São Paulo - Um dos modelos de maior sucesso da Audi em todo mundo, o Audi A3 Sedan chega ao mercado brasileiro na versão 1.4 Flex com novo design de faróis, lanternas, grade e para-choques, tornando o carro ainda mais atraente.
O modelo passa a contar com volante e alavanca de seta semelhante à do A4, novos difusores de ar, console central com mudança nos botões de acesso ao sistema MMI (media music interface) e duas entradas USB, que dispensam o uso do cabo adaptador. Todas as luzes internas são agora de LEDs.
Na tela eletricamente rebatível de sete polegadas, a operação é baseada em smartphones.
A peça central do terminal é o botão redondo giratório, cujo anel tem iluminação branca na versão superior.
Acima e ao lado do controle rotativo estão alternadores e botões com os quais o motorista pode navegar na nova estrutura de menu.
O controle de voz aprimorado para rádio, mídia e telefone agora também entende muitas frases da linguagem cotidiana.
Por meio da entrada USB, telefones celulares com os sistemas operacionais iOS e Android podem se conectar com o carro por meio do Audi smartphone interface.
Por meio da entrada USB, telefones celulares com os sistemas operacionais iOS e Android podem se conectar com o carro por meio do Audi smartphone interface.
O sistema permite que certos aplicativos funcionem diretamente na tela do veículo.
Novas linhas de equipamentos
Embora quase nenhuma alteração tenha sido feita às dimensões – 4,24 metros de comprimento e distância entre-eixos de 2,60 metros – o novo A3 tem visual mais esportivo e expressivo.
Embora quase nenhuma alteração tenha sido feita às dimensões – 4,24 metros de comprimento e distância entre-eixos de 2,60 metros – o novo A3 tem visual mais esportivo e expressivo.
A dianteira traz elementos que remetem ao “irmão maior” A4, com a grade Singleframe ampliada e com contornos mais nítidos e os faróis que trazem recortes afiados na borda inferior.
A traseira acentua a largura do novo A3 com o desenho das luzes horizontais iluminadas e a linha de separação acima do difusor redesenhado.
Outra novidade é o desenho das rodas, que agora trazem cinco raios.
Performance e eficiência
Performance e eficiência
com a tecnologia flex
Um detalhe importante é que os valores de desempenho do motor são idênticos tanto com etanol puro como com gasolina.
O motor com injeção direta de combustível na câmara de combustão tem seu desempenho potencializado pelo câmbio automático Tiptronic de seis velocidades, que oferece a possibilidade de trocas de marchas de forma manual por meio da alavanca seletora ou pelas shift paddles posicionadas atrás do volante.
O motor com injeção direta de combustível na câmara de combustão tem seu desempenho potencializado pelo câmbio automático Tiptronic de seis velocidades, que oferece a possibilidade de trocas de marchas de forma manual por meio da alavanca seletora ou pelas shift paddles posicionadas atrás do volante.
Esse conjunto mecânico de alta eficiência leva o A3 Sedan da imobilidade aos 100 km/h em 8,8 segundos. A velocidade máxima é de 215 km/h.
Uma vantagem da injeção direta de combustível é que não há necessidade de adoção de nenhum sistema auxiliar para partida a frio com etanol, nem mesmo para pré-aquecimento do combustível.
Uma vantagem da injeção direta de combustível é que não há necessidade de adoção de nenhum sistema auxiliar para partida a frio com etanol, nem mesmo para pré-aquecimento do combustível.
A altíssima pressão de entrada do etanol na câmara de combustão e a possibilidade de dosar eletronicamente a mistura ar-combustível garante uma partida sem dificuldades mesmo nos dias mais frios.
Rigidez, baixo peso, acústica,
Rigidez, baixo peso, acústica,
segurança e excelente aerodinâmica
Peças de aço de alta resistência, temperadas na própria matriz onde são moldadas, constituem 26% da carroceria do A3 Sedan.
Elas são aquecidas até cerca de 1.000º C e, em seguida, resfriadas a aproximadamente 200º C, em uma prensa de estampagem refrigerada a água.
Esse processo cria uma estrutura de ferro e carbono com excepcional resistência à tensão.
Assim, as peças que utilizam esses aços de alta tecnologia podem ter paredes estreitas e, consequentemente, menor peso.
Componentes temperados nas matrizes são usados na transição entre a dianteira do carro e a célula de passageiros, nas colunas A, no arco do teto, túnel central, soleiras laterais e painéis do assoalho.
As colunas B também são feitas de aço temperado na matriz.
Suas seções inferiores são mais flexíveis que as mais altas, já que a energia de uma colisão lateral precisa ser absorvida nesta região.
A Audi aplica aços de alta resistência em muitas outras áreas da carroceria, como nos elementos longitudinais e nas colunas C.
