Coluna Minas Turismo Gerais
Jornalista Sérgio Moreira
Festuris reúne Minas com o potencial do turismo nacional e internacional
Estande de Minas no Festuris
Gramado está celebrando o Natal Luz com milhares de turistas, e o Festuris que teve a abertura no dia 6 de novembro com a solenidade oficial de abertura do 37º Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, um dos mais relevantes eventos de negócios turísticos das Américas.
Espetáculo de abertura do Festuris
Com foco em cultura, negócios e ambiente favorável ao empreendedorismo, estado amplia conexões e reforça posicionamento na maior feira de turismo do Sul, em Gramado , na serra gaúcha.
De 6 a 9 de novembro, Minas Gerais participa da 37ª edição da Festuris . Com um grande estande interativo, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), apresenta a diversidade cultural, a força empreendedora e o potencial econômico do turismo mineiro — hoje um dos motores mais dinâmicos da economia do estado.
A presença reforça a atuação estratégica de Minas no principal evento de negócios turísticos da região Sul, reconhecido por conectar destinos do Brasil e do Mercosul, impulsionar investimentos e ampliar oportunidades para o setor privado.
Na Festuris, Minas destaca dois importantes atrativos: o Carnaval, que consolidou o estado como o terceiro destino mais procurado do país em 2024, segundo a Booking.com; e a Estrada Real, maior rota turística do Brasil, que integra cultura, história, natureza e vocação empreendedora no turismo de experiência.
“Minas Gerais vive um novo ciclo no turismo, baseado na liberdade econômica, na eficiência pública e no protagonismo do setor produtivo. Nosso papel é garantir ambiente seguro e competitivo para quem empreende, gera emprego e movimenta nossa economia criativa. Estar na Festuris é apresentar ao Brasil e ao mundo um estado que une tradição e inovação, que valoriza sua identidade e que se abre para novos negócios e investimentos. Minas é um destino plural e preparado para seguir crescendo com liberdade e prosperidade.”, destaca a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerai, Bárbara Botega.
Durante os quatro dias de feira, o estande mineiro receberá operadores, agentes de viagens, destinos e investidores. A programação conta com degustações da cozinha mineira — Patrimônio Cultural do Brasil —, apresentações culturais e ativações sensoriais. O foco é promover conexões estratégicas, gerar negócios e fortalecer o trade turístico com inovação e competitividade.
A participação integra a política estadual de fortalecimento do turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social, expansão de mercados e atração de investimentos. Minas se posiciona como um destino de experiências autênticas, baseado em hospitalidade, eficiência e parceria com o setor privado.
Com presença estratégica na Festuris, o Governo de Minas reafirma sua política de valorização do turismo como motor de desenvolvimento econômico e social. A iniciativa reforça o compromisso de projetar o estado em novos mercados, fortalecer parcerias institucionais e ampliar a visibilidade de destinos que unem cultura, história e inovação. Mais do que participar de um dos maiores encontros do setor nas Américas, Minas Gerais se apresenta como um território de experiências autênticas, preparado para receber o mundo com sua hospitalidade singular.
Além do forte apelo cultural e de lazer, o estado se consolida como potência em turismo de negócios. Segundo a Pesquisa de Demanda Turística de 2022, 22% dos visitantes viajam a Minas a trabalho. O estado é o segundo destino mais procurado do país para negócios, com 13,22% do total nacional, de acordo com levantamento da Onfly. O desempenho reflete infraestrutura eficiente, conectividade aérea crescente, serviços qualificados e ambiente favorável ao empreendedorismo.
A Feira acontece no Serra Park, em Gramado, com uma programação intensa que reúne 110 palestrantes e mais de 60 horas de conteúdo. O evento registra crescimento de 15% em relação ao ano anterior, com mais de 400 estandes e 17 mil participantes.
Na abertura do evento, dia 6 de novembro, a CEO do Festuris, Marta Rossi, destacou que o encontro vai além da celebração de uma trajetória de quase quatro décadas — é um convite à transformação. “Após 37 anos de história, não estamos aqui apenas para celebrar o passado, mas para criar novas conexões e responder à pergunta mais urgente de nosso tempo: como a humanidade e a tecnologia se unem para reimaginar o futuro do turismo. O verdadeiro progresso está em usar as ferramentas digitais para fortalecer o que é insubstituível nas relações humanas”, afirmou.
Marta também destacou o protagonismo do turismo sustentável .Ela anunciou ainda a homenagem à Costa Rica, país referência em sustentabilidade, e o lançamento do Projeto Hortênsia, que une turismo, educação e desenvolvimento regional.
Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, na abertura do Festuris
Eduardo Zorzanello, também CEO do Festuris, reforçou o propósito do evento em gerar impacto positivo para o setor. “Mais do que números, o que nos move são as entregas que fazemos e o legado que deixamos. Nunca nos entendemos como uma feira apenas, mas como um agente transformador, capaz de impactar o desenvolvimento econômico, social e ambiental do turismo”, além de enaltecer a representatividade global desta edição, que reúne 200 hosted buyers de diferentes países e 64 destinos internacionais participantes da Feira.
O poder das conexões no turismo
Gramado está celebrando o Natal Luz com milhares de turistas, e o Fseturis que teve a abertura no dia 6 de novembro com a solenidade oficial de abertura do 37º Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, um dos mais relevantes eventos de negócios turísticos das Américas.
Durante a cerimônia, foi entregue o Troféu Amigos do Festuris, concedido a pessoas que contribuem de forma espontânea e individual para o fortalecimento do evento, independentemente de cargos ou posições.
Ao saudar o público, a CEO do Festuris, Marta Rossi, destacou que o encontro vai além da celebração de uma trajetória de quase quatro décadas — é um convite à transformação. “Após 37 anos de história, não estamos aqui apenas para celebrar o passado, mas para criar novas conexões e responder à pergunta mais urgente de nosso tempo: como a humanidade e a tecnologia se unem para reimaginar o futuro do turismo. O verdadeiro progresso está em usar as ferramentas digitais para fortalecer o que é insubstituível nas relações humanas”, afirmou.
Eduardo Zorzanello, também CEO do Festuris, reforçou o propósito do evento em gerar impacto positivo para o setor. “Mais do que números, o que nos move são as entregas que fazemos e o legado que deixamos. Nunca nos entendemos como uma feira apenas, mas como um agente transformador, capaz de impactar o desenvolvimento econômico, social e ambiental do turismo”, destacou.
Eduardo Zorzanello também celebrou o avanço da conectividade no Rio Grande do Sul, com a retomada quase total dos voos em Porto Alegre e o futuro aeroporto de Vila Oliva, além de enaltecer a representatividade global desta edição, que reúne 200 hosted buyers de diferentes países e 64 destinos internacionais participantes da Feira.
O diretor de Turismo de Portugal no Brasil, Bernardo Cardoso, destacou a importância do mercado brasileiro para o crescimento do turismo português. “Sem vocês, nós não conseguiríamos chegar onde estamos. Este ano, atingimos provavelmente mais de 32 milhões de turistas em Portugal, num país que só tem 10 milhões de pessoas. É muito importante o turista brasileiro em Portugal.”
Já o secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos do Ministério do Turismo, Carlos Henrique Menezes Sobral, que representou o ministro do Turismo, Celso Sabino — atualmente na COP 30 —, ressaltou o avanço do turismo internacional no país. “Pela primeira vez atingimos 7 milhões de turistas internacionais no Brasil. Nunca tínhamos chegado nesse número, e queremos chegar neste ano a 10 milhões de turistas.”
O secretário de turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, representando o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, enfatizou o papel do Festuris como força motriz para o desenvolvimento do setor no Estado. “Nós estamos na abertura do mais incrível evento de turismo do Brasil e das Américas. Todos nós sabemos, Marta, Eduardo, o quanto vocês trabalham para fomentar essa economia que transforma vidas, que gera oportunidades e que tem se tornado a nossa maior potencialidade de crescimento e de recuperação econômica do Estado do Rio Grande do Sul, no pós-enchentes”, finalizou o secretário.
O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, deu as boas-vindas ao público. “É um prazer recebê-los aqui em nossa cidade nesses três dias. O Festuris é ícone do turismo brasileiro, o orgulho da nossa terra, que há 37 anos foi criado em Gramado, assim como o Natal Luz, há 40 anos, também idealizado por nossa gente, nesta pequena cidade que hoje tem 44 mil habitantes.”
Vinhos produzidos na região de Grão Mogol em destaque
Foto:Maristela Chaves
Os Vinhos mineiros estão sendo destaques pela sua qualidade de produção. Existem cerca de 150 vinícolas cadastradas no estado. Durante a Festuris, em Gramado, está acontendo a ação da Grão Mogol Wine Tasting .
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), em parceria com o município de Grão Mogol e a Vinícola Vale do Gongo, realiza o Grão Mogol Wine Tasting, uma ação para promover os vinhos produzidos na região da Cordilheira do Espinhaço, no dia 6 de novembro, em Gramado.
A ação integra o programa Minas para o Mundo, estratégia da Secult-MG que posiciona o estado como polo de destinos de experiência, conectando cultura, gastronomia e economia criativa. A parceria com a Vinícola Vale do Gongo simboliza essa convergência entre o poder público e o empreendedorismo local. O cultivo de uvas na Cordilheira do Espinhaço tem revelado resultados promissores para a vitivinicultura mineira, ampliando a diversificação agrícola e atraindo visitantes em busca de experiências autênticas.
“Os vinhos produzidos na Cordilheira do Espinhaço representam o espírito empreendedor e inovador de Minas Gerais.Estamos vendo surgir, no coração do estado, uma nova fronteira da vitivinicultura brasileira, que combina excelência produtiva, sustentabilidade e experiências únicas”, ressalta a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega.
Foto:Maristela Chaves
Alexandre Damasceno, empresário e proprietário da Vinicola Vale do Gongo, Bárbara Botega, Secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Itallo Mendes, Secretário Municipal de Turismo de Grão Mogol e presidente da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), Diêgo Fagundes, prefeito de Grão Mogol, Patrícia Moreira, Subsecretaria de Turismo de Minas Gerais; e Gustavo Campos, Secretário de Turismo de Conceição do Mato Dentro , durante o evento do lançamento dos vinhos de Grão Mogol e produtos da região, com presenças de empresários de vários estados.
No dia 6 de novembro, os vinhos de Gão Mogol foram apresentados no Hotel Castelo Saint Andrews, o evento é paralelo à programação da Festuris e ressalta o potencial turístico de Grão Mogol e da produção vinícola do estado. O encontro também marca o início de uma agenda de ativação nacional que busca consolidar Grão Mogol como referência em enoturismo e turismo sustentável.
Localizada a 150 quilômetros de Montes Claros e 510 Km da capital mineira, Grão Mogol integra a Cordilheira do Espinhaço, que é a única cordilheira do Brasil.
Cordilheira do Espinhaço
Atrai visitantes do país e do mundo por suas belezas naturais e cidades históricas, dentre elas Diamantina e Ouro Preto, além de abrigar 26 parques e unidades de conservação e o famoso Parque Cavernas do Peruaçu, Patrimônio Mundial Natural da UNESCO.
Peruaçu
O município também foi incluído no traçado do Corredor Logístico Centro-Sudeste, projeto ferroviário privado que ligará Goiás ao Porto de São Mateus (ES) e prevê uma Unidade de Transbordo e Armazenamento de Cargas (UTAC) na cidade. A infraestrutura logística reforça a capacidade de escoamento e amplia a atratividade para novos empreendimentos.
Ao mesmo tempo, o território investe na agricultura familiar e em energias renováveis, com destaque para projetos de energia solar e eólica em parceria com a Casa dos Ventos e apoio técnico da Emater-MG. Pequenos produtores locais têm adotado sistemas de irrigação movidos a energia solar para o cultivo de frutas como morango e maracujá, alcançando alto nível de produtividade com sustentabilidade.
Monte Verde movimenta com as festividades do final de ano
Monte Verde, distrito de Camanducaia, em Minas Gerais, vai encerrar o ano em grande estilo. A charmosa vila alpina da Serra da Mantiqueira, conhecida como a “Suíça Mineira”, realizará mais uma edição do Natal nas Montanhas, entre 15 de novembro 1º de fevereiro, com o tema “Advento, tempo de esperança”. O evento é gratuito e promete encantar moradores e visitantes com shows, desfiles, apresentações artísticas e espaços temáticos.
A programação cultural terá dois grandes destaques musicais: o cantor e compositor Renato Teixeira, ícone da música regional brasileira, se apresenta no dia 15 de novembro, às 19h, abrindo oficialmente o evento com um repertório que celebra a cultura e as raízes do interior. Já Tiago Iorc, um dos nomes mais sensíveis e contemporâneos da nova MPB, sobe ao palco no dia 29 de novembro, às 20h30, prometendo emocionar o público com sucessos de sua carreira e canções marcadas por poesia e melodia.
Além dos shows, o Natal nas Montanhas contará com desfiles temáticos, apresentações de corais, espetáculos teatrais, performances de balé, dança e música, além da presença de personagens natalinos recepcionando os visitantes no portal da cidade. A tradicional Casa do Noel também estará aberta para visitação em dias e horários específicos, proporcionando momentos especiais para as famílias. No dia 31 de dezembro, às 19h, acontecerá a Parada de Ano Novo, uma celebração vibrante que marca a passagem do ano com alegria e emoção. A programação pode ser conferida no site www.natalnasmontanhas.com.br.
Com seu clima europeu e alma mineira, Monte Verde é o destino ideal para quem deseja celebrar o Natal e o Réveillon em meio à natureza, boa gastronomia e conforto. A vila oferece atrações para todas as idades, como o Parque Verner Grinberg, a Fazenda Radical e o Ice Bar, além de um centro charmoso com lojinhas, chocolaterias e restaurantes.
Hospedagem com conforto para a temporada -
Outra opção bem recomendada é a Pousada Jardim da Mantiqueira, que fica a poucos minutos à pé do centro e mesmo assim traz todos os benefícios de estar cercado pela natureza: com seu exuberante jardim, é um oásis de tranquilidade. Seus chalés são amplos e contam com diferentes sistemas de aquecimento. Além disso, algumas unidades são ainda mais completas, com banheira de hidromassagem e ar-condicionado. O estabelecimento também possui carregador para carro elétrico. O café da manhã é outro ponto alto, com pães, bolos e geleias caseiras que reforçam o sabor e o charme da hospitalidade mineira.
Mais informações: www.pedrasesonhos.com.br e www.pousadajardimdamantiqueira.com.b
Lagoa da Pampulha terá passeio de barco
O prefeito Álvaro Damião anunciou que a primeira viagem ocorrerá no dia 12 de dezembro, aniversário da capital. Para a iniciativa, será alugado um barco estilo catamarã, com capacidade para 30 passageiros.
Nos primeiros três meses, um período de testes, os passeios serão gratuitos. As despesas serão arcadas pela Prefeitura de Belo Horizonte.
O valor máximo da proposta inicial de preços para locação da embarcação é R$ 1,69 milhão.
O cronograma de operação do serviço prevê que os passeios ocorrerão de quinta a domingo, com três saídas diárias em horários pré-definidos, entre 8h e 17h, durante os três meses de vigência do contrato.
Consta, ainda, que os passeios deverão ter uma hora de duração, incluindo embarque, desembarque e navegação, percorrendo o circuito para contemplação de todos os monumentos do Conjunto Moderno da Pampulha e sua Paisagem Cultural.
Houve navegação na Lagoa da Pampulha, na década de 60
Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63 informações para a coluna enviar para sergio51moreira@bol.com. br
.jpeg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário