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segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

A BMW i Motorsport utiliza um simulador próprio no desenvolvimento do monoposto BMW iFE.18 e na preparação para corridas;  Trabalhos intensivos de simulação são o alicerce para o sucesso na Fórmula E;  O simulador BMW Motorsport pode ser usado para todas as categorias de competições automobilísticas e é compatível com os simuladores do BMW Group para produção de modelos em série.


São Paulo, 28 de janeiro de 2019
— Antes mesmo que um carro de Fórmula E, como o monoposto BMW iFE.18, possa triunfar nas pistas de corrida, uma grande quantidade de trabalho de preparação e desenvolvimento virtual é necessária. 


Os engenheiros que trabalham na categoria BMW i Motorsport usam um simulador desenvolvido e concebido para esse trabalho. 

É neste simulador que a maioria dos testes ocorre – tanto na fase de desenvolvimento quanto na preparação imediata para as corridas nos finais de semana. 

Sem um simulador sofisticado, a participação bem-sucedida no Campeonato de Fórmula E da ABB FIA (Federação Internacional de Automobilismo) não seria concebível. Aqui está uma visão sobre o mundo virtual da BMW Motorsport.


Antes de uma corrida da Fórmula E, a rotina é sempre a mesma: os pilotos da equipe BMW i Andretti Motorsport, Antônio Félix da Costa (Portugal) e Alexander Sims (Grã-Bretanha) viajam para a sede da BMW Motorsport, em Munique, na Alemanha, juntamente com engenheiros do time para uma sessão de testes – porém, não em um carro de corrida real e em uma pista, mas, sim, em um simulador. 

É assim que eles se preparam para os circuitos de rua do calendário da Fórmula E, além de trabalhar meticulosamente com os engenheiros, analisando todas as situações possíveis que poderiam ocorrer no fim de semana da corrida. 

Possibilidades de configuração, clima, safety car, gerenciamento de energia, e MODO ATAQUE, em que as simulações compreendem todas as eventualidades dentro de uma gama de opções técnicas.


Tão perto da realidade quanto 
possível em software e hardware
Durante este tipo de simulação de corrida, todos os detalhes são analisados. O foco está no carro virtual do software, configurado pelos próprios engenheiros da BMW Motorsport. Ele mapeia todos os parâmetros da dinâmica de condução da forma mais realista possível. 

O software é otimizado para uso em corridas, mas também é compatível com todos os outros simuladores do BMW Group e, portanto, oferece valiosas sinergias entre o automobilismo e a produção de veículos em série.

Além do software, o hardware também reproduz áreas relevantes fiéis à realidade. O ambiente do cockpit do piloto, ou seja, a posição do assento, os controles e tudo mais à vista e ao alcance deles correspondem à realidade 1 para 1. O mesmo se aplica aos engenheiros. 

O ambiente de trabalho deles é o mesmo no simulador e na pista. Assim como o software, todos os componentes do hardware são desenvolvidos pelos próprios engenheiros da BMW Motorsport. O foco está sempre na funcionalidade máxima.


Simulador indispensável durante 
o desenvolvimento do BMW iFE.18
Além da preparação para a corrida, o simulador é essencial para o desenvolvimento de todos os diversos carros-conceito da BMW Motorsport – sendo o BMW iFE.18 um deles. 

Esta tecnologia permitiu que os engenheiros testassem cenários com os pilotos e que não teriam sido possíveis, ou viáveis apenas por meio de um grande esforço em termos de tempo e recursos. Particularmente, um simulador é essencial para a Fórmula E.

A importância da realidade virtual também vem crescendo em outras categorias da BMW Motorsport, por esta razão o simulador é utilizado com frequência. Desde o início, ele foi desenvolvido para a multifuncionalidade e pode ser usado para simular todos os carros de corrida da BMW. 

Leva apenas algumas horas para modificar o simulador de um Fórmula E para uma configuração DTM (Deutsche Tourenwagen Meisterschaft), o Campeonato Alemão de Carros de Turismo – tornando-o compatível para testes virtuais no BMW M4 DTM, por exemplo.


domingo, 27 de janeiro de 2019

Caminhão Mercedes-Benz Actros SLT carrega um avião Airbus por 11 dias de Hamburgo até à Floresta Negra



Nada é impossível para o Mercedes-Benz Actros SLT. O último desafio foi transportar um Airbus A 320 pela Alemanha, na Europa.

O caminhão Actros 4163 SLT transportou a aeronave desde Lübeck, passando por Hamburgo, Magdeburg, Nuremberg e Stuttgart, antes de ir para a parte norte da Floresta Negra até o seu destino final: As instalações das forças especiais (KSK - Special Forces Command de Calw).

