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domingo, 12 de junho de 2016

CAOA SEMINOVOS PLANEJA ABERTURA DE MAIS 12 LOJAS DIANTE DO CRESCIMENTO DAS VENDAS QUE CRESCERAM 3% EM MAIO, EM RELAÇÃO A 2015


Com a desaceleração do mercado de veículos 0 km, o segmento de seminovos passa a receber novos holofotes. 

O consumidor procura modelos com menos tempo de uso do que o seu e, principalmente, com procedência confiável. 

Atenta a este mercado em expansão, a CAOA mantém seus planos de ampliação da sua Rede de lojas exclusivas de veículos seminovos, oferecendo as melhores opções para seus clientes.


Apenas no primeiro trimestre de 2016, foram inauguradas a Seminovos CAOA Praça do Relógio em Goiânia (GO) e a Seminovos CAOA Castelo, em Campinas (SP), além de duas novas unidades na cidade de São Paulo: Seminovos CAOA Interlagos - Av. Atlântica, 179 - e Seminovos CAOA João Dias - Av. João Dias, 2137. 

Com o cenário otimista, a CAOA planeja abrir, ainda neste ano, outras 12 exclusivas lojas de seminovos pelo Brasil.


Atualmente a CAOA possui 12 lojas exclusivas para venda de veículos seminovos, além de outras 25 concessionárias das marcas Ford, HB, Hyundai Importados e Subaru que possuem, também, showroom de seminovos.

“No total, são 37 pontos de venda de veículos seminovos. Trabalhamos com a expectativa de ultrapassar neste ano o total vendido em 2015, ou seja, superar 24 mil carros comercializados. Para alcançar esta meta, a CAOA Seminovos oferece, além do melhor preço do mercado, o grande diferencial que é oferecer veículos de qualidade e procedência garantidas”, explica Sandro Corrochano, Diretor Executivo Comercial da Hyundai CAOA.

Corrochano ressalta que 100% dos carros comercializados pela CAOA são periciados por especialistas que analisam todo o histórico do carro desde o primeiro proprietário, além de verificar retoques de funilaria, veículos anteriormente leiloados, frutos de furto e sinistros, entre outros. 




“Com esta ampliação, em abril as vendas de seminovos na CAOA ficaram 3% acima das vendas do mesmo mês de 2015, somando quase duas mil unidades comercializadas.”, conta o executivo.

Outro fator importante para quem pretende optar por um seminovo é que muitos dos carros à venda na CAOA Seminovos ainda estão em período de vigência das garantias oferecidas pela fábrica, ou seja, o cliente ainda vai usufruir da tranquilidade de contar com a assistência das Concessionárias por longos períodos.

Outra vantagem para o Cliente que busca um seminovo na Rede CAOA é a variedade de modelos e marcas. “Com certeza o Cliente vai encontrar o que está procurando e ainda fechar o melhor negócio da região”, afirma Corrochano.

Vendas
No primeiro quadrimestre de 2016, a CAOA Seminovos atingiu vendas de 7.670 veículos. 


Durante o mês de abril, foram 1.999 veículos seminovos comercializados, número 3% maior que o mesmo de 2015, quando foram vendidas 1.941 unidades.

FORD CHINA PROMOVEU O ECOSPORT COMO VEÍCULO AVENTUREIRO URBANO IDEAL NAS RUAS DE PEQUIM, MAS NÃO SÓ, ESTENDENDO O TEST-DRIVE A DIVERSOS TIPOS DE ESTRADAS E A ÁREAS ALAGADAS MOSTRANDO QUE O SUV PASSA BEM ATÉ A PROFUNDIDADE DE 55 CM. O CARRO É VENDIDO NA CHINA AOS BORBOTÕES, JUNTO COM O EDGE, EXPLORER E EVEREST - 100 MIL SÓ NOS PRIMEIROS QUATRO MESES DESTE ANO -, NAS VERSÕES 1.5 E 1.0 COM TURBO
























A Ford China promoveu um test-drive diferente do EcoSport, mostrando as características de desempenho, economia e versatilidade do utilitário esportivo compacto para os consumidores que buscam um estilo de vida aventureiro, ativo e urbano. 

O programa, chamado “City Adventure” (Aventura na Cidade), incluiu um trajeto na movimentada Pequim para testar a potência e dirigibilidade do veículo em diferentes tipos de estrada e também um passeio de bicicleta.


O objetivo foi valorizar a crescente popularidade – e necessidade – do transporte multimodal na metrópole que é uma das mais populosas do mundo, com mais de 20 milhões de habitantes.

O roteiro incluiu cartões postais da capital chinesa, passando por vielas estreitas, estradas vicinais e o congestionado anel viário. 

Os participantes experimentam também o lado aventureiro e a dirigibilidade do EcoSport, que no mercado local tem uma distância livre do solo menor que o modelo brasileiro (de 172 mm, em vez de 200 mm). 

Foi destacada ainda a sua capacidade de atravessar áreas alagadas com até 55 cm de profundidade.


