Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

O NOVO PALIO FIRE 2014 É O CARRO MAIS BARATO DO BRASIL, BATENDO ATÉ O NOVO UNO, E VEM EQUIPADO COM AIR BAGS E FREIOS ABS COM EDB, ALÉM DIVERSOS MIMOS DE CONFORTO, BELEZA E DIRIGIBILIDADE. O CARRO, EM DUAS VERSÕES, JÁ ESTÁ À VENDA NAS CONCESSIONÁRIAS FIAT DE TODO O BRASIL.


O Novo Palio Fire 2014 que acaba de chegar à rede Fiat traz uma grande vantagem: o preço menor: na versão de entrada custa apenas R$ 23.990, o que faz dele o carro mais barato em produção no Brasil, naturalmente, equipado com air bags frontais e freios ABS com EDB.



O design externo ganhou uma nova grade frontal junto ao para-choque dianteiro na cor do veículo e também uma nova pintura nos faróis biparábolas, um diferencial entre os seus concorrentes. 


O interior renovado:
Novos painel, quadro de instrumentos com a função Econômetro, volante, console central com porta-copos integrado, bancos com novos tecidos, painéis de portas e ainda novo rádio com entrada USB.



Além dessas novidades, o Novo Palio Fire 2014 conta de série com airbag duplo, freios ABS com EBD, indicador digital do nível de combustível, retrovisores externos com comando interno, para-choques na cor do veículo, relógio digital, luz de leitura dianteira, vidros climatizados verdes, entre outros.


Para tornar o novo Palio Fire ainda mais competitivo, os preços dos opcionais mais procurados no mercado também tiveram seus valores reduzidos. Um bom exemplo é o ar-condicionado, cujo preço está 28% menor, por R$ 2.350.


O Novo Palio Fire recebeu classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o que significa que se encontra na categoria dos veículos com o menor consumo do Brasil.


Este modelo renovado, mais econômico, mais equipado e com ótimo custo-benefício, vem com os seguintes preços em suas duas versões:
Novo Palio Fire 1.0 Flex 2P – R$ 23.990
Novo Palio Fire 1.0 Flex 4P – R$ 25.990


Redução de preços do Fiat Novo UnoPara aumentar ainda mais a sua competitividade no mercado, o Novo Uno também ganhou redução de preço em todas as suas versões, com descontos que vão de R$ 1.500 a quase R$ 2.000, o que representa uma boa economia para o bolso do consumidor brasileiro. Confira os preços abaixo:
Novo Uno Vivace 1.0 Flex 2P – R$ 24.990.
Novo Uno Vivace 1.0 Flex 4P – R$ 26.990.
Novo Uno Economy 1.4 Flex 4P – R$ 29.600.
Novo Uno Way 1.0 Flex 4P – R$ 28.300.
Novo Uno Way 1.4 Flex 4P – R$ 32.560.
Novo Uno Sporting 1.4 Flex 4P – R$ 34.090.


quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

O COMEÇO DO ANO TRAZ O CICLO DE SALÕES DE AUTOMÓVEIS EM DIVERSOS PAÍSES A SER INAUGURADO PELO DE DETROIT. DE 16 A 23 DESTE MÊS. MUITAS NOVIDADES SURGIRÃO. A COLUNA DE ROBERTO NASSER VEM REPLETA DE NOTÍCIAS BEM QUENTES.


Coluna Nº 0214 - 8 de Janeiro de 2014
___________________________________________________________________________

Naias, o Salão de Detroit, 
e suas 60 novidades

Mostra assinalando o início do circo dos salões de automóveis, o Naias, montado por revendedores, é o mais importante evento em Detroit, Michigan, EUA. 

Foco de bom número de novidades, instigado pelas legislações de proteção ao planeta, caminhos mais factíveis em tecnologias amigas do meio ambiente. 

Conceito esportivo da Volvo, mostrando que os novos donos chineses deixam os suecos – de onde é e opera a marca – pensar. 

Um conceito dito John Coopers Works – inspirado nos carros da equipe de competição do inglês ícone preparador dos carros da marca, é feito sobre o Mini em sua nova plataforma, maior, mais larga. Pintado em cinza metálico com faixas vermelhas e detalhes. 

O cinza é batizado Highway. Tom diverso, nome idêntico ao utilizado no Brasil no Simca Rallye de 1963, o cinza asfalto. Nada se cria.

Mais importante ao mercado brasileiro será a exibição do novo Honda Fit – a ser fabricado aqui. Plataforma e medidas maiores, base para o City e novo SUV.

Como sinal partindo do segundo maior mercado mundial, o novo F-150, o picape mais vendido no mundo, reestilo e intenso uso de alumínio para reduzir peso, consumo e emissões. Terá novos motores. Alumínio em carro de trabalho pode ser novo caminho.


Do País, novo Cadillac coupé, série ATS, porte menor, concorrente de BMW série 4 e Mercedes Classe C. 

A BMW, recém-encerrando produção de sua Série 1, terá substituta, a Série 2, motores de 4 e 6 cilindros em linha, 240 e 322 hp.

Audi mostrará como atração elétrica o novo sub suv, o Q1, a entrar em produção em 2016, e apresentará algo mais do exibido na CES, feita de tecnologia, onde mostrou a cabine do futuro TT de terceira geração, pensada como interface para uso de tecnologias e desfrute de sua rica estrutura.


Ninguém vai a Detroit por turismo. A cidade, ex-farol e torre do poder estadunidense com sua líder fabricação de automóveis, vem-se estiolando, reduzindo a população, fechando negócios, tendo queda de renda e degradação de serviços. Uma cidade vazia, suja, de prédios abandonados. Tem impagável dívida federal.

O NAIAS é seu grande evento turístico. De jornalistas usualmente vão 5.000. Destes, 1.500 do exterior. 

O evento tem foco desconhecido nos assemelhados nacionais. Além de visita prévia para imprensa, visitantes pagam, e parte do valor do ingresso destina-se a casas de caridade. 

Na semana aberta ao público, em 2014, de 16 a 23 próximos, não se sabe quantos visitantes terá. Ano passado 750 mil. 

Neste, com o tal de vórtice polar congelando a cidade, o rio Windsor que a separa do Canadá, ruas, calçadas, estradas, caminhos de ferro, aeroportos, às vésperas da abertura é impossível prever volume de visitantes.


Audi Q1

Mercado dos alemães Premium embola
Um dos desafios mais interessantes no atual momento da indústria automobilística no mundo ocorre na Mercedes-Benz. 

Talvez pelo fato de ter a láurea formal do primeiro veículo – Quadriciclo Benz, 1875 -, ou por ter história sólida em meio a tantos novos fabricantes. 

Em si o desafio é economicamente pequeno, pois a falta de êxito não comprometerá o futuro da empresa, fantasma assombrando outras marcas seculares.

A questão reside no desafio imposto a Dieter Zetsche, condutor da empresa. Aposentado, foi recontratado com missão específica: resgatar o primeiro lugar nas vendas de automóveis alemães ditos Premium – os de maior preço -, perdido para as patrícias BMW e Audi.

Zetsche está no meio do contrato renovado e tomou decisões importantes: ampliar as faixas de clientela, refrescar e elevar os produtos por conteúdo de decoração, conforto e tecnologias. 

Vai bem. Bancou a criação da nova família A, bem vendida em hatches – à venda no Brasil -, surpreendida com o sedã CLA – em breves dias o lançamento -, e o SUV da família – a ser produzido aqui. 

Pequenos motores 1.6, turbo, transversais, tração dianteira, submetendo-os à criatividade da AMG, sua divisão de performance. 

Criou versões superiores em rendimento e preço, em busca de imagem e mais clientes. Inicia democratizar os trabalhos da AMG, fracionando-os e vendendo acessórios de decoração.

Conseguiu o aparentemente impossível, baixando a idade do comprador do primeiro nível dos Mercedes de 45 para 37 anos.

No segmento dos tradicionais automóveis da marca, com motores dianteiros longitudinais, tração traseira começou pelo mais elevado, o Classe S, aumentado em tamanho, confortos, e um excepcional sistema através de câmeras de TV sob o carro. 

Dito Magic Body Control, lê o piso à frente e condiciona a suspensão às irregularidades, filtrando os efeitos, reduzindo o desconforto.

Os dois extremos da linha – a Mercedes não conta o Smart – dão resultados. A procura pelo S e pelo intermediário E, e pelo novo Classe C tem exigido aumento de turnos de produção nas usinas de Sindelfingen e Bremen, investe no aumentar capacidade produtiva em Tuscaloosa, Alabama, EUA e nova fábrica em Iracemápolis, SP.


O novo Classe C modelo 2015 inicia ser vendido no meio do ano nos EUA e Europa, chegando ao Brasil, como a Coluna antecipou, no terceiro trimestre. 

Maior, resgata o padrão de dignidade decorativa relegado há alguns anos, liderado pelo retorno ao uso de madeira nobre na cabine.

As três marcas aguardam as entrevistas coletivas no NAIAS 2014, o salão de Detroit, para anunciar resultados. 

A Mercedes seguirá terceira do bolo, devendo cravar quase 1,5 milhão de unidades vendidas, aproximando-se de Audi e BMW. estas estarão muito próximas, disputando liderança por cabeça de parafuso de para choques frontal, em torno de 1,6 milhão. 

Considerado o mercado dos EUA, o projeto da Mercedes funcionou: foi dos Premium o mais vendido, o que não ocorria desde 1999, crescendo 14% relativamente a 2013, vendendo 312.528 unidades. 3.248 à frente da BMW, dedicando sério ataque comercial em dezembro para reduzir a diferença de 7.610 veículos. 2014 promete.


Classe S incrementou vendas da Mercedes


Roda-a-Roda

Vai – Incêndio em alguns dos carros elétricos da fabricante californiana Tesla, poderia ter destruído a marca. 

Mas seu enfrentar corajoso do problema, divulgando pesquisa, processos e soluções, trouxe-a de volta ao mercado. 

Porém, murmura-se no mercado, seu criador Elon Musk, co-fundador do sistema de pagamentos Pay Pal, ouviu proposta da GM para vender sua marca.

Caminho – A GM voltou a ser General Motors quitando débito com o processo de salvação aplicado pelo governo dos EUA, tornado acionista maior – diziam era, então, Government Motors ... E precisa de carros de menor consumo, emissões, especialmente no maior mercado, a Califórnia. 

Comprar a Tesla permitiria abandonar seu projeto com o Volt, caro e de pouca autonomia. 

Nos EUA as emissões são calculadas pelo total de unidades construídas. Assim, os elétricos ajudam enquadrar as fabricantes nos limites legais.

Negócio – Não é fabriqueta, nem produz franksteins elétricos sobre rodas. Vendeu 5.500 unidades no último trimestre, exporta para a Europa, caminha para a China. 

Tem projetos, crossover Model X, e carro pequeno. O retorno glorioso valorizou suas ações.

Caminho – Carro mais barato do mundo – US$ 2.400, quase R$ 7 mil -, o indiano Tata Nano não atinge os níveis de venda projetados. 

Agora, para uso mais econômico, terá opção diesel, dois cilindros, 800 cm3, turbo, 45 cv.

Mercado – O Nano visa substituir bicicletas e pequenas motos, mas os compradores, ao descobrir poder dar o grande salto da motorização, agregando a mobilidade aos seus hábitos de vida, querem mais – e vão para carros maiores, equipados. Veem o Nano, como a Coluna: cruza de bicicleta com guarda-chuva.

... II – Em 2013, Ford assumiu liderança de vendas no mercado estadunidense, quase 2,5 milhões de unidades. 

Também lidera na China, crescendo quase 50%. No Brasil, em zona de conforto, é a quarta mais vendida.

Coerente – Sabe o nome do nº 1 de marketing da Ford mundial? JohnFelice.

Valor – Ao formalizar a compra dos 41,5% de cotas, complementando 100% da Chrysler ao VEBA, fundo de empregados, a Fiat terá gasto US$ 6.3 bilhão pela companhia. Fundidas, será o 6º. fabricante mundial.

Passado – Muito? Veja. O Cerberus Capital Management, empreendedora, comprou 80% da Chrysler à Daimler-Benz por US$ 7.4 bilhão. 

Muito menos aos US$ 36 bilhões pagos pela Daimler ao assumir a Chrysler sob rótulo curioso – Fusão de iguais ...

Brasil – Fechados os números da indústria automobilística, houve crescimento de produção em quase 10%, marcando 3,74 milhões. 

Dólar alto fomentou exportações de veículos e peças em 26,5% - US$ 16,6B. Vendas caíram 0,9%. 

Previsões para 2014 atrapalhado por Copa do Mundo e turbinado pelas verbas eleitorais projetam pequeno crescimento.

... 2 – Mercado, especialmente pelos importados, aumentou o prazo de garantia, e a Volkswagen dobrou-se à evidência. 

Modelos mais recentes - Gol, Voyage, Fox, CrossFox, SpaceFox e Space Cross terão garantia idêntica aos importados Premium da marca – Jetta,Tiguan, Passat, CC, Touareg e Amarok: 3.000 km.

Mais – Pretendendo ser a marca japonesa mais vendida e a líder de qualidade no Brasil em 2016, a Nissan ampliou sua pegada com unidade para construção de motores: 200 funcionários, R$ 140 milhões – US$ 60 milhões. 

Fará motor 1.6, 8 válvulas Flex 111 cv e 15,2 mkgf de torque, diâmetro x curso 77,9 mm - 83,5 mm.

Curiosidade – Anúncio em meio às férias cariocas de Carlos Ghosn, presidente mundial, justificando ausência de gravata. 

Há curiosidades: Nissan e Renault são unidas industrial e economicamente, e a Renault produz outro motor, um bom 1.6 8V. Diâmetro x curso de 79,5 mm – 80,5 mm, 108 cv, 15,3 mkgf de torque.

Dúvida – Razões não conhecidas. Fontes de ambas as marcas desconhecem se a Renault deixará de fazer o seu 1.6 para utilizar o da Nissan, abrindo capacidade industrial em sua usina de motores para trocar o 1.0, hoje defasado.

Sem – Objetivos e fatos desconhecidos, nestes tempos de economizar, usando peças comuns, diminuindo medidas de parafuso e especificação de plásticos, econômico. 

Cortadores de custos como são Ghosn e subordinados com apreço ao emprego e esperança de futuro, não haverá duplicidade de motores. Razões para a aparente incoerência as há, apenas não divulgadas.

Jus Sperneandi – Jocosa expressão latina, criada por estudantes, mas permeada ao uso jurídico, explica o último direito do enforcado. 

Tudo perdido, nada a opor, contestar, recorrer, resta-lhe apenas o direito de espernear. 

Respeito devido, é o que faz o sindicato dos metalúrgicos de São José dos Campos, SP, tentando resgatar empregos cortados com a redução de produtos e produção na fábrica da GM no município.

Tentativa - Protestam alegando, a redução do IPI foi assinada com compromisso das montadoras em manter empregos. 

Durante a vigência a GM ofereceu planos de demissão voluntária e, com a elevação do imposto industrial e o fim do ano-modelo, reduziu o quadro de funcionários.

Lulou – Para reverter a situação sindicato procura proteção do Ministro do Trabalho para mediar encontro com a direção da GM e da Anfavea, associação dos fabricantes de veículos. 

Procurado, Marcos Munhoz, na GM vice presidente de assuntos corporativos, declarou-se em férias e desconhecer o tema.

Mais uma – Recém-chegada, fábrica de motos Triumph tem novo modelo, o Tiger Explorer XC, topo de sua linha Adventure. 

Por imodestos R$ 62.900 anda fora da estrada e nela, onde seu motor tricilíndrico, 1.215 cm3 gerando 137 cv de potência, piloto automático, controle de tração e ABS nos freios permite elevada velocidade de cruzeiro. 

Pacote inclui rodas com aro em alumínio, raios em aço, 19” na dianteira e 17” na traseira. Montada em Manaus, AM.

Triumph Explorer, R$ 62.900

Feice – Cearense Troller coloca pilha nas mídias sociais alcançando 130 mil fãs no Facebook. 

Faz campanhas interativas, cobertura de competições, instiga entrada no off Road. Trabalho de Carla Freire, supervisora de marketing, varrendo o pátio para a nova linha a chegar antes e ser vendida após a Copa.

Revista – Bom projeto de Quatro Rodas, é o teste de longa duração, uma das seções mais lidas da revista, ao comprar automóveis e submetê-los a 60 mil km de uso. 

Na edição atual não aprovou o Ford EcoSport, em especial por falta de vedação do motor e desgaste prematuro das peças móveis.

Elegia – Foi-se o Uno Mille. Barrado pela tecnologia de segurança, por não ter freios ABS e almofadas de ar. 

Mais de 3,7 milhões de unidades no Brasil, mais de 9 milhões no mundo, e histórias como o primeiro nacional com turbo compressor, o símbolo do carro popular 1.0. Está em última edição, a Grazie Mille.


Grazie Mille, última série

Cultura – Livro sobre Genaro – Rino – Malzoni, fazendeiro que traçou a linha de independência para a construção de automóveis esportivos nacionais, fazendo Malzonis, Puma, Onça, Carcará – recordista brasileiro de velocidade. 

Homenagem de Kiko, seu filho, pela pena do jornalista Jorge Meditsch, recuperando período áureo de nossa história. Em boas livrarias, ou na Editora Alaúde, R$ 76,50.


Malzoni, ícone em livro.


Aviso – O Museu Nacional do Automóvel esclarece não ter procuradores para assumir compromissos de compra de veículos antigos para seu acervo. 

Explicação se faz em razão de consulta de antigomobilistas gaúchos sondados para venda de antigos com pagamento posterior. 

