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sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Nenhum jipe no mundo tem as características do Mercedes-Benz G63 Edition1, nem consegue fazer 4,5 seg. de 0 aos 100 km/h e atingir 220 km/h de velocidade máxima, e muito menos juntando a isso alto luxo, conforto, dirigibilidade. O G63 Edition 1 custa R$ 1.179.900,00 e a versão G63, R$ 1.049.900,00

O Mercedes-Benz AMG G63 Edition 1 no Salão do Automóvel de São Paulo (Foto: Arnaldo Moreira)

São 585 cv gerados por um poderoso motor 4.0 biturbo compressor trabalhando com uma transmissão de 9 velocidades de tração integral, privilegiando a traseira (40:60) com três bloqueios de diferencial, que tornam o Mercedes-AMG G63 um dos mais destemidos off-roads do mundo só que aliado à sofisticação, esportividade e dirigibilidade da Editon 1, um modelo especial, que chega ao Brasil com design exterior renovado, acabamento interno mais luxuoso, alto padrão de luxo, conforto acústico e de rodagem. 

Ícone entre os veículos fora de estrada de alta performance, o Mercedes-AMG G 63 acaba de passar pela maior mudança em sua história sem alterar as formas clássicas, marcadas pelas linhas retas, que o caracterizam desde seu lançamento em 1979, mas se distingue ainda mais pela construção refinada. 


Ao mesmo tempo, o modelo reforça sua posição única, combinando sofisticação e requinte com alto desempenho fora de estrada e no asfalto graças ao seu sistema de tração, à suspensão AMG Ride Control com novo desenvolvimento, aos modos de condução específicos da AMG e ao novo interior, com o “widescreen cockpit”.

A reinterpretação do inconfundível design criou fortes diferenciais, como a adoção da grade do radiador Panamericana, exclusiva da AMG, os arcos de rodas salientes, as marcantes ponteiras laterais do sistema de escapamento e as rodas, agora com até 22 polegadas de diâmetro.




Garantia de potência
Mais leve e compacto, o motor V8 biturbo AMG de 4,0 litros, substitui o anterior V8 biturbo de 5,5 litros. Neste modelo, ele gera 585 cv de potência e entrega um torque máximo de 850 Nm, cerca de 58 kgfm. 


Isso acontece ao longo de uma ampla faixa de rotações, entre 2.500 e 3.500 rpm, proporcionando uma sensação de superioridade natural. 

O Mercedes-AMG G 63 dispara de 0 a 100 km/h em impressionantes 4,5 segundos. O desempenho dinâmico é mantido até a velocidade máxima, limitada eletronicamente a 220 km/h.

Os dois turbocompressores do motor são posicionados no interior do "V" formado pelas bancadas dos cilindros. A união do design mais compacto com respostas mais imediatas dos turbocompressores - graças à otimização do fluxo de ar em direção dos catalizadores próximos ao motor – proporciona um comportamento ainda mais dinâmico para o veículo. 


O motor V8 entrega potência com torque muscular em todas as faixas de rotação, sempre mantendo o baixo consumo de combustível e emissões reduzidas.

Dois turbocompressores com dupla entrada são utilizados para obter respostas mais rápidas. A carcaça é dividida em duas passagens de fluxo paralelas, combinadas com dois dutos separados no coletor de exaustão. Essa concepção possibilita controlar separadamente os gases no rotor da turbina. 


Dessa forma, os gases do escapamento do primeiro e quarto cilindro da bancada alimentam um dos dutos, os do segundo e do terceiro vão para o outro. 

O objetivo de tudo isso é evitar que os cilindros individuais sofram efeitos adversos no ciclo do gás. Isso reduz a retropressão e melhora a troca dos gases. 

O resultado é maior potência, em virtude da melhor alimentação do cilindro com mistura mais fresca, mais torque em baixa rotação e tempos de resposta muito rápidos.

Outros itens importantes do novo motor incluem pistões modificados, resfriamento intermediário otimizado e amplas melhorias na programação. 


A injeção direta de gasolina com aspersão direcionada com piezoinjetores, o cárter totalmente em alumínio, quatro válvulas por cilindro com ajuste do eixo de comando, resfriamento do ar de alimentação com ar e água, gerenciamento do alternador, a função ECO start/stop e o modo "roda livre" foram todos mantidos.


Desativação de cilindros
Para máxima eficiência, a Mercedes-AMG equipou o motor V8 do modelo com o sistema de desativação de cilindros AMG Cylinder Management. 

Em regime de carga parcial, os cilindros dois, três, cinco e oito são desativados, o que diminui significativamente o consumo de combustível.

Quando o motorista seleciona o programa de condução "Comfort", o sistema de desativação de cilindros é disponibilizado numa ampla faixa de rotações do motor, entre 1.000 e 3.250 rpm. 


O menu principal AMG no conjunto de instrumentos informa ao condutor quando o sistema de desativação de cilindros está em uso e se o motor está operando em regime de carga parcial ou total. 

A transição entre a operação com quatro ou oito cilindros é rápida e imperceptível, para que os passageiros não sintam nenhuma perda de conforto.


Tempos de troca mais curtos
A transmissão AMG Speedshift TCT 9G utilizada no Mercedes-AMG G 63 ganhou uma programação especial para o modelo que resulta em tempos de troca de marcha muito curtos. 

A função de redução múltipla, “pulando” marchas, permite elevações de velocidade ainda mais rápidas, enquanto a função de dupla embreagem nos modos de transmissão "Sport" e "Sport+" contribui para uma experiência de pilotagem ainda mais emocionante.

A ampla faixa de torque do motor permite optar entre uma experiência de condução muito esportiva ou muito confortável. Em todos os modos de transmissão, o veículo arranca sempre em primeira marcha para garantir uma saída dinâmica da imobilidade. 


A alavanca Direct Select foi reposicionada na coluna da direção. O modo "Manual" pode ser selecionado por meio de um interruptor separado. 

O momento das mudanças de marchas é baseado no modo de transmissão selecionado e, sempre que desejar, o motorista pode trocar de marcha usando as borboletas posicionadas no volante

Nesse caso, a transmissão permanece na marcha selecionada e não a troca para cima quando a rotação do motor atinge o limite.


Maior agilidade e tração
A tração integral AMG Performance 4Matic apresenta no novo G 63 uma distribuição de torque favorecendo a traseira, com divisão entre os eixos de 40 a 60 por cento. 

Essa configuração garante maior agilidade na estrada e melhor tração durante a aceleração. No modelo anterior, a distribuição era neutra, 50:50.

A caixa de redução para off-road foi aperfeiçoada para operação em terrenos difíceis e ajuda a assegurar que o automóvel possa enfrentar os trechos fora de estrada mais exigentes. 


A redução da caixa de transferência agora é de 2,93, consideravelmente mais alta que no modelo anterior (2,1). Isso ajuda especialmente nas arrancadas em subidas com inclinações extremas, já que o torque nas rodas é significativamente aumentado.

A caixa de redução pode ser acionada por meio do comando Low Range, em velocidades de até 40 km/h. A redução da caixa de transferência é alterada dessa forma de 1,00, em High Range, para 2,93. É possível trocar de Low Range para High Range em velocidades de até 70 km/h.

A nova embreagem multidiscos inteligente se comporta como um diferencial blocante controlado automaticamente. Isso garante que o novo Mercedes-AMG G 63 permaneça manobrável por mais tempo quando fora de estrada. A vantagem é que o condutor tem uma folga maior antes de ter que acionar as travas de diferenciais manualmente.

Quando o condutor aciona a tecla para bloquear o diferencial central, a embreagem multidiscos passa a exercer efeito 100% blocante. 
O travamento dos diferenciais nos eixos dianteiro e traseiro é feito por acoplamento e tem efeito de bloqueio 100%. 

Todos os bloqueios podem ser acionados individualmente com o veículo em movimento, tanto em Low Range como em High Range, primeiramente o diferencial central, após o do eixo traseiro e, finalmente, o diferencial do eixo dianteiro.

As travas dos diferenciais agora respondem aos comandos ainda mais rapidamente, por terem atuação eletromecânica e serem totalmente ligadas em rede. Os bloqueios ativados são indicados por um LED e no mostrador central do motorista.


