Texto e fotos: Arnaldo Moreira
Antes de publicar a matéria do teste realizado no dia 22, no C3 Exclusive (topo de linha), motor 1.6, Flex, automático, fiz questão de perguntar a cada um de três amigos que possuem o modelo da Citröen, como o carro está se comportando e se já deu algum problema.
A resposta foi unânime: "Estou adorando o carro. É confortável, tem excelente estabilidade, um bom sistema de multimídia, e excelente desempenho". Ah, um deles disse ainda: "Minha mulher adora o carro".
Com informações abalizadas sobre o C3, cada um deles com mais de 30 mil km, a informação para o leitor é mais segura.
Com essa quilometragem, perguntei sobre eventuais barulhos na suspensão e no painel. A resposta foi negativa e tranquilizadora para quem tem a missão de levar para os leitores informações.
No trecho de alguns quilômetros, entre a Barra e a Prainha, o topo de linha dos C3 mostrou-se um carro agradável, confortável que transpôs com facilidade os diversos quebra-molas, em que diversos modelos de várias marcas arrastam o fundo.
As curvas acentuadas foram vencidas, em ritmo de test-drive com muita segurança, revelando a excelente estabilidade do carro.
O desempenho deste C3 agrada pelo arranque forte e as respostas rápidas às pisadas no acelerador e me surpreendeu a facilidade com que subiu o morro que leva à Prainha, em meio a um dos belos panoramas daquela região da Cidade Maravilhosa.
O desempenho deste C3 agrada pelo arranque forte e as respostas rápidas às pisadas no acelerador e me surpreendeu a facilidade com que subiu o morro que leva à Prainha, em meio a um dos belos panoramas daquela região da Cidade Maravilhosa.
Para isso, contribui o motor 1.6, de 122 cv acoplado a um câmbio automático de quatro marchas, que pode ser trocadas manualmente nas borboletas atrás do volante.
Para-brisas panorâmico Zenith, encosto de braços nos bancos da frente, sensores de estacionamento traseiros, mas, na verdade, é visível a falta de câmera de ré.
Tem maçanetas das portas na cor do carro, faróis de neblina, e leds diurnos no conjunto de iluminação dianteiro.
Completam o C3, um bom sistema de ar condicionado digital, tela de sete polegadas sensível ao toque, central com conectividade às plataformas Apple CarPlay e MirrorLink, sistema de reconhecimento de voz (para chamadas, leitura de mensagens, encontrar informações no calendário e obter itinerários no mapa) e navegador GPS.
Outro sistema interessante é o espelhamento da tela do smartphone, conexão USB 2.0, HB interno com 16 Gb para armazenamento de músicas e Link MyCitroën, que armazena informações do veículo no smartphone como localização, autonomia, consumo de combustível, tempo de viagem, percurso realizado, próxima revisão, entre outros.
O C3 Exclusive custa R$ 63.190,00, valor que a Citröen justifica com a quantidade de tecnologia embarcada.
Recompra em estudo
Para quem possui um carro Citröen, o presidente da montadora no Brasil, Paulo Salti, anunciou que a montadora está desenvolvendo estudos para implantar um projeto de recompra de seus veículos para um prazo de cinco anos que poderá sair no segundo semestre, deste ano, beneficiando os clientes.



























