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sábado, 2 de agosto de 2025

SUV GEELY EX5: tecnologia, design e inteligência definem o primeiro veículo 100% elétrico da marca no Brasil, que tem até 413 km de autonomia. Com tela principal de alta definição de 15,4" e sistema de assistente de voz "Olá Geely", com mais de 200 comandos de voz tem duas versões: EX5 PRO - por R$ 205.800 e EX5 MAX, R$ 225.800



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São Paulo – Julho de 2025 - A Geely Auto lança o GEELY EX5 no Brasil, componente-chave da estratégia global de NEV (veículos de nova energia) e primeiro modelo global da marca. O design do GEELY EX5 combina linhas imponentes, personalidade própria e funcionalidade aerodinâmica. 


Desenhado pela Geely que tem centros de design em Gotemburgo, Suécia; Xangai, China; Coventry, Inglaterra; e Milão, Itália, o GEELY EX5 recebeu vários prêmios de design. Suas linhas reproduzem as curvas graciosas e a frente foi inspirada em um tigre, exibindo um visual curvo envolvido por grandes ranhuras no para-choque. 


Os faróis de LED ligeiramente curvados para cima remetem às pontas das asas de um avião. O perfil é esculpido por dois vincos na parte de baixo das portas, contando com ampla área envidraçada e rodas de até 19 polegadas. 

A traseira tem spoiler integrado e exibe lanternas inteiriças compostas por 274 LEDs que compõem um refinado efeito 3DComponentes como grade ativa e maçanetas embutidas ajudam a alcançar um coeficiente de penetração aerodinâmica de apenas 0,269, o menor entre os SUVs de luxo. Quanto menor for a resistência ao vento, melhores vão ser a performance e eficiência energética. 


Energia inteligente
O GEELY EX5 traz um powertrain elétrico inteligente 11 em 1 que oferece eficiência e desempenho incomparáveis, e que estabelecerá uma nova referência para veículos elétricos. Com 218 cv e 320 Nm (32,6 kgfm) o propulsor pesa apenas 79,8 kg e o menor volume da categoria, ocupando apenas 0,079 m3. A eficiência energética chega a 90%. 


Seu desempenho impressiona com aceleração de zero a 100 km/h em até 6,9 segundos, na versão Pro. A velocidade máxima é de 180 km/h. Há três modos de condução: Eco, Normal e Sport. 


A bateria Short Blade Geely de Lítio Fosfato Ferro (LFP) tem 60.22 kWh de capacidade. Segundo o programa de certificação do INMETRO, a autonomia do GEELY EX5 pode chegar até 413 km. São quatro níveis de regeneração de energia, cuja eficiência regenerativa chega a 94,18%.


Além de oferecer grande autonomia, a bateria tem velocidade de recarga 30% superior à média do segmento. Em um posto de carregamento com corrente contínua (DC) e 100 kW, o tempo de recarga de 30 a 80% é de apenas 20 minutos. Em um carregador de corrente alternada (AC) tipo Wallbox de 11 kW, o carregamento de 10 a 100% em apenas 6 horas. E não há necessidade de se preocupar com ciclos de recarga repetidos, uma vez que a vida útil do conjunto de baterias pode chegar a 1 milhão de km, 25% superior à média da indústria. 


O padrão de segurança da bateria Short Blade Geely é superior aos parâmetros mais exigentes. Por ser integrada à plataforma, é completamente protegida em casos de impactos. Sua espessura menor permite baixar o centro de gravidade do carro e oferecer maior espaço no habitáculo. A base GEA foi construída em um esquema 4 por 1, envolvendo Inteligência Artificial, Ecologia, Sistemas e Estrutura reforçada e passou por rigorosos testes de segurança para impacto, temperatura e pressão. 


O GEELY EX5 pode ainda atuar como um gerador portátil de eletricidade tanto para dispositivos (V2L), modo em que pode alimentar eletrônicos, eletrodomésticos e luzes, para citar três exemplos, quanto para outros veículos (V2V). No modo V2L, a capacidade chega a 3,3 kW, enquanto no V2V alcança 6 kW. 


Segurança inteligente
O GEELY EX5 traz seis pilares de segurança abrangentes que garantem um alto nível de proteção para ocupantes, pedestres e o produto. São seis os pilares de segurança do GEELY EX5: ativa, passiva, para pedestres, para a saúde, cibernética e para a bateria. Disponíveis na versão Max, os sistemas avançados de auxílio para o motorista (ADAS) incluem:

  • Frenagem automática de emergência (AEB), que freia automaticamente para outros veículos, pedestres ou ciclistas;

  • Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), que ajusta, de acordo com tráfego à frente a velocidade do veículo, garantindo a segurança de condução;

  • Controle Inteligente de Cruzeiro (ICC), que controla a velocidade do veículo de maneira dinâmica e mantém a posição na faixa de forma automática, levando em consideração os veículos ao seu redor.

  • Sistema de Alerta Colisão Frontal (CMSF), alerta com sinais luminosos e sonoros o risco de uma colisão frontal;

  • Sistema de alerta de colisão traseira (CMSR), alerta com sinais luminosos e sonoros o risco de uma colisão traseira;

  • Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), alerta com sinais luminosos e sonoros o risco de uma colisão em manobras de marcha à ré;

  • Frenagem de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTB), que freia o veículo automaticamente na iminência de uma colisão em manobras de marcha à ré;

  • Assistente de reconhecimento de placas de trânsito (TSI);

  • Assistente de permanência em faixa (LKA), que mantém o veículo centralizado na via, conforme as linhas de sinalização.

  • Assistente de emergência de permanência em faixa (ELKA), retorna o veículo à faixa de rodagem 

  • Assistente de ponto cego (BSD), alerta o condutor quando há um veículo em pontos cegos.

  • Assistente de mudança de faixa (LCA), monitora os veículos nas faixas adjacentes e alerta o motorista sobre riscos ao trocar de faixa, atuando como uma extensão do alerta de ponto cego.

  • Aviso de segurança para a abertura das portas (DOW). Alerta aos ocupantes se há algum veículo se aproximando pela lateral no momento de abertura das portas.




O sistema de Visão 360 graus é de série nas duas configurações. Bem como os faróis de LEDs, com alta capacidade, permitindo iluminar 177 metros de distância (quase dois campos de futebol) à frente e cobrir 23 m de largura de raio. O GEELY EX5 Max possui ainda controle inteligente do facho, adaptando a luz alta em relação aos veículos que vem no sentido contrário ou que estão à frente. 


A segurança passiva é igualmente elevada. Há seis airbags (frontais, laterais dianteiros e do tipo cortina). A estrutura é formada por 80% de aços de alta resistência ou estampados a quente. 


Somado a isso, o equilíbrio dinâmico do GEELY EX5 auxilia o motorista se houver a necessidade de uma mudança rápida de trajetória. No teste do alce, o SUV fez a manobra a 78 km/h, uma velocidade que o coloca à frente da média do segmento. A distribuição de peso de distribuição igualitária entre os eixos (50/50) e o baixo centro de gravidade são cruciais para alcançar esse resultado. O GEELY EX5 obteve cinco estrelas no rigoroso teste de segurança do Euro NCAP, onde são avaliados crash tests e equipamentos de segurança ativa para o motorista e pedestres. 

Espaço inteligente
Em dimensões, o Geely EX5 tem 4,61 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,67 m de altura e 2,75 m de distância entre-eixos. Embora seja um C SUV em tamanho, o espaço interno é de D SUV, com taxa de aproveitamento de 67,2% da cabine.


Quanto ao volume para a bagagem, o porta-malas oferece 461 litros (no padrão de medição VDA) de até a altura dos encostos traseiros e pode levar até 1.877 l com o rebatimento destes. Disponível para a versão Max, a tampa traseira tem acionamento elétrico por chave, botão, app ou comando no volante. 


O grau de abertura oferece cinco níveis de ajuste, uma função útil em ambientes com teto mais baixo.   


O bem-estar a bordo abrange também o relaxamento. Os bancos dianteiros são construídos em quatro camadas e mais uma, batizada de Zero Sensation. A camada extra tem função relaxante, ajudando a aliviar a pressão corporal, melhorar a absorção de choques e o apoio do corpo.


