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sexta-feira, 21 de novembro de 2025

COLUNA VAMOS VOAR PELO MUNDO // TAAG exibe aeronave Airbus A220-300 em um dos maiores eventos da aviação mundial // Antártida de avião e de cruzeiro: Civitatis lança duas experiências para o continente branco // Pinto Martins de Fortaleza inaugura sala multissensorial // Futebol 2025: LATAM abre 4 voos extras para a grande final em Lima // Buscas voltam à TAP em cima da privatização. Governo recua, mas não convence UGT // Azul Conecta firma contrato de manutenção de aeronave com a Polícia Militar da Bahia

TAAG/divulgação


TAAG exibe aeronave Airbus A220-300 em um dos maiores eventos da aviação mundial

A TAAG Linhas Aéreas de Angola realizou uma participação histórica no Dubai Airshow 2025, de 17 a 21 de novembro, nos Emirados Árabes Unidos. Pela primeira vez, a companhia contou com uma aeronave em exposição estática em um dos maiores eventos globais de aviação, neste caso, o modelo Airbus A220-300. A iniciativa ofereceu aos visitantes, parceiros do setor e à imprensa internacional uma oportunidade exclusiva de visitar a cabine e conhecer as funcionalidades do equipamento que atende às rotas regionais da TAAG.


A presença do Airbus A220-300 no Dubai Airshow representa um marco importante para a TAAG, servindo como um convite para que a comunidade da aviação conheça melhor os produtos e serviços da companhia, bem como sua estratégia corporativa focada no fortalecimento das conexões intra-África, potencializadas por essa aeronave versátil e de última geração.


O Dubai Airshow serve como uma excelente plataforma para a transportadora de bandeira de Angola reafirmar a sua trajetória de crescimento e promover a experiência do cliente, enquanto a companhia aérea atravessa um ambicioso processo de transformação e modernização, com todas as operações de voo baseadas no novo hub, o Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN).


O Airbus A220-300 tem uma capacidade total de 137 passageiros, incluindo 12 em classe executiva, 35 em classe premium economy e 90 em classe econômica.



Antártida de avião e de cruzeiro: Civitatis lança duas experiências para o continente branco
 

Novas ofertas incluem um voo direto para visitas de um dia saindo do sul do Chile, e uma expedição marítima de dez dias saindo de Ushuaia, entre glaciares, fauna polar e paisagens extremas


São Paulo, 21 de novembro de 2025 – A Civitatis, plataforma de reservas de excursões e atividades turísticas em mais de 160 países, acaba de adicionar ao seu catálogo duas novas formas de explorar a Antártida: um tour aéreo de um dia, com pouso na Base Presidente Frei e passeio a pé e de barco, e um cruzeiro de dez dias com saídas de Ushuaia. As duas opções já têm datas confirmadas para os próximos meses.


A entrada da Antártida no portfólio da Civitatis marca um avanço estratégico da empresa na oferta de destinos extremos e de grande apelo natural. As novas propostas atendem ao aumento da demanda por experiências imersivas e roteiros de aventura em ambientes pouco explorados.

“Levar a Antártida ao alcance dos nossos viajantes é um marco para a Civitatis, mas também para o turismo como um todo. Estamos falando de um destino raro, transformador e que desperta fascínio no mundo inteiro. Ampliar esse acesso, com opções completamente distintas entre si, reforça nosso compromisso de oferecer vivências de altíssimo impacto”, afirma Alexandre Oliveira, Country Manager da Civitatis Brasil.


Excursão à Antártida de avião, Punta Arenas, Chile

A primeira experiência é uma visita expressa à Antártida por via aérea. Na excursão à Antártida de avião, o voo parte de Punta Arenas, no Chile, e segue diretamente para a Ilha Rei George, o maior território das Shetland do Sul e um dos pólos internacionais de pesquisa científica.


Reconhecida por suas bases multinacionais e por sua paisagem dramática formada por glaciares, montanhas e icebergs, a ilha oferece um cenário único para uma exploração de aproximadamente 12 horas.


O itinerário inclui sobrevoo e travessia da Passagem de Drake, aterrissagem na Base Presidente Frei com caminhada pelos arredores, e navegação em um bote zodiac para observação de pinguins, fauna local e formações de gelo.


As próximas datas disponíveis são: 13 e 24 de dezembro de 2025; 7 e 13 de janeiro, 10 e 17 de fevereiro, e 12 e 20 de março de 2026.

Cruzeiro pela Antártida de 10 dias, Ushuaia, Argentina
 


cruzeiro de dez dias rumo à Península Antártica parte de Ushuaia e inicia sua navegação pelo Canal de Beagle e pelo Passo Mackinlay, antes de cruzar a mítica Passagem de Drake, rota histórica dos primeiros exploradores do extremo sul do planeta. À medida que a embarcação avança, surgem os primeiros icebergs e montanhas nevadas que anunciam a chegada ao arquipélago das Shetland do Sul.

Ao longo da expedição, os viajantes observam de perto a vida selvagem da região, incluindo pinguins, focas, elefantes-marinhos, baleias-jubarte e orcas. O roteiro percorre alguns dos cenários mais emblemáticos da Antártida, como a Ilha Decepção, a Ilha Rei George, a Ilha Livingston, o Estreito de Gerlache, o Canal Neumayer e o Canal Lemaire.

No roteiro são incluídas incursões diárias em terra para explorar diversos pontos da Antártida, sempre com transporte feito com botes tipo zodiac.

As próximas datas disponíveis são: 11, 20 e 29 de dezembro de 2025; 7, 16 e 25 de janeiro; 25 de fevereiro; 17 e 26 de março de 2026. Todas as opções de acomodação incluem pensão completa e as incursões na Antártida.

Aeroportos brasileiros contam com salas especialmente preparadas para acolher passageiros com transtorno do espectro autista (TEA) - Foto: Eduardo Oliveira/MPor


Pinto Martins de Fortaleza inaugura sala multissensorial 


Espaço instalado para acolher passageiros com transtorno do espectro autista tem ambientação controlada para tornar as viagens mais agradáveis e inclusivas
 

O Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza (CE), inaugurou nesta quinta-feira (20) sua sala multissensorial; um espaço voltado ao acolhimento de passageiros com transtorno do espectro autista (TEA). A cerimônia de inauguração contou com a presença do secretário executivo do Ministério de Portos e Aeroportos, Tomé Franca, do secretário de Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck e do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão.
 

O espaço, localizado em frente ao portão de embarque 11, conta com mobiliário adaptado, luzes mais baixas, sons controlados e ambientação voltada à regulação de sensações. Para evitar o excesso de estímulos – comum na rotina de um terminal aeroportuário – o ambiente tem iluminação ajustável, cores neutras, puffs, colchonetes, "tendas de calma", fones abafadores, recursos visuais suaves e organizadores de ambiente.


Espaço de acolhimento

Com a inauguração em Fortaleza, chega a 13 o número de espaços entregues pelo governo federal, em parceria com as concessionárias que gerenciam os principais aeroportos brasileiros. As salas já funcionam nos aeroportos de Vitória (ES), Florianópolis (SC), Brasília (DF), Congonhas (SP), Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Galeão (RJ) com duas unidades, Recife (PE), Maceió (AL), Santos Dumont (RJ) e Campo Grande (MS).
 

Para o secretário executivo do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), Tomé Franca, é política pública prioritária integrar passageiros e democratizar a experiência nos aeroportos. “É orientação do presidente Lula e do ministro Silvio Costa Filho que o nosso trabalho faça com que a aviação brasileira seja para todas e todos. As salas e espaços multissensoriais acolhem e tornam a experiência de viajar mais agradável em nossos aeroportos, atendendo aos passageiros nas suas necessidades”, disse.
 

A diretora de operações do Aeroporto Internacional de Fortaleza, Thaís Reder, salientou que a inauguração do espaço voltado a pessoas com TEA soma-se às ações de melhoria implantadas no terminal pela concessionária Fraport Brasil. "É uma satisfação para a Fraport Brasil inaugurar um espaço no Fortaleza Airport projetado para oferecer conforto, redução de estímulos e um ambiente acolhedor aos nossos passageiros que necessitam de uma pausa sensorial durante a viagem", destacou.
 

A sala multissensorial de Fortaleza possui uma área de 63,50 m² e funciona 24 horas por dia. Tem capacidade para acolher até 10 pessoas simultaneamente. Além do mobiliário lúdico, possui espaço que simula o interior de um avião para facilitar a adaptação do passageiro com TEA à aeronave.
 

Novas salas

 

As salas multissensoriais espalhadas nos principais aeroportos brasileiros oferecem um ambiente de descompressão, com elementos que ajudam a minimizar estímulos capazes de causar desequilíbrio emocional, além de reduzir o estresse do ambiente aeroportuário, proporcionando alívio em relação aos estímulos externos e promovendo bem-estar.
 

Na última sexta-feira (14) foi a vez dos terminais de João Pessoa (PB) e Aracaju (SE) abrirem as salas multissensoriais para os passageiros. O programa de acolhimento e inclusão de passageiros com transtorno do espectro autista (TEA) é parte das ações lançadas pelo MPor.
 

Como complemento às ações de inclusão, o ministério lançou também a cartilha Inclusão Dentro e Fora do Avião, escrita por Aline Campos e ilustrada por Luana Chinalia. O material traz, de forma lúdica, a história de duas crianças neurodivergentes e apresenta orientações sobre direitos, recursos e boas práticas para garantir uma viagem mais tranquila.
 

A cartilha está disponível para download no site do MPor e também nas salas multissensoriais espalhadas pelos aeroportos brasileiros.




Futebol 2025: LATAM abre 4 voos extras para a grande final em Lima

 

Companhia reforça conectividade entre Brasil e Peru para atender alta demanda de torcedores brasileiros no último fim de semana de novembro

 

São Paulo, novembro de 2025 – A LATAM Airlines vai operar quatro voos extras entre o Brasil e Lima para atender à alta demanda de torcedores brasileiros que irão acompanhar a final do principal torneio continental de clubes, marcada para o dia 29 de novembro, às 18h (horário local), na capital peruana.

Serão dois voos adicionais com origem em São Paulo/Guarulhos (nos dias 27 e 28 de novembro) e dois com origem no Rio de Janeiro/Galeão (nas mesmas datas), todos com destino a Lima.

Para o retorno ao Brasil, a companhia também programou quatro voos extras, sendo dois para Guarulhos no dia 30 de novembro, que já registram 90% de taxa média de ocupação, um no dia 1º de dezembro com destino ao Galeão, e outro no dia 2 também para Guarulhos.

“A LATAM atua com flexibilidade para ajustar sua malha aérea sempre que há grandes eventos na região. Nosso objetivo é garantir que mais torcedores brasileiros possam viver esse momento histórico com toda a segurança e conforto que oferecemos”, afirma Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.

Durante a semana da decisão, a LATAM manterá sua operação regular de voos entre o Brasil e Lima, com possibilidade de incrementos adicionais conforme a demanda.

Atualmente, a companhia opera 51 voos semanais entre o Brasil e a capital peruana, distribuídos da seguinte forma: Guarulhos – Lima (28 voos semanais), Galeão – Lima (10 voos semanais), Brasília – Lima (7 voos semanais), Curitiba – Lima (3 voos semanais), Porto Alegre – Lima (3 voos semanais).

Com a ampliação temporária da oferta, a LATAM reforça sua conectividade na América do Sul e seu compromisso em atender com eficiência e segurança os fluxos turísticos e esportivos da região.


Buscas voltam à TAP em cima da privatização. Governo recua, mas não convence UGT


Fotografia de Ana Suspiro
Ana Suspiro
Jornalista de Economia

Dez anos depois da primeira privatização da TAP e em cima de um novo processo de venda, as autoridades judiciais avançaram com uma grande operação de buscas em 25 locais que envolveu a Autoridade Tributária e a Segurança Social. A injeção de capital pelos acionistas privados na TAP, através de fundos fornecidos pelo fabricante de aviões Airbus, está no centro desta operação que investiga ainda suspeitas de evasão fiscal e à Segurança Social no pagamento de salários a gestores durante a gestão privada da companhia aérea entre 2016 e 2018.

Apesar de David Neeleman ser o cérebro da operação com os fundos Airbus, só se conhecem dois arguidos individuais constituídos após as diligências que são os parceiros portugueses do empresário americano. Humberto Pedrosa e o filho, David Pedrosa, foram pagos enquanto administradores da TAP através de um contrato de prestação de serviços entre a companhia aérea e a empresa detida pelos acionistas privados, a Atlantic Gateway, que é atualmente controlada apenas pelo empresário americano.

Há mais dois arguidos empresariais e as buscas passaram pelo grupo Barraqueiro, que afirma ter colaborado com a entrega de documentos, pelo escritórios de advogados que aconselharam os privados e o Estado nesta privatização e pela Parpública, a empresa do Estado que conduziu o processo em 2015, durante o Governo de Pedro Passos Coelho.

No mesmo dia em que teve nas suas instalações os agentes da investigação judicial, batizada VooTP789, a Parpública recebeu a primeira manifestação de interesse formal por parte de um dos fortes candidatos à TAP. A declaração de “forte interesse” da Air France-KLM chegou esta terça-feira por mail. O prazo para os outros candidatos se manifestarem termina no sábado.

A companhia aérea voltou para o Estado em 2020, na sequência da pandemia, tendo sido alvo de uma reestruturação que acompanhou ajudas públicas de 3,2 mil milhões de euros. O Governo quer agora vender até 49,9%. O Ministério das Infraestrutura reafirmou o foco em prosseguir com a operação, tendo o titular da pasta manifestado estar “tranquilo” perante o raide judicial. Miguel Pinto Luz foi um dos governantes que assinou os últimos contratos de venda da TAP em novembro de 2015 quando era secretário de Estado do segundo Governo de Passos Coelho.

O secretário-geral do PS revelou ter recebido os principais grupos interessados na TAP que terão admitido o reembolso da ajuda pública por parte da TAP.

Numa semana intensa para a TAP, foram ainda conhecidos os resultados do terceiro trimestre. A companhia voltou aos lucros com a ajuda de um verão muito movimentado, apesar das receitas por passageiro estarem pressionadas. O resultado do terceiro trimestre cresceu 14,5%. Nos primeiros nove meses, a TAP lucrou 55,2 milhões de euros.
Os recuos do Governo na reforma laboral para convencer, até agora sem sucesso, a UGT.



Com a UGT a caminho da greve geral a ministra do Trabalho, Rosário Palma Ramalho, tentou limar algumas das arestas que incomodam a central sindical mais moderada. Entre as alterações recentes ao anteprojeto conhecido em julho está a reposição dos três dias de férias para quem não falta ao trabalho.

O Governo também suavizou a simplificação do despedimento nas médias empresas, mas mantendo a dispensa de instrução (em que o trabalhadores pode contestar com testemunhas) para as micro e pequenas empresas. Outra alteração na direção das objeções sindicais é deixar cair a norma que impedia os pais de crianças até aos 12 anos recusarem horários à noite, fins de semana e feriados.

Mas manteve outra proposta fortemente contestada pelos sindicatos (e pedida pelas confederações patronais). O regresso do banco de horas por negociação individual com o trabalhador, o que abre a porta ao aumento do período normal de trabalho sem o pagamento de horas extraordinárias. No entanto deixou cair o banco de horas grupal.

Até agora estes sinais não demoveram a UGT da decisão anunciada na semana passada de aderir à greve geral de 11 de dezembro. Aliás, no fim de semana, até admitiu o prolongamento do protesto por mais um dia, cenário que não está para já nos planos da CGTP.

E têm sido vários os sindicatos setoriais a anunciarem que se vão juntar à greve. Desde os bancários até ao setor da saúde. A ministra da Saúde já veio garantir que serão decretados serviços mínimos. O Governo mantém a narrativa de considerar precipitada e incompreensível a atitude da UGT, contando com a solidariedade, pelo menos nos argumentos, dos patrões e prepara-se para tentar passar uma parte das culpas pelos efeitos da greve para a oposição, tendo como alvo principal o PS. A maratona orçamental com mais um recorde de 2.150 propostas para votar

Esta quinta-feira arranca no Parlamento o debate que antecede a votação na especialidade da proposta de Orçamento do Estado. É um calendário de cinco dias intensos, com dois intervalos. O primeiro é o fim de semana. O segundo é o de terça-feira para a primeira comemoração oficial do 25 de novembro. A votação final global está agendada para 27 de novembro.

No caderno de encargos dos partidos, deputados (e jornalistas) está mais um novo recorde (que se tem repetido nos últimos anos) de propostas de alteração. Cerca de 2.150. Chega e PCP são os responsáveis pelo maior número de propostas — 613 para o maior partido da oposição que tem 60 deputados e 532 para os comunistas que têm apenas três deputados.

O Governo tem repetido a ideia de que a margem orçamental para aprovar medidas que aumentem a despesa ou reduzam a receita é mínima ou quase inexistente, mas conferindo as propostas dos partidos são vários os temas em que há margens para coligações, algumas negativas, na votação. A alteração de algumas taxas de IVA é um deles.

Ainda antes da votação, Chega e PS, bem com os partidos à esquerda, já deram um sinal de que vão aprovar uma proposta contra a vontade do Governo. O aumento do orçamento para o Tribunal Constitucional que o presidente foi pedir in loco, numa audiência muito incomum, e depois de ter sido, mais ou menos, ignorado nas tentativas para chegar ao primeiro-ministro.

Azul Conecta firma contrato de manutenção de aeronave com a Polícia Militar da Bahia 
Empresa responsável pelos voos regionais da Azul irá cuidar dos Cessna Grand Caravan da instituição de segurança 
 
São Paulo, 19 de novembro de 2025 – A Azul Conecta, companhia subsidiária para voos regionais da Azul, assinou contrato de licitação com o Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia para a prestação de serviços de manutenção da aeronave Cessna C208B Grand Caravan. Este é o terceiro contrato de manutenção de aviões deste modelo assinado pela Azul Conecta com órgãos de segurança. Os primeiros foram com a Polícia Rodoviária Federal e com a Polícia Federal.

Pelo acordo, a empresa será responsável por executar manutenções preventivas, corretivas e curativas, incluindo o fornecimento de peças, a emissão de toda a documentação técnica exigida, entre outros itens. O contrato também contempla serviços necessários àmanutenção da aeronavegabilidade da aeronave, além de eventuais treinamentos e melhorias operacionais.

O contrato prevê ainda que a Azul Conecta poderá, a critério da Polícia Militar, oferecer treinamento de tripulações em simulador de voo do mesmo modelo do avião, o que contribui para o aprimoramento técnico.  



Com o novo acordo, a Polícia Militar da Bahia reforça a manutenção e a operação segura de sua frota aérea, enquanto a Azul Conecta amplia sua atuação no segmento de serviços aeronáuticos especializados. Com essa aeronave da PMBA, a Azul Conecta passa a ter 34 aviões sob sua manutenção — sendo 26 próprios e oito de contratos de manutenção terceirizados — o que representa aproximadamente 13% de toda a frota nacional de Grand Cessna Caravan.  

A assinatura deste contrato reforça a confiança na qualidade dos serviços da Azul Conecta e no nosso compromisso em oferecer soluções seguras, eficientes e alinhadas às necessidades da corporação. Seguimos orgulhosos em apoiar operações tão importantes para o estado e em ampliar, juntos, uma relação construída com profissionalismo e resultados. Esse tipo de parceria também fortalece nosso compromisso com a aviação regional e com o desenvolvimento de soluções que apoiem operações essenciais em todo o país,” afirma Vitor Cordeiro Silva, diretor da Azul Conecta. 

Azul Conecta  
Criada há cinco anos para fortalecer a aviação regional, a Azul Conecta se consolidou como a maior operadora operador da América Latina em número de aeronaves Cessna Grand Caravan e principal empresa regional com voos regulares no Brasil. Em 2024, foram mais de 31 mil horas de voo acumuladas.  

Com hangares próprios no país e uma equipe de técnicos especializada nesse modelo de aeronave de até nove assentos, a empresa quer investir mais e explorar novos rumos para ser reconhecida também pelos seus serviços de Manutenção. A Azul Conecta é a empresareferência em treinamento para este modelo. A companhia conta com simuladores do modelo, para treinamento de pilotos da própria Conecta e de outras empresas. 



Atualmente, a Azul Conecta opera 24 aeronaves em 44 destinos, com média de 1,2 mil voos e 10,8 mil assentos por mês. Só no primeiro semestre de 2025, foram cerca de 7,2 mil voos e 28 mil Clientes transportados, levando conectividade aérea a regiões onde o acesso muitas vezes só seria possível por via fluvial.   

Responsável por levar conectividade a regiões remotas do Brasil, a Azul Conecta concentra 62% de seus voos na Região Sudeste, seguida pelo Norte (20%), Nordeste (8%), Centro-Oeste (7%) e Sul (4%). A malha atende desde destinos turísticos, como Jacarepaguá (RJ) e Salinópolis (PA), até rotas exclusivas em cidades onde apenas a companhia opera.  




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