Queimadas e desmatamento da Amazônia serão lembrados pelo Garantido e devem se alastrar no tema do Caprichoso também
Por CLÁUDIO VIEIRA
|
O Boi Caprichoso, que elegeu recentemente novos presidente e diretores, deve anunciar o seu tema na festa deste domingo, quando comemora 106 anos de existência. Comenta-se em Parintins que a destruição da Floresta também estará presente na apresentação do Boi da Estrela, pois é o que seus torcedores estão esperando.
Não bastassem as divergências entre o Presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ricardo Galvão, que acabou sendo exonerado após divulgar os números alarmantes sobre o desmatamento na região, o assunto voltará à baila até junho do ano que vem.
Os números não batem com os oficiais, ninguém vê, mas a Floresta vai sumindo, sumindo… – Agência Brasil
|
Esta será a sexta ou sétima vez que o Garantido chama a atenção para a gravidade do problema, agora juntando-se às instituições ambientais nacionais e estrangeiras que fizeram duras críticas ao distanciamento das autoridades brasileiras para o problema.
O povo da Floresta perde espaço diariamente e já não sabe para onde ir – Agência Brasil
|
Caprichoso completa 106 anos
Missa em ação de graças, hasteamento de pavilhão, anúncio da diretoria e nomeação dos membros do Conselho de Artes vão marcar a celebração de 106 anos do Boi Caprichoso, no curral Zeca Xibelão, na manhã deste domingo, 20/10. Os sócios e torcedores foram convidados pelo presidente do bumbá, Jender Lobato, e vice-presidente, Karu Carvalho, a festejar o aniversário do Boi da Estrela, a partir das 8h30.
O dirigente azulado afirma que o aniversário do boi é o primeiro passo da nova fase do Caprichoso e o ponto de partida para a conquista do título de campeão no 55º Festival Folclórico de Parintins. “Será um dia especial para nós, porque comemoramos o aniversário do Caprichoso. Ao mesmo tempo, anunciaremos a diretoria que fará uma nova identidade, uma reestruturação financeira, administrativa e artística no nosso boi. Já temos conseguido muitos avanços”, assegura Jender.
Garantido paga R$ 4 mil por toada
O Boi Garantido, 32 vezes campeão do festival folclórico de Parintins, lançou, em setembro, o edital de toadas para o CD/DVD e plataformas digitais “Somos o Povo da Floresta” 2020. Serão escolhidas toadas de galera, evolução, rituais, lendas, figura típica, tribais, itens individuais e genéricas.
Segundo o presidente Fábio Cardoso, a remuneração global será de R$ 4 mil por faixa, rateada entre seus autores, sendo, mediante constatação de novas prensagens, remunerada com a complementação dos excedentes de mídias produzidas.
Serão escolhidas quantas toadas forem necessárias com base no projeto definido pela Presidência, Diretoria e Comissão de Artes. O processo de seleção será feito em duas etapas, descritas no edital, que está disponível nas redes sociais do Boi Garantido.
Com a colaboração dos amigos da Floresta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário