Fabricantes globais de automóveis e de caminhões, incluindo a sueca Volvo Cars e a alemã Daimler Truck, suspenderam hoje alguns negócios na Rússia após a invasão daquele país à Ucrânia.
As forças russas invadiram a Ucrânia na semana passada, marcando o maior ataque de um estado contra outro na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Muitas empresas paralisaram as operações na Rússia após as sanções ocidentais contra a Rússia.
A gigante de energia BP Plc, maior investidor estrangeiro da Rússia, anunciou abruptamente no fim de semana que estava abandonando sua participação de 20% na estatal Rosneft a um custo de até US$ 25 bilhões.
Na segunda-feira, a montadora sueca Volvo Cars disse que suspenderia as remessas de carros para o mercado russo até novo aviso, tornando-se a primeira montadora internacional a fazê-lo, enquanto as sanções sobre a invasão continuam afetando.
Em comunicado, a empresa disse que tomou a decisão por causa de “riscos potenciais associados ao comércio de material com a Rússia, incluindo as sanções impostas pela UE e pelos EUA”.
“A Volvo Cars não entregará nenhum carro ao mercado russo até novo aviso”, afirmou.
Um porta-voz da Volvo disse que a montadora exporta veículos para a Rússia a partir de fábricas na Suécia, China e Estados Unidos. Isso ocorreu quando a Rússia alertou a Suécia e a Finlândia para não se juntarem à OTAN ou correm o risco de enfrentar “sérias consequências político-militares”.
A Volvo vendeu cerca de 9.000 carros na Rússia em 2021, com base em dados do setor.
Mais cedo, a agência de notícias RIA informou que a Volkswagen suspendeu temporariamente as entregas de carros já na Rússia para concessionárias locais, citando um comunicado da empresa.
A VW disse anteriormente que interromperia a produção por alguns dias nesta semana em duas fábricas alemães após um atraso na fabricação de peças na Ucrânia.
A Daimler Truck disse também que congelaria suas atividades comerciais na Rússia com efeito imediato, incluindo sua cooperação com a fabricante de caminhões russa Kamaz.
O Grupo Mercedes-Benz também está analisando opções legais para alienar sua participação de 15% na Kamaz o mais rápido possível, informou o jornal Handelsblatt.
Um porta-voz da Mercedes disse à Reuters que as atividades comerciais teriam que ser reavaliadas à luz dos eventos atuais.
O Grupo Mercedes-Benz, anteriormente Daimler AG, era a empresa-mãe da Daimler Truck antes de a fabricante de caminhões ser desmembrada.
Enquanto isso, a fabricante sueca de caminhões AB Volvo disse que interrompeu toda a produção e vendas na Rússia devido à crise. Ela gera cerca de 3% de suas vendas na Rússia e tem uma fábrica lá.
“Agora temos um pouco mais de clareza sobre sanções e segurança na região… isso significa que todas as operações na Rússia terminam”, disse um porta-voz da empresa à Reuters, acrescentando que as medidas serão aplicadas até novo aviso.
A Ford, que tem participação de 50% em três fábricas russas, disse anteriormente que estava trabalhando para gerenciar quaisquer impactos em suas operações, mas seu foco principal era a segurança de seus funcionários na região.
A GM, que vende apenas uma pequena quantidade de veículos na Rússia, disse anteriormente que limitou a exposição da cadeia de suprimentos na região e estava trabalhando para garantir a segurança dos funcionários.
Na semana passada, várias montadoras e fornecedores, incluindo a Renault e a fabricante de pneus Nokia Tyres, paralisaram a produção após a invasão. Os fabricantes de peças Aptiv transferiram o trabalho de alto volume para fora da Ucrânia, e a japonesa Sumitomo Electric Industries suspendeu as operações lá.
Separadamente, a Toyota Motor Corp disse que suspenderia as operações da fábrica no Japão depois que um fornecedor de peças plásticas e componentes eletrônicos foi atingido por um suposto ataque cibernético.
Nenhuma informação estava imediatamente disponível sobre quem estava por trás do possível ataque ou o motivo. O ataque ocorre logo depois que o Japão se juntou aos aliados ocidentais para reprimir a Rússia depois que ela invadiu a Ucrânia, embora não tenha ficado claro se o ataque estava relacionado.
Autoridades do governo japonês disseram que investigariam se a Rússia estava envolvida.
Fonte: Mecânica Online
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