Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Gramado Summit divulga programação de palestras para Punta del Este. Ao todo, evento de inovação terá três trilhas de conteúdo em primeira edição internacional

A conferência de inovação e empreendedorismo Gramado Summit acaba de divulgar a programação de palestras dos seus palcos para a edição no Uruguai. O evento está agendado para acontecer nos dias 26 e 27 de setembro, em Punta del Este. Ao todo, serão mais de 60 palestrantes divididos em três trilhas de conteúdo. 

Entre os palestrantes confirmados estão Igor Mazaki (Jaguar Land Rover), Ricardo Wagner (Microsoft 365), Gabriela Comazzetto (General Manager de Global Business Solutions do TikTok para a América Latina), Samantha Almeida (Diretora de Marketing nos Estúdios Globo), Flávia Alessandra (atriz e empreendedora) e Lara Santana (influenciadora e criadora de conteúdo). 

Os palcos confirmados para o evento são divididos por diferentes temáticas. São eles a plenária principal, o palco divergente e a arena Ventiur. As trilhas de conteúdo abordarão inovação, futurismo, tendências, tecnologia, startups, investimentos, comunicação, vendas, transformação digital, liderança, carreira e cases de empreendedorismo. 

A programação dos três palcos já pode ser conferida neste linkAlguns dos temas anunciados são inovação corporativa, estratégias de internacionalização, marketing do futuro, digitalização de grandes negócios, inteligência artificial, inovação sem complicação, indústria dos games, marketing e vendas.

O evento será sediado nas instalações do Punta del Este Convention & Exhibition Center e conta também com uma feira de negócios, com mais de 50 expositores. Ao todo, são esperados mais de 2 mil visitantes do Brasil e do Uruguai. 

A organização da Gramado Summit irá reverter 100% do valor dos ingressos vendidos às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. 

Volkswagen estreia seu quinto modelo SUV inédito no Rock in Rio do tipo, que se junta aos consagrados Nivus, T-Cross, Taos e Tiguan

 


Rio de Janeiro (RJ) – A Volkswagen do Brasil, patrocinadora oficial do Rock in Rio, escolheu o maior festival de música do mundo para apresentar seu mais novo ícone pop. Trata-se de um produto completamente inovador, moderno, conectado e que irá inaugurar um segmento inédito para a Volkswagen no Brasil. 

O SUVW, confirmado para o mercado brasileiro em 2025, será mais um modelo anunciado da ofensiva de 16 produtos até 2028, e chegará para reforçar ainda mais a Família SUVW, formada pelo Novo T-Cross (o SUV mais vendido do Brasil), Nivus, Taos e Tiguan. Com sua Família SUVW, aliás, a Volkswagen é líder de vendas no segmento de SUVs, o mais representativo do mercado nacional.

“O Rock in Rio é o local certo para celebrarmos ícones. Hoje é dia de darmos início à revelação de um novo ícone pop da Volkswagen, que ganhará os palcos, ou melhor, as ruas do Brasil e do mundo em breve. Um carro 100% desenvolvido e produzido no Brasil, que nasce para ser mais um marco histórico nesse verdadeiro caso de amor entre a Volkswagen e os brasileiros”, antecipa Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.

Um teaser-tech. O projeto do teaser tem a intenção de exibir os primeiros detalhes do SUV inédito. Além de uma camuflagem especial, o modelo está envolvido por uma redoma de LED glass, tecnologia que combina transparência e luminosidade com efeitos holográficos. Neste primeiro momento, o público conhecerá a assinatura dos faróis, lanternas e a silhueta lateral do SUV. A ideia é revelar o carro, pouco a pouco, até seu lançamento.

Interação com o público. A Volkswagen do Brasil brilhará muito em frente ao Palco Mundo. Na entrada de seu estande, o SUVW inédito da marca será o protagonista do espaço para dar um spoiler de como será o modelo, que estará protegido pelo LED glass. No entanto, os visitantes já poderão espiar alguns detalhes do carro. Ainda no estande, em uma ativação criativa, o público tentará adivinhar, em uma tela touch, um nome para batizar o novo SUVW com até cinco letras. E o mais importante e também divertido: só valem sugestões erradas.