A operação do Airbus, que será utilizado para treinamentos, durou 11 dias e devido à sua dimensão, chamou a atenção por onde passava: 60 metros de comprimento, 5 metros de largura e 90 toneladas. 

E a escolha pelo Actros SLT não foi por acaso. A transportadora PAULE optou pelo modelo porque em tarefas extremas, é necessário ter 100% de confiabilidade no sucesso da operação.


sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

BMW do Brasil informa clientes sobre recall do modelo M4 Coupé, M4 GTS e M3 Sedan. A convocação envolve 33 veículos importados fabricados entre 30 de junho de 2016 e 26 de setembro de 2016. Proprietários dos veículos afetados devem entrar em contato com um concessionário autorizado BMW para agendar a substituição gratuita do eixo cardã traseiro de fibra de carbono. A falha pode causar danos físicos aos ocupantes do carro




São Paulo, 25 de janeiro de 2019 — A BMW do Brasil convoca proprietários de modelos BMW M4 Coupé, M4 GTS e M3 Sedan, fabricados entre 30 de junho de 2016 e 26 de setembro de 2016, a entrar em contato com uma concessionária autorizada BMW para efetuar o agendamento da substituição do eixo cardã traseiro de fibra de carbono. A troca da peça é gratuita.

O procedimento se faz necessário pois verificou-se que, devido à pouca resistência do material utilizado no dispositivo de acoplamento do eixo cardã ao diferencial traseiro, pode haver desprendimento da peça, impedindo a transmissão da força do motor para as rodas, causando a perda de tração do veículo. 

Caso esta falha ocorra, não se descarta a possibilidade de ocorrência de danos físicos e materiais aos ocupantes dos veículos e a terceiros.

A BMW do Brasil destaca que, até o presente momento, não teve conhecimento de acidentes relacionados ao objeto desta campanha de recall.

Desde que tomou conhecimento sobre o recall, a BMW vem tomando as providências necessárias para agilizar ao máximo a obtenção de todas as informações necessárias junto à BMW AG para a realização dos reparos dos veículos afetados.

O recall envolve 33 veículos BMW importados. 

Os códigos de chassis não-sequenciais afetados são:


MODELOCHASSI

M4 Coupé
WBS3R9103HK863535
M4 GTSWBS4S9100HK576968


M3 Sedan
WBS8M9107H5F94459
WBS8M9109H5F94544
WBS8M9104H5F94595
WBS8M9103H5F94653
WBS8M9108H5F94678
WBS8M9104H5F94693
WBS8M910XH5F94696
WBS8M9104H5F94726
WBS8M9105H5F94329
WBS8M9109H5F94334
WBS8M9109H5F94527
WBS8M9105H5F94640
WBS8M9104H5F94788
WBS8M9104H5F94371
WBS8M9109H5F94530

WBS8M9103H5F94572
WBS8M9100H5F94335
WBS8M9106H5F94467
WBS8M9104H5F94466
WBS8M9101H5F94604
WBS8M9106H5F94694
WBS8M9104H5F94368
WBS8M9106H5F94582
WBS8M9101H5F94652
WBS8M9102H5F94451
WBS8M9104H5F94452
WBS8M9104H5F94578
WBS8M9109H5F94608
WBS8M9105H5F94654
WBS8M9104H5F94659
WBS8M9103H5F94796


Os atendimentos podem ser agendados a partir do dia 31 de janeiro e os serviços de verificação e substituição do componente tem duração estimada de 2h.

Para obter mais informações sobre este recall, acesse www.bmw.com.br/recall ou www.mini.com.br/recall, ou ainda entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente BMW, exclusivo para recall, no 0800 019 7097, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 19h.

De Fernando Calmon de Fatos a Boatos




Fernando Calmon            

Nº 1.029 — 21/1/19




DE FATOS A BOATOS



Começo de ano dos mais movimentados, tanto no Brasil quanto no exterior. Entre as notícias que chamaram atenção, um comunicado interno da GM interpretado como possibilidade da empresa se retirar do País. Não há sustentação nos fatos. Depois de anunciar, em 2018, 20 novos produtos, de 2019 a 2022, além de 10 “séries especiais”, fica claro que este risco é remotíssimo.

Frases de um comunicado interno na sede de São Caetano do Sul (SP), vazado para a Imprensa, referindo-se à presidente mundial da companhia, Mary Barra, ter anunciado que não vai “investir onde perde dinheiro” e que poderia lançar mão de “opções”, é muito vago. 

Nada de novo, pois investir e perder dinheiro continuamente é para quem pratica dumping (impensável) e descontinuar uma operação pequena na Colômbia, por exemplo, se enquadraria na afirmativa.

