Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Um carro atraente, confortável, rápido, seguro e confiável. O SUV Nivus Hignline da VW 1.0 turbo 3 cilindros foi testado pelo Blog. Custa R$ 102.050,00. Vale um test-drive


     Texto e fotos: Arnaldo Moreira

Depois de nove meses afastado das avaliações dos carros para o Blog, por conta da pandemia do coronavírus, esta semana voltei em grande estilo apresentando aos leitores o SUV compacto coupê Nivus Highline 200 TSI da VW. Que carro interessante! Leve de direção, confortável e nervoso graças ao turbo que fortalece o motor 1.0 TSI, flex, de 3 cilindros, com 128 cv (etanol) / 116 cv (gasolina) - 5.500 rpm gerando 20,4 kg de torque e uma caixa de câmbio automática de seis velocidades Aisin, de trocas suaves e rápidas que ajuda muito nesse desempenho, com um bom arranque e boas retomadas. O Nivus não te deixa na mão. O preço da versão avaliada é de R$ 102.050. Já a versão Comfortline, mais simples, custa R$ 89.150,00.




Porquê Nivus, o que significa esse termo que lembra nome de planeta. A VW explicou que “a criação desse nome foi inspirada em novas perspectivas de design, estando relacionada com a sensação de algo novo, moderno e confiável, ao mesmo tempo”.



Em tempos de combustível aumentando quase diariamente uma preocupação de quem adquire um carro é que ele seja o mais econômico possível. É o seguinte o quadro de consumo do Nivus Hignline: com etanol - urbano - 7,6 km/l, estrada - 9,6 km/l e gasolina - urbano - 10,7 km/l e estrada - 13,3 km/l.



A suspensão torna o carro confortável e seguro, elevando nível de dirigibilidade. No asfalto o Nivus desliza suavemente, nas ruas de paralelepípedos se comporta muito bem não transferindo para o habitáculo uma leve trepidação, natural desse tipo de piso, e absorve com eficiência os buracos das vias mal conservadas. 


A VW elevou em 1 cm a distância do solo deste seu elegante carro altura ajudada pelo perfil alto dos pneus instaladas nas rodas de 17".


A posição característica dos SUV não é diferente no Nivus oferecendo uma visibilidade privilegiada pela posição elevada dos bancos confortáveis que abraçam o corpo. O assento do motorista tem regulagem elétrica 
de altura e o volante de altura e profundidade. 




O banco traseiro conta com três encostos de cabeça e três cintos de três pontos e é também bem confortável para os ocupantes dos assentos das pontas, já que ao do meio, como na maioria esmagadora dos carros, resta conforto mínimo. Para os ocupantes deste banco há também saídas de ar condicionado e tomada para carregador de celular. 



O interior é bem cuidado, tem um bom acabamento. Os bancos são de forrados de couro, o forro do painel é de plástico de boa qualidade, assim como as portas. O espaço entre os bancos é suficiente para acomodar as pernas e a altura do teto apesar da inclinação da traseira oferece bom espaço para os passageiros mais altos. 




O volante em couro tem atrás as borboletas de troca manual de marchas e conta com controle de velocidade (piloto automático) e de som.



O Nivus conta com seis airbags, sensor de fadiga, freio de emergência urbano (City Emergencial Brake), controle eletrônico de estabilidade, sensor de pressão de pneus, assistente de partida em rampa, controle adptativo de velocidade e distância do veículo da frente, acionamento automático dos freios para evitar colisões frontais, até 50 km/h, câmera de ré e sensores de ré e frontais e freio a disco nas quatro rodas e computador de bordo e chave presencial.



O sistema de multimídia de 10" sensível ao toque, em que opera o Infotainment, teve suas definições atualizadas. Nele são controlados o telefone, rádio, mídia, navegação, acesso a Android Auto e Apple Car Play e o VW Play que a partir de hoje, 18 de setembro, com a primeira geração de atualizações de seu sistema operacional, no Modo Valet, proporcionando melhorias de performance no sistema e correções de possíveis falhas. 



A atualização é gratuita e deve ser realizada, mediante o agendamento, nas cerca de 500 concessionárias da marca. Os clientes que possuem o app Meu VW podem realizar o agendamento diretamente na tela do VW Play ou pelo smartphone.



O design do Nivus é atraente e chama a atenção nas ruas. As laterais planas ligeiramente abauladas, com vincos nas partes superior e inferior, o teto escorrendo sobr
e a tampa da mala emoldurada pelo aerofófio e os racks. 


A frente é vistosa e robusta dividida em duas seções: uma grade em cima emoldurada com um perfil da logomarga da VW, elo entre os dois faróis de full Led e luz diária. A inferior conta também com uma grade ostentando os dois faróis auxiliares nas pontas. 





Já a traseira é marcada pelas lanternas de Led e os escapamentos embutidos.



O ruído no habitáculo é bem reduzido, o que permite curtir o som do rádio ou das suas músicas preferidas de sua playlist. ao contrário de outras marcas e modelos o Nivus tem um bom isolamento que não deixa perceber os ruído da rodagem, mas permite curtir as altas rotações do motor turbinado.

Detalhes do veículo

Equipamentos de série

Sua configuração contém os seguintes itens predefinidos.
"ACC" - Controle adaptativo de distância e velocidade com função de frenagem de emergência e monitoramento frontal

"AEB" (City Emergency Brake ) - sistema autônomo de frenagem de emergência anti- colisão frontal (até 50 km/h)

"Aerowischer" - palhetas do limpador de para-brisa com design aerodinâmico

"ESS" - alerta de frenagem de emergência

"Keyless" - sistema de alarme com comando remoto

6 Airbags (2 frontais, 2 laterais nos ba ncos dianteiros e 2 de cortina)

Alto-falantes (4 dianteiros e 2 traseiro )



Antena no teto

Apoios de cabeça dianteiros com ajuste de altura

Apoios de cabeça no banco traseiro com a juste de altura (3)

Ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura "Climatronic"

Assistente para partida em aclives / subidas ("Hill Hold Control")

Banco do motorista com ajuste milimétrico de altura

Banco traseiro com encosto rebatível bi-partido

Bancos revestidos em couro sintético

Cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura e pré-tensionador e limitador de carga

Cintos de segurança traseiros automático de 3 pontos (inclusive o central)

Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade

Controle eletrônico de estabilidade (ESC) e Controle de tração (ASR)




Câmera para auxílio em manobras em marcha a ré

Descansa braço central com porta-objetos , saídas traseiras do ar condicionado e USB para passageiros do banco traseiro

Desembaçador, limpador e lavador do vidr vidro traseiro

Direção elétrica

Espelho retrovisor interno com antiofusc eletricamente ajustáveis e rebatíveis com função tilt down no lado direito

Espelhos retrovisores e maçanetas das portas na cor do veículo



Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis e rebatíveis com função tilt down no lado direito

Faróis com função "coming/leaving home"

Faróis de neblina em LED com função "Cornering Light" (luz de conversão estática)

Faróis em LED com luz de condução diurna em LED integrada

Fixação de assento de criança com sistem a ISOFIX® / Top tether

Grade dianteira com detalhes cromados

Iluminação do porta-luvas

Iluminação no porta-malas

Indicador de controle da pressão dos pneus e sistema de frenagem automática pós-colisão ("Post collision brake")

Instrumento combinado digital ("Active Info Display")

Lanternas traseiras em LED

Logotipo "TSI"



Luzes de leitura dianteira e traseiras

Manopla da alavanca de câmbio em couro

Motor 200 TSI

Para-sóis com espelhos iluminados para motorista e passageiro

Pneus 205/55 R17

Porta luvas refrigerado

Porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros

Rack de teto longitudinal na cor prata

Rodas de liga leve 17" Design Cassino

Sensores de chuva e crepuscular

Sensores de estacionamento traseiros e dianteiros

Sistema de som touchscreen "VW PLAY" com tela colorida de 10" e App-Connect

Sistema detector de fadiga do motorista

Tapetes adicionais em carpete (4)



Transmissão automática de 6 velocidades

Travamento central "Keyless-Entry" sem dispositivo de segurança "Safe"

Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função "one touch" nos dianteiros

Volante multifuncional em couro com "shift-paddles"

DESEMPENHO
Aceleração de 0 a 100 km/h
10,0 s (E) / 10,5 (G)
Velocidade máxima
189 km/h (E) / 184 km/h (G)


MOTOR
Cilindrada: 999 cm³
Potência líquida máxima:
128 cv (E) / 116 cv (G) - 5.500 rpm
Torque líquido máximo:
20,4 kgfm (E/G) - 2.000/3.500 rpm

FREIOS
Dianteiros
Discos ventilados
Traseiros
Discos

PRINCIPAIS DIMENSÕES
Comprimento
4.266 mm
Distância entre eixos
2.566 mm
Largura
1.757 mm
Altura
1.493 mm

PESOS
Em ordem de marcha
1.199 kg
Carga útil máxima
451 kg
 


Compartimento de carga
415 l

Direção Elétrica

Transmissão Aut. de 6 vel. com função Tiptronic

RODAS E PNEUS
205/55 R17

Reservatório de combustível
52 l

Número máximo de passageiros
5




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.