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quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Coluna de Fernando Calmon fala da transformação digital



Coluna 

Fernando Calmon 

Nº 1.068 — 24/10/19




TRANSFORMAÇÃO DIGITAL


Três dias de debates, palestras, interações e apresentação de novas tecnologias fizeram do 28º Congresso da SAE Brasil, realizado em São Paulo, semana passada, motivo de grandes reflexões sobre o futuro. O tema central foi dos mais instigantes: Veículos e Vias Inteligentes, o caminho para a mobilidade sustentável.

Entre os vários temas, um tratou da desconexão do que acontece entre o banco do motorista e o volante. Câmeras e sensores agora conseguem mapear o rosto do motorista e identificar seu grau de humor, além de possíveis distrações como falar ao celular, escrever mensagens, sinais de cansaço ou dirigir por muito tempo sem as duas mãos ao volante. Essas informações retransmitidas ao veículo mudam parâmetros de rodagem e até param o veículo totalmente.

A transformação digital não é só tecnologia, pois envolve mudanças culturais. Para o diretor de Serviços do Grupo CAOA, Ivan Witt, no futuro as pessoas poderão, se quiserem, deixar de comprar um carro e adquirir um pacote de mobilidade, desde o transporte público ao patinete ou locação de veículo de luxo aos finais de semana. “Empresas vão se associar para fazer o que os clientes desejarem”, afirmou.

“Temos desafios, mas o Brasil possui uma matriz energética limpa e disponível, como eólica, solar, hídrica e até biomassa. Outros países falam de mobilidade sustentável, mas sua geração de eletricidade está contaminada com CO2”, pontuou o presidente da ABB Brasil, Rafael Paniagua. Foi lembrado em palestras a peculiaridade de grandes distâncias no País que dariam mais protagonismo aos modelos híbridos ou híbridos plugáveis em detrimento dos puramente elétricos.


Curioso, ainda, foi ver as dispersões sobre o futuro do automóvel elétrico no mundo. Para a Roland Berger, em 2025 de 12% a 25% dos veículos leves vendidos serão híbridos ou dependentes 100% da bateria, enquanto a McKinsey prevê que em 2030 a participação dos eletrificados poderá representar de 10 a 50% dos veículos novos. Em outras palavras, ninguém sabe a verdadeira aceitação dos compradores e as pesquisas são muito vagas ou inconclusivas.

No espaço dedicado à exposição de produtos e serviços, o que mais chamou a atenção foi uma cópia em tamanho real do Hyperloop, uma cápsula de transporte para longas distâncias a velocidades em torno de 1.000 km/h. Um programa de realidade virtual simulou aos visitantes essa viagem silenciosa e com energia captada do sol para mover pessoas e cargas. 

O sistema está em testes desde 2018 nos EUA, França e Abu Dhabi. O Brasil poderá participar dessa fase. Mas a grande pergunta é saber sobre a viabilidade econômica do Hyperloop e não apenas os aspectos técnicos que, aparentemente, caminham bem.

Também foram apresentadas novidades mais simples, porém de impacto no dia a dia. A exemplo do aplicativo da Bosch batizado de Perfectly Keyless (Perfeitamente sem Chave, na tradução livre). Substitui a chave física do veículo e a transfere para o telefone celular. Pode se aplicar em qualquer veículo, notadamente para frotas com múltiplos motoristas como as de locadoras ou serviços de compartilhamento. Praticidade com conforto, sem riscos de perda ou roubo e de baixíssima possibilidade de clonagem.

ALTA RODA

FROTA brasileira circulante (considerada frota real) continuará a crescer: 2,3%, em 2019 e 2,6%, em 2020. Atingirá 47 milhões de veículos, mais 13 milhões de motos, totalizando 60 milhões. Previsão é do Sindipeças. A idade média da frota específica de automóveis  seguirá envelhecendo  e atingirá 10 anos. No auge das vendas em 2013, os carros tinham menos anos de uso.

PROGRAMA IncentivAuto foi sancionado pelo governo paulista. Mas caiu a exigência mínima de 400 vagas diretas. Isso limitaria o número de empresas enquadráveis. Como estratégia de longo prazo, quanto mais engessamento menos efetivos serão os resultados. Compensação máxima no ICMS será de 25%.

MINI Countryman híbrido plugável agora pode rodar até 60 km no modo elétrico. Tração nas quatro rodas (motor elétrico atrás) permite grande agilidade no trânsito, além de silêncio. Espaço interno muito bom, bancos dianteiros perfeitos e porta-malas de 405 L. Comandos por teclas e acabamento de alto nível. Tanque de apenas 36 litros limita autonomia na estrada.

AÇÃO é quase simbólica, mas as três marcas do mesmo grupo atuantes no Brasil – Audi, Porsche e VW – decidiram montar infraestrutura básica de abastecimento elétrica. Juntaram-se a quatro empresas do ramo para montar 64 pontos de recarrega rápida e ultrarrápida em estradas. Começa em 2020 e vai até 2023. BMW havia tomado mesma iniciativa na via Dutra (Rio-S. Paulo).

