem desfrutar de vistas deslumbrantes. São monumentos históricos cuja beleza continua a deslumbrar-nos. Muitos deles, foram convertidos em alojamentos originais onde se pode procura a solidão e o espetáculo.

Farol de Chipiona, Cadiz, Andaluzia, Espanha


A Europa é um continente repleta destes faróis. Os utilizadores do potente motor de pesquisa de voos e hotéis da www.jetcost.pt, desta vez, foram convidados a escolher os 20 mais impressionantes no Velho Continente, e três deles estão aqui em Portugal: o Farol de Santa Marta em Cascais, o Farol de São Vicente no Algarve e o Farol da Ponta do Arnel na Ilha de São Miguel, nos Açores.


Farol de Santa Marta - Cascais - Lisboa - Portugal

Enquadrado num belo cenário na Ponta do Salmôdo na foz da Ribeira dos Mochos, sobretudo se olharmos do bar da praia em frente enquanto comemos umas sardinhas assadas no carvão acompanhadas de um bom vinho verde fresco. Foi construído em 1864 e faz parte do Forte de Santa Marta, localizado em Cascais, sendo o primeiro Farol Museu em Portugal. A antiga casa do faroleiro foi convertida num museu cujo conteúdo retrata a vida dos antigos faroleiros, a tecnologia e a história ao longo dos tempos.


Farol de São Vicente – Cabo de São Vicente, Algarve – Portugal
Presume-se de ser o finis terrae da Europa, em dura competição com outros cabos e faróis portugueses e espanhóis. Em qualquer caso, a sua localização é espetacular, à beira de falésias de 200 metros onde pescadores pacientes lançam os anzóis das suas canas. Está instalado numa fortaleza erguida no século XVI e entrou em funcionamento em 1846, tendo terminado a sua restauração em 1906, para proteger a costa dos frequentes ataques de piratas árabes. Foi construído no local de um convento medieval que, segundo a lenda, guardava os restos mortais de São Vicente. Esta zona –Sagres– foi residência do Infante D. Henrique, o Navegador.


Farol da Ponta do Arnel – Ilha de São Miguel - Açores – Portugal
Foi o primeiro farol a ser construído no Arquipélago dos Açores e foi tradicionalmente utilizado como luz de aproximação aos navios que chegavam de Portugal continental. O farol está situado no extremo leste da ilha de São Miguel e o acesso é feito por uma estrada difícil, embora mereça a pena.


Torre da Donzela - Istambul - Mármara - Turquia
Trata-se de uma torre localizada numa pequena ilha localizada na entrada sul do Estreito de Bósforo, a 200 metros da costa de Üsküdar, em Istambul. O farol, que alerta os numerosos navios que navegam pelas águas, tem uma lenda triste. Um oráculo profetizou que a filha do imperador morreria envenenada por uma cobra venenosa no dia do seu aniversário, ao completar 18 anos. O imperador mandou construir a torre no meio do Bósforo para proteger sua filha até ela completar 18 anos. No aniversário dos 18 anos da princesa, o imperador levou-lhe uma cesta de apetitosas frutas exóticas como presente de aniversário, e feliz por ter conseguido evitar a profecia. Porém, ao enfiar a mão na cesta, uma víbora que estava escondida entre as frutas mordeu a jovem princesa e ela morreu nos braços do pai, exatamente como o oráculo tinha previsto. Daí o nome Torre da Donzela.


Torre de Hércules - La Corunha - Galiza – Espanha
A Torre de Hércules é o único farol romano ainda em funcionamento e que continua a desempenhar as mesmas funções desde que foi erigido. Com toda a probabilidade foi construído na segunda metade do século I ou no início do século II d.C. pelo Império Romano, no finis terrae do mundo até então conhecido, para acompanhar os navios que contornavam o extremo do continente e o ponto mais distante do Império no Ocidente. Hoje é declarado Património Mundial da UNESCO.


