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segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Novo Honda CR-V Touring foi avaliado pelo Blog, mudança de água para o vinho em relação ao anterior. O carro me surpreendeu e não deve nada a qualquer dos premium muito mais caros. Custa R$ 189.990,00


A Honda é conhecida no mundo por fabricar veículos de qualidade, confiáveis e de uns anos para cá, carros de linhas modernas e dinâmicas, como os seus modelos Civic e CR-V, por exemplo. 



A montadora convidou os jornalistas especializados do Rio de Janeiro para avaliar esses seus dois modelos topo de linha, o SUV CR-V, topo de linha e o Civic SI, legítimo carro da classe Gran Turismo.

O gosto e a preferência dos brasileiros pelos modelos SUV é evidente e crescente e as diversas marcas se especializaram em produzi-los em larga escala. A Honda acaba de lançar a nova CR-V Touring, testada pelo Blog, que surpreendeu pelo desempenho, qualidade, tecnologia embarcada, conforto e padrão elevados. 



Com um carro com as características deste CR-V Touring considero que a Honda se aproxima de modelos premium das marcas Audi, BMW e Mercedes, pelo preço único de R$ 189,990. Com um carro de qualidade e preço menor, a Honda será uma pedra no sapato dessas marcas alemãs.

A versão testada do CR-V é a quinta geração desse utilitário esportivo que é o mais vendido nos Estados Unidos e fabricado no Canadá. É o primeiro equipado com motor turbo e desenvolvido na mesma plataforma do Accord e da geração 10 do Civic, com a estrutura de carroceria Advanced Compatibility Engineering, que recebeu as altas classificações nos testes de colisões.



O que logo se nota ao entrar no carro é o acabamento  cuidado, de toque macio, de alto padrão, o conforto e silêncio e o espaço a bordo. À distância, pela chave, você aciona o motor do SUV, permitindo por exemplo, climatizar o habitáculo a 22º.  




O SUV da Honda é movido por um motor 1.5 DOHC, com injeção direta, turbo, de 190 cv e 24,7 kgf.m (+ 45% dirigido para as rodas traseiras) de torque disponível entre 2.000 e 5.000 rpm. 



Completa esse sistema motriz um câmbio automático CVT de sete velocidades, com alternativa de trocas nas borboletas atrás do volante e alternativa para uma condução amena, no Drive, ou mais nervoso, no Sport e tração 4 x 4 Real Time.

O CV-R mostrou-se ao longo do trajeto de teste da Zona Sul carioca um carro econômico. Andando em ritmo de teste, e enfrentando alguns engarrafamentos, o computador de bordo registou consumo de 9,2 km/l, contra os 6,7 km/l da versão anterior. De acordo com a Honda, o consumo em estrada é 13,8 km/l, já que a avaliação se limitou à área urbana. 





De acordo com a Honda, o sistema de tração nas quatro rodas Real Time AWD foi aperfeiçoado. Melhorias na programação e no sistema resultaram num aumento do torque do motor (de até 40%), que pode ser direcionado às rodas traseiras, com base nas condições de rodagem. O resultado é melhor desempenho em condições de baixa aderência, quando a tração integral entra em ação.



Dirigibilidade e conforto
Assentos, elétricos na frente, confortáveis e um acabamento de luxo no painel, e forração de portas e laterais, espaço interno generoso para os passageiros na frente e do banco traseiro que ficam confortavelmente acomodados, graças às novas medidas do carro, que foi redimensionado lateralmente e no comprimento.



A nova CR-V nasceu mais larga e mais distante entre eixos: 2,66 m, o banco traseiro aumentou 5,3 cm para as pernas e a área de carga com os bancos rebaixados ganhou mais 24,8 cm e 51 litros, ficando com 1.084 litros, 522 l no porta-malas cuja porta pode ser aberta passando o pé sob o para-choques, com a chave à distância. 



O painel de instrumentos bem colocado permite um controle absoluto do motorista que ainda tem o visor de projeção dos controles head up display (velocidade, distância, consumo), que evita tirar os olhos da estrada para olhar os instrumentos. 

O volante multifuncional, em couro, contem os controles de som, telefone, computador de bordo, e possui regulagem de altura e profundidade.



Rodas de 18", direção elétrica,  luzes de rodagem diurna em LED, faróis full LED, bem como as luzes de neblina também em LED, novas saídas duplas do escapamento.


Este CR-V ganhou o sistema - inaugurado pela Honda - de  fechamento ativo da grade (Active Shutter Grille) que reduz o arrasto aerodinâmico em velocidade de cruzeiro, ajudando diretamente a melhorar a eficiência no consumo de combustível na estrada. 



O sistema acompanha os parâmetros de temperatura mais importantes, como a do fluído de arrefecimento, temperatura do óleo e as exigências do ar-condicionado.

O sistema abre ou fecha as persianas superiores e inferiores simultaneamente para controlar o volume de ar que flui através do radiador do motor e do condensador do ar-condicionado, além do intercooler

O sistema é projetado para manter as persianas fechadas sempre que for possível, mesmo no trânsito urbano, para melhor desempenho aerodinâmico e eficiência de consumo.


Com este SUV, você não precisa mais se preocupar com as trocas de óleo, filtro de ar, fluído da transmissão, velas ou líquido de arrefecimento, assim como quando fazer o rodízio dos pneus. O carro possui Alerta de Manutenção (Maintenance Minder) que avisa o motorista quando deve fazer essas trocas.



Informações fundamentais de condução, como velocidade, rotação e marcha adotada, bem como alertas, podem ser visualizados no inédito Head Up Display, que projeta
informações coloridas no visor transparente que se eleva no momento da partida, ajustável de acordo com a altura do condutor, evitando distrações na condução.

Som de qualidade
O sistema Display Audio do CR-V é compatível com as plataformas Apple CarPlay e Android Auto com funções de telefone, navegação por GPS através dos smartphones, e consultas através da voz, além, de GPS do próprio carro.



Na tela multitouchscreen de alta resolução é possível acessar as funções do sistema de áudio, ajustes do veículo e do sistema de climatização. O som do áudio é assegurada pela adoção de oito alto falantes distribuídos pelo interior do SUV.

O novo Honda CR-V inclui a partida elétrica remota do motor, ar-condicionado digital com duas zonas, com saídas de ar traseiras, freio de estacionamento elétrico (Electric Parking Brake - EPB), com sistema Brake Hold, tomadas USB para recarga na traseira, banco do passageiro com regulagem elétrica de 4 funções e banco do motorista com 8 ajustes elétricos e memória, além do teto solar elétrico.



A área de carga com os bancos traseiros dobrados tem o assoalho de carga totalmente plano, facilita carregar e  grandes objetos e num acampamento, por exemplo, cria uma área para dormir.



A porta traseira automática pode ser operada através do controle remoto da chave, por um botão na porta do motorista, um botão acima da placa traseira (para abrir) ou um botão localizado dentro do porta-malas (para fechar).


Clique e assista o vídeo:



O sistema de acesso sem uso das mãos é novo na Honda e exclusivo do CR-V Touring. Prático. Basta passar o pé sob um dos dois sensores de movimento no centro da traseira do veículo (um na borda inferior do para-choque e outro sob o painel traseiro), para que a tampa do porta-malas abra automaticamente.

Para garantir a segurança da operação, o sistema conta com dois dispositivos: sensores de pressão nas laterais da tampa, que detectam caso alguém deixe a mão na área de fechamento, com sensibilidade alta para frear a porta e evitar ferimentos e o sensor de resistência, que detecta caso uma pessoa ou objeto esteja obstruindo o fechamento automático da tampa.



No breefing antes do teste, Rodrigo Leite, analista de RP, explicou que o CR-V Touring tem suspensão dianteira MacPherson e a nova suspensão traseira multibraços utilizam amortecedores de baixo atrito especialmente desenvolvidos para o modelo, bem como barra estabilizadora tubular na dianteira e sólida na traseira, que melhoram o comportamento e as respostas na entrada das curvas e reduzem a inclinação da carroceria. 



Para filtrar ainda mais as imperfeições, o CR-V conta com buchas hidráulicas nas suspensões dianteira e traseira.

A coluna dianteira do novo CR-V é 5,2 mm mais estreita do que a geração anterior, e melhora em 4,5% o ângulo de visão, beneficiando a visibilidade em esquinas.



Segurança
O novo CR-V é equipado com os sistemas Agile Handling Assist (AHA), o Driver Attention  Monitor (Monitoramento de Atenção do Condutor), o Honda LaneWatch, e o Head Up Display. seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), sistema ISOFIX de fixação de cadeirinhas, freios ABS com EBD, além do sistema VSA de controle de tração e estabilidade e o TPMS de monitoramento da pressão dos pneus.



O sistema Honda LaneWatch™, lançado no Brasil no Accord, utiliza uma câmera localizada na parte inferior do espelho retrovisor interno do lado do passageiro para mostrar uma imagem em ângulo aberto da via na tela de sete polegadas multitouchscren. A imagem aparece quando o pisca da direita é acionado ou quando um botão localizado na ponta da alavanca do pisca for pressionado.

Enquanto o campo de visão típico dos espelhos do lado do passageiro fica aproximadamente entre 18 e 22 graus, o ângulo de visão do display LaneWatch™ é aproximadamente quatro vezes maior, cobrindo cerca de 80 graus. 



O sistema ajuda o motorista a enxergar o tráfego, pedestres ou objetos nem sempre visíveis apenas pelo espelho. Para ajudar a calcular a distância mais facilmente, são mostradas três linhas de referência. 

O sistema que monitora a condução de forma ativa é o Driver Attention Monitor, que avalia constantemente a atuação do motorista nos comandos e na direção elétrica,
para determinar se ele se encontra desatento. No caso de o sistema detectar essa condição, ele alerta o condutor para uma pausa, por meio de um ícone no painel – uma
xícara de café.

O CR-V Touring estará disponível em todas as concessionárias Honda. O modelo
possui garantia de três anos, sem limite de quilometragem.



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