A Curadoria do Museu desconhece e não autoriza tais iniciativas. Em caso de dúvidas, 061.3225.3000, e procurar autoridades policiais com esta publicação.
___________________________________________________________________________
edita@rnasser.com.br

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

FINALMENTE, O BRASIL COMEÇA A CONSUMIR GASOLINA MAIS APROXIMADA À USADA NA EUROPA, TOTALMENTE SEM CHUMBO. OS NOVOS COMBUSTÍVEIS BENEFICIAM SIGNIFICATIVAMENTE O FUNCIONAMENTO DOS MOTORES. PETROBRAS TRANQUILIZA O MERCADO: MELHORIA DOS PRODUTOS NÃO IMPLICA EM AUMENTO DE PREÇOS.

Amostra do combustível S-800 e S-50
Os brasileiros já estão usando nos carros novas gasolinas de "ultrabaixo teor de enxofre", que reduzem as emissões de gases poluentes liberados pelos escapamentos em 94% em relação às gasolinas utilizadas até 1º de janeiro. Os novos produtos S-50 comum e premium começaram a ser distribuídas nos postos no 1º dia do ano. O preço da gasolina não será alterado.

As novas gasolinas possuem teor máximo de enxofre de 50 mg/kg ou partes por milhão (ppm) - o que representa uma redução de 94% em relação ao teor de enxofre das gasolinas anteriormente comercializadas, possibilitando a introdução de veículos dotados de modernas tecnologias para o tratamento de emissões e a redução de 35.000 toneladas/ano das emissões de óxidos de enxofre (SOx) .

Gasolina S-50

Essas gasolinas reduzirão as emissões de gases poluentes no escapamento de motores fabricados a partir de 2009, em até 60% de óxidos de nitrogênio (NOx), em até 45% de monóxido de carbono (CO) e em até 55% de hidrocarbonetos (HC). 


Os novos combustíveis apresentam ainda como benefícios a baixa formação de depósitos em válvulas, bicos injetores e na câmara de combustão; aumento do desempenho e prolongamento da vida útil do catalisador; redução do desgaste do motor; além de uma vida útil mais longa do lubrificante, mantendo a eficiência energética com menor custo de manutenção.


Diretor da Rede de Postos de Serviços da Petrobras Distribuidora, Luis Alves de Lima Filho, e o gerente de Soluções Comerciais e Desenvolvimento de Produtos do Abastecimento, Frederico Kremer
A Petrobras, na entrevista coletiva que concedeu, hoje, na sua sede, no Rio de Janeiro, para explicar o lançamento dos novos produtos, informou que investe continuamente no aprimoramento de seus combustíveis e foi pioneira na remoção total do chumbo na gasolina, em 1989.

As novas gasolinas estão disponíveis na rede de postos da Petrobras, assim como das outras distribuidoras e continuarão sendo identificadas nas bombas dos postos de serviço como “gasolina comum” ou “gasolina premium”, de acordo com seu tipo.

Uma nova era em combustíveis
Entre 2005 e 2013, a Petrobras investiu R$ 20,6 bilhões em 21 novas unidades que permitem a produção da gasolina S-50 em todas as refinarias da Petrobras. 

Esse lançamento consolida uma nova era em combustíveis com ultrabaixo teor de enxofre - um salto tecnológico com qualidade equivalente a dos mercados mais exigentes do mundo, cuja qualidade nos postos é garantida pelo programa De Olho no Combustível que a Petrobras executa em todo o Brasil.

Técnico do laboratório do nível de qualidade do Programa de Olho no Combustível, Adriano Barbosa, no Posto da Petrobras Bracarense, na Praça da Bandeira (RJ).


A ALEMANHA É UM CELEIRO DE CARROS DE BOA QUALIDADE, MÁQUINAS RÁPIDAS, CONFIÁVEIS E CONTA COM UMA NOVA MARCA COM PRODUÇÃO ARTESANAL QUE FABRICA UM INTERESSANTÍSSIMO ROADSTER LANÇADO NO ÚLTIMO SALÃO DE GENEBRA, O RODING COM 320 CV DESENVOLVIDOS POR UM MOTOR BMW CHEGA DE 0 A 100 EM MÍSEROS 3,9 SEGUNDOS.



EMOÇÃO SEM LIMITES

Por Fernando Calmon







Nos tempos de bonança econômica e preço de combustível barato do século passado era possível comprar, no exterior, automóveis produzidos em pequena série ou por encomenda. 

Em geral carros esporte de alto desempenho e desenhos ousados. Aos poucos, as exigências de segurança e de emissões, além da concorrência de grandes fabricantes, apertaram as finanças e várias empresas fecharam as portas.

Entretanto, não impediu o surgimento de algumas novas marcas que tentam se acomodar em nichos de mercado. Uma delas, a alemã Roding, apresentou um interessantíssimo roadster (conversível de dois lugares), no último Salão de Genebra. 


A empresa, criada por engenheiros focados em emoção pura, tem produção artesanal, embora utilize processos modernos e permita alto grau de personalização. 



Cada carro é colocado sob responsabilidade de um técnico-líder do começo ao fim da linha de produção. Principal característica é o baixo peso: apenas 950 kg. 

O monocoque, feito inteiramente em plástico reforçado por fibra de carbono de alta qualidade e fabricação própria, inclui colunas dianteiras e arco anticapotagem integrado neste material. Rigidez estrutural atende os quesitos de testes de colisões mais rigorosos. 

Motor turbo de seis cilindros em linha, da BMW, colocado na posição central traseira (transversal), 3 litros, desenvolve 320 cv @ 5.800-6.000 rpm e 46 kgf∙m @ 1.300-4.500 rpm.

Esse conjunto alcança relação peso/potência excelente de 3 kg/cv (melhor que o Alfa Romeo 4C, por exemplo, 4 kg/cv). Permite, assim, aceleração de 0 a 100 km/h em 3,9 s e velocidade máxima de 285 km/h. 


Com distribuição de peso 60%/40% (eixo traseiro/dianteiro) pode gerar acelerações laterais de 1,4 g para quem quer exigi-lo em curvas. 

As dimensões ajudam a explicar suas intenções: 4,11 m de comprimento, 2,02 m de largura (com espelhos) e 1,19 m de altura, além de entre-eixos de 2,49 m.

Seu teto é divido em dois painéis que, retirados e armazenados no capô dianteiro, transformam o cupê em conversível, como muitos europeus adoram e podem curtir. E o interior, de fino acabamento, tem todas as partes estruturais em alumínio forjado.

Suspensões independentes dispõem de triângulos superpostos usinados em máquinas de controle numérico computadorizado. 


Amortecedores são ajustáveis em compressão e expansão, manualmente. Da mesma forma, altura do carro e cambagem/convergência. 

Assistência à direção, opcional, completa a capacidade de escolha do motorista: se deseja mais aderência (grip) ou escorregamento (drift). Pneus 225/40 R 18, na frente e 255/35 R18, atrás utilizam rodas de 8 e 9 pol. de largura, respectivamente.

O estilo do Roding destaca o capô longo típico dos roadsters. Porém, o motor central traseiro que colabora para sua dinâmica, ao mesmo tempo libera surpreendente volume útil frontal de 330 litros. Bagagem de fim de semana estará bem acomodada.



Há, ainda, uma grande sacada de projeto, inédita em carros esporte de motor central ou traseiro: túnel estrutural se comunica com o porta-malas dianteiro. 


Isso permite colocar objetos longos (esquis ou bolsa de golfe), de até 1,75 m, convenientes para esportes de inverno e verão. Diversão em alto grau.

domingo, 5 de janeiro de 2014

FIAT ANUNCIA ACORDO PARA ADQUIRIR O GRUPO CHRYSLER INTEGRALMENTE. A TRANSAÇÃO PODE SIGNIFICAR O COMEÇO DA VENDA DE CARROS DA MONTADORA NOS ESTADOS UNIDOS.


A Fiat Spa inaugurou 2014 fechando um acordo com a VEBA Trust, através do qual sua subsidiária Fiat North America LLC (FNA) adquirirá todos os interesses patrimoniais da sociedade do VEBA Trust no Chrysler Group LLC, que abrangem os 41,4616% do capital do Grupo Chrysler ainda não pertencentes à FNA. A transação deverá ser concluída até o próximo dia 20. 

VEBA é a sigla em inglês da Associação Beneficente Voluntária dos Empregados da Chrysler, ligada ao sindicato da categoria UAW, constituída para proporcionar atendimento de saúde e benefícios aos aposentados do Grupo Chrysler.

Pela venda de sua participação acionária no Grupo Chrysler, a VEBA receberá o valor consolidado de US$ 3,65 bilhões, nos seguintes termos:

- Aporte especial de pagamento do Grupo Chrysler aos membros da VEBA no valor total de cerca de US$ 1,9 bilhão;

- Ao final da operação, a FNA pagará o restante de aproximadamente US$ 1,75 bilhão em dinheiro pela transação à VEBA Trust.

Paralelamente a estas operações, o Grupo Chrysler e o UAW, o sindicato que representa os trabalhadores da indústria automotiva norte-americana, concordaram em assinar um memorando de entendimento referente aos acordos coletivos de trabalho do grupo, para contribuições adicionais da empresa para o fundo no valor de US$ 700 milhões, pagos em quatro parcelas anuais. 

O pagamento inicial será feito no fechamento da transação com a Fiat e os demais pagos em cada um dos próximos três aniversários do pagamento inicial.

Como contrapartida, o UAW compromete-se a continuar apoiando as operações industriais no Grupo Chrysler e a implementação da aliança Fiat-Chrysler, incluindo envidar esforços para cooperar na implantação continuada dos programas Fiat-Chrysler de World Class Manufacturing (WCM, ou sistema de produção que combate o desperdício e aumenta a eficiência produtiva), além de participar ativamente na difusão deste sistema de produção, para ajudar o Grupo a alcançar seus objetivos de longo prazo.

“Eu estava ansioso por este dia, desde o momento em que fomos escolhidos, em 2009, para ajudar na reconstrução de uma vibrante Chrysler ", disse John Elkann, presidente da Fiat. 

"O trabalho, empenho e realização que tenho testemunhado na Chrysler ao longo dos últimos quatro anos e meio não é nada menos do que excepcional, e aproveito esta oportunidade para dar as boas-vindas a todas e a cada uma das pessoas da Chrysler ao mundo integrado Fiat-Chrysler”.

Para Sergio Marchionne, CEO da Fiat e presidente e CEO do Grupo Chrysler, “Na vida de todas as organizações e de seus colaboradores existem momentos decisivos que passam à história. Para a Fiat e a Chrysler, o acordo alcançado com a VEBA é claramente um desses momentos. Serei eternamente grato à equipe de líderes pelo apoio e dedicação inabaláveis dedicados ao projeto de integração, que hoje assumiu a sua forma final. A estrutura de controle unificado nos permitirá agora implementar totalmente nossa visão de criação de uma indústria automotiva global, que seja verdadeiramente única em termos de experiências compartilhadas, perspectivas e know-how, uma organização sólida e aberta que vai garantir a todos os funcionários um ambiente desafiador e gratificante".

Como parte das transações, a FNA e a VEBA Trust concordam em desistir do processo em curso perante o Tribunal de Delaware, que diz respeito à interpretação do contrato de opção de compra, através do qual a Fiat exerceu três tranches de um opção de compra para ações da Chrysler sob controle da VEBA. Todas ações serão adquiridas pela FNA conforme as regras agora pactadas.

A EDIÇÃO 2014 DO RALLY DAKAR, A MAIS PERIGOSA, DIFÍCIL E DURA COMPETIÇÃO FORA DE ESTRADA DO MUNDO, COMEÇA NO PRÓXIMO DIA 5 DE JANEIRO NA CIDADE ARGENTINA DE ROSÁRIO DE ONDE SAIRÃO QUASE 450 VEÍCULOS.

Roteiro do Rally Dakar 2014
A caravana da competição off-road mais difícil e dura do mundo passará por 14 cidades. 
A 36ª edição do Rally Dakar começará, amanhã, 5 de janeiro de 2014, com cerca de 450 veículos saindo da cidade de Rosário, na Argentina, passando, pela primeira vez, pela Bolívia, rumo a Valparaíso, no Chile, onde chegará no dia 18 de janeiro.

Em 13 etapas, os competidores das motos e quadris enfrentarão uma distância completa de 8.734 km, sendo 5.228 km de cronometrados. 


Nos carros, os pilotos e navegadores terão 9.374 quilômetros de percurso total, dos quais 5.522 km de trechos cronometrados (especiais). Os caminhões cumprirão 9.188 km, com 5.212 km de especiais.


Outra novidade é em relação às etapas. Cinco delas terão rotas e terrenos completamente diferentes para as categorias motos/quadris e carros/caminhões. Isso corresponde a cerca de 2.000 quilômetros de trechos cronometrados, cobrindo mais de 40% da distância. 

O objetivo da organização com essa “separação” é fazer com que os participantes atinjam o desempenho máximo, tanto dos equipamentos quanto da parte física e mental.

O Dakar 2014 tem algumas particularidades para cada categoria. Nas motos e quadriciclos, destaques para as duas maratonas (dias 7-8 e 12-13 de janeiro), etapas em que os pilotos não podem ter ajuda externa das equipes na manutenção dos equipamentos. 


Além disso, no dia 12, os participantes destas categorias irão à Bolívia. Na data, o trajeto inclui a cidade de Uyuni, onde está localizado o Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo. 


No mesmo dia, carros e caminhões farão uma especial em laço, em Salta, no norte da Argentina. Já no dia seguinte, chegam a Calama, no Chile, onde se reencontram com as motos e quadriciclos para dar sequência ao rali.

Na prova, o Brasil será representado por seis participantes de duas equipes oficiais de fábrica: a Honda, com Jean Azevedo e Dário Júlio, nas motos, e Mitsubishi, com duas duplas nos carros, formadas porGuilherme Spinelli/Youssef Haddad e Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin.



A equipe Iveco Petronas DeRooy Iveco, comandada pelo holandês Gerard De Rooy, volta à competição com toda a missão de repetir a vitória de 2012.

A vitória tripla do russo Kamaz, em 2013, motivou uma verdadeira revolução tecnológica na equipe de De Rooy. 


Os motores do Iveco PowerStar, pilotado por De Rooy, e do Iveco Trakker, de Hans Stacey, são os novos FPT Cursor 13 Euro 6. 


O resultado é um motor com uma porção pesada de energia adicional 800-900 hp, com um torque de 3.800 a 1.100 rpm. 


Segundo De Rooy, o motor anterior tinha a desvantagem de ter um torque menor, especialmente na parte inferior. 


Além do motor, os novos veículos contam com novos pneus: o Michelin XZL + banda 14.00R20, que produz menos calor e é mais resistente às altas velocidades.

A equipe é formada por nomes conhecidos: Gerard De Rooy e seu Powerstar Iveco leva novamente Tom Colsoul e Darek Rodewald em sua cabine. Hans Stacey com seu Iveco Trakker e o navegador Detlef Ruff. 


O espanhol Pep Vila e o francês Jo Adua substituem René Kuipers e Miki Biasion. O capitão da equipe desta aventura é o lendário Jan De Rooy.

A condição física da equipe recebeu atenção especial. Três dias por semana, a equipe recebe atendimento fisioterapêutico e nada com a equipe de natação nacional da Holanda. 


Tudo para vencer no desafio que começa no dia 5 de janeiro e vai até o dia 18 na América do Sul.


Acompanhe a performance da 

equipe De Rooy Iveco no blog da Iveco.


O Blog da Iveco é um canal aberto e direto para caminhoneiros, motoristas, frotistas, transportadores, jornalistas e apaixonados por caminhões leves e pesados. 

Aqui você encontra notícias, informações, dicas e promoções para o seu dia-a-dia. Pelo 3º ano, a Iveco concorre ao Prêmio TopBlog e precisa do seu voto.

ASX Racing será o carro da Equipe Mitsubishi Petrobras no Rally Dakar 2014

Com o modelo, equipe foi campeã do Desafio Inca e vice-campeã do Rally dos Sertões

A Equipe Mitsubishi Petrobras, Guiga Spinelli / Youssef Haddad e Reinaldo Varela / Gustavo Gugelmin, já estão preparadas para o maior rali do mundo. 


Eles estarão a bordo de dois ASX Racing, modelo usado pelo segundo ano consecutivo no Rally Dakar.

Desenvolvido para superar as duras condições que a prova impõe, o modelo já passou por testes difíceis em 2012 e 2013. 


Com o ASX Racing, Guiga e Youssef foram campeões no Desafio Inca (Peru) e conquistaram o vice-campeonato no Rally dos Sertões, além de participar do Desert Challenge, em Abu Dhabi, e também do Rally do Marrocos. 


Por ser o mais exigente dos ralis em todos os aspectos, desde sua extensão às duras condições de piso e clima, o Rally Dakar será um importante passo para aprimorar ainda mais o modelo.

"Trabalhamos muito neste ano, fizemos provas de deserto importantes no Desert Challenge, em Abu Dhabi e também no Desafio Inca, no Peru. Conseguimos evoluir o carro em desempenho e durabilidade", comemora Guiga, que estará ao volante do carro número 310.

O ASX Racing foi desenvolvido pela Mitsubishi Motors em parceira com a equipe do renomado engenheiro francês Thierry Viardot, responsável pelo projeto vencedor de 12 edições do Dakar na equipe Mitsubishi Japão. 


Com carroceria de fibra de carbono, tração 4x4 integral, câmbio sequencial de seis marchas e vários outros recursos importantes para enfrentar provas com grandes quilometragens e com condições extremas, os ASX já estão a caminho de Rosario, na Argentina.

Gustavo Gugelmin, que faz sua estreia na competição, está animado em participar do maior desafio 4x4 do planeta a bordo do ASX Racing. 


"É um sonho antigo participar do Dakar ainda mais em uma grande equipe e um carro com tantas qualidades como ASX Racing", afirma. O navegador estará no carro número 336, ao lado do experiente piloto Reinaldo Varela, que já participou cinco vezes da prova.

Acesse o site oficial da prova www.dakar.com e conheça detalhes do trajeto que nossa equipe enfrentará durante a prova. 

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

VEÍCULOS SAEM DE FÁBRICA COM CADA VEZ MAIS TECNOLOGIA E O SISTEMA START-STOP É UM DOS PRODUTOS QUE JÁ EQUIPA 5 MILHÕES DE CARROS, NÚMERO QUE PODE CHEGAR A 40 MILHÕES, EM 2020. VEJA AS VANTAGENS E COMO FUNCIONA ESSE SISTEMA QUE LIGA E DESLIGA O MOTOR AUTOMATICAMENTE.

Alta Roda 

Nº 765 — 31/12/13
Fernando Calmon

SEGREDO DO CONFORTO TÉRMICO

Cada vez mais, novos modelos importados trazem de série o sistema start-stop (desliga-liga) que interrompe o funcionamento do motor quando o carro para. 

Basta levantar o pé do freio, em carros automáticos, ou acionar o pedal da embreagem, nos equipados com caixa de câmbio manual, para que o motor dê partida. 

Tal recurso permite economizar combustível e, nos casos de congestionamentos, pode significar entre 8% e 12% de alívio no bolso do motorista, nessas condições específicas.

Start-stop começou nos automóveis caros. Graças ao aumento de escala de produção e à necessidade de todos os fabricantes, por legislações internacionais, diminuir o consumo de combustível – e por consequência emissão de CO2 – já equipa mais de cinco milhões de veículos novos produzidos por ano. Tendência é de chegar a 40 milhões/ano em 2020.

Golf VII, por ora importado da Alemanha e depois nacionalizado, é o primeiro a oferecer esse recurso de série ao mercado brasileiro, entre modelos na faixa de R$ 60.000/70.000. 

Logo surgiram dúvidas se, em dias de calor (como promete este verão) e congestionamento, diminuiria o conforto dos ocupantes ao cortar o ar-condicionado. 

Todo start-stop pode ser anulado por botão no painel e o próprio sistema se autoprograma para não desligar o motor, no caso de carga insuficiente na bateria.

Fabricantes do equipamento afirmam que, na maioria dos casos, o carro não fica parado por mais de 15 segundos, em média. Assim, o conforto térmico seria pouco prejudicado. 

Em países de clima realmente quente, como o Brasil, o desliga-liga talvez não traga tanta vantagem como nos do Hemisfério Norte, afastados da linha do Equador.

A fim de mitigar bastante esse problema, a Delphi espera fornecer, já em 2014, uma solução acessível que permita poupar combustível sem comprometer a temperatura do habitáculo. 

Será mais barato e menos complexo do que um motor elétrico à parte, só para o ar-condicionado. Alguns minivans europeus já dispõem desse recurso.

Foi desenvolvido um novo evaporador (componente que resfriar o ar), com reservatório à parte, fabricado em Material de Fase Mutável (PCM, em inglês). 

Quando o compressor para de funcionar, o PCM se derrete ou se liquefaz, retirando calor das tubulações para manter a temperatura interna previamente ajustada, por exemplo, a 20° C. 

Funciona por um a dois minutos e volta a se solidificar, quando o motor do veículo aciona de novo o compressor e o ar é resfriado.

Todo o novo conjunto adiciona poucos componentes aos evaporadores atuais. Cria efeito de termossifão com o gás refrigerante já em circulação no sistema, sem partes móveis e simplificando a instalação. 

Há várias famílias de materiais com propriedades mutáveis e reversíveis. A empresa selecionou PCM feito à base de parafina por sua robustez, propriedades térmicas e confiabilidade em longo prazo.

Sistemas de ar-condicionado atuais aumentam o consumo de combustível em cerca de 5%. Este novo equipamento reduz a perda em 50%. 

Novo avanço está previsto para 2016: direcionar o fluxo de ar para partes do corpo dos ocupantes mais sensíveis à temperatura. 

Conforto térmico seria atingido sem a necessidade aquecer ou resfriar o volume completo da cabine.
____________________________________
fernando@calmon.jor.br e www.twitter.com/fernandocalmon

ROBERTO NASSER INAUGURA 2014 COM UMA COLUNA REPLETA DE INFORMAÇÕES QUE APRESENTA AO LEITOR À GUIZA DE DESEJOS. BOM 2014...

 

Coluna n° 0114 - 2 de Janeiro de 2014
____________________________________

De Coluna
Para Leitor

Assunto: Desejos para o seu 2014 

A Coluna DeCarroporAí atingiu em 2013 volume de leitores que projeções otimistas nunca arranhariam: mais de 5 milhões! A eles a Coluna agradece o interesse e, no melhor estilo de princípio de ano, deseja:

Que você aja como a Audi, investindo para o futuro. A marca alemã, do grupo Volkswagen, onde puxa a apresentação de tecnologia, investirá US$ 30,5 bilhões – uns R$ 70 bilhões -, para aumentar sua produção e presença, no plano da matriz, de ser líder mundial em 2018. 


11 novos produtos, tecnologias e fábricas na China, México e no Brasil. Nos mercados latinos, a partir de 2016.

Segue demandas, olhando os utilitários esportivos mistos de sedãs, camionetas, amplia sua linha para baixo, com o pequeno Q1 – Salão de Detroit, próxima semana, e vendas em 2016;

OOOO
Que você acredite, como a Audi, nos seus planos, antecipando resultados. Pretendia vender 1,5 milhões de unidades, em 2015, e marcou isto em 2013. Os investimentos pretendem 2 milhões de vendas, em 2020;

Audi Q3, produção brasileira em 2015

OOOO
Que você troque de automóvel. Em 2014, novidade atrativa: Mercedes Classe A sedã, o CLA – menor da empresa, tração dianteira; 

OOOO

Que você se surpreenda e possa considerar opção de compra o novo Mercedes Classe C, maior e rico em conteúdo. E nele agregar acessórios AMG. 

Esta empresa, pertencente à Daimler (dona da marca Mercedes), iniciou carreira como fabricante – o esportivo SLS não é Mercedes, mas AMG – e venderá acessórios coincidindo com o lançamento do novo C, 2º semestre de 2014;

AMG amplia negócios. 

Acessórios, como a barra cromada inferior ao spoiller do novo Mercedes C

OOOO

Que você saiba escolher, querendo novo nacional, entre as novidades Volkswagen UP!, o mais barato da marca; Peugeot 2008, de uso misto, novos Honda Fit, City e utilitário esportivo; novo Toyota Corolla e novo picape Hi Lux, fora o novo Ford Ka, o Palio Mille, substituto do Uno;

OOOO

Que você possa fazê-lo sem tomar financiamento, pois os juros aumentarão ante a falta de projeto e ações do governo federal;

OOOO

Que você poupe para conquistas e bons negócios. Economia em baixa e inflação em alta trarão negócios pelos que não planejaram;

OOOO

Que você se mantenha firme em seus conceitos econômicos, sem olhar seu cheque especial como renda, como faz o governo federal vendendo patrimônio, contabilizando como ganhos ao tentar equilibrar contas;

OOOO

Que você tenha certeza que contabilidade criativa é exclusiva para o governo, que se acha dono do país e que tudo pode. Seguir o exemplo custará caro;

OOOO

Que o seu Deus lhe dê paciência para aguentar o crescimento pífio, as desculpas oficiais e pagar pela maciça propaganda contando verdades suecas para realidade africanas – exceto África do Sul, nossa colega nos BRICS;

OOOO

Que você possa torcer para que o crescimento pífio não nos exclua do grupo dos BRICS, onde somos o B na classificação identificativa dos países atrativos para investimentos;

OOOO

Que você tenha justificativas elegantes quando seus contatos do exterior criticarem a tibieza na condução do País, as medidas econômicas remendando os resultados da falta de planejamento, a insegurança jurídica, assustando, inibindo, barrando investimentos estrangeiros;

OOOO

Que você faça um exame de consciência quando os mesmos contatos estrangeiros perguntarem como você convive com a corrupção que compromete o futuro do País;

OOOO

Que você aja como a Ford em 2013, surpreendendo o mercado, não sendo a maior em presença mundial, mas a de maiores vendas no mercado dos EUA, fruto da execução de bom planejamento da empresa e seus produtos. 

A Ford não lidera apenas um segmento, como o de picapes, com a linha F mais vendida há décadas, mas tem boas vendas em todos. Terá vendido 2,4 milhões no mercado interno;

OOOO

Que você tenha o arroubo do James Glokenhaus, projetista do Ferrari P4/5 – sobre plataforma do Enzo: deixou a icônica italiana e foi criar o esportivo SCG 003 para esta nova marca. 

Apresentação no Salão de Genebra, março, alinhando para competir nas 24 Horas de Nurburgring. 

Persegue baixo peso com chassis em fibra de carbono, motor V6,bi turbo, 500 CV. Peso desejado, incríveis 730 kg.

Desenho do SCG 003


OOOO
Que você tenha a visão, a perspicácia, e a determinação do ítalo-canadense Sergio Marchionne, executivo nº 1 da Fiat: propor salvar a Chrysler; trocar os produtos e sua motorização; ir assumindo suas ações; torná-la rentável a ponto de fortificar a matriz italiana; conseguir negociar com o sindicato dos trabalhadores da marca, acionista, comprando os restantes 41% de cotas – é uma LLC, uma sociedade limitada – por US$ 4,3 bilhões, bem inferior aos valores iniciais. E fundir a matriz Fiat - com o caixa da Chrysler;

OOOO

Que você tenha cabeça jovem na hora de escolher a cor de seu carro novo: só estes têm coragem de optar por gosto pessoal, fugindo do preto, dos cinza metálicos e do branco, caracterizadores de nosso mercado, como diz a Axalta, consultoria para a indústria automobilística; 

OOOO

Que seus negócios cresçam na medida dos financiamentos da Caixa Econômica no segmento de veículos: 35%;

OOOO

Que você seja um bom cidadão exigindo ao usual posto de abastecimento adotar a gasolina S 50, mais limpa em enxofre, menos poluidora. Prazo aos revendedores irá até março;

OOOO

Que você fuja da tentação do preço menor no comprar algum dos poucos carros novos sem ABS ou almofadas de ar, de venda permitida até 1º de abril. É economia canalha contigo e com os outros;

OOOO

Que você seja invisível quando não quiser ser percebido, como conseguiu a Ford com seu ícone, o novo Mustang, testado sem ser percebido;

Dissimulado, o ícone Ford Mustang GT, modelia 2015, foi testado sem ser visto.


OOOO
Que sua equipe de trabalho seja tão entrosada e treinada como a da Infinity Red Bull Racing, campeã mundial de Fórmula 1, que neste ano conseguiu o recorde da troca de pneus em 1s e 9/10!

OOOO

Que você insista e apoie a finalização do Processo do Mensalão, menos pelos bandidos e mais pelo exemplo e pelas necessárias punições;

OOOO

Que você seja iluminado em avaliação antes as candidaturas à Presidência, governos estaduais, senadores e deputados, para separar a propaganda enganosa e o que é interessante ao país e aos estados;

OOOO

Que você foque a visão e se lembre, às vezes o caçador pode ser bom, mas a cachorrada que o cerca é da pior qualidade;

OOOO

Que você converse com seus familiares, amigos e colaboradores para lembrar-lhes que eleição é compromisso com o estado e o País, e que as escolhas devem ser por currículo e propostas;

OOOO

Que você insista ficha suja não é apenas o condenado, mas o autor de qualquer mal feito;

OOOO

Que você tenha a coragem do Nelson Piquet: ante diagnóstico de sério problema cardíaco, optou por cirurgia ousada para viver plenamente, em lugar de se acomodar, freando a vida com uso de medicação;

OOOO

Que, se necessário, você se reinvente, como a Pininfarina. Caiu de fábrica de carros especiais a situação falimentar, voltou a projetar carrocerias, retornará a seu início, com área de projetos e construção de centena de veículos especiais a clientes idem. Voltará a ser griffe.

Pininfarina em recomeço fará meia dúzia do conceito Sergio



OOOO
Que você se prepare para o Natal de 2014, como o fez o brasileiro Cláudio Martins, residente em Portugal. 

Uniu maçons e colecionadores de automóveis antigos, juntou brinquedos e presentes, e distribuiu, a caráter, a crianças e famílias carentes.

Martins, de Papai Noel, em MG TD 1953, distribuindo presentes, em Portugal.
__________________________________

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.