O banco do motorista tem regulagem elétrica de série, sendo que a versão Max acrescenta ainda ajustes elétricos para o carona - com apoio de perna - e função de memória, ventilação e massagem para ambos. São seis modos de massagem: Onda (liberação gradual), Caminhada (pressão alternada), Serpentear (estimulação circulatória), Ombro (massagem suave nas costas), Lombar (massagem benéfica nos rins) e Arrastando (relaxamento e alívio do estresse).


Em um momento de descanso, é possível reclinar inteiramente o banco do motorista e do carona, no caso do GEELY EX5 Max. Com isso, é possível criar uma cama a bordo. O banco traseiro reclina até 35 graus para oferecer todo o conforto em viagens. Mesmo passageiros traseiros com mais de 1,80 m de altura contam com folga. 


Por ter uma plataforma elétrica inovadora, o GEELY EX5 oferece variados porta-objetos e espaços de armazenagem. É possível levar até cinco garrafas nas portas dianteiras e três nas traseiras.  Abaixo do console, há um porta-objetos de 10,8 litros. Os passageiros traseiros têm à disposição um compartimento de 3,2 l embutido no console e uma gaveta exclusiva de 14 litros. 

A atmosfera é completada por uma iluminação interna com até 256 opções de cores para criar um ambiente para cada estado de espírito, disponível na opção Max, que traz teto-solar panorâmico de 1,18 m2 de área envidraçada e abertura em 11 estágios. 


Interação inteligente
A Geely desenvolveu em parceria com a SiEngine Technology um super chip automotivo com apenas sete nanômetros, uma unidade que equivale a um bilionésimo de metro, o primeiro do tipo fabricado na China. O chip permite um algoritmo de tomada de decisão de Inteligência Artificial multidimensional, com taxa de precisão de 95%. 


O quadro de instrumentos digital tem 10,2 polegadas e é acompanhado da central multimídia Flyme Auto de 15,4”. A sua tela é de ultra alta definição e alto brilho, facilitando a visualização sob qualquer condição de luminosidade. A tecnologia de toque é a INCELL, a mesma usada por celulares de última geração. Há conexão com Apple CarPlay, bem como 4G à bordo. É possível também usar o navegador GPS nativo por satélite. 


A versão Max oferta um head-up display (HUD) de 13,8”, oferecendo o maior contraste e brilho do mercado. O carregador de smartphone sem fio tem 15 watts de potência e dispõe de aviso de esquecimento do aparelho

É possível interagir com o carro através da assistente de voz inteligente com o comando: “Olá, Geely!”. A interface compreende até 200 comandos e funciona em 10 idiomas, tudo sem a intervenção manual. Também é possível se conectar com o carro através do app, que possui serviços como controle e planejamento remoto do veículo, monitoramento do status e rastreamento e localização online. Atualizações podem ser feitas pela nuvem via sistema “Over-The-Air (OTA)”.

No GEELY EX5 Max, o alto grau de imersão tecnológica é completado pelo sistema de som Flyme Sound, que integra 16 alto-falantes de alta qualidade, sendo eles cinco de médio alcance, quatro tweeters, quatro woofers e dois no encosto de cabeça do motorista. Com 1.000 watts de potência, o conjunto também possui subwoofer independente. O sistema transforma o habítaculo em um verdadeiro show, com quatro modalidades de uso e quatro palcos sonoros configuráveis.



Versões e principais equipamentos de série

GEELY EX5 PRO - preço: R$ 205.800

. Faróis full LED
. Barras de teto com 50 kg de capacidade
. Sensor de chuva
. Rodas de liga leve aro 18
. Retrovisores externos aquecidos
. Volante com ajuste de altura e profundidade
. Vidros elétricos com função um-toque

. Bancos dianteiros com ventilação
. Banco do motorista com ajuste elétrico de seis posições e função entrada e saída
. Bancos traseiros com inclinação ajustável em dois níveis
. Ar-condicionado automático com acionamento remoto e saídas de ar traseiras
. Partida sem chave
. Multimídia Flyme Auto de 15,4”
. Painel digital LCD de 10,2”
. Conectividade Wi-fi e 4G
. Sistema de som com seis alto-falantes
. Sensores de estacionamento traseiros
. Visão 360 graus
. Assistente de velocidade de descida
. Seis airbags
. Controles de tração e de estabilidade


GEELY EX5 MAX - preço: R$ 225.800

Adiciona aos itens do PRO:

. Farol alto com controle inteligente
. Teto solar panorâmico com persiana elétrica
. Rodas aro 19
. Bancos dianteiros com ventilação, memória e ajuste de entrada e saída
. Ajustes elétricos para o banco do carona com quatro posições e apoio de pé
. Espelho retrovisor interno eletrocrômico
. 13 Sistemas de auxílio ao condutor (ADAS)
. Heads-up Display
. Sistema de som Flyme Sound com 16 alto-falantes
. Sensores de estacionamento dianteiros

Fiat revela detalhes do novo visual da Toro 2026 em teaser. Modelo chega em sua linha 2026 muito mais moderno, imponente e sofisticado

 

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https://youtu.be/NG5VSP0qyDk

A nova Fiat Toro tem suas primeiras imagens oficiais reveladas. O modelo, que é responsável por revolucionar o segmento de picapes no Brasil, redefinindo os conceitos na categoria ao unir o conforto e a dirigibilidade de um SUV com a capacidade e a performance de uma picape, chega em sua linha 2026 muito mais moderno, imponente e sofisticado. 

Líder desde que foi lançada, com mais de 600 mil unidades produzidas no Brasil, a Fiat Toro passa a ostentar o novo padrão de design adotado pela marca, com linhas verticais, retas e precisas, dando um aspecto mais proeminente e marcante.  


Williams Racing apresentará carro com pintura especial escolhida pelos fãs no GP do Brasil 2025. A iniciativa é da Gulf Oil International, uma das patrocinadoras da equipe Atlassian Williams Racing, que pela segunda vez promove uma campanha que oferece aos fãs a oportunidade de escolher uma pintura especial para o FW47, apresentada em etapas selecionadas do campeonato. Este ano, a pintura vencedora será exibida exclusivamente no Grande Prêmio de F1 do Brasil, em São Paulo, e a votação já está aberta.




O tema da campanha deste ano, Driven by Words  Movido por Palavras, convida os fãs a definir, em uma única palavra, seu sentimento ou impressão sobre o que significa a paixão pela velocidade, pela competição e pelo legado da Gulf. As palavras mais votadas serão estampadas no FW47, que será exibido unicamente no Brasil, no GP de São Paulo, em novembro.

O concurso já está disponível no site da Gulf Oil Brasil, onde os interessados podem enviar suas palavras pelo formulário até 25 de agosto.

Estímulo renovado

A campanha de escolha da pintura do FW47 da Gulf e Atlassian Williams Racing deve repetir o êxito da edição de 2023, quando os fãs puderam selecionar as cores e o design do carro entre quatro modelos com temas distintos.

Com 180 mil votos, a pintura Bolder than Bold foi a vencedora e o carro participou dos Grandes Prêmios de Singapura, Catar e Japão. Em 2024, os fãs brasileiros também tiveram a oportunidade de vê-lo em ação no Gulf Speed Festival, em São Paulo.

A iniciativa reflete a proposta comum da Gulf e da Atlassian Williams Racing de ampliar o engajamento global dos fãs e de integrar diferentes públicos às ações da equipe. A campanha também reforça a continuidade de projetos que conectam tradição, participação do público e a presença das marcas em etapas estratégicas do campeonato.

Fãs poderão escolher nova pintura da Trackhouse para etapas da MotoGP na Ásia. A Trackhouse MotoGP Team levará novamente a pintura especial com as cores da Gulf às corridas da Indonésia e Malásia, em outubro. Será a segunda aparição da combinação azul e laranja, que foi usada no início da temporada 2025, desta vez definida por votação dos fãs.