Campanha com IA. Os perfis da VW nas redes sociais serão palco de uma campanha para que os VW Lovers liberem a criatividade e façam suas adivinhações de nomes para o SUVW inédito da marca. O mote segue o mesmo, com sugestões improváveis. Participar é fácil: basta acompanhar as postagens sobre a campanha a partir de 11 de setembro no Instagram e Facebook da Volkswagen e incluir comentário com a sugestão de um nome, com até cinco letras, para o novo SUVW. Com ajuda de IA (Inteligência Artificial), a Volkswagen vai transformar alguns nomes sugeridos em animações e marcar o autor. É uma interação divertida para curtir e compartilhar.

Rock in Rio 2024

Data: 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024

Local: Cidade do Rock, Rio de Janeiro

Horários:
Abertura de Portas: 14h
Encerramento: 2h
Último Acesso ao recinto: 0h

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Renault Kardian e Megane E-Tech são eleitos “Melhor Compra do Ano 2025”



O SUV compacto Kardian venceu na categoria aventureiro


Megane E-Tech ganhou na categoria elétrico até R$ 400 mil


Entre os trunfos da vitória do Kardian, a publicação apontou a moderna plataforma RGMP, o motor 1.0 turbo que tem o melhor torque da categoria, a boa aceleração de 0 a 100 km/h, com “suspensões robustas e firmes na medida para uma tocada levemente esportiva, mesmo com bons 21 cm livres do solo”, além de espaço interno maior que os concorrentes e uma boa lista de equipamentos de série desde a versão de entrada. A publicação resumiu o Kardian como um veículo que traz suspensões e robustez de um SUV com surpreendente prazer ao volante.

Já como atributos do Megane E-Tech a revista Motor Show listou o design “tipicamente francês, ousado, estiloso e exclusivo”, o sistema de boas-vindas do carro e o surpreendente espaço da cabine, com “design intrigante e acabamento refinado”. 

A publicação ainda enfatizou o silêncio a bordo, com amortecedores que filtram o piso perfeitamente, além de uma agilidade notável que faz o carro parecer até mais potente na cidade e um desempenho empolgante na estrada. A publicação resumiu o Megane E-Tech com um excelente e divertido carro elétrico sendo o melhor modelo da marca em anos”.


Sobre o Kardian

Lançado em março, o Kardian é o primeiro veículo produzido no Brasil com a nova identidade visual de marca, traz o novo motor turbo TCe de 125 cv com 220 Nm e o novo câmbio automático de dupla embreagem úmida. 

O Kardian é um carro completamente novo, moderno e tecnológico, que chegou para competir no segmento B-SUV, e inaugurou uma nova fase da Renault no mercado brasileiro.

O Kardian traz a nova plataforma RGMP (Renault Group Modular Platform) e se diferencia pelas inovações e recursos normalmente encontrados no segmento superior, como o freio de estacionamento eletrônico, a alavanca de marchas do tipo “e-shifter” e as regulagens do sistema Multi-Sense que permitem customizar a condução e o ambient lighting, com personalização com oito cores diferentes, além das regulagens do sistema de direção e da resposta do conjunto motor/câmbio.

Além disso, o Kardian traz seis airbags de série em todas as versões e 13 sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS).


Sobre o Megane E-Tech

O Megane E-Tech se beneficia de uma plataforma inédita voltada a veículos elétricos, a CMF-EV, que une o melhor do design, performance e tecnologia num produto único e refinado. Mais de 300 patentes foram registradas para essa plataforma que demonstram as diversas inovações relacionadas ao sistema propulsor, gestão térmica, arquitetura e acústica.

Com o motor que oferece 220 cv de potência e 30,6 kgfm de torque, além dos quatro níveis de frenagem regenerativa, o Megane E-Tech eleva o prazer da motorização elétrica ao patamar mais elevado.

AVALIAÇÃO: Fiat Pulse, um SUV versátil, bom de estrada, confortável, com bom acabamento e consumo competitivo. A versão S Design, entre as seis do modelo, custa R$ 113.990



ASSISTA O VÍDEO E INSCREVA-SE NO CANAL


Uma viagem do Rio de Janeiro a Búzios, cidade de veraneio no interior fluminense, descoberta para o mundo nos anos 1960 pela famosa atriz francesa Brigitte Bardot - hoje, Brigitte tem 89 anos e é uma ativista ferrenha na defesa dos direitos dos animais - foi a escolhida para o test-drive de avaliação do Fiat Pulse S Design 2024 - quando andei 635 km - que fiz para Blog e o canal do Arnaldo Moreira, no YouTube.


O Fiat Pulse S Design 2024 é um SUV moderno e arrojado o que pode ser visto na grande grade frontal, que ostenta a logomarca FIAT, e no para-choque integrado que conferem ao carro um ar agressivo reforçado pelos faróis em afilados que proporcionam uma iluminação eficiente e um olhar ao mesmo e sofisticado, refletindo as tendências atuais do segmento de SUVs compactos. O S Design custa a partir de R$ 113.990.



Já o exterior com laterais de linhas fluidas e contemporâneas ganha um ar imponente, enriquecidas pelas rodas esportivas de 16" com detalhes que realçam sua elegância e a Fiat oferece um portfólio com rodas de vários desenhos.


A traseira se destaca pelo desenho da mala e ganham beleza decoradas pelas lanternas vermelhas e laranja, em LED. 


O porta-malas tem capacidade para 370 l.



No interior, o Fiat Pulse foi projetado para oferecer conforto e praticidade. A pilotagem é agradável graças aos bancos confortáveis com bons apoios laterais que abraçam as costas e te deixam comodamente instalado mesmo numa viagem longa ou dirigindo na cidade, graças à boa suspensão. O banco também é confortável. O Pulse tem boa estabilidade e dá segurança a quem dirige e aos passageiros.


O painel é ergonomicamente desenhado, com tela central de infotainment de 10,1" com Adventure Intelligence Plus, Android Auto e Apple CarPlay Wireless e Navegação embarcada (GPS), que integra tecnologia de ponta, permitindo fácil conectividade com smartphones e acesso a diversas funções do veículo. Os materiais utilizados no acabamento são de alta qualidade, proporcionando uma sensação de sofisticação e durabilidade.

Além do design estético, a abordagem funcional também é uma prioridade, com amplo espaço para passageiros, fazendo do Pulse S uma excelente opção para quem busca versatilidade no dia a dia.


Equipado com o motor Fireflex 1.3 turbo, 8 válvulas, com 107 cv e 13,7 kgfm de torque, o Pulse S Design vai de 0 a 100 km/h em 12,2 s com gasolina e 11,4 s com etanol e chega a 178 km/h de velocidade máxima com etanol e 174 km/h com gasolina.

O consumo do Pulse 1.3 turbo abastecido com gasolina é de 12,7 km/l na cidade e 17,8 km/l na estrada, valores que abastecido com etanol caem para 9,1 km/h na cidade e 10,4 k/h na estrada, o que torna o SUV um carro com um consumo bem competitivo, ideal para quem busca um pouco mais de desempenho sem abrir mão da economia, graças ao conjunto de câmbio CVT de sete velocidade simuladas.


O SUV vem com 4 Airbags frontais, 2 de proteção do tórax e 2 da cabeça, controles de estabilidade e de tração, computador de bordo com dados de distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso e m
onitoramento de pressão dos pneus, ar condicionado automático, assistente de partida em rampa, piloto automático, opção de direção sport, sinalização de frenagem de emergência, entre outros itens.

Além da versão testada, o Fiat Pulse 2024 oferece mais cinco diferentes opções que visam atender às necessidades de diferentes perfis de consumidores:

Drive MT (câmbio manual) 5 velocidades, R$ 105.990;
Drive AT (câmbio automático) 7 velocidades, R$ 113.990;
S Design, testado pelo Blog: R$ 118.990;
Audace Turbo 200, câmbio CVT 7 velocidades, R$ 122.990;
Impetus Turbo 200, câmbio CVT 7 velocidades, R$ 137.990;
Abarth Turbo 270, câmbio AT 6 velocidades, R$ 151.990.

Coluna Minas Turismo Gerais do Jornalista Sérgio Moreira



Coluna Minas Turismo Gerais 


Jornalista Sérgio Moreira





Turismo de observadores de aves



Preservar a natureza é fundamental. O turismo brasileiro vem crescendo a cada dia, e as inovações dos turistas sempre são especiais. Nos últimos anos, o turismo de observação de pássaros (birdwatching, em inglês) tem ganhado força no Brasil, especialmente no Cerrado, um dos ecossistemas mais diversos do mundo.



Essa modalidade de ecoturismo atrai visitantes de várias partes do planeta para avistar espécies raras e desfrutar de paisagens únicas. Segundo a Secretaria do Entorno do Distrito Federal, já existem mais de 100 milhões de praticantes de “birdwatching” ao redor do globo, sendo 42 mil deles apenas no Brasil.

O Cerrado, conhecido como “a savana brasileira”, é o segundo maior bioma do país e abriga cerca de 850 tipos de aves. Muitos delas endêmicos, ou seja, que não são encontrados em nenhum outro lugar. Entre as mais procuradas por observadores estão a arara-azul-grande, o papa-moscas-do-campo, o tapaculo-do-planalto e o raríssimo pato-mergulhão, uma das aves aquáticas mais ameaçadas do mundo.

Essa diversidade desperta o interesse tanto de observadores experientes quanto iniciantes. Eles buscam conhecer as características singulares dos pássaros do Cerrado, com cores vibrantes, cantos inconfundíveis e comportamentos fascinantes. A região oferece uma ampla gama de habitats, como veredas, campos de altitude, florestas de galeria e cerradões, cada um deles abrigando espécies distintas.



A Agência de Notícias do Turismo lista alguns dos principais destinos para praticar o “birdwatching” no Cerrado do brasileiro.

Serra da Canastra
(MG) - A região abriga o pato-mergulhão e muitas outras aves ameaçadas, sendo um dos pontos mais importantes para a conservação de aves aquáticas no Cerrado.



Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) - Conhecido por suas trilhas e paisagens deslumbrantes, o parque é um dos melhores locais para avistar espécies como a coruja-buraqueira e o caboclinho-de-chapéu-cinzento.

Parque Nacional das Emas (Goiás/Mato Grosso do Sul) - Famoso pelas suas revoadas de aves, o parque é habitat de várias espécies migratórias e residentes, incluindo o emblemático urubu-rei.

Jalapão (TO) - Com paisagens exuberantes e relativamente intocadas, o Jalapão é um ótimo lugar para avistar espécies como o falcão-de-coleira e o carcará.

OUTROS DESTINOS - Apesar da crescente prática no Cerrado, não é apenas nele que a prática de observação de aves gera encanto. O Brasil, com sua vasta diversidade de biomas, constitui um dos melhores países do mundo para a observação de pássaros, atraindo adeptos de todos os continentes. Conheça outros locais ideais à modalidade ao redor do país:

Pantanal (MS/MT) - O Pantanal é a maior planície alagável do mundo e um verdadeiro paraíso para os observadores de aves. O ecossistema abriga cerca de 650 tipos de pássaros, incluindo o tuiuiú (ave-símbolo do Pantanal), araras-azuis, garças, colhereiros, além de muitas outras espécies aquáticas e terrestres. Passeios de barco, trilhas e safáris fotográficos são ideais para avistar a rica avifauna local, além de mamíferos e répteis.

Parque Nacional de Itatiaia (RJ/MG) - O parque, em meio à Mata Atlântica, é famoso por suas trilhas que levam a diferentes altitudes, onde é possível avistar espécies como o beija-flor-de-topete-verde, a saíra-militar e o pavó (pavão-do-mato). Trilhas como a do Mirante do Último Adeus são excelentes para observar aves e florestas baixas.

Lençóis Maranhenses (MA) - Conhecido por suas dunas e lagoas sazonais, o parque também é um excelente ponto de observação de aves migratórias e residentes, como o maçarico-de-papo-vermelho e o gavião-carijó. A combinação de paisagens desérticas com áreas de manguezais e restingas faz do local um ambiente único para o “birdwatching”.

Floresta Nacional de Carajás (PA) - Área de transição entre a Floresta Amazônica e o Cerrado, a Floresta Nacional de Carajás é um centro de biodiversidade, com diversas espécies de papagaios, araras e outras aves de floresta. Trilhas guiadas permitem observar aves em seu habitat, cercadas por impressionantes formações rochosas.


Ilha do Cardoso (SP) – Situada no litoral sul de São Paulo, a ilha preserva em um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica costeira no Brasil e abriga espécies raras, a exemplo do pica-pau-de-cara-canela e do papagaio-de-cara-roxa. Barcos e trilhas pela mata proporcionam uma observação de aves tranquila e imersiva.


Descobrindo a cachaça dÀlambique



Da branquinha a amarelinha, com o tira gosto como torresmo, almondega, pé de porco, traíra, pastel e outros,, a cachaça faz parte da tradição nos butecos e confraternizações nas residências .No dia 10 de agosto, haverá a apresentação da Guarda de Moçambique de Santa Bárbara do Reino de Nossa Senhora do Rosário, tradicional grupo de Congado de Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Evento que celebra a história e a cultura da cachaça em Minas Gerais, o “Descobrindo a Cachaça d’Alambique”, que acontece de 11 a 15 de setembro e tem curadoria de Humberto Candeias, ocupará vários espaços do Mercado de Origem, em Belo Horizonte.



No primeiro piso ficará concentrada a feira, com palestras e bate-papos com o público, que acontecerão na Cava Zé Ribeiro. As atrações musicais ocorrerão no terraço do Mercado de Origem. Aulas-show e rodadas de negócios também estão na programação do evento.




Mercado de Origem


O “Descobrindo a Cachaça d’Alambique” tem patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, apoio institucional do Sebrae Minas, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Sindicato da Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SindBebidas MG) e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG), da Empresa Mineira de Comunicação (EMC) e do Circuito Liberdade, além de apoio cultural da Associação Nacional dos Produtores e Integrantes da Cadeia Produtiva e Valor da Cachaça de Alambique (Anpaq), Cachaça Gestor, Cava Zé Ribeiro e Mercado de Origem – Unidade Olhos D’Água, na rua Adriano Chaves Matos, 447, bairro Olhos D’água , na BR 356, BH.

República Dominicana em Gramado

O turismo brasileiro e de diversos países encontram em Gramado, durante o Festuris. A ilha tropical caribenha com praias paradisíacas de areias branquinhas e água cristalina é a convidada de honra do 36º Festuris – Feira Internacional de Turismo, a mais efetiva feira de negócios turísticos das Américas, que ocorre em Gramado de 7 a 10 de novembro.



Exaltar a República Dominicana no Festuris é uma forma de reconhecer e valorizar o destino que registra crescimento significativo em sua movimentação turística. De acordo com Paola Gómez, diretora do Escritório de Turismo da República Dominicana no Brasil, este reconhecimento também exalta a participação contínua do seu país no evento e a divulgação entre os viajantes brasileiros.

“Aceitamos com especial emoção a distinção que nos homenageia como país convidado do Festuris Gramado 2024 por ser a primeira edição da feira após as terríveis enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul, com a certeza de que, graças ao esforço dos gaúchos e com um trabalho digno, o estado emergirá mais forte”, sublinha Paola.