Capo Spartivento - Sardenha - Itália
Certamente que nos dias de hoje, trata-se de um dos faróis mais elegantes e exclusivos da Europa convertido num hotel requintado, onde a experiência de dormir ali é um luxo, um resort que preservou os tetos abobadados da antiga estrutura vermelho carmesim e ampliou e restaurou os 700 metros quadrados de terraços panorâmicos com vistas deslumbrantes para as baías de Malfatano e Capo Teulada. É o farol mais antigo da Sardenha, um lugar de sonho construído em 1856 com vista para o mar no sul da ilha, onde a vegetação rasteira cheira a murta e zimbro.



Farol de Rubjerg Knude - Hjorring - Jutlandia – Dinamarca
Está localizado na costa do Mar do Norte, em Rubjerg, no município de Hjorring, na Jutlândia, ao norte da Dinamarca e é visitado por 250.000 curiosos todos os anos. Quer as areias movediças. quer a erosão costeira são um problema sério da zona. A costa sofre erosão em média de 1,5 metros ao ano e isso fez que o farol, que deixou de funcionar a 1 de agosto de 1968, ficasse isolado no meio de dunas, colocando em causa a sua sobrevivência. O governo dinamarquês decidiu salvá-lo há alguns anos, deslocando-o uns 70 metros.


Farol Fastnet - Fastnet Rock – Irlanda
Fastnet Rock é uma pequena ilha de ardósia argilosa com veios de quartzo. Eleva-se a cerca de 30 metros acima da marca da maré baixa. Como a Jetcost.pt, pôde comprovar, é usado como ponto intermédio para uma das corridas clássicas de iates mundial, a Fastnet Race, uma viagem de ida e volta de 1.126 quilômetros de Cowes, na Ilha de Wight, contornando a rocha e de volta a Plymouth. Às vezes também é usado como marca para regatas por centros náuticos locais, como Schull e Baltimore.


Farol de Saint-Mathieu - Plougonvelin - Bretanha – França
O promontório de Saint-Mathieu abriga as ruínas de uma abadia, um semáforo e um farol. Esta estranha sobre posição é explicada pelas ligações que estas estruturas partilharam ao longo da história de Saint-Mathieu.


Farol de Capri – Campânia – Itália
Localizado a 3 km de Anacapri, na bela ilha de Capri, o Farol de Punta Carena é um farol ativo que está em uso desde 1867. É o segundo farol mais brilhante da Itália, depois de Génova e um dos mais antigos da Itália. Embora seja um espetáculo impressionante vê-lo a funcionar, é aconselhável visitá-lo antes do pôr do sol e do farol começar a funcionar para poder desfrutar das vistas sobre a costa incrivelmente rochosa, as pequenas enseadas e falésias, o pinhal que bordeia a baía, a rica flora mediterrânica, as ondas quebrando e a imponente Torre da Guardia, uma antiga torre de vigia histórica.


Farol do Cabo de Gata – Almeria – Andaluzia – Espanha
Localizado no coração do Parque Natural Cabo de Gata-Níjar, este farol de 18 metros de altura foi construído devido aos numerosos navios que naufragaram no recife Laja de Cabo. Desde a sua base tem vistas espetaculares sobre a costa e as suas falésias. Além disso, daqui pode-se ver o famoso Recife de las Sirenas, onde antigamente viviam as focas-monge que os marinheiros confundiam com criaturas mitológicas.


Farol da Ilha Virgem - Plouguerneau – Bretanha – França
Ile Vierge é uma ilha de 6 hectares localizada a 1,5 km da costa noroeste da Bretanha, em frente à vila de Lilia. É o local do farol de pedra mais alto da Europa e do "farol tradicional" mais alto do mundo. Este imponente edifício de pedra só é acessível por barco. É preciso subir quase 400 degraus antes de chegar ao topo, onde as vistas são magníficas. Ao lado fica o primeiro farol da Ilha Virgem construído em 1845, mas devido a não ter visibilidade suficiente, em 1902 foi inaugurado o novo.


Farol de Lindau - Baviera – Alemanha
O antigo farol de Lindau, com os seus 37 metros de altura, foi construído no século XIII. Contribui para o encanto desta cidade-ilha às margens do Lago Constança. Não muito longe do farol ergue-se o emblema da cidade, um imponente leão de pedra, símbolo da Baviera, que parece marcar o horizonte.


Farol de Chipiona - Cádis - Andaluzia – Espanha
É o mais alto de Espanha, com 69 metros desde a base e um dos maiores da Europa. Curiosamente, é um dos poucos faróis com funções não só aéreas como marítimas, que projeta uma luz horizontal e outra vertical, servindo assim de guia para barcos e aviões. Aos pés das águas do Guadalquivir e do Atlântico, pode-se subir até à claraboia, embora se tenha de subir 244 degraus. Desde 2018 que se realiza a Corrida Vertical do Farol de Chipiona, na qual costumam participar quase 200 pessoas. A prova começa com uma corrida de 50 metros, subidas e descidas até ao topo do farol (688 degraus no total), após toque de uma campainha no miradouro e uma corrida de 450 metros no final.


Farol de Tourlitis – Ilha de Andros – Grécia
A 200 metros da costa da ilha de Andros, nas Cíclades, o pitoresco farol de Tourlitis ergue-se sobre uma rocha à entrada do porto de La Chora. Construído em 1897 e depois destruído durante a Segunda Guerra Mundial, o atual farol é na verdade uma réplica do original, reconstruído em 1990.


Farol de Genova - Ligúria – Itália
Construído pela primeira vez em 1128 e depois reconstruído na sua forma atual em 1543, o farol de Génova é uma torre quadrada, apelidada de Lanterna. Tem 77 metros e atinge uma altura acima do nível do mar de 117 m. Símbolo da cidade, a Lanterna domina o porto e oferece uma vista magnífica de Génova e do seu centro histórico. Atualmente está um pouco distante do mar e rodeado de edifícios e estradas.


Farol de Cabo de Hook - Wexford – Irlanda
Na península de Hook Head está localizado o farol do mesmo nome, que é o mais antigo da Irlanda e um dos mais antigos faróis ativos da Europa. Construída há quase 800 anos pelos normandos, é uma das atrações turísticas do sudeste da Irlanda. Poderá visitar o interior do farol que possui uma vista deslumbrante sobre o mar desde o seu
cimo.


Farol de Kõpu - Ilha Hiiumaa – Estónia
É um dos faróis mais antigos do mundo e está localizado na ilha estoniana de Hiiumaa e tem sido uma ajuda ativa à navegação desde 1531. Com 36 metros de altura, a orgulhosa estrutura em forma de prisma fica no topo de uma colina de 68 metros, garantindo que tenha a luz costeira mais alta do Mar Báltico. Apesar da construção de um novo farol radar em 1997, Kõpu continua a ser utilizado como guia de navegação por barcos locais, de recreio e de pesca local.


Farol de Maspalomas - Gran Canaria - Ilhas Canárias - Espanha
As praias e dunas de Maspalomas são, sem dúvida, as mais apreciadas, visitadas e fotografadas de todas as Ilhas Canárias. O conjunto da lagoa de Maspalomas, o campo dunar e o palmeiral constituem uma área de grande valor ecológico. A decisão de construir o farol de 55 metros de altura foi tomada em 1861. Naquela época o local era uma área desabitada, isolada do resto da ilha. A luz do farol foi acesa em 1890 e serviu de guia para os navios que percorriam as rotas entre a Europa e a América.

terça-feira, 7 de maio de 2024

Felipe Nasr representa a Stuttgart pelo segundo ano consecutivo nas 24 Horas de Le Mans




Felipe Nasr e a Stuttgart Porsche estarão juntos pelo segundo ano consecutivo nas 24 Horas de Le Mans. O piloto brasileiro da Porsche Penske Motorsports dividirá a condução do Porsche 963 número 4 com o francês Mathieu Jaminet e o inglês Nick Tandy, repetindo a formação de 2023.

“Estou muito feliz em anunciar meu retorno às 24 horas de Le Mans, o principal palco mundial de endurance. Representar a Stuttgart nesta prova é especial para mim. A marca é uma referência no Brasil e compartilhamos do mesmo objetivo: continuar construindo histórias de sucesso juntos”, afirma Nasr. Marcel Visconde, presidente da Stuttgart, complementa: “O Felipe conquistou vitórias importantes desde que se juntou à Porsche e a Stuttgart tem um orgulho muito grande por estar com ele nesta fase vitoriosa de sua carreira. Estar em Le Mans já é uma honra, e torcemos muito para o Felipe conquistar a primeira vitória de um brasileiro na classificação geral dessa corrida”.

Prossegue Nasr: “O ano começou incrivelmente bem com nossa vitória nas 24 horas de Daytona, e seguimos liderando o campeonato IMSA após conquistar três pódios consecutivos”, diz. “A equipe Porsche Penske Motorsport tem feito um trabalho excepcional, resultando em uma evolução significativa no desempenho do 963. Estou confiante em nossa capacidade de lutar pela vitória em Le Mans ao lado do Nick Tandy e do Mathieu Jaminet.” A largada das 24 Horas de Le Mans acontecerá no dia 15 de junho.

Além de liderar o campeonato da IMSA, a Porsche Penske Motorsport também ocupa o primeiro lugar no Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) para fabricantes e para pilotos, neste último com o trio formado por André Lotterer/Kévin Estre/Laurens Vanthoor. Equipes clientes da Porsche lideram os campeonatos do FIA Endurance Trophy: o de equipes da classe Hypercar, com o carro 12 da Hertz Team Jota; o de equipes da classe LMGT3, com o carro 92 da Manthey PureRxcing; e o de pilotos da classe LMGT3, com o trio Aliaksandr Malykhin/Joel Sturm/Klaus Bachler.



Stuttgart: mais de 25 anos como referência Porsche no Brasil

A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart Porsche opera Porsche Centers em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e Rio de Janeiro. O Stuttgart Service | Body &Paint, localizado em São Paulo, é o mais moderno centro de serviços de reparo e manutenção de carros da marca, sendo o único da América Latina capacitado a fazer reparos em carrocerias de alumínio e o único do Brasil apto a fazer manutenção e reparos em baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos. O histórico, a presença em seis estados e a alta qualidade de seu atendimento e de seus serviços fazem da Stuttgart ser referência em Porsche no Brasil.

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segunda-feira, 6 de maio de 2024

Com Atitude SUV de série, Novo Citroën C3 entrega robustez em todas as versões. Projeto moderno dá ao modelo amplos atributos para diferentes tipos de piso. Versatilidade para o uso rural está presente em todos os modelos do Novo C3




Não é preciso versão especial para que o Novo Citroën C3 tenha Atitude SUV: ela é de série em todos os modelos, para atender a todos os consumidores que buscam conforto e versatilidade em diferentes tipos de pisos e ambientes. Seus balanços curtos e para-choque especialmente projetados para somar robustez e estilo eliminam a necessidade de se levantar a suspensão para melhorar suas virtudes. Todo Novo C3 sai da fábrica com 23º de ângulo de entrada, 39º de ângulo de saída e 18 cm de distância mínima para o solo.

Com o Novo C3 o consumidor não precisa abrir mão de rádio e volante multifuncional para poder trafegar por fazendas e estradas de terra batida com muita robustez. O Novo C3 oferece diferentes pacotes de acabamento e motorização em cinco versões, com opção de motor 1.0 ou 1.6 e câmbio manual ou automático.

O exclusivo sistema multimídia Citroën Connect Touchscreen com tela de 10,25 polegadas dispõe de Android Auto e Apple Carplay sem fio para que o cliente possa acompanhar todas as últimas notícias do agronegócio ou utilizar diferentes aplicativos sem a necessidade de cabos. E quem quiser incrementar seu Novo C3 tem uma gama com mais de 50 acessórios originais Mopar que incluem sensor de estacionamento frontal, carregador de celular por indução, protetor de cárter e tapetes PVC para cabine e porta-malas.

Durante seu desenvolvimento, o time de desenvolvimento da Stellantis rodou mais de um milhão de quilômetros por toda a região, assegurando uma robustez que poderia estar até no nome do Novo C3. E o melhor de tudo é que a acessibilidade única da Citroën faz com que todo tipo de cliente possa adquiri-lo com os preços mais competitivos do segmento.

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