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sábado, 24 de setembro de 2011

Mini entra no mercado de bicicletas e a Ford ainda não se decidiu

Ford apresenta E-Bike elétrica conceito com tecnologia de F 1, mas BMW sai na frente e já vende sua Bike Mini

Ford E-Bike uma bicicleta elétrica do futuro ainda na fase de conceito
A pressão sobre o politicamente correto no meio ambiente que inundou o mundo está aos poucos gerando bons resultados. São governos em diversos países dificultando o acesso de veículos movidos por combustíveis fósseis aos centros das cidades, incentivando o uso de transportes de massa, muitos ônibus já rodando com motores alimentados com óleos vegetais, e a eletricidade, movendo o metrô, e já uma boa quantidade de automóveis híbridos. Além disso, o uso da bicicleta é cada vez mais aconselhada em todo o Planeta. Isso está sendo levado tão a sério que tradicionais fabricantes de automóveis se dedicaram a produzir bicicletas. A Ford apresentou a E-Bike Concept, embora esclareça que não tem planos de produzir a E-Bike, mas, decidiu continuar a estudar o conceito, “junto com outras soluções futuras de mobilidade”.


A Ford não está só nesse projeto, a BMW, que produz o famoso Mini Cooper, entrou de cara no negócio e colocou à venda a bicicleta dobrável Mini, que pesa apenas 11 kg, tem rodas de 20” e oito marchas e pode ser levada em uma bolsa localizada sob o selim.
O preço dessa Mini, criada para ser transportada num espaço específico criado no Mini Cooper e nos demais modelos da marca, custa R$ 2.850,00. O preço é cima das concorrentes, mas a Mini tem pedais revestidos de teflon, para-lamas dianteiros e traseiros, quadro de alumínio fosco, um confortável selim de gel e cabe no porta-malas do Mini.

Cada vez mais gente prefere bicicleta
O diretor de Personalização da Ford Europa, Axel Wilke, explicou que “vemos as E-Bikes como um elemento importante de mobilidade urbana. Mais e mais pessoas estão usando E-Bikes em trajetos de curta distância e elas estão se tornando confortáveis com o conceito de mobilidade elétrica", declaração que pode ser o prenúncio da Ford comercializando também bicicletas.
Estive em Amsterdam em janeiro deste ano e vi in locco o que esse veículo representa para os holandeses. A Holanda possui mais bicicletas do que gente. Lá, uma pessoa tem normalmente duas ou três bicicletas, mas vi muito poucas elétricas.
Bicicleta com tecnologia de F1
A verdade é que a Ford surpreendeu o Salão do Automóvel de Frankfurt, onde apresentou a sua E-Bike Concept elétrica. O que é certo é que no ano passado foram comercializadas no mundo mais de 30 milhões de bicicletas elétricas. A Ford E-Bike é a primeira aplicação de alta tecnologia na indústria de ciclismo e o design avançado de nova geração, construção robusta e de qualidade e itens de alto desempenho, seria o complemento ideal para as soluções de mobilidade elétrica que vamos oferecer", prevê Wilke.


Desenvolvido pelo time de Design Ford, liderado pelo diretor executivo Martin Smith, em parceria com a cyber-Wear, marca alemã que está por trás dos produtos da popular Lifestyle Collection, a Ford E-Bike Concept foi projetada para atrair tanto homens como mulheres.
Ele explica que o coração do seu design é o quadro de perfil trapezoidal, construído em alumínio e carbono, que combina excepcional resistência com o peso de apenas 2,5 kg. As rodas de seis raios com desenho em V parecem flutuar ao lado da estrutura.
 Ele revela que o sistema propulsor fica escondido no quadro, contribuindo para a sua aparência minimalista. “O sistema de tração é formado por um motor no cubo da roda dianteira e uma bateria de íons de lítio embutida no quadro. Ele prevê uma autonomia de até 85 km com uma carga completa, usando um controlador integrado de sensor magnetostritivo, tecnologia desenvolvida na Fórmula 1”, revelou Martin.

Na Ford E-Bike são usados materiais magnetostritivos para converter energia magnética em energia cinética, e vice-versa: na Fórmula 1, esses sensores ajudam a controlar o alto giro do motor combinado com elevadas temperaturas. Eles não necessitam de contato físico com outras partes do motor, são termicamente independentes e completamente livres de manutenção. Os sensores lêem a rotação no rolamento interno e retransmitem essa informação para a unidade de controle em centésimos de segundo.

A unidade de controle então ativa ou desativa o motor elétrico, fazendo a integração contínua entre a força das pernas e a força do motor. Uma tela montada no guidão fornece informações sobre a viagem e permite ao ciclista selecionar três modos de assistência - Economia, Conforto e Esporte.

Junto com esse sistema de tração inovador, a Ford E-Bike traz componentes de ciclismo topo de linha, incluindo câmbio Shimano Alfine de 11 marchas e manopla Shimano Rapidfire 2012. No lugar da corrente tradicional ela tem uma correia de carbono, que permite uma transferência de energia mais limpa, suave e imediata.

Resta-nos aguardar a entrada dessa maravilha em produção. Eu confesso que prefiro a minha bike que pedalo diariamente pelo Aterro do Flamengo, do Aeroporto Santos Dumont até o final do Leblon, num total de 32 a 35 km, desfrutando de uma vista fantástica que a cada dia é curtida como se fosse a primeira vez, mas, deixemo-nos de poesia. Vale a pena conhecer as Especificações técnicas da Ford E-Bike:

Unidade motora:
· Motor: montado no cubo da roda dianteira;
· Potência máxima nominal: 350 W;
· Eletricidade: 36 V/ 250 W;
· Velocidade: assistência a até 25 km/h;
· Pedal: com função de roda livre;
· Câmbio: de engrenagens planetárias;
· Tecnologia de sensor integral.

Bateria:
· Tipo: células de íons de lítio;
· Eletricidade: 340 Wh, 36 V, 9,3 Ah;
· Ciclos de carga: 1.000, com capacidade residual de 80%;
· Sistema de gerenciamento da bateria (BMS): com proteção contra descarga;
· Tempo de recarga: 80% até 2 horas, 100% após 3-4 horas (a temperatura ambiente);
· Autonomia: até 85 km (dependendo da potência e modo de assistência selecionado);
· Faixa de temperatura: -20°C a +60°C.

Carregador:

· Unidade extremamente pequena para conexão da bateria (que permanece na bike) à rede elétrica normal;
· Inteligência eletrônica para prevenir sobrecarga, queda de voltagem, sobreaquecimento e curto-circuito, incluindo a função de hibernação.

Controles no painel:
· Iluminação de fundo com sistema sensor de luz;
· Modo de hibernação automático para economia de energia;
· Função de diagnóstico com código de falhas;
· Modos de assistência: Economia, Conforto e Esporte;
· Informações: autonomia, capacidade da bateria, velocidade, hora, distância, velocidade máxima, velocidade média, distância total, alerta de manutenção e suporte para aplicativos de controle de iPhone.

Componentes da bicicleta:
· Rodas: Mavic Elipse Aluminum pretas, modificadas com o Ford Design;
· Pneus: Continental Ultra Sport pretos;
· Pedais: Wellgo LU-C27G, prata/preto;
· Manoplas: Downhill Aluminum pretas, customizadas;
· Pedais: Giant SLR Carbon 110 mm;
· Selim: Selle Italia SLR XC;
· Freios: Avid Elixir 5, totalmente hidráulicos, 185 mm, brancos.



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