Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 23 de julho de 2023

COLUNA MINAS TURISMO GERAIS




COLUNA MINAS TURISMO GERAIS


Jornalista Sérgio Moreira




Turismo brasileiro tem alta de 7,1% com faturamento de R$ 18,2 bilhões



Mais uma boa notícia para o turismo brasileiro: pesquisa realizada pelo Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que, em maio de 2023, o setor de viagens teve um crescimento anual de 7,1%, e um faturamento de R$ 18,2 bilhões. Com o dado, o turismo apresenta o 26º mês consecutivo de variação positiva e, no acumulado do ano (de janeiro a maio), a alta foi de 13,6%.

Os dados levam em conta os serviços de alojamento e alimentação; atividades culturais, recreativas e esportivas, locação de meios de transporte, agência de turismo, operadoras e outros serviços de turismo, transporte terrestre, aquático e aéreo.

O número positivo foi trazido principalmente pelo transporte aéreo. Em maio deste ano, o faturamento do segmento foi de R$ 5,88 bilhões, o que representa uma alta de 12% na comparação ao mesmo período de 2022. O número de passageiros transportados por aeronaves já supera o nível pré-pandemia (2019). Em maio, foram 7,29 milhões de passageiros, o mais alto desde 2015, segundo levantamento a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Já o grupo de transporte terrestre apontou um crescimento de 0,8% e faturou R$ 2,94 bilhões.

REDUÇÃO DA TARIFA - Além do aumento da oferta, a redução da tarifa média, que passou de quase R$ 700, no ano passado, para R$ 550, em maio de 2023, impacta diretamente o setor. Na avaliação da FecomércioSP, a tendência é de continuidade do crescimento nos próximos meses, uma vez que há condições mais favoráveis para os investimentos das companhias, com combustível e dólar relativamente mais baratos.

SETORES – Ainda segundo o levantamento, o grupo de alojamento e alimentação segue crescendo, com variação de 6,4% em maio, um faturamento de R$ 5,2 bilhões. A taxa de ocupação hoteleira no país passou de 54,11% (entre janeiro e abril de 2022) para 58,04% no mesmo período deste ano. Outros setores também passam por um momento positivo, com destaque para as locadoras e agências de turismo, que apresentaram aumento de 6% em maio, faturando R$ 2,85 bilhões.

METODOLOGIA - O estudo da FecomércioSP é baseado nas informações da Pesquisa Anual de Serviços e dados atualizados com as variações da Pesquisa Mensal de Serviços, ambas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números são atualizados mensalmente pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e foram escolhidas as atividades que têm relação total ou parcial com o turismo. Para as atividades que têm relação parcial, foram utilizados dados de emprego ou de entidades específicas para realizar uma aproximação da participação do turismo no total.


BH Airport fecha o primeiro semestre com fluxo
16% superior ao ano passado



Ao longo desses seis primeiros meses, o BH Airport se manteve em evolução e deverá fechar o ano com movimentação de 10,5 milhões de passageiros. Com o aumento da demanda por viagens e ampla conectividade com o Brasil e o mercado internacional, o fluxo foi de 5.050 milhões de passageiros de janeiro a junho, 16% a mais que igual período de 2022.O semestre também se mostrou favorável em função de os voos internacionais quase quadruplicarem em relação ao ano passado.

“Até o final de 2022, tínhamos as rotas para Lisboa, em Portugal, pela TAP, e Panamá, pela Copa. Em março deste ano, lançamos o voo para Bogotá, na Colômbia, pela Avianca. Em junho, foi a vez, de inaugurar as rotas para Curaçao, na ilha no Caribe, e para Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, pela Azul. Em setembro, teremos o lançamento do voo para Orlando, também pela Azul. Já em outubro, será a vez de Santiago, no Chile, pela Latam. Continuamos empenhados em expandir nossas opções para os passageiros”, ressalta Herlichy Bastos, diretor de Operações do BH Airport.

Para ele, esses novos voos contribuem para fortalecer o aeroporto como hub de conexões. “Temos o compromisso de ampliar a conectividade de Minas Gerais e estamos firmes nessa jornada. Hoje, Belo Horizonte é o segundo maior mercado de destinos no Brasil e o BH Airport é o terceiro aeroporto com maior número de destinos nacionais e internacionais. Ao todo, atendemos 63 destinos, o que demonstra que somos um importante player na aviação”, avalia.



De acordo com ele, além de avançar com a conectividade do BH Airport, as ações do primeiro semestre tiveram como foco oferecer a melhor experiência aeroportuária aos clientes e fazer com que o aeroporto se mantenha moderno, funcional e cada vez mais sustentável.

20 lojas em seis meses - Ao longo desses seis primeiros meses, foram inauguradas 20 operações. Entre as novidades deste ano, estão a Dufry Mezanino (em frente à entrada do embarque doméstico), a Lotérica Boa Viagem, no saguão, em frente ao Check-in 1 da Azul, e a área de mesas da Forneria Ouro Preto, também no saguão do aeroporto. O Terminal de Passageiros 1, recentemente modernizado, ganhou novas lojas: a Dufry Last Minute e Aerokids (ambas em frente ao portão 3). Entre os portões 4 e 5, foi inaugurada a Air Farma e a Kopenhagen (a segunda loja no aeroporto). Entre os portões 1 e 2, foi lançada a Pizza Hut (também com a segunda loja) e o Subway, com a terceira operação. A novidade também fica com a O´GIN que voltou para a área central do saguão.

Os quiosques inaugurados no aeroporto foram do The Coffee (entre os portões 2 e 3), Doog (em frente ao portão 3, com a segunda operação no aeroporto), mais um quiosque Strelar (entre os portões 1 e 2) e o terceiro quiosque ChilliBeans (entre os portões 1 e 2). O Aerobags, que funciona 24 horas, tem três novos empreendimentos. Além disso, o quiosque Bendizê chegou ao saguão, em frente à Pizza Hut, ao lado do Check-in 2, da Gol e Latam.

As últimas inaugurações do semestre foram o guarda-volumes Clique e Retire, localizado no corredor central de acesso ao Conexão Aeroporto, e mais uma unidade Go Box, agora localizada na sala de embarque, em frente ao portão 4.

“Oferecer a melhor experiência aeroportuária aos clientes é a nossa prioridade, e os novos empreendimentos que integram nosso mix comercial reforçam esse compromisso", enfatiza Lucas Malachias, gestor de Varejo e Hospitalidade do BH Airport. "Nossa visão é nos tornarmos um hub de conexões cada vez mais completo, onde os viajantes encontram tudo o que precisam para tornar sua jornada mais a agradável e proveitosa possível. Acreditamos que cada detalhe faz a diferença e estamos empenhados em superar as expectativas dos nossos passageiros”, destaca.

500 atendimentos mensais na UAI Aeroporto

Inaugurada em janeiro deste ano, a unidade UAI Aeroporto está em pleno funcionamento no BH Airport, promovendo a sinergia entre o conceito de atendimento integrado ao cidadão com o acesso ágil e facilitado a diversos serviços públicos para os passageiros, visitantes, comunidade aeroportuária e população da região do entorno, conhecida como Vetor Norte. 

São realizados, em média, 500 atendimentos por mês no BH Airport, de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, por meio do Portal mg.gov.br, pelo Aplicativo MgApp ou através do Terminal de Autoatendimento localizado na unidade.

A UAI Aeroporto está localizada no primeiro pavimento (acima do Check-in 1), integrando o mix de serviços que compõe o Terminal de Passageiros 1. As demandas relativas à emissão de documentos de identidade (RG) primeira e segunda vias, Atestado de Antecedentes Criminais, Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), solicitação e recuperação do acesso/conta GOV.BR, recadastramento de inativos e serviços de habilitação são alguns exemplos dos benefícios oferecidos pela unidade no aeroporto. 

A iniciativa é uma parceria com a Seplag – Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, responsável por todo processo, orientações, expertise e a gestão cotidiana, de forma estruturada e padronizada, garantindo a qualidade dos serviços e a disponibilização do pessoal treinado para o atendimento.

Compromisso com a experiência do cliente -Em junho, o BH Airport foi o primeiro aeroporto do Brasil a ser reconhecido pelo seu compromisso com a satisfação do cliente, por meio do programa Airport Customer Experience Accreditation. A iniciativa faz parte do Airport Service Quality (ASQ) de Airports Council International (ACI) Word e contribui para que os aeroportos possam melhorar suas práticas para proporcionar ao público viajante uma experiência singular.

Sobre o BH Airport -A BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil.

Gramado ganha espaço no digital para imortalizar sua história

Como município e destino turístico, Gramado tem quase 69 anos de história. E a Rossi & Zorzanello Feiras e Eventos completou 35 anos em abril deste ano. Essa soma de vivências aproximou a empresa do projeto “Gramado Tem História”, que reúne o acervo de imagens e pesquisas da historiadora Iraci Casagrande Koppe.