Disponível no mercado chinês com as opções do motor 1.5 com duplo comando independente de válvulas ou 1.0 EcoBoost com turbo e injeção direta, o EcoSport chama a atenção também pelo baixo consumo de combustível.

Atendendo a uma população crescente de consumidores urbanos que buscam capacidade de rodagem e economia por preço acessível, o EcoSport contribuiu para a Ford superar a venda de 100 mil utilitários esportivos na China no primeiro quadrimestre deste ano, junto com os modelos Edge, Explorer e Everest.




sábado, 11 de junho de 2016

KIA MOTORS ESCLARECE QUE A VERSÃO BÁSICA MORNING DO MODELO PICANTO COMPRADO NA COLÔMBIA NÃO É COMERCIALIZADO NO BRASIL

Diante das notícias veiculadas na imprensa automotiva que a versão básica Morning, do modelo Kia Picanto – sem airbag duplo frontal e comprado na Colômbia –, recebeu nota zero nas avaliações de crash-test da Latin NCAP, a Kia Motors esclarece que esse produto nada tem a ver com os produtos comercializados no mercado brasileiro.

 
O modelo básico vendido no Brasil vem equipado de fábrica com air barg duplo frontal e ABS, de acordo com a legislação brasileira.

FORD ENTRA AS 24 HORAS DE LE MANS DESTE ANO, QUE COMEÇA DIA 18/6, COM QUATRO FORD GT, QUE FIZERAM OS PRIMEIROS TESTES OFICIAIS NA PISTA ONDE ACONTECERÁ A CORRIDA DE RESISTÊNCIA MAIS FAMOSA DO MUNDO. OS CARROS SÃO EQUIPADOS COM MOTOR ECOBOOST, DE 600 CV, QUE POSSUEM MAIS DE 50 SENSORES QUE AJUSTAM CARROCERIA, AERODINÂMICA. OS FORD GTS CORRERÃO COM OS NÚMEROS 68 E 69, EM HOMENAGEM AOS DOIS ANOS EM QUE A MONTADORA FOI VENCEDORA






















Os quatro Ford GTs que vão disputar as 24 Horas de Le Mans fizeram o seu primeiro treino oficial no circuito francês, onde no próximo dia 18 será dada a largada da corrida de resistência mais famosa do mundo. 

A volta do supercarro comemora os 50 anos da vitória histórica da Ford com a primeira versão do modelo em 1966, quando conquistou os três primeiros lugares.

"Cinquenta anos atrás, o duelo entre a Ford e a Ferrari na pista de Le Mans ficou marcado como um dos momentos mais lendários da história do automobilismo", diz Bill Ford, presidente do Conselho da Ford. 

"Agora, mais uma vez, todos os olhos estarão voltados para esta corrida lendária em que a Ford retorna ao topo das corridas de resistência", acrescentou.



O novo Ford GT de corrida é equipado com motor V6 EcoBoost de mais de 600 cv, carroceria em fibra de carbono, aerodinâmica ativa, suspensão ajustável e painel totalmente digital e configurável, integrado a mais de 50 diferentes sensores (ver detalhes no infográfico anexo). 

Baseado no novo supercarro de produção da marca, ele foi construído para desafiar competidores como a Ferrari, Corvette, Porsche e Aston Martin na prova mais dura de velocidade, resistência e eficiência do automobilismo mundial.

"Desde o início, desenvolvemos o novo Ford GT Ford para voltar ao mundo das corridas de resistência", diz Raj Nair, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto Global da Ford. 

"Estamos satisfeitos com o progresso feito até agora, incluindo a vitória em Laguna Seca e o segundo lugar em Spa. E queremos avançar ainda mais na capacidade desse GT de nova geração em Le Mans", rssaltou.

Na ponta
Este ano, a escuderia Ford Chip Ganassi Racing corre com dois Ford GTs no Campeonato Mundial de Endurance da FIA e dois no Campeonato WeatherTech SportsCar (IMSA). 

A equipe do mundial, já na segunda corrida, chegou em segundo lugar em Spa Francorchamps, na Bélgica, e vai para Le Mans como vice-líder na classificação de marcas e pilotos, com os carros número 66 e 67.

A equipe do IMSA já fez quatro corridas na temporada e conquistou a primeira vitória do Ford GT em Laguna Seca, nos EUA. Com esse resultado, assumiu o terceiro lugar na classificação. 

Em Le Mans, ela corre com os carros número 68 e 69 – comemorando as vitórias da Ford no circuito em 1966, 1967, 1968 e 1969.


sexta-feira, 10 de junho de 2016

FORD: “SEM PARAR” É O NOVO APLICATIVO PARA CARROS COM SISTEMA SYNC APPLINK. O SISTEMA PERMITE CONTROLAR DIVERSOS APLICATIVOS DE SMARTPHONES POR COMANDO DE VOZ, ATRAVÉS DO BLUETOOTH



A Ford anunciou um novo aplicativo compatível com o sistema de conectividade SYNC AppLink de seus veículos, que pode ser acessado pelo motorista por comando de voz, com comodidade e segurança. 

É o “Sem Parar”, para localizar estacionamentos, postos de combustível e lojas próximas, além de calcular os gastos com combustível e pedágio em viagens. 

O vídeo neste link mostra como ele funciona.
Oferecido em várias versões de carros da Ford, como Ka, Ka+, New Fiesta, Focus, EcoSport e Ranger, desde os modelos 2015, o sistema SYNC usa a tecnologia mais avançada do mercado. 

Ele permite ao motorista controlar diversos aplicativos de smartphones por comando de voz – usando a conexão Bluetooth para aparelhos Android, ou cabo USB para iPhone – sem tirar as mãos do volante e a atenção da pista, de forma segura.

O aplicativo Sem Parar pode ser usado em conjunto com os mapas dos sistemas Android ou iOS, ou Waze, conforme a preferência do usuário, e o GPS. 

A sua função “Viajar” possibilita traçar rotas e calcular os gastos do percurso, incluindo uma estimativa do custo de combustível com base na distância e no tempo até o local de destino.

“Basta indicar o endereço de destino e o sistema informa qual será o custo da viagem e o valor dos pedágios de acordo com as rodovias escolhidas. 
É um recurso gratuito e muito útil tanto para quem roda na cidade como em estradas”, explica David Borges, supervisor de Veículos e Serviços de Conectividade da Ford América do Sul.


O Sem Parar se junta a outros aplicativos já disponíveis para o sistema SYNC AppLink da Ford, como Glympse, Aupeo!, Spotify, Let´s Park, Onde Parar, Filho Sem Fila, UOL Notícias, Guia UOL, Bradesco Checkin, Touch Pizza e rádios 89 FM e Alpha FM.

KIA MOTORS DIVULGA OS NOVOS PREÇOS DAS DUAS VERSÕES DE SEU MODELO SPORTAGE, COM MOTOR DE 2L, FLEX, DE 167 CV E CÂMBIO AUTOMÁTICO DE SEIS MARCHAS: R$ 109.990 E R$ 134.990. A MONTADORA ACEITA ENCOMENDAS E ABRIU A PRÉ-VENDA



10/06/2016 – A Kia Motors do Brasil definiu os preços das duas versões do novo Sportage, a serem apresentadas à imprensa automotiva no dia 22 de junho próximo. 


Ambas com motor de 2 litros, flex, de 167 cavalos a 6.200 rpm (com etanol), câmbio automático de seis marchas, com opção de trocas sequenciais.


A importadora já iniciou a pré-venda das versões  P.775.67, com preço ao consumidor de R$ 109.990,00 e a P.786.67 de R$ 134.990,00, ambas com frete incluso.


FORD PROMOVE 3.000 TEST-DRIVES DA NOVA RANGER 2017 EM UM ÚNICO DIA PELO BRASIL, REUNINDO 15 MIL PESSOAS. O OBJETIVO DA FORD FOI LEVAR A UM GRANDE NÚMERO DE POTENCIAIS CLIENTES A NOVA PICAPE QUE VEM DE SÉRIE COM, VERSÕES DIESEL 3.2 E 2.2 E FLEX 2.5, COM SETE AIRBAGS, SISTEMA DE CONETIVIDADE SINC E UM CONJUNTO DE SEGURANÇA, CONFORTO E EQUIPAMENTOS DE DIRIGIBILIDADE. A MONTADORA APOSTA NO SUCESSO DESTE MODELO 2017


A Ford registrou o recorde de 3.000 test-drives da Nova Ranger 2017 em um único dia, no evento de lançamento que mobilizou a sua rede de distribuidores em todo o Brasil. 

O programa, chamado "Dia Raça Forte”, reuniu 15 mil pessoas com uma grande estrutura que incluiu testes em áreas urbanas e pistas com obstáculos e terrenos acidentados para avaliação do desempenho do veículo. 

A ação resultou também no recorde histórico de vendas da Ranger em um único final de semana.

“Este é um bom resultado, considerando o atual mercado e a chegada de um novo produto. Por isso, o programa foi bem-sucedido e mostrou ótima aceitação da nova Ranger”, diz Antônio Baltar, gerente-geral de Vendas da Ford. 

“O objetivo foi proporcionar aos clientes a oportunidade de dirigir o veículo em condições reais de uso e conferir as novas tecnologias da Nova Ranger. Por isso, montamos junto com os distribuidores estruturas profissionais num grande programa nacional de lançamento", explicou.

A ação conjunta da Ford e sua rede de distribuidores permitiu demonstrar as vantagens que a Ranger oferece não só na dirigibilidade, capacidade de rodagem, conforto e segurança, mas também no conteúdo de equipamentos em toda a linha, formada pelas versões de motorização 3.2 Diesel, 2.2 Diesel e 2.5 Flex.



A picape é a única do segmento que vem de série com um conjunto completo de segurança e conforto, além da opção de transmissão automática desde a versão 2.2 Diesel XLS. 

Toda a linha tem sete airbags, direção elétrica, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e sistema de conectividade SYNC com comandos de voz para áudio e telefone. 

