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terça-feira, 25 de setembro de 2018

YPF completa 20 anos no Brasil com o melhor resultado da sua história



Driblando a instabilidade do mercado com estratégias consistentes, agilidade e criatividade para ajustá-las às mudanças, a YPF completa vinte anos da sua operação de lubrificantes no país em clima de comemoração. 


O resultado foi alavancado pela consistente estratégia de crescimento da petroleira argentina, particularmente nos últimos três anos e pela recuperação do mercado de lubrificantes. Nos dois últimos anos, a YPF Brasil entregou resultados acima da meta, o que deve novamente acontecer este ano. 

A performance é fruto de um trabalho intenso de reposicionamento da marca, que passou pela aquisição de uma planta de lubrificantes, lançamento de novos produtos, reavaliação dos canais de venda e investimentos em marketing e serviços para o trade, nos últimos cinco anos.

“Tivemos a ousadia de investir justamente no momento em que o mercado se retraia”, conta Pablo Luchetta, CEO da YPF Brasil. “Foi um risco muito bem calculado, apoiado na qualidade dos nossos produtos e no talento e resiliência das nossas pessoas. O resultado vem superando nossas próprias expectativas.”

Paralelamente, a reação do mercado de lubrificantes no ano passado, que cresceu 2,6% - mais do que o dobro do PIB -, acelerou o desempenho de 2017. 

Para este ano a empresa já projeta resultado recorde: no comparativo do primeiro semestre, a YPF já cresceu 24% em vendas. Já no Market Share o crescimento foi maior em auto e diesel. Só em lubrificantes sintéticos foram comercializados 2 milhões de litros, no período.

A expansão dos negócios da YPF, no Brasil, prossegue com destaque - entre outras ações - para o bom desempenho da linha Elaion de lubrificantes automotivos, aperfeiçoamentos constantes nas linhas de produção da planta, adquirida em Diadema, em 2015 e com a ampliação da parceria com a Gulf Oil Marine, cujos lubrificantes marítimos são representados, com exclusividade pela YPF no Brasil. 

 Ainda este ano, novos lubrificantes automotivos deverão ser incorporados ao portfólio da YPF, assim como novos serviços para o trade e para mecânicos, importantes formadores de opinião da marca.

A YPF é a empresa líder em exploração e produção de hidrocarbonetos na Argentina. É a maior empresa do país e lidera o mercado de lubrificantes com 40% de market share. É também a 3ª maior petrolífera das Américas e soma mais de 1500 postos de combustíveis. 

As duas chaminés de queima de gás residual da planta da YPF na Argentina simbolizando os 20 anos de atividade da companhia no Brasil 

Sua planta de lubrificantes, em La Plata, é uma das mais modernas da América, com excelência em qualidade e as certificações ISO 9001, 14001 e TS 16496. Atuando no Brasil desde 198, a YPF tem de sede e fábrica em São Paulo e distribuidores nos principais centros consumidores do país. www.ypf.com.br

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

DE CARRO POR AÍ, coluna de Roberto Nasser, apresenta o novo VW Jetta

DE CARRO POR AÍ - Roberto Nasser



Coluna nº 3.818 - 24 de setembro de 2018
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 Jetta tem o traço atual dos sedãs VW: equilíbrio e bom gosto 

O novo Jetta
Em sétima geração, o Jetta, sedã desenvolvido sobre a plataforma do Golf, junta o melhor dos mundos: base de qualidade; quatro portas; elegante; motor 1.4 turbo com injeção direta de combustível feito no Brasil; produção no México e importação livre de impostos. 


Constitui-se num dos bons soldados para a ofensiva de resgate de vendas e imagem tocada pela empresa sob o rótulo Nova Volkswagen. 

Marca tem divisão de sedãs para sensibilizar interessados em porte e preço. Os há em vários degraus: Voyage, Virtus, Jetta, Passat. Exceto o primeiro, todos empregam versões da plataforma MQB.

Foco
Empresa fez bom desenvolvimento ao especificar versões para o mercado brasileiro. Resumiu-as em Comfortline e R-Line, para ficar bem isolado, sem concorrer com os primos. Visualmente é inequivocamente um Volkswagen, com estilo alemão, claro e franco. 


No momento, marca-se por veios laterais e pela ampla grade frontal para caracterizar um modelo Premium. Nada a ver com as gerações vistas na rua – a última chegou a ser montada no Brasil, numa operação Acalma Sindicato. 

Relativamente a esta é maior, mais largo, alto, em realce o comprimento contido em 4,7 m e a ótima distância entre eixos de 2,7 m, garantindo duas características: espaço interno aos passageiros e rolagem de ótimo conforto. 

O foco em reduzidas versões limitou o uso de motores. Descartou o decrépito 2 litros e 8 válvulas, e focou no 1,4 TSI uma das boas surpresas do mercado. 

Com 150 cv de potência e, principal, 25 mkgf de torque entre 1.500 e 3.500 rpm, garante respostas rápidas e satisfatórias. Vai da imobilidade aos 100 km/h em 8,9s e crava velocidade final de 209 km/h. 

Curiosidade física, potência e torque tem os mesmos dados para uso de gasálcool ou etanol. Restante com conjunto concentra-se na tração frontal por transmissão automática, seis velocidades, com conversor de torque e acionamento Tiptronic. Freios a disco nas 4 rodas.

