Primeiro lançamento da GWM no Brasil, o Haval H6 também ostentará outro feito na indústria automotiva: a nova versão criada especialmente para o mercado brasileiro será também uma novidade mundial.
Durante lançamento oficial da marca no país para concessionários e convidados, realizado no Rio de Janeiro no último dia 23, a empresa anunciou que o Brasil será o primeiro país do mundo a comercializar o híbrido plug-in Haval H6 com tecnologia e-Traction composta por um motor a combustão 1.5 turbo, dois motores elétricos e bateria de 34 kWh.
Esse conjunto de motorização e bateria representa uma revolução no mercado brasileiro porque combina o melhor de dois mundos: máxima eficiência energética com alta performance. Desse modo, o novo H6 oferece a melhor autonomia elétrica de um híbrido no Brasil, com 170 km no ciclo NBR. Isso garante ao proprietário de Haval H6 uma real experiência de carro elétrico, pois cobre 80% do uso diário dos motoristas médios brasileiros. O valor é equivalente a 184 km no ciclo NEDC, um dos mais usados na comparação de modelos híbridos no mercado nacional.
Apesar de ter sido apresentado no evento do Rio de Janeiro ainda como protótipo, o Haval H6 já teve alguns de seus dados técnicos revelados, como o nível de emissões de poluentes, um dos menores da sua categoria. Seu índice de CO2 é de 10 g/km, cerca de 10 vezes menos que alguns SUVs médios, que variam entre 50 a 151 g/km.
Apenas R$ 17,40 para rodar 100 km
A versão 1.5 turbo com dois motores elétricos também se destaca por oferecer um dos melhores consumos do mercado: 28,7 km/l no ciclo urbano e 25,3 no ciclo rodoviário, no padrão NBR.
No entanto é a combinação inteligente dessa motorização com a bateria de 34 kWh no uso cotidiano que é o grande diferencial do Haval H6. Para rodar 100 km com o SUV híbrido da GWM, o proprietário gastaria R$ 17,40. Os SUVs da mesma categoria gastariam de R$ 30 a R$ 70 para percorrer a mesma distância.
Apesar da eficiência ser um dos seus pontos fortes do Haval H6, a tecnologia e-Traction também tem entre seus destaques a performance, como comprovam seus 393 cv de potência combinada, gerados pelo conjunto de motor 1.5 turbo com dois motores elétricos (um em cada eixo).
Devido a essa configuração de powertrain, o Haval H6 contará sempre com tração permanente All Wheel Drive, na qual a tração é distribuída eletronicamente para cada eixo em função da exigência de torque e do nível de aderência das rodas. Assim, pode variar de 100% do torque no eixo dianteiro a 100% traseiro, passando por qualquer proporção que o sistema e-Traction avaliar necessário para garantir a melhor aderência, tanto em condições de asfalto molhado quanto em percursos fora de estrada.
Exclusividade no design
Além da motorização com tecnologia e-Torque, também é único no Haval H6 seu visual desenvolvido exclusivamente para o mercado local. O Brasil vai estrear o novo logotipo global “Haval”, que recebeu um novo grafismo e está mais compacto. Também é exclusivo da versão brasileira o pacote de acabamentos externos em piano black formado pelas molduras das janelas, racks no teto, spoiler traseiro e frisos decorativos.
Até as rodas de liga leve de 19 polegadas são exclusivas do mercado brasileiro, pois não são oferecidas em nenhum outro Haval H6 do mundo. A escolha do seu visual seguiu preferências do consumidor manifestadas em pesquisas realizadas no Brasil.
Desenvolvido para os hábitos do brasileiro
O desenvolvimento da versão brasileira do Haval H6 também incluiu suspensão, direção e sistema de conectividade. A suspensão foi retrabalhada para suportar as condições das estradas brasileiras e se adequar aos hábitos e preferências dos motoristas locais. O sistema de direção recebeu ajustes no nível de maciez da assistência elétrica e na relação de giro do volante, para tornar suas respostas mais rápidas e diretas.
A nacionalização do projeto incluiu ainda reprogramação de recursos de condução ativa e modificações no sistema de conectividade, que será 100% em português, inclusive nos comandos por voz. A central multimídia do H6 traz ainda um display TFT Full HD de 12,3 polegadas com tratamento antirreflexo e conexão com Apple CarPlay e Android Auto sem fio.
Pré-venda e único nível de equipamentos
Embora o Haval H6 apresentado no evento do Rio de Janeiro seja um protótipo, já está confirmado o início da pré-venda da versão comercial do SUV híbrido, que será no primeiro trimestre de 2023.
O Haval H6 vai chegar ao mercado em uma versão única de equipamentos, com o mais elevado nível de condução semiautônoma disponível no seu segmento. O único opcional será o teto solar panorâmico com acionamento elétrico, para se adequar às preferências dos clientes que preferem fazer a blindagem de modelos sem esse tipo de equipamento.
O Haval H6 será equipado sempre com o mesmo pacote tecnológico, que trabalha em conjunto com as 5 câmeras e 14 radares distribuídos ao redor do veículo, oferecendo acesso a todos os recursos de direção ativa listados abaixo:
- Piloto automático adaptativo (ACC) com função Stop & Go
- Frenagem automática de emergência
- Frenagem automática de emergência em cruzamentos
- Frenagem automática de emergência para pedestres, bicicletas e motos
- Alerta de tráfego cruzado traseiro
- Frenagem automática de tráfego cruzado traseiro
- Monitoramento de pontos cegos
- Detector de tráfego cruzado traseiro
- Assistente de permanência de faixa
- Centralização de permanência de faixa
- Desvio Inteligente ou Smart Dodge (exclusividade GWM)
- Smart Cornering (exclusividade GWM)
- Alerta de colisão traseira
- Alerta de perigo de abertura de portas
- Auto Reversing Assistance
- Reconhecimento de placas de trânsito
- Parking Assist para vagas paralelas e em 90°, com controle automático de direção, freio e acelerador
O nível de equipamentos do Haval H6 vai incluir ainda outros itens de tecnologia, segurança e conforto, como update de software pela nuvem (Over The Air), comando do veículo pelo celular, ar-condicionado de duas zonas, bancos dianteiros elétricos com ventilação, seis airbags, tampa traseira com abertura elétrica com sensor de presença, head up display de alta definição, cinco entradas USB, carregador de celular por indução (wireless) de 15 W e freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold.
Apresentado pela primeira vez em 2011, o Haval H6 está hoje na sua terceira geração, que tem conquistado o público não apenas por seu nível de tecnologia e design, mas também pelo farto espaço interno. Com 4.683 mm de comprimento, 1.886 mm de largura, 1.730 de altura e 2.738 mm de distância entre os eixos, o modelo tem porte e espaço muito acima dos SUVs médios vendidos no mercado brasileiro.
HAVAL H6 PHEV (Protótipo) - FICHA
TÉCNICA
Dimensões
Comprimento
|
mm
|
4.683
|
Largura
|
mm
|
1.886
|
Altura
|
mm
|
1.730
|
Distância entre eixos
|
mm
|
2.738
|
Tanque
de combustível
|
litros
|
55
|
Capacidade do porta-malas
|
litros
|
560
|
Peso em ordem de marcha
|
kg
|
2.040
|
Motor a combustão
Configuração
|
|
|
Dianteiro,
transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, turbo
|
Injeção
|
|
|
Injeção
direta de gasolina
|
Diâmetro
/ Curso
|
mm
|
|
75 x 84,9
|
Cilindrada
|
cm³
|
|
1.499
|
Motores elétricos
Posição
|
|
Dois
motores, um dianteiro e um traseiro
|
Tipo
|
|
Síncrono de ímã permanente
|
Potência e torque
Potência máxima combinada
|
cv/PS
|
393
|
Torque máximo combinado
|
Nm
|
n/d
|
Transmissão
Tipo
|
|
Sistema
DHT: duas marchas com embreagem (motor a combustão), uma marcha com redução
(motores elétricos)
|
Tração
|
|
Tração permanente nas 4 rodas eletronicamente
100% variável
|
Consumo e autonomia
Consumo urbano (NBR)
|
km/l
|
28,7
|
Consumo rodoviário (NBR)
|
km/l
|
25,3
|
Autonomia
modo elétrico (NBR)
|
km
|
170
|
Autonomia modo elétrico (NEDC)
|
km
|
184
|
Emissão de CO2 (fóssil não renovável)
|
g/km
|
10,0
|
Bateria
Tipo
|
|
Íons de lítio
|
Capacidade nominal da bateria
|
kWh
|
34
|
Tipo
de conector
|
|
CCS Tipo 2
|
Tempo mínimo de recarga
AC
|
0-100%
|
aprox.
6 horas
|
Tempo mínimo de recarga DC
|
20%-80%
|
aprox. 35 minutos
|
Taxa máxima de
recarga AC
|
kW/h
|
6,6
|
Taxa máxima de recarga DC
|
kW/h
|
42
|
Suspensão
Dianteira
|
|
McPherson com barra
estabilizadora
|
Traseira
|
|
Suspensão independente multilink com barra
estabilizadora
|
Direção
Tipo de direção
|
|
Assistência
elétrica variável (3 modos de ajustes)
|
Freios
Dianteiros
|
|
Discos ventilados
|
Traseiros
|
|
Discos
sólidos
|
Pneu e roda
Pneu
|
|
235/55 R19
|
Roda
|
|
Liga
leve 19"
|