A República Dominicana é o terceiro país convidado, o primeiro foi a Argentina e no ano passado o Uruguai, ambos com participação no Festuris desde as primeiras edições. “É uma honra muito grande poder contar com a República Dominicana com esse status de país convidado para representar esse destino com potencial gigantesco que é o caribe. Eles estão conosco há muitos anos, o país já era representado nas primeiras edições e passou a ter estande próprio em meados dos anos 2000, um estande lindo, dinâmico e vivo. É um orgulho tê-los com a gente, porque o Brasil é um alto consumidor dos atrativos e do produto República Dominicana, especialmente das praias, à exemplo da tão conhecida Punta Cana”, comentou Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.

Diretores do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello

A ilha possui 1.600 km de costa e mais de 200 praias, muitas delas reconhecidas como as mais paradisíacas do mundo. E além das belas praias, o destino também tem uma oferta diversificada de aventuras como tirolesa, espeleologia (cavernas), rapel, parapente, rafting, canoagem, surf e mergulho. O turismo histórico é outra opção com igrejas e museus. E os passeios e experiências também são marcantes em atrações como rios e cachoeiras e muitos parques.

ECONOMIA E HISTÓRIA - A principal atividade econômica é o turismo, com uma ampla oferta de hotéis localizados sobretudo nas belas praias, atraem turistas de diferentes partes do mundo, especialmente dos Estados Unidos, Canadá, Rússia, Europa e da América Latina. As principais regiões turísticas são Punta Cana, Bávaro, Santo Domingo, Puerto Plata e Samaná. A gastronomia também é um ponto de destaque do país. A ilha possui sete aeroportos.

A agricultura foi substituída como a principal atividade econômica, mas ainda continua sendo uma importante fonte de geração de recursos, com cultivos importantes como a cana de açúcar, arroz, mandioca, cacau, café, tabaco, tomate, banana, manga e banana da terra. A moeda da República Dominicana é o peso dominicano (0,017 dólar).

A ilha foi descoberta por Cristóvão Colombo durante sua primeira viagem ao Novo Mundo, em 5 de dezembro de 1492, e foi colonizada pelos espanhóis. A população atual do país é 10,5 milhões de habitantes.

SEIS MILHÕES DE VISITANTES – Em apenas seis meses, a República Dominicana registrou uma movimentação turística de quase seis milhões de visitantes. Entre janeiro e junho, o país recebeu por via aérea 4.474.981 turistas, um crescimento de 9% em relação ao mesmo período de 2023. Já os passageiros de cruzeiros marítimos foram 1.475.745, registrando um crescimento de 16% face ao ano passado. O montante chega a um total de 5.950.726. A informação foi divulgada pelo ministro do Turismo, David Collado.

“O turismo dominicano alcançou não só a sua plena recuperação pós-pandemia, mas também um desempenho sem precedentes, tendo atingido a meta de 10 milhões de visitantes ao destino em 2023. Esse crescimento continuará em 2024 e o Brasil é parte essencial desses resultados, estando atualmente entre os 15 maiores em número de passageiros para a República Dominicana”, observa Paola.

SOBRE O FESTURIS - O Festuris - Feira Internacional de Turismo é um evento que acontece em Gramado desde 1989. É um palco de debates de temas relevantes da atualidade e uma feira de negócios, considerada a mais efetiva em resultados para os expositores. Em 2023, vieram 2500 marcas, 15 mil participantes e 40 destinos internacionais. Ocupou três pavilhões que totalizaram 27 mil metros quadrados de área. A edição deste ano ocorre de 7 a 10 de novembro.

Em Ravena, a Pousada Rávis




A Pousada Rávis localiza-se em Sabará, , distrito de Ravena, a 35 km de Igreja São Francisco de Assis, do terminal Rodoviário fica a 36 km e da Igreja da Lagoinha fica a 34 km de distância.centro de Sabará, fornece acomodações com uma piscina , um belo jardim e restaurante com bar. O casal Márcio e Ludmila sempre recebem os hóspedes com muita boa prosa no meio da bela paisagem do local.


A pousada está em uma bela área verde. Cada quarto inclui varanda., com a relaxante rede para descansar e curtir a natureza.


O quarto inclui uma casa de banho privativa com chuveiro e produtos de higiene pessoal , os quartos do também disponibilizam vista do jardim.



