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sexta-feira, 21 de junho de 2024

Coluna Minas Turismo Gerais do Jornalista Sérgio Moreira



Coluna Minas Turismo Gerais 



Jornalista Sérgio Moreira




Congresso FEBTUR

Do dia 1º ao dia 4 de agosto próximo, a cidade de Natal será o destino dos jornalistas e comunicadores de turismo do Brasil, Uruguai e Argentina. Será realizado o I ENCONTRO NACIONAL FEBTUR DE JORNALISTAS E COMUNICADORES DE TURISMO no Hotel Barreira Roxa na Via Costeira, organizado pela FEBTUR/RN E A FEBTUR NACIONAL.

A previsão é que mais de 100 jornalistas e comunicadores de turismo de 16 estados do Brasil, do Uruguai e da Argentina, estejam em Natal para no 1º dia, cumprirem uma programação de palestras e debates sobre a comunicação para o turismo, bem como dois dias de visitas técnicas pelos pontos turísticos e badalados do RGN, tais como Pipa, Genipabu, Maracajaú, Lagoa Guaraíras, tudo isso acompanhado das delicias da gastronomia da terra.

    Vista aérea de Nata/RN a partir do forte dos Reis Magos (Foto: Canindé Soares)


Para a Secretária de turismo do RGN, Solange Portela “Estamos apoiando este Encontro Nacional da FEBTUR, por entender que a presença de uma centena de jornalistas e comunicadores de turismo visitando nosso estado, será uma grande oportunidade para mostrar nossas belezas naturais para o Brasil e outros países, promovendo e divulgando nosso turismo”.

Praia de Ponta Negra (Foto: Canindé Soares)

A abertura oficial, assim como a programação de palestras, vão acontecer no Hotel Barreira Roxa na Via Costeira, hotel escola administrado pelo Sistema Fecomércio/ SENAC um dos apoiadores do I Encontro Nacional BEBTUR. O tema Central do evento é “Fronteiras Digitais: Explorando Novas Dimensões no Jornalismo de Turismo” e terá desdobramentos de subtemas atuais e importantes para a construção da comunicação que é feita para o turismo.


Ponte Newton Navarro (Foto: Canindé Soares)


Na opinião de Marcelo Fernandes Queiroz Presidente da Fecomércio, “ apoiar um evento dessa natureza, é ter a oportunidade de mostrar para um grande público no Brasil e exterior, os atrativos turísticos do Rio Grande do Norte, já que estes jornalistas e comunicadores que vão estar no estado por 4 dias, vão produzir noticias e imagens dos pontos turísticos que vão visitar. É um ótimo investimento para o turismo. “Finalizou o Presidente Marcelo.

Natal/RN, Rio Potengi (Foto: Canindé Soares)


Foi com este olhar que outros Municípios onde estão situadas atrações como Pipa, Maior Cajueiro do Mundo, Maracajaú e Genipabú, fizerem questão de convidar os jornalistas para conhecerem estes locais, vivendo emoções em passeios de BUGGY no pôr do, ou navegando em catamarã e degustando ostras. Eles sabem que eles serão bem divulgados.

I Encontro Nacional FEBTUR de Jornalistas e Comunicadores de Turismo

Onde – Hotel Barreira Roxa - Natal – Rio Grande do Norte

Quando – 1, 2 e 3 de agosto de 2024

Quem Participa – Jornalistas e Comunicadores de Turismo

Informações - site https://loja-febtur.turbinou.com / amandarochaeventos@gmail.com
Queijo Minas Artesanal está mais perto de se tornar Patrimônio Mundial da Unesco



O artesanato mineiro, a tradição do Queijo Minas Artesanal e a cozinha mineira clássica e contemporânea estiveram no centro de uma ação cultural promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), na França.

A iniciativa, realizada em parceria com Fartura e Cemig, ocorreu nesta quarta-feira (19/6), na Embaixada do Brasil, em Paris, onde produtores das regiões do Serro, Canastra e Cerrado apresentaram queijos que vêm conquistando prêmios no país e em festivais internacionais.

Além disso, o chef de cozinha Henrique Gilberto, do Grupo Viela, mostrou a versatilidade do queijo mineiro na composição de pratos originais que trazem a marca da mineiridade.

Participaram do encontro o vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, o presidente do Sebrae Minas e CDL-BH, Marcelo de Souza e Silva, os embaixadores Ricardo Neiva Tavares, atual embaixador do Brasil na França, e Paula Alves de Souza, delegada permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Brasunesco).

"Quando você é de Minas Gerais, o queijo é parte da sua vida. Temos 30 tipos diferentes de queijo no nosso estado, e comemos 2,2% mais queijo do que qualquer outro brasileiro. Então, é parte de quem nós somos, e também é parte da nossa economia", declarou o vice-governador, Professor Mateus.

“É importante ver muitas famílias que costumavam trabalhar nas cidades voltando para suas fazendas, para resgatar as tradições dos seus bisavós, produzindo queijo para si e para vender”, complementou o vice-governador.

“É um trabalho que a gente já vem fazendo há um bom tempo. Já tivemos uma missão em Marrocos. Também tivemos várias etapas desse pleito que é o reconhecimento do Modo de Fazer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Imaterial da Humanidade. Isso vai trazer ainda mais visibilidade, promoção e valorização para os nossos queijos artesanais”, afirmou o diretor-presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Otávio Maia.

“Estamos trazendo os produtores de queijo para essa última etapa de defesa do pleito. Se Deus quiser, receberemos a notícia positiva do Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Imaterial da Humanidade”, completou.

Representando a Serra da Canastra, o gerente executivo da Associação dos Produtores de Queijo da Canastra (Aprocan) e secretário executivo da Associação Mineira do Queijo Artesanal (Amiqueijo), Higor Freitas, levou cinco queijos de diferentes produtores da região: Pedacin da Serra, Pingo do Mula, Roça da Cidade, Capela Velha e Capão Grande.

Para ele, a divulgação do Queijo Minas Artesanal e da cozinha mineira é extremamente importante para atrair pessoas interessadas nos produtos, história e tradição do estado.

“Promover nossos produtores ajuda a agregar valor aos produtos locais, a manter viva essa cultura que é passada de geração em geração. Minha expectativa é que possamos, mais uma vez, mostrar a qualidade dos nossos queijos para o mundo”, diz Higor.

Já Lindomar Santana dos Santos, que desde 1987 produz queijo em Sabinópolis, região do Serro, embarcou para Paris com quatro queijos na mala. Suas criações Santana, Só Toni, Canaã e Quilombo, todas já premiadas na França, chegam agora ao país não para competir, mas para encantar os paladares.

“O queijo artesanal já faz parte da cozinha mineira. Buscamos o reconhecimento do nosso saber fazer para, assim, conseguirmos levar nosso produto a todos os países”, ressaltou.

Utilizando-se do queijo e muitos outros ingredientes, o chef Henrique Gilberto, do Grupo Viela, mostrou a cozinha mineira contemporânea através de um cardápio original.

Pratos como batata baroa cremosa com ovo defumado e caldo caipira, peito de vitela com creme de alho poró e cogumelos e Gougères de queijo canastra com goiabada fizeram parte do menu, oferecido pelo Fartura, com patrocínio da Cemig, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Queijo Minas Artesanal como patrimônio mundial

Neste ano, os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal podem ser reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O pedido de candidatura, entregue em março de 2023, está sendo analisado pela Unesco, que dará o parecer definitivo na 19ª Sessão do Comitê Intergovernamental da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, em dezembro, no Paraguai.

Com o reconhecimento da Unesco, as regiões mineiras produtoras de queijo artesanal se tornarão pontos de atenção ainda maior do público, impulsionando o turismo em níveis nacional e internacional e garantindo o desenvolvimento econômico e sociocultural dessas regiões.

Arte de todas as regiões de Minas


A diversidade e a beleza da arte popular mineira e do artesanato tradicional também foram destacadas. Dez obras de artistas de várias regiões de Minas Gerais foram selecionadas pela presidente do Serviço Social Autônomo (SSA-Servas), Christiana Renault, cuja curadoria deu enfoque nas diversas tipologias e matérias-primas do estado.

Na exposição, estão presentes a cerâmica do Vale de Jequitinhonha, as palmas barrocas de Sabará, a arte sacra em estilo barroco das cidades do Circuito do Ouro e o entalhe em madeira característico da região do Campo das Vertentes, salientando toda potência cultural das artes plásticas mineira.

O acervo é inteiramente vindo do Centro de Artesanato Mineiro (Ceart), localizado no Palácio das Artes, que integra a Secult. Além das peças para exposição, foram levadas seis queijeiras em cerâmica do Vale do Jequitinhonha, que foram presenteadas aos embaixadores.



Festuris em Gramado

Conexão Futuro, duas palavras inseparáveis quando se fala em Festuris - Feira Internacional de Turismo. E este será o tema da 36ª edição que ocorre de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado.



A união destes dois substantivos como marca da próxima edição, tem relação com a história do evento e com o atual momento que o Rio Grande do Sul está vivenciando no momento.

Historicamente, o Festuris é reconhecido pela sua vocação de antecipar tendências. Foi assim, com temas como a sustentabilidade, diversidade, causas sociais, turismo de luxo, entre outros assuntos que tiveram espaço e voz no evento através da feira e congresso (o atual Meeting).

“Com este tema estamos reforçando o nosso protagonismo no turismo”, afirma Marta Rossi, CEO da Rossi & Zorzanello - Feiras e Empreendimentos, organizadora do Festuris.

Numa primeira impressão, o tema pode remeter à tecnologia.

foto: Gustavo Merolli



Mas é muito mais do que isso. É a valorização da conectividade com o amanhã, uma vocação do Festuris. “A ideia é chamar atenção para um novo momento do Planeta Terra, onde precisamos repensar relacionamentos, valorizar novas experiências e preservar a natureza”, acrescenta Marta, citando apenas algumas ações que o tema propõe e que o Festuris sempre valorizou.

O atual momento do Rio Grande do Sul coloca o Festuris e o tema Conexão Futuro no caminho da recuperação do Estado. “A conectividade possibilitou uma rede de solidariedade em torno do Rio Grande do Sul. E o futuro depende da recuperação econômica. E, nisso, o turismo vai contribuir muito”, afirma Eduardo Zorzanello, CEO do evento. Segundo ele, o Festuris vai mostrar mais uma vez a importância do setor na economia do país e do próprio Estado.

Abertura das inscrições




As inscrições para o 36º Festuris começam hoje, inicialmente para os agentes de viagens, guias e imprensa. Num segundo momento estarão abertas para o Meeting Festuris, momento de conteúdo, que acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro. A inscrição pode ser feita no site www.festurisgramado.com.

Sobre o Festuris - O Festuris - Feira Internacional de Turismo é um evento que acontece em Gramado desde 1989. É um palco de debates de temas relevantes da atualidade e uma feira de negócios, considerada a mais efetiva em resultados para os expositores. Em 2023 teve, 2700 marcas, 15 mil participantes e 40 destinos internacionais. Ocupou três pavilhões que totalizaram 327 mil metros quadrados de área.

A edição deste ano ocorre de 7 a 10 de novembro.

CEOs em contatos para o turismo

Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, CEOs da Rossi & Zorzanello, estiveram em Porto Alegre, dia 18 de junho, cumprindo agenda de compromissos para os preparativos do Connection Terroirs do Brasil 2024, que acontece de 28 a 31 de agosto, em Gramado.

Em visita ao Centro Administrativo de Contingência (CAC) do Rio Grande do Sul, eles foram recebidos pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, onde foi confirmada a participação de pelo menos 10 agroindústrias familiares no evento. Durante o encontro, reforçaram o compromisso de promover o crescimento sustentável e inovador, alinhando esforços para fortalecer a economia rural.



Marta e Eduardo também se encontraram com entidades do setor turístico e empresarial para assegurar parcerias e alinhar estratégias para os próximos eventos. Representantes do Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur), da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) e da União Gaúcha dos Representantes e Operadores de Turismo (UGART) participaram das reuniões.

O último encontro da agenda foi com o secretário nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, Milton Zuanazzi. Na pauta, a atuação e o compromisso do estado para a realização do calendário de eventos do segundo semestre.

Para Marta Rossi, fortalecer as conexões em encontros como esses é fundamental para o desenvolvimento do turismo e a integração da economia, especialmente neste momento. “Em agosto temos o Connection Terroirs do Brasil e em novembro mais uma edição do Festuris. Contamos com o apoio do trade turístico e do poder público para a realização destes dois importantes eventos que contribuem para o turismo e a economia da região”, afirmou.

Para referência - O Connection Experience 2024 acontece de 28 a 31 de agosto em Gramado com o tema Terroirs do Brasil. Serão palestras, feira de expositores, circuito gastronômico e aulas show de culinária para fomentar novos negócios a partir dos produtos de origem do Brasil. O evento é realizado pela Rossi & Zorzanello com correalização do SEBRAE. Mais informações e ingressos no site: https://www.connectionexperience.com.br/.

Turismo de negócios em crescimento em BH

O turismo em Minas Gerais tem liderado o crescimento do setor no país, e as projeções são ainda mais otimistas para o segundo semestre, já que, tradicionalmente, os eventos corporativos se concentram mais nesse período. Para se ter uma ideia, de março de 2023 a fevereiro deste ano, o Estado acumulou uma alta de 12,6% em seu desempenho, comparada à média nacional de 4,9%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A vocação da capital mineira para o turismo de negócios se fortalece ainda mais com a realização de eventos corporativos de grande porte, como os que acontecerão na Arena MRV, Minascentro, Parque de Exposições da Gameleira e Expominas.



Nesse cenário promissor, o Intercity BH Expo, maior hotel da Rede Intercity no Brasil, projeta um crescimento de 20% na ocupação durante os meses de junho e julho, impulsionado pela realização de grandes eventos que acontecem na região, em especial no Parque de Exposições da Gameleira. Apenas nos próximos dois meses, o Parque de Exposições, que fica a poucos metros do hotel, receberá grandes eventos, com destaque para a Megaleite, o 41ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, e o Expominas com o Festival do Queijo Artesanal de Minas, a Professional Fair, e a Estética e Micro.

A gerente comercial do Intercity BH Expo, Márcia Castro, destaca que os eventos corporativos no segundo semestre incrementam a ocupação no hotel e elevam as expectativas para o período.



“Nossa taxa de ocupação deve aumentar em até 20% influenciada pela nossa localização estratégica, próxima aos grandes centros de eventos da região e a outros centros de eventos como o Minascentro, o que permite deslocamento rápido e eficiente dos hóspedes”.

Ações adotadas pelo hotel para incrementar os negócios - Para ampliar ainda mais a demanda de hóspedes, o Intercity BH Expo lançou pacotes promocionais específicos para os participantes desses grandes eventos, como o Megaleite e o 41ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador. Essa estratégia inclui a oferta de descontos em estadias prolongadas, tarifas especiais para reservas antecipadas e o programa de fidelidade do hotel, o Clube Orange, que oferece reservas ao menor preço, check-in 100% online e um programa de descontos, para tornar a estadia dos hóspedes corporativos mais conveniente e acessível.

Todas essas estratégias têm o objetivo de contribuir com a curva de ascensão do hotel, que já se consolidou no mercado como referência em hospitalidade corporativa em Belo Horizonte. Márcia conta que o hotel vem desenvolvendo várias iniciativas para manter altos padrões de serviço mesmo em períodos de alta ocupação, como treinamentos contínuos da equipe; a inclusão de novos itens no café da manhã, melhorias nas áreas comuns e investimentos contínuos em melhorias das suítes, bem como a nova suíte com área externa e hidromassagem.



Para acomodar essa alta demanda gerada pelo aquecimento do mercado, o hotel já reforçou sua equipe de colaboradores, com foco principal nas áreas de recepção e limpeza, a fim de garantir um atendimento excelente mesmo com o hotel operando com ocupação máxima. “Receber uma alta demanda de hóspedes corporativos é um desafio complexo, que exige flexibilidade e eficiência e todos os processos devem estar impecáveis para continuarmos sendo uma rota de turismo de negócios e receber grandes eventos na capital, destaca.

Intercity BH Expo – Avenida Amazonas, 7702 - Gameleira

reservas.expo@intercityhoteis.com.br; https://www.intercityhoteis.com.br/

Voo direto BH a Santiago

Belo Horizonte ganha uma nova experiência de voo por meio da companhia SKY, que acaba de iniciar sua operação no BH Airport e é a primeira ultra low cost a oferecer voos no terminal mineiro.



O primeiro voo aconteceu no dia 15 de junho e o evento de inauguração ocorreu e contou com a cerimônia de corte de fita, além de degustação de comida brasileira e chilena pelos primeiros passageiros.

O COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes deu as boas-vindas à SKY e falou sobre o potencial da nova rota. “Para O BH Airport é uma alegria receber a SKY, que é a primeira companhia aérea ultra low cost a operar no nosso terminal. Sem dúvidas, é uma grande oportunidade para os nossos passageiros, que vão vivenciar uma nova forma de voar nesse modelo que oferece uma experiência personalizada e preços convidativos. Com essa rota, os mineiros chegam a Santiago, mas também a outros destinos na América do Sul, no Caribe e nos Estados Unidos, por meio do hub da SKY no Chile.



Por meio dessa rota, também trazemos mais turistas para se encantar com a cultura de Minas Gerais, fomentando o desenvolvimento econômico local”, afirma.

O gerente de estratégia de rede e alianças da SKY, Julio Solar, também comemora a chegada a Belo Horizonte. “A inauguração desta nova rota faz parte da consolidação do nosso plano de expansão no Brasil, atendendo a uma demanda crescente de turistas do país que desejam visitar o Chile, especialmente na temporada de neve. O Brasil é um mercado estratégico para nós, por isso esperamos continuar conectando os brasileiros com mais frequências e destinos na América”, comentou.



A rota direta operará durante a temporada de inverno e contará com três frequências semanais às terças, quintas e sábados, com a expectativa de transportar mais de 5.000 pessoas por mês. As passagens estão disponíveis para vendas no site da companhia e agências de viagem.

Cresce movimentação de passageiros - O gestor de Conectividade e Aviação do BH Airport, Clayton Begido lembra que novas rotas como a da SKY também contribuem para o crescimento de movimentação no terminal. Em junho, a expectativa é que quase 970 mil passageiros circulem pelo BH Airport, um crescimento de 18% em relação ao mesmo período no ano passado. Em relação à movimentação de aeronaves, o crescimento é de 11% nessa mesma base de comparação.

“Além dos passageiros que embarcam com a SKY para o Chile, também teremos voos extras para Manaus para atender a demanda do Festival de Parintins, e operações adicionais para atender a demanda de turistas em destinos como Florianópolis, Belém e Salvador. O crescimento de movimentação também reflete a recuperação do setor no pós-pandemia”, afirma.

Novas rotas à venda- Para os mineiros que gostam de programar sua viagem com antecedência, o BH Airport inaugurou novas rotas domésticas, como a de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Os voos serão operados a partir do dia 8 de julho pela Azul com quatro opções diárias, iniciando às 06h25 e encerrando às 19h30.

Em outubro outras três rotas da Azul entram em operação, sendo uma delas para Rio Branco, único voo direto para o Acre no Sudeste que ligará Belo Horizonte a Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC). Nesse mesmo mês a companhia começa a operar as rotas: BH – Ribeirão Preto e BH – São José do Rio Preto, com dois voos diários cada.

Em novembro os mineiros também poderão voar direto para Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas. A rota também será operada pela Azul, em aeronaves com capacidade para 70 clientes e dois voos diários.

Destinos atendidos - O BH Airport é o terceiro aeroporto do país em oferta de destinos, conectando Minas Gerais a 70 lugares no Brasil e no mundo. Confira as operações ativas em junho:

Voos regionais: Araxá; Governador Valadares; Ipatinga; Juiz de Fora; Manhuaçu; Montes Claros; Paracatu; Patos de Minas; Salinas; Teófilo Otoni; Uberaba; Uberlândia e Varginha.

Voos nacionais: Aracaju (SE); Barreiras; Belém (PA); Brasília (DF); Cabo Frio (RJ); Caldas Novas (GO); Campina Grande (PB); Campinas (SP); Cuiabá (MT); Curitiba (PR); Florianópolis (SC); Fortaleza (CE); Foz do Iguaçu (PR); Goiânia (GO); Guanambi (BA); Guarulhos (SP); Ilha de Comandatuba (BA); Ilhéus (BA); Imperatriz (MA); Jericoacoara (CE); João Pessoa (PB); Lençóis (BA); Linhares (ES); Maceió (AL); Manaus (AM); Marabá (PA); Natal (RN); Palmas (TO); Parauapebas (PA); Parnaíba (PI); Porto Seguro (BA); Porto Velho (RO); Recife (PE); Rio de Janeiro - GIG (RJ); Rio de Janeiro - SDU (RJ); Salvador (BA); São Luís (MA); São Paulo - CGH (SP); Teresina (PI); Vitória (ES) e Vitória da Conquista (BA).

Voos internacionais: Bogotá (Colômbia); Cidade do Panamá (Panamá); Fort Lauderdale (EUA); Lisboa (Portugal); Orlando (EUA); Santiago (Chile) e Willemstad (Curaçao).

Patagonia Fantástica com a Prestigio Operadores Receptivos

No meio de tanto barulho e do turbilhão diário, viajantes do mundo todo sempre têm a exótica, sublime e remota Patagônia à vista em seus planos de viagem.




Estas legendárias terras meridionais, onde a natureza desempenha um papel protagonista, são vistas como um local imaculado para recuperar parte do contacto especial que a humanidade tinha com o meio ambiente. Seja pela paixão pela aventura ou pelo prazer de descansar diante de paisagens deslumbrantes, a Patagônia, juntamente com suas vastas bosques, reservas naturais, parques nacionais, geleiras, vida selvagem nativa e destinos que acolhem calorosamente seus visitantes, é um IMPERDÍVEL na lista de viagens de qualquer pessoa.

Agora, organizar uma viagem para um lugar tão extenso em quilômetros, com tantas atividades e serviços oferecidos, pode ser cansativo. Ter profissionais de confiança que saibam dar a melhor assessoria, é essencial.



E ter uma empresa que oferece cobertura em todo o Sul da Patagônia Argentina e Chilena, é ainda melhor. Prestigio Operadores Receptivos é aquela empresa especializada e pioneira que, junto com seus representantes, oferece serviços e garante suporte em cada um dos destinos mais visitados da Patagônia Sul: Ushuaia, El Calafate, El Chaltén, Ilhas Malvinas e Puerto Madryn na Argentina, e Torres del Paine, Puerto Natales e Punta Arenas no Chile. Afinal, sabemos como é importante e quanta tranquilidade pode nos dar ter um mesmo receptivo que atue nos diferentes pontos de uma viagem. Por que se complicar pondo em risco essa viagem tão esperada? Com a Prestigio você tem tudo solucionado e com a certeza de uma excelente experiencia!

Seu pessoal sempre disponível!

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Transporte moderno, seguro e uma ampla frota!
A empresa conta com uma moderna frota de transporte composta por vans, micro-ônibus e ônibus para viajar pela Argentina e Chile.

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Uma frota completa para cobrir e atender as diferentes necessidades em todos os destinos que pretende visitar.


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Ecoturismo e Turismo Ativo:

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Produtos de Neve:



- Serviços recreativos e de aventura na neve

- Serviços e programas de Esqui alpino, cross-country, de travessia e prática de freestyle.



Também oferecem diversas opções de navegação na Argentina e no Chile, serviços de sobrevoo de helicóptero e avião e viagens de ônibus com assistência e excursões incluídas.

Tudo foi pensado para tornar possível aquela viagem dos sonhos!


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Contato: WhatsApp: +5491158726578 E-mail: Raul.diaz@prestigiosrl.com.ar

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Informações para a coluna
 @sergiomoreira63  
sergio51moreira@bol.com.br









Citroën promove condições especiais para Novo C3, Novo Aircross e gama de utilitários. Ofertas são válidas até o dia 4 de julho para as vendas no varejo. Bónus podem passar a R$ 30 mil

 


Para todos os gostos e necessidades: até o dia 4 de julho, a Citroën promove condições especiais para diversos modelos. As ofertas incluem pacotes competitivos de financiamento e bônus que passam dos R$ 30 mil.

O Novo Citroën C3 Live Plus sai por R$ 69.900 na venda e-commerce. No varejo, a versão Live Pack está com redução de R$ 9 mil e parte de R$ 74.390. Já o C3 Feel sai de R$ 86.390 por R$ 80.390. Para ambos também se aplica o financiamento com taxa de 0,99% em 36x e entrada de 50%.

O hatch com atitude SUV, nas versões que fazem parte das condições diferenciadas, é equipado com motor 1.0 Firefly de até 75 cv e 10,7 kgfm, câmbio manual de cinco marchas, central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10” e o maior porta-malas do segmento.

Já o Novo SUV Citroën Aircross parte de R$ 99.990 no e-commerce e traz promoções super especiais no varejo, com R$ 9 mil de bônus para todas as versões 5 lugares e R$ 11 mil de bônus para todas as versões 7 lugares. 

Toda a gama do Novo Aircross é equipada com o premiado motor Turbo 200 de até 130 cv e câmbio automático CVT de sete marchas. Para as versões Feel Pack e Shine, de cinco e sete lugares, é ofertado o financiamento com taxa zero em 12x e entrada de 80%.

A Citroën também está com descontos imperdíveis em sua linha de comerciais leves. O Jumpy Cargo, de R$ 210.990, sai por R$ 182.370. Na versão Vitré, o furgão, que originalmente custa R$ 216.990, é vendido por R$ 183.380. Na gama do Jumper as reduções de preços vão de R$ 12.500 a R$ 13.850 de acordo com a versão.

Verifique a concessionária mais próxima e as condições para os modelos de acordo com a região no site: https://www.citroen.com.br/concessionarias.html.

A beleza inconfundível de Lisboa



Praça Marquês de Pombal (foto: Arnaldo Moreira)

A chegada a Lisboa, por si só, costuma impressionar viajantes do mundo inteiro, que logo encantam-se com as paisagens deslumbrantes que, pouco a pouco, vão sendo reveladas, ainda do alto, pelas janelas do avião. Rodeada por uma natureza soberana, valorizada pela harmonia entre seus espaços verdes, monumentos, montanhas, rios e praias, toda essa beleza pode ficar ainda mais interessante se contemplada em terra firme, no topo dos inúmeros mirantes instagramáveis espalhados pela região, considerados verdadeiros cartões postais.  

E para ajudar na busca pelas melhores vistas panorâmicas, cheias de histórias e tantos outros detalhes que só Lisboa oferece, eis algumas sugestões:

Miradouro do Torel  

Miradouro do Torel está localizado no jardim de mesmo nome e pertence a uma antiga quinta do século XVIII, oferecendo uma vista ampla para o vale da Avenida da Liberdade e para a Colina de São Roque.

Envolvido por jardins e antigas moradias nobres, seu grande diferencial ocorre no verão, com a transformação do espaço numa autêntica “praia urbana”, com muita sombra e poucos turistas, deixando o quiosque, o parque infantil e demais atrações para segundo plano. O acesso ao local dá-se pelo elevador do Lavra ou pela rua do Telhal.

Miradouro das Portas do Sol
 

Miradouro das Portas do Sol

Com nome bastante sugestivo — atribuído a uma das portas da era medieval, que fazia parte da Cerca Moura (muralha mais antiga de Lisboa) —, este mirante conta com uma perspectiva ímpar do nascer do Sol. Situado em Alfama, a melhor maneira de se chegar até lá é a bordo do popular Eléctrico 28. O Miradouro das Portas do Sol oferece uma vista de tirar o fôlego sobre o bairro histórico, as típicas casinhas com telhados alaranjados/avermelhados, além do Panteão Nacional, da Igreja de Santo Estêvão, do Mosteiro de São Vicente de Fora e do Terminal de Cruzeiros

Alto da Serafina

— Panorâmico de Monsanto

Esse curioso edifício já foi de tudo um pouco, mas é um Restaurante Panorâmico de Monsanto que o local perdura até hoje na memória dos lisboetas. Há 50 anos, era frequentado pela elite portuguesa, porém após passar um grande período abandonado, tornou-se um point de arte urbana, com suas paredes parecendo cidades cenográficas. 

Construído em 1968, sob o projeto do arquiteto Chaves da Costa, o edifício possui 7 mil metros quadrados e situa-se a 205 metros de altitude, no Alto da Serafina, proporcionando uma vista 360º do horizonte.   

 

— Miradouro da Graça

Localizado na famosa Colina de Santo André, ao lado do Castelo de São Jorge, o acesso via o Eléctrico 28, já é um passeio imperdível. O local possui uma vista impressionante, caracterizada pela reconstituição a olho nu da história da capital que, dali, mostra-se estendida aos pés com o desenrolar da vida cotidiana e o fluido do Rio Tejo ao fundo. A sombra da igreja e dos pinheiros mansos ali plantados confere a tranquilidade de um retiro espiritual a quem descansa na esplanada ou nos muros ao redor. 

 

— Experiência Pilar 7

Uma atração interativa e imersiva que permite uma descoberta única da Ponte 25 de Abril, considerada uma das mais belas do mundo. Instalado na Avenida da Índia, em Alcântara, o espaço é uma viagem pela história da sua construção, incluindo a subida, por elevador, ao mirante panorâmico que confere uma visão inédita da cidade e do Tejo. Recorrendo aos mais modernos meios multimídias, a visita termina com uma experiência que estimula os sentidos em espaços inacessíveis da Ponte, por meio de recursos de realidade virtual e do registro photobooth (que possibilita a postagem de múltiplas imagens de uma só vez) para gravar esse momento inesquecível.

 

- Santuário do Cristo-Rei

Atravessando o rio, chega-se a uma das vistas mais incríveis de toda a região: o Santuário do Cristo-Rei. Inaugurado em 1959, o monumento agradece o dom da paz concedido em Portugal ao longo do século XX. Sua construção só foi possível tanto pela angariação de fundos pelas crianças por quase duas décadas, quanto pelo compromisso do episcopado, com base numa ideia proposta pelo Cardeal Cerejeira, em 1934.

 

O Arco da Rua Augusta, no Terreiro do Paço

— Arco do Triunfo da Rua Augusta

Um dos ícones lisboetas, o Arco do Triunfo da Rua Augusta sempre impressionou quem caminhava por sua via. O monumento simboliza a força de Lisboa renascida depois do terramoto de 1755, que devastou a cidade. Aberto ao público em 2013, vale subir ao topo da escultura e se esbaldar com uma panorâmica de 360º da Baixa Pombalina e do Rio Tejo — uma paisagem singular e de tirar o fôlego. 

Lá em cima também é possível observar as magníficas esculturas de Célestin Anatole Calmels, onde a Glória coroa o “Génio” e “Valor”, além das demais estátuas, de autoria de Victor Bastos, que representam figuras da história portuguesa, como Marquês de Pombal, Vasco da Gama, Viriato e Nuno Álvares Pereira.

— Castelo de São Jorge

Em virtude da sua excepcional localização, o Castelo de São Jorge destaca-se dos demais mirantes por suas vistas únicas e majestosas. Construído em meados do século XI, a fortificação preserva, ainda, 11 torres e apresenta alguns elementos arquitetônicos característicos das construções militares de época islâmica.

Os lances de escadas encostados às muralhas dão acesso às ameias e às torres, sendo visitáveis em todo o seu perímetro.

 

— Torre Vasco da Gama

O mais alto arranha-céu de Lisboa, com 145 metros, não poderia ficar de fora dessa lista. Com vista para o Tejo, essa obra honra os antigos navegadores e a relação da cidade com o rio, num cenário magnífico.

Totalmente integrada à frente do Parque das Nações, a Torre foi projetada pelos arquitetos Nick Jacobs e Leonor Janeiro como ponto de observação, contando com elevadores e um requintado restaurante, ambos panorâmicos.

 

Centro Comercial Amoreiras

 — Amoreiras 360º Panoramic View

Uma paisagem desafogada das colinas à típica aglomeração de casas, passando pelo reluzente Tejo e pelos principais monumentos da cidade, tais como o Castelo de S. Jorge, a Torre de Belém, a Basílica da Estrela, a Sé de Lisboa, a Ponte 25 de Abril e o Cristo Rei. Assim é o Amoreiras 360° Panoramic View, um dos pontos mais altos da cidade, cujo acesso se dá pelo Amoreiras Shopping Center.

A 174 metros de altura acima do nível do mar, é possível desfrutar de uma vista ampla e mágica de 360º graus de uma Lisboa sob várias perspectivas.

Praça de Touros do Campo Pequeno (Foto: Arnaldo Moreira)

Sobre a Associação Turismo de Lisboa (ATL)

Fundada em 1998, a ATL é uma organização sem fins lucrativos constituída através de uma aliança entre entidades públicas e privadas que operam no setor do turismo. Atualmente conta com cerca de 900 associados, tendo como principal objetivo melhorar e incrementar a promoção de Lisboa como destino turístico e, consequentemente, aprimorar a qualidade e competitividade. Informações:

www.visitlisboa.com

https://www.instagram.com/visit_lisboa/

https://www.facebook.com/visitlisboa

https://twitter.com/TurismodeLisboa

Gramado Summit terá edição da batalha de startups em Punta del Este. Vencedora do concurso realizado pela Gramado Summit e pela aceleradora Ventiur receberá aporte financeiro de até 150 mil dólares



Pela primeira vez em solo internacional, a conferência de inovação Gramado Summit chega a Punta del Este nos dias 26 e 27 de setembro. O evento levará consigo para a edição no Uruguai a tradicional Batalha de Startups, ação realizada em parceria com a aceleradora Ventiur que premia com aporte financeiro a melhor expositora em estágio inicial do evento.

A vencedora da competição receberá um aporte de 75 mil dólares da Ventiur, com possibilidade de chegar a 150 mil dólares por meio de co-investimento. As inscrições para participar vão do dia 17 de junho a 25 de agosto. 


Para concorrer, basta que a startup seja expositora do evento, tenha um modelo que resolva problemas relevantes do setor de atuação, estar em estágio operacional ou pré-operacional, ser escalável, baseada em tecnologia, ter diferenciais estratégicos e mercado amplo, ter dois ou mais sócios, sendo pelo menos um com dedicação exclusiva e um sócio técnico. 

De 26 de agosto a 02 de setembro será o período de avaliação dos projetos pelo corpo de jurados, momento em que serão escolhidas até 12 startups para a fase presencial do concurso. A listagem com as startups será divulgada pela organização do evento no dia 03 de setembro.


A startup que receber o investimento também receberá uma aceleração. Serão nove meses de validação de hipóteses, com acompanhamento da Ventiur, seus mentores e investidores.

Fase presencial - Durante os dias de evento ocorre a fase presencial da competição, na qual as selecionadas participarão de uma peneira com avaliação do corpo de jurados da Ventiur. As startups receberão conteúdo prévio para treinamento de pitch com videoaulas para que os empreendedores possam assistir e ajustar suas apresentações, além de um treinamento coletivo ao vivo para tirar dúvidas e revisar os pitches. 

Cada startup terá no máximo 10 minutos para apresentação, sendo cinco minutos para apresentação do pitch e cinco minutos para perguntas do corpo de jurados. As finalistas apresentarão seu pitch para o público no último dia de Gramado Summit, na Arena Ventiur. Mais informações podem ser conferidas no regulamento, disponível no site



Sobre a Gramado Summit - A Gramado Summit foi criada em 2017 pelo empreendedor e CEO Marcus Rossi. Em sua primeira edição, focou em exposição e conteúdo para startups em estágio inicial, reunindo um público de 700 pessoas. Com o passar dos anos, o evento começou a prospectar empresas maiores para a feira de negócios e também um público mais amplo para as discussões das palestras. Em 2024, na sua última edição no Brasil, recebeu 15 mil visitantes, 500 empresas expositoras na feira de negócios e cerca de 400 palestrantes nas áreas de conteúdo. 

A Gramado Summit - Punta del Este será realizada nas instalações do Punta del Este Convention & Exhibition Center, nos dias 26 e 27 de setembro. São esperados 2 mil visitantes, dezenas de marcas expositoras e mais de 50 palestrantes. 


A organização da Gramado Summit também anunciou recentemente que irá reverter 100% do valor dos ingressos vendidos às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. As vendas para a edição em Punta del Este estão abertas pelo site punta.gramadosummit.com


Com tecnologia API CK-4 Lubrificantes Mobil™ impulsionam a revolução tecnológica do setor. Linha Mobil Delvac™ prolonga a vida útil do óleo e do motor e contribui para aumentar a eficiência da frota


Em meio à transformação da indústria automobilística, uma mudança fundamental está ocorrendo nos motores: a transição para veículos mais eficientes e menos poluentes. A economia de baixo carbono chegou para ficar.

A tecnologia por trás da especificação API CK-4 está se destacando como uma peça-chave para impulsionar essa evolução. Os motores a diesel estão se tornando cada vez mais sofisticados, buscando uma maior eficiência térmica e, consequentemente, menor consumo de combustível. Para acompanhar essa evolução, a indústria de lubrificantes precisou se evoluir, desenvolvendo óleos mais robustos e avançados.

A Moove, multinacional brasileira referência global em lubrificantes, focada em desenvolver soluções que geram valor e impacto positivo para seus clientes, por meio dos Lubrificantes Mobil™ trouxe para o mercado sua linha Mobil Delvac™ focada em motores mais modernos que necessitam da tecnologia API CK-4.

Antes e depois

Em 2017, o Instituto Americano de Petróleo – API - anunciou o padrão CK-4, um marco na história dos lubrificantes para motores a diesel de ciclo de quatro tempos de alta velocidade. Este novo padrão trouxe uma série de melhorias em relação à norma anterior. 

Comparado ao API CJ-4, por exemplo, o CK-4 oferece um controle 80% melhor da viscosidade em altas temperaturas, proteção contra o desgaste 20% mais eficaz e uma resistência à oxidação 50% maior. 

Esses avanços representam um salto na tecnologia necessária para ter lubrificantes de qualidade, proporcionando benefícios como maior durabilidade do motor e intervalos de troca mais espaçados, elementos fundamentais para gestores de frotas preocupados com eficiência e economia.

Linha completa

A linha Mobil Delvac™ está preparada para os novos motores de veículos pesados, que são menores, mais eficientes e potentes, em conformidade com as mais recentes especificações das montadoras de caminhões e com a especificação moderna API CK-4.

Mobil Delvac™ 15W-40 Full Protection: Óleo mineral com API CK-4, aprovado pelas principais montadoras (MB 228.31, Volvo VDS-4.5, MAN M 3575). Contém aditivos que estendem o intervalo de troca para até 90.000 km em condições on-road.

Mobil Delvac™ 10W-30 Complete Protection: Óleo mineral que atende ou supera as especificações API CK-4, ACEA E9 e Volvo VDS 4.5. Recomendado para veículos Volvo e DAF, com crescente popularidade no mercado de veículos pesados.

Mobil Delvac™ 10W-40 Full Protection: Óleo semissintético que cumpre as normas API CK-4, ACEA E7, E9, MAN M 3575, M 3775, Volvo VDS-4.5 e MB 228.31.

Mobil Delvac™ 10W-40 Super Defense: Óleo semissintético com aditivos robustos, oferecendo lubrificação excepcional para motores a diesel de alto desempenho em aplicações severas. Atende ou excede os requisitos MB 228.5, MB 235.27, MAN M 3277, ACEA E4, E7 e Scania LDF-3.

Principais benefícios

Os Lubrificantes Mobil Delvac™ que possuem a aprovação API CK-4 prolongam a vida útil do óleo e do motor, proporcionam maior eficiência e proteção avançada, além de ampliar o tempo de operação do veículo. Além disso, esses lubrificantes são capazes de lidar com as novas demandas dos motores, que são equipados com sistemas de recirculação de gases de escape e pós-tratamento com filtros de partículas diesel.

Outro ponto importante é sua compatibilidade com normas anteriores, o que significa que ela pode ser utilizada tanto em motores mais antigos quanto nos mais modernos, garantindo um alto nível de desempenho em ambos os casos.

Eles ainda se destacam por utilizarem óleos de alta qualidade e uma mistura especial de aditivos. Esses aditivos desempenham funções essenciais, como evitar acúmulo de sujeira e proteger as partes mais desgastadas do motor, criando uma camada de proteção. Esses componentes são submetidos a testes específicos para garantir sua eficácia em diversas condições de operação.

Ou seja, a API CK-4 não é apenas uma evolução na tecnologia dos lubrificantes para motores a diesel, mas um divisor de águas que está impulsionando a indústria de pesados em direção a um futuro mais limpo, eficiente e sustentável.

Sobre a marca de lubrificantes Mobil™

Os lubrificantes Mobil™ estão presentes nos mais diversos segmentos do mercado. Seja levando astronautas para o espaço, movimentando todos os setores industriais, movendo as colheitas de terras agrícolas, fretes terrestres, aéreos e marítimos, movimentando carros, motos e caminhões. Acima de tudo, movimentando pessoas. Por isso, a marca está em constante movimento junto aos seus consumidores, contribuindo com a evolução de suas trajetórias, rumo à novas conquistas. Afinal, se tem movimento, tem Mobil™.

CEOs da Rossi & Zorzanello cumprem agenda em Porto Alegre para articulação de eventos.


Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, CEOs da Rossi & Zorzanello, estiveram em Porto Alegre na última terça-feira (18) cumprindo agenda de compromissos para os preparativos do Connection Terroirs do Brasil 2024, que acontece de 28 a 31 de agosto, em Gramado.


Em visita ao Centro Administrativo de Contingência (CAC) do Rio Grande do Sul, eles foram recebidos pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, onde foi confirmada a participação de pelo menos 10 agroindústrias familiares no evento.  Durante o encontro, reforçaram o compromisso de promover o crescimento sustentável e inovador, alinhando esforços para fortalecer a economia rural.


Marta e Eduardo também se encontraram com entidades do setor turístico e empresarial para assegurar parcerias e alinhar estratégias para os próximos eventos. Representantes do Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur), da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) e da União Gaúcha dos Representantes e Operadores de Turismo (UGART) participaram das reuniões.


O último encontro da agenda foi com o secretário nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, Milton Zuanazzi. Na pauta, a atuação e o compromisso do estado para a realização do calendário de eventos do segundo semestre. 


Para Marta Rossi, fortalecer as conexões em encontros como esses é fundamental para o desenvolvimento do turismo e a integração da economia, especialmente neste momento. “Em agosto temos o Connection Terroirs do Brasil e em novembro mais uma edição do Festuris. Contamos com o apoio do trade turístico e do poder público para a realização destes dois importantes eventos que contribuem para o turismo e a economia da região”, afirmou.


Para referência

O Connection Experience 2024 acontece de 28 a 31 de agosto em Gramado com o tema Terroirs do Brasil. Serão palestras, feira de expositores, circuito gastronômico e aulas show de culinária para fomentar novos negócios a partir dos produtos de origem do Brasil. O evento é realizado pela Rossi & Zorzanello com correalização do SEBRAE. 

Mais informações e ingressos no site: https://www.connectionexperience.com.br/ 


Foto: Festuris

Texto: Pietra Pavarotti

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Coluna VAMOS BEBER VINHO // Dia do Lambrusco: conheça as qualidades e variações deste vinho

Dia do Lambrusco: conheça as qualidades e variações deste vinho

Sommelière da Wine conta como explorar a versatilidade dos lambruscos em harmonizações e compartilha indicações de rótulos

No dia 21 de junho celebra-se o Dia Mundial do Lambrusco. O nome Lambrusco designa uma família de uvas originárias das regiões de Emilia Romagna e Lombardia, na Itália, a partir das quais se produzem vinhos ecléticos e refrescantes. “Esta variedade de vinho pode ser encontrada como frisante ou espumante, branco, rosé ou tinto”, conta Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo.

Segundo a especialista, o que faz do Lambrusco um estilo tão popular são suas características de corpo leve a médio, baixo teor alcoólico, acidez média-alta, aliadas ao fato de ser um vinho jovem e pronto para consumo. Em alguns exemplares, é possível descobrir notas cítricas, de frutas vermelhas, e até mesmo de chocolate. Além disso, também há versões que vão de seco a doce.

Harmonizações versáteis 

No Brasil, as opções mais conhecidas são as versões Amabile ou Dolce, conhecidas por seu residual de doçura perceptível. Embora haja preconceitos contra vinhos doces, é importante lembrar que o mundo dos vinhos é repleto de mitos e estereótipos. A diversidade e a riqueza dos vinhos doces merecem ser apreciadas e a liberdade de escolher o que mais agrada ao paladar deve ser valorizada. 

Na gastronomia, o Lambrusco se destaca como um companheiro versátil para uma infinidade de pratos. Embutidos, carnes curadas e queijos duros são ideais para acompanhar as variadas versões dessa bebida. A acidez refrescante e os aromas frutados do Lambrusco complementam perfeitamente frango grelhado ou assado, pratos de massa, atum grelhado, sushis e pizzas. O dulçor do Lambrusco também harmoniza bem com sobremesas e frutas, como maçã verde, nectarinas, cerejas, mirtilos e morangos.

Para os amantes dos vinhos brancos mais frescos, o Frisante Botticello Lambrusco I.G.T. dell'Emilia Bianco Amabile é uma boa indicação de lambrusco italiano, seja como um welcome drink, à beira-mar ou durante uma tarde na piscina. Trata-se de um vinho leve, frutado, doce e refrescante. 

https://www.wine.com.br/vinhos/frisante-botticello-lambrusco-i-g-t-dellemilia-bianco-amabile/prod26624.html 

Como sugestão para lambrusco tinto, a indicação é o Frisante Pontebello Lambrusco I.G.T. dell'Emilia Rosso Amabile é uma boa escolha para dias mais quentes, com sua leveza e de notas frutadas, pode ser apreciado mais gelado.

https://www.wine.com.br/vinhos/frisante-pontebello-lambrusco-i-g-t-dellemilia-rosso-amabile/prod26621.html a

Renault inicia testes do Kangoo com grandes empresas no Brasil



A Renault iniciou os testes do Kangoo 1.6 SCe Flex com grandes empresas de logística, última milha e serviços no Brasil, antes de seu lançamento oficial no país.

O Kangoo tem maior capacidade de carga do segmento de furgões compactos, maior potência e tem todas as detalhes da porta lateral corrediça exclusiva.

“Esses clientes potenciais do modelo terão a oportunidade de conhecer todos os benefícios do Renault Kangoo, como sua capacidade de carga, seu custo-benefício e eficiência no uso, que traz, em breve, disponíveis para todos os clientes da marca no Brasil”, explica Alex Dias, diretor de vendas empresas da Renault do Brasil.

Coluna Fernando Calmon



Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.306 — 20/6/2024

 


VW terá picape do mesmo

porte de Montana e Oroch

 


Ao confirmar a produção do sedã Virtus como parte dos investimentos de R$ 3 bilhões na unidade fabril de São José dos Pinhais (PR), a mais moderna da marca, a Volkswagen limitou-se a uma vaga referência à produção local de “uma picape inédita para o mercado brasileiro e exportação”. Nada informou sobre o seu nome, porte, tipo de construção e motorização.

No entanto, tudo indica tratar-se de uma picape de cabine dupla e estrutura monobloco maior que a Saveiro e menor do que a Toro com dimensões bastante próximas às da Oroch e da Montana. Estas, por sua vez, são praticamente iguais em comprimento, largura, altura e distância entre eixos numa margem de apenas 20 mm. Desta forma o segmento compacto teria cinco competidores, ao se somarem Strada e Saveiro.

Toro e Rampage seguirão como únicos modelos intermediários e com construção monobloco de porte próximo às picapes médias tradicionais de carroceria sobre chassi, sendo que estas terão companhia de modelos de origem chinesa.

A VW chegou a cogitar ter uma concorrente direta da Toro. Foi uma das atrações do último Salão do Automóvel, na capital paulista, em 2018. O protótipo batizado de Tarok atraiu bastante atenção do público e, claro, boas doses de especulação surgiram. Depois, foi “cogitada” de ser produzida na Argentina já que se baseava no SUV Taos lá fabricado.

Uma das características da picape de cabine dupla que mais chamou atenção do público naquela exposição foi o acesso direto à caçamba, a partir do rebatimento do banco traseiro. Dimensões, como distância entre eixos, eram as mesmas da intermediária Toro.


Elétricos chineses também sobretaxados na Europa

Depois da pancada dos EUA que elevaram para 100% o imposto de importação para veículos elétricos (VE) de origem chinesa, a União Europeia seguiu caminho semelhante. Entretanto, o bloco de 27 países (não inclui Grã-Bretanha e Noruega) foi mais seletivo segundo o informado pela agência Associated Press (AP). A sobretaxa, além dos 10% já aplicados aos elétricos de qualquer procedência, está diferenciada por marcas o que é algo inusitado em comércio internacional.

A taxação adicional atinge 17,4% para modelos da BYD, 20% para os da Geely e 38,1% para produtos da estatal chinesa SAIC, sendo as duas primeiras de capital misto. A justificativa foi defender produtores da região de importações predatórias. A Associação de Fabricantes Europeus de Automóveis (ACEA) apoiou a decisão e a Anfavea se solidarizou por nota oficial.

O governo da China contra-atacou classificando o ato de “protecionista, destruidor da concorrência leal e tomaria todas as medidas necessárias”. Uma reação exagerada para um país que subsidia pesadamente suas exportações, muitas vezes de modo indireto, como a construção em estaleiros estatais de grandes navios ro-ro para transporte intercontinental de veículos.

Segundo a AP, acredita-se que o governo alemão tentará amenizar possíveis sanções sobre exportações das marcas germânicas para China e para isso poderá sugerir tarifas mais amenas na Europa, além de apoiar a instalação de fábricas chinesas no continente europeu.

A Stellantis, que não faz parte da Acea, afirma que taxas maiores não surtirão efeito em longo prazo.

 

Pesquisa aponta dificuldades no crescimento de elétricos

Esses “ruídos” sobre enfrentamento entre países têm potencial de diminuir o interesse por veículos elétricos (VE). Continuam as dificuldades pelo seu preço ainda alto, alcance limitado em especial nas viagens longas, rede de recarga de baterias que não acompanha o ritmo das vendas, entre outras.

A prestigiada consultoria McKinsey acaba de revelar uma pesquisa com 30.000 proprietários de VE e veículos a combustaõ em 15 países. Nos EUA, 40% dos donos de VE pretendem voltar para automóveis com motores a combustão na próxima compra; em outros países o percentual foi quase igual (39%). Este não é um bom sinal, embora as opiniões possam mudar.

Outros 21% não têm planos de comprar um elétrico, enquanto 38% cogitam adquirir um VE ou híbrido plugável e 41% pretendem adquirir um VE Esses resultados refletem certa insegurança entre os compradores. Para a consultoria o cenário indica que a indústria deve continuar dando atenção também aos híbridos plugáveis como alternativa nos próximos anos.

Em países de renda média, como o Brasil, há convicção de que micro-híbridos e híbridos plenos com motores flex são soluções mais viáveis no horizonte de pelo menos até 2035.

 

Haval H6 tem versão mais em conta para o Brasil

Aos poucos a GWM compreendeu melhor as limitações de preço inerentes ao mercado brasileiro. Acaba de lançar a versão PHEV19 do H6 por R$ 229.000 Este será o primeiro modelo a sair da linha de montagem de Iracemápolis (SP), em março ou abril do próximo ano, ainda com poucos itens nacionais: bancos, vidros, rodas e pneus.

O híbrido plugável recebeu agora uma bateria menor, de 19 kW·h, com alcance médio de 74 km em modo elétrico pelo padrão Inmetro. Mas em circuitos urbanos e sem abusar muito do acelerador, pode subir para 90 km. Agora há um motor único dianteiro1,5 L turbo a gasolina que, combinado com o motor elétrico integrado, resulta na entrega de 326 cv de potência e 54 kgf·m de torque às rodas dianteiras.

Consumo homologado de 36,2 km/l no ciclo urbano e 31,1 km/l no rodoviário, o esperado para um SUV deste porte A versão flex ainda está em desenvolvimento e não há previsão de quando estreia ao longo de 2025 A recarga da bateria de 30% a 80% do total, se feita num carregador de corrente contínua de até 33 kW de potência, pode ser concluída em 28 minutos. Uma novidade é poder entregar energia para até três equipamentos externos de 220 V, simultaneamente, por cinco horas com uma carga da bateria.

Em rápida avaliação, por vias expressas em São Paulo, o SUV mostrou bastante agilidade e respostas instantâneas ao acelerador. Aceleração de 0 a 100 km/h em 7,6 s é muito boa ao considerar a massa total de 1.890 kg (20% maior que um modelo equivalente com motor a combustão).

O que mais incomoda, como em todo modelo elétrico chinês, é o irritante zumbido de alerta para pedestres que vaza para a cabine, abaixo de 30 km/h. Nem o som do rádio mais alto resolve.

 

Foton Tunland, mais uma picape média chinesa

A chinesa Foton lança duas picapes importadas de cabine dupla e porte médio-grande, V7 e V9. Ambas têm desenho moderno e dimensões entre Ranger e F-150, por exemplo: 5.617 mm, comprimento; 2.000 mm, largura; 1.910 mm, altura e 3.355 mm, entre-eixos. Capacidade de carga de 1.000 kg.

A V7 traz suspensão traseira por eixo rígido com molas semielípticas e está vocacionada para trabalho ou uso fora de estrada, enquanto na V9 é do tipo McPherson e molas helicoidais para rodagem um pouco mais suave. O espaço interno é bem generoso. A tela multimídia tem 14,7 pol. e a do quadro de instrumentos, 12,5 pol.

O ponto fraco da Tunland é o motor turbodiesel de quatro cilindros, com sistema micro-híbrido, 2-litros, 175 cv e apenas 45,9 kgf·m. A caixa de câmbio automática tem oito marchas. A fabricante declarou aceleração de 0 a 100 km/h em 8,8 s, mas bastou um pequeno percurso de avaliação para ter certeza de um erro grave de informação. Um simples cronógrafo constataria que este tempo deve subir para mais de 14 s e deixa muito a desejar.

Vendas começam em novembro deste ano e o preço estimado parte de R$ 250.000.

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