Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 1 de maio de 2024

VAMOS BEBER VINHO // Santuário do Caraça: Ancestral - Festival Cultural do Queijo e do Vinho anuncia produtores confirmados. No dia 4 de maio, visitantes e hóspedes poderão adquirir cartelas para degustação de queijos e vinhos premiados, curtir boa música, participar de palestras e viver a experiência gastronômica em meio ao deslumbrante cenário do destino turístico reconhecido mundialmente // Em busca de vinhos refrescantes e deliciosos? Aposte na uva Sauvignon Blanc //

 

 Santuário do Caraça: Ancestral - Festival Cultural do Queijo e do Vinho anuncia produtores confirmados. No dia 4 de maio, visitantes e hóspedes poderão adquirir cartelas para degustação de queijos e vinhos premiados, curtir boa música, participar de palestras e viver a experiência gastronômica em meio ao deslumbrante cenário do destino turístico reconhecido mundialmente


Para quem gosta de vivenciar experiências gastronômicas, o Santuário do Caraça é o destino certo no dia 4 de maio. É que o local vai sediar a primeira edição do “Ancestral - Festival Cultural do Queijo e do Vinho”, com produtores de diversas regiões do Estado, oferecendo uma ampla variedade de produtos para degustação. Será uma oportunidade para os hóspedes e visitantes fazerem uma viagem à origem dos vinhos finos e do queijo artesanal no Brasil.

Prestes a completar 250 anos de história, o Santuário do Caraça é um local que remete à história e tradição e o Ancestral tem como objetivo fazer um resgate, conforme aponta o Gerente Geral Pablo Azevedo.  “Estamos realizando muito mais do que um festival; é um movimento cultural que busca valorizar e resgatar a essência dos queijos artesanais e dos vinhos finos produzidos em Minas Gerais. É uma oportunidade única para os visitantes se conectarem com a história e a tradição desses produtos que fazem parte da identidade cultural do estado”, diz.

Produtores de queijos da região Entre Serras da Piedade ao Caraça marcarão presença com as suas delícias. “Teremos iguarias premiadas e o visitante terá a oportunidade de degustar e, acima de tudo, conhecer as origens do que ele está comendo. Além de proporcionar experiências sensoriais, a nossa missão é difundir conhecimentos”, afirma Pablo Azevedo.

Com o intuito de difundir conhecimentos e agregar ainda mais valor à programação, o festival contará com palestras ministradas por especialistas renomados. Será uma oportunidade para que os presentes conheçam a fundo as origens dos aromas e sabores que encantam gerações.

Daniel Arantes, pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), graduado em Zootecnia, com mestrado em Ciência e Tecnologia de Leites e Derivados e doutorado em Ciência de Alimentos, abordará os temas "Arte, tradição e ciência dos Queijos Artesanais Mineiros" e "A ciência por trás dos sabores dos Queijos Artesanais Mineiros".

Por sua vez, Angélica Bender, Tecnóloga em Viticultura e Enologia pela Universidade Federal de Pelotas e Mestre em Agronomia com ênfase em fitotecnia pela mesma universidade em parceria com a Epagri (Empresa de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina), trará seu conhecimento sobre a produção de uvas e seus derivados. Atualmente pesquisadora da Epamig Caldas, Angélica é responsável pelo laboratório de microvinificação e condução dos experimentos de processamento de uvas. Suas palestras, "História do vinho Mineiro: Origem e Evolução" e "Entendendo os rótulos dos vinhos nacionais", proporcionarão uma imersão na cultura e na ciência por trás da produção desses alimentos tão emblemáticos. As atividades terão início às 10h.

Na ocasião, a EPAMIG também lançará o Informe Agropecuário, que nesta edição tem como tema os queijos artesanais mineiros, contribuindo para a disseminação do conhecimento sobre esse importante patrimônio gastronômico. Para Pablo Azevedo, uma oportunidade de reforçar ainda mais a importância do resgate histórico e cultural. “Ter a EPAMIG como aliada neste propósito é uma alegria. Quando convidamos os representantes para o nosso evento, recebemos a resposta positiva imediatamente e inclusive estão vindo com os palestrantes, que agrega ainda mais ao Ancestral”, conclui.

Conheça os produtores de queijos confirmados, todos da região do Entre Serras Piedade do Caraça:

- Queijamar

- Ouro Do Entre Serras

- Trilhos Do Ferro

- Ventura

- Queijos Emboabas

 

Conheça as vinícolas confirmadas:

- Casa Geraldo (Andradas/MG)

- Cave Das Vertentes (Santo Antônio do Amparo/MG)

- Alma Mineira (Senador José Bento/MG)

- Luiz Porto (Tiradentes/MG)

- Viten (Brasília/DF)

- Claraval (Braslândia/DF)

- Prata Do Serrado (Samambaia/DF)

 

Sobre o Santuário do Caraça

Considerado um dos principais destinos turísticos de Minas Gerais, o Santuário do Caraça recebe visitantes de diversas partes do mundo à procura de experiências em meio à natureza, gastronômicas, históricas, culturais e religiosas. Por isso, é um importante indutor econômico na região e uma das vitrines que mostram o Estado para o planeta.

O complexo é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Estadual. Foi escolhido como uma das Sete Maravilhas da Estrada Real. Conta com um amplo Conjunto Arquitetônico onde estão a primeira igreja de estilo neogótico do Brasil, o prédio do antigo Colégio (hoje Museu e Biblioteca), a pousada com 57 apartamentos e quartos, e a Fazenda do Engenho, com 26 apartamentos.

O local possui enorme diversidade de fauna e flora, com raridades de animais e plantas no meio ambiente. Na ampla diversidade de sua fauna, há 386 espécies de aves, 42 espécies de répteis, 12 espécies de peixes e 76 espécies de mamíferos. A Reserva Particular do Patrimônio Natural do Santuário do Caraça faz parte de duas importantes reservas ecológicas, as Reservas da Biosfera da Serra do Espinhaço Sul e a da Mata Atlântica, onde há diversas espécies de flora e fauna, algumas encontradas somente no Complexo do Santuário do Caraça, que fica na transição entre Mata Atlântica e Cerrado.

Em suas serras há nascentes, ribeirões e lagos que possuem águas de coloração escura, que carreiam material orgânico em suspensão. Seu solo é rico em minérios, explorados nos séculos anteriores, e com grande concentração de quartzito ou rocha metamórfica. Desde 2011, passou a ser preservado contra exploração comercial. O território do Complexo do Caraça integra a Área de Proteção Ambiental ao Sul da Região Metropolitana de BH, onde começam duas grandes bacias hidrográficas, a do rio São Francisco e a do rio Doce, que abastecem aproximadamente 70% da população de Belo Horizonte e 50% da população de sua região metropolitana.

Santuário do CaraçaAncestral - Festival Cultural do Queijo e do Vinho

Local: Estrada do Caraça, Km 9 - Entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara - CEP 35960-000

Fácil acesso pelas rodovias BR 381 e MG 436, além do da possibilidade de ir por trem (Estação Dois Irmãos - Barão de Cocais)

Data: 04 de maio

Taxa entrada:

R$ 25 (em dias de semana)

Finais de semana, feriados e datas comemorativas:

R$35 (por pessoa).

Idosos: 50% de desconto.

Moradores de Barão de Cocais, Catas Altas e Santa Bárbara possuem 50% de desconto.

Entrada gratuita na 1ª quarta-feira de cada mês (mediante agendamento)

Site com opções de hospedagenswww.santuariodocaraca.com.br

Reservas: centraldereservas@santuariodocaraca.com.br 

Instagram@santuariodocaraca

Facebook: www.facebook.com/santuariocaraca/.


Em busca de vinhos refrescantes e deliciosos? Aposte na uva Sauvignon Blanc!

Sommelière da Wine compartilha como harmonizar vinhos desta variedade e compartilha quais regiões produzem os rótulos mais célebres

Os enólogos e amantes do vinho celebram o Dia Internacional do Sauvignon Blanc na primeira sexta-feira de maio, que este ano acontece no terceiro dia do mês. “Os vinhos elaborados com esta variedade de uva são conhecidos por sua vibrante acidez, aromas intensos e notas refrescantes que frequentemente remetem a frutas cítricas, maracujá e ervas frescas”, conta Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo. 

De corpo leve, aromas expressivos e frescor particular, a casta se encaixa perfeitamente no clima tropical brasileiro e tem tudo para se tornar uma queridinha por aqui. A variedade é originária de Bordeaux, no sudoeste da França, onde se elaboram alguns dos mais conhecidos vinhos secos e doces. Atualmente, os melhores exemplares franceses de Sauvignon Blanc vêm do Vale do Loire, no noroeste do país, com duas renomadas apelações: Pouilly-Fumé e Sancerre.

Trata-se de uma casta bastante elegante e de fácil adaptação, o que faz dela uma das uvas mais plantadas ao redor do globo. Além da França, também é muito cultivada no norte da Itália e no Novo Mundo, se adaptou muito bem nos Estados Unidos, Chile, África do Sul, Argentina e Nova Zelândia, que dá origem a alguns dos melhores e mais exuberantes vinhos Sauvignon Blanc do mundo.

O perfil dos seus vinhos pode variar dependendo do clima. Os exemplares produzidos em climas mais frios tendem a ter acidez vibrante, com notas herbáceas, cítricas e florais, enquanto os elaborados em climas mais quentes podem desenvolver notas de frutas tropicais. No geral, em vinhos jovens, seus principais sabores são maçã verde, limão, maracujá e pêssego. Alguns poucos exemplares podem ser envelhecidos em barricas de carvalho, originando vinhos mais sérios e amendoados.

“O Sauvignon blanc é considerado um dos vinhos brancos mais amigáveis à comida e combina bem com peixes, frutos do mar, aves como frango e peru, saladas frescas e queijos como de Cabra, Brie e Gruyère. Uma dica certeira é combiná-lo com a culinária japonesa, indiana e tailandesa”, explica a especialista. 

Uma boa sugestão de degustação é o T.H. [Terroir Hunter] Valle de Leyda Sauvignon Blanc 2021, que exibe todo o potencial desta uva num terroir costeiro do Chile, uma região de clima frio que traz muito frescor, combinado a notas de lima, pimentão verde e toques minerais. O rótulo passa por seis meses sobre suas borras, que são partículas sólidas da bebida, o que soma em complexidade aromática e agrega maior volume à boca.

https://www.wine.com.br/vinhos/t-h---terroir-hunter--valle-de-leyda-sauvignon-blanc-2021/prod28425.html 

Já no hemisfério norte, a uva se destaca na Califórnia, nos Estados Unidos, região que elabora o exemplar Dark Horse Sauvignon Blanc 2020. Neste rótulo,  notam-se os aromas tropicais, como maracujá e um toque de pimenta jalapeño, num vinho que expressa liberdade e ousadia. Um fator interessante é que os vinhos Dark Horse pertencem à Gallo, o maior grupo vitivinícola do planeta, reconhecido pela qualidade expressiva e pelas práticas sustentáveis e de preservação da natureza

https://www.wine.com.br/vinhos/dark-horse-sauvignon-blanc-2020/prod27065.html 

Além dos vinhos tradicionalmente secos, essa casta origina incríveis vinhos doces, que equilibram perfeitamente frescor e doçura, sem se tornarem demasiado enjoativos. Nesse perfil, uma boa indicação é o argentino Portillo Valle de Uco Sauvignon Blanc Dulce Natural 2022, uma versão aromática e refrescante, com notas de toranja e pêssego, que combinam com momentos leves e descontraídos, petiscos e sobremesas com frutas, além de ser adequado para veganos. Com vinhedos a mais de mil metros de altitude, a vinícola no Vale do Uco trabalha apenas com gravidade, com foco no manejo delicado da fruta, para obtenção de sua máxima expressão neste terroir.

https://www.wine.com.br/vinhos/portillo-valle-de-uco-sauvignon-blanc-dulce-natural-2022/prod29137.html.



Vinho Encanado, Tortelaço e Desfile Cultural da 19ª Fenavinho ocorrem dias 3, 4 e 5 de maio

 

Programação enogastronômica também terá shows e feira agroindustrial no centro de Bento Gonçalves

 

Bento Gonçalves vai, literalmente, começar a sentir o clima – e os sabores – da 19ª Festa Nacional de Vinho a partir de maio: nos dias 3, 4 e 5, o centro da cidade recebe as programações do Vinho Encanado, Tortelaço e Desfile Cultural.
 