Também é a única a contar com cinco anos de garantia e seus preços de manutenção e seguro estão entre os mais competitivos do mercado, reduzindo o custo total de posse.

A linha Ranger 2017 conta também com as facilidades do plano sazonal, criado para atender a necessidade específica dos consumidores do agribusiness, com financiamento em parcelas semestrais e taxa de juros de apenas 0,49% ao mês.


quinta-feira, 9 de junho de 2016

O PRIUS É O HÍBRIDO MAIS VENDIDO DO MUNDO, CHEGANDO QUASE A SEIS MILHÕES DE CARROS ENTREGUES, CHEGA EM 2017 RENOVADO. POUCA GENTE SABE PARA O PUGILISTA CASSIUS CLAY, DEPOIS MOHAMMED ALI, VEIO AO BRASIL PARA NEGOCIAR COM A ANTIGA PUMA UMA VERSÃO QUE SERIA VENDIDA NA ARÁBIA SAUDITA, O PUMA AL FASSI, MAS O NEGÓCIO FOI POR ÁGUA ABAIXO. E A JAGUAR LAND ROVER INAUGURARÁ DIA 17, EM ITATIAIA, SUA NOVA FÁBRICA, DE ONDE SAIRÃO 18 MIL CARROS POR ANO


Coluna nº 2.416 - 9 de Junho de 2016 
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Prius, em híbridos Toyota aponta o futuro


Lançamento do híbrido Prius sinaliza não ser apenas mais um automóvel no caminho tecnológico do futuro. 


Ao contrário a Toyota, pelo produto e pela moldagem da apresentação, o quer como o veículo para tal destino. 

A empresa assumiu trilha corajosa: até 2050 100% dos Toyota elétricos, híbridos elétricos ou por célula de combustível. 

Para caracterizar a pretensão de liderança tecnológica nipônica, fez apresentação em Brasília, na Embaixada do Japão, envolvendo o corpo diplomático, executivos públicos, alguns jornalistas especializados e, para dar certeza da importância do produto, o peso da estrutura diretiva da empresa. 

Mark Hogan, único não japonês no board mundial; Steve St. Angelo, CEO para a América Latina, Koji Kondo, e Miguel Fonseca, vice-presidente da Toyota, no Brasil. 

Prius é o mais vendido híbrido do mundo, em quarta geração, superando 5,7 milhões de unidades entregues. 

Emprega motor elétrico gerando 72 cv e outro a gasolina, 1.8 de restritos 98 cv para fazê-lo mover-se na arrancada. 

Para recarregar a bateria, colocada sob o banco, o sistema de desaceleração e freios se encarrega de gerar energia. Ou ligação em tomada de parede.

Modelo atual é feito sobre a nova plataforma TNGA, com ela conseguindo menor altura, mais largura e espaço interno, num desenho eficiente: com CX de 0,24 é o sedã mais aerodinâmico do mundo. 

O pacote o rotula com o mais econômico no mercado brasileiro, fazendo próximo a 20 km/litro.

Visual intencionalmente futurista, grupo óptico em LEDs espraiando-se pelos para lamas, interior com instrumentação central, tela de 17,5 cm, multi mídia, GPS, câmera de ré, som. 

Head up display, o projetor de informações no para brisas, facilita a condução. Confortos à altura, como volante multi função, ar condicionado com duas zonas e sensor para concentrar fluxo nos lugares ocupados. 

Sete almofadas de ar – frontais, laterais, joelho -, sensor para abertura de portas. Enfim o pacote de confortos a cada dia mais rico.

Preço incentivado, sem correção de dólar, R$ 119.950 pretende conseguir 600 clientes com espírito ecológico, neste ano.


Prius



Puma Alface (...), 
o carro do Mohammad Ali

Conta simples, some o fato insólito, o descompromisso nacional em buscar informações, seu disseminar como se tivesse fé pública. 

O resultado sempre dará em estórias, versões, trocando a falta de essência histórica pelo ágil inventar. O Puma Alface é uma delas.

Conto. É confusão fonética. Referido Alface é o modelo Al Fassi, criado em 1987 sobre o Puma-018 para ser vendido na Arábia Saudita. 

Amarração do desenvolvimento do produto, desenho comercial e exportação liderada pelo festejado e nascido Cassius Clay, 1942, e ora desaparecido sob o nome muçulmano de Muhammad Ali. 

Aventura automobilística triangular, ligando Curitiba, PR, Brasil; Houston, Texas; e a Arábia Saudita.

Operação fugaz, mais lembrada pela confusão iletrada.


Como
Lembrar-se-ão interessados na história dos veículos, o Brasil sempre aplicou, sem imaginação, um cadeado aos portos, inibindo importações, em especial de automóveis – a ideia vesga continua, desprezando a competição do mercado e a competitividade nos custos. 

Tal muro fez surgir fórmula de juntar carroceria de uma empresa; plataforma mecânica de outra; e produto final como veículo especial, de nicho. 

A Puma era referência neste caminho. Atrevida, exportou para os EUA, Europa, teve linha de montagem na África do Sul, fez-se conhecida como produtora de esportivo charmoso e barato. 

Mas na década de ’80 inviabilizou-se, saindo do negócio, cedendo o de fazer, direitos e nome a empresa paranaense, a Araucária, conduzida por Rubens Maluf. 

O corcoveio da economia nacional, os seguidos planos econômicos, o governo Sarney à base do deixa rolar para o tempo decidir, levaram quase todos os empreendedores ao fim. A Puma tomava este caminho triste.

Entretanto Kevin Haynes, seu representante nos EUA, preocupado com o fenecer do negócio, era amigo do advogado de Muhammad Ali, aposentado como pugilista vencedor, e interessado em aumentar sua renda. 

Com alguns contatos montaram a fórmula: Ali viria ao Brasil; combinaria o negócio com a Puma; criariam versão a partir do existente. 

Seria exportado aos EUA onde receberia motor, transmissão e freios do Porsche 911 e, de lá, mandado à Arábia Saudita.

O novo Puma teve sobrenome adicional: seria Puma Al Fassi – de Muhammad Al Fassi, dito Sheik sem sê-lo, controvertido bilionário marroco-saudita e destinatário final dos carros exportados, administrador da fortuna do cunhado, o Príncipe Turkin bin Abdul Aziz, irmão do Rei Saudita Fahd al Saud. E outro pedúnculo: by Mohammad Ali, aval do pugilista com renome mundial.

Para frente
Felipe Nicoliello, editor do bom sítio Pumaclassic, confirma a operação. Muçulmano Ali, então, aos 45, veio ao Brasil com seu advogado judeu Richard Hirschfield, um consultor de negócios, e um engenheiro de automóveis. 

Parte legal, moldaram uma companhia, The Ali Vehicle Industry, para formar joint venture com a fabricante do Puma, a Araucária Veículos, e uma importadora dos EUA, a Inter American Ltd.

Quanto ao produto, em corrida de 21 dias grupo decidiu e criou restrita pré-série de duas unidades sobre o modelo P-018 conversível: desenhos, projetos, moldes, ferramentas, adaptações, foram desenvolvidos e viabilizados para atender ao cliente capaz de garantir sua sobrevivência econômica.

Um recorde para pequena empresa em dificuldade. Mudanças foram sutil alargamento na carroceria; para-lamas frontais com faróis retangulares e na tampa traseira. 

Internamente, rearranjo buscando mais espaço; aposição de painéis de madeira para valorizá-lo.

Conta a paranaense Gazeta do Povo, Ali dispendeu o período em Curitiba, dando expediente na fábrica, sugestões, acompanhando até exportá-las à Arabia Saudita.

A Araucária respirou esperança ante o traçado inicial de vendas – entre 400 a 1.440 unidades – para esse, faturamento de US$ 36 milhões - US$ 25 mil/cada.

Para trás

O tempo drenou expectativas. Polêmico Mohammad Al Fassi, residindo na Arábia Saudita, além de comportamento antissocial, gastando US$ 2 milhões anuais apenas em roupas, sustentando uma assessoria com 75 pessoas, cometeu a impropriedade de apoiar o ditador Sadam Hussein, sendo obrigado a correr para os EUA com suas quatro mulheres, filhos e boa parte de bens móveis, incluindo dois Boeing 707. Teve vida curta, morreu aos 50 anos, em 2002.

A tentativa de trabalhar para ganhar dinheiro perdeu fôlego e interesse, e a desistência abalou o trêfego caixa da Araucária, já penalizada pelo mercado ruim, descapitalizada pelos investimentos para modificar o produto, no investir em estrutura e estoque para atender à encomenda. 

Tropicou e foi comprada pelo fabricante de auto peças Nívio de Lima transformando-a em Alfa Metais, reatando produção. Faleceu precocemente, cessando a produção do Puma.

Com a mudança de vida de Mohammad Ali Fassi, feneceu o ponto terminal, Ali refluiu, incluindo outra vertente tentada, com a gaúcha Aldo Auto Capas, fabricante do também pretensamente esportivo Miura.

Último

Da contida pré série, derradeira carroceria Puma Al Fassi 003, então preparada por precaução, relata Nicoliello, ficou guardada de 1987, até 2009, quando Rubem Rossato, diretor da Araucária ao tempo do negócio com Ali, decidiu completá-la. 

Com auxílio de ex-funcionários do projeto, finalizaram-na, como foram as duas primeiras e exclusivas unidades exportadas para a Arábia Saudita, transformando-a em raridade. Dos Al Fassi exportados, supõe-se existir um remanescente.


Puma Al Fassi – aqui dito Alface

Identificação



Interior refinado, com madeira



Roda-a-Roda

Aqui – Renault quer aproveitar surgimento de serviços de transporte individual, como o Uber, para mostrar as vantagens do Logan – espaço interno, resistência, baixa manutenção. Iniciará movimento em breve.


PSA – Carlos Tavares, número 1 da PSA – Peugeot, Citroën, DS, disse a jornalistas argentinos lançar no Mercosul 17 novos produtos das três marcas. DS é a marca de luxo e terá lojas no Brasil.


