Coluna Minas Turismo Gerais
Jornalista Sérgio Moreira
Enogastronomia pelas fazendas vinícolas


O turismo através das fazendas produtoras de vinhos, as belíssimas vinícolas vem crescendo nos últimos anos com a Enogastronomia, que é a arte e combinar vinhos e alimentos para criar uma experiência sensorial aprimorada, harmonizando-os por semelhança (combinando pratos e vinhos com características semelhantes) ou por contraste (equilibrando características opostas). Para isso, considera-se a interação entre o peso, aroma, textura e componentes gustativos como acidez, doçura, salgado e taninos.

A operadora de turismo Zênithe Travelclub, de Mariella Miranda e Germán Alarcón, especializada em turismo EnoGastronômico há pelo menos 25 anos, entre outros nichos e segmentos, pelo Brasil e o Mundo, apresenta mais um programa de GRUPO EnoGastronômico Cultural em nossas MINAS GERAIS, para o período de 03 a 08 de dezembro de 2025 - Feriado prolongado em Belo Horizonte (Nossa Senhora da Conceição).
A paixão pessoal (e envolvimento), do casal proprietário da ZÊNITHE TRAVELCLUB,

Mariella Miranda e Germán Alarcón, pelos prazeres da Boa Mesa, se tornou um nicho forte de atuação da empresa !

Mariella Miranda e Germán Alarcón com a parceira neste grupo ao Sul de Minas, a Sommelier Adelaide Machado
Nesta, que é denominada ESCAPADA EnoGastronômica ao CENTRO-SUL de MG, os inscritos vivenciarão o Encanto da Dupla Poda em uma Jornada que celebra o Melhor de Minas.
Partirão rumo a uma experiência que vai muito além do turismo: uma verdadeira imersão sensorial nos aromas, paladares e sabores da vitivinicultura mineira.
Serão dias inteiramente dedicados ao que há de melhor na região — queijos premiados, azeites artesanais, cafés especiais e, claro, os mais refinados vinhos produzidos sob o método da Dupla Poda.
Um roteiro cuidadosamente elaborado para quem aprecia viver o vinho em sua essência — com almoços e jantares exclusivos, pensados especialmente para o nosso grupo, em ambientes que combinam elegância, autenticidade e hospitalidade mineira.
Passarão por Tiradentes, Aiuruoca e Varginha, conhecendo interessantes vinícolas, como a

MIL VIDAS em Ritápolis,

CASA CORREA&MEDICI em Aiuruoca, BÁRBARA ELIODORA em São Gonçalo do Sapucaí,

MARIA MARIA em Boa Esperança e ALMA GERAIS em Bom Sucesso.
Este Projeto tem a parceria da Confraria à Mesa, da Sommelier Adelaide Machado.
@confrariaamesa, @adelaidemachado.sommelier
Grupo exclusivo e vagas limitadas, restam poucas vagas !
Solicite maiores detalhes.

Equipe ZÊNITHE: Germán Alarcón
FONE/W.APP: (31) 99834-2261 /
E-MAIL: german@zenithe.tur.br
INSTAGRAM e FACEBOOK: @zenithe.travelclub

O Espaço Luxury do 37º Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado celebra em 2025 uma década de sucesso e consolidação como um dos principais ambientes dedicados ao turismo de alto padrão na América Latina. Para marcar a data, o espaço vem totalmente remodelado e apresentará um novo conceito, inspirado na tendência mundial do quiet luxury, com tons navais e ornamentação baseada na hortênsia, flor símbolo de Gramado.
A ambientação especial também celebra o lançamento do Projeto Hortênsia, iniciativa que busca promover um resgate histórico e valorizar a essência que projetou a cidade como um dos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo.
Com todos os 115 espaços ocupados e 130 marcas confirmadas, o Espaço Luxury chega à sua 10ª edição reafirmando sua força no mercado internacional. A curadoria reúne destinos, hotéis e experiências exclusivas que representam o melhor do turismo de luxo global.

A programação especial contará com ações culturais e gastronômicas ao longo dos dias do evento. No início da tarde do dia 7 de novembro, Portugal, que neste ano vem como País Convidado de Honra do Festuris, assinará a recepção oficial do espaço, oferecendo aos convidados vinhos e petiscos portugueses, além de intervenções artísticas com interação do público. No dia 8, será a vez da Argentina promover um happy hour ao final da tarde, com vinhos e receitas típicas. Neste dia, também acontece uma apresentação com arpistas.
Entre os destaques deste ano está a estreia da Turquia no Espaço Luxury, representando o segmento de turismo de luxo do país, que se junta a marcas já consolidadas e tradicionais neste ambiente. Outro momento de destaque será a homenagem às empresas e destinos que participam desde a criação do espaço, reconhecendo sua contribuição para o fortalecimento do setor.

Fotos da edição Luxury de outros anos
“O turismo de luxo vive um momento de expansão em todo o mundo, e o Festuris acompanha esse movimento com olhar estratégico e inovador. Gramado se consolida como palco privilegiado para que marcas globais e profissionais realizem conexões, troquem experiências e gerem negócios de alto valor. O Espaço Luxury é uma vitrine desse segmento que cresce pautado pela exclusividade, sustentabilidade e autenticidade das experiências”, destaca Marta Rossi, CEO e fundadora do Festuris.
O Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado é um dos maiores e mais longevos eventos de negócios turísticos da América Latina. Realizado anualmente, reúne destinos e profissionais do setor em diversos espaços segmentados. Neste ano acontece de 6 a 9 de novembro, a 37ª edição do evento, sob a temática “Reimaginando o Amanhã”.
Local: Serra Park – Centro de Feiras e Eventos, Gramado (RS)
informações: www.festurisgramado.com e @festurisgramado
Gramado celebra a 14ª edição do Troféu Silvia Zorzanello

A Câmara de Vereadores de Gramado realiza, no dia 5 de novembro, às 18 horas, uma sessão solene para a entrega do Troféu Silvia Zorzanello, uma das mais tradicionais homenagens do município. A cerimônia acontece no plenário do Legislativo gramadense e marca o reconhecimento às personalidades que contribuíram de forma relevante para o desenvolvimento social, cultural e econômico de Gramado, com destaque especial para o fortalecimento do turismo.
Neste ano, o reconhecimento será à Elza Ruth Volkoff, que dedicou sua trajetória ao fortalecimento do turismo e da hotelaria gramadense, e ao empresário Clécio Gobbi por sua contribuição para o desenvolvimento social, cultural e econômico do município.
Fotos: Gustavo Mirolli/Festuris

Guilherme Paulus, homenageado ano passado
Instituído em 2011, o Troféu Silvia Zorzanello chega à sua 14ª edição celebrando trajetórias que, assim como a da empresária que dá nome à honraria, ajudaram a consolidar Gramado como um dos principais destinos turísticos do país. Silvia Zorzanello, cofundadora do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, é reconhecida como um ícone da economia do turismo.
A premiação foi criada como forma de perpetuar o legado de Silvia e valorizar aqueles que mantêm vivo o espírito empreendedor e inovador que caracteriza o turismo gramadense. O troféu, cuja escultura representa duas araucárias, símbolo do Rio Grande do Sul, é entregue tradicionalmente na véspera da abertura oficial do Festuris.
SILVIA ZORZANELLO - Nasceu em Gramado e, desde jovem, demonstrou liderança e envolvimento com a comunidade local. Formada em Letras, Silvia iniciou sua carreira no turismo ao lado de Marta Rossi, com quem fundou a Rossi & Zorzanello Eventos e Empreendimentos. Juntas, idealizaram o Festuris em 1989, com o objetivo de profissionalizar o setor turístico da Região das Hortênsias e colocar o Rio Grande do Sul no mapa do turismo nacional.
Além do Festuris, Silvia foi responsável pela criação de outros eventos de sucesso, como o Chocofest e o Acorde Musical, que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do turismo em Gramado e região.
ELZA RUTH VOLKOFF - Nascida em Curitiba, filha de imigrantes russos, poloneses e italianos, teve uma infância marcada pelo afeto da madrinha Paulina e pela convivência nos hotéis administrados por sua mãe, experiência que despertou seu interesse pela hotelaria. Após concluir os estudos em Curitiba, onde foi eleita Miss Curitiba aos 22 anos, iniciou carreira na televisão como apresentadora e jurada. No Rio de Janeiro, atuou como atriz, produtora e jornalista, participando de programas e filmes com artistas renomados.
Posteriormente, transferiu-se para São Paulo, destacando-se como editora de Turismo e Hotelaria nos jornais DCI e Shopping News, e fundou a FET – Associação Feminina de Executivas do Turismo. Recebeu 41 prêmios nacionais e internacionais, fruto de sua trajetória dedicada ao turismo e à hotelaria.
Elza é reconhecida por sua carreira brilhante e por seu espírito alegre, amor pela convivência com amigos e pela valorização da família. Continua atuando intensamente no setor, mantendo uma rotina profissional dinâmica e apaixonada.
CLÉCIO GOBBI - Nascido em Colorado e criado em Passo Fundo, Clécio iniciou sua trajetória no setor gastronômico administrando uma cantina em uma concessionária. Depois de experiências em Novo Hamburgo e no litoral gaúcho, decidiu fixar-se em Gramado nos anos 1970, atraído pelo potencial turístico da cidade.
Em 1º de julho de 1974, aos 35 anos, inaugurou o restaurante St. Hubertus, às margens do Lago Negro, tornando-se pioneiro ao introduzir no Brasil o fondue suíço, preparado com queijos Gruyère e Emmental importados da Argentina. Sua visão empreendedora popularizou o prato no país, especialmente durante o Festival de Cinema de Gramado, quando sua casa se tornou ponto de encontro de celebridades e personalidades da elite cultural.
Inovador, Clécio também é reconhecido como o criador do fondue de chocolate, hoje uma das sobremesas mais emblemáticas da Serra Gaúcha. Ao longo da carreira, também esteve à frente de outros estabelecimentos pioneiros. Seu legado é o de um visionário que transformou a cena gastronômica de Gramado e difundiu o fondue como símbolo do inverno brasileiro.
BH recebe o espetáculo do Natal dos Sonhos

Nos dias 29 e 30 de novembro, o Ginásio Mineirinho , em Belo Horizonte , será transformado no palco de Uskoa – O Sonho do Papai Noel, o aclamado musical que é considerado o maior espetáculo de Natal da América Latina.
O espetáculo envolve todos em um universo de sonho, a superprodução é um convite irrecusável para toda a família vivenciar a emoção e a magia que só o Natal proporciona. As apresentações estão marcadas para as 19 horas nos dois dias.

Uma Fantasia com 80 Artistas - Mais do que um simples show, “Uskoa” — que significa “Acreditar” — é uma celebração do espírito natalino, contada a partir do imaginário do próprio Papai Noel, que se transforma no maestro de uma jornada onírica. A narrativa visualmente arrebatadora explora a ideia de que, em um sonho, tudo é possível, tornando a história do Natal surreal e emocionante aos olhos do público.

O palco italiano será tomado por uma estrutura grandiosa e uma atmosfera cinematográfica. O espetáculo conta com um elenco de cerca de 80 artistas multidisciplinares, incluindo: Atores ,Coralistas e Cantores, Bailarinos, Músicos,Acrobatas Aéreos e Circenses
Durante aproximadamente 80 minutos, o público será conduzido por uma experiência multimídia que inclui a utilização de fogos indoor, cenários físicos e digitais temáticos, elementos cenográficos aéreos, técnicas de elevação e efeitos especiais.
O musical é totalmente autoral, performático e refinado. Além dos rearranjos dos mais belos clássicos do universo natalino, “Uskoa” apresenta um repertório musical com letras e músicas criadas especialmente para o espetáculo.
A superprodução, que já encantou o público de Goiânia, retorna a Belo Horizonte reeditando uma temporada de sucesso de crítica. A história narra a jornada desta criança que “sonhou, acreditou e desde então, mudou o olhar das pessoas sobre o mundo: o Papai Noel”.
https://www.youtube.com/live/oqNv1YgQBiU
Uskoa – O Sonho do Papai Noel em BH

Uskoa – O Sonho do Papai Noel
Dias 29 e 30 de novembro de 2025
Horário: 19 horas
Local: Ginásio Mineirinho (Avenida Antônio Abrahão Caram, 31275-000, São José, Belo Horizonte, MG)
Ingressos: ingresse.com/uskoa-o-sonho-do-papai-noel
informações: @encantosdenatalbh (Instagram)
Fernando de Noronha ganha destaque mundial como destino de preservação marinha
O Arquipélago de Fernando de Noronha emerge das águas do Atlântico, ao largo da costa nordeste do Brasil, como uma cadeia de 21 ilhas vulcânicas. Reconhecido mundialmente por suas águas cristalinas, vida marinha abundante e paisagens deslumbrantes, a ilha principal, habitada, tornou-se um dos destinos turísticos mais cobiçados do país
A organização internacional sem fins lucrativos Mission Blue, dedicada à conservação marinha, tem o orgulho de anunciar o Arquipélago de Fernando de Noronha como o mais novo Hope Spot. Fabio Borges, presidente do Instituto Vida no Oceano e do Projeto Tubarões e Raias de Noronha, e Rafaely Ventura, coordenadora de projeto do Projeto Tamar, são reconhecidos como os Hope Spot Champions.
“Fernando de Noronha é um dos ambientes mais extraordinários do Atlântico tropical. Suas águas translúcidas e vida marinha abundante fazem dele um verdadeiro santuário de biodiversidade. Aqui existe um mosaico de ecossistemas em delicado equilíbrio — recifes de corais, costões rochosos, fundos arenosos, campos de algas, canais profundos e zonas de transição oceânica”, afirma a Dra. Sylvia Earle, fundadora da Mission Blue. Ela continua: “A designação de Fernando de Noronha como Hope Spot fortalece o trabalho de cientistas, instituições públicas, organizações da sociedade civil e comunidades locais que há décadas se dedicam a preservar este lugar especial.”
O turismo através das fazendas produtoras de vinhos, as belíssimas vinícolas vem crescendo nos últimos anos com a Enogastronomia, que é a arte e combinar vinhos e alimentos para criar uma experiência sensorial aprimorada, harmonizando-os por semelhança (combinando pratos e vinhos com características semelhantes) ou por contraste (equilibrando características opostas). Para isso, considera-se a interação entre o peso, aroma, textura e componentes gustativos como acidez, doçura, salgado e taninos.
A operadora de turismo Zênithe Travelclub, de Mariella Miranda e Germán Alarcón, especializada em turismo EnoGastronômico há pelo menos 25 anos, entre outros nichos e segmentos, pelo Brasil e o Mundo, apresenta mais um programa de GRUPO EnoGastronômico Cultural em nossas MINAS GERAIS, para o período de 03 a 08 de dezembro de 2025 - Feriado prolongado em Belo Horizonte (Nossa Senhora da Conceição).
A paixão pessoal (e envolvimento), do casal proprietário da ZÊNITHE TRAVELCLUB,
Mariella Miranda e Germán Alarcón, pelos prazeres da Boa Mesa, se tornou um nicho forte de atuação da empresa !
Mariella Miranda e Germán Alarcón com a parceira neste grupo ao Sul de Minas, a Sommelier Adelaide Machado
Nesta, que é denominada ESCAPADA EnoGastronômica ao CENTRO-SUL de MG, os inscritos vivenciarão o Encanto da Dupla Poda em uma Jornada que celebra o Melhor de Minas.
Partirão rumo a uma experiência que vai muito além do turismo: uma verdadeira imersão sensorial nos aromas, paladares e sabores da vitivinicultura mineira.
Serão dias inteiramente dedicados ao que há de melhor na região — queijos premiados, azeites artesanais, cafés especiais e, claro, os mais refinados vinhos produzidos sob o método da Dupla Poda.
Um roteiro cuidadosamente elaborado para quem aprecia viver o vinho em sua essência — com almoços e jantares exclusivos, pensados especialmente para o nosso grupo, em ambientes que combinam elegância, autenticidade e hospitalidade mineira.
Passarão por Tiradentes, Aiuruoca e Varginha, conhecendo interessantes vinícolas, como a
MIL VIDAS em Ritápolis,
CASA CORREA&MEDICI em Aiuruoca, BÁRBARA ELIODORA em São Gonçalo do Sapucaí,
MARIA MARIA em Boa Esperança e ALMA GERAIS em Bom Sucesso.
Este Projeto tem a parceria da Confraria à Mesa, da Sommelier Adelaide Machado.
@confrariaamesa, @adelaidemachado.sommelier
Grupo exclusivo e vagas limitadas, restam poucas vagas !
Solicite maiores detalhes.
Equipe ZÊNITHE: Germán Alarcón
FONE/W.APP: (31) 99834-2261 /
E-MAIL: german@zenithe.tur.br
INSTAGRAM e FACEBOOK: @zenithe.travelclub
O Espaço Luxury do 37º Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado celebra em 2025 uma década de sucesso e consolidação como um dos principais ambientes dedicados ao turismo de alto padrão na América Latina. Para marcar a data, o espaço vem totalmente remodelado e apresentará um novo conceito, inspirado na tendência mundial do quiet luxury, com tons navais e ornamentação baseada na hortênsia, flor símbolo de Gramado.
A ambientação especial também celebra o lançamento do Projeto Hortênsia, iniciativa que busca promover um resgate histórico e valorizar a essência que projetou a cidade como um dos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo.
Com todos os 115 espaços ocupados e 130 marcas confirmadas, o Espaço Luxury chega à sua 10ª edição reafirmando sua força no mercado internacional. A curadoria reúne destinos, hotéis e experiências exclusivas que representam o melhor do turismo de luxo global.
A programação especial contará com ações culturais e gastronômicas ao longo dos dias do evento. No início da tarde do dia 7 de novembro, Portugal, que neste ano vem como País Convidado de Honra do Festuris, assinará a recepção oficial do espaço, oferecendo aos convidados vinhos e petiscos portugueses, além de intervenções artísticas com interação do público. No dia 8, será a vez da Argentina promover um happy hour ao final da tarde, com vinhos e receitas típicas. Neste dia, também acontece uma apresentação com arpistas.
Entre os destaques deste ano está a estreia da Turquia no Espaço Luxury, representando o segmento de turismo de luxo do país, que se junta a marcas já consolidadas e tradicionais neste ambiente. Outro momento de destaque será a homenagem às empresas e destinos que participam desde a criação do espaço, reconhecendo sua contribuição para o fortalecimento do setor.
Fotos da edição Luxury de outros anos
“O turismo de luxo vive um momento de expansão em todo o mundo, e o Festuris acompanha esse movimento com olhar estratégico e inovador. Gramado se consolida como palco privilegiado para que marcas globais e profissionais realizem conexões, troquem experiências e gerem negócios de alto valor. O Espaço Luxury é uma vitrine desse segmento que cresce pautado pela exclusividade, sustentabilidade e autenticidade das experiências”, destaca Marta Rossi, CEO e fundadora do Festuris.
O Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado é um dos maiores e mais longevos eventos de negócios turísticos da América Latina. Realizado anualmente, reúne destinos e profissionais do setor em diversos espaços segmentados. Neste ano acontece de 6 a 9 de novembro, a 37ª edição do evento, sob a temática “Reimaginando o Amanhã”.
Local: Serra Park – Centro de Feiras e Eventos, Gramado (RS)
informações: www.festurisgramado.com e @festurisgramado
Gramado celebra a 14ª edição do Troféu Silvia Zorzanello
A Câmara de Vereadores de Gramado realiza, no dia 5 de novembro, às 18 horas, uma sessão solene para a entrega do Troféu Silvia Zorzanello, uma das mais tradicionais homenagens do município. A cerimônia acontece no plenário do Legislativo gramadense e marca o reconhecimento às personalidades que contribuíram de forma relevante para o desenvolvimento social, cultural e econômico de Gramado, com destaque especial para o fortalecimento do turismo.
Neste ano, o reconhecimento será à Elza Ruth Volkoff, que dedicou sua trajetória ao fortalecimento do turismo e da hotelaria gramadense, e ao empresário Clécio Gobbi por sua contribuição para o desenvolvimento social, cultural e econômico do município.
Fotos: Gustavo Mirolli/Festuris
Guilherme Paulus, homenageado ano passado
Instituído em 2011, o Troféu Silvia Zorzanello chega à sua 14ª edição celebrando trajetórias que, assim como a da empresária que dá nome à honraria, ajudaram a consolidar Gramado como um dos principais destinos turísticos do país. Silvia Zorzanello, cofundadora do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, é reconhecida como um ícone da economia do turismo.
A premiação foi criada como forma de perpetuar o legado de Silvia e valorizar aqueles que mantêm vivo o espírito empreendedor e inovador que caracteriza o turismo gramadense. O troféu, cuja escultura representa duas araucárias, símbolo do Rio Grande do Sul, é entregue tradicionalmente na véspera da abertura oficial do Festuris.
SILVIA ZORZANELLO - Nasceu em Gramado e, desde jovem, demonstrou liderança e envolvimento com a comunidade local. Formada em Letras, Silvia iniciou sua carreira no turismo ao lado de Marta Rossi, com quem fundou a Rossi & Zorzanello Eventos e Empreendimentos. Juntas, idealizaram o Festuris em 1989, com o objetivo de profissionalizar o setor turístico da Região das Hortênsias e colocar o Rio Grande do Sul no mapa do turismo nacional.
Além do Festuris, Silvia foi responsável pela criação de outros eventos de sucesso, como o Chocofest e o Acorde Musical, que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do turismo em Gramado e região.
ELZA RUTH VOLKOFF - Nascida em Curitiba, filha de imigrantes russos, poloneses e italianos, teve uma infância marcada pelo afeto da madrinha Paulina e pela convivência nos hotéis administrados por sua mãe, experiência que despertou seu interesse pela hotelaria. Após concluir os estudos em Curitiba, onde foi eleita Miss Curitiba aos 22 anos, iniciou carreira na televisão como apresentadora e jurada. No Rio de Janeiro, atuou como atriz, produtora e jornalista, participando de programas e filmes com artistas renomados.
Posteriormente, transferiu-se para São Paulo, destacando-se como editora de Turismo e Hotelaria nos jornais DCI e Shopping News, e fundou a FET – Associação Feminina de Executivas do Turismo. Recebeu 41 prêmios nacionais e internacionais, fruto de sua trajetória dedicada ao turismo e à hotelaria.
Elza é reconhecida por sua carreira brilhante e por seu espírito alegre, amor pela convivência com amigos e pela valorização da família. Continua atuando intensamente no setor, mantendo uma rotina profissional dinâmica e apaixonada.
CLÉCIO GOBBI - Nascido em Colorado e criado em Passo Fundo, Clécio iniciou sua trajetória no setor gastronômico administrando uma cantina em uma concessionária. Depois de experiências em Novo Hamburgo e no litoral gaúcho, decidiu fixar-se em Gramado nos anos 1970, atraído pelo potencial turístico da cidade.
Em 1º de julho de 1974, aos 35 anos, inaugurou o restaurante St. Hubertus, às margens do Lago Negro, tornando-se pioneiro ao introduzir no Brasil o fondue suíço, preparado com queijos Gruyère e Emmental importados da Argentina. Sua visão empreendedora popularizou o prato no país, especialmente durante o Festival de Cinema de Gramado, quando sua casa se tornou ponto de encontro de celebridades e personalidades da elite cultural.
Inovador, Clécio também é reconhecido como o criador do fondue de chocolate, hoje uma das sobremesas mais emblemáticas da Serra Gaúcha. Ao longo da carreira, também esteve à frente de outros estabelecimentos pioneiros. Seu legado é o de um visionário que transformou a cena gastronômica de Gramado e difundiu o fondue como símbolo do inverno brasileiro.
BH recebe o espetáculo do Natal dos Sonhos
Nos dias 29 e 30 de novembro, o Ginásio Mineirinho , em Belo Horizonte , será transformado no palco de Uskoa – O Sonho do Papai Noel, o aclamado musical que é considerado o maior espetáculo de Natal da América Latina.
O espetáculo envolve todos em um universo de sonho, a superprodução é um convite irrecusável para toda a família vivenciar a emoção e a magia que só o Natal proporciona. As apresentações estão marcadas para as 19 horas nos dois dias.
Uma Fantasia com 80 Artistas - Mais do que um simples show, “Uskoa” — que significa “Acreditar” — é uma celebração do espírito natalino, contada a partir do imaginário do próprio Papai Noel, que se transforma no maestro de uma jornada onírica. A narrativa visualmente arrebatadora explora a ideia de que, em um sonho, tudo é possível, tornando a história do Natal surreal e emocionante aos olhos do público.
O palco italiano será tomado por uma estrutura grandiosa e uma atmosfera cinematográfica. O espetáculo conta com um elenco de cerca de 80 artistas multidisciplinares, incluindo: Atores ,Coralistas e Cantores, Bailarinos, Músicos,Acrobatas Aéreos e Circenses
Durante aproximadamente 80 minutos, o público será conduzido por uma experiência multimídia que inclui a utilização de fogos indoor, cenários físicos e digitais temáticos, elementos cenográficos aéreos, técnicas de elevação e efeitos especiais.
O musical é totalmente autoral, performático e refinado. Além dos rearranjos dos mais belos clássicos do universo natalino, “Uskoa” apresenta um repertório musical com letras e músicas criadas especialmente para o espetáculo.
A superprodução, que já encantou o público de Goiânia, retorna a Belo Horizonte reeditando uma temporada de sucesso de crítica. A história narra a jornada desta criança que “sonhou, acreditou e desde então, mudou o olhar das pessoas sobre o mundo: o Papai Noel”.
https://www.youtube.com/live/oqNv1YgQBiU
Uskoa – O Sonho do Papai Noel em BH
Uskoa – O Sonho do Papai Noel
Dias 29 e 30 de novembro de 2025
Horário: 19 horas
Local: Ginásio Mineirinho (Avenida Antônio Abrahão Caram, 31275-000, São José, Belo Horizonte, MG)
Ingressos: ingresse.com/uskoa-o-sonho-do-papai-noel
informações: @encantosdenatalbh (Instagram)
Fernando de Noronha ganha destaque mundial como destino de preservação marinha
O Arquipélago de Fernando de Noronha emerge das águas do Atlântico, ao largo da costa nordeste do Brasil, como uma cadeia de 21 ilhas vulcânicas. Reconhecido mundialmente por suas águas cristalinas, vida marinha abundante e paisagens deslumbrantes, a ilha principal, habitada, tornou-se um dos destinos turísticos mais cobiçados do país
A organização internacional sem fins lucrativos Mission Blue, dedicada à conservação marinha, tem o orgulho de anunciar o Arquipélago de Fernando de Noronha como o mais novo Hope Spot. Fabio Borges, presidente do Instituto Vida no Oceano e do Projeto Tubarões e Raias de Noronha, e Rafaely Ventura, coordenadora de projeto do Projeto Tamar, são reconhecidos como os Hope Spot Champions.
“Fernando de Noronha é um dos ambientes mais extraordinários do Atlântico tropical. Suas águas translúcidas e vida marinha abundante fazem dele um verdadeiro santuário de biodiversidade. Aqui existe um mosaico de ecossistemas em delicado equilíbrio — recifes de corais, costões rochosos, fundos arenosos, campos de algas, canais profundos e zonas de transição oceânica”, afirma a Dra. Sylvia Earle, fundadora da Mission Blue. Ela continua: “A designação de Fernando de Noronha como Hope Spot fortalece o trabalho de cientistas, instituições públicas, organizações da sociedade civil e comunidades locais que há décadas se dedicam a preservar este lugar especial.”
A geografia singular de Fernando de Noronha, como extensão de uma cadeia de montanhas oceânicas, cria ambientes ricos em nutrientes que sustentam uma impressionante diversidade marinha. As ilhas são ecologicamente conectadas por correntes e rotas migratórias a regiões de todo o Atlântico, incluindo a costa oeste da África, o Caribe e a América Central.
A Reserva Biológica do Atol das Rocas, também Patrimônio Mundial da UNESCO, fica a apenas 150 km de distância, e essas ilhas criam um efeito de “degraus ecológicos” (stepping stones) para diversas espécies no Atlântico Sul. Juntas, essas áreas protegidas formam um reservatório de biodiversidade e proporcionam benefícios de transbordamento (spillover) para ecossistemas vizinhos.

Fernando de Noronha abriga duas importantes unidades de conservação: o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha e a Área de Proteção Ambiental (APA). O Parque Nacional funciona como uma zona de proteção integral (no-take), com regras rigorosas, enquanto a APA abriga os moradores da ilha e permite o uso regulado. Essas medidas protegem um dos hotspots de biodiversidade mais ricos do Atlântico Sul, com cerca de 1.500 espécies registradas de fauna e flora — incluindo 250 espécies de peixes recifais, tartarugas marinhas em desova, baleiasjubarte e golfinhos-rotadores. O arquipélago também oferece habitat essencial para 80 espécies de aves, entre elas duas endêmicas: a Cocoruta-de-Noronha (Elaenia ridleyana) e o Sebinho-deNoronha (Vireo gracilirostris).

“A beleza cênica de Noronha não deixa dúvidas: aqui, a natureza é protagonista e tem o verdadeiro potencial de inspirar todos sobre a importância de proteger o oceano e sua biodiversidade”, compartilha o Dr. Fabio Borges. Ele complementa: “Mergulhar em Noronha é uma experiência profundamente transformadora. Suas águas mornas e cristalinas acolhem os visitantes, que testemunham de perto a riqueza de cores, formas e variedade de seres vivos que só o oceano pode oferecer.”
Apesar dessas proteções, o arquipélago enfrenta pressões crescentes. Acima de tudo, o turismo descontrolado surgiu como um dos maiores desafios. O que antes era um modelo de ecoturismo de baixo impacto transformou-se em níveis insustentáveis de visitação, ameaçando a base ecológica do arquipélago. A pressão das populações residente e visitante sobre os ecossistemas frágeis é insustentável nos níveis atuais, e espécies invasoras introduzidas por humanos ameaçam a flora e fauna nativas. Reequilibrar esse cenário é essencial: sem conservação, a própria beleza cênica e a vida marinha que atraem os visitantes estarão em risco.
“Fernando de Noronha é um território singular, onde a beleza das paisagens se encontra com a riqueza da vida marinha. Suas praias intocadas e águas cristalinas compõem uma paisagem de grande valor ambiental e cultural”, explica Rafaely Ventura. “Essas condições fazem do arquipélago um dos melhores lugares do mundo para pesquisa científica, conservação da natureza e educação ambiental, preservando berçários naturais e áreas de alimentação e reprodução de espécies como tartarugas, raias e tubarões. Proteger esse patrimônio é um compromisso coletivo, garantindo que as futuras gerações possam descobrir e se encantar com a vida marinha de Noronha.”

A pesca ocorre atualmente em escala de subsistência, praticada por moradores em áreas designadas da APA, sendo considerada sustentável. No entanto, o monitoramento oficial da pesca comercial em áreas oceânicas e montes submarinos ainda é insuficiente, representando risco adicional. A exploração de petróleo continua sendo uma ameaça, pois a possibilidade de perfuração em alto-mar poderia ter consequências devastadoras para Fernando de Noronha e para a Reserva Marinha do Atol das Rocas.

“A verdadeira experiência que podemos ter aqui é aprender que a natureza e a vida humana podem coexistir e manter conexões diretas. Isso exige conhecimento e respeito, e a compreensão de que, em alguns lugares, a natureza deve permanecer intocada, enquanto em outros podemos exercer nossos hábitos de forma ordenada. Nesse sentido, a história de Fernando de Noronha mostra como as pessoas valorizam o ambiente local, seus elementos e a saúde que ele promove”, reflete Lucas Penna, pesquisador do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. “Apesar de enfrentarmos diversos desafios ambientais locais e globais, é inegável que este arquipélago deve permanecer protegido e representa um ponto de esperança para todos nós.”
A designação de Hope Spot servirá como um reforço crucial para redirecionar o foco aos valores da conservação e ampliar a colaboração local, regional e internacional. Os planos para os próximos anos incluem expandir os programas de educação ambiental para crianças e adolescentes, aprimorar os materiais interpretativos nas trilhas e pontos de visitação, e promover a conscientização sobre a importância ecológica, cultural e econômica da conservação por meio de eventos, palestras e oficinas. Os Champions também enfatizam a necessidade de fortalecer a fiscalização das proteções existentes, garantir recursos adicionais para a gestão e aplicar o modelo Hope Spot como ferramenta técnica no planejamento da expansão das áreas marinhas protegidas atualmente em discussão por órgãos brasileiros.
Para os Champions, o reconhecimento de Fernando de Noronha como Hope Spot não é apenas um reconhecimento de sua importância global, mas também um chamado para colocar a conservação no centro do futuro da ilha. Enfrentando as ameaças do crescimento desordenado, das espécies invasoras e do turismo insustentável, essa designação pode ajudar a transformar o arquipélago em um modelo de equilíbrio — onde a gestão ecológica assegure que Fernando de Noronha continue sendo um santuário da biodiversidade e um farol de esperança para as futuras gerações.

Mission Blue
Fernando de Noronha abriga duas importantes unidades de conservação: o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha e a Área de Proteção Ambiental (APA). O Parque Nacional funciona como uma zona de proteção integral (no-take), com regras rigorosas, enquanto a APA abriga os moradores da ilha e permite o uso regulado. Essas medidas protegem um dos hotspots de biodiversidade mais ricos do Atlântico Sul, com cerca de 1.500 espécies registradas de fauna e flora — incluindo 250 espécies de peixes recifais, tartarugas marinhas em desova, baleiasjubarte e golfinhos-rotadores. O arquipélago também oferece habitat essencial para 80 espécies de aves, entre elas duas endêmicas: a Cocoruta-de-Noronha (Elaenia ridleyana) e o Sebinho-deNoronha (Vireo gracilirostris).
“A beleza cênica de Noronha não deixa dúvidas: aqui, a natureza é protagonista e tem o verdadeiro potencial de inspirar todos sobre a importância de proteger o oceano e sua biodiversidade”, compartilha o Dr. Fabio Borges. Ele complementa: “Mergulhar em Noronha é uma experiência profundamente transformadora. Suas águas mornas e cristalinas acolhem os visitantes, que testemunham de perto a riqueza de cores, formas e variedade de seres vivos que só o oceano pode oferecer.”
Apesar dessas proteções, o arquipélago enfrenta pressões crescentes. Acima de tudo, o turismo descontrolado surgiu como um dos maiores desafios. O que antes era um modelo de ecoturismo de baixo impacto transformou-se em níveis insustentáveis de visitação, ameaçando a base ecológica do arquipélago. A pressão das populações residente e visitante sobre os ecossistemas frágeis é insustentável nos níveis atuais, e espécies invasoras introduzidas por humanos ameaçam a flora e fauna nativas. Reequilibrar esse cenário é essencial: sem conservação, a própria beleza cênica e a vida marinha que atraem os visitantes estarão em risco.
“Fernando de Noronha é um território singular, onde a beleza das paisagens se encontra com a riqueza da vida marinha. Suas praias intocadas e águas cristalinas compõem uma paisagem de grande valor ambiental e cultural”, explica Rafaely Ventura. “Essas condições fazem do arquipélago um dos melhores lugares do mundo para pesquisa científica, conservação da natureza e educação ambiental, preservando berçários naturais e áreas de alimentação e reprodução de espécies como tartarugas, raias e tubarões. Proteger esse patrimônio é um compromisso coletivo, garantindo que as futuras gerações possam descobrir e se encantar com a vida marinha de Noronha.”
A pesca ocorre atualmente em escala de subsistência, praticada por moradores em áreas designadas da APA, sendo considerada sustentável. No entanto, o monitoramento oficial da pesca comercial em áreas oceânicas e montes submarinos ainda é insuficiente, representando risco adicional. A exploração de petróleo continua sendo uma ameaça, pois a possibilidade de perfuração em alto-mar poderia ter consequências devastadoras para Fernando de Noronha e para a Reserva Marinha do Atol das Rocas.
“A verdadeira experiência que podemos ter aqui é aprender que a natureza e a vida humana podem coexistir e manter conexões diretas. Isso exige conhecimento e respeito, e a compreensão de que, em alguns lugares, a natureza deve permanecer intocada, enquanto em outros podemos exercer nossos hábitos de forma ordenada. Nesse sentido, a história de Fernando de Noronha mostra como as pessoas valorizam o ambiente local, seus elementos e a saúde que ele promove”, reflete Lucas Penna, pesquisador do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. “Apesar de enfrentarmos diversos desafios ambientais locais e globais, é inegável que este arquipélago deve permanecer protegido e representa um ponto de esperança para todos nós.”
A designação de Hope Spot servirá como um reforço crucial para redirecionar o foco aos valores da conservação e ampliar a colaboração local, regional e internacional. Os planos para os próximos anos incluem expandir os programas de educação ambiental para crianças e adolescentes, aprimorar os materiais interpretativos nas trilhas e pontos de visitação, e promover a conscientização sobre a importância ecológica, cultural e econômica da conservação por meio de eventos, palestras e oficinas. Os Champions também enfatizam a necessidade de fortalecer a fiscalização das proteções existentes, garantir recursos adicionais para a gestão e aplicar o modelo Hope Spot como ferramenta técnica no planejamento da expansão das áreas marinhas protegidas atualmente em discussão por órgãos brasileiros.
Para os Champions, o reconhecimento de Fernando de Noronha como Hope Spot não é apenas um reconhecimento de sua importância global, mas também um chamado para colocar a conservação no centro do futuro da ilha. Enfrentando as ameaças do crescimento desordenado, das espécies invasoras e do turismo insustentável, essa designação pode ajudar a transformar o arquipélago em um modelo de equilíbrio — onde a gestão ecológica assegure que Fernando de Noronha continue sendo um santuário da biodiversidade e um farol de esperança para as futuras gerações.
Mission Blue
Liderada pela lendária oceanógrafa Dra. Sylvia Earle, a Mission Blue une uma coalizão global para inspirar uma onda de conscientização pública, acesso e apoio a uma rede mundial de áreas marinhas protegidas — os Hope Spots. Sob a liderança da Dra. Earle, a equipe da Mission Blue realiza campanhas de comunicação que elevam os Hope Spots ao palco mundial por meio de documentários, redes sociais, mídia tradicional e ferramentas inovadoras como o Google Earth. A Mission Blue realiza expedições oceânicas regulares que lançam luz sobre esses ecossistemas vitais e fortalecem o apoio à sua proteção. A organização também apoia o trabalho de ONGs de conservação em todo o mundo que compartilham a missão de ampliar o apoio público à proteção dos oceanos.

Instituto Vida no Oceano
O Instituto Vida no Oceano (IVO) é uma organização sem fins lucrativos fundada por pesquisadores e comunicadores dedicados à conservação marinha, baseada em três pilares principais: pesquisa científica que embasa ações práticas; comunicação com a sociedade sustentada por dados científicos de alta qualidade; e o apoio ao desenvolvimento socioeconômico sustentável, com ênfase em um turismo consciente e de baixo impacto como ferramenta de sensibilização e engajamento. A principal iniciativa do IVO é o Projeto Tubarões e Raias de Noronha (@tubaroes.raias.noronha), focado nos elasmobrânquios. Diversos estudos em andamento se complementam para construir uma compreensão mais completa desse grupo no arquipélago, ao mesmo tempo em que fornecem informações essenciais para a gestão local e apoiam esforços contínuos de divulgação, engajamento comunitário, capacitação profissional e muito mais. As iniciativas de Ciência Cidadã do IVO receberam reconhecimento internacional da UNESCO por meio do selo Green Citizens.
Sobre o Projeto Tamar
A Fundação Projeto Tamar atua no litoral brasileiro desde a década de 1980 com a missão de promover a recuperação das populações de tartarugas marinhas por meio da pesquisa, conservação e inclusão social. É uma organização privada, sem fins lucrativos, com geração própria de recursos (autossustentabilidade) e coexecutora do PAN – Plano de Ação Nacional para a Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil, do ICMBio/MMA, sendo responsável por grande parte das ações planejadas. Atua em 22 localidades distribuídas por oito estados brasileiros, incluindo áreas costeiras e ilhas oceânicas: Rio Grande do Norte, Pernambuco (Fernando de Noronha – FEN), Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Fernando de Noronha é uma importante área de alimentação para duas espécies — Chelonia mydas (tartaruga-verde) e Eretmochelys imbricata (tartaruga-de-pente) — e de reprodução para Chelonia mydas. A Fundação Projeto Tamar desenvolve atividades de pesquisa, manejo e proteção dascinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no Brasil, além de ações de engajamento comunitário, inclusão social, educação ambiental, promoção da cultura local e geração de trabalho e renda.
Brasil apresenta ao trade argentino o melhor do seu verão

Salvador
O verão brasileiro vai invadir a Argentina. A partir do dia 11 de novembro, acontece a 7ª edição do Roadshow B2L!VE Te Lleva a Brasil - Verano 2026, o maior showcase de destinos e experiências turísticas do Brasil na América Latina. Realizado pela B2L!VE, agência de eventos e live marketing do Grupo BBG Brasil, o projeto fará paradas em Buenos Aires (11/11), Rosário (12/11) e Córdoba (13/11).

Porto de Galinhas

Muito mais do que um evento, o roadshow é uma conexão entre culturas. O evento tem como objetivo engajar e capacitar os profissionais do turismo argentino para a comercialização da próxima temporada de verão no Brasil. Em um formato 360°, dinâmico e totalmente temático, a programação combina conteúdo, experiência e networkin
Entre as atrações, destaque para os talk shows com companhias aéreas parceiras, que apresentarão um panorama das novas rotas e do aumento da oferta de voos entre Brasil e Argentina. Em seguida, os destinos participantes assumem o palco em um segundo talk show, compartilhando novidades, tendências e experiências exclusivas que aguardam os turistas argentinos no verão de 2026. Durante a programação, os participantes terão a chance de aprender, se expressar e viver de perto o espírito brasileiro por meio de atividades e experiências imersivas focadas na promoção do Brasil.

Salvador
Uma celebração do verão e da hospitalidade brasileira - Nesta edição, o roadshow está totalmente focado no verão e nas festas de Réveillon, reforçando a energia, o calor humano e o estilo de vida que tornam o Brasil um dos destinos mais desejados do mundo. A proposta é capacitar mais de 500 profissionais do trade argentino, apresentando as novidades de 7 destinos: Bahia, Brasília, Pernambuco, Porto de Galinhas (Ipojuca), Porto Seguro, Rio Grande do Norte e São Paulo. O evento também contará com 15 marcas expositoras, entre hotéis e receptivos turísticos, além das companhias aéreas Aerolíneas Argentinas, Gol Linhas Aéreas, JetSmart, Latam Airlines e Sky Airline, como também de grandes DMCs, para efetivar a comercialização dos produtos que serão apresentados.

Brasília
Experiência, aprendizado e brasilidade - Cada parada do roadshow promete uma noite inesquecível, com música, dança, cultura e muita interatividade. O ambiente será inspirado nas tradicionais festas de Réveillon brasileiras, com dress code é branco, simbolizando boas vibrações e novos começos.

Porto Seguro

“O Brasil é um destino plural, que pode ser vendido o ano inteiro. Por meio do B2L!VE Te Lleva a Brasil, mostramos aos profissionais do turismo todas as oportunidades e novidades dos nossos destinos, de um jeito leve, criativo e cheio de energia. Este ano, queremos que o público viva o Brasil com todos os sentidos”, afirma Vitor Bauab, presidente do Grupo BBG Brasil.

Natal, capital Rio Grande do Norte

Crescimento e integração - A ação conta com o apoio institucional da Embaixada do Brasil em Buenos Aires, reforçando a importância da integração turística e cultural entre os dois países. A Argentina continua sendo o principal mercado emissor de turistas para o Brasil. De acordo com dados da Embratur, entre janeiro e julho de 2025, mais de 2,5 milhões de argentinos visitaram destinos brasileiros — um crescimento significativo em relação ao ano anterior. O resultado reforça o forte interesse do público argentino pelo Brasil e consolida o país vizinho como o maior parceiro turístico do mercado internacional brasileiro.

São Paulo

B2L!VE - A B2L!VE, agência de eventos e live marketing do Grupo BBG Brasil, cria experiências imersivas que conectam marcas e consumidores de forma autêntica. Com expertise em eventos presenciais, virtuais e híbridos, a agência transforma cada interação em momentos únicos, engajando, surpreendendo e gerando impacto. Ativações de marca, gestão de eventos corporativos, conteúdos digitais e experiências personalizadas: a B2L!VE faz a sua marca ser vivida.
Coluna Minas Turismo Gerais do Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63 informações para a coluna enviar para sergio51moreira@bol.com.br
Instituto Vida no Oceano
O Instituto Vida no Oceano (IVO) é uma organização sem fins lucrativos fundada por pesquisadores e comunicadores dedicados à conservação marinha, baseada em três pilares principais: pesquisa científica que embasa ações práticas; comunicação com a sociedade sustentada por dados científicos de alta qualidade; e o apoio ao desenvolvimento socioeconômico sustentável, com ênfase em um turismo consciente e de baixo impacto como ferramenta de sensibilização e engajamento. A principal iniciativa do IVO é o Projeto Tubarões e Raias de Noronha (@tubaroes.raias.noronha), focado nos elasmobrânquios. Diversos estudos em andamento se complementam para construir uma compreensão mais completa desse grupo no arquipélago, ao mesmo tempo em que fornecem informações essenciais para a gestão local e apoiam esforços contínuos de divulgação, engajamento comunitário, capacitação profissional e muito mais. As iniciativas de Ciência Cidadã do IVO receberam reconhecimento internacional da UNESCO por meio do selo Green Citizens.
Sobre o Projeto Tamar
A Fundação Projeto Tamar atua no litoral brasileiro desde a década de 1980 com a missão de promover a recuperação das populações de tartarugas marinhas por meio da pesquisa, conservação e inclusão social. É uma organização privada, sem fins lucrativos, com geração própria de recursos (autossustentabilidade) e coexecutora do PAN – Plano de Ação Nacional para a Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil, do ICMBio/MMA, sendo responsável por grande parte das ações planejadas. Atua em 22 localidades distribuídas por oito estados brasileiros, incluindo áreas costeiras e ilhas oceânicas: Rio Grande do Norte, Pernambuco (Fernando de Noronha – FEN), Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Fernando de Noronha é uma importante área de alimentação para duas espécies — Chelonia mydas (tartaruga-verde) e Eretmochelys imbricata (tartaruga-de-pente) — e de reprodução para Chelonia mydas. A Fundação Projeto Tamar desenvolve atividades de pesquisa, manejo e proteção dascinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no Brasil, além de ações de engajamento comunitário, inclusão social, educação ambiental, promoção da cultura local e geração de trabalho e renda.
Brasil apresenta ao trade argentino o melhor do seu verão
Salvador
O verão brasileiro vai invadir a Argentina. A partir do dia 11 de novembro, acontece a 7ª edição do Roadshow B2L!VE Te Lleva a Brasil - Verano 2026, o maior showcase de destinos e experiências turísticas do Brasil na América Latina. Realizado pela B2L!VE, agência de eventos e live marketing do Grupo BBG Brasil, o projeto fará paradas em Buenos Aires (11/11), Rosário (12/11) e Córdoba (13/11).
Porto de Galinhas
Muito mais do que um evento, o roadshow é uma conexão entre culturas. O evento tem como objetivo engajar e capacitar os profissionais do turismo argentino para a comercialização da próxima temporada de verão no Brasil. Em um formato 360°, dinâmico e totalmente temático, a programação combina conteúdo, experiência e networkin
Entre as atrações, destaque para os talk shows com companhias aéreas parceiras, que apresentarão um panorama das novas rotas e do aumento da oferta de voos entre Brasil e Argentina. Em seguida, os destinos participantes assumem o palco em um segundo talk show, compartilhando novidades, tendências e experiências exclusivas que aguardam os turistas argentinos no verão de 2026. Durante a programação, os participantes terão a chance de aprender, se expressar e viver de perto o espírito brasileiro por meio de atividades e experiências imersivas focadas na promoção do Brasil.
Salvador
Uma celebração do verão e da hospitalidade brasileira - Nesta edição, o roadshow está totalmente focado no verão e nas festas de Réveillon, reforçando a energia, o calor humano e o estilo de vida que tornam o Brasil um dos destinos mais desejados do mundo. A proposta é capacitar mais de 500 profissionais do trade argentino, apresentando as novidades de 7 destinos: Bahia, Brasília, Pernambuco, Porto de Galinhas (Ipojuca), Porto Seguro, Rio Grande do Norte e São Paulo. O evento também contará com 15 marcas expositoras, entre hotéis e receptivos turísticos, além das companhias aéreas Aerolíneas Argentinas, Gol Linhas Aéreas, JetSmart, Latam Airlines e Sky Airline, como também de grandes DMCs, para efetivar a comercialização dos produtos que serão apresentados.
Brasília
Experiência, aprendizado e brasilidade - Cada parada do roadshow promete uma noite inesquecível, com música, dança, cultura e muita interatividade. O ambiente será inspirado nas tradicionais festas de Réveillon brasileiras, com dress code é branco, simbolizando boas vibrações e novos começos.
Porto Seguro
“O Brasil é um destino plural, que pode ser vendido o ano inteiro. Por meio do B2L!VE Te Lleva a Brasil, mostramos aos profissionais do turismo todas as oportunidades e novidades dos nossos destinos, de um jeito leve, criativo e cheio de energia. Este ano, queremos que o público viva o Brasil com todos os sentidos”, afirma Vitor Bauab, presidente do Grupo BBG Brasil.
Natal, capital Rio Grande do Norte
Crescimento e integração - A ação conta com o apoio institucional da Embaixada do Brasil em Buenos Aires, reforçando a importância da integração turística e cultural entre os dois países. A Argentina continua sendo o principal mercado emissor de turistas para o Brasil. De acordo com dados da Embratur, entre janeiro e julho de 2025, mais de 2,5 milhões de argentinos visitaram destinos brasileiros — um crescimento significativo em relação ao ano anterior. O resultado reforça o forte interesse do público argentino pelo Brasil e consolida o país vizinho como o maior parceiro turístico do mercado internacional brasileiro.
São Paulo
B2L!VE - A B2L!VE, agência de eventos e live marketing do Grupo BBG Brasil, cria experiências imersivas que conectam marcas e consumidores de forma autêntica. Com expertise em eventos presenciais, virtuais e híbridos, a agência transforma cada interação em momentos únicos, engajando, surpreendendo e gerando impacto. Ativações de marca, gestão de eventos corporativos, conteúdos digitais e experiências personalizadas: a B2L!VE faz a sua marca ser vivida.
Coluna Minas Turismo Gerais do Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63 informações para a coluna enviar para sergio51moreira@bol.com.br
.jpeg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário