Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais



Jornalista Sérgio Moreira




Maravilhas do ecoturismo

No Brasil, o segmento do Ecoturismo, ou turismo de natureza, é um dos que mais cresce. Aliando as belas paisagens à prática de esportes e à conservação ambiental, esse segmento promove a visitação responsável e sustentável das áreas naturais, fornecendo uma conexão direta entre as pessoas e o meio ambiente e gerando benefícios econômicos para as comunidades locais.

Entre os cenários favoritos para quem aprecia esse tipo de turismo estão as cachoeiras. Seja com grandes quedas d’águas ou tranquilos poços para banho, o Brasil tem opção para todos os gostos. Para quem é fã de grandes alturas é importante ressaltar que algumas dessas cachoeiras não são próprias para banho ou não
são acessíveis por trilhas. Algumas estão em áreas de preservação ambiental e outras possuem acesso difícil e são perigosas demais para receber visitas. De qualquer forma, apreciá-las, mesmo que de longe, já é um privilégio.


CACHOEIRA DO TABULEIRO


Cachoeira do Tabuleiro – A única mineira da lista é uma das maiores e mais belas do país. Com 273 metros de altura, está localizada na Serra do Espinhaço, a 19 km do município de Conceição do Mato Dentro. Uma das suas particularidades é a parede rochosa em formato de coração, que chama atenção de longe. É considerada uma das mais bonitas do país e tem diferentes trilhas, por cima e por baixo, que permitem o acesso ao local.

CACHOEIRA DA NEBLINA



Cachoeira da Neblina – Essa gigante de 450 metros fica no estado do Rio de Janeiro, dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, e é a maior cachoeira em altura do Brasil. Como a sua queda d’água é fortíssima e ela está localizada em uma área complexa e perigosa, é terminantemente proibido banhos e visitas. Por isso, só é possível apreciar sua beleza à distância, o que já vale o espetáculo

CACHOEIRA DO EL DORADO



Cachoeira do El Dorado – Fica no Amazonas e é a segunda maior do país, com 353 metros de altura. Ela está no município de Barcelos, a 30 horas de barco convencional de Manaus, em um local bastante isolado, a aproximadamente 211 km da sede do município, o que torna sua visitação bastante difícil. Por esse motivo, as expedições para conhecer essa maravilha da natureza podem ser mais caras, trabalhosas e com trilhas muito extensas. Para chegar ao topo, local de acesso autorizado, são cerca de 10 km de trilha, e para alcançar de fato a queda d’água é mais uma hora de caminhada.

CACHOEIRA DA FUMAÇA


Cachoeira da Fumaça – Essa baiana de 340 metros está localizada na Chapada Diamantina, local queridinho dos apreciadores do ecoturismo. A trilha de acesso que leva à cachoeira tem cerca de 12 km, durando aproximadamente 5 horas entre ida e volta. Apesar da vista linda em seu pico, não é permitido tomar banho no local. Porém, existem outras cachoeiras bem próximas que podem ser apreciadas e curtidas pelos banhistas.

CACHOEIRA DA BOA VISTA



Cachoeira da Boa Vista – Fica bem na divisa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul e é a quarta maior queda d’água do país, com 310 metros de altura. Etá localizada em um grande cânion chamado Monte Negro, onde é possível chegar de carro. No entanto, a queda, apesar de alta, tem pouco volume de água. Cachoeira Véu de Noiva – É também no Rio Grande do Sul que está outra gigante de 289 metros de altura. Ela fica dentro do Parque Nacional dos Aparados da Serra, no Cânion de Itaimbezinho. A trilha que dá vista ao Véu da Noiva é a trilha do Vértice, que é fácil de ser feita, muito bem sinalizada e pavimentada em vários
trechos. Não é uma trilha complexa e tem apenas 1,5 km de extensão. Não é possível acessar a cachoeira, nem no topo nem no poço, apenas pelo mirante é que se pode apreciar a sua enorme queda.

CAHOEIRA DA BEL



Cachoeira da Bel – Outra baiana, de 280 metros, está localizada na colônia Monte Alegre, em Guaratinga, dentro do Parque Nacional do Alto Cariri. A trilha que leva a ela é de fácil acessibilidade, com extensão de 1,8 km. Ela é bastante procurada por praticantes de rapel, já que é permitido o esporte por lá.


CACHOEIRA SALTO DO ITIQUIRA



É no estado de Goiás que está localizada a maior cachoeira acessível do país. Na Região Encantos do Planalto Central, rota turística do estado de Goiás, se encontra o Salto do Itiquira, no município de Formosa, dentro do Parque Municipal do Itiquira. Com seus 168 metros, esta é a oitava maior queda d’água do país. Apesar de ser possível realizar aventuras por diferentes trilhas, o principal acesso é realizado por um percurso de 450
metros em terreno calçado, sendo de fácil acesso a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

O Município de Ilhabela também abriga uma das cachoeira mais acessíveis do país. Ela está localizada no Parque Municipal das Cachoeiras, no bairro de Água Branca. O acesso ao local conta com rampas que vão do estacionamento até a água. Na trilha que leva à cachoeira foi construído um corrimão e realizada pavimentação com declividade máxima de 8%, assegurando a acessibilidade de cadeirantes e pessoas com
mobilidade reduzida.

Novidades turísticas na Rota das Artes

Inhotim o maior museu a céu aberto do mundo

O turismo em Minas Gerais vem crescendo e inovando nos últimos anos, gerando oportunidades de empregos e renda, além de mostrar a cultura, a história, gastronomia e a prosa da mineiridade. A última novidade foi a criação da Rota das Artes que irá impulsionar o desenvolvimento econômico nas regiões atravessadas pelo projeto. O roteiro abrange oito municípios: Belo Horizonte, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Brumadinho, Congonhas, Ouro Branco, Ouro Preto e Mariana. As cidades estão divididas em três destinos, que oferecem, ao todo, 16 experiências.

São eles: Circuito Liberdade – Palácio da Liberdade e MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal –, Destino Veredas – Inhotim (Brumadinho), Arte, Cerâmica e Brunch no Ateliê (Brumadinho), Arte em Cerâmica no Mirante (Brumadinho), Brunch na Vila Lavanda (Brumadinho), Coração em Branco (Brumadinho), Alquimia dos Quintais (Brumadinho), 4 Estações com o Chef (São Joaquim de Bicas), Da Cozinha ao Quintal da Mestra (São Joaquim de Bicas) e Arte em Madeira (Igarapé), e, por fim, o Circuito do Ouro: Santuário do Bom Jesus do Matosinhos (Congonhas), Museu de Congonhas (Congonhas), Cerâmica Saramenha (Ouro Branco), Ateliê Edney do Carmo (Mariana) e Restaurante Sebastião (Ouro Preto).

Obras de Aleijadinho em Congonhas



A Rota das Artes irá potencializar ainda mais o fluxo turístico no estado, que teve o maior crescimento no país no primeiro bimestre de 2024, com alta de 7,6% em comparação ao mesmo período do ano passado, e é líder também no desempenho acumulado nos últimos 12 meses, de março de 2023 a fevereiro deste ano, com crescimento (12,6%) superior ao dobro da média nacional (4,9%), segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

“Minas Gerais é uma potência cultural e a cultura possui na arte um dos seus grandes fundamentos. Belo Horizonte, nossa capital, Brumadinho, Ouro Preto e a região metropolitana possuem destinos excepcionais seja no barroco, seja na arte contemporânea ou no modernismo marcante para a formação do Brasil. Lançamos a Rota das Artes e os destinos que são referência mundial na arte e na criatividade”, destaca o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

“Participar da Rota das Artes é de um valor imensurável. Desde o seu lançamento, o Destino Veredas vem trabalhando do tradicional ao contemporâneo por termos Inhotim, que é indutor e uma referência internacional. Todas as experiências são com marco zero no Inhotim. Trouxemos essa nova forma de vivenciar experiências sempre valorizando o tradicional, pois não podemos perder a essência, mas trazendo a pitada do contemporâneo”, afirma Érica Maia, gestora da Instância de Governança Regional (IGR) Veredas.



Ouro Preto, Patrimônio Mundial da Humanidade

A diretora-executiva do Circuito do Ouro, Márcia Martins, também celebra a iniciativa lançada pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo: “A Rota das Artes conecta BH a duas grandes regiões turísticas de Minas Gerais, o Circuito do Ouro e Destino Veredas, e tem uma abordagem que permite a essas regiões repensarem a forma de se apresentar junto ao mercado e seguindo as tendências mundiais. No Circuito do Ouro, a Rota das Artes valoriza o trabalho dos artistas e incentiva o empreendedorismo”.

BH Airport recebe premiações

O BH Airport foi reconhecido como o melhor e o mais pontual aeroporto do Brasil na categoria dos maiores aeroportos pelo Prêmio Aviação + Brasil, da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). Em sua nona edição, a premiação foi entregue durante cerimônia em Brasília, nesta quinta-feira (25), e contou com a participação do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.


O prêmio avaliou 61 aeroportos do país com base nos resultados da Pesquisa de Satisfação dos Passageiros realizada pela SAC ao longo de 2023 e premiou aeroportos regionais e nacionais nos quesitos satisfação geral e pontualidade. Na categoria acima de 10 milhões de passageiros, o BH Airport recebeu ambos os prêmios, sendo considerado o melhor em satisfação dos passageiros e o mais pontual do Brasil.

“Liderar o ranking dos melhores e dos mais pontuais entre os maiores do Brasil em um prêmio que reflete a satisfação dos passageiros é muito gratificante e reforça nosso compromisso em oferecer a melhor experiência aos nossos passageiros. Além da pontualidade e segurança, que são quesitos chaves na operação de um aeroporto, também estamos atentos à jornada de experiência dos viajantes, oferecendo um ambiente confortável, funcional, inclusivo e com amplo leque de opções de operações comerciais e de serviços. Tudo isso sem esquecer o nosso legado social e ambiental, que também está entre nossas prioridades”, afirma o diretor-presidente do BH Airport, Daniel Miranda.


   Fotos: Sérgio Francês /MPOR



Durante a cerimônia, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reafirmou a importância social e econômica do setor de aviação e parabenizou a organização do prêmio, que estimula o desenvolvimento dos aeroportos no país. “Aviação não é só o transporte de ir e vir, mas sobretudo inclusão social, é turismo de negócios, é turismo de lazer, é o transporte de órgãos e a gente precisa, cada vez mais, apresentar ao país o papel das companhias aéreas e dos aeroportos na economia do Brasil”, disse.

Melhor no Indicador de Qualidade (Fator Q) entre os aeroportos concedidos - Além do reconhecimento da SAC, o BH Airport também obteve, em 2023, o melhor resultado em qualidade de serviços prestados por aeroportos concedidos, segundo a Anac. A medição é realizada anualmente pela associação, com base em indicadores de serviço como conforto térmico, tempo em fila de inspeção, restituição de bagagem, limpeza, entre outros. O BH Airport alcançou o índice de 2%, o melhor resultado do Fator Q, instrumento de qualidade dos serviços que avalia o desempenho de -7,5% a 2%.

Sobre o BH Airport - Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a quase 70 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil.


Intercity BH cria quartos para atletas

A hotelaria mineira tem experimentado um aquecimento notável com a realização de eventos significativos na capital, destacando-se a abertura da Arena MRV, que impulsionou a presença do público esportivo nos hotéis da região. Diante dessa demanda em expansão e visando atender às necessidades específicas dos atletas e times esportivos, o Intercity BH Expo, o maior hotel da Rede Intercity no Brasil e o terceiro maior da capital, anuncia o lançamento do Andar do Atleta com 22 apartamentos especialmente projetados para proporcionar aos esportistas uma estadia memorável.



Acácio Pinto, gerente geral do Intercity BH explica que cada quarto apresenta camas com medidas especiais, sendo 2,10 metros de comprimento por 1,10 metro de largura para garantir o máximo conforto aos atletas. “Este lançamento reflete o nosso compromisso com a inovação hoteleira e também em oferecer um ambiente acolhedor e adaptado às necessidades específicas dos atletas, garantindo uma estadia memorável e revigorante. Queremos ser o lar fora de casa para os mais diversos times esportivos, proporcionando uma experiência única de hospitalidade esportiva."

Além das camas especiais, os diferenciais do Andar do Atleta vão além da estética, abrangendo uma gama de itens cuidadosamente selecionados para atender às demandas específicas dos atletas. Cada quarto também é equipado com uma chaleira elétrica, TV Smart de 43 polegadas, kit de chá e energizantes, café e enxoval luxo. Outro grande diferencial competitivo do hotel é sua localização estratégica a apenas 4km da Arena MRV e a 9km do Minas Tênis Clube.



Com o lançamento do Andar do Atleta, o Intercity BH Expo reforça seu compromisso em oferecer serviços diferenciados, consolidando sua posição como referência em hospitalidade esportiva na região. “A personalização, conforto e a atenção aos detalhes são marcas registradas desse nosso novo investimento, queremos conquistar de vez esse público e nos tornar referência em hospedagem esportiva na capital”, finaliza Rodrigo.


Piscina com área com bela vista de BH


Geoparque em Uberaba destaque na terra dos Dinossauros




Após entrar oficialmente para a rede mundial de geoparques da Unesco, Uberaba recebe apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), para se transformar em uma das principais rotas turísticas de Minas Gerais. A iniciativa prevê uma série de ações voltadas para estruturação de novos produtos e promoção do destino.

A concessão do título de geoparque ocorreu em março deste ano. O ‘Geoparque Uberaba: Terra de Gigantes’ passou a ser o sexto do país e o primeiro da região Sudeste a receber reconhecimento internacional. A certificação é dada aos territórios que têm sua história e cultura preservadas de forma sustentável. São locais propícios para estudos científicos, educação ambiental e turismo responsável, contribuindo para o crescimento socioeconômico e a preservação do patrimônio natural e cultural.



“Ter o Geoparque Uberaba com a chancela da Unesco é motivo de orgulho. Esse reconhecimento internacional inaugura um novo momento para Uberaba, para o Triângulo Mineiro e para Minas Gerais, projetando o estado para todo o mundo e gerando ainda mais desenvolvimento econômico, emprego e renda. Estar ao lado do Sebrae Minas será fundamental para fazer com que o Geoparque Uberaba atraia ainda mais turistas para Minas”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.



O nome ‘Terra de Gigantes” é uma alusão às três principais identidades históricas e culturais uberabenses, relacionadas ao patrimônio geológico – por abrigar fósseis de dinossauros -, ao potencial agropecuário – Uberaba é reconhecida como capital mundial da raça Zebu -, e por ser a cidade onde viveu o médium Chico Xavier.



No município são encontrados diversos museus, casarões antigos e geossítios que retratam as riquezas geológicas e a herança histórica. Uberaba possui ainda depósitos fossilíferos importantes, especialmente do período Cretáceo. Entre os fósseis de dinossauros encontrados na região, destacam-se espécies como o Titanossauro (herbívoros) e Abelisaurídeos (carnívoros), além de outras descobertas de vertebrados e plantas, que tem alimentado o interesse científico e atraído pesquisadores e paleontólogos de diversas partes do mundo.

Já a religiosidade é representada por diversas igrejas católicas, por manifestações como a folia dos reis e o congado. O município também tem a reputação de ser um importante centro para os adeptos do espiritismo, por ser o local onde viveu e trabalhou Francisco Cândido Xavier – o Chico Xavier -, um dos mais renomados médiuns do Brasil, reconhecido por suas obras filantrópicas, psicografias de livros e mensagens espíritas.

Por outro lado, a vocação agropecuária acompanha Uberaba desde sua fundação. A cidade é referência mundial no melhoramento genético e zebuíno de elite, e sedia importantes centros de pesquisa, fazendas e criadores especializados nesse tipo de gado. Além disso, promove eventos e feiras agropecuárias que atraem criadores de todo o país e do exterior.



Com todo esse potencial turístico, o Sebrae Minas, por meio do programa Check in Minas, e a Secult vão estruturar, mapear e qualificar novos produtos e experiências da Rota Turística Caminhos do Geoparque de Uberaba. “A intenção é proporcionar aos visitantes experiências científicas, educativas e culturais únicas. Não será apenas um local de lazer, mas também de aprendizado e conexão com a natureza e a história da região. O objetivo é potencializar e promover o turismo local, valorizar a identidade regional e o estimular o desenvolvimento econômico e sustentável”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Novas ações - Até o final de 2024, a Rota Caminhos do Geoparque Uberaba também vai receber outros incentivos, como as ações do convênio firmado entre o Sebrae Minas e a Prefeitura Municipal de Uberaba.

Entre as iniciativas está a realização de capacitações gerenciais para artesãos, produtores rurais e pequenas empresas, com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento oferecido aos turistas. Haverá ainda iniciativas voltadas para o fortalecimento da governança, por meio do apoio à Associação Geoparque Uberaba, articulação de novas parcerias públicas e privadas, e a troca de experiências e boas práticas com outros geoparques brasileiros, como o de Araripe, durante missão técnica ao Ceará.



O convênio também prevê esforços para a realização da 4ª edição do Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba e do Seminário de Turismo, Cultura e Gastronomia. Além disso, será criada uma estratégia de promoção do geoparque por meio do city branding. “Vamos construir uma marca que identifica e promove atributos singulares do município, criando um senso de pertencimento da população, fomentando novos investimentos, e atraindo mais visitantes e investidores para a cidade”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.

União de forças - A iniciativa para tornar Uberaba em geoparque teve início em 2014, quando o geólogo Luiz Carlos Borges Ribeiro identificou a cidade do Triângulo Mineiro como um parque ecológico em potencial. A partir desse estudo foi comprovado que o município concentra uma diversidade de sítios paleontológicos com fósseis de inúmeras e diferentes espécies, em um território que se estende por 4.523,957 km², dimensão semelhante a outros geoparques europeus.

Desde 2018, o Sebrae Minas tem se unido a parceiros locais – Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Prefeitura de Uberaba e Associação Geoparque Uberaba – em um esforço contínuo para o reconhecimento do patrimônio geológico, cultural e histórico do território.

O planejamento estratégico das ações foi elaborado por uma consultoria especializada, que norteou o andamento dos trabalhos e a criação dos grupos temáticos.

Também foi proposto um modelo de governança para a criação da Associação Geoparque Uberaba, que reúne 34 associados entre empresários, representantes de instituições públicas e privadas, lideranças e sociedade civil. Com a formação da governança, foram realizadas duas missões técnicas aos geoparques de Seridó, no Rio

Grande do Norte (2022), e de Arouca, em Portugal (2023), propiciando a troca de experiências, principalmente, relacionadas às boas práticas.

Foram oferecidas, ainda, capacitações em gestão e design para os artesãos, além de orientações sobre precificação, comercialização e Procedimento Operacional Padrão (OPO) para meios de hospedagens locais. Também foi criado um selo de identidade dos geoprodutos feitos no território para a cachaça, doces e souvenires.

Em 2022, o Sebrae Minas participou da elaboração do dossiê do projeto ‘Geoparque Uberaba: Terra de Gigantes’. Em 2023, uma comitiva de avaliadores da Unesco visitou o município e conferiu a documentação do dossiê. O projeto foi apresentado na 10ª Conferência Internacional de Geoparques da Unesco, em Marrocos. Na ocasião, Uberaba teve sua candidatura a “Aspirante Geoparque” aceita por unanimidade pelo Conselho da Rede Global de Geoparques.

Em 2024, Uberaba se juntou aos geoparques brasileiros de Araripe (CE), Seridó (RN), Caminhos dos Cânions do Sul (RS e SC), Quarta Colônia e Caçapava (RS), levando o país a um patamar de destaque internacional no que diz respeito à conservação e valorização do seu patrimônio geológico e cultural.

Atrativos turísticos

Geossítio de Peirópolis - Dinossauros
Sítio Memorial Chico Xavier - Turismo Religioso
Sítio ABCZ - Museu do Zebu, Parque Fernando Costa - Sede da ABCZ
Sítio Santa Rita - Museu de Arte Sacra, Mercado Municipal e Igreja São Domingos
Fazenda Cassu - primeira fazenda mineira a receber espécies zebuínas vindas da Índia.
Geossítio Univerdecidade
Geossítio Vale Encantado
Parque das Barrigudas
Parque das Acácias
Parque Ecológico Mata do Ipê
Parque Municipal Mata do carrinho
Máquina Locomotiva Maria Fumaça
Mercado municipal
Estádio João Guido - Uberabão
Vinícola Ar Puro Wine
Memorial Chico Xavier
Igreja São Domingos
Museu de Arte Sacra é Igreja Santa Rita
Fundição Artística de Sinos -Fasu
Paróquia Santa Terezinha
Santuário Basílica Nossa Senhora da Abadia
Santuário da Medalha Milagrosa
Sítio histórico e cultural Memorial das Irmãs Dominicanas de Monteils - Museu da Capela
Comunhão Espírita
Casa da Prece
Casa de Memórias e Lembranças Chico Xavier
Estátua Chico Xavier
Casas de Matrizes Africanas
Comunidade Rural de Santa Rosa
Fazenda Morro Alto
Cachoeira dos Quartéis
Museu de memória do judiciário
Museu dos Dinossauros
Museu de Arte Decorativa
Museu do comércio
Museu do Zebu
Projeto Museu da Nossa gente

Informações sobre o Geoparque Uberaba: www.geoparqueuberaba.com.br

Sand Diego Barro Preto e Ibis Contagem e Montes Claros

Com a coordenação do gerente comercial da SFA Hotéis, Rodrigo Medeiros, o San Diego Express Hotel Barro Preto está com novidades na Estação do Pão de Queijo.



O hotel quer ser referência em pães de queijo na capital mineira. No hotel tem o pão de queijo normal, da excelente marca Tia Eliana, e os recheados.

Entre os recheados, tem o de linguiça mineira artesanal, com requeijão de rapa maçaricado, Rúcula, tomate seco e queijo minas, frango desfiado com requeijão, carne seca desfiada com requeijão, Bacon com cheddar cremoso, doce de leite com queijo minas e goiabada cascão, com queijo minas. Os preços são bem acessíveis, variando de R$12,90 a R$15,90. Como sobremesas, as deliciosas tortas alemãs e a holandesa, pudim de leite condensado.

Todos os produtos também podem ser embalados para viagem.

No Ibis Contagem Ceasa, todos os carpetes dos andares foram mudados.


O oitavo andar com piso vinílico, para pessoas alérgicas e os demais andares com um lindo e moderno carpete.

Novidade agora no ibis Contagem o almoço executivo, com o prato especial "Contagem das aboboras".

Um nhoque de Abóbora, carne Seca e Catupiry.

Ibis Montes Claros, o sistema de ar condicionado do lobby foi todo modernizado, aumentando ainda mais a experiência dos hóspedes no check-in, check-out, café da manhã, jantar ou trabalhando nas mesas. Também foram trocados o carpete de todos os andares, nos mesmos modelos de Contagem.



O hotel fica dentro da área do estacionamento do Montes Claros Shopping, que pertence ao mesmo grupo econômico do hotel, proporcionando ainda mais conforto aos nossos hóspedes.

Reservas https://book.omnibees.com/chain/9627

PIC empossa nova diretoria





Durante solenidade realizada no PIC Cidade, dia 26 de abril, que contou com a presença dos ex-presidentes, conselheiros, familiares e gestores, a Diretoria do PIC tomou posse para mais dois anos de mandato - biênio 2024/2026.


Antonio Eustáquio, ou Taquinho como é conhecido, inicia assim seu quarto mandato à frente da presidência do Clube. A Diretoria empossada conta com os seguintes vice-presidentes: Afonso Cozzi, Arnaud Grazzi e Veiga, Hudson Venâncio, Jamil Nahass, João Henrique Franco Garcia, Marcos Nannetti, Pedro Eduardo Cortez e Ricardo Scalabrini.



Na ocasião, vários conselheiros também foram empossados, entre eles uma mulher, Itatiane, a terceira conselheira do Clube.

Em seu discurso de posse, o presidente agradeceu o inestimável apoio do conselho Consultivo formado pelos ex-presidentes: Edison Simão, Evandro Veiga Negrão de Lima, Carlos Augusto Passos, Antônio Mafra e Wilson Alvarenga.




Agradeceu ainda aos Conselhos Deliberativo e Fiscal, à sua Diretoria e aos colaboradores.

Informações para a coluna enviar para 
 @sergiomoreira63














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.