A TAP Air Portugal anuncia o início das vendas para sua nova rota ligando Lisboa à cidade de Curitiba, capital do Estado do Paraná. O voo inaugural está marcado para o dia 2 de julho de 2026, reforçando o compromisso da Companhia em ampliar a conectividade entre o Brasil e a Europa.
Para celebrar o lançamento, a TAP oferece uma tarifa promocional especial: a partir de USD 498 ida e volta para destinos europeus. Taxas não estão inclusas.
A nova operação contará com três voos semanais, às terças, quintas e sábados, partindo do Aeroporto Humberto Delgado (Lisboa) com destino ao Aeroporto Internacional Afonso Pena (Curitiba), seguindo posteriormente para o Rio de Janeiro (Galeão) e retornando a Lisboa. Os voos serão realizados com aeronaves Airbus A330-200, com capacidade para 269 passageiros.
Com a inclusão de Curitiba em sua malha aérea, a TAP passa a atender 14 cidades brasileiras, consolidando sua posição como a companhia aérea europeia com maior presença no Brasil.
Esta nova rota representa mais um passo estratégico na expansão da TAP Air Portugal, reafirmando seu papel como ponte aérea entre a América do Sul e a Europa, e fortalecendo os laços culturais, turísticos e econômicos entre os dois continentes.
A TAP Air Portugal é a companhia aérea líder nas ligações entre o Brasil e é membro da Star Alliance desde 2005. A operar desde 1945, a TAP Air Portugal tem o seu hub em Lisboa, uma plataforma de acesso privilegiado na Europa, na encruzilhada com África, América do Norte, Central e do Sul.
A TAP Air Portugal voa de Lisboa para São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife, Salvador, Florianópolis e Manaus, além de ligar o Porto a São Paulo e ao Rio de Janeiro. No total, são 13 cidades do Brasil (15 rotas, de Lisboa e Porto) que a TAP liga a Portugal.
A TAP está classificada pela Airlines Ratings em 2025 como a companhia aérea mais segura da Europa e a 11ª mais segura do mundo.
![]() |
| O AmpliAR prevê investimentos privados de mais de R$ 5 bilhões, com a meta de modernizar até 100 aeroportos em todo o país - Foto: Vosmar Rosa/Mpor |
Em Brasília e São Paulo, representantes do MPor e Anac realizam Road Show do programa AmpliAR
Todas as concessionárias habilitadas ao leilão receberam informações detalhadas dos 19 aeroportos ofertados na primeira etapa do programa de concessão
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) concluíram, nesta sexta-feira (14), a rodada de apresentação do programa AmpliAR (Road Show) às concessionárias que poderão participar da oferta pública de 19 aeroportos regionais prevista para o dia 27 de novembro. Em Brasília e em São Paulo, representantes da pasta apresentaram detalhes dos investimentos e as potencialidades dos terminais aéreos disponibilizados nesta primeira fase do programa.
Além do crescimento no fluxo de passageiros, o terminal também registrou mais de 1.500 pousos e decolagens no período
Navegantes, 14 de novembro de 2025 - O Aeroporto Internacional de Navegantes, registrou em outubro de 2025 mais de 216 mil passageiros, consolidando uma tendência de crescimento contínuo nos últimos anos. O número representa um aumento de aproximadamente 7% em relação ao mesmo mês de 2024, quando foram contabilizados cerca de 203 mil passageiros.
Além do crescimento no fluxo de passageiros, o terminal também registrou 1.508 movimentos de aeronaves (entre pousos e decolagens) ao longo do mês.
Movimentação de passageiros no Joinville cresce 17%
Além do crescimento no fluxo de passageiros, o terminal também registrou mais de 48 mil passageiros
Joinville, 14 de novembro de 2025 - Os Aeroporto de Joinville registrou em outubro de 2025 crescimento mais de 48 mil passageiros, consolidando uma tendência de crescimento contínuo nos últimos anos. O número representa um aumento de aproximadamente 17% em relação ao mesmo mês de 2024, quando foram contabilizados 41.500 mil passageiros.
Além do crescimento no fluxo de passageiros, o terminal também registrou 406 movimentos de aeronaves (entre pousos e decolagens) ao longo do mês.
A gerente do aeroporto, Elizangela Rosa Bastos, atribui os bons resultados à eficiência operacional do terminal. “Estamos muito satisfeitos com o desempenho do Aeroporto de Joinville em outubro. O crescimento de quase 17% na movimentação de passageiros demonstra a confiança dos viajantes na nossa operação e reflete o trabalho contínuo para oferecer uma experiência cada vez mais segura, eficiente e confortável. Esse resultado é fruto do empenho das equipes que atuam diariamente no terminal e das parcerias com as companhias aéreas. Seguiremos trabalhando para ampliar a conectividade de Joinville e contribuir com o desenvolvimento da região.”
![]() |
| Gabriel Oliva (Reprodução/Avianca) |
Avianca anuncia mudanças em sua liderança
Gabriel Oliva é nomeado Presidente do Grupo Avianca
A Avianca mantém o foco na execução de seu plano estratégico, na entrega de resultados consistentes e no atendimento contínuo a milhões de viajantes com confiabilidade, eficiência e acolhimento.
Aeroporto de Joinville sedia treinamento para 120 bombeiros
Profissionais de Joinville, Navegantes e Curitiba participaram de capacitação voltada à segurança operacional e resposta a emergências aeronáuticas
Joinville, novembro de 2025 - O Aeroporto de Joinville sediou nesta semana um treinamento que reuniu 120 bombeiros de aeródromo vindos das cidades de Joinville, Navegantes e Curitiba. A capacitação, promovida pela Med+, teve como objetivo aprimorar a resposta a emergências aeronáuticas e reforçar a cultura de segurança operacional nos aeroportos administrados pela Motiva Aeroportos.
Segundo a gerente do Aeroporto de Joinville, Elizângela Rosa Bastos, a capacitação é essencial para garantir prontidão e eficiência no atendimento a ocorrências como incêndios, acidentes e outras situações críticas.
“Essa formação contribui diretamente para a redução de riscos operacionais, proteção de vidas humanas e preservação da infraestrutura aeroportuária. Além disso, fortalece o Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO), promovendo uma cultura de segurança contínua”, destaca.
O treinamento faz parte do Programa de Treinamento Recorrente (PTR-BA), que prevê atividades mensais e revalidação teórica e prática a cada dois anos, conforme exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). “Trata-se de uma ação periódica e estruturada, que reforça o compromisso com a excelência operacional”, completa Elizângela.
Para receber os bombeiros, o aeroporto organizou uma operação especial, envolvendo logística, adequação de áreas e suporte técnico. As atividades aconteceram na Seção de Combate a Incêndio (SCI), em áreas de manobra e pátio, e em zonas de simulação com fogo real, com o objetivo de reproduzir cenários próximos da realidade.
Durante o curso, foram abordados temas como combate a incêndios em aeronaves, emergências com derramamento de combustível, resgate de vítimas, emergências químicas, atendimento pré-hospitalar e gestão da segurança operacional.
De acordo com Patrick Lopes, chefe de equipe e embaixador da SCI Joinville/SC da Med+, o curso reuniu profissionais experientes que já atuam em aeroportos e buscavam atualização técnica, teórica e prática.
“Os bombeiros que participaram do CBA-AT já integram as equipes de resposta a emergências aeronáuticas. Esse tipo de treinamento aprimora a capacidade técnica e psicológica das equipes, reforçando a integração com os demais setores do aeroporto e garantindo ações coordenadas e eficazes em situações reais”, explica Patrick.
A presença de profissionais de diferentes cidades também foi um ponto forte da capacitação. “A troca de experiências entre equipes de Joinville, Navegantes e Curitiba promove a padronização de procedimentos e fortalece a rede de resposta a emergências, conforme as normas do RBAC 153. Gratidão ao grupo MedMais, a todos os instrutores e Motiva por abrirem as portas, cederem o espaço, darem apoio para que o treinamento com o MedTruck, MedMais acontecesse da melhor forma. Foi um momento de muito aprendizado, parceria e troca de experiências que fortalecem ainda mais nosso trabalho.”, complementa.
Além do aspecto técnico, as ações reforçam o compromisso do aeroporto com a segurança operacional e com a comunidade. “Essas iniciativas demonstram a dedicação do aeroporto à melhoria contínua, à valorização dos profissionais de emergência e à proteção da comunidade e dos usuários do transporte aéreo”, conclui Elizângela Rosa Bastos.
O treinamento integra as ações permanentes de segurança promovidas pela Motiva Aeroportos, concessionária responsável pela administração dos aeroportos de Joinville e Navegantes, em Santa Catarina, alinhadas às diretrizes da ANAC e da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).
.jpg)

.jpg)





Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário