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sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Quando vc anda com o Spin descobre porque os taxistas - verdadeiros termómetros da qualidade dos carrros - preferem este modelo. Tem motor de 106cv renovado e eficaz na estrada e econômico. A versão avaliada pelo Blog custa R$ 83.090. Sugiro que o leitor faça um test-drive




Apesar do calor de fritar ovo no asfalto, no Rio de Janeiro, duas da tarde saí de casa para entregar um carro que testei na semana passada e pegar na Simcauto, em Del Castilho, percurso feito de metrô, o Chevrolet Spin para avaliação pelo Blog - que já ultrapassou os 2.045.000 leituras. Após o check-in saí com o Spin azul 1.8 Automático LTZ disposto a fazer uma viagem de fim de semana.



Logo lembrei de um lugar que adoro, na Região Serrana fluminense, e onde não ía há bastante tempo: Visconde de Mauá. Todo o mundo fala que vai para Visconde de Mauá, mas na verdade vai mesmo é para Maringá, um pouco mais acima, a 1.300 m acima do nível do mar. Hoje, a estrada está uma maravilha, asfaltada, muito diferente da década de 1980 quando era de piso de saibro com centenas de buracos que tornavam a subida um suplício.


Eu tinha uma Chevrolet Caravan chumbo, quatro cilindros, que enfrentava, todo o final de semana, as curvas apertadas e a buraqueira com valentia mas muito sofrimento da suspensão. Se a neta dessa Caravan, a Spin azul, soubesse o que sua avó sofreu naquele caminho...



Ficamos, eu e minha mulher, Lana, na agradável e excelente Pousada das Hortências, do lado mineiro de Maringá - a cidade faz fronteira entre os Estados do Rio de Janeiro, do lado direito de quem sobe a serra, e Minas Gerais - e é dividida pelo Rio Preto.

Tanque cheio de gasolina, saímos sexta-feira, ao meio-dia, rumo à BR-101, a Rodovia Presidente Dutra, já encontrando trânsito intenso na Linha Vermelha, afinal, janeiro é mês de férias e muita gente pega a estrada para aproveitar o descanso nas cidades fluminenses de veraneio.


Até Maringá são 158 km a bordo da Spin de sete lugares - a única do segmento por menos de R$ 82 mil. A terceira fileira de bancos reduz o porta-malas a 162 litros, espaço o suficiente para duas malas tipo cabine de avião, mas 
nem foi preciso, pela pouca bagagem para o fim de semana, rebater esse terceiro banco.


O terceiro banco rebatido eleva a capacidade do porta-malas para 710 l, e com a segunda fileira de bancos rebatida aumenta para quase 1.700 l.


A SUV 2019 veio de cara nova com a nova grade ativa mais inclinada como nos outros carros da marca e os faróis com ar mais moderno. A traseira ganhou um aerofólio fixo e uma esticada de mestre nas lanternas para as laterais.


Uns chamam-na de minivan, outros de SUV, mas seja qual for o adjetivo o carro logo mostrou sua intimidade com a estrada pelo conforto, dirigibilidade e desempenho do motor que nem parece ter apenas 106 cv e 16,8 kgfm 
de torque  (111 cv e 17,7 kgfm, com etanol) pela energia com que responde aos apelos do acelerador, graças às melhorias feitas no motor. É notável a força do Spin em baixas rotações.


O motor 1.8 EconoFlex trabalha junto com a transmissão automática GF6-3 de terceira geração da GM de seis marchas, que conta com função de dupla redução para retomadas e desacelerações e tem uma programação que memoriza o modo de dirigir do motorista, diminuindo o consumo de combustível. Pena o LTZ não ter os paddle shifts para troca das marchas no volante.


Apesar do engarrafamento, da íngreme subida da serra e do ritmo de test-drive o consumo do Spin LTZ 2019, o computador de bordo marcou 11,3 km/l, o que significa que com o tanque de 53 litros, nessas condições, o carro roda 598 km. Na cidade, o computador registrou consumo de 9,3 km/l. 



O consumo segundo a Chevrolet: Spin 2019 – MT: 9,4 km/l com álcool e 13,7 km/l com gasolina e Spin 2019 – AT – 8,4 km/l com álcool e 12,0 km/l com gasolina.



Na cidade o Spin é visto às dezenas circulando como táxi, o que avaliza a qualidade do carro que vem ganhando a preferência do consumidor particular pelo espaço e a confiabilidade que oferece.


Conforto
Volante com regulagem de profundidade e altura, banco do motorista com regulagem de altura, instrumentos bem visíveis são itens de conforto no Spin. No quesito dirigiblidade só tenho a fazer um reparo, a visibilidade é um pouco atrapalhada nas curvas apertadas para a esquerda, como as da estrada da serra para Visconde de Mauá e Maringá, pela coluna do lado do motorista.


Acendimento dos faróis e acionamento do sensor de chuva automáticos é excelente numa viagem. O Spin LTZ baixa um pouco os vidros da frente quando as portas se abrem para anular a pressão no fechamento das portas, e tem sensor de estacionamento traseiro. 


O ar condicionado é eficiente mesmo no calor rondando os 40º do Rio de Janeiro.


O sistema multimídia faz parte do item conforto e nisso a nova versão do MyLink não deixa nada a desejar. Uma tela de 7" sensível multi touch similar à dos smartphones  permite, com câmera de ré, controle de bluetooth com streaming, rádio AM e FM, acesso ao Google Android Auto (Google Maps e Waze) e Apple Car Play compatível com outros Apps do iPhone, como Waze, WhatsApp, Spotify e Stitcher, con controle através da Siri apertando um botão no volante. E ainda acessar as listas do Apple Music e fazer ligações e escutar mensagens de voz. 



No volante coberto de couro há comandos de voz, do piloto automático, ligação telefônica. E o carro ainda conta com o serviço OnStar, e conexões USB e auxiliar. Vem com alerta de pressão de pneus, encosto de cabeça e cintos de três pontos para os sete passageiros, faróis e lanterna de neblina e rodas de 16".


A suspensão responde bem às exigências dos pisos irregulares da cidade e na estrada é firme e garante o conforto necessário para uma viagem tranquila. 


É preciso deixar claro que o Spin não está preparado para fazer estrepolias ao volante, ele atende, sim, para o que foi fabricado, o que faz com perfeição. 


Custa R$ 83.090,00
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O modelo é vendido em mais cinco versões:








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