Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 18 de julho de 2023

Coluna Minas Turismo Gerais


Coluna Minas Turismo Gerais 



Jornalista Sérgio Moreira






De janeiro a maio, número de turistas internacionais no 
Brasil se aproxima dos 3 milhões



Nos cinco primeiros meses de 2023, o Brasil já recebeu mais de 2,97 milhões de turistas internacionais - número 108% maior do que o registrado no mesmo período de 2022. O dado foi divulgado dia 7 de julho pelo Ministério do Turismo em parceria com a Embratur e a Polícia Federal. Somente em maio, mais de 292,3 mil visitantes de outros países entraram nos destinos brasileiros, quantitativo 44,5% maior do que em maio do ano passado. 

Boa parte desses turistas internacionais que entraram no Brasil, de janeiro a maio, vieram da Argentina (1.242.860). Em seguida, aparecem os Estados Unidos, com 271,1 mil visitantes; e o Paraguai, com 215,5 mil turistas. Completando os 5 primeiros do ranking, aparecem Chile (197.826) e o Uruguai (184.947). Os estados brasileiros por onde mais entraram os viajantes internacionais foram São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.

No mês de maio, os turistas estrangeiros deixaram no país US$ 567 milhões. O número já é o maior volume para o mês da série histórica registrada pelo banco desde 1998. 

No ano passado, o gasto desse público no mesmo período foi de US$ 373 milhões. No acumulado do ano, os visitantes internacionais já injetaram US$ 2.721 bilhões (cerca de R$ 13 bilhões) na economia brasileira, 35,9% a mais do que o ano passado.

BH Airport projeta fluxo de 941 mil passageiros em julho

As férias escolares estão movimentando o turismo com viagens pelo Brasil e exterior. O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, o BH Airport prevê uma movimentação de 941 mil passageiros em julho, crescimento de 6% na comparação com igual mês do ano passado. 

Ao todo, estão previstas 8,2 mil operações de aeronaves, 2% a mais que em julho de 2022. Já em relação ao mesmo período pré-pandemia, ou seja, julho de 2019, esse número representa uma retomada de 90%.

“Estamos otimistas com o cenário que se desenha em julho. Nesta alta temporada, os destinos de praias são os mais procurados e vão contribuir para que ocorram 225 voos extras no aeroporto, sendo 172 da Azul Linhas Aéreas e 53 da Gol. 

Além disso, tivemos a inauguração de voos internacionais importantes que vão atender a demanda do passageiro, como para Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, e Curaçao, no Caribe”, ressalta Herlichy Bastos, diretor de Operações do BH Airport.

Entre os voos extras, há previsão que ocorram para Recife (PE) 34 partidas a mais, Salvador (BA) 22, Maceió (AL) 22, Porto Seguro (BA) 20, São Luis (MA) 13, Fortaleza (CE) 13, João Pessoa (PB) dez e Cabo Frio (RJ) nove. Também haverá o aumento de voos para Governador Valadares (MG), com 21 partidas extras, e Campinas (SP), com dez partidas extras. 



Além disso, a alta temporada contribui para a entrada de destinos sazonais à malha aérea do BH Airport. São eles: Ribeirão Preto (SP) com 25 partidas, Caldas Novas (GO) com nove partidas e Foz do Iguaçu (PR) com cinco partidas.

Destinos atendidos em julho -Em julho, o aeroporto estará conectado entre voos extras e regulares aos seguintes destinos domésticos: Aracaju (SE), Araxá (MG), Barreiras (BA), Belém (PA), Brasília (DF), Cabo Frio (RJ), Caldas Novas (GO), Campina Grande (PB), Campinas (SP), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Foz do Iguaçu (PR), Goiânia (GO), Governador Valadares (MG), Guanambi (BA), Ilha de Comandatuba (BA), Ilhéus (BA), Imperatriz (MA), Ipatinga (MG), Jericoacoara (CE), João Pessoa (PB), Juiz de Fora (MG), Lençóis (BA), Maceió (AL), Marabá (PA), Montes Claros (MG), Natal (RN), Palmas (TO), Paracatu (MG), Parauapebas (PA), Parnaíba (PI), Patos de Minas (MG), Porto Alegre (RS), Porto Seguro (BA), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro - Santos Dumont (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo - Congonhas (SP), São Paulo - Guarulhos (SP), Teófilo Otoni (MG), Uberaba (MG), Uberlândia (MG), Varginha (MG), Vitória (ES), Vitória da Conquista (BA).

Já os internacionais são: Bogotá (Colômbia), Cidade do Panamá (Panamá), Curaçao (Caribe), Fort Lauderdale (Estados Unidos) e Lisboa (Portugal).

O destaque do mês de junho ficou com a estreia dos voos internacionais da Azul para Fort Lauderdale, que retorna após o hiato da pandemia da Covid-19, e para Curaçao, rota inédita e exclusiva do BH Airport. O voo para a ilha caribenha já tem ocupação acima de 90% para quase todo o segundo semestre de 2023. 

Com isso, a Azul já sinalizou o aumento da frequência semanal de uma para duas vezes por semana, a partir de dezembro. Vale ressaltar que a rota internacional com maior fator de ocupação no BH Airport em junho foi Belo Horizonte-Cidade do Panamá com 91% de ocupação.

A Avianca segue realizando promoções para vários destinos na América Central e do Norte, com preços a partir de R$ 435 o trecho para voar de julho a maio de 2024. A campanha, chamada Red Sale, bem como as datas de viagem podem ser conferidas no site da empresa: www.avianca.com.br.


Otur Viagens tem atendimento presencial em MG e SP e online em todo o país

A Otur Viagens, operadora mineira com 32 anos de história, abriu seu escritório de atendimento em São Paulo em julho de 2022 e, desde então, vem se consolidando ainda mais no mercado nacional.

A empresa, que já era reconhecida por oferecer serviços de qualidade, variedade de destinos e excelência no atendimento, chegou à capital paulista para atender uma demanda de seu mercado mais promissor. Afinal, os viajantes de São Paulo representam 30% dos clientes da operadora.


Diretoria da OTUR, Lúcia Affonso

Focada em se aproximar ainda mais desse público, a CEO da Otur Viagens, Lucia Affonso, destaca que a procura por atendimento presencial foi uma surpresa. “Nós viemos atender uma demanda dos nossos clientes de São Paulo. Mesmo tendo em vista o trânsito da cidade, a correria dos paulistanos, está sendo surpreendente o quanto o nosso escritório vem sendo visitado. A presença física permite que os clientes tenham acesso a consultores especializados, que podem fornecer orientações, esclarecer dúvidas e auxiliar na escolha dos melhores destinos e pacotes de viagem”.

Lucia tem ampla formação e experiência no mercado turístico, com Graduação em Turismo e Pós-Graduação e Mestrado em Marketing. Além disso, trabalhou como executiva/gerente geral da extinta United Power e, em 1992, implantou em Minas Gerais a operação da United Airlines. Também foi, por 13 anos, representante oficial da Iberia Linhas Aéreas.

A Otur Viagens foi fundada em 1991, na cidade de Belo Horizonte, com o propósito de oferecer serviços turísticos diferenciados e de qualidade. Desde o início, a empresa de capital 100% nacional adotou uma abordagem centrada no cliente, buscando entender suas necessidades e oferecer soluções personalizadas. 

Com uma equipe especializada e apaixonada por viagens, que hoje é composta por 40 pessoas, a operadora rapidamente ganhou destaque no mercado, conquistando a confiança de seus clientes e ampliando sua base de viajantes satisfeitos.

Reflexo do seu trabalho de mais de três décadas, a Otur Viagens segue fidelizando e embarcando cada vez mais clientes. E 2022 foi um exemplo disso. No ano passado, foram 9845 passageiros embarcados para seus roteiros ao redor do mundo. O período favorável também pode ser notado no faturamento. Em 2022, a empresa registrou cerca de 30 milhões de reais em vendas.

“2022 foi uma surpresa. Voltamos em fevereiro, em razão da pandemia, e tivemos muitas remarcações. Mas, mesmo depois de passado esse momento inicial, vimos um crescimento notável de clientes viajando. Para este ano, a expectativa é de que, até dezembro, tenhamos um crescimento médio de 10% em relação ao ano passado”, destaca a CEO da Otur Viagens. 

A operadora atua diretamente com o consumidor final e oferece desde pacotes e roteiros nacionais e internacionais a cruzeiros, aluguel de carros, atrações e traslados, e passagens aéreas.

Segundo Lucia Affonso, atualmente, um dos roteiros mais buscados pelos clientes é o da Grécia, incluindo as famosas ilhas de Mykonos, Santorini e Corfu, assim como algumas menos conhecidas, como Ios e Zakynthos. Vale lembrar que a Otur Viagens oferece seguro saúde da Travel Ace em todos seus pacotes. 

A empresa ainda conta com parcerias estratégicas com fornecedores de hospedagem, receptivos e até companhias aéreas, como a Emirates, que contribuem para oferecer ainda mais opções de roteiros e experiências aos seus clientes. Em São Paulo, a empresa fica na Av Paulista 1754 Cj. 176, na Bela, em Belo Horizonte na Rua Ceará, 1709 Sl. 1202. Informações oturviagens.com

Inscrições para o Meeting Festuris

Abertas as inscrições para o Meeting Festuris. O valor do primeiro lote é de R$349 e podem se credenciar profissionais do turismo como: gestores públicos, empresários, empreendedores, acadêmicos e trade em geral.

Nesta 35ª edição o Festuris vai trabalhar com o tema Capital Humano: Chave da Transformação. Segundo Marta Rossi, fundadora e CEO do grande evento de negócios turísticos das Américas, a valorização das pessoas cria condições para desafiar, de maneira saudável, o indivíduo a fazer o seu melhor e estimular o trabalho em equipe, desenvolvendo ainda mais o empenho em fazer suas atividades de maneira cada vez melhor.


    Foto: divulgação 2022

Já estão confirmados nomes como Aldo Leone, presidente da Agaxtur Viagens, Adrian Ursilli, diretor geral da MSC no Brasil, Luiz Reginato, consultor, conselheiro e Professor - Governança Descomplicada. Além deles, o conhecimento será guiado por outros importantes nomes do Brasil nas áreas de negócios, empreendedorismo, gestão pública, além de personalidades com grandes lições de vida.

Em mais uma edição, o Meeting Festuris promete uma verdadeira imersão em intenso conteúdo com grandes profissionais e especialistas que possuem know-how empresarial. A programação deste ano ganha novo espaço no Serra Park, o Pavilhão Plátanos será exclusivo para as palestras do Meeting. Para garantir a sua inscrição, clique festuris.com.br

O Festuris acontece de 9 a 12 de novembro, em Gramado. A programação ocorrerá no Serra Park, focando, ainda mais, nos espaços segmentados, tendo a certeza da efetivação de excelentes negócios, os espaços da feira são Luxury, Wedding, Green & Experience, Business & Innovation, LGBT+ e Food and Drinks e, ainda a feira em geral. Mais informações no site festurisgramado.com ou nas redes sociais FesturisGramado.

Azul lança voos extras para Curaçao

A Azul anunciou mais uma opção de voo direto para quem planeja aproveitar os feriados de outubro e novembro deste ano com um mergulho nas águas transparentes de Curaçao – paraíso localizado no Mar do Caribe. A decisão atende especialmente à grande procura gerada pelo recente lançamento da rota que liga Belo Horizonte à ilha caribenha. 

De 11 de outubro a 23 de novembro, portanto, além do voo que parte do Brasil aos sábados, às 13h, e do voo que retorna da ilha às 8h30, aos domingos, haverá voos extras também durante a semana. 

Consulte seu agente de viagens para pacotes com hotéis e passeios.

O voo AD8786 partirá toda quarta-feira, às 13h, do BH Airport, para pousar em Curaçao às 18h. Já no sentido inverso, a decolagem do voo AD8787 está programada para ocorrer às quintas-feiras, saindo da ilha caribenha às 9h00, com chegada prevista para as 16h em Belo Horizonte.

Não são só os Clientes mineiros da Azul que ganham com a nova rota e, agora, com o anúncio desses voos extras. Segundo Vitor Silva, gerente de Malha e Planejamento Estratégico da Azul, a escolha do BH Airport foi estratégica nessa fase de expansão internacional da companhia. 

Ele se refere especialmente a Clientes que saem de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Brasília e Vitória e hoje poderão fazer conexões de, no máximo, 1h30 em Belo Horizonte, em direção a Curaçao. “Isso é possível, porque a Azul possui uma malha aérea capilarizada que conecta Clientes de diversos aeroportos aos nossos hubs", explicou.

Herlichy Bastos, diretor de Operações do BH Airport, celebra os voos extras para Curaçao. “Sempre apostamos no potencial dessa rota direta de Minas Gerais para o Caribe, o que já é uma realidade, uma vez que temos uma demanda crescente para o destino. 

O nosso aeroporto se fortalece diariamente como um hub de conexões, pronto para oferecer uma ampla opção de viagens aos passageiros. Contar com o voo para Curaçao e ampliar as frequências é sinal que estamos no rumo certo para conectar Minas e o Brasil a novas conexões e oportunidades de negócios”, ressaltou.

Por que escolher Curaçao como destino -Com uma área de aproximadamente 444 quilômetros quadrados, a ilha de Curaçao oferece uma ampla gama de atividades ao ar livre, como mergulho, snorkeling, windsurf, vela e pesca. 

O Parque Nacional Shete Boka, com suas formações rochosas, é um destino popular para os amantes da natureza. Willemstad, a capital de Curaçao, é um Patrimônio Mundial da UNESCO e apresenta uma arquitetura influenciada pela colonização holandesa. A diversidade cultural é evidente entre a população, na música, culinária e tradições locais. O idioma oficial é o papiamento, mas o inglês, o holandês e o espanhol também são amplamente falados.

Sobre o BH Airport -Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a mais de 60 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil.

Informações para a coluna enviar para

@sergiomoreira63  
sergio51moreira@bol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.