Lucros – E informou ter revertido a posição de prejuízo, operando com lucro.


Atrativo – No pacote de incentivo às vendas de seu utilitário esportivo F-Pace, Jaguar criou facilidades: recompra em 24 meses; seguros a 3,88% do valor; pacote de revisões à base de R$ 1 mil/ano.


Dúvidas – Em recente e privada reunião, Ford apresentou seu novo motor 1.0 três cilindros, turbo – o Ecoboost -, 125 cv e 173 Nm de torque, mais potente 1.0, na área do Mercosul. Outros 1.0 Turbo, o Hyundai e VW fornecem 105 cv.


Equação - Entretanto, não será nem o mais rápido ou reativo. Ford diz, Fiesta acelera de 0 a 100 km/h em 9,6s. 

Apesar de menor potência e torque, mais leve, o up! vai da imobilidade aos 100 km/h em 9,5s.

Comparativo – Apresentando sua picape S10, GM fez comparação direta. Começou com o líder HI-LUX Toyota em filmagem de capacidade de ultrapassagem, realizada no autódromo Velo Citá, em Mogi Guaçu. 


Mais uma – Jaguar Land Rover ajustou data de inauguração de fábrica, em Itatiaia, RJ: 17, sexta. 


Não informou a extensão das intervenções industriais. Fábrica pequena, dentro do programa Inovar-Auto, para 18 mil unidades/ano.

Queda – Atualizando testes de impactos e danos a ocupantes, LatinNCAP submeteu Kia Picanto e Peugeot 208. 


Kia em versão não vendida no Brasil, sem almofadas de ar. Levou nota Zero. Peugeot 208, aqui feito, versão básica, decresceu.

Economia - Em 2014, obteve quatro estrelas para proteção de adultos e três para crianças. 


Novo teste incluiu impacto lateral e resultado piorou pois as barras de proteção foram suprimidas. 

Entidade não governamental quer padronização internacional dos itens de segurança para reduzir danos físicos em batidas.

Láurea – Prêmio Consumidor Moderno indicou Mercedes-Benz pelo 15º ano como melhor central de relacionamento com cliente de automóveis. Para caminhões, sétima vez. 

Em 2016 inovou: diretores em rodízio no telemarketing para ouvir clientes, projeto do presidente Philipp Schiemer de integrar a empresa aos usuários.

Solução – Ante queda de vendas do mercado de carros novos, CAOA, revendedora de Hyundai, Ford e Subaru, criou lojas para seminovos. 


Goiânia, Campinas, S. Paulo e pretensões de inaugurar mais 12, em 2016, intenta superar 24 mil vendas. Diz garantir melhor preço, qualidade e procedência.

Festa – Gostas do clima de convívio com outros aficionados e do friozinho colonial de Tiradentes, em julho? Vá ao XXIV Bikefest, 22 e 26 de junho. 


Aguardam-se 18 mil pessoas em torno de motos clássicas e off road. Mais? www.productioneventos.com.br 

Antigos – Foi-se Jarbas Passarinho, coronel, ex-governador, ministro, senador. Para antigomobilistas, figura importante. 


Ministro da Justiça, entendeu impossibilidade de o Contran, Conselho Nacional de Trânsito, criar o requerido conceito de Veículo de Coleção, avalizou-o ao presidente da República. Deu certo.

Estratégia – 18 e 19 de junho, Porsche levará pela 3ª vez seu modelo 919 às 24 Horas de Le Mans, mais charmosa da provas de resistência. 


Quer defender título de campeã, fazer pontos para o campeonato de Endurance FIA.

Por dentro - Disputa de engenharia e pilotagem para atingir resultado de marketing, tem ingrediente importante: planejamento. 


Levantar cenários de disputa, resultados parciais e opções, paradas de reabastecimento, volume, consumo, distâncias.

Gente – André Barros e Marcos Rozen, jornalistas, deixaram a agência AutoData. 


OOOO Competentes, premiados, Barros quer ficar no setor. Rozen, tocar seu MIAU, digital Museu da Indústria Automobilística. 

OOOO Matheus Barral, universitário, 19, premiado. 

OOOO Vencedor do Alan Mullaly Liderança em Engenharia, certame internacional bancado pela Ford com o nome do presidente que anteviu e criou solução para sobreviver à crise de 2009. 

OOOO Barral levou US$ 10 mil para auxiliar seus estudos. 

OOOO Juan Carlos Rodrigues, argentino, engenheiro agrônomo, reconhecido. 

OOOO Terceiro filho do penta campeão Juan Manuel Fangio. 

OOOO Sentença judicial, por recentes exames de DNA. 

OOOO Patrimônio material vem sendo reduzido pelos sobrinhos, incluindo venda de veículos históricos. OOOO
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SUBARU CONQUISTA MAIS UM RECORD NAS PISTAS DO MUNDO: O MODELO WRX STI TIME ATTACK CONQUISTA O MENOR TEMPO JÁ FEITO NA RADICAL E PERIGOSA CORRIDA, QUE TERMINA AMANHÃ (10/6), NA ILHA DE MAN QUE INTEGRA O CONJUNTO DAS ILHAS BRITÂNICAS


Mostrando toda a sua tradição, know-how e paixão por alta performance, a SUBARU, pertencente a Fuji Heavy Industries Ltd. (FHI), estabeleceu um novo recorde na Isle of Man TT Course, uma das mais radicais e perigosas corridas do mundo. 


O modelo WRX STI Time Attack, desenvolvido pela SUBARU of America, Inc. em conjunto com a Prodrive e apoio técnico da SUBARU Tecnica International (STI), conduzido pelo piloto Mark Higgins percorreu os cerca de 60 km de distância em 17 min e 35s, a uma velocidade média de 207 km/h (129,73 mph).

O tempo estabelecido neste ano supera em quase dois segundos o recorde vigente até então, pertencente ao próprio Mark Higgs, com tempo de 19 minutos e 26 segundos, atingido a velocidade média de 187 km/h (116,47 mph).

O resultado obtido pela SUBARU na “Isle of Man TT Course” reafirma a alta performance dos modelos WRX e WRX STI, além de demonstrar o potencial esportivo do sistema de tração integral All-Wheel Drive.

O modelo SUBARU WRX STI Time Attack foi desenvolvido especialmente para essa corrida, com o objetivo de enfrentar com desenvoltura e robustez, as árduas exigências em que são submetidos as suspensões e o motor. 

A parceria Prodrive colocou à disposição o seu conhecimento para a concepção e construção do veículo, enquanto a SUBARU Tecnica International (STI) forneceu o know-how de alta performance e apoio técnico.

Sobre a corrida “Isle of Man TT Course”
A Ilha de Man faz parte do conjunto geográfico das Ilhas Britânicas, situada próximo a Inglaterra, com, aproximadamente 48 km de comprimento e uma área total de 572 km².

A Isle of Man TT Course é uma tradicional corrida de motociclismo, realizada desde 1907. 

A edição 2016 da corrida, que está sendo disputada entre 28 de maio e 10 de junho, contou com um espaço na programação para que o modelo SUBARU WRX STI Time Attack pudesse percorrer o circuito da prova e registrar o novo recorde entre os automóveis.

Ela é disputada em um circuito de 60 km de extensão em torno da ilha, composto por ruas e estradas, cruzando montanhas e vilarejos. Por esse motivo, ela é considerada uma das mais exigentes e perigosas corridas de moto do mundo.

SUBARU WRX STI
A grande legião de fãs da SUBARU e apaixonados por velocidade encontrarão no WRX STI a adrenalina de um verdadeiro esportivo. Esse sedã esportivo sintetiza o know-how e inovação da SUBARU Tecnica Internacional (STI), divisão de alta performance da marca.

Equipado com motor Boxer turbo 2.5 litros, com Duplo Comando Ativo de Válvulas e 310 cv de potência, câmbio manual de seis marchas, de engates rápidos e precisos, o WRX STI acelera de 0 a 100 km/h em, apenas, 5,2 segundos e atinge 255 km/h.

O WRX STI possui desenho moderno e marcante, que parece querer “devorar” o asfalto à sua frente. As rodas BBS de 18” e o imponente aerofólio traseiro reforçam sua jovialidade.

Em termos de segurança, aderência e prazer de condução, o modelo conta com: SUBARU Intelligent Drive (SI DRIVE), que permite ao motorista optar entre três modos de condução; sistema de freios esportivos desenvolvido pela Brembo; tração integral SUBARU Symmetrical All-Wheel Drive e diferencial central controlado pelo motorista.

TOYOTA RELANÇA, NA SUA QUARTA GERAÇÃO, O SEU PRIUS HÍBRIDO QUE NO BRASIL CUSTARÁ R$ 119.950. COM MOTOR ELÉTRICO E AS BATERIAS COM DURAÇÃO SEMELHANTE ÀS NORMAIS DOS CARROS, O NOVO PRIUS TEM POUCOS INCENTIVOS, UM DESCONTO DE IPI, AQUI, NO IPVA, ALI, MAS FALTA AO GOVERNO FEDERAL DEFINIR O TIPO DE BENEFÍCIOS SERÃO OFERECIDOS A QUEM DESEJAR ADQUIRIR CARROS QUE POLUEM MUITO MENOS. O PIOR É DESEMPENHO DO MERCADO AUTOMOTIVO QUE SINALIZA SÉRIOS PROBLEMAS ECONÔMICOS



Alta Roda 

Nº 892 — 9/6/16

Fernando Calmon


A FORÇA DE UMA IDEIA


Persistência do povo japonês é conhecida. Que tal ter uma ideia disruptiva, no já longínquo ano de 1997, começar as vendas apenas no Japão e, inicialmente, enfrentar perdas de até US$ 10.000 (R$ 35.000) por unidade comercializada? 

Pois, assim começou a história do híbrido Prius. Apenas 300 unidades no ano de lançamento, quase 18.000, em 1998, e 15.000, em 1999, segundo o site Wikipedia.

O mercado americano parece ter entendido melhor a proposta de combinar um motor a combustão a gasolina e outro elétrico e deu o impulso. 


Sua aceitação mundial foi crescente e a produção de híbridos de todas as marcas acumula 9,7 milhões de unidades, das quais 5,7 milhões do Prius original somado às quatro derivações de carroceria que nada têm a ver entre si (unidas pelo nome para fins de marketing).

No Brasil, o híbrido da Toyota chegou em 2013 e enfrentou taxação elevada. A marca absorveu impostos, desvalorização cambial e conseguiu vender o total de 783 unidades até abril último. 


Agora, na quarta geração, faz um relançamento do carro, ainda subsidiando seu preço, em versão única, por R$ 119.950. 

Há incentivos administrativos (isenção do rodízio na cidade de São Paulo), além de descontos no IPI e no IPVA (São Paulo e Rio de Janeiro).

Sua base modular TNGA (arquitetura Toyota de nova geração, em tradução livre) também dará origem ao próximo Corolla, que estreiará nos EUA, em março de 2017 e um ano depois no Brasil. 

O novo híbrido tem linhas futurísticas e até ousadas demais na parte traseira. A carroceria ganhou em aerodinâmica (Cx 0,24 inferior apenas ao novo Audi A4, Cx 0,23), ficou 2 cm mais baixa e há sensível melhoria de visibilidade à frente graças à base do para-brisa 7 cm mais próxima do solo.

Espaço interno se assemelha ao do Corolla (igual entre-eixos de 2,70 m), mas o porta-malas é raso e comporta 407 litros, ou 15% menos. 

Sob o banco traseiro fica a bateria de níquel-hidreto metálico (versão de íons de lítio não será importada). 

Além de dispensar motor de arranque, caixa de câmbio tradicional e ser bastante econômico (18,9 km/l, cidade; 17 km/l, estrada), o Prius gerencia de forma inteligente a potência combinada de 123 cv dos dois motores.

A fábrica afirma que a bateria alcança a mesma vida útil do carro em condições normais de uso.

Como sempre arranca em modo elétrico e o motor a combustão é bem silencioso, cria nova experiência ao volante. 

Claro, se o motorista acelera fundo, resta ao motor elétrico apenas tirar o automóvel da inércia, porém nesta condição apresenta eficiência bem maior.

Ao pisar no freio regenera energia cinética para recarregar a bateria. Efeito de freio motor acentuado pode se selecionar por botão e, em teoria, melhora o consumo médio.

Foi muito fácil chegar a 20 km/l em trechos das vias expressas de Brasília, apesar de a cidade se situar a 1.172 m de altitude, o que diminui a potência do motor de ciclo Atkinson (patenteado em 1882) ideal para fazer par ao elétrico. 

Suspensões estão calibradas para maior conforto, sem comprometer o comportamento seguro em curvas.

O Prius custa 15% mais que um Corolla Altis, mas a diferença de consumo ajuda quem roda muito.

RODA VIVA

ANFAVEA sinaliza que, consolidados os cinco primeiros meses de 2016, as vendas diárias em torno de 8.000 unidades – já chegou a bater 15.000 veículos/dia há três anos – sinalizam o fundo do poço do mercado interno brasileiro. 

Até o final do próximo semestre, é possível uma pequena reação. Ficará para 2017 o início do longo processo de recuperação do atual pesadelo.

TARDIAMENTE, a associação dos fabricantes revisou suas previsões para 2016. Não mais uma queda de apenas 5% nas vendas e sim de 19% sobre 2015, para 2,080 milhões de veículos. 

As exportações, com crescimento significativo de 21,5%, ajudarão a amortecer o mergulho da produção para menos 5,5% ou 2,3 milhões de unidades, mesmo nível de 12 anos atrás.

EXPRESSIVA percepção de solidez logo surge ao dirigir um Subaru Outback 4x4. O crossover japonês (mais próximo a uma station wagon) destaca-se ainda pelo motor boxer, 3,6 litros, de grande suavidade e respostas firmes. 

Sintonia do rádio da central multimídia é confusa e freio de estacionamento eletroassistido só tem funcionamento automático em declives.

FIAT espera um impulso nas vendas mornas do Mobi com a chegada agora às lojas das versões “aventureiras” Way e Way On (topo de linha). 

Além dos penduricalhos de praxe, o modelo ganhou mais 1,5 cm de altura livre do solo, o que melhora o desempenho das suspensões em pisos esburacados e estradas de terra. Preços de R$ 39.300 a 43.800 devem em competitividade.

APESAR de todas as dificuldades econômicas do País, a XXII edição do Brazil Classics Show, em Araxá (MG), manteve a tradição do encontro bienal de carros antigos do mais alto nível. 

Vencedor absoluto deste ano é exemplar único e não exibido ao público anteriormente. Trata-se do Lincoln K Coupé Le Baron, de 1936, com motor V-12, de propriedade de Rubio Fernal.
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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2


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