Um dos fatores que contribui para diminuir o desempenho dos pneus é o superaquecimento dos freios, que por sua vez, transmitem esse calor para a área dos talões dos pneus (área que fica em contato com a roda).
Os pneus tem limites de temperatura de trabalho e quando há algum problema no sistema de freios do veículo, existe uma geração de calor intensa nessa região.
Esse calor prejudica os seguintes itens:
- Rolamentos;
- Gaxetas;
- Pastilhas e lonas de freios;
- Pneus
- Consumo de combustível, entre outros.
O pneu submetido a altas temperaturas começa a desenvolver um processo de baquelitização da área dos talões.
Fonte:
- Rolamentos;
- Gaxetas;
- Pastilhas e lonas de freios;
- Pneus
- Consumo de combustível, entre outros.
O pneu submetido a altas temperaturas começa a desenvolver um processo de baquelitização da área dos talões.
Isso faz com que apareçam rachaduras nessa região, que são maiores ou menores conforme o grau de caloria esse pneus sofreu.
A borracha perde sua característica de flexibilidade e elasticidade, quando submetida a temperaturas fora de sua especificação de trabalho.
Essa situação é de certa forma comum de ser observada em veículos de todos os tipos. Uma boa manutenção do sistema de freios e revisões periódicas são suficientes para manter o sistema íntegro e evitar despesas desnecessárias com pneus, freios e combustível.
Uma da formas de se observar se os freios não estão necessitando manutenção é levantando-se o veículo, calçando com cavaletes e tentando girar as rodas com as mãos.
Essa situação é de certa forma comum de ser observada em veículos de todos os tipos. Uma boa manutenção do sistema de freios e revisões periódicas são suficientes para manter o sistema íntegro e evitar despesas desnecessárias com pneus, freios e combustível.
Uma da formas de se observar se os freios não estão necessitando manutenção é levantando-se o veículo, calçando com cavaletes e tentando girar as rodas com as mãos.
Ao menor sinal de que tem alguma coisa “segurando” as rodas, isso provavelmente está ocorrendo devido aos freios.
A ovalização dos tambores de freios também são causa do superaquecimento do sistema de freio e de desgastes irregulares dos pneus.
A ovalização dos tambores de freios também são causa do superaquecimento do sistema de freio e de desgastes irregulares dos pneus.
Nesse caso são dois problemas causados aos pneus, a baquelitização da área dos talões e desgaste acentuado na banda de rodagem no local onde o freio “segura” mais.
Os veículos submetidos a trabalhos em zona urbana são os mais propensos a apresentar problema no sistema de freio e superaquecimento nos talões dos pneus, devido à característica desse tipo de serviço, onde os freios são muito mais exigidos do que em serviços de longa distância.
Os veículos submetidos a trabalhos em zona urbana são os mais propensos a apresentar problema no sistema de freio e superaquecimento nos talões dos pneus, devido à característica desse tipo de serviço, onde os freios são muito mais exigidos do que em serviços de longa distância.
Guilherme Junqueira Franco
TTS - Truck Tire Specialist
TTS - Truck Tire Specialist
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