Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 14 de novembro de 2025

COLUNA VAMOS VOAR PELO MUNDO // TAP inicia vendas para nova rota Lisboa-Curitiba, a partir de USD 498, ida e volta // Em Brasília e São Paulo, representantes do MPor e Anac realizam Road Show do programa AmpliAR // Azul reforça modernização da frota com a chegada de mais um Embraer 195-E2 // Movimentação de passageiros no Aeroporto de Navegantes cresce 7% em outubro de 2025 // Movimentação de passageiros no Joinville cresce 17% em outubro de 2025 // Aeroporto de Joinville sedia treinamento para 120 bombeiros




TAP inicia vendas para nova rota Lisboa-Curitiba, a partir de USD 498, ida e volta


A TAP Air Portugal anuncia o início das vendas para sua nova rota ligando Lisboa à cidade de Curitiba, capital do Estado do Paraná. O voo inaugural está marcado para o dia 2 de julho de 2026, reforçando o compromisso da Companhia em ampliar a conectividade entre o Brasil e a Europa.

Para celebrar o lançamento, a TAP oferece uma tarifa promocional especial: a partir de USD 498 ida e volta para destinos europeus. Taxas não estão inclusas.

A nova operação contará com três voos semanais, às terças, quintas e sábados, partindo do Aeroporto Humberto Delgado (Lisboa) com destino ao Aeroporto Internacional Afonso Pena (Curitiba), seguindo posteriormente para o Rio de Janeiro (Galeão) e retornando a Lisboa. Os voos serão realizados com aeronaves Airbus A330-200, com capacidade para 269 passageiros.

Com a inclusão de Curitiba em sua malha aérea, a TAP passa a atender 14 cidades brasileiras, consolidando sua posição como a companhia aérea europeia com maior presença no Brasil.

Esta nova rota representa mais um passo estratégico na expansão da TAP Air Portugal, reafirmando seu papel como ponte aérea entre a América do Sul e a Europa, e fortalecendo os laços culturais, turísticos e econômicos entre os dois continentes.


Sobre a TAP

A TAP Air Portugal é a companhia aérea líder nas ligações entre o Brasil e é membro da Star Alliance desde 2005. A operar desde 1945, a TAP Air Portugal tem o seu hub em Lisboa, uma plataforma de acesso privilegiado na Europa, na encruzilhada com África, América do Norte, Central e do Sul.

A TAP Air Portugal voa de Lisboa para São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife, Salvador, Florianópolis e Manaus, além de ligar o Porto a São Paulo e ao Rio de Janeiro. No total, são 13 cidades do Brasil (15 rotas, de Lisboa e Porto) que a TAP liga a Portugal.

A TAP está classificada pela Airlines Ratings em 2025 como a companhia aérea mais segura da Europa e a 11ª mais segura do mundo.

O AmpliAR prevê investimentos privados de mais de R$ 5 bilhões, com a meta de modernizar até 100 aeroportos em todo o país - Foto: Vosmar Rosa/Mpor

Em Brasília e São Paulo, representantes do MPor e Anac realizam Road Show do programa AmpliAR


Todas as concessionárias habilitadas ao leilão receberam informações detalhadas dos 19 aeroportos ofertados na primeira etapa do programa de concessão


O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) concluíram, nesta sexta-feira (14), a rodada de apresentação do programa AmpliAR (Road Show) às concessionárias que poderão participar da oferta pública de 19 aeroportos regionais prevista para o dia 27 de novembro. Em Brasília e em São Paulo, representantes da pasta apresentaram detalhes dos investimentos e as potencialidades dos terminais aéreos disponibilizados nesta primeira fase do programa.
 

O secretário executivo do Ministério de Portos e Aeroportos, Tomé Franca, acompanhado pelo secretário nacional de Aviação Civil, Daniel Longo, e pelo diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tiago Faierstein, recebeu na capital federal executivos da concessionária Fraport Brasil. Já em São Paulo, foram realizadas reuniões com representantes da Zurich Airports, PAX Aeroportos, Aeroportos Brasil Viracopos (ABV), AENA Brasil, Vinci Airports, GRU Airports e Motiva.

“Com esses encontros, concluímos a apresentação do AmpliAR apontando as potencialidades dos aeroportos regionais colocados em oferta pública. O Ministério de Portos e Aeroportos tem como objetivo dotar de melhor infraestrutura estes terminais aéreos que são estratégicos para o desenvolvimento regional e conectividade nacional”, explicou o secretário Tomé Franca.

De acordo com Daniel Longo, a iniciativa de ouvir as concessionárias e levar à mesa detalhes do programa demonstra a transparência na condução do AmpliAR. “Foi um momento importante de escuta do setor para que possamos aferir o apetite do mercado e calibrar a oferta dos próximos aeroportos na segunda etapa do programa”, avalia o secretário.

“Essa parceria do setor público com a iniciativa privada é fundamental para o desenvolvimento da aviação brasileira. O AmpliAR é uma política pública inovadora que nasce da nossa necessidade de avançar na infraestrutura aeroportuária brasileira”, comentou o diretor-presidente da Anac, Tiago Faierstein.

Mais conectividade
Criado pelo Ministério de Portos e Aeroportos, o programa AmpliAR tem como objetivo modernizar e ampliar a infraestrutura de aeroportos regionais no Brasil, especialmente nas regiões com maior déficit, como a Amazônia Legal e o Nordeste. A iniciativa visa melhorar a conectividade aérea em áreas remotas, integrando esses locais à malha aérea nacional e fomentando o desenvolvimento socioeconômico.

Por meio de parcerias com concessionárias privadas, o programa é uma política pública que permite que essas empresas assumam a gestão de aeroportos regionais deficitários, em troca de reequilíbrios contratuais, como redução de outorgas ou extensão dos prazos de concessão. O AmpliAR prevê investimentos privados de mais de R$ 5 bilhões, com a meta de modernizar até 100 aeroportos em todo o país.

A lista inicial de aeroportos inclui terminais como Aracati (CE), Araguaína (TO), Itacoatiara (AM), Serra Talhada (PE) e Lençóis (BA), entre outros. Com essa iniciativa, o Governo Federal dá um passo importante para tornar a aviação regional mais eficiente, acessível e integrada ao desenvolvimento do país.


Azul reforça modernização da frota com a chegada de mais um Embraer 195-E2 
 
Com a incorporação da aeronave PS-ADI, companhia passa a ter 36 jatos do modelo em sua frota 
 
 
São Paulo, 14 de novembro de 2025 - A Azul, maior companhia aérea em rotas domésticas diretas e em número de cidades atendidas no Brasil, recebeu nesta sexta-feira (14) mais uma aeronave Embraer 195-E2. De prefixo PS-ADI, o segundo de um total de sete jatos que serão incorporados até o fim deste ano, recebeu o nome de “Pronto para voar”. Com isso, a empresa reforça os planos de modernização da frota e possibilita a ampliação da malha de voos da companhia. 
 
A entrega foi realizada na sede da Embraer em São José dos Campos (SP), e após a cerimônia, a aeronave voará até Montevideu no Uruguai e retornará ao Aeroporto de Confins (MG), onde passará pelo processo de nacionalização para estar apta para realizar voos comerciais da Azul, que deve ocorrer já nas próximas semanas.  
 
A aeronave PS-ADI é a 36ª da frota e possui a capacidade para transportar até 136 Clientes. Ela é equipada com telas individuais, wi-fi a bordo e motores de última geração que reduzem em até 25% as emissões de CO₂.  
 
O novo E2 reforça o compromisso da Azul com o seu crescimento sustentável e a dedicação contínua em proporcionar experiências de viagem marcadas pela excelência e pela mais alta qualidade. 
 
“Os E2 representam o que há de mais avançado em tecnologia e conforto, além de trazerem as cores e a essência da Azul para cada voo que realizamos pelo Brasil e pelo mundo. A Azul tem muito orgulho de ter aeronaves fabricadas no Brasil em sua malha e de ter o título de maior operadora de E2 no Hemisfério Sul” afirma Abhi Shah, presidente da Azul.

Movimentação de passageiros no Aeroporto de Navegantes cresce  7% em outubro de 2025

Além do crescimento no fluxo de passageiros, o terminal também registrou mais de 1.500 pousos e decolagens no período

Navegantes, 14 de novembro de 2025 - O Aeroporto Internacional de Navegantes, registrou em outubro de 2025 mais de 216 mil passageiros, consolidando uma tendência de crescimento contínuo nos últimos anos. O número representa um aumento de aproximadamente 7% em relação ao mesmo mês de 2024, quando foram contabilizados cerca de 203 mil passageiros. 

Além do crescimento no fluxo de passageiros, o terminal também registrou 1.508 movimentos de aeronaves (entre pousos e decolagens) ao longo do mês.

O gerente do aeroporto, Wilson Rocha., atribui os bons resultados à eficiência operacional do terminal. "A cada temporada avançamos positivamente no esforço colaborativo entre a administração do aeroporto, empresas aéreas, navegação aérea e lojistas no sentido de potencializar a utilização da infraestrutura existente com foco na segurança, eficiência e experiência dos passageiros".

Movimentação de passageiros no Joinville cresce 17%

Além do crescimento no fluxo de passageiros, o terminal também registrou mais de 48 mil passageiros

Joinville, 14 de novembro de 2025 - Os Aeroporto de Joinville registrou em outubro de 2025 crescimento mais de 48 mil passageiros, consolidando uma tendência de crescimento contínuo nos últimos anos. O número representa um aumento de aproximadamente 17% em relação ao mesmo mês de 2024, quando foram contabilizados 41.500 mil passageiros. 

Além do crescimento no fluxo de passageiros, o terminal também registrou 406 movimentos  de aeronaves (entre pousos e decolagens) ao longo do mês.

A gerente do aeroporto, Elizangela Rosa Bastos, atribui os bons resultados à eficiência operacional do terminal. “Estamos muito satisfeitos com o desempenho do Aeroporto de Joinville em outubro. O crescimento de quase 17% na movimentação de passageiros demonstra a confiança dos viajantes na nossa operação e reflete o trabalho contínuo para oferecer uma experiência cada vez mais segura, eficiente e confortável. Esse resultado é fruto do empenho das equipes que atuam diariamente no terminal e das parcerias com as companhias aéreas. Seguiremos trabalhando para ampliar a conectividade de Joinville e contribuir com o desenvolvimento da região.”

Gabriel Oliva (Reprodução/Avianca)


Avianca anuncia mudanças em sua liderança
Gabriel Oliva é nomeado Presidente do Grupo Avianca


Bogotá, novembro, 2025 - A Avianca anunciou seu plano de sucessão para a companhia aérea. Frederico Pedreira deixará o cargo de Chief Executive Officer (CEO) a partir de 28 de fevereiro de 2026, após cinco anos na empresa.O Conselho de Administração da Avianca aprovou a criação do cargo de Presidente, que será ocupado por Gabriel Oliva, em paralelo à sua função como Chief Operating Officer (COO). 

Desde sua chegada à Avianca em 2021 como Chief Operating Officer — e posteriormente como Deputy CEO e depois CEO —, Frederico desempenhou um papel fundamental ao liderar a companhia em uma transformação que fortaleceu sua posição financeira, otimizou sua malha aérea e posicionou a Avianca como uma das empresas mais competitivas e eficientes da região, enquanto reforçava a missão de conectar a região e tornar o voo acessível a todos. 

Sob a liderança de Frederico, a Avianca continuou expandindo sua rede para mais de 160 rotas e 80 destinos, transportou mais de 38 milhões de passageiros em 2024 e consolidou-se como uma companhia mais forte, eficiente e acessível para os viajantes da América Latina.

Nos últimos anos, o Fred liderou a Avianca em uma transformação extraordinária, tornando-a mais eficiente, competitiva e conectada. Sua dedicação e liderança deixaram uma marca duradoura em nossa companhia e em nossa gente. Estamos entusiasmados com o futuro que aguarda a Avianca e damos uma calorosa recepção ao Gabriel em sua nova função”, comentou Roberto Kriete, membro do Conselho de Administração do Grupo Abra e presidente do Conselho da Avianca.

Constantino de Oliveira Junior, presidente Executivo do Conselho de Administração do Grupo Abra, afirmou: “Fred teve um papel essencial na transformação da Avianca. Ele deixa um legado de resultados, disciplina e propósito que seguirá moldando o futuro da companhia. Agradecemos sinceramente suas contribuições e desejamos sucesso contínuo no próximo capítulo de sua trajetória. Estou muito satisfeito em dar as boas-vindas ao Gabriel como presidente.

Gabriel Oliva possui mais de 20 anos de experiência em liderança, sendo 14 deles na indústria da aviação. Ingressou na Avianca em 2021 como CEO da Avianca Cargo, onde reposicionou a unidade de negócios como líder regional, e posteriormente tornou-se chief Operating Officer da Avianca. Sob sua liderança — e com uma visão integrada dos negócios de carga e passageiros —, fortaleceu a segurança operacional, a eficiência e a experiência do cliente. Antes de ingressar na Avianca, Oliva ocupou diversas posições executivas seniores em organizações multinacionais.

Estou muito grato, entusiasmado e motivado com esta nomeação. Junto com os mais de 15.000 integrantes do time Avianca, continuaremos fortalecendo esta companhia, em parceria com o Grupo Abra, ampliando nossa liderança na região e garantindo que os passageiros continuem nos escolhendo. Um agradecimento especial ao Fred por toda a sua entrega e liderança ao longo desses anos”, afirmou Gabriel Oliva, presidente do Grupo Avianca.

A Avianca mantém o foco na execução de seu plano estratégico, na entrega de resultados consistentes e no atendimento contínuo a milhões de viajantes com confiabilidade, eficiência e acolhimento.


Aeroporto de Joinville sedia treinamento para 120 bombeiros

Profissionais de Joinville, Navegantes e Curitiba participaram de capacitação voltada à segurança operacional e resposta a emergências aeronáuticas

Joinville, novembro de 2025 - O Aeroporto de Joinville sediou nesta semana um treinamento que reuniu 120 bombeiros de aeródromo vindos das cidades de Joinville, Navegantes e Curitiba. A capacitação, promovida pela Med+, teve como objetivo aprimorar a resposta a emergências aeronáuticas e reforçar a cultura de segurança operacional nos aeroportos administrados pela Motiva Aeroportos.

Segundo a gerente do Aeroporto de Joinville, Elizângela Rosa Bastos, a capacitação é essencial para garantir prontidão e eficiência no atendimento a ocorrências como incêndios, acidentes e outras situações críticas.

“Essa formação contribui diretamente para a redução de riscos operacionais, proteção de vidas humanas e preservação da infraestrutura aeroportuária. Além disso, fortalece o Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO), promovendo uma cultura de segurança contínua”, destaca.

O treinamento faz parte do Programa de Treinamento Recorrente (PTR-BA), que prevê atividades mensais e revalidação teórica e prática a cada dois anos, conforme exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). “Trata-se de uma ação periódica e estruturada, que reforça o compromisso com a excelência operacional”, completa Elizângela.

Para receber os bombeiros, o aeroporto organizou uma operação especial, envolvendo logística, adequação de áreas e suporte técnico. As atividades aconteceram na Seção de Combate a Incêndio (SCI), em áreas de manobra e pátio, e em zonas de simulação com fogo real, com o objetivo de reproduzir cenários próximos da realidade.

Durante o curso, foram abordados temas como combate a incêndios em aeronaves, emergências com derramamento de combustível, resgate de vítimas, emergências químicas, atendimento pré-hospitalar e gestão da segurança operacional.

De acordo com Patrick Lopes, chefe de equipe e embaixador da SCI Joinville/SC da Med+, o curso reuniu profissionais experientes que já atuam em aeroportos e buscavam atualização técnica, teórica e prática.

“Os bombeiros que participaram do CBA-AT já integram as equipes de resposta a emergências aeronáuticas. Esse tipo de treinamento aprimora a capacidade técnica e psicológica das equipes, reforçando a integração com os demais setores do aeroporto e garantindo ações coordenadas e eficazes em situações reais”, explica Patrick.

A presença de profissionais de diferentes cidades também foi um ponto forte da capacitação. “A troca de experiências entre equipes de Joinville, Navegantes e Curitiba promove a padronização de procedimentos e fortalece a rede de resposta a emergências, conforme as normas do RBAC 153. Gratidão ao grupo MedMais, a todos os instrutores e Motiva por abrirem as portas, cederem o espaço, darem apoio para que o treinamento com o MedTruck, MedMais acontecesse da melhor forma. Foi um momento de muito aprendizado, parceria e troca de experiências que fortalecem ainda mais nosso trabalho.”, complementa.

Além do aspecto técnico, as ações reforçam o compromisso do aeroporto com a segurança operacional e com a comunidade. “Essas iniciativas demonstram a dedicação do aeroporto à melhoria contínua, à valorização dos profissionais de emergência e à proteção da comunidade e dos usuários do transporte aéreo”, conclui Elizângela Rosa Bastos.

O treinamento integra as ações permanentes de segurança promovidas pela Motiva Aeroportos, concessionária responsável pela administração dos aeroportos de Joinville e Navegantes, em Santa Catarina, alinhadas às diretrizes da ANAC e da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.