O primeiro design com as cores da Gulf foi apresentado nas corridas de abertura do ano, na Tailândia e na Argentina, aplicado nas motos Aprilia RS-GP25, nos macacões dos pilotos Ai Ogura e Raul Fernandez e na área de boxes. Segundo Mike Jones, CEO da Gulf Oil International UK Limited, “A reação ao nosso design na Tailândia e na Argentina foi notável. Criou um grande interesse entre os fãs da MotoGP logo no nosso primeiro ano de parceria. Sempre planejamos apresentar outra pintura mais adiante, mas queríamos envolver o público na escolha. Estamos ansiosos para ver qual opção será selecionada e para ver novamente as cores da Gulf nas pistas com a Trackhouse MotoGP Team na Indonésia e na Malásia.”

Para esta nova fase, foram desenvolvidos três modelos com o tema “Bolder Together” – Juntos somos mais audaciosos -, que representam os valores de paixão, evolução e união que unem as marcas. 

Os fãs poderão escolher sua pintura favorita por votação no site da Gulf Oil Brasil até 28 de julho. A opção vencedora será apresentada no Grande Prêmio da Indonésia e voltará a ser utilizada na etapa da Malásia, no Circuito Internacional de Sepang.

A ação integra os esforços da Gulf e da Trackhouse para fortalecer o vínculo com os torcedores e ampliar a participação do público nas atividades da equipe.

VAMOS BEBER VINHO, ETC & TAL // Crasto Superior 2022 e Roquette & Cazes 2021 - Novas safras já disponíveis // Cinco indicações de vinhos inusitados





Crasto Superior 2022
Nova safra já disponível

Apresentamos a nova safra do Crasto Superior Tinto 2022, um vinho que expressa com autenticidade o caráter vibrante da região do Douro Superior.

Produzido exclusivamente com uvas da Quinta da Cabreira, propriedade da família localizada em Castelo Melhor, este tinto reúne o melhor das castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e Sousão, provenientes de vinhas com cerca de 20 anos.

Com estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês, o Crasto Superior Tinto 2022 é um vinho de grande personalidade — ideal para quem valoriza vinhos com origem, elegância e profundidade.

Notas de Prova

Cor vermelha profunda com tonalidades violeta.
O aroma, vibrante e sofisticado, revela uma combinação harmoniosa de frutos silvestres, nuances frescas de bosque e um toque de especiarias.
No paladar, inicia-se com notável equilíbrio e finesse, evoluindo para uma estrutura marcada por taninos firmes, mas perfeitamente polidos, que proporcionam uma textura opulenta e aveludada, com final prolongado e distinto.

Descubra a nova safra e compartilhe momentos à altura de um clássico.
Um vinho pensado para quem aprecia a autenticidade, a estrutura e a expressão de um grande Douro.




Roquette & Cazes 2021
Nova safra já disponível

Temos o prazer de apresentar a nova safra do Roquette & Cazes 2021, fruto da parceria entre duas famílias apaixonadas por vinho: a portuguesa Roquette e a francesa Cazes, de Bordeaux.

Produzido com uvas das sub-regiões do Cima Corgo e Douro Superior, este blend de Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz expressa a riqueza do Douro com uma abordagem técnica refinada, como o uso do método francês délestage durante a vinificação — que extrai o melhor das uvas, respeitando sua identidade.

Com 18 meses de estágio em barricas de carvalho francês, o Roquette & Cazes 2021 une potência e finesse — ideal para quem aprecia vinhos de identidade marcante e acabamento sofisticado.

Notas de Prova
Cor rubi profunda.
Excelente intensidade aromática, onde se destacam notas de frutos vermelhos frescos, bem harmonizadas com notas suaves de especiarias finas.

Na boca apresenta um ataque elegante evoluindo para um vinho de grande solidez e estrutura, caracterizado por taninos de textura aveludada. Envolvente, termina equilibrado, fresco e muito persistente.

Descubra a nova safra e compartilhe momentos à altura de um clássico.
Um vinho pensado para quem valoriza a elegância



Coluna Fernando Calmon


Coluna Fernando Calmon



Nº 1.362 — 2/8/2025





Embate entre Anfavea e BYD
resolvido, afinal, pelo governo



Crédito foto: Autoentusiastas/A. Gromow


O desentendimento entre fabricantes associados à Anfavea e a BYD mostrou que o mercado brasileiro tem relevância e desperta choques de interesse. Em termos de produção a OICA (Organização Internacionais dos Fabricantes de Autoveículos) apontou o Brasil como sétimo maior produtor mundial em 2024, com 2.549.595 automóveis e veículos comerciais. Na classificação por tamanho do mercado o País aparece em sexto (atrás de China, EUA, Japão, Índia e Alemanha): 2.634.904 unidades.

