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segunda-feira, 9 de novembro de 2015

SUPERAQUECIMENTO DOS FREIOS É FATOR DE PERIGO E DE GASTOS.PARA EVITAR ESSE PROBLEMA A SOLUÇÃO É REALIZAR MANUTENÇÃO PERIÓDICA


Um dos fatores que contribui para diminuir o desempenho dos pneus é o superaquecimento dos freios, que por sua vez, transmitem esse calor para a área dos talões dos pneus (área que fica em contato com a roda).

Os pneus tem limites de temperatura de trabalho e quando há algum problema no sistema de freios do veículo, existe uma geração de calor intensa nessa região. 

Esse calor prejudica os seguintes itens:
- Rolamentos;

- Gaxetas;

- Pastilhas e lonas de freios;

- Pneus

- Consumo de combustível, entre outros.

O pneu submetido a altas temperaturas começa a desenvolver um processo de baquelitização da área dos talões. 

Isso faz com que apareçam rachaduras nessa região, que são maiores ou menores conforme o grau de caloria esse pneus sofreu. 

A borracha perde sua característica de flexibilidade e elasticidade, quando submetida a temperaturas fora de sua especificação de trabalho.

Essa situação é de certa forma comum de ser observada em veículos de todos os tipos. Uma boa manutenção do sistema de freios e revisões periódicas são suficientes para manter o sistema íntegro e evitar despesas desnecessárias com pneus, freios e combustível.

Uma da formas de se observar se os freios não estão necessitando manutenção é levantando-se o veículo, calçando com cavaletes e tentando girar as rodas com as mãos. 

Ao menor sinal de que tem alguma coisa “segurando” as rodas, isso provavelmente está ocorrendo devido aos freios.

A ovalização dos tambores de freios também são causa do superaquecimento do sistema de freio e de desgastes irregulares dos pneus. 

Nesse caso são dois problemas causados aos pneus, a baquelitização da área dos talões e desgaste acentuado na banda de rodagem no local onde o freio “segura” mais.

Os veículos submetidos a trabalhos em zona urbana são os mais propensos a apresentar problema no sistema de freio e superaquecimento nos talões dos pneus, devido à característica desse tipo de serviço, onde os freios são muito mais exigidos do que em serviços de longa distância.

Fonte:
Guilherme Junqueira Franco
TTS - Truck Tire Specialist

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