Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Raposa - Um destino turístico que revela uma herança histórica e natural. Da vila de pescadores, a um destino promissor que fortalece o turismo na Grande São Luís

 

Município de Raposa se destaca no turismo maranhense, revelando-se um destino promissor que mantém viva suas raízes históricas com sustentabilidade 

A cidade de Raposa segue conquistando aqueles que estão dispostos a se aventurar pelas belas paisagens da região. A estrada até o município de Raposa é de fácil acesso, pois de São Luís até à sede são cerca de 30 minutos de carro, onde se pode observar muito verde e a brisa vindo das praias, como Olho d’água e Araçagi, que permeiam os limites da cidade. 

Nos passeios pelo município, a descoberta de novos atrativos entre os manguezais e igarapés que circundam esse belo cenário natural

Além da paisagem natural, as mulheres que vendem suas tradicionais rendas são destaques na cidade, onde é possível se apreciar o artesanato desde a entrada da cidade ao percurso que leva os visitantes até as praias e atrativos.




O passeio por Raposa, no Maranhão, é uma atração imperdível para quem também viaja a São Luís e busca destinos dentro da Grande São Luís. O vilarejo de pescadores, que está a cerca de 30km da capital maranhense, possui lindas paisagens naturais, além de suas famosas dunas, que são conhecidas como “Fronhas Maranhenses” por serem uma versão menor dos Lençóis Maranhenses.


De Raposa saem os passeios de barco que vão rumo às Fronhas, que são um aperitivo do que vamos encontrar em outro destino maranhense, os Lençóis. Em alguns dos passeios é possível se degustar camarão, peixes e bebidas que são inclusas em alguns dos diversos barcos que percorrem os manguezais e igarapés do município. Outros barcos também permitem que os passageiros levem suas próprias bebidas. Uma dica importante é que os visitantes usem roupas leves e bebam água para se hidratar.


O município se transformou num belo complexo turístico-natural com vários restaurantes que se encontram à disposição do turista, nos quais se pode usufruir da rica gastronomia maranhense nos diversos recantos, apresentando ainda quiosques à beira da praia com serviços de artesanato, posto de informação e um cardápio de opções de lazer para quem deseja usufruir do que que o destino oferece.

Rememorando sua história e preservando sua identidade, o artesanato permeia todo o ambiente, exaltando o acervo construído ao longo dos anos

A Raposa é uma praia muito frequentada, sobretudo pelos próprios maranhenses que aproveitam a belezas de um lugar muito próximo da capital para passeios com amigos, familiares e visitantes que chegam a São Luís.

Com uma infraestrutura em constante planejamento para cada vez mais fortalecer a região e um forte apelo turístico: praias, mangues e braços de rios servem de subsistência para a população, e é através da pesca e da produção de renda que é fomentado o artesanato local, devido à oportunidade de produção das diversas peças que a herança cultural da cidade deixou para seus moradores.


Como um de seus principais cartões postais, a Raposa guarda também suas praias e ilhas, a exemplo a Praia de Carimã e a Ilha de Curupu (Fronhas Maranhenses), um comparativo recebido pela exuberante formação de dunas claras, que se assemelham aos tão famosos Lençóis, localizados na cidade de Barreirinhas

Como já frisamos, o caminho para chegar até essa praia especifica é realizado por meio de travessia de barco, que pode incluir paradas em pontos turísticos, como manguezais e igarapés. No decorrer do passeio, é possível apreciar as belas paisagens compostas por restingas, além de inúmeras espécies de aves limícolas e outros animais.


Localizada entre as cidades de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e São Luís que, conjuntamente com o município de Raposa, formam o Polo São Luís, a cidade supera as expectativas dos visitantes, seja por suas belezas naturais ou mesmo por sua riqueza cultural, histórica e gastronômica.

Outra opção para os amantes da natureza é a Praia de Mangue Seco, que oferece calmaria, paz e tranquilidade. Com uma maré refrescante e areias claras, o lugar ganha o coração dos visitantes. O espaço possui casas de aluguel diário, bares e restaurantes próximos à orla.

A rica gastronomia da Raposa que desperta o paladar dos maranhenses e visitantes, fortalecendo o turismo da Grande São Luís com o apelo de uma cidade de pescadores que ganham o sustento da força de sua gente e do sabor de sua culinária

O Cais de Raposa e o Porto do Braga são outras localidades que não podem passar despercebidos, sendo ótimas opções para quem deseja passear com a família à beira mar. Ambos são de fácil acesso, pois ficam próximos ao centro da cidade. Nestes lugares, também é possível contemplar parte do trabalho dos pescadores que descarregam os seus barcos.

Entre os atrativos apreciados pelos turistas que visitam Raposa está ainda o Corredor das Rendas, onde ficam as famosas confecções das rendas de bilros, produzidas pelas rendeiras locais. Recentemente, a influenciadora digital Thayanara Og posou com uma das peças no São João da Thay – festa essa que já se tornou uma referência forte no calendário das festas juninas maranhenses. Mais que cores e técnicas, as produções com renda de bilros revelam aspectos tradicionais do município, mantendo tradições vivas.

Embarcações tradicionais que cruzam as praias, rio e igarapés na Raposa fortalecendo a economia pesqueira

Fundada por famílias de pescadores vindas do estado do Ceará, Raposa tem sua identidade totalmente ligada à pesca. Por isso, quem deseja se alimentar com pratos típicos da região, não terá dificuldades para encontrar diversas opções de refeições que incluem peixes, crustáceos e mariscos que são servidos nos mais diversos restaurantes do município.

Fotos: Rodrigo Allef

 

Um comentário:

  1. Poxa vida que Blogueiro incrivel ! Depois dessas imagens em breve estarei em Raposo

    ResponderExcluir

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.