Liderada atualmente por Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, este patrocínio ao projeto é uma forma, também, de agradecer pelas conquistas que Gramado possibilitou à empresa. “Uma cidade só existe de verdade se há uma preocupação com a sua história. Ao mesmo tempo, a história precisa ser de conhecimento da sua comunidade e valorizada por ela”, afirma Marta Rossi. A empresária recorda a proximidade que Iraci sempre teve com ela e Silvia Zorzanello, falecida em 2010, e também fundadora da empresa.

O conteúdo do projeto Gramado tem História pode ser acessado no Facebook e no site www.gramadotemhistoria.com.br.

                   Foto: Thayse Subtil

A guardiã da memória do município-O Projeto Gramado Tem História surgiu em 2019 como uma ideia, tornando-se realidade em 2021. Há décadas, Iraci Casagrande Koppe, conhecida carinhosamente como Tia Ci, vem dedicando parte significativa do seu tempo revisitando o passado de Gramado. Junto ao projeto está sua filha, Lilian Casagrande Koppe, que auxilia a mãe a contar a história do município com postagens nas redes sociais.

A historiadora sempre teve um olhar atento aos fatos históricos, alguns deles que ela testemunhou, como a fundação da cidade, a Festa das Hortênsias, tendo sido eleita, em 1958, a 1ª rainha do evento, além disso as criações da Rossi & Zorzanello como o Festuris e o nascimento dos principais eventos da cidade, como por exemplo, o Festival de Cinema, o Natal Luz e a Festa da Colônia, entre outros.

Hotel Vila Rica celebra 50 anos com reabertura do histórico Swallow's Bar e novas opções de lazer

Símbolo da sofisticação de Campinas entre os anos 1970 e 1990, o Hotel Vila Rica, primeiro cinco estrelas da cidade, completa em 2023 cinquenta anos de atividade contínua. E como parte das programações de aniversário, celebrado em 3 de agosto, o hotel vai reabrir o Swallow's Bar, que funcionou até meados dos anos 90 e marcou a noite de Campinas, com piano ao vivo e sofisticados drinques, em meio ao clima glamouroso proporcionado pela decoração em estilo inglês.

Situado no piso térreo, o espaço reabrirá as portas no dia 22 de julho, após uma reforma que trouxe novos móveis, mas que conservou o seu estilo clássico, com detalhes em madeira de imbuia. O novo local, que passará a receber também não hóspedes, funcionará das 18h às 24h, com música ao vivo cum menu focado em lanches e petiscos sofisticados. A carta de bebidas incluirá vinhos, cervejas especiais, espumantes e drinks, além de chopp artesanal.

"O Hotel Vila Rica faz parte da memória de Campinas, e a reabertura do Swallow's Bar marca um novo capítulo desta história, construída com a participação ativa dos nossos clientes e parceiros”, comenta Dora Castro, diretora de operações há mais de 30 anos do grupo, que possui outros dois hotéis no estado do Pará.

Com 8 mil metros quadrados de área total, e estrutura de 96 quartos e 4 salões de eventos, com capacidade de 50 a 350 pessoas, o Hotel Vila Rica tem no público corporativo o seu principal emissor. Com os novos investimentos, busca diversificar a ocupação, de olho na tendência em alta do turismo de lazer e relaxamento. Algumas das novidades já implantadas, e devidamente aprovadas por famílias e os demais clientes, incluem hospedagem “Pet Friendly" e novas opções kids, como a brinquedoteca e a "Copinha da mamãe”, um espaço aconchegante, equipado com poltrona de amamentação, berço e itens específicos ao preparo da alimentação infantil. As melhorias contemplam também adequações de acessibilidade da quadra poliesportiva e do salão de jogos.

No médio prazo, estão previstas outras duas novas obras, de revitalização da quadra de beach tennis e de aquecimento da piscina externa. De acordo com Michael Matsuda, gerente geral do hotel, os efeitos dessas e outras ações já são percebidos, seja no aumento da ocupação ou na avaliação positiva por parte dos hóspedes.

Como exemplo, ele menciona a recente conquista, pelo hotel, do selo prêmio Traveler’s Choice 2023, criado pelo TripAdvisor, o maior site de pesquisas de viagens do mundo. "Vejo como um reconhecimento público da nossa trajetória e como um reforço para o setor de turismo de Campinas”, completa Júlio Serson, presidente do grupo de hotéis Vila Rica. Hotel Vila Rica: www.hoteisvilaricacampinas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.