Amortecimento ajustável adaptativo
O novo modelo tem desempenho fora da estrada ainda melhor e, no asfalto, é mais dinâmico e confortável que seu antecessor. 

A agilidade ao dirigir se deve em grande parte ao sistema de suspensão, que foi completamente reprojetado pela Mercedes-AMG e utiliza molas helicoidais nas quatro rodas.

Pela primeira vez, o eixo dianteiro traz uma suspensão independente, com braços duplos em V. Na traseira, é usado um eixo rígido e uma suspensão com cinco braços.

Os componentes da suspensão dianteira são montados diretamente no chassi, sem utilização de uma subestrutura. Os pontos de ligação do braço em V inferior são posicionados com a maior separação possível. 


Essa configuração garante boa dirigibilidade tanto na estrada como no off-road. Uma barra de ligação estrutural conecta agora as torres de amortecedores dianteiras, aumentando a rigidez torcional do chassi.

Na traseira, o novo eixo é movimentado por quatro braços de controle longitudinais e uma barra Panhard. Isso torna a rodagem normal, na estrada, ainda mais confortável. 


Fora da estrada, a compressão das molas de 82 mm e abertura total de 142 mm, mais a distância do solo de 241 mm até o diferencial do eixo traseiro, ajudam a garantir uma condução segura, mesmo em condições extremas. 

Para diminuir a rolagem da carroceria, o Mercedes-AMG G 63 tem estabilizadores transversais nos eixos dianteiro e traseiro.

A suspensão AMG Ride Control com amortecimento ajustável adaptativo, é equipamento de série. Esse sistema totalmente automático e controlado eletronicamente ajusta o amortecimento de cada roda às necessidades do momento, aumentando a segurança da condução e o conforto de rodagem. 


O amortecimento é ajustado individualmente para cada roda de acordo com o estilo de condução, superfície da estrada e o ajuste de suspensão selecionado. 

O ponto de operação ideal pode ser modificado a qualquer momento com base em uma ampla variedade de informações relacionadas à aceleração, altura do veículo e velocidade, por exemplo.

Por meio de um comando no console central, o condutor pode escolher entre três diferentes conjuntos de características de amortecimento: "Comfort", "Sport" e "Sport+", influenciando dessa maneira a experiência de condução, que pode ser desde muito confortável até mais rígida e esportiva.


Direção esportiva adaptável à velocidade
A direção eletromecânica sensível à velocidade instalada no Mercedes-AMG G 63 pela primeira vez tem redução variável, para assegurar uma resposta e sensibilidade precisas. 


A assistência da direção é reduzida em altas velocidades e aumenta consideravelmente em velocidade baixa. Assim, pouca força é necessária em velocidade baixa para virar o volante e o melhor controle possível do veículo é mantido ao andar rápido. 

A assistência da direção é disponibilizada em dois modos - "Comfort" ou "Sport". As características mais importantes são acionadas automaticamente dependendo do modo de transmissão selecionado no Dynamic Select ou podem ser personalizadas no modo "Individual". No modo "Sport", o motorista tem uma resposta mais direta na direção.

Regulagem a um toque
Pela primeira vez na história do Classe G, as características de dirigibilidade podem ser individualizadas ao toque de uma tecla, com cinco modos on-road e três para off-road.

Com os cincos modos on-road do Dynamic Select, "Slippery" (escorregadio), "Comfort", "Sport", "Sport+" e "Individual", as características variam entre eficiente e confortável a muito esportivo. 


Os modos modificam os parâmetros mais importantes, como a resposta do motor, transmissão, regulagem da suspensão e direção. Independentemente dos programas de condução Dynamic Select, o condutor tem a opção de pressionar a tecla "M" para mudar diretamente para o modo manual, no qual as mudanças de marchas são executadas exclusivamente utilizando as aletas do câmbio posicionadas no volante. Se for preciso, os estágios da suspensão ajustável adaptativa também podem ser selecionados.

Três modos off-road - "Sand" (areia), "Trail" (trilha) e "Rock" (pedra) - estão disponíveis para rodagem fora da estrada. Eles são acessados pelo comando no console central para ativação do bloqueio do diferencial central e podem ser selecionados por meio da tecla Dynamic Select


O modo "Trail" permite máximo desempenho em superfícies escorregadias, macias, ou na lama. Já o modo "Sand" modifica os parâmetros para um comportamento esportivo e a melhor aderência e dirigibilidade possíveis em trechos de areia ou nas dunas. 

"Rock" é o modo para terrenos rochosos extremamente exigentes, com articulação severa dos eixos e frequente elevação de uma ou mais rodas.

Todos os modos de condução, tanto on-road como off-road, são visualizados no conjunto de instrumentos e no display de mídia central. A desativação de todos os bloqueios retorna a regulagem para os modos de condução na estrada.


Carroceria: feita para o trabalho mais duro

A base para a grande capacidade off-road do Mercedes-AMG G 63 é garantida por um chassi tipo escada torsionalmente rígido, feito de aço da alta resistência e uma carroceria montada de material composto. 

Esse design é consideravelmente mais robusto e apropriado para o off-road que uma construção tipo monobloco. Na parte inferior dessa configuração, o chassi proporciona um baixo centro de gravidade e protege os principais componentes, tanque de combustível e sistema de escapamento em um eventual contato com o solo ao transpor obstáculos.

Outro objetivo durante o desenvolvimento foi diminuir o peso da carroceria. Utilizando um protótipo digital, os desenvolvedores simularam a vida operacional de componentes individuais e dos conjuntos para determinar onde poderiam ser utilizados materiais mais leves sem comprometer a durabilidade, vida útil e qualidade.

O resultado é uma nova combinação de materiais. A carroceria utiliza vários tipos de aço. Os para-lamas, capô e portas são feitos de alumínio. 


Para manter as dobradiças e maçanetas típicas do Classe G, os desenvolvedores as modificaram para se adequar ao novo design em alumínio. As colunas A e B são feitas de aço de alta resistência, devido à sua função de suporte de carga.

Graças a esse projeto inteligente, foi possível aumentar a rigidez torcional do chassi e estrutura da carroceria em cerca de 55%, de 6.537 para 10.162 Nm/grau. 


Isso proporciona a base ideal para uma máxima precisão de manobra. O conforto também foi beneficiado: as vibrações e ruídos internos foram reduzidos consideravelmente.

O teto não é mais soldado a ponto, mas conectado à estrutura da carroceria por solda a laser, resultando numa melhor qualidade de superfície e maior resistência da carroceria. 


Pela primeira vez, todos os vidros fixos são colados à carroceria. Isso não apenas aumenta a rigidez torcional da carroceria, mas também torna as molduras das janelas mais resistentes à corrosão.

A capacidade off-road foi a preocupação central durante o aprimoramento das portas. As portas laterais e a porta traseira têm uma chapa de proteção no interior, para que a água não possa entrar durante a transposição de cursos d'água. 


As superfícies do chassi, assoalho do veículo e carroceria recebem tratamento especial para resistir às influências mais severas, como água, neve, sal ou areia.




Design exterior
Itens de design inconfundíveis dão ao novo Mercedes-AMG G 63 uma aparência única: a tradicional silhueta em forma de caixa, o capô imponente, as dobradiças externas das portas, faróis redondos, indicadores de direção destacados, maçanetas robustas, faixas protetoras musculares em preto com alto brilho e emblema AMG prateado, o estepe exposto na porta traseira com uma cobertura de aço inoxidável e a estrela da Mercedes-Benz tridimensional.

A dianteira do veículo é marcada pela exclusiva grade Panamericana, exclusiva para modelos AMG. O para-choques traz grandes entradas de ar laterais e friso em prata irídio fosco. 


Cada um dos faróis Multibeam LED usa 84 módulos LED de alta performance para iluminar a superfície da estrada automaticamente com um facho de luz extremamente forte e preciso, sem ofuscar outros usuários da via. 

O controle individual permite que a distribuição da luz nos faróis esquerdo e direito seja adaptada individualmente, rápida e dinamicamente para se adaptar às situações mutantes da estrada. Isso aumenta a segurança para todos os usuários da via.

