“As características da Chardonnay podem variar de acordo com o terroir onde a uva foi cultivada, mas sua assinatura permanece impecável por onde quer que ela seja plantada”, diz Thamirys Schneider , sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo.
A França, país de origem desta variedade de uva, permanece produzindo rótulos de vinho Chardonnay de prestígio, especialmente na região de Borgonha. Mas outros países têm se destacado na produção de vinhos com esta uva, como os Estados Unidos, principalmente na Califórnia, com variedades mais frutadas. O Chile também produz uma excelente variedade de Chardonnays frescos e elegantes, muitas vezes com boa acidez e notas de frutas tropicais, assim como outras regiões com produção de renome internacional são Argentina, Austrália e Nova Zelândia.
Para celebrar esta uva versátil e adaptável, a sommelière compartilha cinco dicas de harmonizações com os mais diversos estilos de vinhos produzidos com a uva Chardonnay.
Um Chardonnay delicado com petiscos leves
Se a ideia for experimentar um vinho sem precisar pensar muito além do frescor e qualidade, optar por uma bebida com esta uva é uma das possibilidades. Uma sugestão de rótulo é o chileno (Oops) Chardonnay 2022. Elaborado pela Undurraga, uma das vinícolas mais importantes do país, trata-se de um vinho leve, frutado e refrescante, com estilo versátil, descomplicado e fácil de beber. Combina perfeitamente com refeições mais leves como canapés, saladas, massa ao molho branco e camarão salteado na manteiga, e também serve como aperitivo, seja na beira da piscina, ou durante um almoço em família.
(https://www.wine.com.br/
Blend de Chardonnay e Macabeo com pratos cítricos
O vinho espanhol Esteban Martín D.O. Cariñena Chardonnay Macabeo Blanco 2023 é um blend das uvas Chardonnay e Macabeo elaborado na D.O. Cariñena pela vinícola Esteban Martín, premiada pela Academia Aragonesa de Gastronomia como Melhor Vinícola de Aragão em 2020. Trata-se de um vinho aromático, fresco, harmonioso e com final persistente. Ideal para um piquenique no parque, ou uma refeição descontraída e vibrante, harmoniza bem com pratos com molhos cítricos ou frutas tropicais, que acompanham as suas notas marcantes de frutas tropicais maduras como abacaxi, pêssego e flores brancas. Uma ótima dica é harmonizar com canapés de carne suína com chutney de abacaxi, um salmão ao molho de laranja, ou até mesmo com um talharim ao limão-siciliano.
(https://www.wine.com.br/
Um Chardonnay potente com pratos mais estruturados
Pode soar como surpresa, mas há vinhos brancos que são mais encorpados, volumosos e estruturados. A uva Chardonnay tem estrutura e versatilidade para também produzir vinhos brancos mais potentes, como é o caso do Calyptra Gran Reserva Chardonnay 2019. Elaborado pela Calyptra, uma vinícola boutique chilena dedicada à produção de vinhos de alto padrão no Alto Vale do Cachapoal, região de altitude aos pés da Cordilheira dos Andes, este exemplar amadureceu 18 meses em barricas de carvalho francês e envelheceu por mais 6 meses em garrafa antes de ser comercializado. Traz notas de frutas tropicais como abacaxi, pêssego, toque de maçã, nozes, baunilha e mel. Na boca, tem corpo de médio para encorpado, intenso, frutado com nuances amadeiradas e toques de baunilha, tem acidez agradável com final longo e complexo. Para harmonizar, a sugestão são pratos com sabor de intensidade mediana, como um bom lombo com abacaxi, atum grelhado com crosta de amêndoas, ou cogumelos frescos na manteiga de ervas com aligot de mandioquinha.
(https://www.wine.com.br/
Um espumante Chardonnay acompanhando churrasco
Bebidas mais leves, como o espumante, harmonizam bem com eventos que sirvam pratos muito diversos. Por isso, um espumante festivo combina bem com um churrasco, acompanhando desde carnes mais leves, como frango e linguiça, até pão de alho, feijão tropeiro, salpicão e vinagrete. Para esta ocasião, a sugestão é um espumante elaborado 100% com esta uva, o chileno Espumante Puntí Ferrer Xtra D.O Valle de Rapel Extra Brut. Produzido com uvas cultivadas em Rancagua, uma das regiões de destaque para o cultivo da Chardonnay, elas amadurecem lentamente em tanques de aço inox, concentrando aromas e preservando sua acidez natural, responsável aqui por todo frescor que encontramos. Através do Método Charmat de produção, com a segunda fermentação acontecendo em tanques de aço inox, a acidez é ainda mais valorizada, torna-se um espumante super refrescante e persistente. Possui notas de frutas tropicais, com destaque para abacaxi e pêssego. Na boca, é elegante, sedoso, vibrante e refrescante.
(https://www.wine.com.br/
Champagne para suas harmonizações requintadas
A uva Chardonnay é uma das poucas uvas autorizadas na rigorosa produção dos espumantes Champagne, os quais, inclusive, só podem ser produzidos na região de Champagne, no nordeste da França. Se a intenção é degustar de um exemplar mais tradicional e sofisticado, a sugestão de rótulo é o francês Champagne Montaudon Grande Rosé, elaborado pelo Método Tradicional (Champenoise), cujo amadurecimento acontece por no mínimo de 15 meses em garrafa, o que agrega maior estrutura, corpo, cremosidade e complexidade ao exemplar. Um vinho refinado, elegante, com delicada perlage.
Nos aromas, revela um buquê aromático como frutas vermelhas, toques florais e especiarias e notas de pão torrado. Na boca, é maduro, cremoso, complexo, elegante e persistente. Harmoniza bem lagosta salteada na manteiga de alho e ervas, salmão grelhado com legumes, arroz de mariscos e pão Italiano recheado de queijo brie, mel e frutas vermelhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário