Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 2 de novembro de 2025

Coluna Minas Turismo Gerais do Jornalista Sérgio Moreira



Coluna Minas Turismo Gerais 


Jornalista Sérgio Moreira



Festuris começa a montagem da Feira Internacional de Turism


A poucos dias da abertura do 37º Festuris – Feira Internacional de Turismo, o clima é de expectativa e intenso trabalho nos pavilhões do Serra Park, em Gramado. O evento, que acontece de 6 a 9 de novembro, já está com a montagem dos estandes em ritmo acelerado para receber mais de 2.500 marcas expositoras nos dias 7 e 8, quando ocorre a feira de negócios.

            Fotos: Marthina Sorgetz/Festuris


No dia 31 de outubro, os CEOs do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, acompanharam de perto os preparativos e a montagem das estruturas. A visita simboliza o início da contagem regressiva para um dos maiores eventos de turismo da América Latina, reconhecido por conectar profissionais do setor, promover experiências inovadoras e impulsionar negócios.

“A montagem está a todo vapor para receber o mundo em Gramado. Cada detalhe está sendo preparado com cuidado, porque o Festuris 2025 será inesquecível. Estamos prontos para viver grandes encontros, negócios e conexões que transformam o turismo. Nos vemos em poucos dias aqui em Gramado”, destaca Eduardo Zorzanello.

Com foco em inovação, sustentabilidade e experiências transformadoras, o Festuris chega à sua 37ª edição consolidado como palco de grandes oportunidades para destinos, empresas e profissionais do setor turístico. A expectativa é reunir milhares de participantes do Brasil e do exterior, movimentando a economia e fortalecendo o posicionamento de Gramado como referência em turismo de eventos. informações: www.festurisgramado.com e @festurisgramado

BH Airport simula pouso de emergência com passageiros a bordo de um Airbus A320



O BH Airport realizou  um Exercício Simulado de Emergência em Aeródromo (ESEA), envolvendo o acidente com uma aeronave Airbus A320, com 142 passageiros e 6 tripulantes a bordo, em voo alternado para o terminal internacional mineiro.



A simulação é uma ação preventiva, exigida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), conforme a RBAC 153 – item 153.331, e tem como objetivo testar o Plano de Emergência do BH Airport e aprimorar a capacidade de resposta das equipes de segurança, saúde, comunicação e operação em situações críticas, assegurando coordenação, agilidade e eficiência nos atendimentos às vítimas e familiares.



“A segurança é a nossa principal regra do jogo, e o simulado é uma oportunidade de exercitar a integração entre todas as equipes e instituições envolvidas no atendimento a uma emergência aeronáutica, buscando garantir um atendimento rápido e seguro”, ressalta o COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes. “Nesse sentido, avaliamos a coordenação entre o Centro de Operações de Emergência (COE), Seção Contra Incêndio (SESCINC), Serviço Médico de Emergência (SME), Centro de Operações (APOC), Posto de Coordenação Móvel (PCM), operadores aéreos e órgãos externos, além da comunicação em situações de falha técnica e remoção de vítimas”, acrescenta Côrtes.

                                   fotos:BH Airport/Divulgação

 


Atendimento a vítimas - O exercício também incluiu a ativação do Núcleo de Gerenciamento de Emergência (NGE) do BH Airport e centros de atendimento a ilesos, familiares e imprensa. As vítimas foram interpretadas por alunos da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG), reconhecida pelo alto grau de realismo em simulados. O atendimento hospitalar foi conduzido pelos parceiros Mater Dei (Belo Horizonte), Policlínica Mãe Quita (Confins) e Hospital Lindouro Avelar (Santa Casa de Lagoa Santa), com transporte terrestre e aéreo das vítimas.


“Participar de um simulado de trauma dessa dimensão no BH Airport é um reconhecimento importante do trabalho que realizamos na formação dos profissionais de saúde. Essa iniciativa fortalece o aprendizado e a prática, integrando ensino e saúde”, afirma o professor José Celso Cunha Guerra Pinto Coelho, reitor da Feluma/FCM-MG. “Esta é uma oportunidade de aprendizado singular. A atividade tem alto valor pedagógico, pois desenvolve habilidades técnicas, comunicação efetiva e tomada de decisão sob pressão, competências fundamentais para profissionais de saúde comprometidos com a sociedade”, complementa a professora Cláudia Laranjeira, diretora-geral da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais.


