Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 3 de novembro de 2020

Criado o Campeonato Europeu de Fórmula Regional by Alpine que oferecerá aos participantes uma oportunidade de pilotar monopostos com tecnologia de ponta





A escalada das categorias monoposto definida pela FIA que culmina com a categoria máxima do automobilismo esportivo está sendo reforçada com o anúncio da fusão entre o Campeonato Europeu de Fórmula Regional, certificado pela FIA e organizado pela autoridade esportiva nacional representada pelo Automóvel Clube da Itália (ACI), e a Fórmula Renault Eurocup, para criar uma novíssima competição: o Campeonato Europeu de Fórmula Regional by Alpine, certificado pela FIA.

Com o novo campeonato, o organizador ACI e sua divisão comercial ACI Sport, na condição de promotor, vão trabalhar em parceria com a lendária marca francesa de carros esportivos Alpine para criar uma referência única para os jovens pilotos após sua primeira experiência nos campeonatos nacionais de monopostos de Fórmula 4 certificados pela FIA.

O novo campeonato oferecerá aos participantes uma oportunidade de pilotar monopostos com tecnologia de ponta, para melhorar sua compreensão das regulagens, dinâmica dos veículos e trabalho de equipe, tendo a chance de correr em provas internacionais. O Campeonato Europeu de Fórmula Regional by Alpine certificado pela FIA contará com 10 eventos de duas corridas por fim de semana, com três provas na Itália e sete em outros países da Europa. O grid será formado por até 36 carros, com no máximo três monopostos por escuderias, com a possibilidade de incluir um quarto piloto se um deles for uma mulher. O veículo será baseado no chassi Tatuus, propulsionado por um motor Renault de 1.8 litro, equipado com pneus Pirelli. Os novos monopostos serão construídos pelo departamento de competições da fábrica da Alpine em Dieppe, na França.

Jean Todt, presidente da FIA: “A criação do Campeonato Europeu de Fórmula Regional by Alpine certificado pela FIA representa um passo importante no aperfeiçoamento da via de acesso à categoria máxima do automobilismo esportivo, a Fórmula 1. Ele se une aos Campeonatos de Fórmula Regional nas Américas, na Ásia e no Japão, para formar uma plataforma mundial que permite que as jovens promessas do automobilismo esportivo evoluam em suas carreiras. Quero agradecer à Renault, à Alpine e à ACI por terem possibilitado esta fusão e estou ansioso para ver os campeões de amanhã mostrando todo o seu potencial neste campeonato que promete ser emocionante”.

Stefano Domenicali, presidente da Comissão de Monopostos da FIA: “Esta fusão e a criação do Campeonato Europeu de Fórmula Regional by Alpine certificado pela FIA reforçam a trajetória traçada pela FIA rumo aos mais altos níveis dos esportes a motor. A consolidação da Fórmula Regional na Europa permite que os pilotos provenientes da Fórmula 4 continuem seu aprendizado e sua evolução em um ambiente de altíssimo nível, sólido e – talvez mais importante ainda – competitivo. O Campeonato Europeu de Fórmula Regional by Alpine certificado pela FIA oferece a eles uma nova etapa clara na escalada de acesso a um sonho: correr um dia na Fórmula 1”.

Angelo Sticchi Damiani, vice-presidente da FIA e presidente da ACI: “Após ter sido, em 2014, o primeiro país a lançar um campeonato de Fórmula 4, o Campeonato da Itália de F1 propulsionado pela Abarth se tornou o primeiro ponto de referência para os jovens pilotos aspirantes da F1 após o kart. O Automóvel Clube da Itália, por meio da ACI Sport, teve um papel-chave na definição de uma categoria que se inseriu perfeitamente na escalada estabelecida pela FIA para o desenvolvimento das promessas do automobilismo esportivo internacional. O Campeonato Europeu de Fórmula Regional, a categoria certificada pela FIA há dois anos, representa um passo absolutamente estratégico e particularmente recomendado aos jovens pilotos como a continuação natural de sua experiência na F4. Com a união das forças e sinergias entre a ACI, a ACI Sport e o Grupo Renault, o Campeonato Europeu de Fórmula Regional by Alpine torna-se hoje um verdadeiro ponto de referência internacional rumo à F1. Desejo que todas as partes reúnam os melhores profissionais para ampliar o campeonato e apoiar os maiores talentos de hoje da melhor forma possível, para permitir que eles se enfrentem amanhã na fantástica arena da F1”.

Cyril Abiteboul, diretor geral da Renault Sport Racing: “Há mais de 50 anos a Renault realiza ações inigualáveis em favor dos jovens pilotos e nossas equipes têm o know-how para a organização de campeonatos monopostos competitivos e acessíveis, para identificar e desenvolver futuros campeões. Por isso, estamos muito felizes com esta parceria entre a FIA e a ACI, criando o Campeonato Europeu de Fórmula Regional by Alpine. Este acordo fortalece nossas atividades e nos sentimos honrados de poder contribuir diretamente para um campeonato da FIA, que continuará comunicando os valores aos quais estamos todos fortemente ligados, o formato das corridas, a equidade esportiva, formação e promoção de jovens talentos europeus. Este é também o primeiro grande marco concreto do retorno da marca Alpine ao universo dos monopostos”.

Mario Isola, responsável pela F1 e automobilismo esportivo da Pirelli: “Estamos muito felizes por fazer parte deste projeto como fabricante exclusivo de pneus. O Campeonato Europeu de Fórmula Regional by Alpine certificado pela FIA se insere perfeitamente em nossa estratégia de esportes a motor, pois já participamos da Fórmula 1, Fórmula 2, Fórmula 3 e Fórmula 4. Agora, com a Fórmula Regional by Alpine, podemos continuar trabalhando para ajudar as jovens promessas a traçar sua trajetória no esporte. Esta filosofia permite que os pilotos se familiarizem com nossa gama de pneus desde suas primeiras experiências no automobilismo esportivo até as categorias mais importantes do mundo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.