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sábado, 24 de setembro de 2011

Mini entra no mercado de bicicletas e a Ford ainda não se decidiu

Ford apresenta E-Bike elétrica conceito com tecnologia de F 1, mas BMW sai na frente e já vende sua Bike Mini

Ford E-Bike uma bicicleta elétrica do futuro ainda na fase de conceito
A pressão sobre o politicamente correto no meio ambiente que inundou o mundo está aos poucos gerando bons resultados. São governos em diversos países dificultando o acesso de veículos movidos por combustíveis fósseis aos centros das cidades, incentivando o uso de transportes de massa, muitos ônibus já rodando com motores alimentados com óleos vegetais, e a eletricidade, movendo o metrô, e já uma boa quantidade de automóveis híbridos. Além disso, o uso da bicicleta é cada vez mais aconselhada em todo o Planeta. Isso está sendo levado tão a sério que tradicionais fabricantes de automóveis se dedicaram a produzir bicicletas. A Ford apresentou a E-Bike Concept, embora esclareça que não tem planos de produzir a E-Bike, mas, decidiu continuar a estudar o conceito, “junto com outras soluções futuras de mobilidade”.


A Ford não está só nesse projeto, a BMW, que produz o famoso Mini Cooper, entrou de cara no negócio e colocou à venda a bicicleta dobrável Mini, que pesa apenas 11 kg, tem rodas de 20” e oito marchas e pode ser levada em uma bolsa localizada sob o selim.
O preço dessa Mini, criada para ser transportada num espaço específico criado no Mini Cooper e nos demais modelos da marca, custa R$ 2.850,00. O preço é cima das concorrentes, mas a Mini tem pedais revestidos de teflon, para-lamas dianteiros e traseiros, quadro de alumínio fosco, um confortável selim de gel e cabe no porta-malas do Mini.

Cada vez mais gente prefere bicicleta
O diretor de Personalização da Ford Europa, Axel Wilke, explicou que “vemos as E-Bikes como um elemento importante de mobilidade urbana. Mais e mais pessoas estão usando E-Bikes em trajetos de curta distância e elas estão se tornando confortáveis com o conceito de mobilidade elétrica", declaração que pode ser o prenúncio da Ford comercializando também bicicletas.
Estive em Amsterdam em janeiro deste ano e vi in locco o que esse veículo representa para os holandeses. A Holanda possui mais bicicletas do que gente. Lá, uma pessoa tem normalmente duas ou três bicicletas, mas vi muito poucas elétricas.
Bicicleta com tecnologia de F1
A verdade é que a Ford surpreendeu o Salão do Automóvel de Frankfurt, onde apresentou a sua E-Bike Concept elétrica. O que é certo é que no ano passado foram comercializadas no mundo mais de 30 milhões de bicicletas elétricas. A Ford E-Bike é a primeira aplicação de alta tecnologia na indústria de ciclismo e o design avançado de nova geração, construção robusta e de qualidade e itens de alto desempenho, seria o complemento ideal para as soluções de mobilidade elétrica que vamos oferecer", prevê Wilke.


Desenvolvido pelo time de Design Ford, liderado pelo diretor executivo Martin Smith, em parceria com a cyber-Wear, marca alemã que está por trás dos produtos da popular Lifestyle Collection, a Ford E-Bike Concept foi projetada para atrair tanto homens como mulheres.
Ele explica que o coração do seu design é o quadro de perfil trapezoidal, construído em alumínio e carbono, que combina excepcional resistência com o peso de apenas 2,5 kg. As rodas de seis raios com desenho em V parecem flutuar ao lado da estrutura.
 Ele revela que o sistema propulsor fica escondido no quadro, contribuindo para a sua aparência minimalista. “O sistema de tração é formado por um motor no cubo da roda dianteira e uma bateria de íons de lítio embutida no quadro. Ele prevê uma autonomia de até 85 km com uma carga completa, usando um controlador integrado de sensor magnetostritivo, tecnologia desenvolvida na Fórmula 1”, revelou Martin.

Na Ford E-Bike são usados materiais magnetostritivos para converter energia magnética em energia cinética, e vice-versa: na Fórmula 1, esses sensores ajudam a controlar o alto giro do motor combinado com elevadas temperaturas. Eles não necessitam de contato físico com outras partes do motor, são termicamente independentes e completamente livres de manutenção. Os sensores lêem a rotação no rolamento interno e retransmitem essa informação para a unidade de controle em centésimos de segundo.

A unidade de controle então ativa ou desativa o motor elétrico, fazendo a integração contínua entre a força das pernas e a força do motor. Uma tela montada no guidão fornece informações sobre a viagem e permite ao ciclista selecionar três modos de assistência - Economia, Conforto e Esporte.

Junto com esse sistema de tração inovador, a Ford E-Bike traz componentes de ciclismo topo de linha, incluindo câmbio Shimano Alfine de 11 marchas e manopla Shimano Rapidfire 2012. No lugar da corrente tradicional ela tem uma correia de carbono, que permite uma transferência de energia mais limpa, suave e imediata.

Resta-nos aguardar a entrada dessa maravilha em produção. Eu confesso que prefiro a minha bike que pedalo diariamente pelo Aterro do Flamengo, do Aeroporto Santos Dumont até o final do Leblon, num total de 32 a 35 km, desfrutando de uma vista fantástica que a cada dia é curtida como se fosse a primeira vez, mas, deixemo-nos de poesia. Vale a pena conhecer as Especificações técnicas da Ford E-Bike:

Unidade motora:
· Motor: montado no cubo da roda dianteira;
· Potência máxima nominal: 350 W;
· Eletricidade: 36 V/ 250 W;
· Velocidade: assistência a até 25 km/h;
· Pedal: com função de roda livre;
· Câmbio: de engrenagens planetárias;
· Tecnologia de sensor integral.

Bateria:
· Tipo: células de íons de lítio;
· Eletricidade: 340 Wh, 36 V, 9,3 Ah;
· Ciclos de carga: 1.000, com capacidade residual de 80%;
· Sistema de gerenciamento da bateria (BMS): com proteção contra descarga;
· Tempo de recarga: 80% até 2 horas, 100% após 3-4 horas (a temperatura ambiente);
· Autonomia: até 85 km (dependendo da potência e modo de assistência selecionado);
· Faixa de temperatura: -20°C a +60°C.

Carregador:

· Unidade extremamente pequena para conexão da bateria (que permanece na bike) à rede elétrica normal;
· Inteligência eletrônica para prevenir sobrecarga, queda de voltagem, sobreaquecimento e curto-circuito, incluindo a função de hibernação.

Controles no painel:
· Iluminação de fundo com sistema sensor de luz;
· Modo de hibernação automático para economia de energia;
· Função de diagnóstico com código de falhas;
· Modos de assistência: Economia, Conforto e Esporte;
· Informações: autonomia, capacidade da bateria, velocidade, hora, distância, velocidade máxima, velocidade média, distância total, alerta de manutenção e suporte para aplicativos de controle de iPhone.

Componentes da bicicleta:
· Rodas: Mavic Elipse Aluminum pretas, modificadas com o Ford Design;
· Pneus: Continental Ultra Sport pretos;
· Pedais: Wellgo LU-C27G, prata/preto;
· Manoplas: Downhill Aluminum pretas, customizadas;
· Pedais: Giant SLR Carbon 110 mm;
· Selim: Selle Italia SLR XC;
· Freios: Avid Elixir 5, totalmente hidráulicos, 185 mm, brancos.



quarta-feira, 21 de setembro de 2011

AMANHÃ É DIA MUNDIAL SEM CARRO

É contraproducente um blog de carros sugerir que você deixe seu possante em casa, amanhã, e se desloque de metrô, ônibus, bicicleta, trenó, skate, mas deixe o seu carro em casa, a bem do meio ambiente. É um sacrifício que vale a pena. Mas se tiver uma bike USE-A para ir para o trabalho, à padaria, ao supermercado, para a escola. O planeta agradece.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

FORD AMPLIA O USO DE MATERIAIS NATURAIS NOS SEUS VEÍCULOS



Nos EUA todos os carros Ford já usam bancos de espuma de soja. No Brasil, garrafas pet viram proteção acústica

Ford avança no uso de materiais naturais e recicláveis em seus veículos, como mais uma das ações voltadas para a sustentabilidade. No Brasil, além do uso de garrafas PET recicladas na produção de forrações, a Ford desenvolveu um novo material ecológico, o polipropileno reciclado com fibra de sisal. Nos Estados Unidos, todos os veículos da Ford na América do Norte já usam espuma de soja nos bancos e 75% também aplicam esse material no apoio de cabeça, entre os quais o Ford Fusion (foto).

Bancos do Fusion são feitos com espuma de soja
"Estamos continuamente procurando novos caminhos para ampliar o uso de materiais sustentáveis nos veículos e o apoio de cabeça é mais um exemplo", diz Debbie Mielewski, líder técnico de Pesquisa de Plásticos da Ford. 

"Esta é uma nova aplicação, com maior conteúdo de soja, e queremos avançar. Existem outras oportunidades de substituir a espuma tradicional nos veículos, como áreas de absorção de energia, direção e descansos de braço."

Nos Estados Unidos
A mais recente inovação é a aplicação de material feito de soja nos encostos de cabeça, item fundamental de segurança. Desenvolvido em parceria com a Lear Corporation, tem 25% de poliol substituído por soja. Todos os veículos da Ford na América do Norte já usam espuma de soja nos bancos e, agora, 75% também aplicam esse material no apoio de cabeça, incluindo picapes e veículos grandes como a F-150, Taurus, Explorer e Fusion.

O uso de espuma de soja é resultado da pesquisa contínua  feita pela Ford em parceria com a Lear. A primeira aplicação desse material foi nos bancos do Mustang 2008 (foto ao lado). Recentemente, a Ford completou a substituição da espuma dos bancos de todos os seus carros na América do Norte pelo novo material.
A espuma de soja é 24% mais renovável que a espuma derivada do petróleo. Esse biomaterial ajudou a Ford a reduzir seu consumo anual de petróleo em mais de 1.360 toneladas e as emissões de dióxido de carbono em mais de 6.800 toneladas. Além disso, o material corta em 67% as emissões de compostos orgânicos voláteis.

No Brasil
No Brasil, a Ford usa garrafas PET recicladas na produção de carpetes, forrações de teto, caixas de roda e mantas de proteção acústica do motor de todos os seus carros fabricados localmente, incluindo as linhas Ka (foto abaixo), Fiesta RoCam e EcoSport.


Recentemente, desenvolveu um novo material ecológico, o polipropileno reciclado com fibra de sisal, usado em painéis internos. Além de mais leve, esse material tem alta resistência e também é reciclável. É usado no painel dos novos caminhões Cargo.

Nos últimos anos, a Ford tem se dedicado a aumentar o uso de materiais reciclados e renováveis em seus veículos, que sejam benéficos ao meio ambiente e atendam os requisitos de desempenho e durabilidade. Outros exemplos são porta-objetos feitos com palha de trigo, resinas recicladas para cobertura de assoalho, tecidos de bancos com fios reciclados e componentes internos plásticos reforçados com fibras naturais, como os usados na Ecosport (foto abaixo)



AUDI APRESENTA UM INOVADOR CONCEITO URBANO, EM FRANKFURT


Urban Concept, um spyder de fibra de carbono dois lugares para a cidade, totalmente elétrico



A Audi está mais uma vez desbravando novos horizontes com o Audi Urban Concept, um carro de dois assentos, ultraleve, para congestionamentos urbanos. O novo conceito será apresentado durante o Salão do Internacional do Automóvel de Frankfurt, que abrirá às portas no próximo dia 13. O Audi Urban Concept não se encaixa em nenhuma das categorias convencionais. Ele combina elementos de um carro de corrida com um carro divertido e urbano, em um novo conceito radical. Além da versão sportback, a Audi apresentará no evento o Audi Urban Concept Sypder.

O Audi Urban Concept não se baseia em nenhum outro modelo da marca. O seu desenvolvimento é exclusivamente orientado nos rigorosos princípios de construção leve, com eficiência e redução de peso. O resultado é um carro conceito, sem lastro, e que concentra-se na pura essência do movimento esportivo.


O Audi Urban Concept tem um design elegante. As rodas são destacadas, suas placas de proteção envolventes, com sinalizadores em LED`s. O visual do conceito é dinâmico e emocional, com linhas que simulam movimentos para frente, o que dá novos impulsos à linguagem de design da Audi.

No interior, há espaço para duas pessoas, sendo que o motorista fica posicionado à frente do seu acompanhante devido ao posicionamento ligeiramente escalonado entre os dois assentos. Como nos esportivos, os assentos possuem nível baixo, quase na altura do solo. Todos os controles e materiais estão sujeitos aos preceitos de uma construção ultraleve, a fim de garantir que eles transmitam uma completa e original sedução sensorial. 

O motorista pode ajustar o volante e os pedais conforme suas medidas corporais. A entrada para o carro é pela porta traseira. O teto foi projetado para ser manobrável e desliza para traz para abrir. Na versão spyder, as portas abrem para cima.

A tecnologia no Audi Urban Concept reflete a competência da marca, especialmente quando se trata de uma construção ultraleve. O cockpit é composto por fibra de carbono reforçado com polímero, que integra os materiais rodantes de ambos os lugares. 

O aro das rodas do Audi Urban Concept é de 21 polegadas. Dois motores elétricos e-tron promovem a propulsão, fornecendo ao ultraleve Audi Urban Concept uma capacidade poderosa de acelerar. Uma bateria de íons de lítio fornece ao ultraleve a energia ideal para passeios pela cidade.

 

Recall em andamento na Audi


 Lembrete: donos de Audi R8 Spyder não devem esquecer troca da mangueira de combustível

Os donos do modelo R8 Spyder, 2010 e 2011, que ainda não atenderam ao chamado da Audi, feito no último dia 31 de agosto, para levar seus carros para troca da mangueira de combustível basta ligar para o telefone do atendimento ao cliente da marca – 0800 777 2834 ou 0800 777 AUDI para agendar o serviço.

A Audi explica que em algumas unidades, verificou-se a possibilidade de interferência do duto de combustível com componentes de carroceria, podendo causar danos ao duto de combustível, o que, em casos isolados, pode resultar em vazamento. 

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