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sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

GM do Brasil completa 92 anos com inauguração do maior sistema solar da indústria. São 560 metros quadrados de sistema solar instalados na fábrica de São Caetano do Sul. Data é comemorada pela liderança de vendas da Chevrolet e do Onix como o carro mais vendido de 2016. Primeiro veículo montado foi um furgão, em 1925, passando por geladeiras até a liderança do mercado brasileiro por 15 meses consecutivos





São Caetano do Sul – A General Motors comemorou, nesta quinta-feira, dia 26 de janeiro, 92 anos de atividades no Brasil. Para marcar a data, a GMB inaugura o maior sistema solar da indústria automotiva.

São 560 metros quadrados instalados no telhado da fábrica em São Caetano do Sul, para fornecer água quente aos chuveiros do vestiário da fábrica, o equivalente a abastecer o consumo diário de 900 casas.


O sistema conta com 280 placas solares e sistemas de bomba de calor, com capacidade para abastecer 300 chuveiros, eliminando a necessidade de uso de vapor e evitando o consumo de gás natural.

Essas e outras ações no campo da sustentabilidade e o apoio a projetos sociais sempre estiveram presentes no histórico da empresa nessas últimas nove décadas, especialmente nos últimos anos e cada vez mais no futuro.


Recentemente, sob a marca Chevrolet, a GM lançou o sistema ECO, um amplo pacote de evoluções mecânicas com foco na eficiência energética dos carros.

Esse conjunto inclui uma nova geração de motores (1.0 e 1.4) e de transmissões, manual e automática - ambas de seis marchas a partir de então.

Com isso, o veículo passa a ostentar nota máxima em eficiência energética pelo Inmetro e o selo verde do Conpet.

As evoluções na eficiência energética dos modelos Chevrolet chegaram em até 31% com o Chevrolet Cruze.


Além disso, a subsidiária brasileira desenvolve atualmente modelos com índice de melhoria energética de 12%, recuperabilidade superior a 99% e de reciclabilidade acima de 85% como no caso da S10.

O trabalho contínuo de melhoria nos processos ainda fez a empresa reduzir, nos últimos anos, 53% de 2003 a 2016 do consumo de energia elétrica e 73% de 2003 a 2016 de água para produzir um carro.

Além disso, 98,5% dos resíduos produzidos como borra de tinta, óleo, metal, plástico, pneus e baterias são reciclados.


No Brasil, a GM já conta com três fábricas certificadas de acordo com a ISO 50.001, a norma de gestão de energia, sendo a fábrica de São Caetano do Sul a mais recente a receber a certificação em janeiro de 2017.

Ainda em São Caetano do Sul, por exemplo, desde 1989 foi implantado um sistema de reuso do efluente industrial, que é utilizado nos processos industriais, evitando o consumo de água potável.


Estes sistemas possibilitaram o reuso (
uso repetido, novo uso, reutilização) de mais de 628 milhões de litros, desde 2005, sendo 121 milhões apenas no ano de 2016.

Entre os reconhecimentos globais, as fábricas de São Caetano do Sul, Mogi das Cruzes e Gravataí foram selecionadas pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos por terem reduzido o consumo de energia dentro do prêmio “Energy Star Challenge for Industry”, a única montadora a ter este reconhecimento no Brasil.


A política ambiental da companhia foi reconhecida com importantes premiações, como as recertificações do Wildlife Habitat Council (WHC), pelo trabalho de preservação de áreas verdes e educação ambiental em Gravataí (RS), Joinville (SC) e São José dos Campos, São Caetano do Sul, Mogi das Cruzes (SP).

Além disso, a GM premia os melhores projetos de seus fornecedores, concessionários e empregados na área de sustentabilidade com o “Prêmio GM de Sustentabilidade”.


A GM do Brasil, tem em Joinville (SC) uma das fábricas mais sustentáveis do mundo.

A unidade foi a primeira a implantar um conjunto de sistemas pioneiros na área de eficiência energética e proteção ao meio ambiente, com destaque para a energia fotovoltaica - gerada a partir da luz do sol, reciclagem de água industrial por meio de osmose reversa e tratamento inédito de efluentes e esgotos por meio de jardins filtrantes.

Essas e outras tecnologias levaram a fábrica de Joinville a ser reconhecida com a certificação LEED Gold.


As iniciativas, que fazem dela uma fábrica sustentável, incluem processos que a tornam uma das primeiras do Brasil a ter 100% dos resíduos industriais reciclados (zero aterro).

Pelo programa "Zero Aterro" todos os resíduos do processo produtivo serão reutilizados, reciclados ou coprocessados.

Ao todo, a GM tem nove instalações zero aterro no Brasil, sendo cinco em São Caetano do Sul, duas em Gravataí, e as fábricas de Mogi das Cruzes e Joinville.

Já o Instituto GM completou 23 anos em novembro de 2016.


Missão do IGM 
Participamos e contribuímos para a melhoria das comunidades onde temos instalações industriais, proporcionando-lhes condições necessárias para o desenvolvimento pessoal e profissional, por meio dos pilares de Segurança, Desenvolvimento Econômico, STEM (Educação voltada para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e Voluntariado.

Um exemplo de uma inciativa do IGM é a fábrica de cabides.

Programa que permite aos jovens terem uma visão sobre o empreendedorismo, conhecendo o funcionamento básico de diversas áreas de uma miniempresa, neste caso uma fábrica de cabides.

O processo abrange desde a criação até a venda do produto. Atualmente o programa prioriza filhos de empregados da GMB.


Chevrolet é líder de mercado em 2016
Entre os marcos celebrados esse ano estão a liderança de mercado da Chevrolet em 2016, o Onix como o carro mais vendido de 2016 e a marca de produção de 15 milhões de carros feitos no País.

Os 92 anos de atividades foram marcados pela liderança do Chevrolet Onix como o carro mais vendido de 2016, com 147.292 mil unidades emplacadas.

Ao todo, já são mais de 570 mil comercializados.


Antes do Onix, outros dois Chevrolet alcançaram o posto de carro preferido dos brasileiros: o Monza e o Chevette.

Sendo o Monza, até hoje, o único sedã médio a ser tricampeão (1986, 1985 e 1984). Já o Chevette ganhou o título, em 1983.

Na história da indústria automotiva nacional, a Chevrolet é a primeira marca a colocar três diferentes carros no posto mais alto do ranking.

O momento ainda coincide com a Chevrolet ser por 15 meses consecutivos líder de vendas do mercado brasileiro, com 345.916 mil veículos negociados.


Além disso, também vale lembrar que as vendas globais da General Motors cresceram pelo quarto ano consecutivo, fechando 2016 com a comercialização de 9,9 milhões de veículos.

E também tivemos um resultado expressivo na América do Sul, onde encerramos 2016 com 583,598 mil veículos vendidos e mantivemos a liderança de mercado alcançada desde 2001.

Outro destaque na região foi o Onix, produzido no Complexo Industrial de Gravataí, ser o modelo mais vendido na região com mais de 138 mil unidades em 2015 e 175 mil em 2016.

O Brasil segue como o terceiro maior mercado da empresa no mundo, depois de China e Estados Unidos.

Chevrolet tem a linha mais completa do País.


A Chevrolet completa mais de nove décadas de operação com a mais completa linha de automóveis do país.

Ao todo são 13 modelos dos mais variados segmentos, desde o Onix Joy 1.0, o mais acessível, até o superesportivo Camaro com motor 6.2 V8 de 461 cavalos; 0 a 100 km/h agora é feito em apenas 4,2 segundos.

A picape S10 é o veículo com maior número de configurações: são 133 possibilidades de combinações, entre versões de acabamento, tipo de carroceria, motorização e cor externa.

Já o Spin é recordista em tamanho do porta-malas com 710 litros e na preferência dos consumidores de monovolumes, enquanto o Cobalt teve a carroceria praticamente toda redesenhada e traz agora linhas mais expressivas e dinâmicas, em sintonia com a nova linguagem global de design da marca.


História da GM no Brasil
Desde a montagem do primeiro Chevrolet em um galpão no bairro paulistano do Ipiranga, em 1925, até o início de janeiro 15 milhões de veículos GM foram produzidos no país.

O primeiro carro nacional de passeio da Chevrolet foi o Opala, apresentado em 1968. Outros modelos de sucesso foram lançados posteriormente, como o Chevette, a D20, o Monza, o Kadett, o Corsa, o Vectra, o Omega e o Astra.


A GM chegou a produzir paralelamente outros tipos de produtos, como baterias, aparelhos de ar-condicionado e até geladeiras – as famosas Frigidaire.

Mais de 2.000.000 delas foram feitas dos anos 50 aos 70.

Hoje, a companhia possui três complexos industriais de produção de veículos, motores e componentes: São Caetano do Sul (SP), São José dos Campos (SP) e Gravataí (RS). Conta ainda com unidades em Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados e peças), Sorocaba (centro logístico) e Indaiatuba (campo de provas), todas no Estado de São Paulo, além de um Centro Tecnológico, em São Caetano do Sul (SP).

A GM do Brasil também tem em Joinville (SC) linhas industriais de onde saem motores e cabeçotes de alumínio.

Os principais fatos, ano a ano


1925
• Em 26 de janeiro é registrada, no II Tabelionato de São Paulo, a Companhia Geral de Motores S.A., com sede na Avenida Presidente Wilson, 2.935, no bairro do Ipiranga.

O capital inicial era equivalente a US$ 270 mil. Pouco tempo depois, a razão social passa a ser General Motors of Brazil S.A. (GMB).

• No mês seguinte, foi instalada, no local, a primeira linha de montagem. Mas só em setembro o Brasil conheceu o primeiro Chevrolet montado no país: um furgão de entregas urbanas.

1927
• O ritmo de produção crescia e, em setembro, saia da fábrica o veículo de número 25.000.

Neste momento, a GM começava uma nova etapa em seu desenvolvimento, o início da construção da fábrica de São Caetano do Sul.


1928

• Marca de 50.000 veículos Chevrolet no Brasil e, em 1º de outubro, foi iniciada a montagem de veículos em São Caetano do Sul.

1930
• Em 12 de agosto, é inaugurada oficialmente a unidade na região paulista do ABC.

1942
• Mais um sinal de expansão: é inaugurada a fábrica de baterias Etna, depois Delco.

1942—1945
• A General Motors do Brasil participa, durante o período da Segunda Guerra Mundial, do esforço militar na produção de veículos e material bélico.

São produzidos mais de 2.000 veículos a gasogênio para uso civil. Em 1943 é iniciada a fabricação de molas semi-elíticas.

1948
• É conhecida, em novembro, a primeira carroceria inteiramente metálica, com 100% de matéria-prima nacional.


1951
• É produzida a milésima carroceria de ônibus, inteiramente de aço.

• É iniciada a produção de geladeiras Frigidaire.

1953
• Em outubro, é adquirido o terreno em São José dos Campos, com 1.634.008 m², para expansão futura.

1956
• Em 12 de dezembro, o Grupo Executivo da Indústria Automobilística (GEIA) aprova o plano de nacionalização para a fabricação de caminhões Chevrolet.

• Em 21 de dezembro, é iniciada a fabricação da Fundição e da fábrica de Motores, em São José dos Campos.


1957
• Em 28 de junho, o GEIA aprova o plano de fabricação de caminhões leves Chevrolet.

• Ainda em junho, sai o primeiro caminhão Chevrolet nacional.

1958
• Lançada em julho, a primeira picape Chevrolet 3.100, que mais tarde passariam a ser chamada de C14 e C15.

1959
• Em 10 de março é inaugurada a segunda fábrica da General Motors do Brasil, em São José dos Campos.


Na época, produzia somente motores e peças para os caminhões Chevrolet Brasil, picapes e camionetes Chevrolet Amazonas.

1964
• Em outubro estreia a perua C-1416 (depois Veraneio), com molas helicoidais na suspensão traseira e dianteira.

1968
• É lançado, em 19 de novembro, o primeiro carro de passageiros Chevrolet produzido no Brasil, o Opala, com quatro portas.

1970
• A GMB inaugura uma nova linha de montagem, em São José dos Campos, visando o lançamento do seu primeiro carro pequeno, o Chevette.

1972
• Em 14 de dezembro, é adquirido terreno com 11.273.205 m² em Indaiatuba, São Paulo, para o futuro Campo de Provas da GM.

1973
• Em 24 de abril, a GMB apresenta oficialmente à Imprensa o Chevette duas-portas, o primeiro carro pequeno da GM.


1974
• Em 15 de julho, entram em operação as instalações do Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba.


• Em novembro, são lançados o Chevrolet Comodoro e a Caravan.

1978
• Em 26 de setembro, é inaugurada a Estação de Tratamento de Águas de São José dos Campos.

1979
• Em setembro, a GMB começa a vender veículos a álcool.

• Em 12 de dezembro, a fábrica de São Caetano do Sul comemora a produção do veículo de número 1.500.000.

• É suspensa a produção das geladeiras Frigidaire.


1980
• Em 8 de janeiro, a GMB produz o veículo de número 2.000.000 no Brasil.

• Linha 81 do Chevette inclui a Marajó e o Hatch SR.

1982
• Em 13 de maio, a GMB lança ao público o Chevrolet Monza.

1984
• Monza é o líder absoluto de vendas, com 53 mil unidades comercializadas no ano.

Modelo manteve o posto por mais dois anos consecutivos.


1985
• A GM comemora seu 60º aniversário de atividades no País.

• Em março, a marca de 1 milhão do modelo Chevette produzidos em São José dos Campos.

1988
• Em 2 de fevereiro, é inaugurado o Centro Tecnológico em São Caetano do Sul.

• Em outubro, a introdução do câmbio automático de quatro marchas na linha Opala.

1989
• Em abril, apresentação do Kadett à Imprensa, no Rio de Janeiro. Em outubro, é a vez da perua Ipanema.

• Em 5 de outubro, inauguração da Estação de Tratamento de Efluentes Industriais Ácido-Álcalis de São Caetano do Sul.

• Em 4 de dezembro, 5 milhões de motores Chevrolet produzidos.


1990
• Em fevereiro, lançamento do Monza Classic SE 500 EF com injeção eletrônica de combustível.

• Em 5 de junho, o primeiro projeto do "Empresários para o Futuro", com a fábrica de cabides instalada na GM, completa um ano de atividades.

1991
• Em maio, é comemorada a produção do Monza de número 600.000.

1992
• Tem início no mês de janeiro a comercialização do Kadett GSi conversível.

• Equipado com motor 1.0, Chevette Júnior é a opção da GM para ingressar no segmento dos carros ditos populares


• Em abril, o Opala sai de linha após 23 anos ininterruptos de produção com a marca de quase 1.000.000 de unidades.

• Em setembro, o Omega chega ao mercado como o automóvel mais moderno e sofisticado do País.

1993
• A GMB apresenta à imprensa, em abril, duas inéditas station-wagons, a Suprema e a Ipanema, ambas de quatro portas.

• Em 8 de junho, é mostrado o primeiro carro movido a gás natural dotado de injeção eletrônica com sistema multiponto.

• É criado, em agosto, o Instituto Cultural e Filantrópico General Motors, instituição que visa facilitar a ação de todo o grupo em ações de cunho social.

• O Vectra é oficialmente lançado, em 2 de outubro.

• A GMB apresenta em seguida o Calibra, cupê esportivo importado da Opel alemã.

• Em 11 de novembro, durante a visita do então presidente mundial da General Motors Corporation, Jack Smith Jr., a empresa comemora a produção do Chevrolet número 5.000.000, um Vectra GSi.

• O Chevette sai de linha em 12 de novembro, dia em que a GM comemora a produção de 1.600.000 unidades do modelo, desde 1973.

• O Centro de Treinamento Chevrolet de São Caetano do Sul é inaugurado em 13 de dezembro, juntamente com o Centro de Atendimento ao Cliente Chevrolet.


1994
• Em fevereiro, a GMB lança o Corsa, com motor 1.0.

• A GMB anuncia em outubro, durante o Salão de São Paulo, o Astra hatchback, importado da Opel.

• Em novembro, a linha de montagem do Kadett e da Ipanema é transferida de São José dos Campos para São Caetano do Sul, para possibilitar um aumento da produção do Corsa na unidade do Vale do Paraíba.

1995
• Em 26 de janeiro, a GMB inicia as comemorações de 70 anos de atividade no Brasil.

• Os modelos Omega, Vectra, Astra e Calibra passam a ter dois anos de garantia ou 50.000 km.

• A General Motors do Brasil obtém, em fevereiro, o certificado de qualidade da norma ISO 9002 para as fábricas de veículos de passageiros de São Caetano do Sul e de São José dos Campos.


A GMB é a primeira indústria automobilística da América Latina a conquistar a certificação para duas fábricas completas.

• Em março, a GMB lança a S10, a primeira picape do segmento compacto produzida no Brasil.

• É criada, em março, a GMC Caminhões, nova unidade de negócios da GMB dedicada aos segmentos de comerciais pesados.

• A diretoria da GM do Brasil anuncia em abril, em Brasília, um programa de investimentos no país da ordem de US$ 2 bilhões até 1998.

• A picape Corsa chega ao mercado brasileiro, em maio, com design traseiro desenvolvido no Brasil.


• Em maio, a GMB coloca no mercado o Astra Station Wagon, modelo importado da Opel.

• Em 5 de junho, a fábrica de São Caetano do Sul comemora a produção do seu veículo número 3.000.000.

• Em 21 de junho, entra em atividade, em fase piloto, o novo sistema de comunicação via satélite interligando a General Motors do Brasil e a rede de Concessionárias Chevrolet.

• Em outubro, a empresa apresenta o utilitário esportivo Blazer, a pick-up S10 cabine estendida.

• Em 11 de novembro, a GMB apresenta à imprensa especializada o Corsa Sedan.
1996.

• A GMB anuncia, em 30 de janeiro, a exportação de 500.000 veículos ao longo das duas últimas décadas.

• Em 21 de fevereiro, é apresentado à imprensa o novo ciclo do Vectra, que trouxe para o Brasil inúmeras novidades tecnológicas em segurança e conforto.


• No dia 5 de março, é inaugurado oficialmente o CDP, Centro de Distribuição de Peças da GMB, localizado em Sorocaba, a 100 quilômetros da capital paulista.

• Em agosto, deixam de ser produzidos a Omega Suprema e o Monza. A GMB introduz a "Garantia Estendida Chevrolet", no dia 2 de outubro.

• Chega a S10 cabine dupla.


1997
• Em 30 de janeiro, é oficializada a construção da fábrica de Mogi das Cruzes.

• Em fevereiro, é lançado o Corsa Wagon.

• Em 17 de março, é anunciada a escolha do município de Gravataí, no Rio Grande do Sul, para sediar a terceira fábrica de montagem de veículos da GM no Brasil.

• Ainda em março, é apresentada à imprensa a picape Silverado, com três motorizações, sendo duas a diesel e uma a gasolina.

• Em 18 de agosto, o Corsa Sedan 1.6 passa a ser disponível com transmissão automática de quatro marchas.

• Veículo número 4.000.000 é produzido na fábrica de São José dos Campos.

1998
• Começa, em abril, a importação do cupê 2+2 Tigra, da Opel da Espanha.

• Em maio, é lançado o Corsa Sedã Super, o primeiro sedã de quatro portas com motor 1.0 da era moderna da indústria automobilística brasileira.

• Em julho, ocorre o lançamento do Blazer com tração 4x4.

• Em 31 de julho, encerra-se a produção do Omega.

• Em 16 de setembro, o último Kadett deixa a linha de montagem em São Caetano do Sul.
• Em 27 de setembro, o novo Astra hatchback de 3 portas nacional é apresentado.

• Em 30 de outubro, no Salão de São Paulo, é a nova geração do Omega, agora importado da Holdens, da Austrália.

• Nessa mesma época, foi apresentado o utilitário esportivo Grand Blazer, produzido pela GM de Argentina.


1999
• A fábrica de São José dos Campos completa 40 anos, em 16 de março.

• Em fevereiro, é lançado o Astra Sedan.

• Em cinco de novembro é inaugurado oficialmente o Complexo Industrial e Comercial Automotivo de Mogi das Cruzes (SP), a 60 quilômetros da capital paulista.

2000
• Ampliada em julho, a linha Corsa com o lançamento do modelo Furgão, utilitário destinado ao segmento de transporte de pequenos volumes.

• A GM completa 75 anos de atividades no Brasil.

• Em 2 de setembro, é lançado o Celta, um carro montado num complexo industrial com conceito totalmente novo na indústria automobilística mundial e que também introduziu no mercado, com pioneirismo, a sistemática de venda por meio da Internet.


2001
• Alcançada a marca histórica de 1 milhão de unidades exportadas desde 1974.

• Lançado o Chevrolet Tracker no segmento de utilitários esportivos.

• Chega ao mercado nacional a Zafira, único monovolume em sua categoria com sete lugares.

• Encerrada a produção de caminhões.

2002
• A Chevrolet oferece uma alternativa aos clientes que desejam ter um veículo para funcionar com dois combustíveis, o álcool e o GNV.

Trata-se do modelo Astra Sedã equipado com motor 1.8 litro a álcool, que pode ser convertido para o GNV sem perder a garantia.

• Corsa Sedã passa a se chamar Corsa Classic, já como linha 2003.

• Lançada a nova geração do Corsa, nas configurações hatchback de cinco portas e sedã de quatro portas.

• Meriva é disponibilizado para o mercado brasileiro, em agosto.


2003
• Lançada como novidade mundial, a picape Montana 1.8 Flexpower 2004, o primeiro veículo vendido exclusivamente com motorização multicombustível do mercado.

2004
• O chairman e presidente mundial da General Motors Corporation, Rick Wagoner, foi recebido em audiência, no dia seis de fevereiro, no Palácio do Planalto, pelo então presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, para comunicar a decisão da empresa de investir US$ 240 milhões, no complexo industrial de Gravataí.


2005
• Em 3 de fevereiro, o então presidente mundial da GM na época, Rick Wagoner, anunciou um investimento de US$ 500 milhões, para o lançamento de uma nova geração do Vectra.

• Celta 1.0 VHC Flexpower tornou-se o primeiro veículo Chevrolet 1.0 litro equipado com a tecnologia flex fuel, no fim de junho.

• Em 19 de setembro, começa a produção em série do novo Vectra.


2006
• Em 20 de julho, a unidade de Gravataí alcança a marca de 40 veículos por hora.

• Em 28 de agosto, é superada a marca de 2 milhões de Corsas produzidos no Brasil.

• Em 04 de outubro, é lançado o Prisma, sedã 100% desenvolvido pela engenharia da GM do Brasil.


