Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 30 de maio de 2024

Veículos pré-guerra são um dos destaques do 1º dia do EBAA 2024. Até domingo, 500 mil pessoas devem passar por Águas de Lindoia para visitar o maior encontro de autos antigos da América Latina que está na nona edição

 

Fotos: Leonardo Figueira
 

Os primeiros veículos de combate blindados foram desenvolvidos nos primeiros anos do século XX como modelos de carros comuns, de quatro rodas, como o Rolls Royce, revestidos por uma couraça de metal e armados com metralhadoras. É possível ver de perto alguns desses modelos, fabricados até 1941, no 9º Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA), maior encontro de

Além de toda infraestrutura já conhecida, a nona edição do EBAA também terá a tradicional premiação dos modelos que mais se destacarem no evento. “Teremos a tão esperada batalha dos construtores, além da premiação do brilho perfeito, leilões, sem contar a presença de lendas do automobilismo nacional, shows e apresentações variadas, além da maior feira de peças, antiguidades e artigos para restauração da América Latina”, diz Junior Abonante, um dos organizadores do evento.


30 anos sem Ayrton Senna

A lancha Pole Position, que pertenceu ao piloto Ayrton Senna, chama a atenção de quem visita o evento. Senna adquiriu a embarcação do estaleiro Cobra em 1986 para a prática de esportes aquáticos. Para isso, personalizou itens a seu gosto, sendo o principal o motor mais potente. A lancha foi usada pelo piloto até o fim de sua vida (1994) e agora pertence ao empresário Danilo Iakimoff, que preservou a configuração da época e se declara um grande fã de Senna.

“Todo o barco é original da época do Senna, inclusive as marcas de arranhões e desgaste de uso. O estofamento e o apito que servia como buzina estão do jeito que ele deixou e é emocionante imaginar cada detalhe que foi tocado, como o volante e o apito”, afirma.

O Pole Position tem 19 pés e um motor de 225 cavalos, mais que o dobro da potência do item de série (90 cavalos). “Como ele praticava esqui aquático, precisava de velocidade para acelerar”, detalha Danilo. O barco pode ser visto no Instagram de Danilo, @ayrtonsennaboat.


No espaço reservado para receber modelos icônicos do Mustang, fabricados entre 1964 e 1994, o movimento é constante. “O Mustang já nasceu com uma proposta diferenciada de se associar a um estilo de vida mais livre e esportivo e o cinema ajudou a popularizar esse aspiracional. Por conta disso, o Mustang é um dos carros mais desejados e existem muitos modelos clássicos no Brasil. Para os proprietários, é uma grande oportunidade de exibir os modelos e fazer networking com outros expositores. Para o público, é a chance de ver de perto alguns dos carros mais famosos do cinema”, disse Junior Abonantecoorganizador do EBAA e proprietário da Relicário Autos Antigos, empresa responsável pela realização do encontro.

O primeiro modelo do Fusca 1600S fabricado no Brasil também está entre as atrações do EBAA. O colecionador Eduardo Agostini Almeida, membro do Clube do Bizorrão, conta que entre 1974 e 1975 foram produzidas 5.675 unidades e eles receberam a numeração respectiva nos chassis. Hoje, estimamos que cerca de 500 modelos do Bizorrão ainda estão circulando e, por isso, celebrar o Jubileu de Ouro é uma oportunidade única para os amantes não só do Fusca, mas de carros antigos em geral.”

O Fusca esportivo foi lançado em 1974 e recebeu adereços exclusivos, motor de 1600 cilindradas de dupla carburação e uma série de melhorias que aumentaram o seu desempenho em comparação aos modelos de linha. Voltado ao público jovem, a publicidade da época chamava o carro de “Bizorrão”, em referência ao Fusca “Besouro” tradicional. A partir de 1975, o esportivo foi descontinuado e o motor 1600 passou a fazer parte da produção do Fusca.


Serviço

9ª Edição do Encontro de Autos Antigos (EBAA)

Local: Praça Adhemar de Barros, Águas de Lindóia (SP)

Data e horário: até 2 de junho, das 8h às 19h

Público: gratuito para visitantes em geral (não precisa de cadastro)

Inscrições: o cadastro de expositores de veículos, veículos à venda ou para quem quer participar da programação social sem levar veículo, deve ser feito no local 

terça-feira, 28 de maio de 2024

COLUNA AVIAÇÃO EM PAUTA // Smiles apresenta aeronave personalizada para promover cartão de crédito GOL Smiles // Flybondi melhora seu sistema de gestão de passageiros com a tecnologia Kiu System Solutions // Azul anuncia voos comerciais com jatos em Canoas (RS) a partir de 1º de junho // KLM passa a aceitar PIX nas compras de passagens aéreas e serviços // TAAG inaugura loja de atendimento corporativo no Talatona Com a inauguração, a companhia conta com quatro lojas, duas em Luanda, uma no condomínio Dolce Vita e uma em Guarulhos