Portanto, não se devem estranhar os manifestos que pontuaram os dias anteriores à reunião do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex), em 30 de julho. Anfavea começou por relembrar que o setor automobilístico gera 1,3 milhão de empregos diretos e indiretos e representa um dos pilares da economia nacional. Teve impacto ainda maior a carta enviada ao presidente da República pelos presidentes de quatro fabricantes: Ciro Possobom, Volkswagen; Emanuele Cappellano, Stellantis; Evandro Maggio, Toyota e Santiago Chamorro, General Motors.

“A possível aprovação de incentivos à importação de veículos semidesmontados (SKD) ou desmontados (CKD) impacta a competitividade da produção local e reduz o valor agregado nacional, além de ameaçar empregos, inovação e a engenharia brasileira.”

BYD respondeu com a deselegância de sempre: “Porque se os dinossauros estão gritando, é sinal de que o meteoro está funcionando”. A empresa deve entender bem de dinossauros porque em pleno Século XXI foi flagrada com empregados trazidos da China e tratados com métodos análogos à escravidão, conforme o Ministério Público do Trabalho da Bahia.

A Gecex-Camex acabou por deliberar uma solução intermediária, mas se não atendeu totalmente o pleito da Anfavea, chegou perto. Quanto à BYD, ela terá que se limitar a uma cota (US$ 463 milhões/R$ 2,55 bilhões), até janeiro de 2026, de isenção do Imposto de Importação para CKD e SKD. Híbridos e elétricos CKD passam a recolher imposto de importação de 35% a partir de janeiro de 2027, não mais em julho de 2028. Portanto, 18 meses antes.

Incertezas sobre alternativas de propulsão

A Stellantis anunciou que desistiu do hidrogênio (H2) em substituição ao diesel em furgões de carga de porte grande e médio na Europa, como já acontecido com a Renault. As justificativas são óbvias: preço elevado, rede de abastecimento mínima, custos altos de desenvolvimento e desempenho baixo. Além disso, o H2 majoritariamente obtido de fontes fósseis não resolve a necessidade de desenvolver alternativas viáveis ao petróleo.

Honda descontinuou o Clarity a hidrogênio em 2022, porém tem planos para 2027. Resta o sedã Toyota Mirai elétrico abastecido a hidrogênio, lançado em 2012. Comenta-se que o modelo talvez seja discretamente abandonado, em algum momento. A pilha a hidrogênio (fuel cell, em inglês) em alternativa à bateria dos elétricos enfrenta previsões duvidosas, apesar de BMW, Hyundai e a própria Toyota não terem desistido.

Mesmo veículos 100% elétricos ainda se sujeitam a incógnitas. A Ferrari, por exemplo, deve lançar seu primeiro modelo desse tipo em 2026. Já programava outra opção em 2028, todavia adiou frente às incertezas. Um relatório recente da agência BloombergNEF destaca que elétricos de alcance estendido (com motor-gerador a gasolina para recarregar a bateria), conhecidos pela sigla em inglês EREV, apresentam alta taxa de crescimento impulsionadas pelo gigantesco mercado chinês, principalmente em cidades afastadas dos grandes centros urbanos.

No entanto BYD e GWM rechaçam a solução EREV. Ambas declaram que não desenvolverão soluções desse tipo, preferindo focar em elétricos e híbridos plenos ou plugáveis na estratégia de transição. Contudo a Academia Chinesa de Engenharia tem outra visão para 2030: EREV e híbridos plugáveis representariam 55% do mercado interno, elétricos convencionais, 45% e carros com motor a combustão, só 15%.

Neste cenário chama atenção a japonesa Mazda. Bateu recorde de vendas nos EUA apenas oferecendo automóveis e SUVs com MCI. Abraçou a I.A. em seus projetos e ainda vai decidir, aparentemente sem pressa, quando partirá para o primeiro elétrico. Toyota e Honda também acabam de desenvolver motores a combustão mais eficientes que os atuais.

Já o chanceler (presidente, na prática) alemão Friedrich Merz critica um projeto da União Europeia que obrigaria locadoras e grandes empresas a comprarem só modelos elétricos, a partir de 2030. Para ele contribuiria para destruir a importante indústria automobilística do bloco europeu.

Geely estreia elétrico EX5 de pegada futurista

A Geely Auto, dona da Volvo, Polestar, Lotus e Zeekr (entre outras), segue estratégia típica de marcas chinesas: SUV elétrico de porte médio e preços competitivos para as duas versões: EX5 Pro, R$ 205.800 e EX5 Max, R$ 225.800. Marca está de volta ao Brasil depois de nove anos, agora em parceria com a Renault e outro patamar tecnológico.

Seu estilo é discreto na traseira e visto de frente faz falta um pouco de audácia. As rodas de 18 ou 19 pol. têm desenho atraente. Dimensões próximas às de SUVs grandes: comprimento, 4.615 mm; entre-eixos, 2.750 mm; largura, 1.901 mm; altura, 1.670 mm. Porta-malas de 461 L, dentro da média do segmento; massa em ordem de marcha compatível com outros elétricos: 1.715 (Pro) e 1.765 kg (Max).

No interior, destaque para a grande tela multimídia de 15,4 pol. com conexão AppleCarPlay (AndroidAuto, só mais adiante). Versão de topo inclui projeção de dados no para-brisa (13,8 pol.), encostos dos bancos dianteiros podem inclinar completamente para trás e incluem massagem, ventilação, aquecimento e memória. O encosto bipartido do banco traseiro também é reclinável

Tração apenas na dianteira, motor com 218 cv e 32,6 kgf·m. Aceleração de 0 a 100 km/h em 7,1 s (Max) e 6,9 s (Pro, 50 kg mais leve). Bateria LFP de 60,2 kW·h suporta recarga rápida e pode fornecer energia para eletrodomésticos, outros veículos ou funcionar como gerador portátil. Alcance, padrão Inmetro (mais rigoroso para não surpreender ninguém), de 413 km (Pro) e 349 km (Max).

Em primeiro contato, de São Paulo ao Autódromo Capuava em Indaiatuba (SP), destacaram-se espaço interno, atmosfera a bordo e respostas imediatas e silêncio de rodagem (típicos de elétricos). Há quatro níveis de regeneração de energia. Suspensão oferece bom equilíbrio entre conforto e estabilidade, além de freios bem dimensionados.

EX5 vem com seis airbags e traz pacote de segurança ativa completo: alerta de colisão, assistente de faixa, controle de cruzeiro adaptativo e câmeras 360º, entre outros (13, no total).

Avaliação dinâmica: BMW M235 xDrive

Após apresentação estática nos boxes de Interlagos, a BMW levou para a pista de testes da Goodyear, em Americana (SP), para uma breve avaliação o sedã-cupê de quatro portas M235 xDrive. Não se trata de ambiente ideal: autódromo ou autoestradas e subida/descida de serras. Mas havia trechos de asfalto seco e molhado artificialmente.

No segundo caso, foi possível avaliar o comportamento em condições específicas no limiar da tração. O controle de tração do sistema XDrive funcionou muito bem. Manteve o carro no skid pad (círculo de derrapagem na pista molhada) sem sair do traçado, uma característica que só a eletrônica de bordo é capaz de garantir. Contudo, sempre há um limite e assim não dispensa atenção ao volante e ao acelerador para evitar abusos na utilização cotidiana.

O carro é bem projetado, agrada quem aprecia dirigir de forma esportiva (quando possível), acelera forte, freia impecavelmente e demonstra comportamento muito seguro em curvas. Tem motor transversal, de quatro cilindros, turbo, 2-L, 317 cv e 40,8 kgf·m, câmbio robotizado de sete marchas e dupla embreagem. Tração é integral e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 s. Diferencia-se pelas quatro saídas de escapamento e um defletor bem pronunciado na tampa do porta-malas.

Preço: R$ 479.950
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