Estratégia de comunicação da empresa certamente não foi a melhor e o silêncio, depois, em nada ajuda. O ano passado, apesar do crescimento de 14,6% do mercado, foi ruim em resultados para quase todos os fabricantes pela desvalorização cambial, greve de caminhoneiros e grandes descontos em vendas diretas.

A própria GM, no entanto, conseguiu avanços nos últimos anos na América do Sul. Agora, em 11 de janeiro, relatou a investidores nos EUA ter reduzido em 40% o ponto de equilíbrio do seu balanço na região. Financeiramente resolve pouco, mas vai na direção correta.


Antes, Ford e VW anunciaram no segundo dia do Salão de Detroit, semana passada, que vão colaborar no desenvolvimento de picapes, vans comerciais, além de carros autônomos e elétricos. Trata-se de uma aliança, mas sem capital acionário envolvido. Confirmaram que em 2022 a nova Amarok terá a mesma base da futura Ranger.

Essa é só metade da história. Se a Ford tornou-se a maior fabricante de picapes do mundo, a VW tem essa posição em automóveis e nas vendas mundiais de veículos. A marca americana há pouco anunciou drástico enxugamento na Europa, resultado de prejuízos acumulados e do Reino Unido se retirar da União Europeia até dezembro de 2020. 

Então a contrapartida óbvia seria a fabricante alemã produzir automóveis e crossovers para a Ford, em nível mundial.
Prematuro prever sinais de fusão ou algo parecido, porém a aproximação entre as duas marcas será muito maior do que o estabelecido nesse momento. Operações da Autolatina no Brasil, criada em 1987 e desfeita entre 1994 e 1996, mostram que as duas empresas sabem, perfeitamente, o certo e o errado.

O Salão de Detroit mostrou entre as atrações o Shelby GT 500 (Mustang modificado com mais de 700 cv), o novo SUV Ford Explorer e o retorno do Toyota Supra (base mecânica e chassi do BMW Z4), um cupê que estava fora de produção há 17 anos. 

Para o Brasil surgiu o novo Toyota RAV4 e o presidente da FCA, Mike Manley, confirmou a exportação dos EUA da picape média RAM 1500, mas não falou sobre produção aqui. Carro-conceito Nissan IMs antecipou a visão de um sedã grande com um motor elétrico em cada eixo.

Exposição de Detroit sofreu outro esvaziamento (a partir de 2020 será em junho, não mais em janeiro) em razão da feira de produtos eletrônicos, em Las Vegas, uma semana antes. O evento com mais de 4.000 empresas foi “invadido” por fabricantes de automóveis. 

Este ano havia nove grupos, inclusive uma nova marca chinesa, a Byton, com um sedã e um crossover elétricos de estilo audacioso. Exibiam uma tela multimídia de nada menos que 48 pol. de largura, ou seja, de uma porta até a outra.

Lá ocorreu a apresentação mundial da nova geração do Mercedes-Benz CLA. A marca alemã não esteve em Detroit. A Ford demonstrou a tecnologia CV2-X para interação entre veículos, infraestrutura viária e pedestres, por meio da rede de dados, para evitar acidentes. O sistema funcionou bem na atual rede 4G, mas a empresa só vai disponibilizá-lo em 2022 quando a 5G estiver mais difundida.

ALTA RODA

DESENHO da aliança Renault-Nissan permanece indefinido até se decidir quem vai mandar, de fato, na futura companhia holding. Fontes do exterior afirmam que estaria esgotado o modelo de participação acionária cruzada, existente há 20 anos. Ainda preso no Japão, renúncia confirmada de Carlos Ghosn ao posto máximo na diretoria da Renault, abriria alternativas.

NOVO MERCEDES-BENZ Classe A 250 Vision demonstra como um hatch moderno deve ser. Atualização de linhas, melhor aerodinâmica (Cx 0,25), motor 2-litros turbo, 224 cv (antes, 211 cv) com respostas vigorosas e porta-malas de 370 litros (29 litros mais).Experiência de interação por comando de voz (MBUX) funciona bem e é grande destaque do modelo. R$ 194.900.

RESSALVA: cronograma de transferência de produção entre fábricas da Honda, de Sumaré (atual) para Itirapina (nova), mostra WR-V em agosto próximo e HR-V no início de 2020, segundo fonte da Coluna. Sedãs City e Civic migrariam apenas no final de 2020 e começo de 2021. A marca japonesa confirma que o Fit começará nas instalações novas agora em fevereiro.
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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

Quando vc anda com o Spin descobre porque os taxistas - verdadeiros termómetros da qualidade dos carrros - preferem este modelo. Tem motor de 106cv renovado e eficaz na estrada e econômico. A versão avaliada pelo Blog custa R$ 83.090. Sugiro que o leitor faça um test-drive




Apesar do calor de fritar ovo no asfalto, no Rio de Janeiro, duas da tarde saí de casa para entregar um carro que testei na semana passada e pegar na Simcauto, em Del Castilho, percurso feito de metrô, o Chevrolet Spin para avaliação pelo Blog - que já ultrapassou os 2.045.000 leituras. Após o check-in saí com o Spin azul 1.8 Automático LTZ disposto a fazer uma viagem de fim de semana.



