Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Coluna Minas Turismo Gerais do Jornalista Sérgio Moreira


Coluna Minas Turismo Gerais 


Jornalista Sérgio Moreira 




Potência do turismo e cultura mineiroSuper




O 37º Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, é um dos principais eventos do setor turístico da América Latia, com mais de 400 estandes, 2.500 expositores, por onde passaram nos dias 7 e 8 de novembro, cerca de 17 mil pessoas do Brasil e exterior de agências e operadoras de viagens, hotelaria, companhias áreas, estados, municípios entre outros setores da cadeia do turismo, confirmando que a economia turística é uma potência no Brasil e no mundo. O estande de Minas Gerais foi o mais movimentado do evento, com uma média por dia de mais de 3 mil pessoas conhecendo as diversas atrações turísticas, nos 21 coexpositores , onde realizaram negócios , networking para os mercado mineiro. O público participou das aulas show realizadas durante todos os dias, deliciando da melhor culinária do Brasil.

Agentes e operadores de viagens conhecendo o potencial turístico mineiro

Durante os dois dias foram servidos mais de 1.200 pratos de diversas receitas e mais de 100 litros de cafezais mineiros, entre eles o café Zaro.




O sommelier Leo e o chef Reinaldo


Os chefs Reinaldo Mendes e Mariana Gontijo

Milhares de pessoas visitaram os estande conhecendo a cultura, turismo e a culinária



A secretária Bárbara Botega participando das aulas show da gastronomia mineira


21 coparticipantes divulgando o turismo, cultura e atrações dos municípios


Minas Gerais  fortalecendo o foco em cultura, negócios e ambiente favorável ao empreendedorismo,  ampliando conexões , apresentando a diversidade cultural, a força empreendedora e o potencial econômico do turismo mineiro — hoje um dos motores mais dinâmicos da economia do estado.



Segundo os dados da secretária de Estado de Cultura e Turismo, Bárbara Botega, a procura pelo carnaval por turistas de outros estados e países, cresceu mais de 830 % , segundo os dados do Booking, comparado com o este ano. E a presença de Minas Gerais na atuação de negócios turísticos da região Sul, como o Festuris, é fundamental  por conectar destinos do Brasil e do Mercosul, impulsionar investimentos e ampliar oportunidades para o setor privado, gerando emprego e renda dos mineiros, fortalecendo cada dia o trade turístico. 

“Minas Gerais vive um novo ciclo no turismo, baseado na liberdade econômica, na eficiência pública e no protagonismo do setor produtivo. Nosso papel é garantir ambiente seguro e competitivo para quem empreende, gera emprego e movimenta nossa economia criativa. Estar na Festuris é apresentar ao Brasil e ao mundo um estado que une tradição e inovação, que valoriza sua identidade e que se abre para novos negócios e investimentos. Minas é um destino plural e preparado para seguir crescendo com liberdade e prosperidade.”, destacou a secretária Bárbara Botega. 



Subsecretária de Estado de Turismo, Patrícia Moreira, Ariadne, diretora do café Zaro e o diretor comercial da TAP, Carlos Antunes, mantendo a parceria dos voos da TAP com Minas Gerais

 Rota Cordilheira do Espinhaço - Do Jequi ao Norte , que  abrange municípios como Botumirim, Grão Mogol, Bocaiúva, Turmalina, Olhos d’Água, Cristália, Itacambira e Montes Claros. O roteiro propõe uma imersão na Cordilheira, única no Brasil e reconhecida pela Unesco como Reserva da Biosfera, com uma das maiores diversidades biológicas do país. Com foco em trekking, ecoturismo e cicloturismo, o percurso combina natureza exuberante, cachoeiras, vinícolas e experiências culturais que evidenciam a força da região.

Rota Destinos do Peruaçu - Conecta Januária, Itacarambi e São João das Missões, no entorno do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, também reconhecido como Patrimônio Mundial Natural. O roteiro valoriza o turismo de base comunitária e as vivências gastronômicas com identidade sertaneja, desde casas de farinha até as praias do Rio São Francisco. Conecta Januária, Itacarambi e São João das Missões, no entorno do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, também reconhecido como Patrimônio Mundial Natural.


