(Com o meu afastamento das lides profissionais externas devido ao coronavírus, não pude realizar as avaliações dos carros. Para que os leitores não fiquem sem a informação dos modelos publico o trabalho do parceiro Marcus Lauria, a quem agradeço. A.M.)
Por
Marcus Lauria (texto e fotos)
As
vendas da Chevrolet no segmento dos SUVs vêm subindo gradativamente, com 45% de
crescimento no acumulado do ano - muito em virtude da aceitação do Novo Tracker
e da nova opção de motorização do Equinox. Com a procura por esse tipo de
veículo em alta, o segmento é o que mais cresce e já representa um em cada
quatro automóveis emplacados no país. E para reforçar ainda mais as vendas, a
marca da gravatinha dourada lançou em setembro passado o Trailblazer 2021.
Com um design robusto e grandalhão, a linha 2021 do Trailblazer chega com mudanças na parte frontal, que segue o estilo da atual linha de utilitários globais do fabricante. Diferencia-se pela grade toda escura com o nome Chevrolet em alto relevo entre duas barras cromadas. A tradicional gravata dourada, emblema da marca aparece pela primeira vez deslocada do centro, localizada agora mais embaixo, à esquerda, sobre uma trama tipo colmeia.
Em conjunto estão os LEDs dos faróis e o novo para-choque, que passa a contar com aplique central em cor diferenciada e uma moldura na parte inferior, projetada para melhorar a capacidade do veículo de superar obstáculos principalmente em trajetos off-road. O mesmo aconteceu com os novos faróis auxiliares, que proporcionam maior proteção às lâmpadas e melhor poder de iluminação em determinadas situações, como na transposição de trechos alagados.
Quando visto de lado, o Trailblazer se destaca pelas novas rodas com design esportivo. As rodas são de 18 polegadas, com bordas usinadas e de seis aros chanfrados com um acabamento grafite exclusivo para o modelo, se destacando ainda mais no modelo avaliado que é de cor branca.
A linha 2021 ganha uma série de recursos atuais que agregam praticidade ao dia a dia, como o sistema Wi-Fi nativo com conexão para até sete dispositivos, e o sinal até 12 vezes mais estável que o de um smartphone é o principal diferencial do Wi-Fi nativo do Novo Trailblazer, que é capaz ainda de se manter mais tempo conectada à rede 4G em função da antena que amplifica o sinal – isto se traduz em maior velocidade de transmissão de dados.
A tecnologia permite que sejam feitas atualizações remotas (Over the Air) de sistemas eletrônicos do veículo. E ainda é capaz de identificar a necessidade de troca de óleo, por exemplo, e enviar um alerta para o WhatsApp do proprietário, que também pode iniciar a refrigeração da cabine à distância como forma de experimentar uma das várias funções do novo aplicativo myChevrolet. O Trailblazer 2021 incorpora ainda a mais moderna geração do multimídia MyLink. A novidade é a projeção sem fio para Android Auto e Apple Car Play.
Além de ter adicionado sistema de frenagem autônoma de emergência, que freia o veículo automaticamente ao identificar uma situação de risco envolvendo o veículo à frente ou um pedestre que esteja cruzando a dianteira. Este recurso funciona de 8 km/h a 80 km/h e pode mitigar ou mesmo evitar um acidente. Ele entra em ação quando percebe que o condutor está distraído ou que o veículo logo à frente realizou uma manobra abrupta. O Trailblazer utiliza também a câmera deste sistema, localizada no alto do para-brisa, para ajudar o motorista numa frenagem de emergência.
Munido de suspensão independente nas quatro rodas, o TrailBlazer oferece uma boa experiência à bordo, ele quica bem pouco em relação a picape e mantém o trajeto mesmo em frenagens mais fortes, agregado a isso, estão a ampla lista de itens de conforto do SUV, que conta com acabamento interno premium, sistema de áudio de alta fidelidade, banco do motorista com regulagem elétrica, sensor de chuva e crepuscular, sistema de controle em declives, assistente de partida em aclives, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, entre outros.
O veículo acomoda até sete ocupantes em três fileiras de assentos em diferentes níveis de altura, proporcionando ótima visibilidade para todos. Mesmo quem vai acomodado na parte traseira conta com bancos com encosto inclinável, sistema de climatização individual e ajustável. Os dois assentos posteriores, aliás, são escamoteáveis. Dessa forma pode-se abrir mais espaço para bagagem. O compartimento de carga vai de 205 litros a 1.830 litros.
As medidas são generosas, o TrailBlazer tem 4.883 mm de comprimento, 1.902 mm de largura e 2.845 mm de entreeixos e apesar do seu porte grande o modelo é bastante ágil e econômico. Mas isso é mérito do motor 2.8 turbo diesel que recebeu uma nova turbina e atualização do software da central eletrônica que deixam as acelerações mais progressivas, reduzindo o efeito turbo lag comum a veículos com torque elevado. Durante o teste de uma semana isso foi notado e aprovado, o SUV apesar de pesadão (são 2.161 kg em ordem de marcha) se manteve disposto o tempo todo, tanto em subidas ou ultrapassagens. O motor enche bem na hora que é necessário ter força e desacelera sem trancos.
Para a integração da nova turbina, a engenharia trabalhou numa nova calibração para o motor de 200 cavalos de potência e 51 kgfm de força. O propulsor, que conta com um sistema que ajuda a reduzir os níveis de ruído e de vibração do veículo, trabalha acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades com opção de trocas manuais, as trocas são bem suaves e sem trancos, mostrando que os engenheiros também pensaram nos ocupantes do veículo. Com isso, a aceleração de 0 a 100 km/h passa a ser feita em 10,3s e o consumo ficou em 8,4 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada. Outra melhoria é a autonomia elevada para 800 km, o que equivale a 106 km a mais a cada abastecimento completo.
O Novo Trailblazer está disponível em sete opções de pintura externa: Branco Summit, Cinza Graphite, Prata Switchblade, Preto Ouro Negro, Vermelho Edible Berries e as inéditas na linha Cinza Topázio e Azul Eclipse. Seu preço é de R$ 269.850 uma faixa bem abaixo da rival Toyota SW4 e especialmente em relação à Mitsubishi Pajero Sport.
*FICHA TÉCNICA:
MOTOR
dianteiro, longitudinal, quatro
cilindros, 16 válvulas, 2.776 cm3, comando duplo, turbo e injeção direta,
diesel
POTÊNCIA/TORQUE
200 cv a 3.600 rpm; 51,0 kgfm a
2.000 rpm
TRANSMISSÃO
câmbio automático de 6 marchas, tração
traseira (4x2), 4x4 e 4x4 com reduzida
SUSPENSÃO
independente de braços sobrepostos
na dianteira, eixo rígido com molas helicoidais na traseira
RODAS
E PNEUS liga
leve aro 18" com pneus 265/60 R18
FREIOS a disco ventilados na dianteira e
tambor na traseira, com ABS e ESP
PESO
2.161 kg em ordem de marcha
DIMENSÕES
comprimento 4.887 mm, largura
1.902 mm, altura 1.844 mm, entre-eixos 2.845 mm; vão livre 190 mm
CAPACIDADES tanque 76 litros; porta-malas 554 litros (5 lugares)/ 205 litros (7 lugares)
*Dados
do fabricante
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário