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quarta-feira, 1 de maio de 2024

AVIAÇÃO EM PAUTA // Boeing divulga os resultados para o primeiro trimestre de 2024 // Era do taxi voador está se tornando, rapidamente, uma realidade






Boeing divulga os resultados para o primeiro trimestre

 de 2024

- Ações abrangentes estão sendo realizadas em nossos negócios comerciais para reforçar a qualidade e a segurança

- Os resultados financeiros refletem redução nas entregas do 737 e considerações dos clientes sobre paralisação de operações do 737-9

- Receita de US$ 16,6 bilhões, prejuízo GAAP por ação de (US$ 0,56) e prejuízo principal (não-GAAP)* por ação de (US$ 1,13)

- Fluxo de caixa operacional de (US$ 3,4) bilhões e fluxo de caixa livre de (US$ 3,9) bilhões (não-GAAP)*

- A carteira total de pendências da empresa cresceu para US$ 529 bilhões, incluindo mais de 5.600 aviões comerciais

 


ARLINGTON, Virgínia, 24 de abril de 2024 -- A Boeing registrou receita de US$ 16,6 bilhões para o primeiro trimestre, prejuízo por ação GAAP de (US$ 0,56) e prejuízo por ação principal (Não GAAP)* de (US$ 1,13) (Tabela 1 ). A companhia registrou um fluxo de caixa operacional de (US$ 3,4) bilhões e fluxo de caixa livre de (US$ 3,9) bilhões (Não GAAP)*. Os resultados refletem principalmente uma queda no volume de entrega comercial.

 

“Nossos resultados para o primeiro trimestre refletem as ações imediatas que tomamos para desacelerar a produção do 737 e promover melhorias na qualidade”, afirmou Dave Calhoun, presidente e CEO da Boeing. “Dedicaremos o tempo necessário para reforçar nossos sistemas de gestão de qualidade e segurança, e este trabalho vai nos preparar para um futuro mais sólido e mais estável”.

 


O fluxo de caixa operacional foi de (US$ 3,4) bilhões no trimestre, refletindo a queda nas entregas comerciais, bem como um cronograma desfavorável de receitas e despesas (Tabela 2).

 

[1] Os títulos negociáveis consistem principalmente em depósitos a prazo com vencimento dentro de um ano, classificados como “investimentos de curto prazo."


O caixa e os investimentos em títulos negociáveis totalizaram US$ 7,5 bilhões, em comparação com US$ 16,0 bilhões no início do trimestre, refletindo um reembolso de dívida e a utilização do fluxo de caixa livre no trimestre (Tabela 3). A dívida foi de US$ 47,9 bilhões, uma queda em relação aos US$ 52,3 bilhões do início do trimestre, devido ao pagamento de uma dívida vencida. A empresa tem acesso a linhas de crédito de US$ 10,0 bilhões, que permanecem não sacadas.

 

A carteira total de pedidos da empresa no final do trimestre foi de US$ 529 bilhões.

Resultados por segmento

Aviões Comerciais
 


A receita da Aviões Comerciais para o primeiro trimestre de US$ 4,7 bilhões e a margem operacional de (24,6 %) refletem principalmente a queda nas entregas do 737 e considerações de clientes de paralização de operações do 737-9 (Tabela 4).


Durante o trimestre, o programa 737 reduziu a produção para menos de 38 unidades por mês para incorporar melhorias em seu sistema de gestão de qualidade e reduzir o traveled work (fabricação fora de sequência) em sua fábrica e cadeia de suprimentos. 

Além disso, o segmento de Aviões Comerciais está implementando um plano de ação abrangente para abordar o feedback da auditoria da FAA na produção do 737.
 

O segmento registrou 125 pedidos líquidos, incluindo 85 aviões 737-10 para a American Airlines e 28 aviões 777X para clientes, incluindo a Ethiopian Airlines. Foram entregues 83 aeronaves durante o trimestre e a carteira de pedidos incluiu mais de 5.600 aeronaves avaliadas em US$ 448 bilhões.

 


A receita de Defesa, Espaço e Segurança para o primeiro trimestre foi de US$ 7,0 bilhões. A margem operacional para o primeiro trimestre aumentou para 2,2%, impulsionada principalmente pelo maior volume e melhor desempenho. Os resultados também refletem perdas de US$ 222 milhões em determinados programas de desenvolvimento com preços fixos.

 

No trimestre, o segmento de Defesa, Espaço e Segurança conquistou contratos para 17 aeronaves P-8A Poseidon para a Royal A Força Aérea Canadense e a Marinha Alemã garantiram o contrato final de produção de nova construção da Marinha dos EUA para 17 Super Hornets F/A-18 e um contrato do tipo de custo do MQ-25 da Marinha dos EUA, incluindo duas aeronaves de teste adicionais. A carteira de pedidos de Defesa, Espaço e Segurança foi de US$ 61 bilhões, dos quais 31% representam pedidos de clientes fora dos EUA.

 


A receita da Serviços Globais para o primeiro trimestre de US$ 5,0 bilhões e a margem operacional de 18,2% refletem um aumento no volume comercial e mix favorável.
 


 

Durante o trimestre, o segmento de Serviços Globais abriu uma instalação de manutenção em Jacksonville, na Flórida, para atender a clientes militares e a Marinha dos EUA exerceu opções sobre um contrato de modificação de sustentação do P-8.

Divulgações de medidas não GAAP

Complementamos o relato de nossas informações financeiras determinadas de acordo com os Princípios Contábeis Geralmente Aceitos nos Estados Unidos da América (GAAP) com certas informações financeiras não GAAP. 

As informações financeiras não GAAP apresentadas excluem certos itens significativos que podem não ser indicativos ou não relacionados aos resultados de nossas operações comerciais em andamento. 

Acreditamos que essas medidas não GAAP fornecem aos investidores uma visão adicional sobre o desempenho contínuo dos negócios da empresa. Essas medidas não GAAP não devem ser consideradas isoladamente ou como um substituto para as medidas GAAP relacionadas e outras empresas podem definir tais medidas de forma diferente. 

Incentivamos os investidores a analisar nossas demonstrações financeiras e relatórios arquivados publicamente na íntegra e não confiar em nenhuma medida financeira única. As seguintes definições são fornecidas:
 

Lucro operacional principal, margem operacional principal e lucro principal por ação

O lucro operacional principal é definido como o lucro GAAP das operações, excluindo o ajuste de custo de serviço FAS/CAS. O ajuste do custo do serviço FAS/CAS representa a diferença entre a pensão dos Padrões de Contabilidade Financeira (FAS) e os custos do serviço pós-aposentadoria calculados de acordo com os GAAP e os custos alocados aos segmentos de negócios. 


A margem operacional principal é definida como lucro operacional principal expresso como uma porcentagem da receita. O lucro principal por ação é definido como o lucro diluído por ação GAAP, excluindo o impacto do lucro líquido por ação do ajuste de custo do serviço FAS/CAS e despesas não operacionais de pensão e pós-aposentadoria. 


As despesas não operacionais com pensões e pós-aposentadoria representam os componentes dos custos de benefícios periódicos líquidos, exceto o custo do serviço. Os custos de pensão, compreendendo o serviço e os custos de serviço anterior calculados de acordo com os GAAP, são alocados aos segmentos de Aviões Comerciais e negócios BGS que apoiam clientes comerciais. 


Os custos de pensão alocados aos negócios BDS e BGS que apoiam clientes do governo são calculados de acordo com as Normas de Contabilidade de Custos do Governo dos EUA (CAS), que empregam diferentes premissas atuariais e convenções contábeis dos GAAP. 


Os custos das CAS são alocáveis ​​aos contratos governamentais. Outros custos de benefícios pós-aposentadoria são alocados a todos os segmentos de negócios com base nas CAS, que geralmente são baseadas nos benefícios pagos. 


A administração usa o lucro operacional principal, a margem operacional principal e o lucro principal por ação para fins de avaliação e previsão do desempenho comercial subjacente.


A administração acredita que essas medidas do lucro principal fornecem aos investidores percepções adicionais sobre o desempenho operacional, pois excluem os custos de pensão sem serviço e pós-aposentadoria, que representam principalmente custos impulsionados por fatores de mercado e custos não alocáveis ​​a contratos governamentais.