      Créditos: Alisson Vilela | @alisson.aviation

Smiles apresenta aeronave personalizada para promover cartão de crédito GOL Smiles. Boeing 737-800 foi escolhido para mostrar identidade visual e sinergia entre as marcas

Barueri, 23 de maio de 2024 — Para reforçar o posicionamento de marca e identidade visual dos cartões de crédito GOL Smiles, a Smiles, programa de fidelidade da GOL com a mais completa plataforma de viagens, apresenta o avião da GOL com nova pintura customizada. A aeronave Boeing 737–800 traz o laranja característico de ambas as marcas, além da inclusão do logo conjunto de GOL Smiles na parte frontal. Na lateral é possível ver as três variantes dos cartões impressos e na parte traseira está escrito o slogan “Pague no cartão de crédito e boa viagem”.

O processo de pintura foi realizado no hangar da GOL Aerotech, unidade de negócios especializada em manutenção, reparos e revisões de aeronaves e componentes, que fica localizado no aeroporto de Confins (BH). A concepção contou com uma equipe com mais de 25 profissionais e teve a arte desenvolvida pelo Hub Criativo da GOL, em uma personalização que levou cerca de cinco dias para ficar pronta. A aeronave estará nas rotas operadas pela GOL em todo Brasil. 

"Estamos muito felizes em comunicar essa novidade, pois além de trazer um olhar especial para o cartão GOL Smiles, conseguimos explorar a conexão entre as marcas. Também reforçamos os benefícios e a importância do uso do cartão em nosso ecossistema GOL Smiles. Assim, continuamos oferecendo experiências transformadoras para nossos clientes do começo ao fim de sua viagem", diz Bruno Tonon, Diretor-executivo de Negócios e Produtos na GOL Smiles.

Créditos: Bruno Bavose


Aliado do viajante

O cartão GOL Smiles tem como objetivo oferecer de forma prática a possibilidade de juntar milhas, sendo um aliado do viajante em toda sua jornada e transformando cada compra do seu dia a dia em uma oportunidade para conhecer o próximo destino. O cartão possui quatro variantes, sendo Infinite, Platinum, Gold e Internacional e pode ser adquirido por correntistas e não correntistas nos bancos Bradesco, Banco do Brasil e Santander.

O principal benefício é o conversor que pode chegar a 5,5 para os cartões infinite, para os clientes assinantes do Clube Smiles ou da Categoria Diamante, e além disso, todas  as compras são convertidas em milhas,  o que facilita a realização de uma viagem. Os cartões co-branded contam também com a parceria com a Smiles Viagens, onde oferece descontos de 5% nas compras de produtos e experiências na operadora de viagens. 

Todas as milhas juntadas com os cartões GOL Smiles geram milhas qualificáveis, ou seja, que ajudam a subir de categoria no programa de fidelidade e acumulam direto na conta Smiles — sem a necessidade de transferência. A cada 10 milhas juntadas, uma milha é qualificável. Para os que ainda não têm o cartão, é possível solicitar no link.

Conheça os desafios para levar o Novo SUV Citroën Aircross para dentro do segundo aeroporto de Congonhas

 

  • Modelo ficará exposto na área de embarque de Congonhas, em São Paulo, até o dia 14 de junho

  • Logística envolve diversas pessoas e prioriza segurança sem prejudicar operação do aeródromo


Um SUV de muita personalidade, com opções de cinco e sete lugares, voltado para famílias grandes e pequenas. Não poderia haver um lugar melhor para expor um veículo tão versátil do que um aeroporto, onde justamente circulam os mais diversos perfis.

Até o dia 14 de junho, passageiros que estiverem na área de embarque do Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, poderão aproveitar o tempo de espera do voo para conhecer em detalhes, por dentro e por fora, o Novo SUV Citroën C3 Aircross, mais recente lançamento da marca e disponível em várias versões e cores.

O veículo presente no local é a versão com sete lugares. Há ainda diversos conteúdos disponíveis nas telas digitais do aeroporto.

Curiosidades

Para chegar ao local da exposição, há toda uma logística específica. O veículo foi içado em uma gaiola fechada do térreo até a área de embarque, próximo ao portão por onde acessam somente fornecedores exclusivos do aeroporto.

Esse tipo de montagem ocorre sempre à noite, com o carro e a equipe responsável chegando ao local no máximo por volta das 21h30. Os processos de vistoria e de liberação do aeroporto podem levar cerca de uma hora e meia e somente a partir das 23h, quando Congonhas encerra suas operações diárias, é que se iniciam os trabalhos.

O objetivo é gerar alcance e visibilidade para o lançamento do SUV dentro de um público qualificado como o de aeroportos. De acordo com um levantamento feito pelo Ministério de Portos e Aeroportos, em 2023, pelo menos 22,3 milhões de pessoas passaram por Congonhas.

O Novo Aircross parte de R$ 112.990 na venda on-line. Destaca-se pelo motor Turbo 200 de até 130 cv, câmbio CVT de sete marchas, sistema multimídia Citroën Connect Touchscreen com tela de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple Carplay sem fio e o maior porta-malas entre seus rivais diretos: 493 litros de volume (padrão VDA) em todas as versões.

Stellantis anuncia R$ 3 bilhões em investimentos e confirma futuro modelo para o Polo Automotivo Stellantis de Porto Real


 


  • Presidente da Stellantis para América do Sul, Emanuele Cappellano, recebeu o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do Rio de Janeiro, Vinicius Farah, representando o governador do Estado, Cláudio Castro, para anunciar o maior investimento recente na região sul fluminense

  • Stellantis confirma também a produção de um novo modelo em Porto Real, além do Citroën Basalt, que chega ainda este ano para completar a família C-Cubed ao lado do Novo C3 e Novo Aircross

  • Com o aporte, a companhia ampliará a produção e projeta novas contratações no Polo Automotivo nos próximos anos, reforçando a cadeia de fornecimento e tecnologia da região

  • No total, Stellantis investirá R$ 32 bilhões na região: o maior ciclo de investimentos da história da indústria automotiva do Brasil e América do Sul

Porto Real - Em encontro realizado no Polo Automotivo Stellantis de Porto Real, no Rio de Janeiro, o presidente da Stellantis para América do Sul, Emanuele Cappellano, recebeu o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do Rio de Janeiro, Vinicius Farah, representando o governador do Estado, Cláudio Castro, e anunciou um aporte de R$ 3 bilhões em investimentos de 2025 a 2030, o maior investimento da região sul fluminense nos últimos anos.

Na ocasião, a Stellantis também confirmou a produção de um modelo inédito em Porto Real nos próximos anos. Além disso, o investimento apoiará a produção do Citroën Basalt, que chega ainda este ano para completar a família C-Cubed ao lado do Novo C3 e Novo Aircross.

Com o aporte, a companhia reafirma o seu compromisso com Porto Real através da ampliação da produção e projeta geração de novos empregos no Polo Automotivo nos próximos anos, reforçando toda a cadeia automotiva para o desenvolvimento e localização de novas tecnologias para acelerar a descarbonização da mobilidade.

“O Polo Automotivo Stellantis de Porto Real é estratégico para os planos da nossa empresa na região, contribuindo no desenvolvimento de uma mobilidade segura, sustentável e acessível. Anunciamos mais este importante ciclo de investimentos que apoiará o lançamento de um novo produto, inédito, e que certamente será um forte competidor em nosso mercado. Com isso, e a consolidação da família C-Cubed, planejamos aumentar nossa capacidade produtiva e seguir impulsionando o crescimento desta unidade”, destaca Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.

Com os R$ 3 bilhões deste novo ciclo, somado aos aportes feitos no Polo Automotivo de Porto Real desde 2011, a planta automotiva sul fluminense terá recebido mais de R$ 13 bilhões em investimentos. O montante será destinado ao desenvolvimento de novos produtos, Pesquisa & Desenvolvimento e modernização das instalações, sistemas e equipamentos da unidade industrial.

O ciclo de investimentos de R$ 32 bilhões de 2025 a 2030 anunciados pela Stellantis para América do Sul é o maior da história da indústria automotiva na região. O montante impulsionará o lançamento de 40 novos produtos, 8 powertrains, bem como o desenvolvimento das novas tecnologias Bio-Hybrid, tecnologias inovadoras de descarbonização em toda a cadeia de suprimentos automotivos e novas oportunidades estratégicas de negócios.

 

Ram Classic R/T chega em série especial para satisfazer amantes do motor V8 de ronco inconfundível, antes ao se despedir do mercado. Custa R$ 359.990

Poucos elementos do universo automotivo são tão venerados quanto um motor V8. Motivos não faltam: o ronco encorpado e borbulhante que saem pelas bocas do escapamento, a potência caudalosa despejada nas rodas que tentam em vão não derrapar e toda cultura muscle car ao redor desse tipo de propulsor, formado por duas bancadas de quatro cilindros na diagonal.

Para celebrar o legado do icônico V8 HEMI®, a Ram anuncia 100 unidades de uma série mais que especial, a versão R/T para o modelo Classic. Mas antes de apresentar todos os detalhes dessa edição limitada, vamos mergulhar um pouco na linda história da marca e entender onde tudo começou, há mais de um século.


Vamos falar um pouco de Dodge: mais de 100 anos de história

A história de sucesso da marca Dodge teve início em 1914, quando os irmãos John e Horace Dodge produziam e vendiam peças automotivas às montadoras da região de Detroit, Michigan, nos Estados Unidos. Conhecida pela qualidade e confiabilidade das suas peças, a marca que carrega o sobrenome dos irmãos lançou, naquele mesmo ano, seu primeiro carro, o Model 30. Já a produção de veículos comerciais começou em 1917, marcando o nascimento da primeira picape Dodge: a Série 1.

Em 1928, a Dodge foi vendida para o Grupo Chrysler e passou a ser uma divisão da companhia e, em 1932, era lançada a picape Dodge de meia tonelada, apresentando pela primeira vez o icônico símbolo do carneiro montanhês – Ram, em inglês – decorando o capô. 


Até a década seguinte a marca continuou a oferecer qualidade e veículos cada vez mais capazes, sendo, inclusive, a fornecedora de mais de 20 mil picapes exclusivas para o exército americano durante a Segunda Guerra Mundial. 

No pós-guerra, nasceu a Power Wagon, a primeira picape média com tração 4X4 para uso civil, que derivava do modelo criado para o combate. Hoje, a tração 4X4 é um atributo quase indispensável nas caminhonetes e está presente em toda a gama de picapes Ram.


As décadas seguintes foram definidas por grandes nomes e marcos. Na década de 1950, houve a primeira aparição do nome Ram e o primeiro motor V8 em uma picape Dodge, a “Red Ram”. 

Interessante mencionar que desde essa época o V8 da Dodge já era um HEMI®, nome dado a unidade de força cujas câmaras de combustão são hemisféricas. Em 1961, a nova linha de picapes Dodge trouxe a proposta de cabine dupla com quatro portas e um design semelhante ao Dodge Dart da época.


Agora, falando de outro hemisfério, mais especificamente no Brasil, nascia em 1969 a picape mais potente produzida no país, a Dodge D 100. Fabricada pela Chrysler no ABC Paulista, utilizava o mesmo motor do Dodge Dart, um V8 5.2 L de 198 cavalos. A D 100 foi produzida no país até 1975 e ainda há alguns exemplares rodando por aí – ou embelezando as garagens de alguns colecionadores.

De volta ao continente norte-americano, em 1993, foi apresentada a segunda geração da picape Ram 1500, que transformou o segmento full-size nos Estados Unidos e elevou as vendas da marca a níveis inéditos até então. Tamanho sucesso rendeu a esta geração o prêmio “Truck of the Year” da Motor Trend, no mesmo ano. 


E o design dessa geração da Ram 1500 foi apelidado de “big rig”, em referência às enormes carretas que cruzam as estradas norte- americanas, e cuja grade dianteira em cruz ganhou ainda mais destaque, elevando-se acima dos faróis.

Como força é um dos pilares característicos da Ram, a busca por picapes potentes sempre foi uma máxima da marca. De volta ao Brasil, em 1998, a então Chrysler inaugurava uma planta industrial na cidade de Campo Largo, Paraná, de onde saía uma das picapes mais potentes do mercado e a mais luxuosa, a famosa Dodge Dakota nas configurações básica, com um motor 2.5, e Sport, movida por um 3.9 L V6, ambos a gasolina. 


Mas nos anos 2000 era a lançada a versão mais apimentada do modelo, a R/T. Equipada com o motor V8 Magnum 5.2 L com 232 cv, era não só a picape mais potente, como o automóvel mais potente produzido no país à época.

Ainda sobre a história dessa marca centenária, em 2009 a Ram deixou de ser a linha de picapes da Dodge e passou a ser uma marca independente. O objetivo da separação era a Ram se especializar no desenvolvimento e produção de veículos comerciais, principalmente picapes, enquanto a Dodge manter seu foco nos muscle cars e esportivos.


Ram Classic R/T: uma homenagem ao motor V8 HEMI®

E agora, como forma de homenagem ao icônico motor V8 HEMI®, cujas câmaras de combustão hemisféricas têm mais de 70 anos de tradição e uma enorme legião de fãs, a Ram Classic ganha a versão R/T – de “Road/Track” –, outro símbolo de extremo apelo emocional para os entusiastas. A sigla distingue a gama de carros de alto desempenho usada pela Dodge desde os anos 60.

A Ram Classic R/T valoriza seu caráter esportivo com elementos exclusivos desta última safra, a começar pelos faróis e lanternas com máscara negra. Na dianteira, a exclusiva grade com formato em cruz, característica das picapes Dodge desde o lançamento da segunda geração da Ram 1500 e elemento marcante do design “big rig”, e que traz o carneiro montanhês ao centro, no lugar do nome da marca.


Por trás, colmeias aspiram muito ar para alimentar o enorme motor e um logo R/T no canto inferior adiciona charme a frente imponente da muscle truck. Adesivos foscos que remetem aos Dodges Chargers R/T fabricados pela Chrysler no Brasil nas laterais da caçamba e no capô completam o look da picape de DNA norte americano. Uma soleira em aço inoxidável evoca ainda mais o luxo e esportividade no interior da picape.

Para sublinhar o caráter colecionável da Ram Classic R/T, serão comercializadas apenas 100 unidades – 50 na cor Preto Diamond e 50 no tom Vermelho Flame – que recebem um elegante logo no painel com a estampa do número 1/100, referente ao número limitado das quantidades comercializadas.


Além disso, os felizardos proprietários dessas unidades ainda serão presenteados com um kit super exclusivo, assim como a picape. O kit contém uma caixa metálica de ferramentas e uma pasta de couro com certificado de aquisição com o número do chassi da unidade e uma carta escrita por Juliano Machado, Vice-Presidente da marca Ram para a América do Sul, parabenizando pela compra.

No mais, a picape que é a caminhonete full-size mais acessível do Brasil, entrega muita força, capacidade e conforto para cinco ocupantes adultos, atributos que conquistaram quase 3 mil clientes somente em 2023. Tudo isso com o incomparável motor V8 HEMI® de 5,7 litros, que entrega incríveis 400 cv de potência e 556 Nm de torque, com tecnologia MDS, que desativa quatro dos oito cilindros para reduzir o consumo, e acoplado à caixa automática de oito velocidades TorqueFlite. 


O volume da caçamba de 1.424 litros e a capacidade de reboque de 3.534 kg demonstram mais uma vez toda a capacidade de uma picape Ram, além da tração 4X4 com reduzida.

Por dentro, muita funcionalidade e comodidade, com a central multimídia Uconnect de 8,4 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay e navegação embarcada, som premium Alpine de 10 alto-falantes com 506 watts de potência, bancos dianteiros aquecidos e ventilados e com comandos elétricos, bancos traseiros rebatíveis e com diversos porta objetos, e muitas outras tecnologias embarcadas. Completam o visual esportivo da picape as rodas de 20 polegadas e o escapamento duplo.


“Uma série mais que especial, na verdade, uma Série Inigualável! Essa edição exclusiva e limitada é a homenagem da Ram a essa picape incrível e a esse V8 que provoca tanta emoção aos amantes dos motores.”, explica Juliano Machado, Vice-Presidente da marca Ram para a América do Sul. “Serão apenas 100 unidades para deixar a Classic na história do mercado. E nada melhor do que uma série chamada R/T para proporcionar esse momento tão especial para a marca”, completou o executivo.

O colecionável modelo marca a despedida da Classic do mercado brasileiro e estará à disposição com preço público sugerido de R$ 359.990 a partir do dia 4 de junho às 10h00 até acabarem os 100 exemplares.


Sucesso de vendas no Brasil, a marca Ram seguirá com seus modelos importados 1500 (também equipado com o motor 5.7L V8 HEMI®), 2500 e 3500 e também com a picape produzida no Brasil, a Rampage. 

Além da Ram Classic R/T, limitada a 100 unidades, as últimas unidades da Classic Laramie e Laramie Night Edition seguirão disponíveis aos clientes enquanto houver estoque.





Introdução do Sistema de Autorização Eletrônica de Viagem (ETA-IL) para Israel

O Ministério de Turismo de Israel anuncia a implementação do novo sistema de Autorização Eletrônica de Viagem (ETA-IL), que será obrigatório a partir de agosto de 2024 para todos os visitantes que desejam entrar no país. Esta medida visa facilitar e agilizar o processo de entrada para turistas de países isentos de visto.

Principais Pontos do ETA-IL:

  1. Sistema de Autorização: O ETA-IL funcionará como um sistema de autorização para visitantes de países isentos de visto, permitindo um processo de entrada mais rápido e eficiente.

  2. Duração da Estadia: Visitantes elegíveis poderão permanecer em Israel por até 90 dias após a aprovação do ETA-IL.

  3. Validade da Aprovação: A aprovação do ETA-IL será válida por até dois anos ou até o vencimento do passaporte do viajante, eliminando a necessidade de múltiplas solicitações durante este período.

  4. Renovação Necessária: Em caso de renovação de passaporte ou alteração de dados pessoais, será necessária uma nova autorização de viagem.

  5. Custo: O custo para obter o ETA-IL será de NIS 25. Este custo será dispensado durante a fase piloto.

  6. Fase Piloto: A fase piloto do ETA-IL começará em 1º de junho de 2024, disponível inicialmente para cidadãos dos Estados Unidos e da Alemanha.

  7. Expansão de Elegibilidade: Outras nacionalidades poderão se candidatar ao ETA-IL a partir de 1º de julho de 2024, com a obrigatoriedade do sistema iniciando em 1º de agosto de 2024.

  8. Objetivo da Fase Piloto: A fase piloto tem como objetivo ativar e avaliar o processo de candidatura antes de se tornar obrigatório. Durante este período, a participação é voluntária para os visitantes dos países participantes.

O novo sistema ETA, adaptado para turistas de países isentos de visto, como o Brasil, simplificará a confirmação online, agilizando o processo de entrada em Israel.

O site oficial do ETA-IL estará disponível para acesso e preenchimento a partir de 1º de junho de 2024. Para mais informações e para solicitar sua autorização, visite: https://israel-entry.piba.gov.il/.

segunda-feira, 27 de maio de 2024

Coluna Minas Turismo Gerais do Jornalista Sérgio Moreira



Coluna Minas Turismo Gerais 



Jornalista Sérgio Moreira




FESTUR EM OURO PRETO

  Centro de Artes e Convenções da UFOP

Experiências de mineiridade, economia criativa, roteiros turísticos e gastronômicos por Minas vão estar mais conectados e em destaque no próximo mês. É que será realizada a 4ª edição do Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro Preto (Festur), com o tema Sabores, Tradições e Negócios, de 5 a 7 de junho, no Centro de Artes e Convenções da (Ufop), na cidade histórica. 

O tom do encontro já começa na abertura, às 19h30, com apresentação de obras de Heitor Villas-Lobo pelo pianista americano Evan Megaro, doutor em performance cultural.

A ideia do evento, como nos anos anteriores, que atraíram cerca de 9.500 visitantes, é fortalecer e fomentar o desenvolvimento do turismo em Ouro Preto e em outras cidades mineiras. Colocar nas vitrines produtos culturais, gastronômicos, turísticos. Este ano, segundo os organizadores, o festival promete ir além ao ligar pessoas e culturas diferentes. Incluindo, outros países. Em todas as edições há uma interseção com outro país. 

Na edição 2024, será com os Estados Unidos, que vem representado pelo pianista americano Evan Megaro e pela Lux Academy Education, que apresentará na Palestra Master, “Encantar para Fidelizar: Excelência em Atendimento e Experiência do Cliente” baseada no livro o Jeito Disney de Encantar os Clientes e outros autores visionários.

Os organizadores do Festur, Márcio Abdo e Cássia Neves e o secretário de Turismo de Ouro Preto, Flavio Malta


Cássia Neves, CEO da CM Business Hub, e Márcio Abdo de Freitas, presidente do Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau, organizadores do festival, afirmam que estão comprometidos com a transformação e a potencialização econômica do setor. Eles também têm expectativas de fomento por meio da atração de demandas e alavancagem de negócios turísticos para Ouro Preto, e para 50 cidades circunvizinhas e de outras regiões turísticas mineiras.

De acordo com Cássia Neves, “a proposta da 4ª edição é difundir e fomentar a cadeia produtiva do turismo ao possibilitar intercâmbios e momentos de aprendizados e negócios.” Na programação, estão previstas de palestras sobre sustentabilidade no turismo a políticas de fortalecimento da economia criativa; talks sobre a transformação digital e turismo em cidades mineradoras – a compatibilidade das duas atividades na diversificação econômica; cozinhas show; oficinas; rodadas de negócios; intervenções culturais; exposições de produtos, e roteiros turísticos, como o religioso na Serra da Piedade e Caraça. Uma das novidades são temáticas envolvendo o Turismo Tech, que propõe uma conexão direta com startups e suas inovações para viagens e novos modelos de negócios. E, no espaço especial Showroom de Ideias, além da oficina sobre o uso da inteligência artificial para a transformação dos negócios, serão realizadas uma oficina de tranças, uma oficina de crochê, e outra de joias em prata, todas integram o “Projeto Econômico Afro Criativo e Afro Empreendedorismo em Ouro Preto”, criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto.



Os organizadores lembram que, além de ser uma fonte de inspiração e resultados, o Festur, que conta com a parceria da Prefeitura de Ouro Preto e da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG,) desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social da região. 

Tudo porque promove o empreendedorismo, o fortalecimento do ecossistema de negócios turísticos inteligentes e da geração de oportunidades de emprego e renda, o que contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais e o crescimento sustentável do turismo em Minas.

Para garantir um acesso bem democrático ao evento, todas as atividades técnicas e culturais são gratuitas. Basta fazer a inscrição na plataforma Sympla, por esse link: https://www.sympla.com.br/evento/festur-2024-festival-internacional-de-turismo-e-cultura-de-ouro-preto-4-edicao/2459508



O Festur foi criado com a missão de promover o turismo e colocar à mostra a rica herança cultural mineira. As últimas edições, de 2019 a 2023, reuniram 14 países, 127 cidades, 11 regiões turísticas, 185 expositores e 9.500 visitantes.


Rota turística Serra da Canastra



Unir o queijo, o café e as belezas naturais da Serra da Canastra para fomentar o turismo na região e desenvolvimento econômico do território. Essa é a estratégia do projeto para a criação da nova rota mineira com foco no turismo gastronômico, de aventura e experiência. A iniciativa, apoiada por produtores rurais, Sebrae Minas e Governo de Minas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), começou a ser desenhada no dia 20 de maio, durante uma reunião realizada em São Roque de Minas, no Sudoeste do estado, entre lideranças regionais e representantes das instituições parceiras.

O projeto da Rota Turística da Serra da Canastra está sendo construído a partir dos atrativos e experiências das cidades que fazem parte da Região da Canastra: São Roque de Minas, Bambuí, Delfinópolis, Medeiros, Piumhi, Tapiraí e Vargem Bonita. A iniciativa vai beneficiar diretamente pequenos negócios da cadeia produtiva associada ao turismo, bem como produtores rurais, comunidades locais, sociedade civil organizada, além dos turistas.



"A criação da rota turística vai valorizar ainda mais a Região da Canastra, fortalecendo nosso território e promovendo nossos produtos. Além disso, o aumento do fluxo de turistas vai garantir a sustentabilidade dos pequenos negócios locais e estimular a geração de emprego e renda para a população das cidades envolvidas", explica o presidente da Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Aprocan), João Carlos Leite.

Durante encontro, realizado no início da semana, foram traçados objetivos, metas e ações para a estruturação da nova rota turística. Os trabalhos deverão ter início em julho deste ano. Por meio de uma consultoria contratada pelo Sebrae Minas, serão mapeados empreendimentos e atrativos localizados ao longo do percurso.



Também estão previstas a realização de capacitações para pequenos negócios locais, entre elas: palestras, workshops e oficinas para melhoria da gestão, boas práticas em atendimento e criação de novos produtos turísticos. Haverá ainda iniciativas voltadas para a criação de uma rede integrada de empreendedores de toda a cadeia produtiva associada ao turismo, como: hotéis, fazendas, produtores de queijo e café, restaurantes, artesãos, empórios e o comércio local.

“Será uma rota diferenciada que vai unir dois ícones da nossa mineiridade - o queijo e o café -, e ainda proporcionar aos visitantes experiências únicas, como conhecer uma trilha em meio a natureza até a nascente do Rio São Francisco", afirma a analista do Sebrae Minas Carolina Alvim.

A previsão é que o lançamento da Rota Turística da Serra da Canastra aconteça até o final deste ano.

Sobre a Serra da Canastra - Localizada entre o Oeste e Sul de Minas Gerais, a Serra da Canastra está rodeada de quilômetros de paisagens naturais típicas do Cerrado brasileiro.

Cascata D`Anta, onde começa o rio São Francisco, em São Roque de Minas


A região já conhecida pela qualidade do Queijo Minas Artesanal - iguaria que recebeu, em 2012, a chancela de Indicação Geográfica (IG) na modalidade de Indicação de Procedência (IP) pelo -, também se destaca pela produção de cafés especiais.

Em 2023, a Associação dos Cafeicultores da Canastra e o Sebrae Minas lançaram a marca território “Café da Canastra”, uma estratégia de promoção e posicionamento do produto no mercado para fortalecer a união dos produtores e a identidade do território.

No mesmo ano, a Região da Canastra foi a sexta no estado a receber a IG na produção de café. O registro obtido na modalidade Denominação de Origem (DO), a mesma já adquirida pelas regiões Mantiqueira de Minas (em 2020) e Cerrado Mineiro (em 2013).


G20 em BH sobre energia

A capital mineira se torna, de 27 a 29 de maio, o centro global das discussões sobre transição energética, com a abertura da 3ª Reunião do Grupo de Trabalho. Organizado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) do Brasil, fórum acontece no Minascentro e promove diálogo entre representantes das maiores economias mundiais e países convidados. 


Minascentro

Ao longo de três dias, , os participantes debatem temas centrais como a dimensão social da transição energética, financiamento de baixo custo para iniciativas sustentáveis, acesso universal à energia limpa e inovação em biocombustíveis.

O Brasil assumiu a presidência do Grupo em novembro do ano passado e o evento para Belo Horizonte. Alexandre Silveira destacou que Minas Gerais tem se destacado como uma região estratégica nesse setor e com muito potencial de produção energética.

O sol, que tanto castigou o nosso Norte e Jequitinhonha de Minas Gerais, se tornou um terreno fértil para a geração de energia solar, sendo um importante indutor de desenvolvimento social e econômico de uma região tão carente em nosso Estado. Está sendo trabalhado para aproveitar todo este potencial, desenvolvendo políticas públicas que incentivem a geração de energia limpa e renovável.



Até 2030, Minas Gerais vai receber R$ 12,5 bilhões em investimentos na construção de linhas de transmissão para escoar toda essa energia gerada em nossa terra”, ressaltou Silveira.

Ao longo do mandato brasileiro, serão realizadas mais de 100 reuniões de Grupos de Trabalho nas mais diversas áreas. As três prioridades apresentadas pelo presidente Lula como fundamentais no G20 são: combate à fome, pobreza e desigualdade; as três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental); e reforma da governança internacional.

O Brasil, como presidente do G20, estabeleceu como prioridade a inclusão social e o combate à fome e à pobreza. E a energia está diretamente ligada ao desenvolvimento, tanto social quanto econômico. Vamos receber em Belo Horizonte os representantes das maiores economias do mundo para debater sobre a transição energética, tema cada vez mais em evidência com a mudança climática .

Grupo tem como objetivo discutir os desafios globais, compartilhar informações e promover uma ação política coordenada para acelerar e ampliar os benefícios da transição energética para todo o mundo.

O Brasil possui 11% da água doce do planeta. A matriz elétrica é 88% limpa e renovável, por meio da geração de energia das fontes hidráulica, solar, eólica e biomassa. O Brasil é exemplo no mundo no uso de biocombustíveis, como o etanol

Minas Gerais produz, ao todo, 42 substâncias minerais. O Estado é o maior produtor de minério de ferro, ligas de nióbio, minério de lítio, minério de alumínio e grafita. Muitos destes minerais são utilizados na fabricação de baterias para carros elétricos, linhas de transmissão, painéis solares, turbinas eólicas.

Minas trem grande potencial do lítio do Jequitinhonha, que tem ajudado a transformar a região com a geração de empregos e o desenvolvimento econômico e social.

O Estado também tem se destacado na qualidade e quantidade de minerais estratégicos para a transição energética. Está sendo trabalhado desenvolver uma mineração para energia limpa, que seja feita cada vez mais de forma segura, sustentável e ambientalmente responsável. Desenvolver desenvolver a indústria de transformação mineral e fortalecer o conhecimento geológico e a pesquisa mineral.

Congresso EDERSUL

Estiveram reunidos no dia 24 de maio, na sede da FECOMERCIO, Braz Pagani, Presidente da Edersul e Cristiano Geraldo da Silva, Prefeito de Capitólio, para convidarem o Presidente da FECOMERCIO, Nadim Elias Donato Filho para o IX CONGRESUL.



O evento será realizado nos próximos dias 27 e 28 de junho, no Clube Escarpas do Lago, na cidade de Capitólio, e a participação da FECOMERCIO é importante para o evento que vai reunir prefeitos, empresários de diversos segmentos do Sul de Minas. Entre as entidades e instituições de gerenciamento empresarial mineiro, a Fecomércio vem realizando um trabalho inovador no segmento de turismo, além de representar toda a classe comercial de Minas Gerais na geração de emprego e renda.

Clube Escarpas do Lago


Expocachaça



De 04 a 07 de julho, será realizada a 33a. Expocachaça, 17a Brasilbier e a 2a Minas + Doce - Feira e Festival da Doçaria Mineira em um novo espaço, o CENTER MINAS EXPO, em Belo Horizonte, ocupando o Salão Atrium é o Salão Ouro Preto, dobrando área de eventos em relação à Serraria Souza Pinto, com inúmeras facilidades: ar-condicionado, acesso por escadas rolantes e elevador, estacionamento com 2.300 vagas,



Metrô na porta, do Power Shopping e atrás do Minas Shopping.

Acesso pela Avenida Cristiano Machado, rede hoteleira no entorno, segurança. É o espaço mais novo da cidade e que já tem um calendário de feiras e eventos bem importante.

Endereço: Av. Pastor Anselmo Silvestre, 1495 - Center Minas - Bairro União

Informações para

@sergiomoreira63  
sergio51moreira@bol.com.br

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.