A pousada Rávis tem um serviço de refeições especial com Café da manhã • Almoço •Chá da tarde e Jantar .



Informações @pousadaravis - (31) 99138-3893

Informações para Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63  

terça-feira, 10 de setembro de 2024

COLUNA MECÂNICA ONLINE®

 


COLUNA MECÂNICA ONLINE®


Tarcisio Dias


10 | OUTUBRO | 2024


Volkswagen e Ferrari em risco? Proibição de motores a combustão ameaça gigantes da indústria


A decisão da União Europeia de banir veículos a combustão enfrenta oposição crescente, com preocupações sobre impactos econômicos e viabilidade do setor.

A proibição de veículos novos a combustão na União Europeia, programada para 2035, está sendo duramente contestada pela Itália e por executivos da indústria automotiva, que alertam para os graves impactos econômicos e sociais da medida. Alternativas, como combustíveis sintéticos e veículos híbridos, ganham força como soluções viáveis.

A União Europeia determinou que, a partir de 2035, novos veículos com motores a combustão não poderão mais ser vendidos em seu território, uma decisão que gerou controvérsia desde o seu anúncio. A Itália, em especial, tem sido uma das vozes mais críticas. O ministro da Energia, Gilberto Pichetto Fratin, classificou a medida como "absurda" e fez um apelo por sua revisão urgente, argumentando que a proibição pode provocar um colapso na indústria automotiva europeia.

Os dados de vendas do mercado automotivo reforçam as preocupações de Fratin. Em julho de 2024, foram emplacados apenas 1,03 milhões de veículos na Europa, um crescimento marginal de apenas 0,4%, o que indica um setor em dificuldades. O CEO do Grupo Volkswagen, Oliver Blume, expressou preocupação com a crescente concorrência de fabricantes asiáticos, que estão pressionando as montadoras europeias. A dificuldade de competir no novo cenário econômico pode resultar em cortes profundos, incluindo o fechamento de fábricas na Alemanha, algo que seria inédito na história da Volkswagen, e a necessidade de cortar até 10 bilhões de euros em custos.

Além das grandes montadoras, outros setores importantes estão em risco. Fornecedores de peças, combustíveis e até empregos especializados seriam profundamente impactados pela transição para veículos elétricos. Empresas como Ferrari e Lamborghini, que estão apenas começando a adotar modelos híbridos, ainda dependem dos motores a combustão para manter seu desempenho esportivo e apelo exclusivo, o que adiciona mais complexidade ao cenário.

Frente a esses desafios, duas alternativas surgem como soluções potenciais. Combustíveis sintéticos, que mantêm a infraestrutura existente dos motores a combustão, mas com menor impacto ambiental, são defendidos principalmente pela Itália. Já os veículos híbridos, que combinam motores elétricos e a combustão, oferecem uma transição mais suave, permitindo que as montadoras europeias se adaptem às novas exigências sem perder competitividade.


Essas opções não apenas ajudariam a atingir as metas de descarbonização, como também preservariam a estrutura industrial da Europa, que é responsável por milhões de empregos e desempenha um papel vital em sua economia. A discussão sobre como equilibrar sustentabilidade e economia na transição para veículos elétricos está longe de ser resolvida, e a resposta pode determinar o futuro de todo o setor automotivo europeu.

TAGS: indústria automotiva, combustíveis sintéticos, veículos híbridos, motores a combustão, crise econômica.

FESTURIS é a mais efetiva feira de negócios turísticos das Américas, efetivando soluções para você efetivar negócios. App Festuris destaca a tecnologia a favor dos negócios e da sustentabilidade. Ainda dá tempo de fazer sua inscrição, credencie-se agora mesmo

 


Tecnologia e sustentabilidade a preciosidade do FESTURIS 2024



Um dos principais objetivos que o Festuris busca com seu novo app é facilitar a conexão entre todos os participantes e os expositores. Mas como sempre estamos pensando no futuro, buscamos com essa ação diminuir milhares de impressões, agregando a tecnologia e valorizando a sustentabilidade, uma de nossas ações ESG.

Na plataforma é possível agendar reuniões, programar suas palestras de interesse e os compromissos para otimizar sua presença no evento.

Também é possível ter acesso ao mapa interativo, que possibilita uma melhor navegação pelos espaços, encontrando expositores e localizando experiências temáticas com notificações em tempo real.

É a  mais efetiva  feira de negócios

turísticos das Américas,  efetivando soluções, 

 para você efetivar negócios. 

Ainda dá tempo de fazer sua inscrição, credencie-se agora mesmo →

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Ford confirma o lançamento da Nova Ranger Black e revela primeiras imagens




A Ford confirmou hoje que a nova versão da Ranger anunciada com um teaser em julho é a Black. A revelação veio acompanhada também das primeiras imagens da picape urbana de visual sofisticado e imponente, diferenciada por vários itens de acabamento em tom escuro, como sugere o nome. O seu lançamento vai ocorrer em breve, ampliando o portfólio da nova geração da picape.

O novo modelo chega num momento de crescimento da linha. Desde o lançamento da nova geração, a Ranger é a picape média que mais ganhou espaço no segmento, com um avanço de mais de 48% na participação de mercado. Entre outros destaques, ela registrou um novo recorde histórico de emplacamentos em junho, com mais de 3.000 unidades.



A Nova Ranger Black segue o mesmo conceito da versão homônima da geração anterior, que foi vendida de 2021 a 2023 com muito sucesso. Associada à cor preta que simboliza elegância, mistério e poder, ela agora volta ainda mais robusta e refinada, com um pacote projetado para atender quem não se contenta com o básico.

O seu estilo é marcado pela grade frontal, santantônio, rodas e retrovisores na cor grafite. Tem também faróis de LED, estribo fixo e pneus 255/65 R18 All Terrain. Detalhes do interior e equipamentos serão divulgados mais próximo do lançamento.



“A Nova Ranger Black combina a força e robustez que se espera de uma picape de verdade com o estilo e a sofisticação de um veículo de luxo”, diz Dennis Rossini, gerente de Marketing da Ford. “É uma picape que redefine a experiência urbana com seu design imponente e tecnologia de ponta.”

Conheça a proposta do Citroën Basalt em unir design e espaço em um inédito SUV Coupe. Terceiro produto do Projeto C-Cubed chegará em breve para surpreender o mercado. Linhas fluidas e ângulos inclinados favorecem a aerodinâmica

 


O conceito de um SUV Coupe engloba design arrojado, conforto e linhas únicas que, há alguns anos, eram considerados uma exclusividade de veículos de luxo. No entanto, no caso do inédito Basalt, a Citroën prova que a tendência chegou a segmentos acessíveis, tendo um visual marcante que inclui elevada distância ao solo, capô alto, dianteira vertical, para-lamas alargados e vidro traseiro com ângulo mais inclinado.

Além da proposta visual diferenciada, a união entre a robustez do SUV e a fluidez do Coupe prioriza também a aerodinâmica, conferindo um toque esportivo por meio das linhas de teto inclinadas que se estendem suavemente até a parte traseira. Adotar esse conceito no Basalt foi algo natural para a Citroën, que há 105 anos é protagonista quando o assunto é inovação com acessibilidade.

O inédito SUV Coupe Citroën Basalt estreará em breve na região como terceiro integrante do projeto C-Cubed. Essa ousada iniciativa da marca focou no desenvolvimento de modelos inéditos e específicos para as diferentes necessidades de seu consumidor. Integram o C-Cubed, além do Basalt, o C3, único hatch com atitude SUV do mercado, e o Novo SUV Aircross, que é o veículo para até sete pessoas mais acessível do Brasil. Com uma silhueta impactante e uma proposta exclusiva no mercado, o SUV Coupe Basalt permitirá à Citroën conquistar novos públicos em toda a América do Sul.

Acompanhe o site oficial e as redes sociais da Citroën para saber mais sobre esse inédito produto da marca para a região.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.