Logo lembrei de um lugar que adoro, na Região Serrana fluminense, e onde não ía há bastante tempo: Visconde de Mauá. Todo o mundo fala que vai para Visconde de Mauá, mas na verdade vai mesmo é para Maringá, um pouco mais acima, a 1.300 m acima do nível do mar. Hoje, a estrada está uma maravilha, asfaltada, muito diferente da década de 1980 quando era de piso de saibro com centenas de buracos que tornavam a subida um suplício.


Eu tinha uma Chevrolet Caravan chumbo, quatro cilindros, que enfrentava, todo o final de semana, as curvas apertadas e a buraqueira com valentia mas muito sofrimento da suspensão. Se a neta dessa Caravan, a Spin azul, soubesse o que sua avó sofreu naquele caminho...



Ficamos, eu e minha mulher, Lana, na agradável e excelente Pousada das Hortências, do lado mineiro de Maringá - a cidade faz fronteira entre os Estados do Rio de Janeiro, do lado direito de quem sobe a serra, e Minas Gerais - e é dividida pelo Rio Preto.

Tanque cheio de gasolina, saímos sexta-feira, ao meio-dia, rumo à BR-101, a Rodovia Presidente Dutra, já encontrando trânsito intenso na Linha Vermelha, afinal, janeiro é mês de férias e muita gente pega a estrada para aproveitar o descanso nas cidades fluminenses de veraneio.


Até Maringá são 158 km a bordo da Spin de sete lugares - a única do segmento por menos de R$ 82 mil. A terceira fileira de bancos reduz o porta-malas a 162 litros, espaço o suficiente para duas malas tipo cabine de avião, mas 
nem foi preciso, pela pouca bagagem para o fim de semana, rebater esse terceiro banco.


O terceiro banco rebatido eleva a capacidade do porta-malas para 710 l, e com a segunda fileira de bancos rebatida aumenta para quase 1.700 l.


A SUV 2019 veio de cara nova com a nova grade ativa mais inclinada como nos outros carros da marca e os faróis com ar mais moderno. A traseira ganhou um aerofólio fixo e uma esticada de mestre nas lanternas para as laterais.


Uns chamam-na de minivan, outros de SUV, mas seja qual for o adjetivo o carro logo mostrou sua intimidade com a estrada pelo conforto, dirigibilidade e desempenho do motor que nem parece ter apenas 106 cv e 16,8 kgfm 
de torque  (111 cv e 17,7 kgfm, com etanol) pela energia com que responde aos apelos do acelerador, graças às melhorias feitas no motor. É notável a força do Spin em baixas rotações.


O motor 1.8 EconoFlex trabalha junto com a transmissão automática GF6-3 de terceira geração da GM de seis marchas, que conta com função de dupla redução para retomadas e desacelerações e tem uma programação que memoriza o modo de dirigir do motorista, diminuindo o consumo de combustível. Pena o LTZ não ter os paddle shifts para troca das marchas no volante.


Apesar do engarrafamento, da íngreme subida da serra e do ritmo de test-drive o consumo do Spin LTZ 2019, o computador de bordo marcou 11,3 km/l, o que significa que com o tanque de 53 litros, nessas condições, o carro roda 598 km. Na cidade, o computador registrou consumo de 9,3 km/l. 



O consumo segundo a Chevrolet: Spin 2019 – MT: 9,4 km/l com álcool e 13,7 km/l com gasolina e Spin 2019 – AT – 8,4 km/l com álcool e 12,0 km/l com gasolina.



Na cidade o Spin é visto às dezenas circulando como táxi, o que avaliza a qualidade do carro que vem ganhando a preferência do consumidor particular pelo espaço e a confiabilidade que oferece.


Conforto
Volante com regulagem de profundidade e altura, banco do motorista com regulagem de altura, instrumentos bem visíveis são itens de conforto no Spin. No quesito dirigiblidade só tenho a fazer um reparo, a visibilidade é um pouco atrapalhada nas curvas apertadas para a esquerda, como as da estrada da serra para Visconde de Mauá e Maringá, pela coluna do lado do motorista.


Acendimento dos faróis e acionamento do sensor de chuva automáticos é excelente numa viagem. O Spin LTZ baixa um pouco os vidros da frente quando as portas se abrem para anular a pressão no fechamento das portas, e tem sensor de estacionamento traseiro. 


O ar condicionado é eficiente mesmo no calor rondando os 40º do Rio de Janeiro.


O sistema multimídia faz parte do item conforto e nisso a nova versão do MyLink não deixa nada a desejar. Uma tela de 7" sensível multi touch similar à dos smartphones  permite, com câmera de ré, controle de bluetooth com streaming, rádio AM e FM, acesso ao Google Android Auto (Google Maps e Waze) e Apple Car Play compatível com outros Apps do iPhone, como Waze, WhatsApp, Spotify e Stitcher, con controle através da Siri apertando um botão no volante. E ainda acessar as listas do Apple Music e fazer ligações e escutar mensagens de voz. 



No volante coberto de couro há comandos de voz, do piloto automático, ligação telefônica. E o carro ainda conta com o serviço OnStar, e conexões USB e auxiliar. Vem com alerta de pressão de pneus, encosto de cabeça e cintos de três pontos para os sete passageiros, faróis e lanterna de neblina e rodas de 16".


A suspensão responde bem às exigências dos pisos irregulares da cidade e na estrada é firme e garante o conforto necessário para uma viagem tranquila. 


É preciso deixar claro que o Spin não está preparado para fazer estrepolias ao volante, ele atende, sim, para o que foi fabricado, o que faz com perfeição. 


Custa R$ 83.090,00
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O modelo é vendido em mais cinco versões:








quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Chegou às lojas da BMW no País a quarta geração do X5 em quatro versões com preços a partir de R$ 449.950. Aproveite o pré-lançamento de ganhe o BMW Service Inclusive por três anos



São Paulo, 24 de janeiro de 2019 — A quarta geração do BMW X5 acaba de chegar à rede de concessionárias autorizadas da marca no Brasil, em quatro versões e preços a partir de R$ 449.950. Apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018, o modelo produzido em Spartanburg (EUA) foi completamente renovado e está maior, mais esportivo, sofisticado e moderno.

O cliente que adquirir o veículo no período de pré-vendas terá à disposição o BMW Service Inclusive (BSI), um plano que cobre os serviços de manutenção (informações abaixo) realizados nas concessionárias autorizadas da marca pelo período de três anos ou 40 mil quilômetros, prevalecendo o que ocorrer primeiro.

Externamente, o fundador do segmento Sports Activity Vehicle (SAV) recebeu novas entradas de ar na dianteira, uma grade frontal cromada mais ampla e angular, com o duplo rim conectado, novas luzes de neblina horizontais e novos faróis Full-LED, alinhados à nova identidade visual da marca bávara. Na traseira, as linhas de cintura e teto e dinâmicas, e as lanternas horizontalizadas e tridimensionais, estão entre os demais destaques do desenho exterior do veículo.

O novo BMW X5 é significativamente maior que seu predecessor: o comprimento aumentou 36 milímetros, totalizando 4,922 metros; a largura, 66 mm, indo a 2,004 metros; e a altura, 19 mm, subindo para 1.745 mm. A distância entre eixos tem 42 mm a mais, atingindo agora 2,975 metros. O porta-malas tem incríveis 650 litros, podendo atingir 1.870 litros com os bancos reclinados. As novas dimensões fornecem à nova geração do SAV não só uma aparência externa impressionante, mas um espaço interno invejável.

Internamente, a cabine exala elegância e modernidade, graças a materiais sofisticados, ao design harmonioso e a um conceito inovador de ergonomia, com a disposição dos comandos mais simples e direta. Mais digital e conectada, a nova cabine traz duas grandes telas de 12,3 polegadas, que integram o conceito de BMW Live Cockpit.

Em termos de motorização, o modelo oferece duas opções distintas. A primeira (versões xDrive 30d, xDrive 30d M Sport e xDrive 30d M Sport xOffroad) é um bloco de seis cilindros, em linha, de 2.993 cm³, movido a diesel, com 265 cavalos de potência a 4.000 rpm e 620 Nm de torque entre 2.000 e 2.500 rpm. O propulsor leva o modelo dos 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e à velocidade máxima de 230 km/h. 

Já a versão esportiva X5 M50d tem motor de seis cilindros em linha, de 2.993 cm³, quadriturbo, a diesel, que entrega 400 cavalos de potência, a 4.400 rpm, e 760Nm de torque, entre 2.200 e 3.000 rpm. Essa configuração acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 s e tem velocidade máxima de 250 km/h. Todas as versões tem câmbio automático Steptronic de oito marchas, com shift paddle, e tração integral xDrive. A suspensão a ar integral adaptativa (disponível apenas para as versões xDrive30d), por sua vez, ajusta a altura do veículo em cinco níveis diferentes de acordo com a preferência do motorista, por meio de um seletor situado no console central, variando até 80 mm. Além disso, altura do veículo pode ser ajustada também pela BMW Display Key ou por um botão no porta-malas, facilitando a carga e descarga de objetos.


O modelo traz ainda sistemas de tecnologia semiautônoma, como o Driving Assistant Professional, que permite a direção inteligente em situações como congestionamentos, trânsito lento ou viagens longas. O sistema traz as seguintes funções: alerta de mudança de faixa, alerta de tráfego cruzado em cruzamentos, assistente de mudança de faixa com sistema ativo de proteção lateral; alerta de evasão e alerta de veículo cruzando à frente.

Já o Parking Assistant Plus mede o espaço ao redor do veículo para estacioná-lo automaticamente por meio de câmeras e sensores, realizando as manobras com máxima precisão, poupando tempo e garantindo conforto ao motorista enquanto estaciona. Além disso, as manobras podem ser vistas em tempo real através das funções do Surround View: Top View, Panorama View e 3D View. As câmeras de visão geral permitem a visualização do entorno do veículo, facilitando assim as manobras de estacionamento e evitando colisões. Através da tela touch, a área 360° em volta do veículo pode ser explorada e girada com os dedos, permitindo assim uma visão total do carro em tela 3D. 

As câmeras de visão geral permitem a visualização de todo o entorno do veículo, facilitando assim as manobras de estacionamento e evitando colisões. Por meio da tela touch, a área 360°em volta do veículo pode ser explorada e girada com os dedos, permitindo assim uma visão total do carro em tela. O veículo disponibiliza ainda a chave Display Key com tela ‘touch’ colorida de LCD, que traz informações do veículo, como localização, autonomia, serviços e reparos, entre outros. Por meio dela, é possível também travar e destravar as portas do veículo, acender e apagar as luzes internas e levantar e abaixar os vidros laterais do veículo, entre outros.


Já o BMW Gesture Control é um sistema que, através de um sensor 3D acima do display central, permite a motorista e passageiro dianteiro controlarem funções do veículo com gestos, como abaixar e aumentar o volume do som girando o dedo no sentido horário e anti-horário (respectivamente), aceitar e rejeitar chamadas telefônicas apontando o dedo para a tela e balançando a mão para a direita (respectivamente), navegar pelo menu do sistema balançando as mãos para direita e esquerda, girar a visão 360° do carro nas câmeras do Surround View, além de outras mais

O sistema de navegação professional com iDrivetouch, por sua vez, traz tela de 12,3 polegadas com tecnologia touch, HD de 20 GB para armazenamento de arquivos de áudio via USB ou CD, além de integrar o sistema BMW ConnectedDrive, assistente pessoal que oferece uma série de serviços, como concierge, chamada de emergência e informações do trânsito em tempo real.

Por fim, o BMW Remote 3D View é um aplicativo que mostra, por meio do BMW Connected App, uma visão em 360° do veículo na tela do celular, em qualquer lugar. Além de sempre o lembrar onde seu carro está estacionado, a nova tecnologia ajuda na segurança, mostrando como estão os arredores do veículo antes de você ir até ele.

Estão disponíveis seis opções de cores: Branco Alpino (sólida); Carbon Black, Preto Safira, Branco Mineral, Cinza Arctic, Azul Phytonic (metálicas). Há quatro opções de revestimento interno: Couro Vernasca em Bege/ Marrom; Couro Vernasca em Preto/ Preto; Couro Vernasca em Café/ Preto; e Couro Vernasca em Cognac/ Preto. Pioneiro da família BMW X, o BMW X5 chega à quarta geração com mais de 2,2 milhões de unidades vendidas desde 1999, ano do seu surgimento.


Veja a seguir os preços e equipamentos das versões do novo BMW X5:

X5 xDrive30d (R$ 449.950)
A versão de entrada do modelo tem entre os principais itens de série controles de Estabilidade e Tração; airbags duplos frontais, laterais dianteiros, e de cortina dianteiros e traseiros; função start/stop, rodas de 21 polegadas e regeneração de energia de frenagem. Entre os itens de conforto e tecnologia estão cortinas para vidros laterais traseiros; bancos dianteiros aquecidos, ventilados com ajustes elétricos; ar-condicionado automático digital com controle de 4 zonas; sistema de entretenimento traseiro com duas telas de 10,2 polegadas; sistema de som Surround Harman Kardon; BMW Display Key; sistema ConnectedDrive, com serviços de Concierge e chamada de emergência inteligente, entre outros; Preparação para Apple CarPlay; faróis Full-LED e faróis de neblina em LED; assistente de farol alto; Head-Up Display; teto solar panorâmico; BMW Gesture Control; Driving Assistant Professional e Parking Assistant Plus.

X5 xDrive30d M Sport (R$ 479.950)
A versão intermediária traz os itens de série da versão anterior mais roda de 22 polegadas com freios M Sport; volante M em couro; pacote M aerodinâmico e pacote M Sport.

X5 xDrive30d M Sport xOffroad (R$ 499.950)
Essa versão traz os itens das anteriores mais o sistema xOffroad, que oferece quatro modos de condução voltados para quatro tipos de terrenos diferentes: xSand (areia), xRocks (rocha), xGravel (cascalho) e xSnow (neve). O dispositivo traz diferentes ajustes do sistema xDrive, transmissão e da resposta do acelerador.


X5 M50d (R$ 539.950)
A versão esportiva oferece entre os principais itens, além dos equipamentos das versões anteriores: faróis com tecnologia BMW Laserlight; sistema de som Surround Bowers & Wilkins; BMW Night Vision com reconhecimento de pedestres; pacote M Performance; suspensão Adaptativa M Sport; sistema de exaustão M Sport; freios M Sport; Diferencial M Sport; volante M em couro; pacote M aerodinâmico e manopla de câmbio em Glass Crafted Clarity.



Sobre o BMW Service Inclusive (BSI)

O BMW Service Inclusive (BSI) é um plano de manutenção adquirido pelo cliente BMW na compra de um veículo zero quilômetro que cobre os custos de alguns serviços de manutenção realizados nas Concessionárias Autorizadas da marca pelo período de três anos, a contar da data de entrega do veículo, ou 40 mil quilômetros.

Os serviços incluídos no programa poderão ser executados pelo cliente quando indicada a necessidade de manutenção (sinal amarelo no display central do veículo) pelo sistema Condition Based Service (CBS), o qual somente acusa a necessidade de troca de algum componente quando este realmente está no fim da vida útil, gerando economia de recursos e tempo.

A cobertura é de peças, mão de obra e insumos necessários para a realização do serviço de manutenção.  Os serviços inclusos são: substituição de óleo do motor e filtro de óleo; refil de óleo do motor, caso solicitado pelo check control do veículo; substituição de fluido de freio; inspeção do veículo; substituição de filtro de ar do motor; substituição de filtro de combustível (Motores ActiveFlex e Diesel); substituição de microfiltro do ar-condicionado; e substituição de velas de ignição.São Paulo, 24 de janeiro de 2019 — A quarta geração do BMW X5 acaba de chegar à rede de concessionárias autorizadas da marca no Brasil, em quatro versões e preços a partir de R$ 449.950. Apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018, o modelo produzido em Spartanburg (EUA) foi completamente renovado e está maior, mais esportivo, sofisticado e moderno.

O cliente que adquirir o veículo no período de pré-vendas terá à disposição o BMW Service Inclusive (BSI), um plano que cobre os serviços de manutenção (informações abaixo) realizados nas concessionárias autorizadas da marca pelo período de três anos ou 40 mil quilômetros, prevalecendo o que ocorrer primeiro.

Externamente, o fundador do segmento Sports Activity Vehicle (SAV) recebeu novas entradas de ar na dianteira, uma grade frontal cromada mais ampla e angular, com o duplo rim conectado, novas luzes de neblina horizontais e novos faróis Full-LED, alinhados à nova identidade visual da marca bávara. Na traseira, as linhas de cintura e teto e dinâmicas, e as lanternas horizontalizadas e tridimensionais, estão entre os demais destaques do desenho exterior do veículo.

O novo BMW X5 é significativamente maior que seu predecessor: o comprimento aumentou 36 milímetros, totalizando 4,922 metros; a largura, 66 mm, indo a 2,004 metros; e a altura, 19 mm, subindo para 1.745 mm. A distância entre eixos tem 42 mm a mais, atingindo agora 2,975 metros. O porta-malas tem incríveis 650 litros, podendo atingir 1.870 litros com os bancos reclinados. As novas dimensões fornecem à nova geração do SAV não só uma aparência externa impressionante, mas um espaço interno invejável.


Internamente, a cabine exala elegância e modernidade, graças a materiais sofisticados, ao design harmonioso e a um conceito inovador de ergonomia, com a disposição dos comandos mais simples e direta. Mais digital e conectada, a nova cabine traz duas grandes telas de 12,3 polegadas, que integram o conceito de BMW Live Cockpit.

Em termos de motorização, o modelo oferece duas opções distintas. A primeira (versões xDrive 30d, xDrive 30d M Sport e xDrive 30d M Sport xOffroad) é um bloco de seis cilindros, em linha, de 2.993 cm³, movido a diesel, com 265 cavalos de potência a 4.000 rpm e 620 Nm de torque entre 2.000 e 2.500 rpm. O propulsor leva o modelo dos 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e à velocidade máxima de 230 km/h. 

Já a versão esportiva X5 M50d tem motor de seis cilindros em linha, de 2.993 cm³, quadriturbo, a diesel, que entrega 400 cavalos de potência, a 4.400 rpm, e 760Nm de torque, entre 2.200 e 3.000 rpm. Essa configuração acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 s e tem velocidade máxima de 250 km/h. Todas as versões tem câmbio automático Steptronic de oito marchas, com shift paddle, e tração integral xDrive. A suspensão a ar integral adaptativa (disponível apenas para as versões xDrive30d), por sua vez, ajusta a altura do veículo em cinco níveis diferentes de acordo com a preferência do motorista, por meio de um seletor situado no console central, variando até 80 mm. Além disso, altura do veículo pode ser ajustada também pela BMW Display Key ou por um botão no porta-malas, facilitando a carga e descarga de objetos.

O modelo traz ainda sistemas de tecnologia semiautônoma, como o Driving Assistant Professional, que permite a direção inteligente em situações como congestionamentos, trânsito lento ou viagens longas. O sistema traz as seguintes funções: alerta de mudança de faixa, alerta de tráfego cruzado em cruzamentos, assistente de mudança de faixa com sistema ativo de proteção lateral; alerta de evasão e alerta de veículo cruzando à frente.


Já o Parking Assistant Plus mede o espaço ao redor do veículo para estacioná-lo automaticamente por meio de câmeras e sensores, realizando as manobras com máxima precisão, poupando tempo e garantindo conforto ao motorista enquanto estaciona. Além disso, as manobras podem ser vistas em tempo real através das funções do Surround View: Top View, Panorama View e 3D View. As câmeras de visão geral permitem a visualização do entorno do veículo, facilitando assim as manobras de estacionamento e evitando colisões. Através da tela touch, a área 360° em volta do veículo pode ser explorada e girada com os dedos, permitindo assim uma visão total do carro em tela 3D. 

As câmeras de visão geral permitem a visualização de todo o entorno do veículo, facilitando assim as manobras de estacionamento e evitando colisões. Por meio da tela touch, a área 360°em volta do veículo pode ser explorada e girada com os dedos, permitindo assim uma visão total do carro em tela. O veículo disponibiliza ainda a chave Display Key com tela ‘touch’ colorida de LCD, que traz informações do veículo, como localização, autonomia, serviços e reparos, entre outros. Por meio dela, é possível também travar e destravar as portas do veículo, acender e apagar as luzes internas e levantar e abaixar os vidros laterais do veículo, entre outros.

Já o BMW Gesture Control é um sistema que, através de um sensor 3D acima do display central, permite a motorista e passageiro dianteiro controlarem funções do veículo com gestos, como abaixar e aumentar o volume do som girando o dedo no sentido horário e anti-horário (respectivamente), aceitar e rejeitar chamadas telefônicas apontando o dedo para a tela e balançando a mão para a direita (respectivamente), navegar pelo menu do sistema balançando as mãos para direita e esquerda, girar a visão 360° do carro nas câmeras do Surround View, além de outras mais

O sistema de navegação professional com iDrivetouch, por sua vez, traz tela de 12,3 polegadas com tecnologia touch, HD de 20 GB para armazenamento de arquivos de áudio via USB ou CD, além de integrar o sistema BMW ConnectedDrive, assistente pessoal que oferece uma série de serviços, como concierge, chamada de emergência e informações do trânsito em tempo real.


Por fim, o BMW Remote 3D View é um aplicativo que mostra, por meio do BMW Connected App, uma visão em 360° do veículo na tela do celular, em qualquer lugar. Além de sempre o lembrar onde seu carro está estacionado, a nova tecnologia ajuda na segurança, mostrando como estão os arredores do veículo antes de você ir até ele.

Estão disponíveis seis opções de cores: Branco Alpino (sólida); Carbon Black, Preto Safira, Branco Mineral, Cinza Arctic, Azul Phytonic (metálicas). Há quatro opções de revestimento interno: Couro Vernasca em Bege/ Marrom; Couro Vernasca em Preto/ Preto; Couro Vernasca em Café/ Preto; e Couro Vernasca em Cognac/ Preto. Pioneiro da família BMW X, o BMW X5 chega à quarta geração com mais de 2,2 milhões de unidades vendidas desde 1999, ano do seu surgimento.

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