Com a função de luz de neblina aperfeiçoada, a tecnologia Multibeam LED também permite que o farol do lado do motorista ilumine melhor o lado esquerdo da estrada, enquanto mascara qualquer elevação no facho luminoso.


Assim, a metade externa da superfície da estrada é iluminada melhor e a reflexão da luz resultante da neblina é reduzida.

Novas funções luminosas
O sistema Adaptive Highbeam Assist Plus (assistente de farol alto adaptativo) também é beneficiado pela atuação da tecnologia Multi
beam LED: graças ao maior número de pixels, as áreas mais escuras na distribuição de luz são mais precisas e dinâmicas do que nunca e o farol alto pode ser usado por mais tempo que antes. Uma vez ligado, o sistema sempre proporciona o maior alcance luminoso possível.

Outras características do Mercedes-AMG G 63 incluem os arcos de rodas salientes, que criam espaço para as rodas maiores e mais largas. 


Estribos de série, elementos decorativos diferenciados nos para-choques dianteiro e traseiro e pintura metálica de série arrematam o exterior exclusivo. 

Outros itens diferenciados incluem o logo "V8 biturbo" nos para-lamas dianteiros e o escudo Mercedes-AMG G 63 do modelo na porta traseira. Pinças de freios vermelhas, discos perfurados e rodas de até 22 polegadas, oferecidas pela primeira vez, complementam o design exterior.

O Mercedes-AMG G 63 fica ainda mais impactante com o pacote AMG Night. Nesse caso, os faróis, lanternas traseiras, lentes dos indicadores de direção, janela traseira e janelas laterais traseiras são escurecidas. 


A pintura em preto obsidiana nas carenagens dos espelhos externos, o anel do estepe e o acabamento nos para-choques dianteiro e traseiro, juntamente com a proteção inferior preta, reforçam a aparência confiante, que é complementada pelas rodas pretas foscas de 22 polegadas.

Design interior
O novo modelo ganhou um interior moderno, totalmente recriado, que reflete suas características externas exclusivas. 


O formato dos faróis redondos é replicado nas saídas de ar laterais e o dos piscas nos tweeters do painel. As marcas registradas do Mercedes-AMG G 63 também incluem a grande alça no painel, em destaque frente ao passageiro dianteiro, e os interruptores para os três bloqueios de diferencial destacados em cromo.

O novo Widescreen Cockpit (cockpit panorâmico) totalmente digital, com instrumentos virtuais, fica diretamente no campo de visão do condutor e tem um mostrador central sobre o console. 


As duas telas de 12,3 polegadas se fundem visualmente em uma única unidade, sob uma cobertura de vidro. O motorista pode escolher entre três diferentes formatos de exibição - "Classic", "Sporty" e "Progressive" - e acessar as informações desejadas individualmente.

O novo conceito dimensional do interior beneficia todos os ocupantes. O aumento do comprimento (+ 101 milímetros), largura (+ 121 milímetros) e altura (+ 40 milímetros) cria uma base para uma impressão de maior espaço e arejamento do que a do modelo anterior.




Dimensões internas:
Descrição
Diferença
Espaço p/pernas diant.
+38 mm
Espaço p/pernas tras.
+150 mm
Espaço ombros diant.
+38 mm
Espaço ombros tras.
+27 mm
Espaço p/cotovelos, diant.
+68 mm
Espaço p/cotovelos, traseira mm
+56 mm
Os bancos traseiros podem ser rebatidos nas proporções 40, 60 ou 100%, aumentando o espaço disponível para bagagem. Os bancos do Classe G são equipados com numerosas funções de conveniência e foram projetados ergonomicamente, proporcionando assim maior conforto e apoio lateral.

Performance de série
Desenho extremamente esportivo, um aro com forte contorno e operação intuitiva são as qualidades principais do novo volante AMG Performance em couro napa, que é equipamento de série. Ele tem a parte inferior plana e é perfurado na área de contato com as mãos. As borboletas do câmbio são galvanizadas.

Utilizando as teclas de toque integradas, as funções do conjunto de instrumentos (à esquerda) e do sistema multimídia (à direita) podem ser controladas individualmente por movimentos de varredura horizontais ou verticais com os dedos. 


Como no Classe S, as regulagens para o Active Distance Assist Distronic e o controlador de velocidade de cruzeiro são feitas nos painéis à esquerda. 

Os painéis de controle da direita são usados para ativar o controle por voz e o telefone, além de regular o volume do som, seleção de músicas e outras funções do sistema multimídia.


Modelo especial "Edition 1" no lançamento
No lançamento ao mercado, o novo Mercedes-AMG G 63 será oferecido também na versão especial "Edition 1". As combinações de detalhes de equipamento transformam esse modelo especial em topo de linha.

As pinturas disponíveis são preto obsidiana e cinza selenita metálico. Com um discreto contraste, as faixas esportivas laterais são em cinza grafite fosco. As carenagens dos espelhos externos têm uma faixa decorativa vermelha. 

O pacote AMG Night, com detalhes em preto de alto brilho, reforça a impressão muscular. As rodas de 22 polegadas em preto fosco e com raios cruzados tem as bordas dos aros pintadas de vermelho.

Os destaques em vermelho continuam no interior: eles podem ser encontrados em vários itens internos, como nas costuras contrastantes no suporte do painel, console central, painéis das portas e bancos traseiros. 


Os bancos esportivos dianteiros em couro napa preto e vermelho também mostram essa cor impactante. Os bancos esportivos trazem uma dinâmica padronagem diamante, com costuras vermelhas contrastantes de série. 

O acabamento em fibra de carbono tem destaques em vermelho pimenta e o volante Performance em microfibra Dinâmica com a parte inferior plana é decorado com costura contrastante vermelha e uma marca vermelha de 12 horas.



Dados técnicos em resumo:
Ficha Técnica
Mercedes-AMG G 63 + Mercedes-AMG G 63 Edition 1

Motor
4.0 litros V8 com dois turbocompressores
Cilindrada
3.982 cm³
Potência
585 cv a 6.000 rpm
Torque máximo
850 Nm entre 2.500 e 3.500 rpm
Sistema de tração
Tração integral AMG Performance 4MATIC com distribuição de torque privilegiando a traseira de 40-60 por cento
Transmissão
AMG SPEEDSHIFT TCT 9G
Peso (DIN/EC)
2.485* kg/2.560** kg
Aceleração 0-100 km/h
4,5 s
Velocidade máxima
220 km/h
 
*Peso líquido DIN, sem motorista; ** Peso líquido EC, com motorista (75 kg)


Preço Público Sugerido
Mercedes-AMG G63                   R$ 1.049.900,00
Mercedes-AMG G63 Edition 1    R$ 1.179.900,00

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Carioca primeira colocada do curso "Mecânica para elas 2.0" visitou a fábrica da Caoa Montadora, em Anápolis, onde o Blog esteve recentemente no lançamento dos Chery Arrizo 5 e Tiggo 5X



São Paulo, 27 de dezembro de 2018 – A carioca Walkyria Tavares Treinta 
a grande vencedora do sorteio que marcou a final da programação do primeiro ano do segundo módulo do curso de mecânica automotiva básica para mulheres: Mecânica para elas 2.0, organizado pela CAO, e o seu marido, Jorge Fernando Villa Treinta, visitaram as instalações da fábrica da CAOA Montadora, situada em Anápolis (GO). 

Mecânica para elas 2.0 é voltado para as clientes que participaram do primeiro módulo, batizado de Mecânica para elas – Você no comando do seu carro, que é um curso de mecânica básica ministrado por uma equipe exclusivamente feminina, composta por colaboradoras da área de Pós-Venda da rede Hyundai CAOA, destinado a apresentar o funcionamento e cuidados básicos de manutenção dos principais itens mecânicos de um automóvel.

Os temas abordados no Mecânica para elas 2.0 apresentaram um nível de dificuldade maior que os do programa inicial, mas são complementares. Entre esses, podemos destacar os seguintes tópicos: Direção Defensiva, Prática de inspeção dos níveis de óleo e fluídos, Inspeção dos pneus e o que fazer em caso de furo, Interatividade e Conectividade, entre outros.

De acordo com Rogério Gonzaga, diretor de Pós-Venda da CAOA, “o significativo aumento da participação feminina no processo de compra e manutenção de veículos foi um dos fatores fundamentais para a implementarmos esses cursos. Desenvolvemos uma ação de Pós-Venda que proporcionasse ainda mais confiança a essas Clientes no momento de levarem seus veículos às oficinas de serviço”, explica

Ainda segundo o executivo de Pós-Venda da CAOA, mais de 500 pessoas participaram dos dois módulos do Mecânica para elas. “Esse número demonstra o êxito dessa ação e que conteúdo, didática e temas abordados foram assertivos. Já estamos trabalhando na edição 2019 e apresentaremos evoluções para atrairmos ainda mais a atenção e participação do exigente público feminino”, completa


Site exclusivo da ação Mecânica para elas
Além do curso, o Mecânica para elas conta com um moderno site, o www.mecanicaparaelas.com.br, com o objetivo de se aproximar ainda mais desse importante público, além de proporcionar mais um canal para a propagação de conhecimentos técnicos e de dicas de manutenção.

Contando com um layout moderno, leve e funcional, o site www.mecanicaparaelas.com.br foi desenvolvido para facilitar a utilização e a visualização das informações nele contido. Por isso, ele está dividido em seis espaços: Blog, Na Mídia, Eventos, Galeria, Regulamento e FAQ (perguntas & respostas mais frequentes).

Fernando Calmon ressalta "uma tese audaciosa"



Fernando Calmon             
Nº 1.025 — 27/12/18




UMA TESE AUDACIOSA


O ano de 2018 termina e 2019 começa ainda sob influência das maiores incertezas que já se abateram sobre o futuro da indústria automobilística mundial. 

Não existem dúvidas em relação à importância dos quatro temas principais repetidos a toda hora: eletrificação, conectividade, direção autônoma e compartilhamento. Cada um deles, porém, tem seus próprios desafios.

Grandes grupos de fabricantes ao redor do planeta apresentam uma visão algo mais ou algo menos corajosa sobre esses temas. Eles surgiram quase ao mesmo tempo, muitas vezes influenciados por decisões políticas ou estímulos de governos.

Torna-se preocupante e pode levar a um rumo perigoso a gigantesca exigência de capital para investimento. Haverá dinheiro suficiente para desenvolver simultaneamente quatro frentes? Conectividade e direção autônoma apresentam alguma interatividade. As outras duas, menos.

Compartilhamento é um campo em que colaboração e parceria podem conter gastos. Agora mesmo, arquirrivais como BMW e Mercedes-Benz anunciaram a aprovação de autoridades americanas e europeias para um plano de juntar forças numa única empresa em cinco iniciativas: mobilidade multimodal sob demanda; compartilhamento de veículos em cidades; serviços de carona em autos particulares ou táxis por aplicativos; estacionamentos conectados para agilizar o uso, diminuindo o tempo de procura por vagas; construção de uma rede integrada de recarrega de baterias.

Tudo isso parece insuficiente para resolver todos os desafios. Continua a falta de consenso e mesmo convergência tecnológica sobre como mover e abastecer ou recarregar carros elétricos. O automóvel em si não apresenta segredos. 

Pode ser até mais barato projetá-los e fabricá-los. Mas a reciclagem de baterias ainda é um sério problema em aberto. Veículos autônomos podem receber propulsão clássica ou elétrica, embora os custos ainda se mostrem estratosféricos.

Nos EUA, segundo maior mercado do mundo e mais rico do que qualquer outro, as estratégias de curto e médio prazo diferem entre GM, Ford e FCA. A primeira decidiu apostar todas as fichas apenas em elétricos puros, descartando híbridos e desacelerando o mais rápido possível investimentos em motores a combustão. 

Ford e FCA agem de modo cauteloso, sendo que a FCA só este ano anunciou um plano de médio prazo focado em transição conservadora.

Para inflamar as discussões, Jack Baruth, colaborador da revista americana Road & Track, escreveu instigante artigo sobre táticas empresariais ligadas ao futuro. Ele defende não aplicar nenhum centavo nessas novas tecnologias até aparecer uma solução real e prática. 

Preconiza, ao contrário, despejar dinheiro para melhorar muito os carros e motores convencionais, o que daria grande vantagem competitiva nos próximos anos. E quando chegar a hora de mudar, não serão dois ou três anos de atraso que farão diferença.

Para Baruth, qualquer bateria ou novos avanços em motopropulsão até 2025 não seriam disruptivos o suficiente para agitar o mercado de verdade e, de forma rápida, tornar-se universal. 

“Então por que gastar agora bilhões de dólares em busca do ‘Santo Graal’ se, mais adiante, a tecnologia pode ser comprada quando começar a cair de preço?”

Trata-se de tese audaciosa. 
As coisas podem não acontecer de modo tão simples porque há pressões políticas envolvendo aspectos do meio ambiente e utilização de automóveis nos grandes centros urbanos. 

Embora possa se aplicar aos EUA e, curiosamente, também aos países em desenvolvimento (como o Brasil), esperar para ver passa longe de ser ideia descartável.

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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Porsche está recebendo encomendas de pré-venda do Novo Macan que serão entregues no 1º trimestre de 2019. Contem R$ 329 mil de conforto, desempenho, luxo e máxima dirigibilidade. O SUV vai de 0 a 100 km/h em 6,7 s



Com mais de 350 mil unidades vendidas em todo o mundo desde o seu lançamento, em 2014, o Novo Macan chega ao Brasil com adaptações no design e maior conectividade. Ele inaugura um visual ainda mais esportivo e moderno, com detalhes que se alinham ao Porsche 911.



A dianteira do Novo Macan foi retrabalhada para parecer ainda mais robusta. Possui faróis que utilizam a tecnologia LED e, com o opcional Porsche Dynamic Light System Plus (PDLS - sistema de luzes dinâmico), que pode ser usado para controlar a distribuição de luz de forma adaptativa. 



Mas é na traseira que se verifica a grande mudança: a faixa luminosa tridimensional e os quatro pontos das luzes de freio ilustram os típicos elementos do atual design da Porsche.



No interior, o Novo Macan estreita a relação com o 911 com o volante esportivo GT como opcional. Além disso, ele também oferece opcionalmente o novo pacote Sport Chrono – agregando o seletor para quatro modos de condução e a tecla Sport Response. 



A fim de oferecer maior conforto aos condutores, agora o novo SUV da marca possui para-brisa aquecível e um ionizador para melhorar a qualidade do ar.



A Porsche traz para o Novo Macan um moderno sistema de comunicação, o PCM (Porsche Communication Management). Agora, o console central passa a contar com uma tela touch screen de 10.9 polegadas. E assim como em outros carros da marca - caso do Cayenne e Panamera -, a interface pode ser personalizada e pré-definida.



Na área de comodidade, o Macan traz mudanças também no Traffic Jam Assist* - assistente de engarrafamento, que oferece controle de cruzeiro adaptativo em viagens de até 60 km/h. O sistema apresenta não apenas aceleração e frenagem parcialmente automáticas, mas pode também comandar a direção em situações de trânsito ou tráfego lento.



O chassi também foi otimizado e passa a contar com acerto que proporciona maior neutralidade, garantindo a estabilidade e aperfeiçoando a experiência de dirigibilidade. Os pneus são de uso misto e as rodas possuem novos desenhos, tanto em 20 como em 21 polegadas. 




A motorização é um 2.0 turbo de 252 cv e 370 Nm de torque, atuando em conjunto com o câmbio PDK de dupla embreagem e 7 velocidades.



O Novo Macan tem preço público sugerido a partir de R$ 329.000,00. A pré-venda já está disponível com entregas previstas para o primeiro trimestre de 2019.

Dados técnicos

Faróis em LED
Motor: 4 cilindros em linha 2.0L turbo (252 cv)
Torque: 370 Nm, em torno de 37 kgfm de potência desde as 1.600 até 4.500 rpm.



Câmbio: PDK com 7 velocidades 0-100 Km/h: 6,7 s
Velocidade max: 227 km/h 
Peso: 1.795 kg
Pneus: 235/55 R19 (Frente) e 255/50 Atrás)
Volume do porta malas: 500 L
Comprimento: 4,696 mm, Largura (c/espelhos): 2,098 mm Altura: 1,624 mm.



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