A programação enogastronômica inicia na sexta-feira, às 18h, e segue até domingo, com o icônico serviço de vinhos e sucos diretamente das torneiras instaladas na Casa do Vinho da Via del Vino. 

Ali serão comercializados vinhos finos tinto e branco da vinícola Miolo, em doses de 150ml (R$ 10). A taça custa R$ 10. O combo taça-dose sai por R$ 15. Também haverá suco de uva integral da Vinícola Aurora (R$ 5 a dose).
 

Para completar a harmonização, o Tortelaço traz a típica iguaria italiana (feita à base de massa, recheada com abóbora refogada e acompanhada por guarnições diversas) em saborosas versões da receita assinadas por quatro diferentes restaurantes. 

A Casa Olga oferecerá a iguaria servida com molho de manteiga e sálvia, além de fudge, uma sobremesa cuja base leva manteiga, açúcar e leite. 

O Bistrô Vinho com Arte servirá tortéi ao molho de tomate seco com porção de batata chips. 

Já o Di Bartolomeu aposta no toreti com molho de queijos acompanhado de uma guarnição colonial de polenta brustolada com salame e queijo. 

Outra opção do Tortelaço será o tortéi com molho de carne de panela e macarrão da nonna da Primazia. Todas porções serão vendidas a R$ 25 (diretamente nos estabelecimentos).
 

Todas essas delícias poderão ser apreciadas em espaços coletivos, que remetem às celebrações típicas do interior e são um convite à integração e valorização do senso comunitário. Durante os três dias de programação, shows com artistas locais e regionais embalam a festa (veja abaixo)

 

Negócios e cultura

Além de beber e comer bem, quem passar pela Via del Vino terá a oportunidade de conhecer as especialidades do interior – e levar um pouco de cada uma delas para casa -, com as atrações da feira agroindustrial, que ocorre em paralelo à programação. Será possível adquirir itens como pães, cucas, biscoitos, geleias, chimias, queijos, salames e artesanatos, entre outros.
 

No domingo, é a cultura quem protagoniza a programação, com a realização do Desfile da 19ª Fenavinho. Às 14h, as comunidades de Vale dos Vinhedos, Tuiuty, São Pedro e Faria Lemos passam pela avenida com carros alegóricos e figurantes, contando as memórias da Festa Nacional do Vinho. 


Diversas surpresas estão sendo preparadas para emocionar ao público que estiver assistindo ao corso – uma delas é a volta de um carro especial para a corte da 19ª Fenavinho, composta pela Imperatriz, Ana Paula Foresti, e Damas de Honra, Taís Centenaro e Liege Sobirai. 


“Estamos preparando um momento marcante e desde já contamos com a presença de todos para que possamos compartilhar essa bela homenagem ao legado dos imigrantes italianos”, destaca a coordenadora do comitê da 19ª Fenavinho, Patrícia Pedrotti.

 

Serviço

O quê: Vinho Encanado, Tortelaço e Desfile Cultural da 19ª Fenavinho

Quando: de 3 a 5 de maio

Onde: Via del Vino, no centro de Bento Gonçalves

Quanto: O acesso aos shows, à Feira Agroindustrial e ao Desfile Cultural são gratuitos. A dose de vinho será comercializada a R$ 10 e a de suco, a R$ 5.O valor da taça será de R$ 10. No Tortelaço, a porção de tortéi custará R$ 25.

 

Programação

 

Sexta-feira (03 de maio)

18h: Abertura oficial do Vinho Encanado e Tortelaço

20h: Ragazzi dei Monti

 

Sábado (04 de maio)

16h: Vinho Encanado, Tortelaço e Feira Agroindustrial

16h30: Cavattapi

18h30: Beto e Tobias

20h30: Farina Brothers

 

Domingo (05 de maio)

14h: Vinho Encanado, Tortelaço e Feira Agroindustrial

14h: Desfile Cultural da Fenavinho

17h: Vocal Allegro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.