PARA João Barros, da Wings, avanço da Inteligência Artificial (IA) levará a experiência do usuário a um novo nível. Ao reconhecer padrões do veículo com base em hábitos do condutor, pode antecipar problemas e evitar gastos desnecessários. Investimentos mundiais em AI chegarão a US$ 35,5 bilhões em 2019 e até 2021, US$ 52 bilhões.

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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Chevrolet promove feirão de fábrica na capital e em todas as concessionárias do Estado do Rio de Janeiro. Tem Joy a partir de R$ 41.990 e taxa zero para toda a linha Chevrolet em promoção. Vá conhecer de perto o Novo Onix Turbo






Rio de Janeiro (RJ) A Chevrolet promove, neste final de semana (sexta-feira 25 e sábado 26 de outubro), seu tradicional feirão de fábrica no Rio de Janeiro em todas as concessionárias da marca no estado.

As ações de vendas vão ocorrer no estacionamento do Shopping Nova América, em Del Castilho. Os clientes vão encontrar ofertas bastante vantajosas nos preços e também nas condições de financiamentos. Um exemplo é o Joy que tem preço promocional a partir de R$ 41.990. Já o Tracker será comercializado a partir de R$ 82.990, com bônus de R$ 9.000 na troca pelo usado.

No feirão reunimos as melhores promoções do ano em um único final de semana com supervalorização do usado. Os clientes vão encontrar ainda taxa zero para toda a linha Chevrolet”, revela Leonardo Silveira, Gerente Regional de Marketing.

Novo Onix Plus
Durante o feirão os clientes vão conhecer o mais novo lançamento da Chevrolet, o Novo Onix Plus que chega ainda mais tecnológico e com o melhor conjunto do segmento.
O Novo Onix Plus traz para a categoria tecnologias capazes de antecipar as necessidades do consumidor. A começar pelo Wi-Fi nativo com sinal até 12 vezes mais estável. Sua conexão à internet de alta velocidade permite ainda atualizar sistemas do veículo de forma remota, igual já acontece com smartphones. Um novo aplicativo permite ao motorista consultar desde informações do computador de bordo até iniciar a climatização da cabine à distância.
Motor turbo, assistente de estacionamento semiautônomo, acionamento da ignição por botão, sensor de ponto cego e nova geração do multimídia MyLink são outras novidades disponíveis para o Novo Onix Plus, como passa a ser chamado o sedã.
Já airbags frontais, laterais e de cortina, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa e limitador de velocidade passam a complementar a lista de itens de série. Estreiam junto dois motores de nova geração da família Ecotec, incluindo uma inédita opção turbo - a mais econômica da categoria.
Outra novidade que estreia com o Novo Onix Plus é o myChevrolet App. Ele permite maior interação entre o usuário e o veículo. Pelo aplicativo é possível consultar informações do computador de bordo, entre elas o nível de combustível, a vida útil do óleo, o hodômetro e a pressão individualizada dos pneus. Dá para consultar até se há informações de recall.
Pelo myChevrolet App o usuário tem acesso a diversas funcionalidades, como a que proporciona relatórios por viagem, por dia, semana ou mês quanto a forma de condução para quem deseja se aprimorar ao volante e dirigir de forma mais eficiente. Funções do veículo também podem ser comandados por smart watch. Esta tecnologia está disponível para o Novo Onix equipado com o sistema OnStar.
Alertas e diagnósticos do veículo, notificações de manutenção para a concessionaria e relatórios de condução inteligente são gratuitos durante os 10 primeiros anos de uso do veículo, caso o cliente assim queira. Há ainda um pacote do OnStar com diversos serviços complementares.
A Chevrolet Serviços Financeiros vai montar uma completa estrutura no local para dar total suporte de financiamento ao consumidor.
Serviço
Evento: Feirão de fábrica RJ.
Data: 25 e 26 de outubro de 2019
Local: Estacionamento do Shoppin Nova América, em Del Castilho.
Horários: das 9 às 20 horas.

GM inaugura nova linha de motores em Joinville • Investimento para implementação de novas tecnologias, ampliação de área e capacidade produtiva foi da ordem de R$ 1,9 bilhão • Nova linha produz os inovadores motores 1.0 turbo e aspirado do Novo Onix e Novo Onix Plus • Uma das fábricas mais sustentáveis da GM no mundo, Joinville é palco da sexta edição do Prêmio GM de Sustentabilidade



São Caetano do Sul – Com investimento de R$ 1,9 bilhão em novas tecnologias e edificações, a nova linha de motores da fábrica da General Motors de Joinville (SC) foi inaugurada hoje, 22 de outubro, em cerimônia que também marcou a entrega da sexta edição do Prêmio GM de Sustentabilidade.

"A fábrica de Joinville, que já era uma das mais modernas e sustentáveis da região e do mundo, agora é uma das operações de sistemas de propulsão com maior nível de automação. Isto foi viabilizado com os investimentos recentes", revelou Marcos Munhoz, vice-presidente da GM América do Sul.

Manufatura 4.0Muitos processos da nova linha de motores da fábrica de Joinville da GM possuem nível de automação da indústria 4.0.
"Temos, por exemplo, empilhadeiras autoguiadas realizando o abastecimento de componentes usinados e motores finalizados. Cerca de 20% da nossa frota de empilhadeiras são autônomas e as demais são equipadas com uso eficiente de energia limpa", comenta Luiz Fernando Duccini, gerente geral da fábrica de Joinville.

Além disso, os dispositivos de automação da linha de montagem e usinagem de componentes escaneiam o código de cada peça e selecionam automaticamente o programa correto para fabricar aquele tipo de motor e ajustam os parâmetros de manufatura quando necessário.
Entre os avanços tecnológicos implementados na fábrica está o monitoramento de consumo de utilidades de água, ar comprimido e energia por linha e processo produtivo, tanto no setor de usinagem de componentes, como na linha de montagem de motores.

"Esse controle tão preciso permite que consigamos nos tornar ainda mais eficientes ao medir os consumos de utilidades por unidade produzida e os impactos de cada processo, assim podemos atuar mais focados ainda também na sustentabilidade", afirmou Duccini.

A nova linha produz os inovadores motores 1.0 turbo e aspirado de três cilindros do Novo Onix e do Novo Onix Plus fabricados em Gravataí (RS).

A unidade de Joinville conta com 90 robôs operando um sistema integrado e inteligente onde todas as peças são monitoradas pelo seu número serial, permitindo registrar dados importantes de manufatura e qualidade.

"Isso significa que podemos realizar o rastreamento de todas as peças de qualquer motor em tempo real, o que garante muito mais qualidade e precisão ao processo de fabricação", explica o gerente geral da fábrica. Com a nova linha, a capacidade produtiva da fábrica passa de 174 mil motores por ano para 410 mil unidades.

Confira alguns números da obra de expansão da fábrica da GM de Joinville:
Mais de 410 mil horas trabalhadas na instalação das máquinas

Área construída: 46.800 m2, equivalente a nove campos de futebol

627 novos equipamentos instalados

90 robôs

512 containers recebidos de máquinas e equipamentos

Fornecedores de 15 países diferentes

Sustentabilidade na fábrica de Joinville
A GM tem em Joinville (SC) uma das fábricas mais sustentáveis do mundo. A unidade foi a primeira a implantar um conjunto de sistemas pioneiros na área de eficiência energética e proteção ao meio ambiente, com destaque para a energia fotovoltaica - gerada a partir da luz do sol, reciclagem de água industrial por meio de osmose reversa e tratamento inédito de efluentes e esgotos por meio de jardins filtrantes.

A unidade também possui 100% dos resíduos industriais reciclados (zero aterro). Pelo programa "Zero Aterro" todos os resíduos do processo produtivo são reutilizados, reciclados ou coprocessados. Mesma prática foi adotada no recebimento de 512 containers de equipamentos, que compõem a nova linha de usinagem e montagem recém-inaugurada para a fabricação dos motores turbo e aspirado do Novo Onix e Novo Onix Plus.

Todas essas tecnologias foram ampliadas no processo de expansão da fábrica. Outras iniciativas, como a troca de torres de resfriamento, o melhor direcionamento da água pluvial e a substituição dos carregadores de bateria, fizeram com que a fábrica se tornasse ainda mais eficiente, gerando redução do consumo de água equivalente ao gasto de 43 residências no período de um ano e de energia elétrica na ordem de 106 residências por ano.
Prêmio GM de Sustentabilidade 2019A General Motors anunciou nesta terça-feira, dia 22 de outubro de 2019, os vencedores do Prêmio GM de Sustentabilidade entregue para Concessionárias, Fornecedores e Empregados. A cerimônia foi realizada na Fábrica de Joinville, em Santa Catarina, uma das mais sustentáveis do mundo.

A premiação reconhece as melhores práticas sustentáveis, que contribuem para realizar a visão de futuro da GM de zero acidente, zero emissão e zero congestionamento ao trazer desenvolvimento econômico, preservando os recursos ambientais e gerando meios para que se promova um melhor equilíbrio no desenvolvimento social. Na sua sexta edição, o tema do prêmio deste ano foi a reciclagem.

A concessionária vencedora foi a Uvel, de Santa Catarina, o fornecedor foi a Cooper Standard e a empregada foi a Clarice Damião, líder de grupo da fábrica de Joinville. O júri é composto pelo Comitê de Sustentabilidade da General Motors, seguindo os critérios como inovação e relevância para o negócio.