O roteiro valoriza o turismo de base comunitária e as vivências gastronômicas com identidade sertaneja, desde casas de farinha até as praias do Rio São Francisco. 

Patrícia Moriera, a diretora do Festur Ouro Preto, Savia Neves e Thiago Ferreira, no lançamento do Festur 2026

Também foram lançados o Natal Barroco, em São João del Rei, que serão apresentadas cantadas nos casarões e ruas da cidade, além de apresentações artísticas com a presença do Papai Noel. 


A tecnologia em sintonia com  o turismo, com o lançamento da plataforma digital da Cordilheira do Espinhaço, a única Cordilheira do Brasil, que abrange 172 municípios mineiros, com informações da estrada cênica do Espinhaço.


Com presença estratégica na Festuris, o Governo de Minas reafirma sua política de valorização do turismo como motor de desenvolvimento econômico e social. A iniciativa reforça o compromisso de projetar o estado em novos mercados, fortalecer parcerias institucionais e ampliar a visibilidade de destinos que unem cultura, história e inovação. Mais do que participar de um dos maiores encontros do setor nas Américas, Minas Gerais  apresentou como um território de experiências autênticas, preparado para receber o mundo com sua hospitalidade singular em todos os 853 municípios e 5 mil distritos. 



O Mercado Central de BH sempre levando os produtos mineiros para os eventos do turismo


Também foram lançados os vinhos do município de Grão Mogol

Além do forte apelo cultural e de lazer, o estado se consolida como potência em turismo de negócios. Segundo a Pesquisa de Demanda Turística de 2022, 22% dos visitantes viajam a Minas a trabalho. O estado é o segundo destino mais procurado do país para negócios, com 13,22% do total nacional, de acordo com levantamento da Onfly. O desempenho reflete infraestrutura eficiente, conectividade aérea crescente, serviços qualificados e ambiente favorável ao empreendedorismo.

Participantes mineiros no Festuris

Ouro Minas Dolce By Wyndham realiza Feijoada


Evento para toda a família acontece no dia 15 de novembro das 13h às 17h com buffet completo, open bar de caipirinha e show ao vivo da banda Pagode do Araújo, prometendo uma tarde animada e acolhedora em ambiente decorado especialmente para receber os moradores de Belo Horizonte.


Em mais uma iniciativa para fortalecer sua conexão com o público local e ampliar experiências familiares, o Ouro Minas Dolce By Wyndham realizará no dia 15 de novembro, das 13h às 17h, a Super Feijoada Ouro Minas, evento que une gastronomia e música, pensado para encantar as famílias da capital mineira.

Restaurante Quinto do Ouro

Com um buffet diversificado que contempla entradas, pratos principais e sobremesas para serem apreciados à vontade, a feijoada ganha um toque especial com o open bar de caipirinha, enquanto a banda Pagode do Araújo assume o palco para garantir duas horas de energia com o melhor do samba e pagode, criando um ambiente festivo e acolhedor.

Pensando no conforto de todos, o evento oferece gratuidades para crianças até 5 anos e meia entrada para crianças entre 6 e 12 anos, incentivando a participação de toda a família.


O hotel, que acaba de completar 29 anos de história, destaca-se como um resort urbano que vai além da hospedagem tradicional. Micah Drumond, Supervisor de Marketing do Ouro Minas, afirma: “Por ser um hotel, o Ouro Minas recebe pessoas do mundo inteiro, mas também amamos ser um refúgio das mesmices do cotidiano. Viramos um point importante do staycation, o famoso viajar dentro da própria cidade. Assim, observamos uma grande vontade do belorizontino em ter experiências aqui dentro”. Segundo ele, os eventos como a Super Feijoada são feitos justamente para isso: receber os mineiros com muito carinho e oferecer o tradicional conforto que já é legado do Ouro Minas.

Nesse ano o hotel realizou outras festas sociais que comprovaram o impacto multi geracional da marca. As festas “Late Check Out” e o “Hotelloween”, voltadas para o público mais jovem; atraíram mais de 400 participantes em cada ocasião. “Para quem quer uma noite de Natal completíssima sem louça pra lavar em casa; teremos nosso buffet natalino com pianista ao vivo no restaurante Quinto do Ouro localizado no lobby. E no dia 31 de dezembro acontece a nossa famosa festa de Réveillon para começar o ano com o pé direito!”, destaca.

Menu Super Feijoada - O menu da Super Feijoada inclui entradas como torresmo, amendoim torrado, coxinha de rabada e salada de folhas com molhos variados, além da tradicional feijoada com carnes típicas, versão sem carne, acompanhada de couve, arroz, farofa, vinagrete, molhos apimentados e bisteca suína. Para a sobremesa, opções como pudim de leite condensado, torta de limão e cupcake de baunilha com geleia de morango completam a experiência.

Os ingressos estão à venda em três lotes: primeiro lote por R$160, segundo por R$180 e terceiro por R$220. Crianças entre 6 e 12 anos pagam meia entrada, e crianças até 5 anos não pagam. A bebida open bar é ilimitada para caipirinha, e demais bebidas são cobradas à parte.

Como adquirir  link do Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/super-feijoada-com-pagode-ouro-minas-hotel/3189089

 informações por e-mail (reservas@ourominas.com.br) ou telefone (31 3429-4000)


Circuito Liberdade reúne várias atrações em BH

 O Circuito Liberdade que é um marco da história, cultura e atrações turísticas da capital mineira  ultrapassou a marca de 50 integrantes, entre museus, espaços de cultura e turismo e, agora, empreendimentos de economia criativa. De abril até este mês, a rede cresceu 60%, com adição de 21 instituições novatas, consolidando-se como o maior complexo cultural, turístico, educativo e criativo da América Latina.

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e Fundação Clóvis Salgado (FCS), anunciou o marco histórico de expansão do Circuito Liberdade  , sendo uma  destaque e conquista que chega no ano em que o ecossistema cultural comemora 15 anos. Foi lançado o vídeo promocional, criado com o intuito de apresentar e divulgar a rede nos espaços integrantes e em ações de promoção turística desenvolvidas pela Secult-MG.

Em 15 anos, o Circuito Liberdade se firmou como rede promotora de cultura, articulando programação e promovendo eventos construídos colaborativamente. Atualmente, ele volta seu foco também aos empreendimentos criativos, que fortalecem a cultura e o turismo, enquanto promovem desenvolvimento econômico. “O Circuito Liberdade é a expressão viva da força criativa de Minas. Ao integrar cultura, turismo e negócios, conectamos arte, inovação e desenvolvimento econômico. Essa expansão mostra que a cultura é também um motor de prosperidade e liberdade empreendedora”, afirma Bárbara Botega, secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

“Nosso objetivo é que o Circuito sintonize o maior número de espaços de cultura, turismo e economia criativa dentro do perímetro da Avenida do Contorno. Queremos que a rede seja sinônimo da experiência cultural dos belo-horizontinos e de quem visita nossa cidade, e essa tarefa vem se realizando a passos largos, concretizados agora na cerimônia de boas-vindas aos novos integrantes”, acrescenta o presidente da Fundação Clóvis Salgado e coordenador-geral do Circuito Liberdade, Sérgio Rodrigo Reis.

O coordenador-executivo do Circuito Liberdade, Lucas Amorim, apresentou os critérios de adesão para que outros interessados possam se integrar ao ecossistema. “Conduzimos um processo de escuta e articulação com os espaços pioneiros, que resultou na consolidação do Regimento Interno que nos deu base para buscar espaços alinhados à proposta do Circuito Liberdade: conectar arte, cultura, criatividade e desenvolvimento. Com critérios claros e transparentes, e uma gestão documental permanente, queremos que mais espaços e empreendimentos criativos se integrem”, afirma Lucas Amorim.

Desde 2020, o Circuito Liberdade é compreendido por toda a região circunscrita pela Avenida do Contorno. Em constante expansão, o complexo percebe, desde o início do ano, um aumento expressivo de público. Somente no primeiro semestre de 2025, mais de 3,7 milhões de pessoas participaram de atividades da rede, um crescimento de cerca de 70% em relação ao mesmo período de 2024. O resultado consolida o Circuito como um dos principais destinos culturais e turísticos de Minas Gerais e do país.


Casa Rosada, na rua da Bahia

Até setembro, os espaços integrantes promoveram mais de 17 mil atividades, a maioria gratuitas, entre eventos presenciais e online. Destaques da programação incluem a Virada da Liberdade, Ritos da Fé Mineira, Bitita – Festa da Palavra, Primavera dos Livros, Minas Junina e o espetáculo Alceu Valença Orquestra Ouro Preto, além da Semana do Patrimônio e da Primavera dos Museus.

Mercado Novo

Para o fim do ano, estão previstos novos eventos de grande alcance, como a III Jornada de Educação em Museus, com foco na promoção da Consciência Negra, e o tradicional Natal da Mineiridade, que ilumina a Praça da Liberdade e a Avenida João Pinheiro.

Espaço P7, na praça sete,centro de BH

 A celebração reforça o papel do Circuito como um espaço vivo de cultura, memória e criatividade que segue crescendo muito além da Praça da Liberdade, conectando toda a região da capital, a partir do território dentro da Avenida do Contorno, que irradia cultura em Belo Horizonte.

SESC Mercado Palladium

Novos integrantes : Café com Letras, Casa Gamela Criativa, Casa Rosada Gasmig Minas, Casa Uma, Centro de Memória da Faculdade Ciências Médicas, Clube de Jazz, Colégio Arnaldo, Delegacia de Eventos e de Proteção ao Turista (Casa Amarela),Elena - Escola Livre de Estudos da Narração Artística,ESMU - Escola de Música UEMG,Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, Memória do Judiciário Mineiro, Mercado Novo, Mitre Galeria, Museu da Força Expedicionária Brasileira,P7 Criativo, Plataforma Verbo Gentileza,PUC Minas Lourdes, SESC Mercado das Flores, SESC Palladium e Teatro da Cidade.

Com a chegada dos novos parceiros, Circuito Liberdade ultrapasse a marca de 50 integrantes e registra crescimento de 60% desde abril (Foto: Paulo Lacerda) 


37ª Fessturis  recebeu cerca de 17 mil profissionais e movimentou R$ 552 milhões em negócios


Consolidado como a mais efetiva feira de negócios turísticos da América Latina, o Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado encerra sua 37ª edição com números expressivos e a certeza de que o setor segue em franca expansão. O evento registrou crescimento geral de 15% em relação a 2024, reunindo mais de 17 mil profissionais e movimentando cerca de R$ 552 milhões em negócios durante os quatro dias de programação.

                 

         Abertura do Festuris no dia 6 de novembro      

              

A estimativa é de que o Festuris tenha movimentado cerca de R$ 80 milhões na economia local, considerando hospedagem, alimentação e consumo médio dos visitantes.

Com 64 destinos internacionais representados, 2.500 marcas expositoras e mais de 400 estandes, o Festuris segue como uma importante plataforma estratégica de conexão e geração de oportunidades para o turismo global. Além disso, o evento contou com 110 palestrantes, 60 horas de conteúdo e um crescimento significativo no número de agendamentos/reuniões.


“Os números refletem o crescimento do evento e a força de um setor que se reinventa constantemente. ‘Reimaginando o Amanhã’, nosso tema de 2025, representa o compromisso de construir um turismo mais humano, sustentável e conectado com as transformações globais,” destaca Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.

Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, CEOs do Festuris

Estande de Minas Gerais recebeu mais de 3 mil pessoas por dia


Os estandes dos expositores, imponentes e criativos, foram erguidos por cerca de 1.500 operários de mais de 30 montadoras. Outros cerca de 600 colaboradores temporários atuaram em áreas operacionais, como recepção, limpeza, segurança e transporte. A presença de 420 veículos de comunicação nacionais e internacionais garantiu ampla visibilidade e consolidou Gramado como epicentro das discussões sobre o futuro do turismo.

Espaço Luxury

37ª edição registrou inúmeros destaques - Os diferentes espaços temáticos do evento também cresceram. O Espaço Luxury, que celebra 10 anos, reuniu 130 marcas, enquanto os segmentos Business & Innovation, Health and Wellness, Green Experience, Wedding, LGBT+ Diversidade, e o Espaço Rio Grande do Sul reforçaram a diversidade e representatividade do evento.


O Espaço LGBT+ foi ampliado e passou a incorporar temas de afroturismo e etnoturismo, consolidando a proposta de diversidade. A edição também apresentou iniciativas voltadas à sustentabilidade, com a certificação do SeloXIS tornando o Festuris o primeiro evento a receber tal reconhecimento. Outro ponto que merece ênfase é o olhar para o turismo acessível, com parcerias entre o MOVER, SEMARHIS e Inclusiva Arquitetura, que proporcionou aos visitantes uma experiência mais inclusiva.

 INTERNACIONALIZAÇÃO - Portugal foi o País Convidado de Honra deste ano e a Costa Rica, que se destaca pelas iniciativas de sustentabilidade, foi reconhecida nos 10 anos da Árvore da Integração.

A vocação internacional do Festuris se evidencia pela presença de um total de 64 destinos internacionais. Vieram países de toda a América Latina como Uruguai, Argentina, Colômbia, Peru, Chile, México, etc.; da Europa como Portugal, Espanha, França, Suíça e Itália; da África como Marrocos, Angola e África do Sul; da Ásia como Japão, Maldivas e Emirados; além da Austrália na Oceania e Estados Unidos na América do Norte.


RELAÇÕES REAIS… - Em 2026, o Festuris abordará o tema “Relações reais que constroem o futuro”, aprofundando o diálogo sobre conexões humanas e experiências autênticas no turismo. O evento também se prepara para expandir o Projeto Hortênsias e lançar novas ações voltadas ao turismo esportivo, reafirmando o propósito de impulsionar o desenvolvimento sustentável do setor.


Mundial Turismo expande fronteiras e leva modelo brasileiro de consolidação ao mercado europeu

A Mundial Turismo se prepara para um novo e importante passo em sua trajetória: a expansão internacional de sua área de consolidação de passagens aéreas. Após uma resposta positiva no mercado nacional, a empresa está pronta para iniciar suas operações em Portugal até o final do ano, com planos de estender o serviço para outros países da Europa.

A decisão foi tomada após estudos de viabilidade e conversas com agências europeias, com o objetivo de compreender suas demandas e avaliar a capacidade da empresa em atendê-las. O movimento marca a consolidação de um novo posicionamento para a marca, que enxerga a consolidação como uma ponte estratégica entre mercados, conectando agências e oportunidades. Quem está por trás desse processo é executivo de contas Ryan Santos, que atua na gestão de vendas e na expansão comercial.

Além de oferecer seu modelo de eficiência e confiança ao cenário europeu, a Mundial Turismo também quer fortalecer o fluxo inverso, promovendo o Brasil como destino turístico por meio da Mundial Turismo Operadora. O mercado europeu tem demonstrado grande interesse em experiências autênticas e culturais — e o Brasil desponta como uma fonte rica dessas vivências.

Em 2025, a Mundial Turismo completa 17 anos de atuação, celebrando uma trajetória marcada por inovação e crescimento. Fundada em junho de 2008 por Cleyton Queiroz, a empresa nasceu como uma agência tradicional e evoluiu para um ecossistema completo, que reúne agência, operadora, serviço de vistos, consolidação aérea e tecnologia própria.

A entrada no segmento de consolidação foi um dos marcos recentes da empresa, surgindo para atender à necessidade das pequenas e médias agências de viagens. A proposta da Mundial é democratizar o acesso a serviços de emissão, com agilidade, flexibilidade e construção de relações de confiança com os parceiros.

Com foco em eficiência e precisão, o sistema próprio da consolidadora permite realizar buscas rápidas, visualizar tarifas convencionais ou por milhas e emitir passagens de forma prática e segura — um diferencial importante em um setor onde os preços mudam a cada segundo.

O projeto de expansão internacional prevê também o uso de milhas como diferencial competitivo, um modelo ainda pouco explorado na Europa. A compra de milhas em reais, com pagamento em euro, é uma das estratégias que promete gerar vantagens para as agências europeias parceiras.

informações: www.mturismo.com e www.instagram.com/mturismo_b

Coluna Minas Turismo Gerais  Jornalista Sérgio Moreira  @sergiomoreira63  informações para a coluna enviar para sergio51moreira@bol.com. br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.