Mais
Volkswagen o compôs seguindo sua atual filosofia: aplicar equipamentos usualmente encontráveis em veículos de faixa superior, como iluminação ambiente da cabine, faróis e lanternas em LED, acabamento interno considerado Premium. Regulagens para performance, conforto, economia. Opcional, apenas 1: teto solar. De Volks este Wagen tem cada vez menos…

Sistema de infodiversão elaborado, tela com 20 cm, e preocupação interessante, a garantia longa, de três anos, sem limite de quilometragem – o pessoal de vendas deveria conversar com colegas do Jurídico para saber que o entendimento de lei é o dado maior… 


Inclui graciosidade para as três primeiras revisões, como sempre ocorreu no Brasil, tradição cortada pelos fabricantes. Parece ter-se inspirado nas companhias aéreas cobrando pelo que antes era tradicionalmente gracioso.

Virá, a partir de outubro, e as duas versões devem vender 70% de Comfortline e 30% de R-Line, com previsão por Pablo Di Si, CEO para a América Latina, da venda entre 10 e 15 mil unidades anuais. Parece cauteloso. Ante concorrentes e seus preços, sinaliza maiores possibilidades.

Quanto
Versão
R$
Comforline
109.990
R-Line
119.990



Roda-a-Roda 

Atração - Salão do Automóvel, 08-19.novembro, marca Senna exporá uma das 500 unidades do McLaren Senna. Junto, o Fórmula 1 MP4/5 com o qual Ayrton Senna ganhou o GP de Monza em 1990. 



McLaren Senna 

Negócio
– Carro é da categoria Superesportivo, motor V8, 4.000 cm3, bi turbo, 800 cv e 800 Nm de torque. É o mais veloz da empresa em 340 km/h de velocidade final. Custa R$ 8M (!) e três foram vendidas para o Brasil. 


Inspiração – Diz a família, carro é fiel às habilidades lendárias do piloto, seja lá o que for isto nesta etérea atmosfera. A Senna não o venderá, missão do representante local. 


Aparentemente irá à mostra para comercializar direitos de artigos com o nome do finado campeão. Perguntada, a marca Senna não esclareceu o que faz. 

Fim – Renault definiu: Fluence sairá de produção até o final do ano. Já não vende no Brasil, onde seria o carro ideal para aplicativos. Razões simples, mercado de sedãs capitula ante o de SUVs, e necessidade de espaço industrial na velha fábrica, ex Jeep, hoje Renault, em Santa Isabel, Córdoba, Arg. Informações do jornal buenairense Âmbito Financeiro. 


Substituto – Será o Arkana, mescla de sedã com SUV, um crossover, categoria com estilo nem sempre bem saudado, inaugurada pelo BMW 6. Produção no Brasil em 2020.

Renault Arkana (que nome …) surgirá em 2020. 



Surpresa – Curiosidade no mercado, Fiat e Jeep aceleraram vendas em agosto e somaram a liderança nos segmentos de picapes, comerciais leves e utilitários esportivos, levando a FCA a crescer acima da média do mercado. Tal resultado no mês deu-lhe a segunda posição de vendas no mercado.

Briga
– Passou a Volkswagen, com quem contende duramente, mas ao final do ano números devem manter a GM como líder de vendas.

Questão – Liderança é por marca ou por empresa? Válido o primeiro conceito, GM estará em 1º lugar. Pelo outro, será a FCA. Entretanto se for disputa de CNPJ, soma das vendas de suas principais marcas, Fiat + Jeep, lidera.

Mais – Três primeiras colocações ficarão entre GM, VW e FCA. Quarta e quinta embolam Ford, Hyundai, Renault e Toyota. Ranking lembra classificação de treino da Fórmula 1: diferença entre Ford, 4ª em vendas e Toyota, 7ª posição, é de 1,4% em vendas.

Cenário - Industrialmente Hyundai opera no limite de sua capacidade, porém Toyota, em passo inverso agregou terceiro turno de trabalho e vendeu mais de 10 mil unidades do Yaris em dois meses, quase o dobro do Etios. 


Renault vem crescendo, liderando o segmento de entrada como o Kwid, coerentemente seu mais vendido, e desencantando vendas para o Captur.

Dupla – Renault e VW são as marcas de maior crescimento no mercado nos primeiros oito meses do ano.

Auxílio – Novo recurso off-road apresentado nos picapes F-150 Raptor 2019 e no picape Ranger 2019 – não ao modelo mercosulino. É o Trail Control, controle assumindo acelerador e freios até 32 km/h em estradas sáfaras, ruins.

E daí – A indústria automobilística trabalha contra si mesma, negando o uso do automóvel ao pretender substituir prazer de condução por motorista eletrônico.

Também – Mercado de duas rodas superou 100 mil unidades em agosto e quase 700 mil produzidas nos primeiros 8 meses do ano: 21% acima dos números do exercício passado.

Porquê? – Vetores do crescimento são maior oferta – ou menor dificuldade para obter crédito -, e o crescimento pela opção dos planos de consórcio.

Acerto – Quem acompanha a questão entre a CAOA e a Hyundai no desfazimento do acordo operacional para produzir utilitários esportivos e pequenos caminhões na fábrica de Anápolis, GO. diz, o desatar vai muito bem.

Recall – Chamada pública, todos sabem, para correção de algum item atentatório à segurança, pondo em risco ocupantes do veículo e os das vias. É feito utilizando a mídia para conhecimento e efeito.

Exclusividade – São chamadas volumosas, exponenciais, dadas as quantidades usualmente construídas pelos fabricantes. Pode ser de milhões, como o caso dos airbags Takata das japonesas. Ou para apenas uma unidade, no caso de Tiguan Allspace, feita pela VW, em anúncio desta semana.

Curiosidade – Recall para solitária unidade? É, explica Fernando Campoi, pela fabricante. Apesar de sabermos localizar o proprietário, o Ministério da Justiça entende que o texto legal não permite atendimento sem chamada pública. No caso, com o proprietário morando em S Paulo, usamos apenas jornais paulistas.

Solução – Voo cancelado, atrasado, excesso de passageiros, bagagem extraviada, transportadora descompromissada? Tem solução. Start up mineira, a Não voei.com se propõe a ajudar. Pelo sítio empresa analisa e orienta quanto ao melhor caminho a tomar. Só recebe em caso de êxito.

Questão – Coluna passada comentou engano sobre Ford Modelo T apresentado como 1908 durante premiação dos melhores veículos no majestoso Encontro de Veículos Antigos em Araxá. MG, com patrocínio Renault. Leitores querem saber o porquê.

Óbvio
– Questão temporal, simples entender, diz o Curador do Museu Nacional do Automóvel: O Modelo T iniciou ser vendido ao final de 1908. Produção contida, pré sistema de linha de montagem. Teriam saído das portas da agora velha fábrica de Piquette, entre outubro e final de dezembro menos de 2.000 unidades.

Conta – À época não havia representante Ford no Brasil, e a demanda do veículo nos EUA, o mais barato no mercado, não permitiu exportá-lo. E tivesse isto ocorrido, o tempo entre produzir, cuidar da logística de transporte fluvial e marítimo, não teria chegado durante o ano de 1908. Após, seria licenciado no ano da venda.

Ford Modelo T em Araxá. 1908? 1909! 



Gente – Herbert Negele, alemão, mestrado em engenharia aeroespacial e PhD em sistemas, vida mansa. 


OOOO Deixa na matriz alemã dedicação em carros híbridos, de estratégia, e será diretor de engenharia na BMW Brasil. 

OOOO Aqui empresa faz primária montagem de peças, sistema vigente antes da implantação da indústria automobilística. 

OOOO Processo simplório. mas aprenderá muito no entorno. 

OOOO Em especial pelas expressões consagradas: ‘tá saindo; não esquenta; no final dá certo, e a curiosamente vertida para estrangeiros, a Tea with Me, localmente a xa comigo….OOOO

Compass, mais moderno e equipado, lidera segmento 



A liderança do Jeep Compass
Assinalando dois anos de lançamento, o Jeep Compass tem números e dados a sustentar sua aceleração e penetração no mercado. 


Desde setembro de 2016 vendeu mais de 95 mil unidades; nos últimos 12 meses cravou 58.188 emplacamentos, significando ter crescido 30% em relação ao mesmo período, janeiro a agosto, percentual duas vezes superior ao mercado, com 11,4%. 

Na prática, é líder disparado – sua moderna fábrica, em Goiana, no fim do norte pernambucano, quase divisa com Paraíba, detém recorde curioso: de seus três produtos, dois são líderes – o Compass e o picape Toro, vendido com marca Fiat.

Renegade, ex-líder do segmento, também vai muito bem.
Mix de vendas é muito interessante, com sólida participação das versões de maior preço, motor diesel 2,0, transmissão automática de nove velocidades e tração nas 4 rodas Jeep Active Drive Low, a reduzida e o controle Select Terrain representando 35% das vendas. 


A Sport, de entrada, bem equipada, é 10% das encomendas. É produto definidor de seu cliente. Quanto à motorização, o engenho Flex Tigershark representa os restantes 65% das preferências.

Além do estilo bem formulado; da modernidade; é o veículo nacional com o maior pacote de tecnologia embarcada, com recursos de condução autônoma, como o ACC - controle adaptativo de velocidade; FCWp – alerta de colisão com frenagem automática; monitoramento de mudança de faixa; BSM – detectores de ponto cego; Park Assist para manobrar em vagas de estacionamento. 

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Nova Ford F-150 Raptor sai equipada com o Trail Control que a Ranger 2019 também receberá



A Ford apresentou um novo recurso off-road que vai equipar a F-150 Raptor 2019, a partir do final deste ano, e também a Ranger 2019 que será lançada nos Estados Unidos no início do próximo ano. 


É o Trail Control, equipamento que funciona de forma similar ao controle de cruzeiro quando se dirige em terrenos fora de estrada – veja o vídeo.


O controle de trilha comanda o acelerador e os freios quando o veículo roda em pistas off-road mais difíceis, como por exemplo subidas e descidas com erosão, permitindo que o motorista se concentre somente na direção. Ele pode ser programado com velocidades de 1 a 20 mph (1,6 a 32 km/h), tornando a condução muito mais divertida.

A nova F-150 Raptor será a única picape que permitirá ao motorista utilizar o Trail Control em todos os modos de condução 4x4. 


O novo recurso ajuda a superar obstáculos em terrenos íngremes, direcionando o torque automaticamente para cada roda e freando em seguida para fazer a picape descer suavemente do outro lado. Ele também ajuda a desatolar a picape se ela ficar presa em areia fofa.

Veículos falando entre si pelas estradas e ruas está mais perto do que se imagina. Leia na coluna Mecânica On Line





COLUNA 
MECÂNICA ONLINE®

20 | SETEMBRO | 2018 |




Comunicação entre veículos: 
conectados, seguros e autônomos


Por décadas, as capacidades e benefícios que as tecnologias V2X prometeram viveram apenas no reino das histórias de ficção científica. Agora eles estão à beira da realidade com o Cellular V2X (C-V2X), que deve chegar em 2019 nos automóveis.

O C-V2X é uma tecnologia avançada de comunicação sem fio, permitindo que os veículos, a infraestrutura, os pedestres e todos os elementos do trânsito “falem a mesma língua” em tempo real.
Assim, veículos, ciclistas, pedestres, semáforos e sinais de trânsito podem compartilhar informações sobre seu estado, localização e direção.

Como o sistema também pode operar sem uma rede de celular, os alertas podem ser enviados em momentos críticos, quando são mais necessários.


A tecnologia C-V2X também permite enviar ao veículo alertas de situações inesperadas, como obras na pista, acidentes, engarrafamentos ou veículos de emergência, para o motorista buscar rotas alternativas e reduzir o tempo de viagem.

Para melhorar a segurança e a eficiência do tráfego, há também dois recursos de comunicação veículo-veículo.


A luz de freio eletrônica de emergência detecta sinais de frenagem brusca quando a visão do carro à frente está obstruída para evitar colisões traseiras e a assistência de movimento em cruzamentos alerta sobre a aproximação de veículos nos pontos cegos.
Finalmente, o alerta de colisão com usuário vulnerável detecta a presença de pedestres e ciclistas na pista.

Desde os primeiros testes, em fevereiro de 2017, as empresas têm colaborado para testar a tecnologia C-V2X de acordo com as especificações do programa de 3ª geração ("3rd Generation Partnership Program" 3GPP) na faixa de 5,9 GHz (PC5).

Essa tecnologia deverá ser explorada no Sistema de Transporte Inteligente (STI) e das comunicações, passando através das redes de todas as operadoras de telecomunicações.


Apenas alguns dias atrás, a C-V2X deu mais um passo crítico em direção à comercialização quando a Ford, Panasonic, Qualcomm Technologies e o Departamento de Transportes do Colorado (CDOT) anunciaram planos para implantar a tecnologia C-V2X em rodovias selecionadas na sede da CityNOW em Denver.

A implantação em áreas selecionadas ao longo do Corredor da Montanha I-70 deverá ocorrer no final do ano.
Este evento crucial mostra como os operadores rodoviários e fornecedores de infraestrutura estão se unindo a OEMs e fornecedores de automóveis para acelerar a adoção do C-V2X para maior segurança nas estradas.


Um dos objetivos é testar essa tecnologia como o primeiro passo da implantação 5G no setor automotivo, com a comunicação direta entre veículos.

A tecnologia C-V2X é uma solução de comunicação entre veículos, assim como entre veículos e infraestruturas, e que contribui para aumentar a segurança viária, ajudar a tornar o tráfego mais fluido nas estradas e desenvolver a condução automatizada.


Em sua próxima versão, a tecnologia C-V2X contará com uma função 5G New Radio (NR) que viabilizará uma conectividade de alta velocidade e ultrabaixa latência, extremamente confiável para utilizações avançadas em matéria de condução autônoma graças aos sensores de alta velocidade, compartilhamento de conteúdo e atualizações de mapas em 3D HD.

A Ford realizou com sucesso os primeiros testes em ruas públicas da China da tecnologia que permite ao veículo se comunicar com o ambiente ao redor via celular (C-V2X).

A demonstração foi feita ao vivo, com carros da Ford, durante a Exposição Mundial de Internet das Coisas 2018, em Wuxi.
“Com sua capacidade de conectar os veículos de forma segura, junto com a evolução do 5G, o C-V2X faz parte da visão de transporte do futuro da Ford, em que todos os veículos e a infraestrutura conversam entre si”, diz Thomas Lukaszewicz, gerente de direção automatizada da Ford Ásia-Pacífico e Europa. “Estamos entusiasmados em poder participar do desenvolvimento do C-V2X em todo o mundo.”

A demonstração incluiu o funcionamento de recursos de comunicação dos veículos com o sistema de gerenciamento de tráfego da cidade. Os motoristas podem receber avisos sobre o estado e duração dos semáforos vermelhos e verdes, por exemplo, e recomendações de velocidade para economizar combustível e melhorar o fluxo do trânsito.

Testes na Europa
A 5G Automotive Association (5GAA), o BMW Group, a Ford Motor Company e o Groupe PSA - em associação com a Qualcomm Technologies, Inc., subsidiária da Qualcomm Incorporated, e a Savari, Inc. – realizaram a primeira demonstração da tecnologia de comunicação direta C-V2X da Europa operando em veículos de vários fabricantes de automóveis.

A demonstração utilizou a comunicação direta operando entre carros de passeio, motocicletas e infraestrutura na beira da estrada.
A demonstração exibiu os benefícios de segurança no trânsito e eficiência no trânsito do uso do C-V2X para evitar colisões de veículo para veículo (V2V), bem como conectividade de veículo para infraestrutura (V2I) para sinais de tráfego e centros de gerenciamento de tráfego (TMC).


O C-V2X foi operado usando comunicações diretas em tempo real sobre o espectro de ITS e demonstrou sua capacidade de trabalhar sem cobertura de rede celular e ressalta sua prontidão comercial para implantação no setor em 2020.

Seis demonstrações foram mostradas incluindo: Luz de Freio Eletrônico de Emergência, Aviso de Colisão de Interseção, Aviso de Risco de Colisão na Rodovia, Aviso de Veículo Lento e Advertência de Veículo Parado, Fase de Sinal e Aviso de Violação de Sinal / Violação de Sinal (pedestre).

Os veículos envolvidos incluíram scooters de duas rodas fornecidos pelo BMW Group e veículos automotivos de passageiros fornecidos pela Ford, Groupe PSA e BMW Group, todos equipados com tecnologia de comunicação direta C-V2X usando o Qualcomm ® 9150 C-V2X solução de chipset. A pilha de software V2X e o software aplicativo, juntamente com a infraestrutura na estrada, foram fornecidos pela líder do setor, a Savari.

O C-V2X é globalmente suportado por um amplo ecossistema automotivo, que inclui a organização 5GAA em rápido crescimento.
Os modems celulares serão fundamentais para a implantação do C-V2X em veículos para suporte à telemática, eCall, infotainment conectado e fornecimento de informações úteis sobre direção / trânsito / estacionamento.


Como a funcionalidade de comunicação direta C-V2X é integrada ao modem celular, espera-se que as soluções C-V2X sejam mais eficientes em termos de custo e econômicas em relação às tecnologias concorrentes e se beneficiem das taxas de conexão aceleradas.

As validações de campo de comunicação direta C-V2X estão em andamento na Alemanha, França, Coréia, China, Japão e EUA.
A sequência de demonstrações cada vez mais impressionantes continua a convencer o mundo de que o C-V2X será implantado em breve em todo o mundo.


BOX
O C-V2X é uma solução global para comunicação de veículo para tudo (V2X) em suporte a segurança automotiva aprimorada, condução automatizada e eficiência de tráfego.

LINK VÍDEO YOUTUBE
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Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Com a saída do diretor-geral, BMW Group Portugal, passa a ser comandada pelo presidente da marca da Espanha e Portugal



Günter Seemann, presidente do Grupo BMW na Espanha e Portugal assumiu, neste mês de Setembro, a direção-geral da companhia em Portugal com a saída de Mário Fernandes que deixou o BMW Group.


Licenciado em Economia, Mário estava no BMW Group Portugal desde 2004. Foi diretor de Pós Venda, de Vendas e Marketing, de 2008 a 2014, e diretor-g
eral do BMW Group Portugal.

sábado, 15 de setembro de 2018

Inscrições abertas: vagas de estágio na VLI. São mais de 50 oportunidades para estudantes dos níveis técnico e superior


A VLI, empresa de soluções logísticas que integram portos, ferrovias e terminais está com processo seletivo de estágio 2019 aberto. Até o dia 13 de outubro, estudantes podem acessar o https://estagiovli.manpowergroup.com.br/para participar. 

Nesta edição serão oferecidas mais de 50 vagas distribuídas nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Tocantins e São Paulo. As oportunidades são para estudantes dos níveis técnicos e superior em diversas áreas.

Os aprovados iniciarão o estágio entre os meses de janeiro e março de 2019 e farão parte de um time de mais de 7.500 pessoas. 

Além da bolsa, proporcional ao período trabalhado (6 horas), também são oferecidos benefícios como plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida, auxílio transporte e auxílio refeição. 

O programa tem duração de 12 a 24 meses e busca desenvolver jovens talentos na empresa a partir de um plano focado no perfil e na formação do estudante.

Processo seletivo
Para o estágio técnico, os candidatos devem ter vínculo de um ano com instituição de ensino com previsão de formatura para dezembro de 2019. 

As vagas são para as áreas: edificações/estradas, segurança do trabalho, informática, eletroeletrônica, eletromecânica, mecânica, mecatrônica e eletrotécnica.

Já para o estágio superior, os estudantes devem estar a dois anos da formatura, estar cursando a partir do 3º período ou ainda possuírem vínculo por dois anos com a faculdade. 

A previsão de formatura deve ser dezembro de 2020 e as áreas contempladas são: administração, ciências contábeis, direito, psicologia, comunicação social, economia, engenharia ambiental, civil, controle e automação, mecânica, mecatrônica, elétrica, produção, química, telecomunicação, sistemas de informação, ciência da computação, redes de computadores e logística.

A seleção é composta pelas etapas de inscrições online, provas online, dinâmica online com RH, entrevista individual com gestor, avaliação psicológica, documentação, exame médico, assinatura do contrato e plano de estágio e admissão.

Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). 

Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por corredores logísticos que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

FCA CELEBRA O DIA DO CLIENTE COM PRÊMIOS E INOVAÇÕES PARA SIMPLIFICAR A VIDA DOS CONSUMIDORES



Criado para estreitar o relacionamento entre os comerciantes e os consumidores, o Dia do Cliente é celebrado no dia 15 de setembro em 14 Estados e 167 Municípios brasileiros. A data é especial para a Fiat Chrysler Automóveis (FCA), que investe permanentemente em inovações, conectividade e tecnologia para atingir a excelência no atendimento e simplificar a vida dos seus clientes.

As iniciativas da empresa em busca da satisfação do cliente foram reconhecidas com os prêmios conquistados neste ano. A FCA foi a vencedora da 5ª edição do prêmio Empresas Notáveis 2018, categoria Automóveis, promovido pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP), que integra o Grupo Padrão. A FCA também foi reconhecida como a maior vencedora do prêmio em sua categoria, com conquistas em 2014, 2015 e 2017.

A Jeep® conquistou o prêmio "Melhores Empresas em Satisfação do Cliente 2018", na categoria Montadoras de Veículos. A premiação é uma iniciativa do Instituto MESC, especializado em pesquisas de mercado, treinamento e certificações relativas ao atendimento e satisfação de clientes.

Para chegar ao reconhecimento máximo em satisfação do cliente na categoria Melhor Montadora, a Jeep participou de um amplo processo de avaliação do Instituto Mesc, que segue a metodologia Pentagrama da Satisfação do Cliente, em que avalia o nível de satisfação por meio da visão dos clientes e de empresas. O resultado é fruto de pesquisa que ouviu empresas de diferentes segmentos do mercado e 8115 clientes em todo o país entre março de 2017 e abril de 2018, que responderam o questionário composto por 30 afirmativas, sete demográficas e duas questões abertas.

Já a Mopar, marca mundial do grupo FCA para o pós-venda, dedicada a peças, acessórios, serviços e customer care apresenta importantes ações com foco total no atendimento das expectativas dos clientes. A Mopar atua nos seguintes campos: resolução (superar problemas e simplificar a relação do cliente com seu veículo), relacionamento e educação (proximidade com o cliente e informação que otimize a utilização dos veículos) e customização (personalização do veículo).

RESOLUÇÃO
O destaque nesse território é Mopar Vehicle Protection (MVP), que foi lançado no Brasil há dois anos. Trata-se de um programa com foco na tranquilidade dos clientes, na conveniência e na praticidade, garantindo proteção e cuidado com o veículo por meio de um contrato de serviço que pode ser feito a qualquer momento da posse do veículo e com previsibilidade de custos, pois os preços são fixos. Além disso, esses produtos ficam atrelados ao chassi do carro, um ótimo argumento na hora da revenda. Mais valorização e liquidez no mercado de usados. As opções do Mopar Vehicle Protection são as seguintes:

Garantia Estendida – Com este serviço da Mopar (MVP) os clientes poderão comprar mais 1 ou 2 anos adicionais, podendo estender a garantia do seu veículo em até 5 anos. Entre as vantagens desse programa, cujos preços estão entre os mais competitivos do mercado, destacam-se a comodidade com assistência sem burocracia, segurança de qualidade e economia, uma vez que 98% dos reparos são mais caros que um ano de garantia estendida.

Revisão sob Medida – São planos feitos para se adequar ao perfil do cliente – seja em relação à média de quilometragem ou o tempo que ele planeja ficar com o carro, por exemplo. Sempre levando em conta a programação de manutenção recomendada pela fábrica. Dessa forma, é possível comprar pacotes de duas a dez revisões a preços fixos, protegendo o cliente contra o aumento de preços de peças, de impostos e da inflação.

Serviços de Conveniência – Essa modalidade do MVP oferece aos clientes pacotes com serviços rápidos e reposição de itens de desgaste. A vantagem desses combos é que eles são contratados por preços fixos, o que proporciona grande economia ao cliente. Além disso, ele pode escolher qualquer concessionária da rede para fazer os serviços, sempre com peças genuínas e mão de obra qualificada Mopar.

Assistência 24 Horas – É uma extensão ou complemento dos produtos de assistência Confiat. Com um baixo investimento, o cliente fica assistido em qualquer emergência ou pane do veículo. O serviço é oferecido em seis modalidades, que variam de acordo com o período de proteção e com as opções escolhidas, como socorro mecânico, chaveiro, hospedagem, táxi, carro reserva ou serviço de leva-e-traz (para revisão ou outro serviço na concessionária). O reboque é feito para uma unidade da rede Fiat, preferencialmente aquela indicada pelo proprietário.

Outro ponto alto é o Virtual Doctor. Com um aplicativo, o técnico da concessionária entra em contato direto com o suporte de produto da FCA, em casos de diagnóstico complexo. A comunicação é feita por meio de um vídeo do veículo na oficina, transmitido em tempo real de um telefone celular para o computador do profissional da montadora.

RELACIONAMENTO E EDUCAÇÃO
A Central de Serviços ao Cliente (Contact Center) está sempre disponível para ouvir o consumidor e atender suas necessidades. O Welcome Mopar é o contato de boas-vindas realizado poucos dias após a retirada do veículo, sendo uma oportunidade para esclarecer eventuais dúvidas, coletar as primeiras impressões do veículo, apresentar detalhadamente a Central de Serviços e deixar a rede de concessionárias à disposição. A iniciativa foi lançada em novembro e a nota da satisfação dos clientes é de 9,8 (em um espectro de 0 a 10).

Para tornar o atendimento ao cliente ainda mais interativo, a FCA lançou um chatbot para a marca Fiat e Jeep. Chatbot é um robô com inteligência artificial que interage com as pessoas por meio de mensagens. A ferramenta possibilita que o usuário tenha perguntas e solicitações respondidas rapidamente, o que otimiza a experiência do cliente FCA. Ao utilizar o chatbot, o usuário tem acesso a dados como concessionárias, itens técnicos do veículo, recall pendente e informações sobre a assistência 24 horas, de forma prática, entre outros. Tudo isso sem precisar utilizar botões de busca: o chatbot responde as mensagens em tempo real, assim como você interage com amigos por aplicativos de mensagens instantâneas.

Outro destaque é o App Fiat, um aplicativo disponível para plataformas Android e iOs, pelo qual os proprietários podem ter no celular ou no tablet o manual do veículo e uma série de dicas e informações úteis. Além de acesso à assistência 24 horas, ao Contact Center, por meio de chat, e pré-agendamento de serviços e revisões. Dessa forma, o cliente pode conhecer melhor o carro e suas funcionalidades a qualquer momento, com tudo na palma da mão.

CUSTOMIZAÇÃO
Para quem quer busca um visual mais sofisticado, é possível investir em peças externas com acabamento, kit de iluminação interna. Vale ainda acrescentar que todos os acessórios Mopar podem ser visualizados no Monte Seu Carro, no site da Fiat, inclusive com os preços públicos sugeridos.

DE CARRO POR AÍ,por Roberto Nasser

DE CARRO POR AÍ - Roberto Nasser


Coluna nº 3.718 - 14 de setembro de 2018
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Araxá, a grande festa do automóvel antigo


 Best of the show


Araxá, a grande festa do automóvel antigo

O Brazil Classics Renault Show, realizado em Araxá, MG, no recente feriado de 7 de setembro manteve o adequado rótulo de mais elegante dos encontros de veículos antigos no País. Foi grande o esforço para viabilizá-lo e exigiu capacidade de improvisar, resolver, re-inventar-se. Superou dificuldades, obstáculos, e foi evento marcante, referencial.

Questão é, neste País sem projeto, uma greve de caminhoneiros, de origem e comando desconhecidos, sem pai, mãe ou responsáveis, parou o Brasil, pôs a administração em letargia e trouxe prejuízos sem indenização. 

Um deles, fez abortar a realização do Encontro, antes marcado, com estrutura instalada, bancas de comércio montadas, veículos em trânsito. Em meio aos problemas gerados pelo adiar, muitas composições com fornecedores, com o hotel sede, o êxito do evento ficou ameaçado, mas a administração tocada pelo Instituto Veteran Car, de Belo Horizonte, superou as dificuldades e apresentar soluções.