2007
• Em 18 de julho, o então presidente mundial da GM, Rick Wagoner, anunciou em São Paulo, o investimento de US$ 500 milhões, no Brasil e Argentina, para o projeto Viva e para a ampliação e duplicação do Centro Tecnológico e também a implantação de novas pistas e laboratórios no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba.

• Em 4 de setembro, é lançado o Vectra GT (hatchback).

• Em 12 de novembro, é lançado o Meriva com o sistema de transmissão automatizado Easytronic.

• Em 26 de novembro, é lançado a Montana Combo, furgão compacto.


2008
• Em 14 de abril, é anunciada a implantação de uma fábrica de motores em Joinville, Santa Catarina.

• Em 09 de maio, é anunciada a implantação de um novo centro logístico da empresa no Porto de Suape, em Pernambuco.

• Em 20 de maio, a unidade de Gravataí alcança a marca de 1 milhão de veículos produzidos.

• Em 19 de agosto, é lançado o Captiva, modelo importado para o segmento dos utilitários-esportivos.

2009
• Em 15 de julho, a diretoria da GM anuncia mais um programa de investimento, de R$ 2 bilhões, para o desenvolvimento e lançamento de dois novos veículos – Projeto Ônix -, a serem produzidos até 2012 em Gravataí.

• Em 6 de outubro, é lançado o Agile.


2010
• GM do Brasil já recicla 97% dos resíduos industriais.

• Empresa anuncia investimentos, inaugura central logística no Porto de Suape, em Pernambuco e expande a capacidade do complexo de Gravataí de 230 mil para 380 mil veículos por ano.

• Em junho, é lançado no mercado brasileiro o modelo Malibu, sedã de luxo importado dos Estados Unidos.

• Em setembro, é lançada a nova geração da picape Montana, agora com o visual dianteiro do Agile.

• Em novembro, é lançado no mercado brasileiro o superesportivo Camaro, trazido do Canadá.


2011
• Balanço aponta recorde histórico de vendas no ano anterior no país: 657.724 unidades.

No mundo, vendas da empresa cresceram 12,2%, para 8,8 milhões.

• Chevrolet inicia celebrações de seu centenário em Detroit.

• Em abril, a GM iniciou as obras de construção da nova fábrica de motores e cabeçotes em Joinville (SC), com investimentos totais de R$ 350 milhões.

• Começou em agosto a VoltXpedition Energias Renováveis.

A expedição visava apresentar as tecnologias alternativas da mobilidade que estavam sendo desenvolvidas pela General Motors em seu compromisso com a sustentabilidade.

• Em 11 de setembro, a GM do Brasil lança o Cruze sedã, veículo global da Chevrolet. Inovava com o motor Ecotec6, a opção de transmissão automática de seis marchas e os três anos de garantia sem limite de quilometragem.

• Em quatro de novembro foi lançado o Cobalt, fruto de uma arquitetura global totalmente desenvolvida pelo centro tecnológico da empresa no Brasil.

• Chevrolet lança aplicativo para smartphone com o intuito de facilitar a vida dos proprietários da marca, oferecendo uma série de serviços exclusivos online.

• A marca mais uma vez mostra inova em tecnologia e lança o Agile Wi-Fi, o primeiro carro nacional com internet a bordo.

2012
• Chevrolet atinge o 1º lugar nas vendas globais em 2011, com 7.760.000 veículos em todo o mundo, alta de 7,6% em relação ao ano anterior.

• Em 15 de fevereiro, é lançada a nova geração da picape S10, global e projetada pelo Centro de Desenvolvimento da GM localizado em São Caetano do Sul.

• Em 10 de abril, é lançado o Cruze Sport6 (hatchback).

• Em 29 de maio, são lançados os importados Sonic hatchback e o sedã, que marca a entrada da companhia no segmento dos compactos premium.

• Meio milhão de usuários do Facebook já curtem a página da Chevrolet, marca inédita para uma empresa do setor.

• Em 28 de junho, é lançado o Spin, um MVP com opção de cinco ou sete bancos, além de um amplo espaço para bagagem.

• Em 25 de junho, a fábrica da GM em Gravataí alcança a marca de 1,5 milhão de unidades produzidas do modelo Celta.

• GM constrói fábrica sustentável em Joinville (SC). Unidade que será inaugurada no final do ano é a primeira do País a implantar um conjunto de sistemas pioneiros na área de eficiência energética e proteção ao meio ambiente.

Destacam-se dentre as novidades a energia fotovoltaica, reciclagem de água industrial por meio de osmose reversa e tratamento de efluentes e esgotos.

• Em 30 de outubro foi lançado o Onix, modelo hatchback desenvolvido no Brasil com design único e arrojado, criando uma nova referência para o segmento de compactos com DNA global da Chevrolet.

• Agile supera a marca de 200 mil unidades vendidas e ganha versão com transmissão automatizada.

• Em novembro é lançado o Trailblazer, utilitário esportivo de sete lugares derivado da S10.

• Em 13 de dezembro a fábrica da GM em Gravataí alcança a histórica marca de 2 milhões de veículos produzidos.

2013
• Em fevereiro, a marca inaugurou sua primeira loja virtual no Brasil, para comercializar uma ampla gama de produtos licenciados da marca (www.chevroletfanstore.com.br).

• Em fevereiro, a GM lançou a nova geração do Prisma, agora baseado no Onix e que oferecia o sistema multimídia Chevrolet MyLink, que permite ao usuário trazer suas músicas, fotos, vídeos e aplicativos do celular para dentro do veículo, além de fazer ligações telefônicas via Bluetooth por meio da tecnologia HFT (Hands Free Telephone).

Ele se destaca por sua interface intuitiva e de fácil navegação, a qual faz uso de uma tela LCD touch screen de sete polegadas.

• Foi comemorado em março, no complexo industrial de São Caetano do Sul, a produção do Cobalt número 100.000.

• Em julho, o novo posicionamento global da marca Chevrolet chegou ao Brasil, alinhando sua engenharia, design e marketing em torno de uma nova plataforma de marca denominada "Find New Roads".

• Celta alcança a marca de mais de 1.500.000 unidades comercializadas.

• Onix e Prisma inovam ao ganharam opção de transmissão automática de seis marchas, algo até então inédito em um modelo do segmento.

• General Motors reafirmou seu compromisso em reduzir o consumo de energia e o impacto ambiental na produção de veículos, detalhando metas e registrando o progresso em relação as prioridades estabelecidas até 2020 em seu Relatório de Sustentabilidade 2012.

O relatório cobre temas como energia, emissões, resíduos e outras áreas fundamentais para a sustentabilidade no longo prazo.

• Em outubro, a Chevrolet lançou no mercado brasileiro a nova geração do Tracker, utilitário esportivo compacto que combina versatilidade, eficiência e prazer ao dirigir. O veículo é fabricado no México.

• Balanço aponta que a GM vendeu 9.714.652 veículos ao redor do mundo, um crescimento de 4% comparado com 2012.

• A picape Chevrolet S10 registrou, em 2013, o melhor ano de vendas de sua história no Brasil com 54.255 unidades emplacadas.

2014
• Em março, o Chevrolet Prisma atinge marca de 100.000 veículos produzidos.

• A fábrica de motores e cabeçotes em Joinville conquista a certificação LEED - Leadership in Energy and Environmental Design na categoria Gold, a mais importante certificação internacional do U.S. Green Building Council, resultado dos investimentos em sustentabilidade e inovações industriais.

• Sucesso de vendas, Onix atinge em março a marca de 200.000 veículos produzidos.

• A Chevrolet e o Instituto GM firmaram parceria inédita com o Projeto One World Futebol, uma organização com foco no apoio ao esporte em regiões carentes, através de uma bola de futebol virtualmente indestrutível. O compromisso é doar 5.340 bolas.

• Produção da unidade de número 150 mil da picape média Chevrolet S10.

• A marca Chevrolet será a patrocinadora máster do Campeonato Brasileiro de Futebol (Séries A e B), que passa a chamar Brasileirão Chevrolet.

• O presidente da GM no Brasil, Santiago Chamorro, estrela em maio uma nova e inédita campanha de varejo que oferece até o final do mês, dia 31 de maio de 2014, a possibilidade de todos os consumidores comprarem carros da Chevrolet com os mesmos descontos oferecidos aos funcionários da empresa.

• No Dia Mundial do Meio Ambiente, foram divulgados os vencedores do 1º Prêmio GM de Sustentabilidade para Concessionárias Chevrolet.

• O sucesso do Chevrolet Spin no mercado nacional pode ser traduzido em números.

Líder de vendas do segmento desde o lançamento, há dois anos, o modelo alcança a expressiva marca de 100 mil unidades produzidas no País.

• O complexo industrial da GM em Gravataí comemora 14 anos de atividades e a marca de 2,5 milhões de carros produzidos.

Com capacidade fabril de até 63 unidades por hora, em três turnos, a fábrica é atualmente a maior da empresa no hemisfério Sul.

• General Motors do Brasil chega a 2.500.000 veículos produzidos no Brasil.

• Um dos principais centros de tecnologia da GM no mundo, o Campo de Provas da Cruz Alta completa 40 anos.

• A General Motors do Brasil divulgou que a Chevrolet será a nova patrocinadora máster da Seleção Brasileira de Futebol. O contrato terá duração de cinco anos.

• No mesmo dia, a empresa anunciou a decisão de investir R$ 6,5 bilhões no País, no quinquênio de 2014 a 2018.

• O complexo industrial da GM em São Caetano do Sul comemora no mês de agosto a marca de 6 milhões de veículos produzidos, atingida por um sedã Cobalt.

• Cruze atinge a marca de três milhões de unidades comercializadas no mundo, sendo quase 140 mil delas só no Brasil.

• A Chevrolet iniciou uma inovadora e ousada ação de varejo, batizada de Promoção das Américas.

Nela, a marca convida o consumidor a adquirir um Chevrolet zero quilômetro e, caso o cliente não se sinta satisfeito com o produto em até 30 dias de uso, o veículo será recomprado pela empresa pelo mesmo valor pago.

• Trailblazer ganha um novo motor V6, com injeção direta de combustível e 277 cavalos, que o transforma no carro nacional mais potente da história.

• A fábrica de motores da General Motors em Joinville (SC) atinge o status zero resíduo para aterro.

Com isso, a companhia possui agora 122 unidades no mundo que reciclam, reusam e convertem em energia todos os seus resíduos das operações diárias.

• A Chevrolet apresenta no Salão de São Paulo dois inéditos modelos de bicicleta. A ação simboliza o ingresso da marca neste pujante segmento.

Cultuado superesportivo norte-americano, o Corvette Stingray é uma das estrelas da mostra.

• A fábrica de Gravataí e mais 13 unidades da General Motors em todo mundo superaram o desafio de economia de energia elétrica para indústrias da agência de proteção ambiental norte-americana, chamado ENERGY STAR®.

Já as fábricas da General Motors do Brasil de São Caetano do Sul e de Joinville foram reconhecidas pela Wildlife Habitat Council (WHC), organização internacional sem fins lucrativos dedicada à conservação da natureza.

• O Onix completa dois anos no mercado brasileiro com recorde de vendas. Em novembro foram emplacadas 14.484 unidades do modelo, pioneiro no segmento a oferecer sistema de conectividade multimídia Chevrolet MyLink e transmissão automática de seis marchas.

• A Chevrolet encerrou 2014 com quase 580 mil automóveis negociados e manteve a liderança no segmento de varejo pela segunda vez consecutiva, atingindo seu principal objetivo traçado para o ano.

• Em dezembro, foram emplacadas 58,3 mil unidades de automóveis Chevrolet no mercado brasileiro - a melhor marca da empresa em 2014.

Destaque para o desempenho do Onix e do Prisma, que registraram recorde de vendas e lideraram segmentos nos quais competem.

2015
• A Chevrolet comemora a produção de 15 milhões de veículos, que simbolizam um marco relevante tanto para o setor automotivo como para o toda a indústria nacional.

• A Chevrolet inicia a venda da linha 2015 do Captiva, que chega às concessionárias com itens de conveniência e alterações estéticas como a adoção do teto solar com acionamento elétrico e do novo multimídia Chevrolet MyLink com a função áudio streaming.

• Inaugura o MASC, Centro Logístico de Recebimento e Sequenciamento de Materiais Produtivos em São Caetano do Sul, onde utiliza-se de um método de gerenciamento inovador para os padrões da indústria automobilística e tem como objetivo elevar a produtividade.

• Assina o patrocínio titular do Brasil Global Tour, série de jogos da Seleção Brasileira de Futebol ao redor do mundo contra outras importantes equipes.

• A fábrica da General Motors em Joinville, em Santa Catarina, comemora dois anos de atividades como referência global em sustentabilidade e preservação do meio-ambiente.

A unidade produz motores 1.0 e 1.4 litro e cabeçotes de alumínio para os modelos Chevrolet Onix e Prisma.

• O Centro Logístico Chevrolet, localizado em Sorocaba (SP), o mais moderno da América Latina, comemora 19 anos de funcionamento.

• Lança a linha 2016 do Spin, que chega com novidades mecânicas, de conveniência e de acabamento. Com isso, as versões LT e LTZ passam a compartilhar importantes evoluções estreadas na configuração Activ.

• A Chevrolet remonta a equipe Power Team, que reúne grandes pilotos que competem pela marca na Stock Car.

• É pelo segundo ano consecutivo patrocinadora máster da 4ª edição de um dos maiores festivais internacionais de música, o Lollapalooza, em São Paulo.

• Inicia as vendas no Brasil de sua linha de bicicletas, apresentada durante o Salão do Automóvel de São Paulo, promovido no fim de 2014.

• O Instituto General Motors (IGM), braço social da General Motors do Brasil, e funcionários da empresa doa a soma de R$ 104,7 mil a vítimas das fortes chuvas que inundaram o Acre.

• Lançamento da versão especial do Onix, o modelo Seleção.

• Chega às concessionárias a primeira série limitada do Cobalt, a Graphite.

• Picape S10 ganha quatro versões inéditas: Advantage, Freeride, Chassis Cab e a luxuosa High Country.

Elas somam às conhecidas configurações LS, LT e LTZ, ampliando ainda mais o leque de opções de acabamento do utilitário de maior sucesso do segmento.

• O complexo industrial da GM em Gravataí (RS) completa 15 anos de atividades.

Além de ter sido a primeira unidade da empresa no Brasil fora do Estado de São Paulo, inaugurou o conceito de condomínio industrial, reunindo ao seu redor os principais fornecedores –até então algo inédito no segmento automotivo mundial.

• Chevrolet Classic ganha direção hidráulica de série na linha 2016. Com bom espaço para famílias, modelo é o sedã 1.0 mais acessível do mercado brasileiro.

Ar-condicionado, alerta sonoro de esquecimento dos faróis ligados, conta-giros e preparação para som também equipam o veículo.

• GM dobra plano de investimento para R$ 13 bilhões no Brasil. Aporte extra de R$ 6,5 bilhões será aplicado no desenvolvimento de uma nova família global de veículos a ser produzida no Brasil.

• Anunciada contratação de Barry Engle na GM como Vice-Presidente Executivo e Presidente, GM América do Sul. Jaime Ardila decide se aposentar após décadas de extraordinários serviços.

• Chevrolet lança os serviços exclusivos do OnStar no Brasil.

• Complexo da GM em São Caetano do Sul completa 85 anos, sendo a fábrica de automóvel há mais tempo em atividade no país.
• Chevrolet Montana 2016 chega com novo acabamento e mais acessórios.

Suporte para bicicleta e tapete de caçamba são alguns dos itens originais disponíveis para a picape, que ganha opção de novo revestimento para os bancos e passa a ser oferecida também na cor Cinza Graphite.

Modelo da Chevrolet traz direção hidráulica de série e tem capacidade de carga de até 768 kg, cerca de 10% superior à das principais concorrentes.

• Chevrolet S10 Advantage estreia comercialmente. Caracterizada pelas rodas escuras e pelo decalque decorativo na lateral, nova versão da S10 é uma das novidades da linha 2016 da picape Chevrolet, líder do mercado há 20 anos.

S10 ganha ainda mais três versões de acabamento: Chassis Cab, Freeride e High Country.

• Chevrolet lança site de consulta e venda on-line de peças genuínas. Voltado para o reparador independente, página “Peça Chevrolet” na internet permite desde a solicitação de orçamentos até a efetivação de pagamentos online.

• GM do Brasil comemora 90 anos com corrida dentro do complexo de São Caetano.
• Cruze com OnStar é o primeiro carro nacional com inteligência humana.

• Onix chega ao mercado com novas soluções em conectividade na linha 2016.

• Prisma 2016 ganha versão Advantage 1.4 com sofisticação extra com a adoção do volante multifuncional em todos os modelos com o sistema multimídia MyLink.

Outra novidade é a série especial Advantage, mais completa e agora equipada com motor 1.4 e transmissão automática de seis velocidades.

• Trailblazer 2016 estreia com novas opções de cores, Cinza Graphite e Vermelho Chili são tons inéditos para o SUV.

• MyLink com Android Auto e Apple CarPlay estreia no Chevrolet Cobalt 2016.

• GM recebe certificado da Wildlife Habitat Council. Complexos de Gravataí e São José dos Campos fazem parte das 46 unidades da GM ao redor do mundo com o certificado.

• Chevrolet Cobalt 2016 traz novo design, sofisticação e mais conectividade com OnStar e MyLink 2.

• Chevrolet lança o Tracker em versão LT, que chega para ser a mais acessível da gama.

• OnStar estreia nas pistas de corrida com o Cruze pela última etapa do Brasileiro de Marcas.

• Chevrolet Onix é o carro mais vendido do Brasil em 2015. Esta é a primeira vez que o modelo da Chevrolet conquista o título. Ao longo do ano, foram 125,9 mil unidades emplacadas.

• Chevrolet é líder de vendas no varejo pelo terceiro ano consecutivo com 388.082 mil unidades comercializadas e 15% de market share.


2016
• GM completa 91 anos celebrando a liderança de mercado com o Chevrolet Onix.

• GM anuncia recorde global de vendas pelo terceiro ano consecutivo.

• S10 completa 20 anos de liderança.

• Chevrolet Onix é o carro mais vendido do Brasil, em 2015.


• Referência mundial em sustentabilidade, fábrica da GM em Joinville (SC) comemora três anos de atividades.

• OnStar tem primeiros casos de recuperação veicular e de notificação de acidente.

• Chevrolet lança linha de acessórios originais para o Novo Cobalt.

• GM ganha quinto prêmio ENERGY STAR®.

• Onix chega a 500 mil unidades produzidas.

• Centro Logístico Chevrolet completa 20 anos.

• Chevrolet estende venda on-line de peças para todo País.

• Chevrolet Onix é destaque no Lollapalooza Brasil 2016.

• Nova S10 estreia como a picape mais tecnológica e sofisticada do mercado.

• Nova Chevrolet S10 tem avant-première na Agrishow.

• Novo Cobalt amplia opção de conectividade com lançamento do Android Auto no Brasil.

• Chevrolet revela novo carro da temporada 2016 da Stock Car.

• Novo Cruze estreia como o sedã mais surpreendente do segmento.

• Instituto General Motors doa sistema de geração solar.

• Chevrolet é eleita a melhor rede de concessionárias.

• Campanha da Chevrolet inova mostrando superioridade da nova S10.

• GM reforça Negócios e Comunidades através da Mobilidade.

• Trailblazer ganha novo visual, mais requinte e tecnologia.

• Nova Chevrolet S10 estreia como a picape mais tecnológica e sofisticada do mercado.

• Novo Cruze estreia no segundo semestre no Brasil.

• Novo Cruze tem custo de revisão 15% menor.

• Vídeo mostra tecnologias inovadoras do Novo Cruze.

• GM lança programa de compartilhamento de carros.

• Onix Activ combina estilo aventureiro com tecnologia e conectividade.

• Novo Prisma é o sedã compacto feito para os dias de hoje.

• Novo Onix chega para ser referência em conectividade e eficiência energética.

• Novo Onix dará salto em conectividade com OnStar.

• GM premia os melhores fornecedores em qualidade.

• Carlos Zarlenga é nomeado presidente da GM do Brasil.

• Chevrolet anuncia novas configurações da S10 na Expointer.

• GM atinge 3 milhões de carros produzidos em Gravataí.

• Montana adota sistema ECO para ser a picape mais econômica do País.

• Campanha mostra salto tecnológico do Novo Onix.

• Valentia e baixo custo de manutenção da Nova S10 são destaque em feira sucroenergética.

• Com sistema ECO, Cobalt 1.8 fica mais confortável, econômico e potente.

• Além de OnStar, Spin ganha tecnologias inovadoras para ficar até 30% mais econômico.

• Prisma Joy estreia como o modelo mais econômico da Chevrolet no mercado brasileiro.

• Onix Joy chega como referência em eficiência energética entre os compactos 1.0.

• Chevrolet comercializa linha Retro Home Collection.

• Novo Cruze hatch será revelado no Salão de São Paulo.

• GM divulga vencedores do Prêmio de Sustentabilidade 2016.

• Nova geração do Camaro chega antes do fim do ano no Brasil.

• Camaro chega à sexta geração ainda mais potente.

• Chevrolet revela versão brasileira do Novo Tracker.

• GM expande programa de compartilhamento de carros.

• GM do Brasil sedia 2ᵃ edição de corrida em São Caetano.

• Chevrolet completa 12 meses consecutivos na liderança de vendas no País.

• Nova S10 Advantage estreia na Adventure Sport Fair.

• Nova S10 parte do Salão do Automóvel de SP para expedição de 70 mil km rumo à China.

• Chevrolet domina o YouTube por 24 horas.

• Onix é o compacto com maior valor de revenda pelo terceiro ano consecutivo.

• Chevrolet inova com campanha 100% digital para lançar Novo Tracker.

• Chevrolet recebe troféu Conpet por ter carros com alta eficiência energética.

• Tecnologia e experiências marcam o estande da Chevrolet.

• Novos Tracker, Cruze Sport6 e Camaro são os grandes lançamentos da Chevrolet no Salão de SP.

• Chevrolet exibe o mais inovador carro elétrico do mundo no Salão de SP.

• Chevrolet exibe pela primeira vez sua linha 2017 totalmente renovada.

• Péricles Mosca é nomeado diretor de OnStar e Maven da GM do Brasil.

• OnStar estreia Diagnóstico Avançado no Brasil.

• GM tem um ano recorde para operações sem aterros.

• OnStar no Brasil a partir de R$ 50,00.

• Novo Cruze Sport6 estreia com apelo mais esportivo.

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