"É uma honra para mim estar presente aqui em uma das fábricas mais sustentáveis do mundo para reconhecer iniciativas de sustentabilidade que estão presentes em toda a nossa cadeia: desde os fornecedores, passando pelos nossos empregados, até chegarmos ao cliente final nas concessionárias. O tema deste ano é muito importante porque a questão do lixo é cada vez mais relevante e está muito em linha com as nossas práticas. Todas as nossas fábricas no Brasil são Zero Aterro e estamos caminhando para termos todas as nossas instalações da GM no mundo com essa certificação muito em breve", comenta Marcos Munhoz, vice-presidente da GM América do Sul e Presidente do Comitê de Sustentabilidade.

CONCESSIONÁRIA - UVELA concessionária possui diversas iniciativas que visam diminuir seus impactos ambientais e também colaborar com o desenvolvimento social local. Entre os projetos estão a captação de água pluvial, uso de telhas translúcidas para privilegiar a iluminação natural, coleta seletiva de resíduos, reutilização de insumos químicos, qualificação da mão de obra, neutralização de resíduos contaminados, capacitação da comunidade em mecânica básica, entre outros.

FORNECEDOR – COOPER STANDARDA empresa realiza a coleta seletiva, reciclagem e coprocessamento dos seus resíduos em busca do zero aterro, faz o tratamento de efluentes líquidos e gasosos, a gestão de energia e emissão de CO2 e do consumo de água, além de promover ações socioambientais com a comunidade.

EMPREGADA - CLARICE DAMIÃOA empregada coordenou o Projeto Polinizadores, com um hotel de abelhas construído com madeira reciclada e jardins que utilizam pneus reutilizados.

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Conheça a nova #CHEVROLET #S10 Turbo Diesel 4x4 modelo 2020

Coluna MInas Turismo Gerais, do jornalista Sérgio Moreira: de Ubirici a Gramado, com feriados prolongados dobrados em 2020 cresce a possibilidade de fazer turismo no Brasil



Coluna 
Minas Turismo Gerais  


Jornalista Sérgio Moreira

Urubici recebe Congresso da Abrajet 


A Cascata Véu de Noiva fica no caminho do Morro da Igreja. dentro de uma área particular a lindeza tem 62 metros de queda e suas águas deslizam suavemente pelas rochas até chegar a piscina que se forma no final da queda

A charmosa cidade de Urubici, na Serra Catarinense, vai ser sede do 36º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. O encontro com profissionais da imprensa de várias partes do Brasil acontece de 27 de novembro a 01 de dezembro .

O Congresso Brasileiro é o principal evento da Abrajet nacional. É segunda vez consecutiva que Santa Catarina sedia o evento. No ano passado aconteceu em Florianópolis, no Costão do Santinho e reuniu jornalistas de vários Estados Brasileiros. 

“Santa Catarina é um estado muito acolhedor mas as pessoas, na sua maioria, conhecem o nosso lindo litoral. Queremos a partir deste congresso, unir os jornalistas especializados em Turismo, no Planalto Serrano. Vamos surpreende-los com o que há de especial na Serra Catarinense. Não tenho dúvidas que vão se apaixonar com a charmosa e propulsora cidade de Urubici e o potencial da nossa Serra”, comenta o Presidente da Abrajet Nacional, Evandro Novak. 

Segundo o presidente da Abrajet, a ideia é promover uma experiência aos jornalistas que vá da gastronomia ao potencial turístico, da aventura aos vinhos de atitudes, do lazer a experiência de um variado atrativo com cachoeiras, passeios. O prefeito Antônio Zilli, que tem despertado cada vez mais o município para o potencial turístico acertou em sediar o Congresso da Abrajet.

Inscrições https://abrajetnacional.com.br/inscricao-congresso

A Pedra Furada é uma escultura natural em forma de janela, com 
aproximadamente 30 metros de circunferência 


Urubici é um município do estado de Catarina, de Florianópolis, capital de Santa Catarina a cidade de Urubici a distância é de 169 km. Uma população estimada em 2010 era de 10 702 habitantes. Possui uma área de 1019,1 km². No cume do Morro da Igreja (1.822 metros), o ponto mais alto habitado do sul do Brasil, localizado no município, foi registrada, extraoficialmente, a temperatura mais baixa do país: −17,8 °C, em 29 de junho de 1996. Urubici também é conhecida pelas suas diversas belezas naturais, estando incluída no Caminho das Neves.

Localizada no Vale do Rio Canoas, Urubici, a Terra das Hortaliças, é o maior produtor de hortifrutigranjeiros de Santa Catarina. Também se destaca pelo cultivo de maçã, especialmente com a variedade gala. Outro aspecto importante é o cultivo de erva-mate, produto básico do tradicional chimarrão, e apreciado nos países do Mercosul. Com paisagens muitas vezes comparada à Europa, Urubici está situada no ponto mais elevado de Santa Catarina, possuindo Inúmeras as cascatas. Um exemplo é a Cascata do Avencal, com água despencando em queda-livre a mais de 100 metros de altura.

Outro local de destaque é o Morro da Igreja, com 1 822 metros de altitude, que permite enxergar todo o Litoral Sul Catarinense]. Nesse morro, encontra-se a Pedra Furada, uma escultura natural em forma de janela. Outros atrativos turísticos são as inscrições rupestres dos tempos das cavernas, na Branco], a Gruta Nossa Senhora de Lourdes e a Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens.

Existem várias hipóteses etimológicas para o topônimo "Urubici; deriva do termo da língua geral paulista urubysy, que significa "fileira de urubás" (uruba, urubá + ysy, fileira); deriva do termo tupi urubuysy, que significa "fileira de urubus" (urubu, urubu + ysy, fileira) 

Centro da cidade 


Por marcar a história de várias civilizações, Urubici exibe, até hoje, a passagem de seus primeiros habitantes. São sinais registrados em pedras há pelo menos 40 séculos, comparável às inscrições encontradas em alguns outros pontos do litoral catarinense. 

Segundo historiadores, o ano de 1711 é data base para Urubici, quando dom João V ordena que os jesuítas procurem minas e catequizem índios até o rio Caçadores. Com essa missão, os padres José Mascarenhas e Luís de Albuquerque traçam marcos na região - marcos do Maranhão até Laguna, a considerada "região do ouro". 

O primeiro marco foi colocado no Morro Pelado (comando indígena), o segundo no Morro da Mala (onde moravam os padres) e o terceiro no Morro do Panelão (onde ficavam as tropas que carregariam o ouro). 

Conta-se que grande porção do ouro foi enterrada nas rochas pelos jesuítas. Os índios, na maioria tupi-guarani, foram catequizados em grupos e já eram remanescentes de outras regiões].

Conta-se que existem mapas em originais e cópias, nunca vistos Urubici registrava um pinheiral espantoso, um "mar de pinheiros", e em outras regiões, não em todas, alguns banhados, com sumidouros de animais e pessoas não orientadas.

Alguns índios já conheciam missionários e orientavam jesuítas pelas andanças. Padre Luís relata que, ao fincar uma grande cruz no dia 1 março, ela mergulhou no pântano, mais de um metro, sem nenhuma força. Em cada marco, foi plantada uma cruz jesuítica, com ramos amarrados na altura de Cristo. Nos anais do livro 12 Jesuítas no Estado de Santa Catarina (Biblioteca dos Jesuítas do Rio de Janeiro), além desse relatório, existe o seguinte:


Os jesuítas (que na opinião de muitos eram homens comuns com vestes de padres) levavam pessoas em cargueiros para acamparem e ficarem acampadas nas regiões por onde andavam. No planalto, acamparam doze homens com cavalos, fora os dois padres que comandavam a pesquisa. Balaios cheios de artefatos indígenas eram levados continuamente de volta à missão no Morro do Pelado de onde eram levados para o Rio. Com eles, ía um bugreiro, Samuel Kupll, que preparava o chão da missão e fazia o marco; Manuel Sampaio que era cuidador de tropas; os guapos que a cavalo iam pela região, com Liro Santo, Caetano Matoso e outros. 

O município era habitado por
índios xoclengues quando os primeiros colonizadores de origem europeia, vindos de Tubarão, São Joaquim e Bom Jesus, chegaram na região. Os novos habitantes logo expulsaram os índios, cujos vestígios ainda podem ser encontrados as e inscrições rupestres espalhadas por todo o território. De 1903 a 1911, imigrantes agricultores e madeireiros fixam-se na região.

Em 1924, sabendo da fertilidade no solo do vale do rio Canoas, chegaram, à região, imigrantes italianos, alemães e letões, que tornaram, a agricultura e pecuária, as principais atividades econômicas da região.[7]

As montanhas da Serra Catarinense, região com altitudes próximas aos 1 800 metros, registram as temperaturas mais baixas do Brasil. Foram os fazendeiros da região que criaram o turismo rural, adaptando suas fazendas centenárias para receber hóspedes.

A Serra Catarinense é a região mais fria do Brasil, sendo o único lugar do país onde neva todos osanos, mesmo que por poucos dias, durante o inverno. A paisagem de araucárias, campos e taipas (muros de pedra basalto) cobre-se inteiramente de branco e até as águas das cachoeiras podem congelar. Cascata do Avencal é um ponto turístico da cidade, possui queda de água de cem metros, é bastante utilizada para a prática do rapel. Fazendas centenárias, a cultura gaúcha, a culinária campeira, cavalgadas complementam o cenário da natureza agreste da Serra Catarinense.

Acesso pelas rodovias SC-430 ligando o município à rodovia BR-282 em Bom Retiro. Pelo sul, há a SC-430, dando acesso a São Joaquim e Bom Jardim da Serra. Ao leste, a SC-439 desce a serra chegando ao município de Grão-Pará, ligação com a BR-101 em Tubarão. A oeste, SC-439 levando ao município de Rio Rufino.

https://abrajetnacional.com.br/inscricao-congresso


Festuris lança aplicativo para agendamento de reuniões
O Festuris Gramado (RS) acaba de lançar o App Buers Club Festuris, disponível gratuitamente para Android e iOs. A plataforma permite o agendamento de reuniões para otimizar o tempo durante a feira. 


O evento acontecerá de 7 a 10 de novembro no Serra Park, da Serra Gaúcha. Entre os destaques, haverá espaço para o segmento de casamentos, luxo, Mice e Turismo LGBT. https://www.festurisgramado.com

Serra Park possui uma reserva ecológica com dois lagos e uma vista panorâmica de 360° em um dos pontos mais altos da cidade. 


A infra-estrutura é composta por 28.000 m² de área coberta para exposição de feiras, congressos e convenções, estacionamento externo, dois restaurantes e uma lanchonete e coffee shop, central telefônica, sanitários e sala VIP para reuniões de negócios, o local que recebe o Festuris.

Feriados prolongados vão dobrar 
em 2020 e chegarão a nove datas 

Ao contrário deste ano, que teve apenas cinco datas comemorativas prolongadas, o próximo contará com quase dobro de feriados emendáveis em nível nacional, isso quer dizer que não contamos aquele feriados de âmbito estadual e municipal.

Estão previstos no calendário nacional nove datas em que o dia de folga cai às segundas, terças, quintas ou sextas-feiras. São eles:

Carnaval: 24 de fevereiro, segunda-feira

Paixão de Cristo: 10 de abril, sexta-feira

Tiradentes: 21 de abril, terça-feira

Dia do Trabalho: 1º de maio, sexta-feira

Corpus Christi: 11 de junho, quinta-feira

Independência do Brasil: 07 de setembro, segunda-feira

Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro, segunda-feira

Finados: 02 de novembro, segunda-feira

Natal: 25 de dezembro, sexta-feira

Haverá ainda dois feriados sem possibilidade de emenda. Dia 1º de janeiro, que cairá na quarta-feira e o feriado em comemoração a Proclamação da República, em 15 de novembro, que acontecerá em um domingo.


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sergio51moreira@bol.com.br


domingo, 20 de outubro de 2019

Coluna Mecânica Online: Veículos denominados zero emissão não poluem de verdade?

COLUNA
MECÂNICA ONLINE® 

20 | OUTUBRO | 2019  

Tarcisio Dias



Será que veículos de "zero emissão" 
são de verdade " emissão zero"? 


Hoje, temos a oportunidade de agradecer. Primeiramente, a você que acompanha a coluna Mecânica Online® em nosso site ou nos sites parceiros e depois aos jurados da 13ª edição do Prêmio SAE Brasil de Jornalismo Mercedes-Benz, um dos mais concorridos prêmios na área da imprensa automotiva, com participação nacional, que escolheu nossa coluna publicada em 20 de junho de 2018 com menção honrosa na categoria mídia eletrônica.

Então, resolvemos premiar a todos nós com a republicação da coluna vencedora, felizes por essa importante conquista que dividimos com todos vocês. Muito obrigado.



Os planos em veículos elétricos já anunciados pelas montadoras somam US$ 150 bilhões e devem gerar vendas de mais de 13 milhões de unidades por ano até 2025, o que equivale a uma taxa de crescimento anual composta de 35%.


Estas são algumas das conclusões do estudo divulgado pelo Conselho Internacional sobre Transporte Limpo.  O estudo considera como os governos estão estimulando a indústria de veículos elétricos e analisa seu mercado global, incluindo a avaliação dos principais fabricantes e as políticas de apoio implementadas para estimular esses investimentos, e conclui que embora a indústria automobilística esteja dando os primeiros passos nessa direção, grandes empresas já se aproximam de economias de escala com mais de 100.000 veículos elétricos por ano.



Recentemente o BMW Group superou a marca de 250 mil veículos eletrificados vendidos no mundo. “Estamos muito satisfeitos em anunciar que há, agora, mais de 250 mil veículos eletrificados do BMW Group rodando pelo mundo”, celebra Pieter Nota, membro do Conselho de Administração da BMW AG responsável por Vendas e pela marca BMW. “Estamos na direção certa rumo à nossa meta declarada de comercializar mais de 140 mil veículos eletrificados neste ano”, concluiu o executivo. 



Nos primeiros quatro meses de 2018, as vendas do BMW Group Eletrified totalizaram 36.692 unidades, 41,7% acima do volume alcançado no mesmo período do ano passado. Este avanço considerável nas vendas de modelos eletrificados foi distribuído em diversos mercados, incluindo Estados Unidos, Reino Unido e China.

Por trás destes números estão políticas públicas que favorecem tanto o lado do consumidor quanto o dos fabricantes. Até o momento, três quartos dos veículos elétricos vendidos foram fabricados na mesma região em que foram comercializados, mostrando a importância das políticas do lado da demanda, para reduzir as barreiras e aumentar o mercado, e os regulamentos e a política tributária para impulsionar simultaneamente os investimentos industriais. 



Atualmente os três principais mercados para veículos elétricos no mundo - China, Europa e EUA - são também onde a maioria dos veículos elétricos é produzida. Com base nos anúncios de fábricas de baterias até hoje, espera-se que a maioria das manufaturas globais de células de bateria estejam na China.