“A capacitação contínua por meio de simulações é vital para que nossas equipes estejam prontas para agir com precisão e agilidade em cenários de grande impacto, como acidentes aéreos. Nosso objetivo é salvar vidas e minimizar os danos em situações críticas e cenários de alta complexidade, demonstrando que a capacidade de resposta rápida e eficiente pode significar a diferença entre a vida e a morte”, assinala o responsável técnico pelo SAMU da região Macro Centro, Daniel dos Santos Fernandes, reforçando que a atuação conjunta com o BH Airport e demais órgãos é fundamental para aprimorar o atendimento pré-hospitalar e o resgate em massa.

De acordo com a gerente corporativa da Qualidade da Rede Mater Dei, Marília Corrêa, a participação em simulados desse porte é fundamental para testar o Programa de Emergências Sistêmicas e garantir uma resposta segura e estruturada em ocorrências, tanto externas quanto internas. “Estamos preparados para atuar em situações de crise, contando com uma equipe capacitada e em constante atualização, alinhada ao nosso cronograma de treinamentos institucionais”, esclarece.

“Mobilizamos cerca de 400 profissionais neste simulado, destacando a sinergia de uma ampla estrutura técnica e operacional”, esclarece o COO do BH Airport. Além da Faculdade Ciências Médicas e do SAMU, o simulado envolveu o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), Defesa Civil, Polícia Federal, Força Aérea Brasileira (FAB), Polícia Militar (PMMG), Polícia Civil (PCMG), Anvisa, LATAM Airlines, Med Mais, IML BH, COMAVE/PMMG e COPOM/PMMG. “Essa integração é essencial para que, em uma eventual emergência real, todos saibam exatamente como agir, com rapidez e eficiência”, conclui Rodrigo Côrtes.

Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende cerca de 70 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pela Motiva, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 50 anos na gestão de aeroportos no Brasil.


Atrações de Chubut na Patagônia


O Governo de Chubut convida você a descobrir as maravilhas que o aguardam no coração da Patagônia: desde o litoral atlântico repleto de vida selvagem, passando pela aventura do altiplano, até as paisagens andinas com suas montanhas e bosques ancestrais. Um destino patagônico completo para experiências inesquecíveis em todas as estações do ano.

                 

                   

A província de Chubut, localizada na Patagônia argentina, convida os viajantes brasileiros a descobrirem sua diversidade natural, cultural e de aventura.


Graças aos esforços da Secretaria Provincial de Turismo e Áreas Protegidas e da Agência de Turismo de Chubut, a promoção internacional está sendo fortalecida para oferecer um destino moderno, acessível e sustentável.




Por que você pode visitar Chubut durante todo o ano? A Patagônia argentina se destaca como um destino imperdível devido à variedade de opções que oferece aos turistas. As estações do ano se refletem em suas diversas regiões — litoral, planalto e montanhas —, tornando cada visita única em qualquer época do ano.

Entre os principais destinos que você pode encontrar ao longo do ano estão:

·        Península Valdés: Patrimônio Mundial da UNESCO e símbolo do turismo responsável.

·        Parque Nacional Los Alerces: natureza exuberante e lagos ancestrais.

·        Áreas Naturais Protegidas: Um sistema provincial com 17 áreas para conservação e apreciação.

·         Experiências culinárias com frutos do mar, cordeiro patagônico e vinhos de altitude.

·        Turismo cultural e científico, com propostas que vão desde festivais e tradições a espaços de divulgação únicos na América Latina, como o Labirinto da Patagônia (o maior da América do Sul) ou o Museu Paleontológico Egidio Feruglio (MEF), referência mundial em paleontologia e dinossauros da Patagônia.

Na primavera, você pode observar baleias na Península Valdés, e os pinguins-de-magalhães chegam a Punta Tombo e Cabo Dos Bahías.


Nos Andes, você pode explorar as cores vibrantes e as paisagens dos campos de tulipas e a floração das árvores no Parque Nacional Los Alerces, além de desfrutar de caminhadas, caiaque e mountain bike em locais únicos.




No verão, a região costeira oferece mergulho com leões-marinhos, snorkeling e observação de golfinhos e golfinhos-de-commerson. Os entusiastas do turismo de aventura também podem desfrutar de rafting no rio Futaleufú, tirolesa, escalada, pesca esportiva e passeios em lagos.



A província também oferece as cores e sabores vibrantes das festas populares regionais em cada cidade, e os amantes da fotografia de natureza descobrirão flora e fauna únicas nas áreas naturais protegidas.



No outono, os bosques da Patagônia, em chamas de vermelho e dourado, destacam-se do resto do ano, oferecendo uma nova perspectiva na rota turística, ideal para trekking na cordilheira de Chubut. Uma rota de vinhos patagônica serpenteia por cidades de toda a província, e o turismo rural e cultural inclui visitas a fazendas e comunidades galesas.



Finalmente, no inverno, a neve chega à cordilheira de Chubut, perfeita para praticar snowboard, trenó e desfrutar de atividades em família na estação de esqui de La Hoya. Enquanto isso, no litoral, a temporada de observação da baleia-franca-austral recomeça.

 


Promoção turística - O Governo de Chubut, por meio do Ministério do Turismo e Áreas Protegidas e da Agência de Turismo de Chubut, está conduzindo uma campanha internacional para posicionar a província como o principal destino turístico do país. Isso envolve o fortalecimento de sua presença em feiras de turismo, a formação de alianças com operadoras de turismo internacionais e o desenvolvimento de produtos de turismo sustentável. A campanha também destaca o compromisso da província com a proteção de seu patrimônio natural por meio de suas Áreas Naturais Protegidas, uma política pública implementada na província que a distingue como pioneira global em conservação.


https://www.argentina.travel/pt/pr/chubut


Fim de ano em Monte Verde 


Monte Verde , no interior mineiro se prepara para encerrar o ano com um espetáculo de luzes, cultura e hospitalidade. Localizada no sul de Minas Gerais, a charmosa vila alpina — conhecida como a “Suíça Mineira” — realiza mais uma edição do Natal nas Montanhas, que acontecerá de 15 de novembro de 2025 a 1º de fevereiro de 2026. Com o tema “Advento, tempo de esperança”, o evento promete transformar o distrito em um cenário encantador, repleto de luzes, atrações gratuitas e espaços temáticos, como a Vila do Natal, além de shows e apresentações culturais.


Com clima europeu e alma mineira, Monte Verde é um dos destinos mais acolhedores da Serra da Mantiqueira e se destaca como refúgio ideal para casais e famílias que desejam celebrar o fim do ano cercados por natureza, boa gastronomia e conforto. A apenas 165 km de São Paulo, o vilarejo é facilmente acessível pela Rodovia Fernão Dias e oferece atrações que unem aventura e tranquilidade.


Entre os principais pontos turísticos estão o Parque Verner Grinberg, com trilhas para os picos da Pedra Redonda e do Selado — de onde se tem uma das vistas mais belas da serra —, a Fazenda Radical, que oferece atividades como tirolesa e cavalgadas, e o Ice Bar, onde tudo é feito de gelo, com temperatura de -19°C. O centro da vila também é um passeio obrigatório, com lojinhas de artesanato, chocolaterias, confeitarias e restaurantes que servem fondues e pratos típicos da culinária mineira e europeia.

Para quem deseja vivenciar toda essa atmosfera com conforto e exclusividade, duas hospedagens se destacam.

Cercada pela natureza e com vista deslumbrante das montanhas, a Pousada Pedras e Sonhos oferece uma experiência completa de descanso e bem-estar. As suítes possuem lareira, banheira de hidromassagem com cromoterapia, ar-condicionado quente e frio e varanda privativa — um verdadeiro refúgio de aconchego em meio à serra. A pousada também se destaca pelo café da manhã artesanal, preparado com produtos regionais, e pelo atendimento personalizado, ideal para quem busca privacidade ou romantismo.


A poucos minutos do centro de Monte Verde, a Pousada Jardim da Mantiqueira é uma tranquilidade. Seus chalés amplos e acolhedores contam com sistema de aquecimento, banheira de hidromassagem e ar-condicionado em algumas unidades, além de um belo jardim arborizado que convida ao relaxamento. O estabelecimento também conta com carregador para carro elétrico. O café da manhã é outro ponto alto, com pães, bolos e geleias caseiras que reforçam o sabor e o charme da hospitalidade mineira. Vale lembrar que ambas possuem fácil acesso por via pavimentada. www.pedrasesonhos.com.br e 

www.pousadajardimdamantiqueira.com.br

 Abertas as inscrições para a 14ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas

          Museu Mineiro, em BH


 Gestores culturais de todo o estado têm até o dia 7 de novembro para inscrever seus equipamentos na programação da 14ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas que acontecerá no dia 27/11. Para realizar o cadastro, basta acessar o formulário disponível neste link  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfQoZeVEUE4tu7YEtijqajsViTh81BNGrpr7-uzdKa0O8NwBg/viewform

  A participação traz visibilidade para os museus e bibliotecas locais, gerando engajamento comunitário, promoção do turismo cultural e fortalecimento das identidades locais. Além disso, a atividade a ser realizada poderá ser ser incluída na Declaração de Acervos Culturais como iniciativa de democratização do acesso aos bens culturais.

                foto: Maria Luiza Sarmento


A Noite Mineira de Museus e Bibliotecas é uma ação do Governo de Minas, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, com coordenação da Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade e apoio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e da Diretoria de Museus (DIMUS).

A Noite Mineira é um projeto que abrange um conjunto de eventos culturais realizados em diversos municípios de Minas Gerais, com o objetivo de ampliar o horário de funcionamento de museus e bibliotecas uma vez a cada dois meses, a fim de que mais pessoas conheçam e visitem esses espaços.

Durante esse período noturno, o público pode conferir uma programação cultural gratuita e diversificada, que pode incluir exposições, saraus literários, oficinas de arte, exibições de vídeos, instalações culturais, shows, apresentações de dança, espetáculos teatrais, entre outras atividades.

 


A iniciativa busca valorizar os museus e bibliotecas como espaços de conhecimento, memória e identidade, promovendo o engajamento da comunidade e a ampliação do acesso à cultura de forma inclusiva e democrática. Por meio dessas ações, o projeto reforça a importância desses equipamentos culturais na vida das pessoas e no fortalecimento da diversidade cultural mineira.

4ª Noite Mineira De Museus E Bibliotecas

Período de inscrições: até 7/11

Data do evento: 27/11

Horário: 18h às 22h

Fórum Nacional de Turismo Religioso adota práticas ESG e alinha sua visão à Encíclica Laudato Si'

O Fórum Nacional de Turismo Religioso reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a ética ambiental ao adotar, nesta edição, práticas alinhadas aos princípios ESG e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A organização orienta que os expositores e palestrantes do Palco Drops/Pitch utilizem materiais digitais, QR Codes e brindes ecológicos, substituindo o uso excessivo de papel por soluções inteligentes e sustentáveis.

A iniciativa reflete diretamente os ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis), ODS 13 (Ação contra a Mudança Climática) e ODS 17 (Parcerias para os Objetivos). O evento, reconhecido por unir fé, inovação e desenvolvimento territorial, demonstra que é possível promover o turismo religioso sem descuidar do meio ambiente — estimulando uma mudança de mentalidade no setor.

Inspirado também na Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco (parágrafos 21 e 22), o Fórum assume o chamado ao “Cuidado com a Casa Comum”, lembrando que a poluição, o descarte desenfreado e o desperdício de papel são consequências de uma cultura que precisa ser transformada. Conforme a Encíclica, “a terra, nossa casa, parece transformar-se cada vez mais num imenso depósito de lixo”, e é urgente buscar um modelo circular de produção que reduza resíduos e reutilize recursos.

Com essa postura, o Fórum Nacional de Turismo Religioso se torna um exemplo prático de ecologia integral, promovendo o respeito à criação e integrando espiritualidade, responsabilidade social e inovação tecnológica. Um evento de fé que também planta sementes de futuro sustentável.



Dentro da programação, o compromisso ambiental será aprofundado por meio de palestras inspiradoras, entre elas:

“Da Terra Santa ao Sertão: Transformando Cidades Religiosas em DTIs”

Palestrante: Vanessa Leal

“Turismo Religioso 5.0: Fé, Inovação e Humanidade Conectadas”

Palestrante: Silvia Guimarães

“Turismo Religioso e Sustentabilidade Integral: Casa Comum, Fé e Futuro”

Palestrante: Padre Daniel Aguirre

Essas reflexões reforçam a missão do Fórum de promover um turismo religioso que une espiritualidade, inovação e sustentabilidade.


O evento é gratuito e será realizado nos dias 25 e 26 de novembro no Cine Teatro Padre Jesus Flores, pertencente ao Santuário do Divino Pai Eterno, em Trindade/GO.

Aproveite as condições especiais da GOL Linhas Aéreas, companhia aérea oficial do Fórum, disponíveis para os participantes.

Inscrições: https://www.forumturismoreligiosobr.com.br/inscricao

Fé, Sustentabilidade e Inovação: caminhos que transformam o Turismo Religioso no Brasil.

Coluna Minas Turismo Gerais  Jornalista Sérgio Moreira  @sergiomoreira63  informações para a coluna enviar para sergio51moreira@bol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.