Uma peça conhecida como 'tailored rolled blank' une o assoalho com a seção posterior da carroceria: uma chapa única de metal com 11 segmentos individuais e cinco diferentes espessuras.
Além disso, o capô, a subestrutura do eixo dianteiro e a seção absorvedora de impactos atrás do para-choque dianteiro e da plataforma traseira são feitas de alumínio.
No conjunto, esses componentes de liga leve economizam 12 quilos, o que favorece a distribuição de carga entre os eixos.
O suporte do eixo dianteiro é feito de plástico de alta resistência.
Graças aos amplos recursos dedicados pela Audi à manufatura da carroceria, o A3 Sedan possui excelente rigidez torcional estática e dinâmica.
Graças aos amplos recursos dedicados pela Audi à manufatura da carroceria, o A3 Sedan possui excelente rigidez torcional estática e dinâmica.
Isso contribui para a alta precisão na fabricação do veículo e para um interior silencioso.
O para-brisa com isolamento acústico é equipamento de série, assim como a dupla vedação envolvente que minimiza o ruído do vento nas portas e janelas.
Os espelhos externos foram também projetados visando a redução do nível de ruído interno.
Materiais isolantes acústicos no interior, principalmente na peça moldada entre o assoalho e o carpete, são leves e, ao mesmo tempo, altamente eficientes.
O A3 Sedan também oferece ótimos resultados em termos de segurança passiva.
O A3 Sedan também oferece ótimos resultados em termos de segurança passiva.
Em uma colisão dianteira, a travessa frontal distribui as forças para os dois membros laterais, que passam por uma deformação programada para dissipá-las.
Outras zonas de deformação incluem a subestrutura do eixo dianteiro e a parte superior dos para-lamas.
Em caso de impacto lateral, os componentes de aço moldado a quente nas soleiras e colunas B proporcionam excelente proteção aos ocupantes.
Já em uma colisão traseira, os elementos transversais do para-choque transferem a tensão para os grandes membros longitudinais.
O modelo apresenta ainda coeficiente de arrasto (Cx) de apenas 0,30 graças, em parte, ao acabamento nas áreas não visíveis.
O modelo apresenta ainda coeficiente de arrasto (Cx) de apenas 0,30 graças, em parte, ao acabamento nas áreas não visíveis.
Coberturas de plástico reforçado com fibra de vidro revestem a parte inferior da carroceria até a altura das colunas B.
Essas coberturas protegem as chapas metálicas e o motor contra impactos e corrosão, ao mesmo tempo em que absorvem vibrações.
Um pequeno defletor à frente de cada roda ajuda a minimizar a perda de fluxo de ar.
O assoalho externo reduz o arrasto aerodinâmico total em cerca de 12%.
Chassi: alto padrão da
Chassi: alto padrão da
engenharia automotiva
Com um design complexo e ajuste equilibrado, o chassi do A3 Sedan atende aos mais altos padrões da engenharia automotiva.
Tudo começa pela distribuição de pesos otimizada, facilitada pelo fato de o eixo dianteiro estar posicionado bem à frente no carro.
A suspensão dianteira é tipo McPherson, com braços inferiores em V. O subchassi em peça única e os mancais de pivô conjugados aos motores mais potentes são feitos de alumínio.
Esses componentes são, em conjunto, seis quilos mais leves que similares de aço. A bitola dianteira é de 1.555 milímetros.
Além de proporcionar conforto e segurança, o sistema de assistência de direção eletromecânica contribui para a eficiência do sedã.
Como o motor é montado diretamente na cremalheira, não consome energia quando o carro anda em linha reta.
A força de assistência varia de acordo com a velocidade do veículo.
Sua redução de 15,3:1 é esportivamente direta e o diâmetro de giro do carro é de apenas 10,9 metros.
As versões Attraction e Ambiente
As versões Attraction e Ambiente
Todas elas se caracterizam pelo conforto e segurança, incluindo, entre outros itens, um total de sete airbags para proteção dos ocupantes – frontais e laterais na dianteira, airbags de cortina para as janelas laterais dianteiras e traseiras e airbag para proteção dos joelhos do motorista.
Outro item de segurança ativa, presente em todas as versões, é o ESP, controle eletrônico de estabilidade.
A versão de entrada, a Attraction, traz de série ar-condicionado, direção eletromecânica, faróis bi-xenônio com ajuste automático de altura e lavadores, rádio MMI com alto-falantes com conexão via Bluetooth, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, bancos dianteiros com ajuste de altura, volante multifuncional e alavanca de câmbio revestidos de couro e vidros laterais e traseiro com isolamento térmico.
Há ainda o sistema start-stop para desligamento e partida do motor quando o carro é imobilizado, como em semáforos e congestionamentos – um equipamento que pode fornecer até 10% de economia de combustível, sobretudo nas grandes cidades.
O freio de estacionamento tem acionamento eletromecânico e as rodas são de alumínio com 16 polegadas.
A versão intermediária Ambiente soma aos itens de série do Attraction sensores de luz e chuva, para-brisa com faixa colorida cinza e rodas de alumínio aro 17.
Um dos diferenciais do A3 Sedan Ambiente é a oferta de opcionais, com dois pacotes de equipamentos: o Design, constituído por bancos de couro sintético, diversos porta-objetos e teto solar panorâmico “Open Sky”, e o pacote Ambiente Plus, que traz controle de velocidade de cruzeiro, espelho retrovisor com função antiofuscante automática, computador de bordo com display colorido, Audi Sound System e pacote de luzes.
Preços
A3 Sedan 1.4 TFSI Flex versão Attraction: R$ 115.190,00.
A3 Sedan 1.4 TFSI Flex versão Ambiente: R$ 124.190,00.
Audi A3 Sedan Attraction
Motor: 1.4 Turbo FSI Flex
Tipo: 4 cilindros em linha, transversal
Cilindrada: 1.395 cm³
Potência máxima: 150 cv* entre 4.500 e 5.500 rpm
Torque máximo: 250 Nm* entre 1.500 e 5.500 rpm
Tração: dianteira
Transmissão: Tiptronic, 6 velocidades
Peso: 1.240 kg
Comprimento: 4.456 mm
Largura: 1.796 mm
Altura: 1.416 mm
Distância entre eixos: 2.637 mm
Porta-malas: 425 l
Tanque de combustível: 50 l
Rodas: 16” 7J
Pneus: 205/55 R16
Desempenho
Aceleração: 0-100 km/h: 8,8 s
Velocidade máxima: 215 km/h
* *Tanto com gasolina como com etanol
Audi A3 Sedan Ambiente
Motor: 1.4 Turbo FSI Flex
Tipo: 4 cilindros em linha, transversal
Cilindrada: 1.395 cm³
Potência máxima: 150 cv* entre 4.500 e 5.500 rpm
Torque máximo: 250 Nm* entre 1.500 e 5.500 rpm
Tração: dianteira
Transmissão: Tiptronic, 6 velocidades
Peso: 1.240 kg
Comprimento: 4.456 mm
Largura: 1.796 mm
Altura: 1.416 mm
Distância entre eixos: 2.637 mm
Porta-malas: 425 litros
Tanque de combustível: 50 l
Rodas: 17” 7,5J
Pneus: 225/45 R17
Desempenho
Aceleração: 0-100 km/h: 8,8 s
Velocidade máxima: 215 km/h
* *Tanto com gasolina como com etanol
A versão intermediária Ambiente soma aos itens de série do Attraction sensores de luz e chuva, para-brisa com faixa colorida cinza e rodas de alumínio aro 17.
Preços
A3 Sedan 1.4 TFSI Flex versão Attraction: R$ 115.190,00.
A3 Sedan 1.4 TFSI Flex versão Ambiente: R$ 124.190,00.
Dados técnicos
Motor: 1.4 Turbo FSI Flex
Tipo: 4 cilindros em linha, transversal
Cilindrada: 1.395 cm³
Potência máxima: 150 cv* entre 4.500 e 5.500 rpm
Torque máximo: 250 Nm* entre 1.500 e 5.500 rpm
Tração: dianteira
Transmissão: Tiptronic, 6 velocidades
Peso: 1.240 kg
Comprimento: 4.456 mm
Largura: 1.796 mm
Altura: 1.416 mm
Distância entre eixos: 2.637 mm
Porta-malas: 425 l
Tanque de combustível: 50 l
Rodas: 16” 7J
Pneus: 205/55 R16
Desempenho
Aceleração: 0-100 km/h: 8,8 s
Velocidade máxima: 215 km/h
* *Tanto com gasolina como com etanol
Motor: 1.4 Turbo FSI Flex
Tipo: 4 cilindros em linha, transversal
Cilindrada: 1.395 cm³
Potência máxima: 150 cv* entre 4.500 e 5.500 rpm
Torque máximo: 250 Nm* entre 1.500 e 5.500 rpm
Tração: dianteira
Transmissão: Tiptronic, 6 velocidades
Peso: 1.240 kg
Comprimento: 4.456 mm
Largura: 1.796 mm
Altura: 1.416 mm
Distância entre eixos: 2.637 mm
Tanque de combustível: 50 l
Rodas: 17” 7,5J
Pneus: 225/45 R17
Desempenho
Aceleração: 0-100 km/h: 8,8 s
Velocidade máxima: 215 km/h
* *Tanto com gasolina como com etanol
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