Fluxo de caixa livre

Fluxo de Caixa Livre é definido como Fluxo de Caixa Operacional GAAP, sem despesas de capital para adições de propriedades, plantas e equipamentos. A administração acredita que o Fluxo de Caixa Livre oferece aos investidores uma perspectiva importante sobre o caixa disponível para acionistas, pagamento de dívida, e aquisições depois de fazer os investimentos de capital necessários para apoiar as operações de negócios em andamento e criar valor a longo prazo. 

O Fluxo de Caixa Livre não representa o Fluxo de Caixa residual disponível para despesas discricionárias, pois ele exclui certas despesas obrigatórias, tais como pagamento de dívidas que vão vencer. 

A Administração utiliza a Fluxo de Caixa Livre como uma medida para avaliar tanto o desempenho dos negócios quanto a liquidez geral. A Tabela 2 apresenta uma reconciliação entre Fluxo de Caixa Livre e Fluxo de Caixa Operacional GAAP.
 

Cautela com relação às declarações prospectivas

Este comunicado de imprensa contém "declarações prospetivas" dentro do significado da lei de Reforma de Títulos Privados de 1995. Palavras como "pode", "deveria", "espera", "pretende", "projeta", "planeja", "acredita", "estima", "tem como intenção", "prevê", e expressões similares são usadas para identificar essas declarações prospectivas. 

Exemplos de declarações prospectivas incluem declarações relativas à nossa futura condição financeira e resultados operacionais, bem como quaisquer outras declarações que não se relacionam diretamente a qualquer fato histórico ou atual. As declarações prospectivas são baseadas em expectativas e suposições que acreditamos serem razoáveis quando feitas, mas que podem não ser precisas. 

Essas declarações não são garantias e estão sujeitas a riscos, incertezas e mudanças em circunstâncias que são difíceis de prever. Muitos fatores podem fazer com que os resultados reais sejam material e adversamente diferentes dessas declarações prospectivas.

Entre esses fatores estão os riscos relacionados a: 

(1) a pandemia da COVID-19 e ações governamentais relacionadas, inclusive com relação às nossas operações, nossa liquidez, a saúde de nossos clientes e fornecedores, e a demanda futura por nossos produtos e serviços; 

(2) o 737 MAX, incluindo o cronograma e as condições de aprovações regulatórias do 737 MAX, taxas de produção e / ou taxas de entrega inferiores às planejadas e maiores considerações para clientes e fornecedores, 

(3) condições gerais da economia e do nosso setor, incluindo aquelas devido a mudanças regulatórias; 

(4) nossa dependência de nossos clientes de companhias aéreas comerciais; 

(5) a saúde geral de nosso sistema de produção de aeronaves, alterações nas taxas de produção de aeronaves comerciais planejadas, nosso desenvolvimento comercial e programas de aeronaves derivadas e nossas aeronaves estarem sujeitas a padrões de desempenho e confiabilidade rigorosos; 

(6) alteração dos níveis de orçamento e apropriação e prioridades de aquisição do governo dos EUA; 

(7) nossa dependência de contratos do governo dos EUA; 

(8) nossa confiança em contratos de preço fixo; 

(9) nossa confiança em contratos de tipo de custo; 

(10) incertezas relativas a contratos que incluem pagamentos de incentivos em órbita; 

(11) nossa dependência de nossos terceirizados e fornecedores, bem como a disponibilidade de matérias-primas; 

(12) mudanças nas estimativas contábeis; 

(13) mudanças no cenário competitivo em nossos mercados; 

(14) nossas operações fora dos EUA, incluindo vendas para clientes fora dos EUA; 

(15) ameaças à segurança de nossas informações ou das informações de nossos clientes; 

(16) desenvolvimentos adversos possíveis em litígios novos ou pendentes e / ou investigações governamentais; 

(17) concentração de clientes e aeronaves em nossa carteira de financiamento de clientes; 

(18) mudanças em nossa capacidade de obter financiamento de dívida em termos comercialmente razoáveis e a taxas competitivas; 

(19) alcançar os benefícios previstos de fusões, aquisições, joint ventures / alianças estratégicas ou alienações; 

(20) a adequação de nossa cobertura de seguro para cobrir exposições de risco significativas; 

(21) possíveis interrupções nos negócios, incluindo aquelas relacionadas a ameaças à segurança física, tecnologia da informação ou ataques cibernéticos, epidemias, sanções ou desastres naturais; 

(22) interrupções no trabalho ou outras interrupções de mão de obra; 

(23) obrigações substanciais de pensão e de benefícios pós-aposentadoria; e 

(24) possíveis responsabilidades ambientais.
 

Informações adicionais sobre esses e outros fatores podem ser encontrados em nossos arquivos junto à SEC, incluindo nosso mais recente Relatório Anual no Formulário 10-K, relatórios trimestrais no Formulário 10-Q e os Relatórios Atuais no Formulário 8-K. 


Qualquer declaração admonitória tem valor apenas a partir da data em que é feita, e não assumimos nenhuma obrigação de atualizar ou revisar qualquer declaração admonitória, seja como resultado de novas informações, eventos futuros ou outros, exceto conforme exigido por lei.

 

Era do taxi voador está se tornando, rapidamente, 

uma realidade

Por Dr. Carlos Kaduoka, presidente Interino e Head de Estratégias e Transformação de Negócios da SITA Americas.

Se você vive, trabalha e se desloca dentro da capital do Reino Unido, então espere passar 156 horas preso no trânsito de Londres ao longo de um ano. Segundo o Inrix Traffic Scorecard de 2022, isso é equivalente a cerca de £1.377 em tempo perdido. 

Do mesmo modo, os habitantes de Chicago desperdiçam 155 horas; os de Paris, 138 horas; e os de Boston, 134 horas. Já os condutores de São Paulo perdem 105 horas, por ano, em engarrafamentos, de acordo com o Raking de Trânsito do TomTom, empesa neerlandesa de sistemas de navegação para automóveis.

Tornar as viagens urbanas mais rápidas, menos congestionadas e mais eficientes é apenas um dos fatores que impulsionam o setor de Mobilidade Aérea Urbana (UAM, acrônimo inglês para Urban Air Mobility), que prevê um futuro no qual os passageiros façam uso de várias opções de transporte ágeis e, idealmente, sustentáveis, desde pequenos táxis aéreos até veículos elétricos de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL).

Esse é um setor que está atraindo financiamentos significativos: a McKinsey & Company, empresa de consultoria empresarial americana, registrou que US$ 2,5 bilhões foram arrecadados até junho de 2023, um aumento de 15% em relação aos primeiros seis meses de 2022. Os especialistas contabilizaram US$ 4,8 bilhões em financiamento, computados nos últimos 12 meses, e US$ 19,8 bilhões na última década.

Uma mudança complexa

Essas possibilidades, juntamente com a infraestrutura necessária para apoiar a visão de um sistema de transporte altamente conectado, estão entre os muitos motivos pelos quais esse setor emergente está atraindo a atenção da SITA, uma provedora global de TI para o transporte aéreo. 

União Europeia já está implementando regulamentações e requerimentos de certificação para acomodar o uso de veículos de transporte de passageiros da UAM nos próximos cinco anos, abordando questões importantes como impacto ambiental, sustentabilidade, segurança cibernética e preocupações com ruído.

No final de 2023, a Universidade de Cranfield, do Reino Unido, realizou um webinar sobre a UAM e o transporte intermodal. Na oportunidade, o Dr. Saba Al-Rubaye, especialista em sistemas conectados, explicou sobre o investimento que poderia ser liberado para a criação de um sistema de transporte contínuo, sustentável, seguro e interconectado para o futuro. 

Fatores como a segurança, a experiência do passageiro e a eficiência foram destacados pelo executivo, que enfatizou a importância de instituir sistemas robustos para garantir a proteção cibernética e o desenvolvimento de uma estrutura de apoio, que permitiria uma variedade de meios de transportes para se comunicarem e operarem em conjunto.

Essas são complexidades técnicas que a SITA administra, com sucesso, no setor de transporte aéreo há 75 anos. Nosso amplo conhecimento do funcionamento interno do setor altamente regulamentado pode ser adaptado para atender às necessidades exclusivas da UAM, que enfrentará muitos dos mesmos requerimentos operacionais, bem como de bagagem e passageiros.

Na SITA, vemos uma oportunidade de colaborar e continuar evoluindo este novo segmento de transporte aéreo através do uso da tecnologia.Nosso foco no setor também está sendo estimulado pelo forte interesse dos nossos próprios clientes: companhias aéreas e aeroportos. 

De acordo com a pesquisa 2023 Air Transport IT Insights, da SITA, as companhias aéreas demonstram um interesse cada vez maior na UAM, com 39% confirmando que implementaram ou planejam implementar uma estratégia para dar suporte a serviços e infraestrutura desse meio de transporte até 2026. Além disso, os serviços e a infraestrutura para a UAM estão crescendo nos aeroportos, com 37% garantindo projetos em desenvolvimento.

Com esse objetivo, parcerias sólidas com especialistas e empresas emergentes de UAM garantirão que a SITA seja capaz de desenvolver soluções de valor para nossos parceiros e outras operadoras. 

A empresa já fez colaborações com companhias de vertiport, como a UrbanV e a Skyports; com a Heron AirBridge, especializada em gerenciamento de tráfego de aeronaves; e com a Volocopter, fabricante de UAMs, para fornecer processamento de passageiros e outros sistemas operacionais.

Apoio ao setor emergente de mobilidade aérea urbana

Nossas soluções começam com o passageiro. Com o Volocopter, fornecemos elementos vitais que permitem uma experiência móvel em que os viajantes podem reservar um voo pelo celular e, em seguida, usar os pontos de contato biométricos no vertiport para serem identificados - os passageiros simplesmente se aproximam da câmera para serem reconhecidos. 

Isso garantirá uma experiência mais rápida, semelhante à de um Uber atual. Sendo assim, aproveitamos nosso portfólio de processamento biométrico de passageiros, de modo similar ao que está em implantação no aeroporto de Frankfurt.

Como Al-Rubaye destacou no webinar da Universidade de Cranfield, um setor de UAM forte e viável exigirá vários hubs para decolagem e aterrissagem vertical dentro das cidades, locais nos quais os passageiros possam embarcar e desembarcar e onde as aeronaves possam descarregar e carregar com segurança. 

Sendo assim, nossa solução de gerenciamento de aeroportos ajudará a garantir que as informações necessárias para planejar uma operação otimizada sejam perfeitamente compartilhadas entre todos os stakeholders. Com isso, essa tecnologia será cada vez mais importante no espaço da UAM, onde táxis aéreos semelhantes operarão em áreas urbanas altamente habitadas.

Além disso, estamos desenvolvendo o novo Sistema de Gerenciamento de Vertiport da SITA e, em parceria com a Heron Airbridge, criando o primeiro produto viável que permitirá o intercâmbio dinâmico de dados, em tempo real, entre o sistema de vertiport, os operadores de eVTOL e o controle de tráfego aéreo, desde a fase de programação até o momento do voo.

Quais são os desenvolvimentos que podemos esperar em 2024?

A aceitação pública, a política e a regulamentação serão cruciais para o desdobramento da história da UAM. O progresso está sendo feito e, com certeza, há um forte esforço por trás do avanço das operações comerciais. Entretanto, o primeiro voo da UAM dependerá da certificação da aeronave eVTOL inicial.

Nosso parceiro Volocopter continua avançando no processo de certificação de seu táxi aéreo VoloCity. Como resultado, os voos de entrada em serviço já foram planejados para 2024, em Paris e em Roma. E a SITA está preparada para fornecer o suporte de TI essencial para essas operações.

Conforme esse setor promissor continua a se desenvolver, a confiança e a aceitação desse novo meio de viagem ganham terreno e o mundo se prepara para os primeiros voos comerciais da UAM. Dessa forma, a SITA continuará a desempenhar seu papel na evolução das viagens intermodais.

Sobre a SITA

A SITA é uma fornecedora de TI do setor de transporte aéreo, oferecendo soluções para companhias aéreas, aeroportos, aeronaves e governos. Nossa tecnologia possibilita viagens aéreas mais fluidas, seguras e sustentáveis.

Com cerca de 2.500 clientes, as soluções da SITA impulsionam a eficiência operacional em mais de 1.000 aeroportos, além de cumprir a promessa de viabilizar 17 mil aeronaves conectadas em todo o mundo. A SITA também fornece soluções de tecnologia que ajudam mais de 70 órgãos governamentais a encontrar equilíbrio entre fronteiras seguras e viagens otimizadas. Nossa rede de comunicações conecta todos os cantos do globo e abrange 45% da troca de dados do setor da aviação.

Em 2023, a iniciativa Science Based Targets (SBTi) aprovou nossas metas de redução de emissões de curto e longo prazo. Essas normas, fundamentadas na ciência, são essenciais para orientar nossas ações climáticas, com o objetivo de reduzir efetivamente as emissões de gases de efeito estufa. Além disso, estamos desenvolvendo soluções para ajudar a indústria a atingir seus compromissos de redução de carbono, incluindo a redução do consumo de combustível e maior eficiência operacional.

A SITA é 100% de propriedade da indústria de aviação e totalmente impulsionada por suas necessidades. É uma das empresas com maior diversidade internacional, prestando serviços em mais de 200 países e territórios.

Para mais informações, acesse http://www.sita.aero



 Foto: Divulgação/CCR Aeroportos

Entre exposição de aeronaves e oportunidades de

 negócios, Aviation XP Sul também reuniu apaixonados

 pela aviação

A 3ª edição do maior evento de aviação executiva do sul do País bateu seu recorde de público e número de expositores no Aeroporto do Bacacheri

A maior feira de aviação executiva do sul do País, o Aviation XP, movimentou o Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba (PR), nos dias 17 e 18 de abril. O evento contou com o apoio da CCR Aeroportos, que administra o aeroporto, e da empresa de transporte aéreo Helisul. Foram mais de 1.700 visitantes que passaram pela mostra e 36 marcas realizando novos negócios e expondo suas soluções, serviços e novidades.

Além de reunir fabricantes, proprietários, empresas de transporte executivo, pilotos, aeromédicos e executivos da aviação geral, a Feira foi um prato cheio para aqueles que não vivem a aviação de forma profissional, mas que são grandes admiradores e apaixonados pelos veículos de transporte aéreo.

No local, haviam mais de 10 aeronaves expostas, entre aviões de pequeno porte, os famosos jatos, helicópteros e aeronaves de manobras. Os visitantes, além de tirar fotos com as aeronaves, podiam entrar, conhecer o interior dos aviões e até mesmo sentir um pouquinho de emoção ao sentar na cadeira do piloto diante de um painel repleto de dispositivos, fazendo com que compradores e clientes pudessem conhecer a fundo os serviços e produtos ofertados.

O evento também proporcionou uma experiência única aos apaixonados por aeronaves,  como é o caso do programador e desenvolvedor de sistemas Natanael Razzotto, que além de sua profissão principal, é spotter, fotógrafo e entusiasta de modais de transporte. 

“Esse é um hobby que tenho desde criança, quando ficava observando aeronaves no Aeroporto Afonso Pena e Bacacheri. Eu participei do Aviation XP Sul em 2023, e estava aguardando ansiosamente a edição deste ano, pois como entusiasta da aviação, sabia que encontraria grandes players da comunidade aérea e poderia conhecer as soluções para gestão, operação e manutenção de aeronaves, além de poder ver e registrar de perto os detalhes de aeronaves que marcaram época e também de novos modelos”, conta Natanael.

A Feira também reuniu um público altamente qualificado do segmento, com fabricantes, proprietários  e demais players do mercado, para debater os principais temas que envolvem aviação geral na região Sul do Brasil, como: segurança, novas oportunidades de negócios e expansão do mercado, além de proporcionar uma oportunidade de networking e novos negócios entre pilotos, proprietários de aeronaves, gestores ligados à aviação e empresas.

Para a gerente executiva de Negócios Aéreos da CCR Aeroportos, Graziella Delicato, o evento trouxe resultados positivos em networking entre o aeroporto, empresas do setor e proprietários de aeronaves. 

“A CCR Aeroportos possui 18% de market share do mercado da aviação geral no Brasil, por isso é importante receber esse evento em um dos nossos aeroportos, nos aproximando dos nossos clientes e apresentando melhorias e novas soluções”, reforça Graziella.





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