Como foi
Patrocinadora, a Renault foi compreensiva – manteve e aumentou o aporte para compensar o incremento de custos com a desmontagem da estrutura sem uso e a montagem de outra, três meses após. Colecionadores com a cabeça no lugar entenderam a razão institucional, mantendo inscrições e presença.

Na prática, quase 300 veículos presentes, nele avultando núcleo de destacada qualidade e raridade, e o deslumbramento da reunião de 38 Ferraris, incluindo dois modelos de séries especiais, os F 40 e F 50. Núcleo de colecionadores se amplia. 

Neste ano o Museu de Carmo do Paranaíba, MG, do colecionador mineiro Rúbio Fernal, a coleção privada do empresário paulista José Luiz Gandini, e o novo foco da coleção de Leo Steinbruch, antes dedicada exclusivamente a nacionais. 

Fernal exibiu raro e aqui desconhecido Fiat com projeto de estilistas da Zagato, insolitamente construído pela Riva, famosa fábrica de lanchas durante estreito período ao início dos anos ’50. 

Gandini, dedicado aos Cadillacs dos anos ’50, amplia o leque a veículos mais erados, como o imponente Packard 1931 em carroceria Roadster, conversível. 

Levou o transitório Prêmio Roberto Lee como Best of the Show. Steinbruch expôs Ford T de 1909 – apresentado erroneamente como 1908 -, e Mercedes-Benz 300 SL, o Asa de Gaivota,

Item e abertura de caminho importante, o Alfa Br, grupo internético de aficionados de Alfa Romeo, montou barraca, instou presença da marca, criou premiação específica. Um caminho para outros clubes de marca, criar sub eventos sob o guarda chuva da festa principal.

Outro ponto de relevo foi manter a tradição de promover leilão. Neste ano. demandas superaram o teto de 70 ofertas estabelecido pela empresa de leilões, ampliadas a 83. Vendas foram 29, arrecadando R$ 3,5M. Estrela do evento, Alfa spyder 2.000 ex-ator Otelo Zeloni.

Homenagem, o evento criou troféu transitório, o Og Pozolli, para distinguir o melhor automóvel dentre os não restaurados. No caso, indicado foi Cadillac 1927, modelo 314, Coupé, de Aparecido Guadain.

Oportuno pelo relevo do evento, mas não é pioneirismo. O Carro do Brasil, evento criado em Brasília para festejar os produtos nacionais, criou tal láurea em 2001. Chamou-a Pátina do Tempo, e o distribui aos eventos que buscam auxílio e orientação ao Museu Nacional do Automóvel. 

O insólito e sua divulgação instigaram o Pebble Beach Concours d’Élegance, em Monterey, California, tido como o mais refinado da especialidade, a copiar a láurea e, a partir daí, a Federação Internacional de Carros de Coleção, a FIVA, a instituir o prêmio. 

Registro histórico se faz presente para manter não apenas a verdade, o pioneirismo brasileiro e a importância do conceito expresso pelo Museu Nacional do Automóvel, seu criador: historicamente mais vale a pátina do tempo sobre a construção original que os brilhos e reflexos pós restauração, décadas distante dos métodos e partes empregados à época. O Museu o distribui nos eventos que buscam seu auxílio e orientação.

Og ad aeternum
São raras as coleções de veículos antigos a permanecerem unas, unificadas, concentradas, após a partida de seu criador. Atividade solitária, exige dedicação, interesse e também, como diz o Curador do Museu Nacional do Automóvel, 3 Ts – Tempo, Tesão e Talão. 

Sem tal envolvimento e meios, coleções não subsistem, são vendidas aos blocos ou em unidades, se desfazem. Desde novembro do ano passado, quando passou Og Pozolli, um dos implantadores do antigomobilismo no Brasil, a espada da dúvida voltou a ser lembrada, e o receio da disseminação, sempre manifestada por ele, escaldado pelas vazias promessas municipais e estaduais de aquisição. 

Quem do ramo foi ao Brazil Classics encontrou aléia de honra com cinco estelares unidades da coleção Og, capitaneada por exemplar de Moon, um touring dos anos ’20, acreditado como do então Presidente Washington Luiz e único no mundo. 

Conversinhas, teses, teoria dizia da aquisição pelo poderoso Bradesco, num projeto de expor que, além da atividade selvagemente argentária – milionária, rica, capitaneada pelos ganhos de dinheiro - faria efeito demonstraçã o de dedicação cultural.

Verdade surgiu na noite de sábado, durante a premiação: a coleção fora adquirida pela Fundação Lia Maria Aguiar, mantida por filha do criador do banco, mas sem ligações operacionais com o estabelecimento. 

Projeto útil, dedica-se à formação artística de jovens, e a ampliará com a construção de um museu e a formação de cursos para ensinar dados e segredos dos reparos e manutenção de automóveis antigos, um exercício de talento a cada dia mais empobrecido com o desaparecimento dos profissionais antigos. O Museu será construído em Campos do Jordão, SP, com a promessa de operação em dois anos.

A coleção do Og estará unida e preservada


 Modelo do projeto do Museu de dona Lia


Roda-a-Roda

Honda – Marca apresentou seu modelo Fit modelia 2019, marcando-o simploriamente com nova cor, a Vermelho Vênus metálico, e maior conectividade.

$? – DX Mt – simples e transmissão manual, R$ 60.500; Lx Convert a R$ 60.500; Personal, com câmbio CVT, inscreveu-se para atingir público com 68.700; e versão luxuosa R$ 72.800.

Pesquisa - FCA nos Eua aplicou US$ 30M no campo de provas recebido à Chrysler em Chelsea, perto de Detroit, USA. Quer adaptá-lo a testes de direção autônoma; sistemas avançados de assistência ao motorista. Aqui empresa continuará usando ruas e estradas como pista de testes.

Mais – Japonesa Sumitomo impulsiona sua marca Dunlop no Brasil. Aplica R$ 640M para aumentar capacidade industrial de pneus de passeio e carga. Fábrica não está em Campinas, endereço da Dunlop original, mas beiradas de Curitiba, Pr.

Quem é – Petronas, empresa malaia, mais conhecida como copatrocinadora da equipe Mercedes-Benz na Fórmula 1, está no Brasil. Mais precisamente em Contagem, município industrial lindeiro a Belo Horizonte. Ocupa as instalações da antiga Tutela, a fábrica de óleos e lubrificantes da Fiat e da estatal Agip.

Melhor – Investiu R$ 20M no atualizar laboratórios em Centro de Excelência em Pesquisa e Tecnologia na América Latina. Deve manter o pioneirismo: primeira a fazer óleos lubrificantes semi sintéticos no País – e responsável pela quebra da nunca entendida barreira limitando os lubrificantes nacionais à classificação SD.

Questão – Crescimento de produção e vendas da indústria automobilística se dissociam da noção de estagnação da economia. Números a ser fechados ao final do ano devem indicar otimismo. Até agora mercado cresceu 15%. Seria melhor sem a greve dos caminhoneiros, vitrine de nossa fragilidade e da inabilidade da cúpula do poder em gerir o problema.

... II – Os números não deverão mentir. Somente em 2023, produção e vendas repetirão os cravados em 2013. Na prática, a atrapalhada gestão (sic) da presidenta que se dizia formada em economia, atrasou o País por 10 anos.


E querem levá-la ao Senado…

Situação – Boletim automobilístico AutoData perguntou aos seis candidatos melhor colocados na disputa para a Presidência da República, quais os planos de cada um para a indústria automobilística. Ao ver do atento leitor/eleitor, qual o percentual de respostas? O%, acredite. Ninguém se manifestou.

O que – Desinteresse, desconhecimento? Vicente Alessi, filho, editor, tem visão pragmática: o fim das doações para campanhas, as regras de compliance, o receio de multas ou prisão reduziram a capacidade de entendimento.

Programa – Gostas de veículos? Tecnologia? Programa a ser considerado: dia 18, às 9h30, Audi transmitirá o evento The Charge, cuja estrela maior será o modelo e-tron, seu primeiro totalmente elétrico.

Onde – Meios diversos: Audi MediaTV:
www.audiamedia.tv (Em alemão e inglês, incluindo link para compartilhar a transmissão em outros sites); Via Smart TV: usando o aplicativo Audi MediaTV; Via satélite: (Chinês e inglês)

Via mídias sociais: na página do Facebook de Audi AG e no canal do Youtube Audi MediaTV;

Via website: www.e-tron.audi


Lanchas Lexus, outro negócio da Toyota


Luxo - Veículo mais luxuoso da Toyota não é sua família automobilística Lexus, mas os iates com esta marca. Projetados em conjunto com a divisão marítima da casa, seu produto de topo, o Lexus LY 650 é iate de luxo com 65 pés – uns 20 metros. Dois motores Lexus de corrida, a gasolina, e 885 cv de potência final.

Negócio – Toyota está em barcos há 20 anos utilizando o nome Ponan, por isto, o que parece uma aventura merece crédito, neste período em que fabricantes de automóveis se aventuram em outros modais.

Variedade – Aston Martin e Bugatti têm colaborado com outros produtores de lanchas e barcos; Honda fabrica jato; Mercedes-Benz tem acordo com a Cigarette Racing promovendo os modelos AMG.


Cada Qual – Toyota não fará os novos LY 650, contratando o estaleiro Marquis-Larson Boat Group. Primeira unidade daqui a um ano.

Triton 460 Fly. R$ 1,7M (Triton Yachts/Divulgação)


Al mare – Estaleiro catarinense Triton Yachts levará ao São Paulo Boat Show – SP, 27,set/02.out -, duas novas embarcações. Uma, a 460 Fly, 46 pés, 14 m de comprimento, expõe as últimas tendências europeias; três suítes, com a master ocupando toda a parte central. Motorização sugerida, dois motores diesel, entre 330 e 400 cv cada. Quanto? Cerca R$ 1,7M.

Mais – Há novidade tipo esportiva, a 350 HT, com espaço para 12 pessoas durante o dia e 4 para pernoite. Menor, outra proposta, outro preço: R$ 510 mil. Motorização diesel, 2x 250 a 350 cv.

De volta – Gol retomará ligar Brasília a Buenos Aires por voo direto. Seis por semana, equipamento atualizado, Boeings 787 800 Next Generation. Fomenta Brasília como hub de distribuição ao trazer argentinos para tomar voo da companhia com destino a Miami.

Porém – Pousará no aeroporto de Ezeiza, outro município, distante, táxi caro, e outra situação – os motoristas de táxi em Buenos Aires hostilizam os de aplicativos. E o voo de volta decola às 4h40. Na prática, um longo jantar, quase uma hora até Ezeiza e as regulares 2 horas antes do voo.



Gente – Cláudio Rawics, comunicólogo, ex-Fiat, mudança. 

OOOO Deixou a área de propaganda da Renault e foi-se à Audi.

OOOO Nova diretoria na empresa, administrando publicidade, marketing e comunicação. 

OOOO Gustavo Perini, 33, engenheiro na DAF - fábrica de caminhões – aplauso. 

OOOO Ganhou o Prêmio Jovem Engenheiro da SAE, grêmio de engenheiros automobilísticos. 

OOOO Láurea reconhece seus estudos estruturais nos caminhões para reduzir tempo de testes de rodagem. OOOO


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