Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 20 de outubro de 2019

O fogo reacende… em Parintins

Queimadas e desmatamento da Amazônia serão lembrados pelo Garantido e devem se alastrar no tema do Caprichoso também

Por CLÁUDIO VIEIRA




O povo da Floresta perde espaço diariamente e já não sabe para onde ir – Agência Brasil
O Boi Caprichoso, que elegeu recentemente novos presidente e diretores, deve anunciar o seu tema na festa deste domingo, quando comemora 106 anos de existência. Comenta-se em Parintins que a destruição da Floresta também estará presente na apresentação do Boi da Estrela, pois é o que seus torcedores estão esperando.



Os estragos causados pelas queimadas que devastaram quase 30 mil k2 da Floresta Amazônica no mês de agosto, o equivalente a mais de 4,2 milhões de campos de futebol, prometem repercussão ainda maior.

Não bastassem as divergências entre o Presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ricardo Galvão, que acabou sendo exonerado após divulgar os números alarmantes sobre o desmatamento na região, o assunto voltará à baila até junho do ano que vem.

Os números não batem com os oficiais, ninguém vê, mas a Floresta vai sumindo, sumindo… – Agência Brasil

Os números não batem com os oficiais, ninguém vê, mas a Floresta vai sumindo, sumindo… – Agência Brasil
Ao divulgar o tema para o Festival Folclórico de Parintins, edição 2020, “Nós somos o povo da Floresta”, a direção do Boi Garantido deixou transparecer que as queimadas e o desmatamento da Amazônia serão mostrados mais uma vez. Os integrantes do Conselho de Artes, no entanto, destacam que o foco do tema do Boi do Coração será o homem, o maior prejudicado com a destruição do bioma.

Esta será a sexta ou sétima vez que o Garantido chama a atenção para a gravidade do problema, agora juntando-se às instituições ambientais nacionais e estrangeiras que fizeram duras críticas ao distanciamento das autoridades brasileiras para o problema.

O povo da Floresta perde espaço diariamente e já não sabe para onde ir – Agência Brasil

O povo da Floresta perde espaço diariamente e já não sabe para onde ir – Agência Brasil
Uma coisa é certa: quando todos imaginavam que o assunto fosse coberto pelas cinzas do esquecimento, eis que os ventos da rivalidade entre os bumbás reacendem o olhar crítico do maior festival folclórico do País. Por enquanto, ninguém confirma, mas onde há fumaça…

Caprichoso completa 106 anos

Missa em ação de graças, hasteamento de pavilhão, anúncio da diretoria e nomeação dos membros do Conselho de Artes vão marcar a celebração de 106 anos do Boi Caprichoso, no curral Zeca Xibelão, na manhã deste domingo, 20/10. Os sócios e torcedores foram convidados pelo presidente do bumbá, Jender Lobato, e vice-presidente, Karu Carvalho, a festejar o aniversário do Boi da Estrela, a partir das 8h30.

O dirigente azulado afirma que o aniversário do boi é o primeiro passo da nova fase do Caprichoso e o ponto de partida para a conquista do título de campeão no 55º Festival Folclórico de Parintins. “Será um dia especial para nós, porque comemoramos o aniversário do Caprichoso. Ao mesmo tempo, anunciaremos a diretoria que fará uma nova identidade, uma reestruturação financeira, administrativa e artística no nosso boi. Já temos conseguido muitos avanços”, assegura Jender.

Garantido paga R$ 4 mil por toada

O Boi Garantido, 32 vezes campeão do festival folclórico de Parintins, lançou, em setembro, o edital de toadas para o CD/DVD e plataformas digitais “Somos o Povo da Floresta” 2020. Serão escolhidas toadas de galera, evolução, rituais, lendas, figura típica, tribais, itens individuais e genéricas.

Segundo o presidente Fábio Cardoso, a remuneração global será de R$ 4 mil por faixa, rateada entre seus autores, sendo, mediante constatação de novas prensagens, remunerada com a complementação dos excedentes de mídias produzidas.

Serão escolhidas quantas toadas forem necessárias com base no projeto definido pela Presidência, Diretoria e Comissão de Artes. O processo de seleção será feito em duas etapas, descritas no edital, que está disponível nas redes sociais do Boi Garantido.

Com a colaboração dos amigos da Floresta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.