Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

FORD AMPLIA O USO DE MATERIAIS NATURAIS NOS SEUS VEÍCULOS



Nos EUA todos os carros Ford já usam bancos de espuma de soja. No Brasil, garrafas pet viram proteção acústica

Ford avança no uso de materiais naturais e recicláveis em seus veículos, como mais uma das ações voltadas para a sustentabilidade. No Brasil, além do uso de garrafas PET recicladas na produção de forrações, a Ford desenvolveu um novo material ecológico, o polipropileno reciclado com fibra de sisal. Nos Estados Unidos, todos os veículos da Ford na América do Norte já usam espuma de soja nos bancos e 75% também aplicam esse material no apoio de cabeça, entre os quais o Ford Fusion (foto).

Bancos do Fusion são feitos com espuma de soja
"Estamos continuamente procurando novos caminhos para ampliar o uso de materiais sustentáveis nos veículos e o apoio de cabeça é mais um exemplo", diz Debbie Mielewski, líder técnico de Pesquisa de Plásticos da Ford. 

"Esta é uma nova aplicação, com maior conteúdo de soja, e queremos avançar. Existem outras oportunidades de substituir a espuma tradicional nos veículos, como áreas de absorção de energia, direção e descansos de braço."

Nos Estados Unidos
A mais recente inovação é a aplicação de material feito de soja nos encostos de cabeça, item fundamental de segurança. Desenvolvido em parceria com a Lear Corporation, tem 25% de poliol substituído por soja. Todos os veículos da Ford na América do Norte já usam espuma de soja nos bancos e, agora, 75% também aplicam esse material no apoio de cabeça, incluindo picapes e veículos grandes como a F-150, Taurus, Explorer e Fusion.

O uso de espuma de soja é resultado da pesquisa contínua  feita pela Ford em parceria com a Lear. A primeira aplicação desse material foi nos bancos do Mustang 2008 (foto ao lado). Recentemente, a Ford completou a substituição da espuma dos bancos de todos os seus carros na América do Norte pelo novo material.
A espuma de soja é 24% mais renovável que a espuma derivada do petróleo. Esse biomaterial ajudou a Ford a reduzir seu consumo anual de petróleo em mais de 1.360 toneladas e as emissões de dióxido de carbono em mais de 6.800 toneladas. Além disso, o material corta em 67% as emissões de compostos orgânicos voláteis.

No Brasil
No Brasil, a Ford usa garrafas PET recicladas na produção de carpetes, forrações de teto, caixas de roda e mantas de proteção acústica do motor de todos os seus carros fabricados localmente, incluindo as linhas Ka (foto abaixo), Fiesta RoCam e EcoSport.


Recentemente, desenvolveu um novo material ecológico, o polipropileno reciclado com fibra de sisal, usado em painéis internos. Além de mais leve, esse material tem alta resistência e também é reciclável. É usado no painel dos novos caminhões Cargo.

Nos últimos anos, a Ford tem se dedicado a aumentar o uso de materiais reciclados e renováveis em seus veículos, que sejam benéficos ao meio ambiente e atendam os requisitos de desempenho e durabilidade. Outros exemplos são porta-objetos feitos com palha de trigo, resinas recicladas para cobertura de assoalho, tecidos de bancos com fios reciclados e componentes internos plásticos reforçados com fibras naturais, como os usados na Ecosport (foto abaixo)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.