Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

GRUPO RENAULT APRESENTA RESULTADOS NO 3º TRIMESTRE: FATURAMENTO PROGREDIU 9,4% NO PRIMEIRO


Os emplacamentos do grupo Renault (620.525 unidades no trimestre) tiveram alta de 1,2%, em um mercado automobilístico mundial em queda de 0,2%. 

Os emplacamentos do Grupo tiveram progressão de 7.288 unidades em três meses, contra 9.806 durante todo o primeiro semestre.

Na Europa, em um mercado em forte alta (+9,8%), o grupo Renault registrou progressão de 6,5% em seus emplacamentos. 

Apesar destes 20.802 emplacamentos a mais no período, a participação de mercado apresentou uma queda de 0,3 ponto, ficando em 9,0%.

O sucesso dos últimos lançamentos, Kadjar e Espace, assim como a força dos modelos Captur e Clio, fortaleceram o portfolio de pedidos (44.000 unidades a mais que no final de setembro de 2014), o que deve ter um impacto positivo na performance comercial do Grupo na Europa no último trimestre.

O Grupo apresenta fortes altas de seus emplacamentos na grande maioria dos países da Região. 

Destaque para a boa performance do Grupo no Reino Unido (+22,3%), Holanda(+21,7%), Espanha (+16,2%), Portugal (+21,1%) ou ainda na Polônia (+25,4%).

A marca Renault alavanca a performance do Grupo com volumes em alta de 23.199 unidades, em alta de +9,8% em relação ao mesmo período de 2014. 

Já a participação de mercado da marca Dacia está em recuo de 0,3 ponto, com 2,1% do mercado europeu.

Na França, os volumes de vendas do Grupo estão em ligeiro recuo de 186 unidades. 

No terceiro trimestre, a participação de mercado ficou em queda de 1,4 ponto, com 24,4%. 

O Renault Clio se mantém como o veículo mais vendido na França, considerando-se todos os segmentos.

Fora da Europa, o Grupo mantém sua participação em um mercado em queda de 5,1%, sendo que os emplacamentos do Grupo estão em recuo de 4,6% e representaram 45,4% dos volumes globais no período. 

O Grupo conquistou participações de mercado na região Américas (+0,5 ponto), na Eurásia (+1,5 ponto) e se mantém estável nas regiões África-Oriente Médio-Índia (+0,1 ponto) e Ásia-Pacífico (0,0 ponto).

Na região Américas, os emplacamentos do Grupo estão em recuo de 5,3%, em um mercado em queda de 12,5%. 

No Brasil, segundo mercado do Grupo, a Renault fortalece sua posição, e sua participação de mercado está em progressão de 0,3 ponto, com 7,4%. 

Na Argentina, os emplacamentos do Grupo estão em franca progressão no período. 

Com 5.437 unidades a mais que em 2014, houve uma progressão de 26,3%. 

A participação de mercado, em alta de 2,6 pontos, ficou em 14,6%.

Na Região Eurásia, a participação de mercado está em progressão de 1,5 ponto. As vendas do Grupo caíram apenas 1,2%, enquanto que o mercado está em recuo de 13,9%. 

Na Rússia, onde o Grupo decidiu claramente defender suas margens, a retração de sua participação de mercado ficou limitada em 0,5 ponto. 

Já os emplacamentos estão em recuo de 29,8%, em um mercado em queda de 25,3%. 

Na Turquia, em um mercado em fortíssima alta no trimestre (+23,5%), seus emplacamentos saltaram para 31,6%. 

O Grupo conquistou 1,1 ponto de participação de mercado, para 17,1%.

Na Região África-Oriente Médio-Índia, os emplacamentos do Grupo estão em queda de 4,8%, em um mercado em retração de 6,6%. 

A participação de mercado do Grupo está em progressão de 0,1 ponto. 

Na Argélia, limitando a queda de seus emplacamentos a -36,7%, em um mercado perturbado por mudanças na regulamentação e em retração de 48,6%, o Grupo se afirma como líder, com uma participação de mercado que está em progressão de 6,4 pontos, para 34%. 

Na Índia, aguardando o início das vendas do Kwid (que conta com mais de 50.000 pré-vendas até esta data), o grupo vendeu 4.818 veículos a menos e sua participação de mercado caiu 0,7 ponto.

Na Ásia-Pacífico, a participação de mercado do Grupo ficou estável no trimestre, com emplacamentos em queda de 11,2%. 

Aguardando o início de sua produção local prevista para o início 2016 na China, o principal mercado em todo o mundo, o Grupo apresenta vendas em queda de 6.735 unidades. 

Na Coreia, com vendas em alta de 2.770 unidades no período, a Renault Samsung Motors continua a avançar (+16,6%) mais rápido que o mercado (+12,5%). A participação de mercado, em alta de 0,2 ponto, ficou agora em 4,5%.

Faturamento do 3º trimestre por setor operacional

No terceiro trimestre de 2015, o faturamento do Grupo está em progressão de 9,4%, atingindo 9,34 bilhões de euros.

O faturamento da Divisão Automobilística está em progressão de 10,2%, para 8,8 bilhões de euros. 

Em relação a esta alta, 5,2 pontos são provenientes do aumento das vendas às empresas parceiras. 

O efeito volume de 0,6 ponto é inferior à alta dos emplacamentos (+1,2 ponto), em razão da atividade de CKD[1] computada como vendas às empresas parceiras. 

O efeito mix geográfico está em retração de 0,6 ponto, principalmente em razão da queda das vendas na Ásia. 

O impacto mix produto ficou positivo em 2,3 pontos sob o efeito do sucesso das vendas dos modelos Kadjar e Espace.

O efeito de preços ficou positivo em 2,3 pontos, devido:
Aos aumentos para compensar as desvalorizações das moedas, principalmente nos mercados emergentes;
A um melhor mix de versões.

O impacto das moedas ficou negativo em 2,2 pontos, em razão principalmente da fraca performance do Rublo russo e do Real, no Brasil. 

O item classificado como “outros” teve um efeito positivo de 2,6 pontos devido a uma melhor contribuição de “peças & acessórios”, vendas de veículos seminovos, e refaturamento de P&D às empresas parceiras.

A Divisão de Financiamento das Vendas (Banco RCI) contribuiu para o faturamento do Grupo à altura de 534 milhões de euros, com retração de 2,2% em relação ao mesmo período de 2014. 

Esta queda se explica pela queda das taxas de juros na Europa e a desvalorização de algumas moedas. 

A média de créditos em circulação, que chegou a 28,8 bilhões de euros no terceiro trimestre de 2015, apresentou um avanço de 12,8%.

O número de novos contratos de financiamento aumentou 15,2% em relação ao terceiro trimestre de 2014.

Perspectivas
O mercado europeu deve avançar 8% neste ano, e o mercado francês deve ter uma progressão de 5%. 

Nossos principais mercados emergentes devem continuar apresentando condições adversas e voláteis no quarto trimestre.

Neste contexto, o Grupo confirma seus objetivos de:
Aumentar os emplacamentos e o faturamento do Grupo (com taxas de câmbio constantes),
Melhorar a margem operacional do Grupo e da Divisão Automobilística,
Gerar um fluxo de caixa livre operacional positivo da Divisão Automobilística.

Faturamento consolidado do grupo Renault
(Em milhões de euros)
2015
2014
Variação
2015/2014
1º trimestre



Divisão Automobilística
8.829
7.727
14,30%
Divisão de Financiamento das Vendas
559
530
5,50%
Total
9.388
8.257
13,70%
2º trimestre



Divisão Automobilística
12.236
11.012
11,10%
Divisão de Financiamento das Vendas
573
551
4,00%
Total
12.809
11.563
10,80%
3º trimestre



Divisão Automobilística
8.802
7.984
+10,2%
Divisão de Financiamento das Vendas
534
546
-2,2%
Total
9.336
8.530
+9,4%
9 meses



Divisão Automobilística
29.867
26.723
+11,8%
Divisão de Financiamento das Vendas
1.666
1.627
+2,4%
Total
31.533
28.350
+11,2%

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.