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quarta-feira, 4 de novembro de 2015

MARCOPOLO ASSINA CARTA DE INTENÇÕES COM OS CONTROLADORES DA NEOBUS. AS COMPANHIAS CONTINUARÃO COM GESTÃO E ATUAÇÃO INDEPENTES NO MERCADO


Caxias do Sul (RS) – 4 de novembro de 2015 - O Conselho de Administração da Marcopolo aprovou a assinatura de uma carta de intenções, não vinculante, que tem por objetivo estabelecer as bases e os princípios para uma potencial incorporação da L&M, controladora direta da San Marino Ônibus Ltda. (Neobus), pela Marcopolo. 

Após a assinatura dos documentos definitivos e o fechamento da operação, as cotas da L&M serão transferidas para a Marcopolo.

De acordo com o CEO da Marcopolo, Francisco Gomes Neto, as duas companhias continuarão a atuar de maneira independente nos mercados nacional e internacional, em termos de produtos, rede de comercialização e serviços. 

“A gestão das empresas continuará separada, como ocorre atualmente, e como acontece com a unidade de negócio Volare, que tem linha de produtos, rede de representantes/concessionárias própria e não vinculadas à Marcopolo Ônibus. Além disso, obteremos importantes sinergias nas áreas administrativas, operacional e de suprimentos”, explica o executivo.

Segundo Edson Tomiello, CEO da Neobus, pelo acordo, a troca de participação por ações da Marcopolo permitirá à Neobus seguir independente nos aspectos de rede, comercialização, distribuição e portfolio de produtos. 

“No futuro, também poderemos aproveitar recursos fabris e logísticos, entre outros benefícios. O grande objetivo é a expansão internacional, visando otimizar e conquistar novos mercados e solidificar a marca”, enfatiza Tomiello.

A carta de intenções prevê que os atuais controladores da Neobus assumirão posição de acionistas da Marcopolo, permanecendo na gestão direta das operações da Neobus, como forma de preservar os fatores competitivos da marca.

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GRUPO RENAULT APRESENTA RESULTADOS NO 3º TRIMESTRE: FATURAMENTO PROGREDIU 9,4% NO PRIMEIRO


Os emplacamentos do grupo Renault (620.525 unidades no trimestre) tiveram alta de 1,2%, em um mercado automobilístico mundial em queda de 0,2%. 

Os emplacamentos do Grupo tiveram progressão de 7.288 unidades em três meses, contra 9.806 durante todo o primeiro semestre.

Na Europa, em um mercado em forte alta (+9,8%), o grupo Renault registrou progressão de 6,5% em seus emplacamentos. 

Apesar destes 20.802 emplacamentos a mais no período, a participação de mercado apresentou uma queda de 0,3 ponto, ficando em 9,0%.

O sucesso dos últimos lançamentos, Kadjar e Espace, assim como a força dos modelos Captur e Clio, fortaleceram o portfolio de pedidos (44.000 unidades a mais que no final de setembro de 2014), o que deve ter um impacto positivo na performance comercial do Grupo na Europa no último trimestre.

O Grupo apresenta fortes altas de seus emplacamentos na grande maioria dos países da Região. 

Destaque para a boa performance do Grupo no Reino Unido (+22,3%), Holanda(+21,7%), Espanha (+16,2%), Portugal (+21,1%) ou ainda na Polônia (+25,4%).

A marca Renault alavanca a performance do Grupo com volumes em alta de 23.199 unidades, em alta de +9,8% em relação ao mesmo período de 2014. 

Já a participação de mercado da marca Dacia está em recuo de 0,3 ponto, com 2,1% do mercado europeu.

Na França, os volumes de vendas do Grupo estão em ligeiro recuo de 186 unidades. 

No terceiro trimestre, a participação de mercado ficou em queda de 1,4 ponto, com 24,4%. 

O Renault Clio se mantém como o veículo mais vendido na França, considerando-se todos os segmentos.

Fora da Europa, o Grupo mantém sua participação em um mercado em queda de 5,1%, sendo que os emplacamentos do Grupo estão em recuo de 4,6% e representaram 45,4% dos volumes globais no período. 

O Grupo conquistou participações de mercado na região Américas (+0,5 ponto), na Eurásia (+1,5 ponto) e se mantém estável nas regiões África-Oriente Médio-Índia (+0,1 ponto) e Ásia-Pacífico (0,0 ponto).

Na região Américas, os emplacamentos do Grupo estão em recuo de 5,3%, em um mercado em queda de 12,5%. 

No Brasil, segundo mercado do Grupo, a Renault fortalece sua posição, e sua participação de mercado está em progressão de 0,3 ponto, com 7,4%. 

Na Argentina, os emplacamentos do Grupo estão em franca progressão no período. 

Com 5.437 unidades a mais que em 2014, houve uma progressão de 26,3%. 

A participação de mercado, em alta de 2,6 pontos, ficou em 14,6%.

Na Região Eurásia, a participação de mercado está em progressão de 1,5 ponto. As vendas do Grupo caíram apenas 1,2%, enquanto que o mercado está em recuo de 13,9%. 

Na Rússia, onde o Grupo decidiu claramente defender suas margens, a retração de sua participação de mercado ficou limitada em 0,5 ponto. 

Já os emplacamentos estão em recuo de 29,8%, em um mercado em queda de 25,3%. 

Na Turquia, em um mercado em fortíssima alta no trimestre (+23,5%), seus emplacamentos saltaram para 31,6%. 

O Grupo conquistou 1,1 ponto de participação de mercado, para 17,1%.

Na Região África-Oriente Médio-Índia, os emplacamentos do Grupo estão em queda de 4,8%, em um mercado em retração de 6,6%. 

A participação de mercado do Grupo está em progressão de 0,1 ponto. 

Na Argélia, limitando a queda de seus emplacamentos a -36,7%, em um mercado perturbado por mudanças na regulamentação e em retração de 48,6%, o Grupo se afirma como líder, com uma participação de mercado que está em progressão de 6,4 pontos, para 34%. 

Na Índia, aguardando o início das vendas do Kwid (que conta com mais de 50.000 pré-vendas até esta data), o grupo vendeu 4.818 veículos a menos e sua participação de mercado caiu 0,7 ponto.

Na Ásia-Pacífico, a participação de mercado do Grupo ficou estável no trimestre, com emplacamentos em queda de 11,2%. 

Aguardando o início de sua produção local prevista para o início 2016 na China, o principal mercado em todo o mundo, o Grupo apresenta vendas em queda de 6.735 unidades. 

Na Coreia, com vendas em alta de 2.770 unidades no período, a Renault Samsung Motors continua a avançar (+16,6%) mais rápido que o mercado (+12,5%). A participação de mercado, em alta de 0,2 ponto, ficou agora em 4,5%.

Faturamento do 3º trimestre por setor operacional

No terceiro trimestre de 2015, o faturamento do Grupo está em progressão de 9,4%, atingindo 9,34 bilhões de euros.

O faturamento da Divisão Automobilística está em progressão de 10,2%, para 8,8 bilhões de euros. 

Em relação a esta alta, 5,2 pontos são provenientes do aumento das vendas às empresas parceiras. 

O efeito volume de 0,6 ponto é inferior à alta dos emplacamentos (+1,2 ponto), em razão da atividade de CKD[1] computada como vendas às empresas parceiras. 

O efeito mix geográfico está em retração de 0,6 ponto, principalmente em razão da queda das vendas na Ásia. 

O impacto mix produto ficou positivo em 2,3 pontos sob o efeito do sucesso das vendas dos modelos Kadjar e Espace.

O efeito de preços ficou positivo em 2,3 pontos, devido:
Aos aumentos para compensar as desvalorizações das moedas, principalmente nos mercados emergentes;
A um melhor mix de versões.

O impacto das moedas ficou negativo em 2,2 pontos, em razão principalmente da fraca performance do Rublo russo e do Real, no Brasil. 

O item classificado como “outros” teve um efeito positivo de 2,6 pontos devido a uma melhor contribuição de “peças & acessórios”, vendas de veículos seminovos, e refaturamento de P&D às empresas parceiras.

A Divisão de Financiamento das Vendas (Banco RCI) contribuiu para o faturamento do Grupo à altura de 534 milhões de euros, com retração de 2,2% em relação ao mesmo período de 2014. 

Esta queda se explica pela queda das taxas de juros na Europa e a desvalorização de algumas moedas. 

A média de créditos em circulação, que chegou a 28,8 bilhões de euros no terceiro trimestre de 2015, apresentou um avanço de 12,8%.

O número de novos contratos de financiamento aumentou 15,2% em relação ao terceiro trimestre de 2014.

Perspectivas
O mercado europeu deve avançar 8% neste ano, e o mercado francês deve ter uma progressão de 5%. 

Nossos principais mercados emergentes devem continuar apresentando condições adversas e voláteis no quarto trimestre.

Neste contexto, o Grupo confirma seus objetivos de:
Aumentar os emplacamentos e o faturamento do Grupo (com taxas de câmbio constantes),
Melhorar a margem operacional do Grupo e da Divisão Automobilística,
Gerar um fluxo de caixa livre operacional positivo da Divisão Automobilística.

Faturamento consolidado do grupo Renault
(Em milhões de euros)
2015
2014
Variação
2015/2014
1º trimestre



Divisão Automobilística
8.829
7.727
14,30%
Divisão de Financiamento das Vendas
559
530
5,50%
Total
9.388
8.257
13,70%
2º trimestre



Divisão Automobilística
12.236
11.012
11,10%
Divisão de Financiamento das Vendas
573
551
4,00%
Total
12.809
11.563
10,80%
3º trimestre



Divisão Automobilística
8.802
7.984
+10,2%
Divisão de Financiamento das Vendas
534
546
-2,2%
Total
9.336
8.530
+9,4%
9 meses



Divisão Automobilística
29.867
26.723
+11,8%
Divisão de Financiamento das Vendas
1.666
1.627
+2,4%
Total
31.533
28.350
+11,2%

MARINGÁ RECEBE NOVA LOJA DA RIO NÁUTICA


São Paulo (SP) – A Rio Náutica está de casa nova e promete surpreender o público de Maringá, no norte do Paraná. 

A concessionária dos produtos BRP terá espaço mais amplo e muito bem localizado na Avenida Colombo, 5088, Zona 7. 

A inauguração da loja está marcada para esta quinta-feira (dia 5), com coquetel às 19 horas.

“A nova loja possui 2.300 metros quadrados, o dobro do espaço anterior. A gente vê a conquista como um divisor de águas e o público da região merece o nosso investimento”, comentou Saul Rodrigues, da Rio Náutica. 

Os produtos da BRP incluem as motos aquáticas Sea-Doo, os veículos Can-Am e os motores de popa Evinrude.

“A parte da frente da loja terá o showroom dos produtos BRP e dos barcos e lanchas comercializados pela Rio Náutica. Já na parte de trás, cujo acesso ainda pode ser feito pela rua paralela, ficará o setor de assistência técnica. A mudança de ambiente foi grande, temos certeza de que o investimento irá aumentar a nossa visibilidade e o potencial de vendas na região”, concluiu Rodrigues.


Nova Loja Rio Náutica
Endereço – Avenida Colombo, 5088, Zona 7 – Maringá (PR)
Inauguração – 5/11, às 19h
Funcionamento – De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; Sábado, das 8h às 13h
Telefone – (44) 3262-6365

Sobre a BRP - A BRP (TSX: DOO) é líder global em projeto, desenvolvimento, fabricação, distribuição e comercialização de veículos esportivos e sistemas de propulsão. Seu portfólio inclui os veículos para neve Ski-Doo e Lynx, a moto aquática Sea-Doo, os veículos side-by-side e quadriciclos Can-Am, os roadsters Can-Am Spyder e os sistemas de propulsão marítima Evinrude e Rotaxwell, além dos motores Rotax para karts, motocicletas e aeronaves recreativas. A BRP dá suporte a sua linha de produtos com peças, acessórios e vestuário dedicados. Com uma renda anual com vendas de mais de CA$ 3 bilhões em 105 países, a empresa conta com cerca de 7.100 funcionários no mundo.

www.brp.com

@BRPnews

Ski-Doo, Lynx, Sea-Doo, Evinrude, Rotax, Can-Am, Spyder, Commander, Maverick, X e o logotipo da BRP são marcas comerciais da Bombardier Recreational Products Inc. ou de suas afiliadas. Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos donos.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

NEGÓCIOS NO EXTERIOR DA MARCOPOLO COMPENSAM EM PARTE QUEDA DE RECEITA NO BRASIL. RECEITA DO EXTERIOR CRESCEU 31,2% E COMPENSOU PARCIALMENTE A QUEDA DE 43,9%, NO BRASIL

Caxias do Sul(RS) – 3 de novembro de 2015 - A Marcopolo segue a sua estratégia de procurar minimizar o impacto da significativa queda de demanda do mercado brasileiro com o estímulo às exportações e o aumento das atividades de suas unidades internacionais. 

A empresa alcançou receita líquida consolidada de R$ 1,952 bilhão nos primeiros nove meses de 2015 contra R$ 2,465 bilhões registrados no mesmo período do ano passado, com queda de 20,8%.

Na contramão da redução de demanda interna, as exportações e os negócios das unidades no exterior da Marcopolo cresceram 31,2% e reduziram a perda de 43,9% gerada no mercado brasileiro. 

Este desempenho demonstra a flexibilidade da companhia, seja através de exportações ou decorrente da estratégia de internacionalização já adotada há muitos anos, frente às atuais adversidades econômicas do País.

O aumento das exportações no terceiro trimestre, sobretudo para atender a demanda de ônibus rodoviários, fez com que a Marcopolo deixasse de adotar, desde o início de outubro, a flexibilização de jornada em sua unidade fabril de Ana Rech, em Caxias do Sul. No entanto, a unidade Planalto, também em Caxias segue com a programação de flexibilização de jornada.

Em unidades produzidas, o resultado obtido de janeiro a setembro deste ano foi 32,6% inferior ao dos primeiros nove meses de 2014(8.768 contra 13.017 unidades). 

No Brasil foram 6.962 unidades contra 11.344, no mesmo período, com queda de 38,6%. No exterior, houve aumento de 7,9% (1.806 contra 1.673).

Foco nas exportações
Com o objetivo de superar as dificuldades resultantes de um mercado interno estagnado e com nível de produção bem abaixo do histórico, a Marcopolo está adotando forças-tarefas para acelerar as atividades críticas que ajudem a companhia a ampliar os seus negócios e manter o nível produtivo nas unidades brasileiras o mais elevado possível. 

A primeira delas foca o aumento das exportações, por intermédio do fortalecimento da atuação nos mercados tradicionais da América Latina, na recuperação de outros, como o Oriente Médio e a África, cuja presença foi reduzida nos últimos anos em razão da falta de competitividade do produto nacional. 

Também pela abertura de novos mercados e ampliação do portfólio de clientes no exterior.

A segunda força-tarefa visa a melhora operacional da companhia, com a redução dos tempos de ciclo de produção, o aumento da eficiência e da otimização das unidades fabris. E a terceira força-tarefa diz respeito à redução de despesas e custos indiretos.

Mercado brasileiro
O resultado alcançado pelo setor brasileiro de ônibus este ano e, em especial, no terceiro trimestre, demonstra que são necessárias medidas para promover a sua recuperação. 

A queda de janeiro a setembro foi de 42,5%, com a aquisição de 10.664 ônibus contra 18.542, no mesmo período de 2014. 

Uma dessas medidas poderia ser a maior oferta de crédito, com taxas que estimulassem os operadores a renovarem suas frotas, como já foi feito com o FINAME e o PSI.

No segmento de rodoviários, a publicação da resolução 4.770/15 pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que dispõe sobre as regras do modelo de autorização das linhas interestaduais e internacionais, traz perspectivas positivas para os próximos trimestres. 

A limitação da idade máxima dos ônibus que operam essas linhas em dez anos e da idade média em cinco anos deve estimular a renovação de frota.

No mercado de urbanos, a demanda segue abaixo do nível normal. Entretanto, as licitações municipais em algumas cidades do País, como São Paulo e Porto Alegre, a proximidade das eleições municipais de 2016, os repasses de tarifas e os investimentos em transporte coletivo em razão da realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro podem destravar o segmento.

No programa Caminho da Escola, a Marcopolo informa que se habilitou, através de pregão eletrônico finalizado em 20/10/15, a produzir e fornecer até 500 ônibus escolares com acessibilidade (Onurea). 

As entregas deverão ter início em 2016 e se estender ao longo do ano. A empresa informa ainda que do montante relacionado ao programa Caminho da Escola, em 31/10/15, registrava um saldo a receber de R$ 121,2 milhões.

CHEVROLET ONIX É O DESTAQUE DA SEMANA D, UM DOS MAIS IMPORANTES FESTIVAIS DE DESIGN DO PAÍS, QUE VAI DE 4 A 8, EM CURITIBA. O MODELO DA GM FOI PROJETADO NO PELO CENTRO DE DESIGN DA GENERAL MOTORS DO BRASIL

São Caetano do Sul – O Centro de Design da General Motors do Brasil é um dos destaques da Semana D, um dos mais importantes festivais de design do País e que acontece na cidade de Curitiba (PR), de 3 a 8 de novembro.

Com o tema “O Design Transforma Cenários”, o evento apresenta a influência do design sobre os cenários criativo, estratégico, econômico e urbano. 


São mais de 100 atividades, incluindo exposições, palestras e workshops, como o que será promovido nos dias 4 e 5 de novembro na PUCPR pela GM, sobre design automotivo.

Seu principal objetivo é contribuir para a divulgação do processo de criação e desenvolvimento de um automóvel dentro de um estúdio de um fabricante de veículos.

Voltado para entusiastas e estudantes de design, o workshop também é uma oportunidade para identificar novos talentos criativos na região, conhecida por ser um celeiro de bons profissionais na área.

Wagner Montes Cla Dias, diretor de Design Criativo da GM do Brasil, irá mostrar como foi o processo de desenvolvimento do Chevrolet Onix, desde os primeiros esboços até a informação matemática a ser emitida para o time de Engenharia de Produto.


Lembrando que o Onix foi lançado em 2012 e atualmente é o carro mais vendido do País.

No espaço destinado ao workshop os participantes conhecerão as principais áreas de um centro de design automotivo (modelagem manual e digital, design exterior e interior, além de color & trim) e poderão ainda interagir com especialistas, receber orientações vocacionais e aprender algumas técnicas.

Para isso será montado um mini estúdio de design onde será exposto um dos conceitos desenvolvidos sobre o Chevrolet Onix, o Track Day.


Onix Track Day
Baseado em modelos preparados para rodar em pistas, o Onix Track Day traz visual exclusivo e muita performance. A começar pela mecânica: suspensão, motor, freios e sistema de exaustão foram completamente modificados em relação ao modelo de fábrica.

O propulsor é o Ecotec 1.8 Flex do Cruze, que ganhou novo escapamento 100% em aço inox, filtro de ar de alto fluxo e uma recalibração na injeção eletrônica. A potência ultrapassar os 150 cv.


Destaque também para os pneus 215/45R17 de compostos mais macios, que contribuem para uma maior aderência e segurança em curvas. As rodas de tala larga completam o pacote.

O aerofólio traseiro e os novos spoilers frontais contribuem para uma melhor aerodinâmica, além de contrastarem com a reluzente pintura amarela da carroceria, que recebeu ainda teto escuro e grafismos exclusivos.


O interior traz bancos tipo concha, volante ”flat base” revestidos com materiais nobres, cintos de segurança de 4 pontas além de detalhes de acabamento exclusivos.

Centro de Design
O Centro de Design da General Motors abrangente a toda a América do Sul e fica centralizado em São Caetano do Sul (SP). 

Ele faz parte de um dos quatro centros globais de desenvolvimento de produtos que trabalham de forma totalmente integrada.


Responsável, por exemplo, pela arquitetura das novas picapes médias produzidas pela GM através do mundo, o Centro de Design brasileiro é reconhecido internacionalmente pelo desenho de modelos como o próprio Onix, o Prisma, além do Cobalt e o Spin, que também são produzidos em outros mercados.

O Centro de Design brasileiro foi totalmente reformulado em 2007, tendo a sua área útil triplicada para desenvolver projetos simultaneamente com os demais centros de desenvolvimento globais da GM. 


O departamento faz parte de um Centro Tecnológico, capaz de desenvolver novos veículos, desde seu desenho inicial, até a montagem final na fábrica.

Segundo Carlos Barba, diretor executivo de Design da GM América do Sul, o Brasil ganhou a partir daí novas responsabilidades.

“No passado, o Centro de Design brasileiro trabalhava na regionalização de modelos produzidos na Europa e Estados Unidos. 


Mas a GM do Brasil destacou-se tanto que se tornou um dos centros globais de desenvolvimento de produtos no mundo que trabalham de forma totalmente integrada”.

A engenharia brasileira evoluiu muito em pouco tempo. Na década de 60, por exemplo, o Brasil era responsável por pequenas adaptações na suspensão de alguns modelos, como o Opala. 

Com o tempo, a engenharia começava a dar passos mais largos e a participar de alterações mais relevantes, incorporando aos produtos algumas alterações estéticas como detalhes de acabamento, grades e para-choques, que propiciavam uma imagem renovada dos veículos e na estrutura dos mesmos, para sua melhor adaptação às severas condições das nossas estradas além da adequação das suspensões.


Na década de 90, se iniciou o desenvolvimento de derivativos de carros que vinham de fora. 

A partir do modelo Corsa na configuração hatchback, surgiram a picape Corsa, o Corsa Sedã e o Corsa Station Wagon, desenvolvidos integralmente no Brasil.

Depois a GM começou a fazer carros completos totalmente voltados a atender às necessidades dos consumidores brasileiros e de outros mercados emergentes. 

Entre eles o Celta e a Meriva, que foi desenvolvido aqui no Brasil em conjunto com a Opel.

Nesta mesma época os laboratórios de segurança veicular, de ruídos e vibrações e estrutural do Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba, também foram expandidos e ganharam novos equipamentos. 

Um moderno laboratório de elétrica/eletrônica foi construído, no sentido de apoiar o crescimento da eletrônica embarcada dos veículos Chevrolet.

Desde 2006 a General Motors do Brasil é a responsável mundial pela criação e desenvolvimento da arquitetura das picapes de porte médio. 

Em 2012, chegou ao mercado nacional a nova geração da S10 – o modelo também é produzido em outros importantes mercados, como o tailandês e o norte-americano, onde é chamado de Colorado.


PICAPE RENAULT DUSTER OROCH COMEÇOU A SER VENDIDA HOJe EM TODO O BRASIL. O BLOG PUBLICOU O DIA 4/9 UMA MATÉRIA SOBRE A OROCH, CUJA MATÉRIA DE AVALIAÇÃO O LEITOR PODE LEMBRAR NESTE LINK: http://blogdojornalistaarnaldomoreira.blogspot.com.br/2015/09/oroch-e-o-nome-do-modelo-da-picape.html - TEVE UMA PRÉ-VENDA DE SUCESSO


As vendas da picape Duster Oroch começam hoje (03/11) em todo o Brasil. Nos últimos meses, milhares de pessoas se mostraram interessadas na inovadora picape que inaugura um segmento entre as pequenas e grandes. 

Logo após a 7ª edição do Salão Internacional do Automóvel de Buenos Aires, onde foi apresentada oficialmente, mais de 25 mil pessoas se cadastraram no hotsite da Renault com interesse no modelo.

A campanha de pré-venda foi um sucesso: mais de 2.000 pessoas realizaram pedidos em todo o País. 

Uma das ações que reforçaram campanha foi o “Oroch Day”, ação que movimentou as concessionárias da marca em um fim de semana com test-drive e ofertas para quem fechasse negócio: câmera de ré gratuita para quem comprasse a versão Dynamique e sensor de estacionamento para quem optasse pela Expression.

A Duster Oroch é uma picape robusta, cabine dupla, com quatro portas, excelente espaço para cinco passageiros, caçamba generosa e com tamanho na medida certa. 

O modelo inova ao inaugurar um segmento entre as picapes pequenas e as grandes, unindo as melhores características de ambas. 

A Duster Oroch é perfeita para quem procura liberdade e não abre mão de grande espaço interno e da versatilidade de uma picape, seja para o trabalho ou para o lazer.

Derivada de um verdadeiro SUV, o Renault Duster, a picape foi desenvolvida pela RTA (Renault Tecnologia Américas), que tem o objetivo de desenvolver produtos voltados às necessidades e ao perfil do consumidor latino-americano. 

O modelo traz suspensão traseira multilink em todas as versões e dirigibilidade aprimorada para oferecer uma condução precisa e segura como a de um carro de passeio, tanto com a caçamba vazia quanto carregada. 

No total, foram 4.800 horas de desenvolvimento e 720 mil km de testes na França, Brasil e Argentina.

Relembre a matéria e veja o que a Oroch oferece:
http://blogdojornalistaarnaldomoreira.blogspot.com.br/2015/09/oroch-e-o-nome-do-modelo-da-picape.html

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