"Quem quiser fazer o mercado avançar na mudança para carros elétricos deve buscar políticas que quebrem as barreiras dos consumidores e que também estimulem as grandes empresas a investir", destaca Nic Lutsey, co-autor do estudo. "O mercado está avançando rapidamente e os governos líderes podem garantir que suas indústrias estejam à frente com políticas de longo prazo para veículos elétricos e baterias."



O crescimento dos veículos elétricos ressalta os esforços em todo o mundo de adaptação às regulamentações de emissões de CO2 e para promover os investimentos necessários na indústria para permitir a transição para o acionamento elétrico. 

Os Estados Unidos estão considerando enfraquecer sua regulamentação, embora o crescimento do mercado de veículos elétricos na Califórnia esteja aumentando. 
A União Europeia está considerando a regulamentação de CO2 de veículos automotores até 2030 com benchmarks de veículos elétricos e está trabalhando simultaneamente para investimentos em bateria muito maiores por meio de sua Battery Alliance da UE.



Para o vice-presidente da Comissão Europeia, Maroš Šefčovič, "As baterias estão no centro da revolução industrial e o desafio de criar uma indústria de produção de baterias competitiva e sustentável na Europa é imenso. Precisamos avançar rapidamente nesta corrida global."



Num artigo publicado por Parker Treacy, cujo título é Veículos de "zero emissão" são de verdade "zero emissão"? [Uma nova análise], ele considera o aspecto da análise de toda cadeia de produção do veículo elétrico e não apenas quando ele é entregue para o cliente.

Os 'veículos elétricos de emissão zero' mais famosos como Tesla, BMW i3 e Nissan Leaf vendem a imagem de um futuro mais limpo e melhor. Mas se você analisar o processo de criação desses automóveis desde sua fabricação até a eventual eliminação, quantas emissões ao longo da vida eles realmente liberam? 



Produção - Quantas emissões são lançadas durante a produção do veículo? Isso inclui todas as emissões dos fornecedores para a produção, mineração, entrega e empacotamento das peças.

Uso do Veículo - Quantas toneladas de CO2 são emitidas na queima de combustível comparado com a quantidade emitida na geração de eletricidade para um carro elétrico?

Descarte do Veículo - Quantas emissões são gastas durante o descarte do veículo?



Um exemplo ilustrativo das instalações de produção de bateria da Tesla e os processos envolvidos na sua montagem considera que a produção de baterias dá origem a 150-200 quilos de equivalente de CO2 por quilowatt-hora de bateria produzida. Tesla Model S, por exemplo, tem uma bateria de 100 kWh, o que significa que quando alguém compra o carro, ele(a) já está levando para casa uma bateria que criou uma média de 17,5 toneladas de CO2 em seu processo de produção.

Segundo The Guardian, uma revista britânica, um carro de médio porte gasta 17 toneladas de CO2 durante o processo de produção. Esse número é semelhante ao de um carro elétrico, não incluindo a bateria. Contudo, os carros elétricos precisam ser leves, o que significa que eles incluem muitos metais de alto desempenho. 



Outros, metais raros estão espalhados por todo o carro, principalmente nos ímãs que estão em tudo, desde os faróis até a eletrônica de bordo. Então, enquanto um carro tradicional gasta só 17 toneladas de CO2, um carro elétrico gasta um total de 34,5 - resultado de 17,5 na bateria e mais 17 no resto dos componentes.

Mesmo assim, um carro elétrico gera mais ou menos 2x mais CO2 do que um carro tradicional. A bateria dentro dos carros elétricos é muito suja e gera muita emissão.
É verdade que um carro elétrico tem "zero emissões". Mas de onde vem essa eletricidade?



Nos EUA, apenas 30% da eletricidade vem de fontes renováveis como a hidrelétrica, nuclear e solar. Logo, os carros elétricos fazem pouca diferença porque ao invés de queimar combustível no carro, está queimando combustível, gás natural, ou carvão para criar aquela eletricidade. 

Em resumo, um carro tradicional cria 3x mais CO2 durante a vida útil, mas ainda gera menos emissões que o carro elétrico quando incluído as emissões com a sua fabricação
O descarte é a reciclagem das peças e também a gestão dos resíduos. As emissões de descarte são tipicamente menos que 1% das emissões da vida do veículo e são 0,3 toneladas para carros elétricos (assumindo a reciclagem responsável da bateria) e 0,15 toneladas para um carro tradicional.



Então, será que veículos de "zero emissão" são de verdade "zero emissão"?
No total, carros elétricos criam menos emissões, mas eles produzem muito mais na produção e menos no uso. Você também acaba mudando o problema de petróleo para cobalto e lítio, produtos com processo de mineração bem sujo, que são os componentes principais nas baterias.
No fundo, os problemas não foram resolvidos. Apenas mudaram o problema de materiais de uso como combustível para materiais de produção como a bateria.

Você precisa usar um carro elétrico minimamente por 3.8 anos para de verdade criar menos emissões. Para carros de frota e outros carros super usados e com uma vida mais curta, provavelmente carros tradicionais serão mais limpos. Dito isso, a tecnologia de bateria está acelerando bastante e deve dobrar em potência nos próximos 7-8 anos, segundo o banco Liberum.

Ainda com a tecnologia de bateria acelerando, existem carros tradicionais leves que tem menos emissões de vida que alguns carros elétricos. 

Por exemplo, carros de 500Kg como o francês Ligier microcarro ou o “kei car” do Japão tem as menores emissões de qualquer carro.  



Então, se você quiser de verdade criar menos emissões até a tecnologia de bateria ser aperfeiçoada, a melhor coisa a se fazer é usar um carro com menos peso!

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Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/

O fogo reacende… em Parintins

Queimadas e desmatamento da Amazônia serão lembrados pelo Garantido e devem se alastrar no tema do Caprichoso também

Por CLÁUDIO VIEIRA




O povo da Floresta perde espaço diariamente e já não sabe para onde ir – Agência Brasil
O Boi Caprichoso, que elegeu recentemente novos presidente e diretores, deve anunciar o seu tema na festa deste domingo, quando comemora 106 anos de existência. Comenta-se em Parintins que a destruição da Floresta também estará presente na apresentação do Boi da Estrela, pois é o que seus torcedores estão esperando.



Os estragos causados pelas queimadas que devastaram quase 30 mil k2 da Floresta Amazônica no mês de agosto, o equivalente a mais de 4,2 milhões de campos de futebol, prometem repercussão ainda maior.

Não bastassem as divergências entre o Presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ricardo Galvão, que acabou sendo exonerado após divulgar os números alarmantes sobre o desmatamento na região, o assunto voltará à baila até junho do ano que vem.

Os números não batem com os oficiais, ninguém vê, mas a Floresta vai sumindo, sumindo… – Agência Brasil

Os números não batem com os oficiais, ninguém vê, mas a Floresta vai sumindo, sumindo… – Agência Brasil
Ao divulgar o tema para o Festival Folclórico de Parintins, edição 2020, “Nós somos o povo da Floresta”, a direção do Boi Garantido deixou transparecer que as queimadas e o desmatamento da Amazônia serão mostrados mais uma vez. Os integrantes do Conselho de Artes, no entanto, destacam que o foco do tema do Boi do Coração será o homem, o maior prejudicado com a destruição do bioma.

Esta será a sexta ou sétima vez que o Garantido chama a atenção para a gravidade do problema, agora juntando-se às instituições ambientais nacionais e estrangeiras que fizeram duras críticas ao distanciamento das autoridades brasileiras para o problema.

O povo da Floresta perde espaço diariamente e já não sabe para onde ir – Agência Brasil

O povo da Floresta perde espaço diariamente e já não sabe para onde ir – Agência Brasil
Uma coisa é certa: quando todos imaginavam que o assunto fosse coberto pelas cinzas do esquecimento, eis que os ventos da rivalidade entre os bumbás reacendem o olhar crítico do maior festival folclórico do País. Por enquanto, ninguém confirma, mas onde há fumaça…

Caprichoso completa 106 anos

Missa em ação de graças, hasteamento de pavilhão, anúncio da diretoria e nomeação dos membros do Conselho de Artes vão marcar a celebração de 106 anos do Boi Caprichoso, no curral Zeca Xibelão, na manhã deste domingo, 20/10. Os sócios e torcedores foram convidados pelo presidente do bumbá, Jender Lobato, e vice-presidente, Karu Carvalho, a festejar o aniversário do Boi da Estrela, a partir das 8h30.

O dirigente azulado afirma que o aniversário do boi é o primeiro passo da nova fase do Caprichoso e o ponto de partida para a conquista do título de campeão no 55º Festival Folclórico de Parintins. “Será um dia especial para nós, porque comemoramos o aniversário do Caprichoso. Ao mesmo tempo, anunciaremos a diretoria que fará uma nova identidade, uma reestruturação financeira, administrativa e artística no nosso boi. Já temos conseguido muitos avanços”, assegura Jender.

Garantido paga R$ 4 mil por toada

O Boi Garantido, 32 vezes campeão do festival folclórico de Parintins, lançou, em setembro, o edital de toadas para o CD/DVD e plataformas digitais “Somos o Povo da Floresta” 2020. Serão escolhidas toadas de galera, evolução, rituais, lendas, figura típica, tribais, itens individuais e genéricas.

Segundo o presidente Fábio Cardoso, a remuneração global será de R$ 4 mil por faixa, rateada entre seus autores, sendo, mediante constatação de novas prensagens, remunerada com a complementação dos excedentes de mídias produzidas.

Serão escolhidas quantas toadas forem necessárias com base no projeto definido pela Presidência, Diretoria e Comissão de Artes. O processo de seleção será feito em duas etapas, descritas no edital, que está disponível nas redes sociais do Boi Garantido.

Com a colaboração dos amigos da Floresta.

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